SOS Mata Atlântica

SOS Mata AtlanticaClube mais engajado do Brasil em sustentabilidade e questões ambientais, o Fluminense, através do Diretor de Desenvolvimento Sustentável, Luiz Rodrigues, em parceria com o Departamento de Marketing, realizará às 14:30h da próxima sexta-feira um evento importante no Salão Nobre, firmando uma parceria inédita com a ONG SOS Mata Atlântica, destinada a defender e preservar os recursos naturais das reservas e florestas do Brasil.

O Fluminense, em seu costumeiro pioneirismo, terá a logomarca da ONG em sua camisa, mostrando para o Brasil e o mundo o quanto precisamos cuidar de nosso planeta.

A ideia tem muito a ver com o Fluminense, que tem sua sede de Laranjeiras e o CTVL em locais com muito verde. E o interesse pelo meio ambiente já foi a causa de ações do clube como o reflorestamento em Xerém.

Prestigie o evento e orgulhe-se em mais uma causa nobre apoiada pelo Tricolor.

  • Danilo Soares Félix

    Parabéns ao Luiz, que é incansável nesta causa e integrante da Flusócio. Parabéns também ao Marketing pela sacada: se o mercado no momento está recessivo em patrocinadores, ao menos usamos nossa gloriosa camisa para prestigiar uma causa nobre, dando grande visibilidade à mesma.

  • Rodrigo Baroni

    Por falar em expor logomarca em nossa linda camisa:
    Por que não se torna fixa a exposição da propaganda do site Sóciofutebol.com nela, nos moldes do que fizeram no dia da final da Primeira Liga, quando fomos campeões ???????
    Depois desse dia, jogamos contra botafogo e ferroviária, mas não expuseram mais o site e a propaganda do programa sócio futebol em nossa blusa.
    Além de nada nos custar, a exposição e o emblema tem “pé quente” …
    Não entendo o porquê disso não ser permanente. Espaço na camisa não falta…

  • Diogo Cavalcanti

    Bola dentro. Inclusive seria interessante enquanto não temos patrocinador master divulgar instituições que zelam por várias questões no país, questões educacionais, ambientais, saúde,…

  • Jefferson Alvares

    Prezados,

    Precisamos reconhecer o esforço e dedicação impar de tricolores como o Luiz Rodrigues, que além desta ação, vem fazendo inúmeras outras em Xerem, como por exemplo projetos de tratamento de água e de resíduos, bem como outras ações de sustentabilidade!

    Espero que ele esteja tendo de fato, voz ativa no projeto do CT, pois além do retorno financeiro que teríamos, através de economias comprovadas, e melhor qualidade de vida, ter um CT voltado a um modelo ecológico e sustentável, certamente será algo pioneiro e com destaque na mídia mundial!

    Ações como esta, podem e serão muito bem utilizadas pelo nosso marketing, pois nos permite fazer parte desta grande agenda mundial, que é a batalha pela sobrevivência do nosso planeta.

    Parabens Luiz!!!

    St

  • Fernando Ventura Jr.

    Off: Notflu coloca que há mais de um interessado no zagueiro Renato Chaves e que o clube admite negociá-lo pelo mesmo preço que o adquiriu: R$ 2mi. Podemos perder o Marlon e fala-se em contratar outro zagueiro quando temos Nogueira e Renato Chaves no elenco.

  • Claudio Souza

    Muita cara de pau dos jogadores nas declarações pós-vergonha contra a Ferroviária! Jogam daquele jeito e depois vêm com um papo de que ficaram mal após a partida, de que viram o empate como uma derrota etc.
    Como diz minha mãe : “o mal do metido a esperto é achar que todo mundo é otário”.

    ST

  • Ricardo Ferreira

    Parabéns ao grande tricolor Luiz Rodrigues. Um guerreiro incansável.
    Mais uma vez é o Fluminense na vanguarda.

    +

  • Ricardo Ferreira

    Rogo extrema atenção de todos.

    Sobretudo do Marketing do Fluminense.

    A revista ” Monet ” é vendida em bancas e também pode ser comprada pelos assinantes da NET, sendo entregue em domicílio.

    Pois bem, na edição deste mês, sob o título ” Ranking MONET do Campeonato Brasileiro ” esta publicação coloca nosso Fluzão em 11º lugar com o seguinte texto. Atentem bem!

    “”O Tricolor das Laranjeiras venceu o Brasileirão em 1984, 2010 e 2012 e assim como o rival Flamengo nunca foi vice-campeão. O Flu, porém, já amargou um rebaixamento ( 1997, um ano depois de cair e virar a mesa no tapetão para se manter na série A ). Assim, perdeu 11 pontos no nosso ranking ”

    INADMISSÍVEL!!!

    Não somos tetracampeões?? Viramos mesa? Tapetão?

    Até quando?? Porra!! Basta!!

    Para arrematar a sandice os canalhas afirmam que o urubu possui seis títulos.

    Obviamente já cancelei a compra da revista.

    O Fluminense através de seus canais competentes não pode deixar passar em branco tamanho atentado ao Clube.

    Por favor protestem. Reverberem o fato.

    • Juliano F Pacheco

      Que ridículo!! São tantos esses casos que dá pra se pensar em criar um setor responsável exclusivamente pela defesa institucional do clube.

    • Rodrigo Baroni

      E o Framengo é vice-campeão do Santos na década de 60, no Brasileirão Unificado.

    • Danilo Soares Félix

      Publicação enviesada que não merece seu dinheiro, o texto é uma provocação. Imprensa torcedora dá nisso. Resta o boicote.

  • Vitor Perez – Resende – RJ

    Da série estádio, hoje vamos ver o Ghelamco Arena do Gent da belgica.
    Estádio menor, com capacidade para 20 mil torcedores, se tirarem as cadeiras atrás dos gols, essa capacidade vai para 25 a 27 mil. Ideal para as Laranjeiras.
    Custo total: 50 mi de Euros.

