Semana de decisões

Fluminense-torcidaNa próxima quinta-feira às 19:15h, o Flu entra em campo para o jogo da volta contra o LDU, em Quito. A vitória por 1×0 na primeira partida dá uma vantagem pequena ao Tricolor, insuficiente para garantir tranquilidade. Precisamos fazer um jogo com coragem, buscando gols fora de casa. A altitude é sim um problema, mas nosso time é jovem e precisa disputar cada dividida como um prato de comida. Convocamos todos os tricolores numa corrente de pensamento positivo pela classificação.

No domingo 24/09 temos outro duelo importante, desta vez pelo campeonato brasileiro. O Palmeiras é um grande adversário, o atual campeão, mas não é imbatível. Com empenho dos jogadores e o apoio da torcida, podemos superá-los no Maracanã. O jogo acontecerá no ótimo horário das 16h. Confira aqui todas as informações sobre venda antecipada.

#AbraceOFlu
#VemProJogo
#SejaSocio

  • Davi Carvalho

    Mesmo puto com o time acho que vou contra o palmeiras.

    • Jorge Eduardo

      Davi, daqui a pouco todos terão que ir nos jogos e cobrar raça desses caras e atitude dessa diretoria, senão estamos perdidos… esse time precisa de um choque de gestão e de um treinador com a dedicação de um Cuca, que além disso é excelente montando times.. não me esqueço de 2009 e após o trabalho sensacional que fez fomos campeões no ano seguinte… uma pena não estar disponível.

    • Danilo Soares Félix

      Esse é o pensamento. Quem prega abandono não pode ser levado a sério.

  • Paulo Cavalheiro

    Balancete 2º Trimestre de 2017 até agora, nada !! Vamos terminar o 3º trimestre e neca de pitibiriba.

  • Paulo Cavalheiro

    No segundo paragrafo chama atenção “com o empenho dos jogadores”. Sério isto ??

    Jogo de domingo é estratégico para o BR2017, preocupado !!

  • Fabio DB

    A coisa está mesmo feia.

    Dos 4 atacantes que viajaram, 3(W Silva, Pedro e Peu) não fazem absolutamente nada em campo (com raras exceções) ha varios jogos…. o que foram fazer um Quito jogadores que só tremem qdo a coisa aperta além que jogarem que nem donzelas????

    Eu prefiro um volante como Richard ou Pierre no ataque de CENTRO AVANTE mas correndo que nem homem e trombando na frente que esses omissos.

    ST

    • Davi Carvalho

      O Peu pelo menos tem a desculpa de ser escalado fora de posição, mas Pedro e sua indolência incomodam, Wellington só pode ser o púbis atrapalhando.

      • Fabio DB

        Verdade, Davi.

        Eu gosto de todos esses 3 jogadores do ponto de vista técnico, mas precisamos ser práticos: não estão produzindo nada e a chance de produzirem essa semana é quase zero …. então qualquer raçudo com personalidade no ataque seria melhor.

        É hora de decisão, não temos tempo de ficar passando a mão na cabeça dos jogadores da base. Quando acabar a tremedeira deles o jogo já vai estar 3×0 LDU.

        ST

    • Daniel Bastos

      O pior é quando o treineiro resolve escalar peu ou Pedro de ponta, para formar os 3 atacantes

    • Jorge Eduardo

      O Peu se enrola com a bola, os outros 2 são indolentes e somem do jogo… o WS que é o único com alguma técnica parece que está de freio puxado, erra tudo e gera contra-ataques perigosíssimos, Se estiver contundido deveria ser o primeiro a pedir para sair pois está prejudicando o time e a si mesmo.

    • Fernando Ventura Jr.

      Também acho que o Pierre tem que voltar a esse time, seja por ser mais experiente, seja para dar esporro nos mais afoitos ou desligados no jogo.

      PS: O Abel está demorando a promover mudanças profundas. Porque não deixar o Scarpa para o final e iniciar com o Sonorza, por exemplo?

  • Mauro Carvalho – SP

    Valmir, se for a mesma estratégia da gestão Peter vai ficar assim mesmo.

    Daqui a pouco eles vão dar parabéns no campo mesmo, após o gol.

    Não respeitam a Instituição, porque não nos fazemos respeitar.
    Triste

  • Mauro Carvalho – SP

    Vivianne, me empresta parte do seu post – concordo plenamente e não vejo ninguém com o tesão necessário para resgatar isso.

    “O Flu desde 2013 perdeu a alma, é um clube, um time sem alma, os jogadores são sem alma e creio q em campo independente do resultado, tem q haver luta, entrega, e isso nao existe no flu a muito tempo.

    Me parece de fora q essa apatia é um reflexo do comando, apático, sem vida, sem vibração, temos um time, um clube sem alma.”

    ST

    • Fernando Ventura Jr.

      Discordo de você e, consequentemente da Viviane. No início do ano o time jogou com técnica, intesidade e porque não dizer alma. Em 2012, após garantido o título, o time jogou com salto alto.

      • Danilo Soares Félix

        No início do ano jogamos completos quase sempre. Faz toda diferença. Os jogadores chave deste time são Henrique, Ceifador, Sornoza, Scarpa, WS e Douglas.

        • Davi Carvalho

          Sim, os principais, mas por vezes estão em má fase e o técnico insiste com eles.
          É muita injustiça o Wellington atuar daquela forma como tem atuado e o Robinho cheio de gás e vontade ficar no banco.

    • Danilo Soares Félix

      Discurso injusto. Não perdeu alma coisa nenhuma. Perdeu foi qualidade e capacidade de investimento. As pessoas preferem criar subterfúgios para justificar derrotas, que na maioria das vezes são resultado de falhas dentro de campo. Na semana passada o Flu colocou tudo em dia com os atletas.

      • Daniel Bastos

        o Audax de SP montou um time que chegou a final com investimento 0

      • Adriano Manteiga

        Atrasar salário é um erro gravíssimo e não condiz com o discurso do grupo antes de assumir.

        Perder qualidade da equipe como consequência da capacidade de investimento reduzida tampouco condiz com o discurso durante a campanha.

        Por que tanta diferença no discurso antes e depois de assumir?

        Alguém da atual gestão consegue responder à pergunta acima sem criar subterfúgios?

        • Danilo Soares Félix

          A pergunta é retórica, pois ninguém atrasa salários ou deixa de reforçar seu time por sadismo. É consequência do fluxo de caixa baixo.

      • Gustavo Netto

        Esta desculpa é falha. Derrotas não são resultados de falhas individuais mas sim de um planejamento falho. Os resultados da Flusocio no poder são horriveis. É preciso um autocritica e perceber que o trabalho de vocês esta longe de ser profissional. De boa vontade o inferno esta cheio. Basta ver nossa campanha nos ultimos 5 anos. Simplemente vergonhoso tendo em vista a tradição do Flu. E não venha falar em grana. O Bota com renda menor, folha menor esta fazendo bonito em todos campeonatos. Falta capacidade, competência e planejamento!

        • Danilo Soares Félix

          Flusócio no poder tem um título brasileiro, um carioca e um da primeira Liga. E neste ano uma Taça GB. E 3 disputas de Libertadores. Cuidado pra não se contradizer. O Botafogo não ganha nada expressivo desde 1995.

      • Mauro Carvalho – SP

        Danilo, grato por interagir com os frequentadores aqui.
        Se ainda estamos criticando é porque sempre apoiamos a Flusócio.
        Não é fácil fazer sem remuneração alguma o trabalho que vocês fazem.
        Mas de fato não há vibração, é só ver o Scarpa cabisbaixo todo jogo.

        Quanto a ser sócio, vou te dizer que eu era e pagava 2 mensalidades, mas tive uma troca de cartão de crédito e não reparei que o desconto parou de vir, pois era automático. A Empresa que foi colocada na gestão anterior para cuidar do Sócio Futebol, que não aumentou em nada nossa base, simplesmente NEM CONTATO POR E-MAIL FEZ – Por exemplo, “não acusamos o pagamento da mensalidade…etc” OU SEJA, além de não aumentar a base não soube RETER quem já contribuía. Quando vi os valores que eu teria que pagar para retornar não valia a pena.
        FICA AQUI UMA IDEIA – CHAMEM EX-SÓCIOS DE VOLTA, PERDOEM AS DÍVIDAS E CREIO QUE UMA BOA FATIA VOLTARÁ.