    • Alexandre Magno Barreto Berwan

      Outro estádio que custou MUITO barato e que tem mais ou menos a mesma capacidade é o da CIDADANIA. Se não me falha a memória o custo diminui mais de 3 vezes quando a Prefeitura resolveu bancar a obra, porque as construtoras pediam um valor mais de 3 vezes maior.
      Há custos, como os embutidos em tantas obras públicas historicamente (comissões e etc…) que podem ser descartados com alguém (ou um grupo) de pessoas competentes, trabalhadoras, honestas e interessadas (como o Pedro Antônio) que podem baratear MUITO o custo final do estádio, como o Pedro fez com o nosso CT.
      Que essa lição NUNCA seja esquecida em Laranjeiras, pois podemos realizar MUITO mais, pagando menos.

  • Flu Capixaba

    clap clap clap

    mas, e o futebol? só nos envergonha.
    até quando continuarão a agir como cegos diante dos fatos escancarados?
    falta de liderança que gerou um grupo de jogadores manhosos e acomodados.
    isso vem desde a saída de Abel.

    • Jorge Eduardo

      A iniciativa é muito boa, agora tem que começar a campanha SOS Futebol a tempo de reforçar o nosso time e nos salvar do risco de outras humilhações. Precisamos de reforços e de em contrapartida nos livrarmos de alguns jogadores.

  • Juliano F Pacheco

    Parabéns ao Luiz Rodrigues e todos os seus projetos! Contribui nas campanhas anteriores e achei esta parceria com o SOS Mata Atlântica sensacional.

    Por falar em grandes projetos, parabéns aos envolvidos no projeto Tricolor na comunidade.

    http://www.fluminense.com.br/site/futebol/2016/05/07/tricolor-na-comunidade-reune-cerca-de-400-criancas-no-complexo-da-mare/

    “Com a ajuda do professor Gláucio, que faz um projeto especial na Maré, os captadores de Xerém Carlos Júnior, Pedro Henrique e Diogo Nunes foram para a Vila do Pinheiro para dar oportunidade aos meninos que muitas vezes não tiveram a chance de deixar o Complexo para fazer testes nos clubes cariocas. O resultado foi positivo. Além de observar e identificar boas promessas, o Fluminense levou para o local um pouco de alegria nesta véspera de Dia das Mães.

    – Um dia incrível aqui. A felicidade está estampada nos rostos das crianças. É a primeira vez que um clube vem aqui dentro e proporciona isso para os nossos meninos. Quero agradecer ao Fluminense por dar esta oportunidade, trazer a captação aqui para dentro da Vila do Pinheiro. Estamos vendo muitos talentos aqui, os meninos estão dando a vida, todos querem ser jogadores de futebol e se Deus quiser vai sair gente boa daqui – comemorou o lateral do Fluminense, Wellington Silva.”

  • Fabio DB

    Parabéns L Rodrigues você conduz um projeto diferenciado!!! O FFC a frente do seu tempo.
    ST

  • Sandro Pereira

    Off:http://www.netflu.com.br/cobranca-flu-envia-representante-a-fabrica-da-dryworld/
    Lamentável a ocorrência destes deslizes….nada de camisa sem número ainda…talvez semana que vem….comprei no dia seguinte ao lançamento e não recebi ainda….em algumas lojas já está na vitrine…o sócio que comprou no dia seguinte ai lançamento nada! Queria saber quem foi o gênio que colocou o número 9 na primeira leva de camisas??? Foi realizada uma enquete com a torcida??? Para piorar houveram aqueles acontecidos envolvendo o nosso 9….

  • Leandro

    Parabéns pela iniciativa ambiental. Importante realizar coisas que vão além do trivial, isso qualifica o clube como uma instituição.
    Mudando de assunto, pensei que o título da Primeira Liga serviria de incentivo ao torcedor do Flu, mas noto que muita gente que posta aqui só faz reclamar e destacar os erros do time e do clube. Acho que, pra essas pessoas, o Flu não é uma paixão, como é pra mim.
    Sofro com as derrotas e também critico os erros da direção, mas me recuso a deixar que isso seja justificativa para deixar de incentivar e de defender meu clube de coração.
    Sou Fluminense, apesar de e em qualquer circunstância. Ao pensar nos torcedores dos clubes europeus ou mesmo da Argentina, fico pensando o seria do Atl. de Madri, do Borussia Dortmund, do Racing, do Rosário Central, do São Lourenço e de outros tantos se não fosse a paixão dos seus torcedores? Mesmo nas piores situações, os torcedores desses times sempre os apoiaram, em campo e fora dele. Até o Foguinho e o Curintia ficaram mais de 20 anos sem ganhar nada e suas torcidas cresceram (no caso do Fogo acho que ao menos estabilizou).
    Acho que qualquer que seja o próximo presidente, ele terá de encarar de frente a tarefa de aproximar o Flu da sua torcida, e fazê-la crescer . A torcida será o diferencial que garantirá nosso futuro. Ou partimos para uma agressiva campanha de popularização do clube ou perderemos mais espaço ainda, comprometendo nosso futuro. Em tempos de sujeito-consmidor, um clube de massa não se sustenta com o torcedor que só vai na boa e só veste a camisa depois de uma vitória. Esse perfil de torcedor (que infelizmente é forte em nossa torcida) pouco ajudará no futuro do clube.
    ST

    • Jorge Eduardo

      Leandro, acredito que todos os que reclamam, me incluo nesse grupo querem sempre o melhor pro Fluminense, todos nós que entramos nesse site, com raríssimas exceções, vamos defender o clube e torcer por vitórias. Entretanto cada um tem um limite, e atuações como as que tivemos nos últimos 2 jogos e na derrota pros padeiros fogem do padrão e são motivos de revolta para muitos, com toda justiça. Criticar jogadores, dirigentes, técnicos é normal pois somos torcedores e temos o direito de reclamar. Não podemos é falar mal do Fluminense e do que representa a instituição.

      Acompanho de longe, mas participo sempre e ajudo sempre que posso e aí concordo com vc, se conseguirmos mais gente se engajando e ajudando o clube teremos um futuro melhor, mas tem que haver cobrança da torcida sobre o que é feito com o dinheiro e sobre as atuações do time, porque para conseguir mais colaboradores a torcida tem que acreditar que os dirigentes usarão sabiamente esse dinheiro em pró da nossa paixão que é o futebol.

      O número excessivo de resultados negativos nos clássicos estaduais, o péssimo investimento em algumas contratações e o valor muito alto gasto com jogadores em franca decadência são fatores que deveriam ligar o sinal de alerta da todos nós, principalmente da nossa direção que erra em série desde 2013, verdadeiros serial killers dos sonhos da nossa torcida.

      Ficamos contentes com a melhora do time qdo o Levir assumiu o comando e com a conquista da 1st Liga, mas isso não pode encobrir as péssimas atuações e o pouco caso que fizeram nos últimos 2 jogos, temos que cobrar sim. Há necessidade de contratações e tem que haver pressa nas contratações de jogadores que estão no Brasil, algumas apostas, e fazer logo os pré-contratos com os jogadores que virão no meio do ano, sem loucuras financeiras e mirando acertar o tiro.

      Os 2 jogos muito ruins que fizemos, tem em comum a entrada do Fred, nosso grande ídolo, mas que talvez esteja precisando de novos ares ou ter um planejamento diferenciado para ir entrando aos poucos, pois nosso time piorou muito, coincidência ou não, com a entrada dele. O Levir tem que ter autonomia em quem ele quer colocar em campo e tem que ser cobrado qdo o time não for bem. O jogo contra a Ferroviária foi um dos piores que vi, quase comparado aquele em que fomos goleados por 5 a 2 pelo América-RN no Maracanã e eliminados vergonhosamente após termos ganho o 1st jogo por 3 a0.

    • Flavio Chammas

      Leandro, não liga não eles gostam quando perdemos, para poderem desancar tudo.

      È só ver a diferença das postagens quando ganha e quando perde.

      Mas o flu é maior que tudo.

    • Danilo Soares Félix

      Perfeito Leandro, parabéns pela lucidez!

  • Jorge Eduardo

    Vendo o jogo da final do Paulista, com o Audax dominando por completo o jogo e sofrendo um gol aos 44 min num contra-ataque do Santos, jogada muito bonita do Ricardo Oliveira, que é mais velho que o Fred, mas é bem mais rápido e dribla mais. Espero que os olheiros do nosso time estejam de olho, há vários jogadores do Audax que poderiam vir para compor o nosso elenco e em condições de brigar pela titularidade. Podem até perder esse título, mas o trabalho do Fernando Diniz é muito bom.

  • Sergio BindaB

    Porra … Este tal de Ribamar só faz gol contra o Flu!!!

  • Jefferson Alvares

    Prrzados,

    Estádio lotado, jogo no horário nobre para praticamente todo o Brasil, mídias sociais bombando, e tem gente que acha que o carioca não vale nada…

    Inveja de não estarmos ali para uma decisão destas, que certamente é no mínimo o 2o campeonato do Brasil!

    O que vai ficar para a história rsão os brasileiros e estaduais, mas nossa toecida que gosta de sofá gosta é de assistir Champions…

    Temos de lutar contra a gestão Rubinho, e não contra o histórico campeonato carioca, no qual com muito orgulho, fomos por anos e anos o líder de títulos!

    St

    • Sergio BindaB

      Caro Jeferson,

      Você está vendo o segundo jogo de uma decisão de um campeonato deficitário que se arrastou por meses, além de todos os vícios que sabemos que este campeonato tem. Gostaria de estar na decisão ? Claro que sim!! Mas pra este campeonato ser atrativo teria de ter metade dos clubes que tem.

      Não menospreze nossa conquista da primeira liga. Nossos adversários valorizam até torneio de cuspe em distância que ganham.

      ST

      • Fabio DB

        Penso que ele se referiu a importância real no dia a dia. O carioca ainda é maior para o torcedor comum.

        Concordo contigo, no entanto, quanto ao tamanho político e ético da LIGA: gigantesco. Histórico.

        ST

        • Jefferson Alvares

          Obrigado!

          St

    • Fabio DB

      Perfeito. FERJ-Eurico são bandidos. O título carioca não.

      E do ponto de vista de uma criança, torcedor do futuro, não faz muita diferença o campeonato. Ele quer é gritar campeão. Tem pouca capacidade de diferenciação.

      Essa ideia de só valer brasileiro foi incutida na cabeça da torcida para justificar os desmontes da equipe que aconteciam todo ano. Era o balcão de negócios com 25 novos jogadores todo ano. Então começava o trabalho do zero a cada janeiro. Brincamos no carioca por muitos anos. É a triste verdade.

      A CATÁSTROFE nos números do FFC nos clássicos é consequência disso principalmente.

      Por fim: o Botafogo foi roubado de novo. A falta do gol foi uma marcação ridícula.

      ST

    • Jorge Eduardo

      Não vi o jogo por não suportar os 2 times finalistas e por não suportar os mandos e desmandos da FERJ, mas com ou sem roubo, seria importante ganhar o Carioca e lutar para recuperar a hegemonia de títulos do nosso estado e, sobretudo, termos atuações convincentes nos clássicos e ganhar mais do que perder, para darmos mais um motivo para os torcedores escolherem o Fluminense e mais uma razão para os que já escolheram, terem orgulho de torcer pelo nosso time.