  • Mauro Carvalho – SP

    PROVÁVEL ESCALAÇÃO:

    O clube das Laranjeiras deve ir a campo com a seguinte escalação: Júlio César, Lucas, Frazan, Nogueira e Marlon (Léo); Orejuela, Douglas e Wendel; Gustavo Scarpa, Wellington Silva e Pedro (Robinho ou Sornoza).

    NÃO É POSSÍVEL MANTER NOGUEIRA, MARLON, OREJUELA, WELLINGTON E PEDRO.

    ROBINHO E SORNOZA NO BANCO É SACANAGEM.

    • Jorge Eduardo

      Muita sacanagem mesmo, daqui a pouco inventa Romarinho e Renato, que são péssimos… aliás as apostas/indicações do Abel normalmente são furadas, não lembro dele indicar um bom jogador.

    • Rodrigo

      Sornoza, equatoriano, já em forma, um dos melhores do time, o cara mais inteligente do grupo, NO BANCO??? Inacreditável.

    • Davi Carvalho

      Espero que o time no brasileiro não seja esse.
      Nogueira e Pedro nem pensar, Léo não foi superado e deve continuar, Sornoza no banco e Wellington de titular é um acinte.

  • Jorge Eduardo

    Tinha que afastar esses 2 imediatamente para servir como exemplo. agora essa diretoria consegue ser pior que esses jogadores que só nos decepcionam.

    A situação está tão ruim que deveria ter treinamento integral sempre que possível. O CT não está pronto, nem vai ficar se depender desses caras, faz um acordo com uma empresa de engenharia em troca de propaganda na nossa camisa por um número X de jogos e vê se eles terminam o CT, faz algo similar com uma empresa de móveis para mobiliarem o que será construído e por aí vai… afastaram o PA que era o único que fazia algo em pró do Fluminense e mantiveram a Dr Roberta que foi responsável direta pelo não comparecimento de um advogado para nos defender no caso Levir.

    • Danilo Soares Félix

      Vai afastar Pedro, Nogueira, Marcos Jr e Douglas por isso? Todos curtiram. E vai escalar quem? Alguma ideia?

      • Jorge Eduardo

        Sim, o time que paga o salário deles perde o jogo, que poderíamos ter ganho não fosse as falhas sucessivas do Nogueira e falta de atitude, e ainda curtem que o Jonathan marcou um gol no time que jogam. Me perdoa, mas o FFC é um time de futebol profissional com milhões de torcedores, o jogo era válido pelo Campeonato Brasileiro, um adversário direto, uma derrota nos colocaria a 4 pontos do Z4… se fosse uma pelada entre amigos tudo bem, se fosse um jogo contra outro adversário e o resultado não nos interessasse tudo bem… mas jamais do jeito que foi. Tem que ter alguém para aconselhar esses jogadores, ganham um salário altissimo e parecem não se importar com o time que paga esses salários.

  • Jorge Eduardo

    A situação está tão ruim que deveria ter treinamento integral sempre que possível. O CT não está pronto, nem vai ficar se depender desses caras, faz um acordo com uma empresa de engenharia em troca de propaganda na nossa camisa por um número X de jogos e vê se eles terminam o CT, faz algo similar com uma empresa de móveis para mobiliarem o que será construído e por aí vai… afastaram o PA que era o único que fazia algo em pró do Fluminense e mantiveram a Dr Roberta que foi responsável direta pelo não comparecimento de um advogado para nos defender no caso Levir… um absurdo.

    Enquanto o CT não estiver pronto, arruma uns colchões e coloca no chão para esses camaradas descansarem entre o treino da manhã e o da tarde, faz convênio com um restaurante para entregar comida no CT e se vira para que possam treinar integralmente.

    Quem estiver falhando constantemente e não estiver se esforçando nos treinamentos e/ou nos jogos, deveria ser afastado e colocado para treinar em separado em Xerém… não tem ninguém com pulso firme para botar ordem na casa e nos salvar de um rebaixamento iminente, sim pois se continuar com esse rendimento sabemos que a série B nos espera em 2018.

    • Danilo Soares Félix

      “CT não vai ficar pronto se depender desses caras”. Você não percebeu a colocação dos alambrados e outras melhorias em andamento? A próxima será a conclusão da sala de imprensa. Mas claro, vale mais o discurso politiqueiro, como este aí.

      O CT não está pronto porque falta grana, simples. Só vai avançar na conclusão da torre de concentração quando essa grana extra entrar e tivermos novamente o fluxo de caixa normalizado. Mas a parte do futebol está completa, com todos os equipamentos e conforto para os jogadores, e ainda dois campos de treino que estão um tapete.

      • Jorge Eduardo

        Danilo, tem alguma sala pronta nos outros andares, sala de imprensa é o de menos… usa qq sala disponível e coloca uns colchões e deixa esses caras ralando o dia inteiro… se a grana está curta, não tem ainda os quartos, tem que procurar uma solução… é hora de implantar um esquema militar de guerra contra o rebaixamento, se continuarmos com 33% de aproveitamento em mais alguns jogos estaremos no Z4.

        • Danilo Soares Félix

          Não tem sala nenhuma pronta nos outros andares. Falar sem nunca ter ido lá é mole. Dar sugestões inexequíveis também.

          Quanto aos gastos ruins do futebol em 2015 e 2016, estamos de acordo. A gestão de hoje é a maior vítima deste problema, sobre o qual não teve ingerência alguma e não tomou nenhuma das decisões.

          • Jorge Eduardo

            Esse time precisa treinar muito, vocês terão que arrumar alguma maneira de manter eles focados e treinando o tempo todo, sempre que possível… hoje será mais um jogo muito difícil e domingo será mais ainda… falta qualidade ao nosso time, o ataque depos da saída do Richarlison quase não cria e não finaliza…. pior disso tudo e que não vemos garra, união e nem esquema tático… se não arregaçar a manga e treinar muito, dificilmente escaparemos do Z4.

            E sugerir um acordo com uma construtora em troca de um espaço na camisa e placas de propaganda no CT e no clube talvez tenha algum apelo… precisamos da estrutura não há dinheiro, tem que buscar uma solução…. não dá só para ficar culpando a gestão anterior, que vocês participaram mesmo que indiretamente, e ainda aprovaram as contas, sendo o Abad peça importante na administração do clube.

            Que nosso time sacuda a poeira e volte a ganhar partidas para que consigamos nos classificar hoje e brigar por um futuro melhor.

  • Jorge Eduardo

    Estou mais preocupado com a aproximação do Z4 do que ganhar da LDU e continuar brigando por um título que dificilmente ganharemos… irei torcer muito pela nossa vitória, mas estou mais preocupado com o jogo de domingo.

    http://odia.ig.com.br/esporte/fluminense/2017-09-19/queda-de-rendimento-do-fluminense-no-brasileirao-deixa-a-torcida-preocupada.html

  • Mauro Carvalho – SP

    De quem é a frase:
    *” Não senti a bola na mão…”*?
    a- Muralha
    b- Jô
    c- Ronaldo Fenômeno

    • Davi Carvalho

      D- Todas as alternativas anteriores.
      kkkk….

  • Rogério Barbieri

    O Fluminense mais maravilhoso de todos os tempos foi o Fluminense do 2o. semestre de 2009.

    Aquele Fluminense jogava no domingo o Brasileiro com 99% de chance de ser rebaixado e no meio de semana ia encarar jogos na Argentina, no Paraguai ou aqui em clima de guerra.

    Não tinha essa de economizar esforços. Estava o grupo inteiro focado num só objetivo.

    O maior espírito guerreiro de todos os times que o Fluminense já teve na sua história.

    Que o Fluminense de hoje se espelhe naquele incrível time que conseguiu realizar a melhor performance de todos os tempos do Fluminense.