  • Jorge Eduardo

    Domingo que vem estreamos contra o America-MG, campeão mineiro, no Brasileiro sem nenhum reforço até agora. Antes disso teremos um jogo na quinta contra o time da Ferroviária, que com 1 a menos poderia ter nos goleado.

    Não sei o que o Levir vai conseguir fazer para corrigir os erros que tivemos nos últimos jogos e para insuflar espírito de luta nesses jogadores para que joguem com raça os 90 minutos e briguem sempre pela vitória.

    Querem a torcida junto, joguem bola e reconquistem a nossa torcida com atuações convincentes.

    • Fabio DB

      Na minha humildade opinião não há como corrigir sem uns 3 ou 4 jogadores competitivos do ponto de vista atlético/força e velocidade para mesclar com nossos jogadores técnicos mas frágeis.

      Já falei e repito: futebol não é só técnica. Nosso elenco não tem condições competitivas para o futebol moderno pois 90% dos jogadores não tem BIOTIPO de atleta de um esporte em que exige choque físico disputa de bola.

      Metade do time é de seniores, metade de nanicos magricelos. No futevôlei seremos campeões do mundo.

      ST

      • Jorge Eduardo

        Concordo Fábio, temos muitos jogadores lentos no mesmo time e toda vez que pegamos um time que marque em cima e que saia rápido em contra-ataque, sofremos bastante.
        O pior de tudo é que isso não é visto pela nossa diretoria e parece não haver muita cobrança interna para obtermos melhores resultados, sobretudo nos clássicos.
        Pagamos salários muito altos e fazemos contratos muito longos para jogadores que se encontram em fase descendente da carreira e/ou não tem qualidade técnica para jogar no Flu.

        • Fabio DB

          Jorge, antes que achem que quero brutamontes para o time lembro:
          – Cerezo 1,83m
          – Falcão 1,82m
          – Sócrates 1,92m
          – Éder 1,76m (forte fisicamente).
          – Zico 1,72 (por 3 anos teve reforço muscular ganhando uns 5kg a mais que qdo juvenil)
          – Serginho 1,95m

          Esses aí formavam nosso meio e ataque da épica seleção de 1982.

          FORÇA + TÉCNICA.

          ST

          • Flavio Chammas

            Que não ganhou nada.

            Mas eu queria qualquer um deles, menos o franguinho.

            O mercado é ruim e fraco, vamos ter que arriscar e contar com a sorte.

          • Jorge Coutinho

            Flávio mercado só eh ruim pra quem só assiste jogos do flu e do campeonato carioca..
            Da pra reforçar sim..
            Assim como tínhamos no início do ano quando gastamos mais de 30 M e não conseguimos equalizar as posições críticas do time..
            Temos que planejar melhor e colocar gente pra olhar os mais diversos campeontaos que são disputados no Brasil e América do sul.

            ST

          • Fernando Ventura Jr.

            O pessoal aqui tem uma ansiedade inexplicável. Pensam que é só colocar um camisa 10 que o time desanda. Não dão tempo ao tempo. Imagine o Guardiola fazendo um trabalho de longo prazo e o pessoal cobrando um título carioca(?!). Flamengo e Atlético Mineiro têm bons times e aí? Ganharam o que?

      • Fernando Ventura Jr.

        O time do Vasco também é de seniores…e foi campeão cariova e parece que ninguém tem dúvida que esse time deles vai ser campeão brasileiro da série B. Não vejo porque não possamos começar com o time com a substituição de alguns jogadores por outros que estão na reserva: Renato Chaves, Leo, Igor Julião, Eduardo, Higor, Felipe Amorim, Daniel. Tem que fazer rodízio. Jogadores que chegarem agora vão levar algum tempo para se adaptar e podemo colocar a perder o que já foi feito. O Robinho, um senhor reforço, não conseguiu dar força ao bom time do Galo para ser campeão mineiro. Talvez tenham jogado de salto alto. Pode ser que o foco fosse a Libertadores, mas nós também estávamos na liga e ninguém usou isso como desculpa para a perda da taça guanabara para o vasco e nem da eliminação para o botafogo. Tem que haver paciência. O Flamengo com dinheiro, reforços e Muricy está patinando na Copa do Brasil.

      • José Carlos Nascimento

        Concordo com sua opinião, Só vejo o Pierre, o Edson e, eventualmente, o Sacarpa, disputando e roubando bolas do adversário; os demais perdem no corpo a corpo, caem em demasia a qualquer choque, perdem no pé-de-ferro, aliás, evitam esse tipo de disputa. Pode reparar…

    • José Carlos Nascimento

      Sem querer criticar o técnico, gostaria que ele tivesse feito experiências com outros jogadores, como: Edson, Eduardo, Richarlison, etc., visando o Brasileiro . Ele achou que tinha um time base com Pierre e Cícero e Osvaldo e Fred e optou por dar entrosamento a eles. Não contava com a falta de atitude e agora não tem como encaixar os outros jogadores por conta de eventual desentrosamento.

      • Jorge Eduardo

        Tbm acho, principalmente o Richarlison q ainda não jogou nenhuma vez em partidas oficiais e joga no ataque, que é um dos setores que mais precisam de reforços.

  • Jorge Eduardo

    Não sei se jogariam bem, mas se não forem caros, seriam boas apostas, sobretudo enquanto não se pode contratar ninguém de fora, nem dos países vizinhos.
    Esse Camacho errava tudo no Flamengo, jogou bem os 2 jogos contra o Santos e parece um bom volante… pode ser que com o número de jogos que disputou, tenha chegado a maturidade e vingue… isso aconteceu com o WN e com o Scarpa, precisaram ir para times pequenos para ganharem experiência, depois voltaram ao Flu e vingaram.

    Hoje o Audax poderia ter sido campeão paulista, jogaram bem mais no 1st tempo, mas deram mole num lance aos 44 min e sofreram o gol. No 2nd já não fizeram muita coisa, mas dominaram o jogo todo e chegaram a colocar 2 na trave… verdade que sofreram outro gol que foi mal anulado.

  • Sergio BindaB

    Ano passado o Botafogo estava na segunda e o Vasco voltando pra primeira. Este ano o Vasco está na Segunda e o Botafogo voltando pra primeira. Este é o futebol carioca atual. Será que estas duas torcidas crescem pelo desempenho esportivo dos últimos anos?

    ST

    • Jefferson Alvares

      Prezado Sergio

      Ano retrasado fomos na verdade rebaixados, e ano pssado brigamos para não cair.

      Qual a diferença?

      St

      • Sergio BindaB

        Caro Jeferson,

        Como falei … Este é o futebol carioca atual, onde incluo o nosso Fluminense. Se Vasco e Botafogo são os times que decidem o campeonato, imagine a dupla que ficou de fora!!!

        Somente quis destacar que não devemos usar o Carioca como termômetro de crescimento de torcida, pois não é. Trata – se de um campeonato fraco e no decorrer do Brasileiro os três representantes do Rio vão sofrer e entrar como mero figurantes. Talvez o único que tenha uma vida mais tranquila seja o Flamengo, pois brasileiro trata – se de campeonato de tiro longo, o que demanda regularidade ao longo do tempo. Talvez o Flanengo seja o carioca que possa oferecer isto para ficar no meio de tabela. Nosso time e o Botafogo, mantido o estágio atual, vão sofrer.

        ST

    • Jorge Eduardo

      Não sei se estão crescendo, veremos daqui a alguns anos, mas para a garotada é importante ganhar os clássicos e os campeonatos estaduais, até para nós torcedores das antigas é desagradável sofrer essas derrotas.

  • Fábio Pitman

    Semana que vem, jogo Quinta á noite e Domingo à tarde… alguém quer apostar que vai ter jogador dizendo que tá cansadinho?

  • Fabio DB

    Concordo… mas lembro que só tínhamos time para jogar um campeonato. A prioridade foi a Liga.
    ST

    • André Barros

      Fomos eliminados depois do título diante dum time fraquíssimo, meu caro.

      Ou seja, as duas conquistas eram possíveis. SE TIVÉSSEMOS TIME.

  • Flavio Chammas

    Esses dois já rodara mundo e não arrumaram nada.

    Depois contratar o TcheTche, seria motivo de galhofa.

    Esse Audax e o FDiniz não emplacam outra, deram uma sortezinha, não vi nada demais, pois os times de Spaulo estão uma baba como os nossos.

    Vejam os outros campeonatos, o Aparananense perdeu para nós, em Minas o galinho e a raposa conseguiram perder, o nosso futebol está abaixo da critica.

    Concordo que precisamos de uns reforços, mas não vem nada de muito melhor do que temos.

    Precisamos e trabalhar muito e suar a camisa.

  • Claudio Souza

    Obrigado. Pra vc tb.

    ST

  • Jorge Coutinho

    A ideia do Pedro trengouso referente a aproximação dos torcedores a gestão e tomadas de decisões do clube eh possivel e seria de grande valia ao clube. A FluSocio poderia adotar a mesma linha caso vença as eleições, e Pq não já agora já que eh situacao..

    Porque não criar Post aqui neste espaço, com posts fixos ?? como exemplos :torcida fale quais jogadores você considera essencial, que jogadores você não gostaria de ver com a camisa do flu, Que jogadores gostariam de ver com nossa camisa dentro da realidade do clube, ideias para construção ou reforma das laranjeiras… Tudo agrupado e não solto como vemos hoje, onde mtos opinam em temas diversos e o conteúdo se perde.. Enfim a internet eh uma ferramenta que permite às mais diversas opiniões e até consensos que poderiam servir de norte para o clube.

    ST

    • Fabio DB

      Resta o Trengouse dizer como pretende envolver 3 milhões de torcedores.

      Só podia ser político mesmo. Promete tudo, até o impossível.

      ST

  • Rogério Barbieri

    Nos últimos 31 anos aonde conquistamos apenas 4 títulos Cariocas e não participamos de tantas finais. Qual torcida cresceu mais? América, Botafogo, Flamengo , Fluminense, Vasco da Gama?

    Criança gosta de ser campeã.

    Por isso o sistema forçou o enfraquecimento econômico do Fluminense depois das conquistas até 2012.

    Pena, que caímos no conto do vigário.

    Conseguiram conter o crescimento da nossa torcida.

    As crianças de agora não tem motivos para se orgulhar a serem Fluminense.

    É triste, mas é verdade.

    Aceitamos o desmonte de um clube que vinha sendo campeão.

    • Alexandre Magno Barreto Berwan

      Pois, é…..

    • Fernando Ventura Jr.

      Acho que se o time campeão de 2012 fosse desmontado ali talvez tivéssemos um novo time campeão hoje. Aquele time se superou naquele ano, mas já estava no fim de um ciclo, tipo Beatles em 70.

      • Rogério Barbieri

        Não vejo dessa maneira….o diferencial do time campeão de 2012 era o Deco.

        Com o Deco em campo tínhamos performance de um time campeão.

        Com o Deco fora de campo éramos um time mediano com performance de mediano tendendo para fraco.

        Para mim, a disputa pelo poder político do clube enfraqueceu o time.

        Fizemos um pacto com o diabo.

        E o resultado desse pacto é sempre o mesmo, fracasso.

  • Ricardo Ferreira

    Apesar de disputar este ano a segunda divisão do mais importante campeonato nacional, após o terceiro rebaixamento nos anos 2000, na era dos pontos corridos, o WascO, com as vitórias sobre os rivais locais e a conquista de mais uma competição estadual, com certeza facilitará a tarefa de muitos pais vascaídos no sentido de convencer seus filhos a torcerem pelo bacalhau.

    Maraca lotado, TV aberta para muitas praças, internet repercutindo de várias formas…grana nos cofres etc.