    V – Qui, 06/08/2009 – 21:00 – 17ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Fluminense 5 x 1 Sport Maracanã Rio de Janeiro
    E – Dom, 09/08/2009 – 16:00 – 18ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Vitória 2 x 2 Fluminense Barradão Salvador
    E – Qua, 12/08/2009 – 21:50 – Futebol | Copa Sul-Americana 2009 1° rodada
    Fluminense 0 x 0 Flamengo
    D – Dom, 16/08/2009 – 16h00 – 19ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Fluminense 1 x 3 Coritiba Maracanã Rio De Janeiro
    D – Qua, 19/08/2009 – 21h50 – 20ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    São Paulo 1 x 0 Fluminense Morumbi São Paulo
    E- Dom, 23/08/2009 – 16h00 – 21ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Fluminense 0 x 0 Grêmio Barueri Maracanã Rio de Janeiro
    E- Qua, 26/08/2009 – 21:50 – Futebol | Copa Sul-Americana 2009 2° rodada
    Flamengo 1 x 1 Fluminense
    D- Dom, 30/08/2009 – 16h00 – 22ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Santos 2 x 0 Fluminense Vila Belmiro Santos
    E- Dom, 06/09/2009 – 18h30 – 23ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Fluminense 1 x 1 Náutico Maracanã Rio De Janeiro
    E- Dom, 13/09/2009 – 18h30 – 24ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Botafogo 0 x 0 Fluminense Engenhão Rio de Janeiro
    D- Dom, 20/09/2009 – 16h00 – 25ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Grêmio 5 x 1 Fluminense Olímpico Monumental Porto Alegre
    A CASA CAIU
    E- Qua, 23/09/2009 – 19:15 – Futebol | Copa Sul-Americana 2009 1° rodada
    Alianza Atlético 2 x 2 Fluminense
    V- 27/09/2009 – 16h00 – 26ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Fluminense 3 x 2 Avaí Maracanã Rio de Janeiro
    V- Qui, 01/10/2009 – 19:15 – Futebol | Copa Sul-Americana 2009 2° rodada
    Fluminense 4 x 1 Alianza Atlético
    D- 04/10/2009 – 18h30 – 27ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Flamengo 2 x 0 Fluminense Maracanã Rio De Janeiro
    * ÚLTIMA DERROTA NO BRASILEIRO – ADVINHA PRÁ QUEM?

    * INÍCIO DA ARRANCADA MAIS FENOMENAL DA HISTÓRIA DO FLUMINENSE
    E – V – E – E – E- V – V – V- V – V – V – V -V – D – E
    9V – 5E – 2D
    ou
    V – V – V- V – V – V – V -V – D – E
    8V – 1E – 1D

    E- Qua, 07/10/2009 – 21h50 – 28ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Fluminense 1 x 1 Corinthians Maracanã
    V- Sab, 10/10/2009 – 16h10 – 29ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Santo André 1 x 2 Fluminense Bruno José Daniel Santo André
    E- Dom, 18/10/2009 – 16h00 – 30ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Fluminense 2 x 2 Internacional Maracanã Rio de Janeiro
    E- Qui, 22/10/2009 – 21:50 – Futebol | Copa Sul-Americana 2009 1° rodada
    Fluminense 2 x 2 Univ. de Chile
    E- Dom, 25/10/2009 – 16h00 – Futebol | Copa Sul-Americana 2009 1° rodada
    Goiás 2 x 2 Fluminense Serra Dourada Goiânia
    V- Qui, 29/10/2009 – 21h00 – 32ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Fluminense 2 x 1 Atlético-MG Maracanã Rio de Janeiro
    V- Dom, 01/11/2009 – 18h30 – 33ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Cruzeiro 2 x 3 Fluminense Mineirão Belo Horizonte
    V- Qui, 05/11/2009 – 21:15 – Futebol | Copa Sul-Americana 2009 2° rodada
    Univ. de Chile 0 x 1 Fluminense
    V- Dom, 08/11/2009 – 16h00 – 34ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Fluminense 1 x 0 Palmeiras Maracanã Rio de Janeiro
    V- Qua, 11/11/2009 – 21:50 – Futebol | Copa Sul-Americana 2009 1° rodada
    Cerro 0 x 1 Fluminense
    V- Dom, 15/11/2009 – 19h30 – 35ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Fluminense 2 x 1 Atlético-PR Maracanã Rio de Janeiro
    V- Qua, 18/11/2009 – 21:50 – Futebol | Copa Sul-Americana 2009 2° rodada
    Fluminense 2 x 1 Cerro
    V- Dom, 22/11/2009 – 17h00 – 36ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Sport 0 x 3 Fluminense Ilha do Retiro Recife
    D- Qua, 25/11/2009 – 21:50 – Futebol | Copa Sul-Americana 2009 1° rodada
    LDU 5 x 1 Fluminense
    V- Dom, 29/11/2009 – 17h00 – 37ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Fluminense 4 x 0 Vitória Maracanã Rio de Janeiro
    V- Qua, 02/12/2009 – 21:50 – Futebol | Copa Sul-Americana 2009 2° rodada
    Fluminense 3 x 0 LDU
    E- 06/12/2009 – 17h00 – 38ª Rodada – Futebol | Campeonato Brasileiro
    Coritiba 1 x 1 Fluminense Couto Pereira Curitiba

    • eduardo garcia lopes

      Voltei ao tempo/ grande Cuca

    • André Barros

      O amigo sabe o quanto admiro as suas postagens, sempre marcadas por sobriedade, inteligência e apego à história.

      No ponto, faço apenas um reparo, um acréscimo, não bem uma crítica: em 2009, jogadores como Mariano, MBolt, Fred e Conca estavam “comendo a bola”. Ou seja, a um inegável espírito guerreiro somou-se grande qualidade técnica.

      Hoje, infelizmente, essa combinação não existe por absoluta incapacidade técnica do time. Ainda que os jogadores entrem “mordendo’, a indigência técnica da maioria dos jogadores é de doer, concorda?

      Enfim, rezemos.

      ST

  • Flavio Chammas

    SENHORES

    FLUSOCIO?????

    ASSINO JUNTO, CONTRIBUIRIA E CONCORDO; É LONGO MAS VALE A LEITURA

    “Olá, Presidente Abad e diretores!!!

    Por favor Presidente, leia esta mensagem!!!

    E de antemão me desculpe pela, talvez, longa mensagem!!!

    Sou sócio do Fluminense, votei em ti na última eleição e gostaria de sugerir algo ao nosso clube amado:

    Você poderia ler e repassar também aos seus parceiros de governança???

    Segue aí:

    Por que não fazemos semanalmente, ou 2 vezes por semana, o evento Tricolor em Toda a Terra em escolas públicas do Rio Janeiro e do Grande Rio? Escolas essas com muitos guris com pouco lazer, com poucas opções de entretenimento.

    O Fluminense poderia dar cortesias de jogos às crianças e a seus pais; e por exemplo, dar camisetas brinde do Flu, camisetas das mais baratas; fazer uma programação de visitação com animação, em padrão juvenil, Tricolor.

    Precisamos tentar fazer a molecada menos favorecida virar torcedor do nosso clube. Poderíamos também levar jogadores da nossa base, para servirem de referencia para esses garotos.

    Qual diretor de escola não gostaria de tal evento em suas dependêcias? Façamos contato com as secretarias de educação dos entes.

    Poderia ser pelo menos semanal! Ou mais!

    Poderíamos, até pensar em comprar um caminhão e/ou um ônibus, nos moldes dos “food trucks”, para irem a estes eventos… Um veículo desse usado custa uns 90 mil. Esses autos também poderiam se deslocar até a porta do Maracanã, para tentar captar sócios nos dias de jogos, assim como serviriam de point Tricolor no Maraca.

    Penso que o Fluminense precisa correr atrás de novos torcedores. Se eu fosse Presidente do clube, faria disto uma das prioridades da Instituição, para ontem!

    Um ônibus não executivo novo custa uns 100 mil, por exemplo. Um caminhão, idem. Poderíamos conseguir através de um crowdfunding, Poe exemplo.

    É óbvio que se será preciso também de pessoal, de infra-estrutura, de logística, também. Assim como as tratativas junto à Polícia Militar (GEPE), assim como a todos os órgãos competentes.

    Nesse caso, o pessoal do Marketing do Fluminense, existente, hoje poderia ajudar. Assim como estagiários e vários voluntários.

    Acho que não se precisaria de muita gente para executar a empreitada, mesmo que semanalmente, ou mais…

    Em realidade esse trabalho deve ser realizado de imediato… Precisamos ver as crianças e os adolescentes com as nossas camisas nas nas ruas novamente.

    Por vezes tenho a impressão de que estamos minguando, Presidente…

    Por exemplo, a Under Armour poderia ajudar com camisetas de malhas mais baratas a serem dadas às crianças.