    Só pra corroborar os oportunos argumentos daqueles que entendem que necessitamos urgentemente voltar a vencer, com regularidade, os outros três grandes do RJ. E levar pra casa canecos fluminenses.

    • Fernando Ventura Jr.

      Prefiro vencer em campeonatos nacionais. Vc prefere ser o melhor do Rio com mais títulos cariocas no século XX e apenas um título nacional: 1984 ou ter perdido a hegemonia no carioca e ter cinco títulos nacionais: brasileiros(70-84-2010 e 2012) e Copa do Brasil(2007)?

  • Ricardo Ferreira

    Será que existe algum torcedor do Fluminense tranquilo com nosso desempenho no Brasileirão deste ano ?

    E o primeiro jogo é contra o mequinha mineiro…

    • Fernando Ventura Jr.

      Mequinha Mineiro = campeão mineiro sobre o Atlético Mineiro.

      • José Carlos Nascimento

        Se contarmos com a habitual disposição de nossos jogadores pode contar com a continuidade da escrita….um empate estará de bom tamanho mesmo mantendo o incômodo de não vencer….

    • Diogo Cavalcanti

      Mequinha Mineiro = time que tem um retrospecto absurdo contra nós

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Mais um mistério da federação carioca, o público de ontem:

    http://www.fimdejogo.com.br/blog/2016/05/08/estimativa-ou-publico-presente-em-vasco-x-botafogo/

  • Fernando Ventura Jr.

    Você pode sa*anear flamenguistas, atleticanos-MG, cruzeirenses, colorados, imortais…

  • Rogério Barbieri

    NOVA FERJ & FLU

    Eduardo Viana 1985–2006
    Rubens Lopes da Costa Filho 2006–2014

    Desde que a NOVA FERJ existiu com a chegada do falecido Eduardo Viana em 1985, 32 campeonatos cariocas foram disputados.

    Nessa última terça parte, diante da dupla de presidentes da NOVA FERJ que destilaram o seu ódio pelo Fluminense tivemos um pífio rendimento.

    Lembro até hoje uma declaração frenética de ódio destilada e profetizada pelo Caixa D´Água, logo após o julgamento do jogo Americano x Fluminense, que condenou o Fluminense a derrota por WO e que por conseguinte nos alijou da disputa do 1º Tetracampeonato da Era Maracanã. “Enquanto eu for o presidente da FERJ este time de merda não ganha mais nada!”

    E assim temos convivido com a escassez de títulos cariocas.

    O pior é a passividade da Diretoria do Fluminense a tal fato.

    Em 32 anos de NOVA FERJ tivemos:

    12 títulos do Flamengo
    09 títulos do Vasco da Gama
    06 títulos do Botafogo
    05 títulos do Fluminense.

    Vale lembrar que o título de 1995 foi algo surpreendente demais para toda a cúpula da NOVA FERJ, que acreditava que o Flamengo seria o campeão no ano do centenário. Por conta desse improvável ocorrido, em 1996 o Fluminense foi vítima de um grande golpe articulado por todos aqueles que se sentiram frustrados pelo feito tricolor de 1995.

    Em 2002 conseguimos conquistar o título mais esvaziado de toda história dos campeonatos cariocas….bom, estamos numa fase de resgate da moral e o mais importante, fizemos o trivial que foi conquistar o que tinha que ser conquistado. Contamos com a grave crise financeira da Globo, que abalou o Flamengo e o tirou da disputa de vários outros títulos.

    Enfim, vamos fazer barulho e fazer melhor a nossa parte ou deixar que nos próximos 30 anos sejamos ultrapassados pelos demais adversários?

  • Flavio Chammas

    Senhores

    Ao bom debate.

    Tirando o Scarpa que já é nosso, quem desta seleção escolhia camisa no Flu?

    Sem paixões só olhando o time:

    Goleiro – Martin Silva (Vasco)

    Lateral Direito – Rodinei (Flamengo)

    Zagueiro – Rodrigo (Vasco)

    Zagueiro – Luan (Vasco)

    Lateral Esquerdo – Diogo Barbosa (Botafogo)

    Meia – Andrezinho (Vasco)

    Meia – Willian Arão (Flamengo)

    Meia – Gustavo Scarpa (Fluminense)

    Meia – Nenê (Vasco)

    Atacante – Ribamar (Botafogo)

    Atacante – Riascos (Vasco).

    Vejo reclamações, mas olhando muitos críticos diziam que deveríamos jogar com o sub 20 ou nem jogar e agora cobram.?

    • André Pereira

      O carioca é paupérrimo e nao serve de parâmetro. Prefiro olhar pra cima do que olhar pra baixo. Quero me comparar aos bons e tentar chegar lá e nao olhar pros fracos só pra me sentir melhor.
      Mas respondendo sua pergunta, dessa seleção, só vejo no nosso time o Rodinei e o Nenê.
      Abraço!

    • Flavio Henrique

      Então devemos aceitar a atuação pifia que tivemos contra o Nanofogo ?

      Os últimos anos tem sido bastante dificeis para a torcida. Agora parece que nem cobrar mais é permitido….

      Sobre os jogadores citados, Rodinei (Jonathan-LD), Willian Arão (Cicero-Meia), Nenê (Gerson-Meia) e o Riascos (Osvaldo-atacante) seriam titulares no FLU.

      • Raul Fernandes

        Flávio

        Dados do Footstats do Lancenet sobre os destaques do Estadual, sem os números do último Vasco 1 X Flu 0:

        “… Mas, num combinado paralelo do blog “Números da Bola”, do site Lancenet, o
        Tricolor conta com três jogadores entre os principais.

        Usando dados do Footstats, o blog montou um selecionado com os atletas que conquistaram os melhores números na competição.

        No gol, por exemplo, fica com a camisa 1 o goleiro que tiver realizado a maior quantidade de defesas. Quando dois ou mais empatarem, a segunda estatística analisada será os gols sofridos.