    Poderíamos ceder várias cortesias de ingressos para a criança e seus pais, desde que comprovadamente vindo de regiões / situações menos favorecidas.

    Os “mulekes” apareceriam no telão do Maracanã antes dos jogos, nos intervalos, etc.

    Escolas públicas do da cidade Rio de Janeiro, de Niterói, de São Gonçalo, de Duque de Caxias, de Nova Iguaçu, a Baixada Fluminense em geral, seriam visitadas com muita frequência pela equipe Tricolor !!!!!

    Acho que daria para fazer muitos novos tricolores juvenis. É questão de pensar grande.

    Sei que a nossa estrutura tem dificuldade de crescer. Nosso Fluminense tem grandes dificuldades financeiras, sabemos.

    E sabemos que falar e escrever é fácil, sai grátis… executar é bem diferente.

    Mas se eu fosse o Presidente do Fluminense colocaria tal empreitada em primeiríssimo plano! Primeiríssimo mesmo! Transformaria em um evento eterno, permanente, maçante, repetitivo, por muitos anos, para dar frutos… De outra forma senão os frutos futuros não virão. Não basta uma visita. Precisaria ser permanente esta missão.

    Por exemplo: faríamos o “Flu truck” e o “Flu bus”. Poderíamos fazer e comprar e preparar ao menos 2 Flu Bus. Repito, com 300 mil se compra hoje um caminhão baú 2014 e 2 ônibus de carreira não executivos, ano 2015.

    Eles customizados ficariam lindos…

    E eles, repito, poderiam TAMBÉM servir de base para captar sócios futebol na porta do Maraca nos dias de jogos todos os nossos jogos lá!

    Acho que seria uma grana muito bem investida. E não custa caro não!

    Caso o Flu não tenha esta grana, me proponho a começar a puxar uma vaquinha para que a consigamos. Posso hoje, servidor público que sou do Tribunal de Justiça do RJ, não rico, ajudar já agora com uma quantia, depositando na conta do Fluminense ou num crowdfunding criado para isso.

    Sonhemos um pouco mais: por conta do clube, ficaria a equipe de trabalho, com motorista, estagiários e um expert em animação… que sejam TODOS Tricolores de coração. Não se precisaria de tanta gente, não! Poderia ir, como já disse, um jogador do Flu, atleta menino de Xerém, para servir de exemplo a ser seguido pelos guris fluminenses / cariocas, escassos de exemplos para seguir em suas vidas.

    Os ônibus também serviriam para levar os guris agraciados com as cortesias dos jogos, e seus responsáveis, ao Maracanã, ao jogo. Acho que essa “caroninha” ao Maracanã seria fundamental também. Pois esta meninada, e seus pais, geralmente não possuem dinheiro para deslocamentos extras no mês, para pagar os ônibus. Não bastaria dar cortesias, seria muito legal darmos esta “carona” aos visitantes!

    Só você, Presidente, poderá implementar tal ação, que seria muito bonita, linda, eterna, um belo marketing e traria novos ares para o Fluminense… de renovação com crescimento da nossa torcida.

    Com a atual mídia excessivamente do lado da “mulambada”, está difícil competir com eles para captar torcida mirim.

    Podemos também pegar esta garotada nas escolas públicas, e colocá-los pra entrar em campo com o time no Maracanã! Penso que todos estes moleques jamais esqueceriam esse momento!

    Está muito nítido : a meninada em peso está tendendo para a mulambada hoje, com essa mídia excessiva pra eles…

    E a matéria do Flu em escola pública na África do Sul? Você viu, presidente? Foi show, você deve ter visto… acho que foi em 2016…

    Isso tudo que escrevi para ti eu postei, e também li colegas sugerindo coisas parecidas na época da visita acima citada, que com certeza você conhece e assistiu, lá no blog da Flusócio…. mas nada andou neste sentido.

    Acho que o nosso Fluzão poderia implementar ideias neste sentido com rapidez!

    Nossa torcida está desaparecida, diminuindo! É bem nítido! Infelizmente! Precisamos fazer algo com urgência!

    E, por que não criamos e concedemos entrada livre anual, renovável, mediante fidelidade, por 1, 2, 5 anos, um verdadeiro passe livre, no MARACANÃ, para ao menos 5 mil crianças carentes do Grande Rio comprovadamente matriculados em escolas públicas? Aproveitando inclusive a lacuna deixada pela mulambada, que cobra ingressos caríssimos hoje em dia. É uma chance ímpar, é urgente de popularizarmos nosso clube, q perde torcedores atualmente.

    Era isso !!!

    Abraços

    Rodrigo Baroni Martins

    Sócio futebol dos mais assíduos , que inclusive viajou com você Presidente e com a nossa delegação à Criciúma, no vôo fretado em março último agora, premiado exatamente por minha fidelidade por ir a muitos jogos !!!

    Valeu !!! ST”

    • Danilo Soares Félix

      Eu já levei estas boas sugestões do Baroni para dentro. Tem umas exequíveis e outras não. Por exemplo, essa das escolas é difícil de ser feita porque todos os estabelecimentos rejeitam direcionamento de time de futebol. A regra dominante na educação nacional é tentar ser “laico” nos quesitos religião, política e futebol, o que me parece correto. Basta perceber que nenhum clube o faz.

      Como forma de adaptação a este modelo, o Flu vem fazendo dias de peneiras e confraternizações em comunidades do RJ, dando oportunidade e sonho a muitas crianças. As redes sociais do clube tem apresentado as fotos. Ali plantamos boas sementes.

      Essa do Flubus é um projeto interessante mas que o Flu hoje não tem fundos para tocar. Quem sabe no futuro próximo?

      O evento Tricolor em Toda Terra é um sucesso onde passa, principalmente nas cidades onde é inédito. Recentemente tivemos um grandioso em Macapá.

      • Rodrigo Baroni

        Olá Danilo !!!! Pô, maneiro…

        Só ressalto e mais ou menos repito o escrito lá no alto, e q acho q poderia ser implementado, e acho q seria bem legal ao futuro do Flu, pois, sem criança tricolor, a gente já era no futuro…

        “E, por que não criamos e concedemos uma espécie de entrada livre anual, renovável mediante a fidelidade, por 1, 2, 3, 4, ou 5 anos, concessão de um verdadeiro passe livre, ao MARACANÃ, para ao menos 5, 6, 7 mil crianças carentes do Grande Rio comprovadamente matriculados em escolas públicas??
        EM tempo: a criança/adolescente cadastrada e agraciada entraria no Maracanã acompanhada sempre de seu pai ou de sua mãe, que também entrariam gratuitamente ao jogo… Tudo aproveitando inclusive a lacuna deixada pela mulambada, que cobra ingressos caríssimos hoje em dia. É uma chance ímpar, e urgente, de popularizarmos nosso clube, q só perde torcedores atualmente.”

        Porque se o Flu ficar parado, seremos atropelados.

        E se não for viável fazer o evento TTT no interior de escolas públicas de Rio e Grande Rio, que o façamos nas praças públicas existentes nos bairros e cidades… E Talvez na Capital haja mesmo resistencia dos Secretários de Educação, mas nas cercanias e na Baixada Flu talvez não exista…

        Abraços e ST.

        • Danilo Soares Félix

          “”E, por que não criamos e concedemos uma espécie de entrada livre anual, renovável mediante a fidelidade, por 1, 2, 3, 4, ou 5 anos, concessão de um verdadeiro passe livre, ao MARACANÃ, para ao menos 5, 6, 7 mil crianças carentes do Grande Rio comprovadamente matriculados em escolas
          públicas??”

          Já é assim. Toda criança até 12 anos entra de graça no Maracanã. É lei.

    • Rodrigo Baroni

      Olá Flávio !!
      Um amigo meu leu essas palavras q postei exatamente aqui neste blog em 1o lugar, e me perguntou se podia publicá-las no site do Observatório do Flu.
      Daí publicaram lá…
      Abraços…ST

  • Danilo Soares Félix

    A diretoria colocou tudo em dia com a antecipação de recebíveis da 2a parcela do Richarlison. Vire esse disco.

    https://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/flu-adianta-segunda-parcela-de-richarlison-e-comeca-a-quitar-direitos-de-imagem.ghtml

    • luiz

      Não preciso virar o disco porque não me referi ao que Você presumiu. Ao falar em empenho não me referi à falta de pagamento. Me referi à cobrança diante da postura dos jogadores.
      A propósito, lhe pergunto: O que tem achado do comportamento dos jogadores em campo ?
      O que achou da postura do Nogueira e do Pedro em redes sociais?
      Grato

      • Danilo Soares Félix

        Já respondi abaixo.

    • Adriano Manteiga

      Não quero ser agressivo, mas a verdade é que ler essa matéria deveria ser motivo de vergonha pra quem faz parte da atual gestão. E ela é postada aqui com certo orgulho. Tá tudo de cabeça pra baixo…

      Na matéria se nota:
      – Salário atrasado;
      – Pagamento possível apenas com verba extraordinária;
      – Venda parcelada de um jogador com excelente mercado;
      – Venda do nosso melhor jogador com a temporada em pleno andamento.

      • Danilo Soares Félix

        Dá uma dica viável pra nós então. Como vc sugere pagar as contas em atraso se não for com dinheiro novo? Até os clubes mais abastados do Brasil vendem jogadores. O que vc sugere?

  • Danilo Soares Félix

    Já. Atitude foi lamentável e houve conversa. Por favor, apenas parem de achar que o Flu é dirigido por alienados. Somos todos torcedores de arquibancada. O sangue ferve nas derrotas igual a todos aqui.

    • luiz

      Danilo,
      Espera-se que tenham conversado com o Abel ante a afirmativa dele no sentido de não estariam decepcionados após o que se viu Domingo.

      • Danilo Soares Félix

        Ele não pode cobrar ou criticar os jogadores nas entrevistas. Nenhum técnico faz isso. No vestiário é bem diferente. Esteja certo disso.

        • luiz

          Isso é sabido, não há dúvidas.
          Mas, mesmo assim, entendo que não precisa dizer que não saiu decepcionado.
          Vamos torcer para surtir efeito.
          Obrigado pela sua atenção.

  • Rodrigo

    O jogo mais importante para o futuro do Fluminense essa semana é… HOJE.
    E nem estaremos em campo: é o do Botafogo.
    Se eles passarem pelo Grêmio, ficam a dois confrontos de conquistar a Libertadores.

    E o Flu, além de ser o único grande q jogou a 3a divisão, passará a ser tbm o único sem Libertadores.

    Infelizmente, todo mundo hj com a bunda no sofá torcendo pelo Grêmio do Renato Gaúcho (q ironia).

    • Davi Carvalho

      Questão de ordem, Vasco jogou a terceirona do carioca.

    • Armando Castanheira

      Acho que vou torcer contra o Bota, mas vejo uma vantagem no título do foguinho. A torcida não vai mais aceitar Léos Pelés, Renatos Chaves e outros. Os presidentes TERÃO que montar times decentes pra finalmente vencermos nossa Libertadores e emplacarmos um bi.

      • Davi Carvalho

        Pensei a mesma coisa.
        Uma libertadores do foguinho forçaria a gente a conquistar uma.

    • Lee

      hoje é quarta de final..faltarão 4 confrontos caso eles passem

      • Rodrigo

        4 jogos. 2 confrontos.

  • Fabio DB

    Precisamos ser práticos e objetivos. 5a feira é decisão.

    Não temos tempo de ficar passando a mão na cabeça ou segurando a mãozinha de algum jogador da base (ou outro de fora) que seja mimadinho até que a tremedeira dele passe no segundo tempo…. até lá o jogo já vai estar 3×0 LDU.

    Chega desse negócio de jogador medroso no FFC…. isso é coisa de time minúsculo. Nem de pequeno… de minúsculo…

    Então, que o Abel bote 11 em campo que vão encarar de frente sem medo do adversário (LDU)……… por sinal um time FRACO mas formado INTEGRALMENTE por dignos raçudos e apenas um atacante de qualidade (quase aposentado)….

    Vamos de igual pra igual com 11 raçudos (frescos NÃO) que VENCEREMOS.

    ST

    • Valmir Carvalho da Silva

      Concordo, Fábio. Por isso, espero que o Abel não abra mão da escalação do Sornoza como titular neste jogo. Nada de Pedro. Também colocaria Reginaldo no lugar do fraquíssimo Nogueira. ST.

      • eduardo garcia lopes

        Sornoza não jogou contra o cap para jogar amanhã/ acho que vai iniciar jogando

        • Sylvio Montenegro

          Mas Sornoza precisa de ritmo de jogo.

  • Daniel Bastos

    VEndo a atual situação, vejo possivel a volta de Pierre e GUm para encascorar o time.

    A que ponta chegou…

    • Claudio Souza

      Com Pierre, terrenos dezenas de faltas na entrada da área, muitos cartões amarelos e suspensões, já que não consegue mais, por conta da idade, marcar sem ser faltoso.

      Com Gum, chutões para as laterais na saída de bola e desespero no mano a mano com os atacantes.

      O passado tem de ficar onde está e não ser a solução dos problemas de hoje e amanhã. Temos que resolver nossas dificuldades olhando pra frente, ainda que o custo possa ser temporariamente alto.

      ST

  • Fabio DB

    A ruindade do Nogueira é consequência de uma máscara e irresponsabilidade imensa que pelo visto nunca foi questionada com o devido rigor. Gestores passam a mão na cabeça.
    ST

  • Danilo Soares Félix

    Parado. Custa caro. Seria uma rua de 1 km.

  • Danilo Soares Félix

    Sim, existe gestão de contratos. O perfil de contratações deste ano deixa muito claro que as coisas mudaram neste tópico.

  • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    Nossa realidade é muito dura.

    Minha preocupação é a Z4, Sula não estou ligando nada.

    Ficarmos na Série A é sobrevivência, este é o meu desejo. Série B é o inferno.

    • Fabio DB

      Falta é vergonha na cara nesse elenco. Técnica não devem a muitos elencos por ai.

      ST

  • vivianne

    Concordo q todos nós torcedores q tiverem condições tem q ir ao jogo contra o palmeiras e a todos os jogos em casa, nos momentos difíceis é q demonstramos nosso amor, isso é pelo nosso clube, mais sinceramente para esse time do fluminense nao faz a menor diferença o estádio lotado de tricolores ou vazio, eles nao se importam, indiscutivelmente esse é um dos piores times do fluminense, não tecnicamente, é evidente q tivemos times piores no quesito técnico, mais nos quesitos: vontade, luta,determinação, profissionalismo, dignidade perde para todos inclusive da década negra de 90.
    Esses jogadores são uma vergonha, nao sabem o q significa fluminense, nao tem respeito pela torcida.
    Cobro da direção, como já fiz em post anterior, mais esses sanguessugas nao fazem a parte dele, nunca vi um time do flu tao sem vontade.
    Se eu ganhasse na mega acumulada pagaria para o Flu se livrar de 70 por cento desse elenco isso pra ser boazinha.
    E para jogar no Flu tem q ser macho, nivel Felipe Melo, sinceramente esse time do Flu nao mete medo em ninguém, e isso nao tem nada haver com $, diretoria, é falta de vergonha desses jogadores bundoes q nós temos, junta-se a isto um departamento de futebol de dar sono, imaginem o torres com aquele ânimo cobrando os jogadores, os caras devem tirar um ronco quando ele fala, e o vice de futebol deve quase chorar reclamando da falta de $, se bobear deve passar sacolinha pedindo doação.
    P…, isso é fluminense c…, tem q cobrar esses jogadores, eles tem q honrar essa camisa, se nao fosse o Flu esses merdas estariam a maioria dentro de comunidade jogando na várzea.
    Desculpa o desabafo de torcedora, é q bateu um desânimo com os últimos acontecimentos e uma raiva da falta de vergonha desses jogadores de b…, perdão pelos palavrões e q se nao desabafasse iria explodir, minha pressão domingo foi a 16/10, quase fui ao pronto socorro,por causa desse time e nao ganho nada com isso, muito pelo contrário pago, contribuo com tudo q posso, ai vem um bando de jogadores q nao correm e ganham bem, um bando de diretores remunerados e bem q nao fazem p… nenhuma!!!
    Desculpem mais tinha q falar!!!