        Nas laterais, os melhores cruzadores.
        Na defesa, os que mais rebateram bolas de suas áreas.

        No meio, um volante que desarma, outro que lança, um meia garçom e outro que cria.
        Na frente, um atacante goleador e outro finalizador.

        Como as partidas entre os chamados pequenos não possuem scouts, a
        Seleção é formada apenas pelos jogadores que atuam pelos quatro grandes do estado: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

        Confira:

        – Martin Silva – Vasco – 42 defesas/9 gols sofridos

        2 – Madson – Vasco – 16 cruzamentos certos/16 desarmes/18 assistências para finalização

        3 – Rodrigo – Vasco – 96 rebatidas/18 desarmes/1 gol marcado

        4 – Wallace – Flamengo – 90 rebatidas/24 desarmes/1 gol

        5 – Julio dos Santos – Vasco – 40 desarmes/488 passes certos/9 assistências para finalização

        6 – Wellington Silva – Fluminense – 21 cruzamentos certos/43 desarmes/18 assistências para finalização

        7 – Gustavo Scarpa – Fluminense – 36 assistências para finalização/5 assistências para gol/3 gols

        8 – Cícero – Fluminense – 23 lançamentos certos/15 desarmes/739 passes certos

        9 – Riascos – Vasco – 9 gols/15 finalizações certas/10 assistências para finalização

        10 – Nenê – Vasco – 8 assistências para gol/7 gols/38 assistências para finalização/11 dribles

        11 – Guerrero – Flamengo – 21 finalizações certas/5 gols/16 assistências para finalização

        Obs: Não computados os números da partida entre Vasco e Fluminense – apenas o gol de Riascos -, realizada no dia 17/04.”

        Fonte Lancenet

        Como se vê, Cícero (de volante), além de ter sido o artilheiro do Flu ao lado de Fred (q atua na frente), com seis (6) gols cada no Estadual, foi o jogador q mais acertou passes, 739, na competição.

        Fora ter marcado de bicicleta o gol mais bonito do Flu até agora, em 2016.

        Os nums. do Aarão devem ser bem inferiores. O Fla os trocaria no ato.

        • Flavio Henrique

          Bom, a pergunta era quais os jogadores seriam titulares no FLU. Eu escrevi oque eu penso.

          Respeito a sua opinião mas, acho o Cícero um jogador lento para atuar do meio para frente e pouco combativo para jogar do meio para tras.

          Dificil encontrar uma posição para ele neste elenco. Muita técnica, mas joga um futebol pouco moderno.

          Não me livraria dele, mas buscaria uma boa negociação.

          Precisamos aprender a negociar. No FLU é 8 ou 80 !!! Ou o jogador é imprestável ou pagamos fortunas….

          Mas é apenas minha opinião

          • Raul Fernandes

            Flávio:

            Respeito muito sua opinião, claro. Futebol comporta N visões.

            Apenas quis chamar a atenção de alguns aqui, q há anos procuram sistematicamente derrubar jogadores técnicos em detrimento dos corredores cegos de bola.

            Conca em 2009 (chegaram a achar Marquinhos melhor), Deco, Thiago Neves, Rafael Sóbis, Wagner foram perseguidos aqui por esses críticos.
            Os citados seriam jogadores mortos, moles ou enganadores.

            Recordo bem porque frequento o blog desde seu início – um fundador da Flusocio até me convidou pra escrever posts para ele.

            Ressalto q, por exo., recentes grandes meias do futebol, como Zidane (q tive a sorte de ver pessoalmente) e Xavi Hernandez jogavam trotando.
            Como é o caso de Modric no Real, hoje

    • Sergio BindaB

      Flávio

      Destes eu pegaria o Martin Silva, o Diogo Barbosa e o Arao.

      ST

  • Marcos

    A torcida do Flu é bem blasé, tenho certeza que a indiferença em relação ao Carioca se dá pelo fato de o Flu simplesmente não ter CAPACIDADE de vencê-lo. Alguns falarão prefiro o Brasileiro, como se o Flu disputasse todo ano pra ser campeão. Temos resultados PÍFIOS no Estado há 30 ANOS e ganhamos 2 míseros Brasileiros, ser CAMPEÃO CARIOCA não exclui a importância do BRASILEIRO, ambos são jogados em períodos DISTINTOS, se o Flu não consegue ganhar dos times medíocres daqui como todos falam, como poderá sonhhar em coisas maiores no Campeonato Nacional….. Acordem, o Flu PRECISA URGENTEMENTE acabar com essa DESCULPA pelos fracassos colecionados no Estado, é por isso que o Clube virou FREGUÊS DE TODOS OS TIMECOS AQUI DO RIO….. Acordem, cobrem, os PRESIDENTES futuros e JOGADORES precisam se sentir na obrigação de vencer TODOS os campeonatos cariocas que disputarem……

    • André Barros

      “Alguns falarão prefiro o Brasileiro, como se o Flu disputasse todo ano pra ser campeão…”

      Perfeito!!!!

      Caro Marcos, penso como você, mas, infelizmente, somos minoria aqui no blog -mas maioria entre os tricolores.

  • André Barros

    Armando, meu caro, não adianta.

    Parece que falamos aramaico.

    Nada contra o Fernando em especial. Ele é um dos muitos que entendem que os campeonatos se excluem mutuamente.

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    1) Os 111 anos da Camisa Tricolor (por Rods):

    http://www.panoramatricolor.com.br/os-111-anos-da-camisa-tricolor-por-rods/#comment-17617

    2) Alguém sabe quando foi a primeira vez que o Botafogo usou a sua camisa alvinegra?

    http://www.panoramatricolor.com.br/a-primeira-vez-por-alexandre-berwanger/

  • Sergio BindaB

    Eu não … Em hipótese alguma.