  • Paulo Dore Fernandes
  • Davi Carvalho

    Me chamou muito a atenção o Flu aparentemente ter boa bilheteria mas ter prejuízos elevados, o que mostra que o maracanã é caro e é um prejuízo enorme jogar lá atualmente por causa da odebrecht.
    Aí pergunto, porque não reformar Laranjeiras, que já é nossa, pra 25000 torcedores??? Lá teríamos lucro quase sempre, com um estádio novinho em folha aumentaríamos os associados, seria muito mais vantajoso.

  • Davi Carvalho

    Segundo o grupo político “tricolor de coração”, no apagar das luzes da gestão Peter, ele renovou o contrato com a equipe jurídica com uma multa rescisória milionária.
    Talvez seja por isso que não se tenha demitido a chefona da “equipe jurídica”.

    • Juliano F Pacheco

      Entao esta deveria pedir pra sair.

    • Danilo Soares Félix

      Roberta é funcionária do Flu desde a gestão Horcades. Na gestão Peter acumulou a função de CEO quando o Pedroso foi demitido, e por isso fez um segundo contrato. Com a contratação do novo CEO Marcos Vinícius na gestão Abad, Roberta voltou a ter apenas o contrato de gerente jurídica. É prestadora de serviços muito antiga no clube.

      Quanto ao grupo que perde todo o seu tempo apenas acusando os outros, o Ministério Público imputou a eles o indício de compra de votos na ata que homologou a eleição de 2016. Não fomos nós que escrevemos, foi o MP.

      No episódio do Levir, quem errou foi identificado e demitido. Simples. Me parece uma consequência natural das coisas. Mas para quem faz política de oposição nunca será suficiente.

      O torcedor tem que ficar atento.

  • Rodrigo

    Lamentável né? Tínhamos um contrato bom, mas eles choramingaram e o Flu, sempre o bucha da história, facilitou. Hj em dia temos q pôr 25 mil pra não ter preju. Mais uma trapalhada do presidente banana.

    • Jorge Eduardo

      Mais uma pisada gigantesca na bola do nosso ex-presidente filantropo, que entre uma filantropia e outra ferrou com as nossas finanças.

  • Fabio DB

    Botafogo perdeu mas merecem parabéns. Ninguém deu branco ou amarelou. Faltou um pouco de sorte no 1 tempo.

    Esse time esforçado deles mete uns 2 na LDU fácil só na base da luta.

    Vamos correr que nem homem que a gente ganha.

    ST

    • Mauro Carvalho – SP

      Torci muito para o Botafogo, que mostrou o que se pode fazer mesmo com um time limitado, lutou muito. ST

      • Fabio DB

        Exato Mauro.

        Eles tem algum refinado como Scarpa? Ou Sornoza? Habilidoso como W. Silva?. O..artilheiro do Brasil? não!!!

        Agora: tem frescura por lá…? também não.

        É simples… Falta fome..FOME. Como os irmãos tricolores já devem ter notado eu não aguento mais frescura e nem falta de raça… chega.

        ST

    • Claudio Souza

      O Tostão tem toda razão quando diz que a primeira coisa que o torcedor brasileiro faz quando o seu time perde é dizer que faltou garra, quando, na esmagadora maioria dos casos o que falta mesmo é organização e futebol. Com o atual time do Fluminense não é diferente.

      ST

      • Fabio DB

        Não posso concordar com essa afirmativa para o nosso time.

        Perdemos alguns e deixamos de ganhar diversos jogos por falta de intensidade (palavra da moda) no meio campo principalmente…. antigamente conhecida como falta de marcação e garra.

        Há outros problemas mas o que mais me irrita é esse. Ver jogadores “cercando” apenas e de longe um outro e achar natural é estar na época do Tostão.

        ST

  • Jorge Eduardo

    Aqui nos EUA passou o jogo do Santos contra o Barcelona de Quito, impressionante como o Barcelona jogou bem, não havia lance perdido e mesmo qdo ficaram com menos 1 faltando mais de 15 min de jogo, considerando o tempo extra, não se abalaram, controlaram o jogo e saíram classificados. Falta muita coisa ao nosso time, mas falta principalmente o que os equatorianos demonstraram hoje, raça, organização e velocidad. Não sei qual o nome do técnico nem da maioria dos jogadores, mas se tivéssemos o mínimo de condições financeiras, correria atrás do técnico e de alguns jogadores desse time… bastava nos livrarmos dos marajás que nem entram em campo.

    • ALEXANDRE MAGNO BARRETO BERWAN

      E diferente de nós em 2008 e 2009, não tiveram que enfrentar uma altitude desumana para a prática do futebol para quem vive a nível do mar, pois Guayaquil fica a nível do mar ou quase isso.

  • Mauro Carvalho – SP

    Vejam as consequências da FALTA DE DEFESA institucional nos bastidores:

    1 – O Site da Globo publica uma matéria com um viés de manchar a imagem do clube sobre a corrupção dos bombeiros, colocando a foto sugestiva com nossa bandeira

    “Investigação revela que Giulite foi liberado a jogos do Flu após propina a bombeiros
    Por GloboEsporte.com, Rio de Janeiro – Atualizado 12/09/2017 17h29”

    2 – Até agora o clube não trouxe à tona os fatos para provar que não fez nada, assim como em 2013 – agora olhem o que a flapress circula nas midias – uma camisa do nosso clube com o patrocínio dos Bombeiros.

    E NINGUÉM É ENQUADRADO, NOSSA IMAGEM VAI SENDO MASSACRADA https://uploads.disquscdn.com/images/f4f03d49d6ae1574112dd0aed2b0af7e1fbeec43fcf325efe124f90cebe78f08.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/14744aeb2b8d15ffb1c36b6f4ac2baf3861bc26a99b9cc62f0e03b20661bb30a.jpg

  • Mauro Carvalho – SP

    Mais uma dessa praga chamada Globo contra a imagem de nosso clube:

    Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona numa chamada de fora do estádio da LDU, mostram as placas que fazem referência às conquistas da Liberta 2008, Sula 2009, e REFORÇAM que os títulos foram conquistados sobre o Fluminense.

    ESSE É O TIPO DE COISA QUE SE HOUVESSE UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA NO CLUBE – JAMAIS ACONTECERIA.

    • Jorge Eduardo

      Esse LCJr não é tricolor nem aqui e nem na China.

      • Mauro Carvalho – SP

        Amigo, eu nunca ouço quando ele narra, faço o mesmo.
        Ontem ele e o Lédio falando das conquistas da LDU com aquele sorriso sarcástico deu raiva.
        ST

        • Jorge Eduardo

          A derrota nos pênaltis na LA foi uma das maiores injustiças e um dos maiores roubos que presenciei no futebol. Espero ainda ver o nosso time ser campeão e gostaria muito que fosse em cima deles na altitude.

          • Ricardo Ferreira

            Se o Abel demonstrar competência, temos chance.
            Lógico que os jogadores terão que fazer seu papel.
            Mas quem escala, como se sabe, quem substitui, quem treina, quem orienta, chama-se Abel Braga.

            Vamos torcer.

    • Ricardo Ferreira

      Enquanto eles tiverem audiência, gente assistindo, nada mudará.

      Eu penso que a medida mais eficaz contra essa turma é não dar cartaz a eles.

      Fora desta utopia, já que parece que a maioria não age dessa forma, o jeito é fazer um trabalho de aproximação com estes profissionais, mas também responder adequadamente, no tempo certo.

    • Claudio Souza

      A assessoria faria o quê? Os proibiria de dizer a verdade?

      ST

  • Sylvio Montenegro

    Peter é o responsável por essa merda, apoiado pela Flusócio, que falava em “relação ganha x ganha”. E no fim das contas ficamos como o português na suruba.

    Se tirassem aqueles “orientadores” desnecessários e os inúteis da Sunset, já dava uma economizada boa. O cara que aluga as grades labirínticas também é dispensável.