    ST

  • Jorge Eduardo

    Espero que o Levir coloque o Richarlison para jogar, pior que Oswaldo e MJ ele não é, não sei se conseguirá render jogando junto com o Fred, mas precisa ser testado e se o time continuar jogando mal com o Fred, tem que testar jogar sem o Fred, que é muito bom finalizador, mas se movimenta pouco, não ajuda na marcação no campo do adversário e não tem velocidade para puxar um contra-ataque.

    • Flavio Chammas

      Quantos zagueiros o Fred segura lá na frente?

      Sem correr muito dois, então já sobra um nosso certo?

      Puxar contra ataque sem ter um finalizador junto resolve?

      Fred é solução não é problema.

      Todo grande time do Flu sempre teve um nove matador, é historico pode conferir.

      Mas aqui culpar o Fred é mais facil.

      • Jorge Eduardo

        O time vinha bem sem o Fred, depois que voltou, teve aquele problema com o Levir, e o time não se encontrou mais. É um excelente jogador, mas demora muito a entrar em forma e pela pouca movimentação não consegue ajudar na marcação, a não ser nos lances de bola parada. Qdo pega na bola, faz muito bem o papel de pivô e dá bons passes de primeira, se tentar manter a bola acaba perdendo… tem qualidade e está para sempre na nossa história, mas não é insubstituível e se for ele que estiver atrapalhando o esquema de jogo, tem que ser sacado do time ou ir entrando aos poucos até que recupere a forma… o que vale é o bem do Fluminense, o Levir é um técnico experiente e tem que ter autonomia para fazer mudanças e testar outros jogadores.

      • Jefferson Alvares

        Prezado Flavio,

        Perfeito!

        St

  • Flavio Chammas

    Vamos pensar juntos:

    Quantos zagueiros o Fred segura lá na frente?

    Sem correr muito dois, então já sobra um nosso certo?

    Puxar contra ataque sem ter um finalizador junto resolve?

    Fred é solução não é problema.

    Todo grande time do Flu sempre teve um nove matador, é historico pode conferir.

    Mas aqui culpar o Fred é mais facil.

  • Flavio Chammas

    Desses todos ai só o Lucas Lima e o Gabriel, o restante se fossem baratissimos e para compor.

    A fruta do vizinho é sempre melhor que a nossa?

    • Jorge Coutinho

      Tem razão marcos rocha seria reserva do Johanatan que eh reserva do WS…
      D Alessandro? Calleri?

      Nosso time eh top sempre existe uma desculpa por ocupar a parte de baixo da tabela nos últimos anos?

      Reforçar eh preciso pq os outros times são sim mais fortes que o nosso…

  • René Galvão

    Disse aqui após o péssimo jogo contra o botafogo que considerava muito bom o trabalho do Levir até então, até título ganhamos, mas que esperava mudanças no time visto a forma vexatória como atuamos.

    Contra a ferroviária as mudanças não vieram, e mais uma atuação ridícula envergonhou a torcida tricolor. Seria o ponto final para alguns medalhões apáticos e sonolentos do nosso time ??!!! Não.

    Para nossa próxima partida teremos Henrique, Jonathan, Cícero e Osvaldo, quatro jogadores que considero um tremendo absurdo serem mantidos na equipe titular. Sinceramente esperava ver Marlon ou Renato Chaves no lugar do Henrique, uma chance no meio para o garoto Eduardo no lugar do Cícero e Richarlison no lugar do péssimo Osvaldo. Voltaria com o WS para direita e daria chance para o Ayrton (parece que voltou do Madureira). Em algum momento também lançaria o Igor Julião para analisar como evoluiu seu futebol nesse tempo que ficou fora.

    Fora a escalação equivocada ao meu ver, teremos novamente a volta da tática com 3 atacantes, sendo que os dois “atacantes de velocidade” recuam a todo o momento e jogam mais de meia do que de atacante. Vou repetir pela milionésima vez aqui no blog, é um erro jogar nesse esquema com dois atacantes que são tecnicamente fraquíssimos para jogar no meio campo, sendo que um deles, Osvaldo, é fraquíssimo para jogar em qualquer lugar. Uma das características dos nossos recentes plantéis vitoriosos é que tínhamos qualidade de organização no nosso meio campo, Deco, Conca, Thiago Neves… Não temos essa qualidade hoje, mas vejo como correto tentar seguir o conceito.

    Nos vejo em uma situação muito complicada, há pouco tempo atrás reclamávamos da falta de comprometimento e dedicação dos nossos jogadores, mas ficávamos mais tranquilos visto a boa qualidade técnica do nosso plantel. Hoje, continuamos com os sanguessugas de sempre e para piorar temos um time fraco tecnicamente. Laterais péssimos, Fred em decadência, atacantes de velocidade fracos, Cícero morto, e demais jogadores com um nível bem mediano. O único jogador que salva é o Scarpa, mas mesmo assim ainda oscila um pouco.
    A saída para o momento na minha opinião seria lançar um time mais jovem, mais aguerrido que tente equilibrar a falta de técnica com muita vontade e raça.

    Levir Culpi,
    Espero do fundo do meu coração estar enganado sobre minhas análises e que o time deslanche novamente como no início do seu trabalho, mas infelizmente não estava enganado com relação às minhas opinião sobre seus antecessores, principalmente Cristovão Borges e Eduardo Batista. Do jeito como a coisa está se desenhando, temo que teremos novamente problemas pela frente.
    Pobre torcida tricolor.

    • Flavio Chammas

      Já caimos?

  • WAGNERFLUZÃO

    Aos amigos do blog e aos amigos da Flusócio.
    Já passou da hora de mudar o post.
    Temos um jogo importantíssimo na quinta-feira e o Campeonato Brasileiro começa para nós no Domingo e continua o post da Mata Atlântica.
    Isso é dose .
    ST,
    WAGNERFLUZÃO.