    • Rodrigo Baroni

      O Flu precisa se virar e re-refazer este contrato pra ontem, ou brigar na justiça para alterar o pacto q hoje vigora.
      E só para exemplificar, numa visitação às obras do CT Flu Barra, o PA disse que ele paga/pagava metade do q a Odebrecht paga para fazer manutenção de gramado, e pagava 1/3 de diária de seguranças, do q a Odebrecht paga.
      É óbvio q a manutenção da arena Odebrecht/Sergio cabral deve ser cara, mas com certeza os custos dela são muito majorados pela gestão corruta desta gente imunda… E o Flu, e quem joga lá, pagam o pato… E o mais prejudicado somos nós, q não possuímos estádio próprio…
      A Odebrecht alimenta as empresas amigas dela com nossa grana…

    • Danilo Soares Félix

      Que bizarro. O contrato EXCELENTE de 35 anos que o Flu possui com o Consórcio e está em plena vigência foi alterado de forma “estranha” pelo TJ, fazendo fazer valer por liminar um termo aditivo que tinha prazo determinado de 2 jogos. Mas a culpa é do “Peter apoiado pela Flusócio”.

      http://www.lance.com.br/fluminense/contrato-original-entre-maraca-flu-fica-sem-efeito-aditivo-que-vale.html

      • Jorge Eduardo

        Pois é, mas o que sai na imprensa não menciona isso… por que o Flu não divulga parte desse aditivo na imprensa enfatizando essas datas para botar pressão na justiça… pelo escrito abaixo o Peter assinou um aditivo por livre e espontânea vontade, se não foi isso, valeria a pena divulgar… pois pegou muito mal para ele…

        “desembargador Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto, a definição foi fazer vigente, até alteração na relação Governo do Rio x Concessionária x clubes, um aditivo assinado pelo Flu com a gestão do Maracanã. Sendo assim, pelo entendimento do desembargador, não será exigido da administração do estádio o cumprimento do acordo como está nos moldes iniciais, como pretendia o clube.”

  • Ricardo Ferreira

    https://uploads.disquscdn.com/images/33b62eb76cadd59f814c0eee777c995fe2b2d48dba76004d97a64dad9f158187.jpg

    Faz parte da brincadeira.

    Outra coisa.

    Vejo muita gente elogiando o esforçado time do bostafogo.

    Eu entendo que exercer uma profissão com dignidade, com dedicação, com empenho, é obrigação. Sobretudo se estão presentes as condições, os fatores para tal.

    Entretanto isto não basta. Tem que saber fazer, e bem.

    Talento é indispensável, insubstituível.

    Basta de se endeusar a mediocridade.

  • Jorge Eduardo

    Ele além de dar uma chamada tem que barrar alguns jogadores.

  • Rodrigo Baroni

    kkkkkkkk
    Vc também, Aluísio !!!!
    Assim como todos aqui tb são !!!!! Abraços e ST.

  • Armando Castanheira

    Ano passado olhamos o Del Valle, pra ano que vem vamos olhar o Barcelona. Todos os clubes vão olhar o Barcelona e os melhores virão pra quem tem mais dinheiro. Nos falta é planejamento e investimentos pra observar e colher relatórios antes do clube “aparecer”. Estratégia!

    • vivianne

      Mais nao foi contratado um pessoa para essa função?

      • Armando Castanheira

        Uma pessoa é muito pouco

    • Claudio Souza

      Peter tinha dinheiro à disposição. Só de luvas da Globo, 40 milhões.
      Assim, pôde ir ao Del Valle e comprometer quase metade com Sornoza e Orejuela.

      Com que dinheiro faríamos a mesma coisa no Barcelona, se nos tem faltado grana até para quitar salários?

      ST

  • Willy H

    O que dá pra perceber com essas eliminações na LA e na Sul-Americana é como o futebol brasileiro é caro e de qualidade duvidosa.
    Nossos jogadores acham que são o supra sumo, mas não tem aquela centelha da competitividade, aquela vontade de ganhar tudo.A continuar assim, sei não, acho que vai acabar.
    Hoje, será com sofrimento. Muito! Mas vamos passar.

    • Claudio Souza

      Não acho que seja falta de garra.

      Os times dos demais países da América do Sul sabem jogar essas copas com mais frieza.

      Montam esquemas defensivos sólidos e jogam por uma bola.

      Aproveitam-de de elementos extra-campo tais como altitude e ambiente hostil nos estádios, além de normalmente serem beneficiados pela arbitragem.

      Talvez haja uma certa soberba dos nossos jogadores, mas acho que isso não influencia tanto, hoje em dia

      ST

  • Marlon Tavares

    Realmente Viviane, foi um ótimo trabalho do departamento de futebol do botafogo, fez muito com pouco. Não chamaria o Alexandre Torres de estagiário, mas o Antônio Lopes realmente é muito mais experiente pela idade e por ter sido treinador, fora o fato do Alexandre ter menos de um ano de trabalho enquanto o A.Lopes está a mais de 3 anos se não me engano, não foi um trabalho de curto prazo se é que me entende.

  • Danilo Soares Félix

    O Presidente Abad em pessoa botou a cara num vídeo, exigiu respeito ao clube e a apresentação de provas. Depois disso o assunto morreu na mídia. Acho que o Flu fez o que estava a seu alcance. Na sequência a torcida deveria ajudar repudiando nas redes sociais os veículos que tentam tripudiar sobre nossa imagem. Isso ajuda bastante.

    • luiz

      Obrigado pela atenção.

  • Danilo Soares Félix

    É aberto a todos. A CBF agora só permite a entrada de 1 mascote por atleta. Há uma fila de espera. Basta o responsável enviar email para mascotes@fluminense.com.br com os dados da criança e aguardar as instruções. Meu filho demorou 3 meses pra ser chamado em 2015.

    Esse papo de “possuem relação com algum associado, entram por amizade” é que chateia bastante. Antes de vir a resposta, já vem a acusação.

    • Juliano F Pacheco

      Tá escaldado mesmo heim… e pra dizer que foi atacado ou que texto é injusto até o que eu escrevi você mudou, sequer observou o ponto de interrogação, que pressupõe uma dúvida, indagação, um questionamento.

      Minha observação foi tão e somente devido a pouca divulgação/exploração da ação com as crianças, ou você acha que o torcedor conhece este procedimento de enviar email para mascotes@fluminense.com.br ?

      Leia novamente:

      Possuem relação com algum associado, pertencem ao projeto guerreirinhos, entram por amizade, são de escolas públicas?

      Desarme-se, meu camarada tricolor.

  • Danilo Soares Félix

    Isso não vai ter. Grátis é a criança. O responsável tem que pagar ingresso como qualquer torcedor e ir no setor indicado pelo FFC, para levar a criança e buscá-la após entrar em campo.

    Eu particularmente repudio todas as propostas que envolvam o clube subsidiar ou oferecer gratuidades. Custos do Maracanã são altíssimos e o Flu já pratica um dos menores tickets médios do país.

  • Armando Castanheira

    Vc tem duas maneiras de montar elenco: uma, usando somente jogadores de nível médio e baixo. Cuja folha se enquadre nas receitas fixas. 100% de austeridade.
    A outra é trabalhar mais, muito mais. Pra fazer planejamento de investimentos, retornos, etc, de modo a investir em elenco mais qualificado projetando novas receitas. Se montar belo time, com faturamento previsto alcançado, podemos ganhar títulos e ainda continuar com austeridade financeira.

  • Claudio Souza

    Queria ter todas essas certezas, pra poder vir às redes sociais e escrever assim, como alguém que frequenta o dia a dia do CT, os vestiários, as preleções (do Fluminense e do Botafogo também!!!!).

    ST

  • Claudio Souza

    Ainda teve tricolor torcendo pro eles!

    ST

  • Mário RJ

    Ótimas observações, Luiz.

  • Valmir Carvalho da Silva

    Concordo 100%, Alexandre. Buátafogo se aliou a essa federação nefasta. Que suma do mapa.

  • Danilo Soares Félix

    Mas quem está culpando a torcida? Ela é soberana. Não quer ir aos jogos ou se associar? Ok, temos que respeitar.

    Mas a consequência mais clara disso é que seremos mais fracos financeiramente que nossos concorrentes que possuem torcidas mais mobilizadas. E consequentemente teremos mais dificuldades para sermos competitivos. Lamento que isso não seja óbvio pra você.

    O trabalho que você cobra aí no texto está a todo vapor.

  • Danilo Soares Félix

    Já expliquei acima. Por favor não escreva aqui como se textos de grupo de oposição fossem verdade absoluta. Isso é desnecessário.

  • Jorge Eduardo

    Atlanta

  • Jorge Eduardo

    Concordo. Falta tbm cobrar mais desses caras.

  • Fabio DB

    Meu Deus ninguém vê que o Wellington Silva está jogando contra!!!!!!!!!!!!!!

  • Sergio Binda

    Pedro no lugar do Peu porque a bola não chega na área da LDU. Não entendi a substituição????!!!!!

    Enquanto isto a defesa falhando pra kct e estamos jogando sem meia armador pois o Sornoza está no Banco.

    Tira o tubo…

    St

  • Fernando Ventura Jr.

    Técnico que vê Wendel e Scarpa abusando da individualidade e não usa o Sonorza está pedindo para ser eliminado e ele próprio ser demitido. Ainda acredito que possamos avançar porque um gol já nos coloca em vantagem novamente.

    • Jorge Eduardo

      Eu não acredito em mais nada, time inofensivo, o Sornoza no banco… a substituição do têcnico deles ganhou o jogo as nossas pioraram bastante o time.

  • Jorge Eduardo

    Time entregue, pqp erra quase todos os passes e a defesa é uma peneira… as substituições são erradas… cadê o Sornoza?

  • Sergio Binda

    Para quem acha que o Fluminense não está pior por causa do Abel, é só ver o time que ele entrou e as substituições que ele fez. Agora temos uma substituição pra fazer. Ou Sornoza ou Robinho… mas é capaz de ele colocar o Marcos Júnior ou o Renato.

    Bem vamos brigar pelos 47 pontos no brasileiro.

    ST

    • Fernando Ventura Jr.

      Quando o Abel sofreu a perda do filho, deveria ter tirado uma licença, com o Leomir assumindo. Agora não vejo outra possibilidade que não a demissão dele.

  • Fernando Ventura Jr.

    Lembro que falaram que era melhor o Leo que o Marlon porque ganhava defensivamente. Piada, né?

    • Jorge Eduardo

      Hoje foi, mas o Marlon é outra M.

    • Sergio Binda

      Qualquer lateral esquerdo vai ter sérios problemas pois nossos volantes não são treinados a cobrir ninguém…

      Isto chama – se treinamento, ou melhor, falta de…

      St

  • Fernando Ventura Jr.

    Wendel quer resolver tudo sozinho. Tinha que alguém dar um esporro nele: “Você não é Pelé, moleque. Passa essa @orra de bola. Futebol é um esporte coletivo”.

  • Fernando Ventura Jr.

    Wendel, Scarpa e WS podem fazer a diferença com um técnico que saiba cobrar, orientar e não com o Abel. Parece que ele tem medo de impor disciplina na garotada.

  • Fernando Ventura Jr.

    É capaz de findo o jogo com a nossa possível eliminação e o Abel tecer loas ao Barco, a quem ele havia indicado no início do ano.

  • Sergio Binda

    O Abel tem de ser cobrado e responsabilizado por esta derrota. Morremos como o Sornoza no Banco????

    • Fernando Ventura Jr.

      Deveria haver demissão por justa causa no futebol. O técnico que apresenta esse desempenho em um ano que pegou o time desde o início. Não tem esquema, não tem… NEEEEEEEEENNNNNNNNNSEEEEEEEE! Estamos classificados! Hahhahahahah!

  • Jorge Eduardo

    PQP não acreditava mais… agora o jogo tem q acabar

    • Fernando Ventura Jr.

      Não invalida nada do que dizemos. O Abel tem que ser cobrado. Os jogadores tem que ser cobrados.

      • Jorge Eduardo

        Concordo 100%, erramos tudo que podíamos ter errado e demos muita sorte. De qq maneira eliminar a LDU é muito bom. Ganhar dos Flavecos será muito difícil e bastante improvável, mas estamos na próxima… que escale o Sornoza desde o início contra o Palmeiras e dê uma bronca federal nessa defesa e em vários jogadores… bem verdade q jogamos com 8 de Xerém…

      • Davi Carvalho

        Verdade, hoje achamos o gol, mais um pouco nosso técnico nos tiraria da sulamericana.
        Escalou mal e substituiu pessimamente.
        Esperamos algo novo e melhor contra o palmeiras.

  • Sergio Binda

    Nos classificamos apesar do Abel.

    É um absurdo terminarmos o jogo com o Sornoza no banco.

    Abel é limitadíssimo…

    ST

    • Gustavo

      Voto com o relator!

    • Fernando Ventura Jr.

      A despeito de perdas durante o ano, com as contusões e as negociações de jogadores, não se justifica o time perder padrão de jogo e o técnico ficar refém de jogadores individualistas. É pensar em um novo comandante com calma e fazer um planejamento sério e profissional. Eu gostaria do Mano Menezes, Jorginho ou Roger Machado. Já tentamos com tanta gente.

  • Fabio DB

    Apesar da desastrosa escalação do Abel, João de Deus resolveu entrar em campo.
    À bênção.
    ST

    • Gustavo

      Participo aqui do fórum mais lendo. Concordo com a maioria de suas opiniões. Sempre lúcidas e desprovidas de excessivos vícios passionais ( se isso é possível ). Apesar de respeitar, sempre, pensamentos divergentes, é bom concordar com irmãos tricolores.

      ST

    • Marcelo Tricolor

      Que desastrosa????
      Porra,
      O primeiro tempo foi nosso.
      Olha pro banco,
      Olha pro elenco.

      • Armando Castanheira

        Peraí…os primeiros 5min foram nossos….apenas isso.

  • Aluisio Silva

    INACREDITÁVEL!!!
    Depois de um jogo horrível, a sorte sorriu e um gol besta no fim nos salvou.

    Tô ficando velho prá essas coisas… caramba!!

    Tomara que essa façanha signifique nossa VIRADA!

    Dá-lhe Fluzão!!!

  • eduardo garcia lopes

    Obrigado Pedro QUEIXADA; voce salvou meu aniversário/ 64 anos de FLU

    ldu VAI tomá no C´´

  • LuizCarlos De Souza Junior

    Só tenho uma coisa a dizer:
    PQP!!! Nense!!!
    PQP!!! Nense!!!

    • Aluisio Silva

      Quem disse que Luiz Carlos Jr. não é tricolor???
      Olha ele aí… rssss

      Temos de reconhecer, o narrador gritou bonito no gol do Flu!!

      • LuizCarlos De Souza Junior

        Deus me livre, não sou esse maldito do Sportv não…

  • eduardo garcia lopes

    ´Sornoza já/ WS -banco- para entrar no 2 tempo e olhe lá

  • Igor Carvalho

    No jogo que merecíamos levar, perdemos. Hoje, não merecíamos, levamos.
    O que é o futebol…

  • andre fahr

    Ufa!
    Apesar das trapalhadas do Abel nos classificamos. Mesmo gostando do Abelão não consigo entender a resistência que ele tem à substituir os jogadores, o Léo e o Wellington foram patéticos hoje e mesmo assim o último só saiu aos 25 do 2º tempo. Na europa pelo menos um deles já sairia no 1º tempo.
    Estou feliz pela classificação mas a performace foi, como sempre, péssima. Desempenho ruim em todos os setores. Espero que contra o Flamengo seja bem diferente, pois odiaria presenciar um vexame.

    Uma curiosidade… se o Fluminense fizesse esse mesmo jogo contra o River vocês acham que terminaria quanto?

    • Aluisio Silva

      uns seis, no máximo sete

  • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    Que sofrimento jogo do FFC !!

    Um bando, sem comando !!

    Parece time de várzea, uma coisa triste de se ver !!

    Ainda bem, que João de Deus, deu o ar da graça !! Ave FFC !!

  • Rodrigo Costa

    Vamos festejar a vitória, mas sejamos realistas.
    Comentário abaixo foi extraído de algum lugar ”

    ” Parabéns ao time! Abel deu um verdadeiro nó tático no FORTÍSSIMO time da LDU. Zaga muito bem. Wellington silva deu show. Excelente decisão de deixar o Sornoza e o Reginaldo no Banco.Orejuela um leão em campo. Nogueira muito bem, não teve culpa nenhuma no gol do Barcos.Vamos atropelar o Flamengo!”

  • Gustavo

    Agora companheiros, é contra o time da globo… não será fácil, mas eles sempre tremem. A arbitragem de fora, a princípio, tende a ser isenta. Aí meus queridos, eles sempre tomam!!!!

  • Rodrigo Costa

    Jogo sofrível, coração saindo pela boca, adrenalina altíssima. E o Pedro e o Nogueira me fazendo aquela dancinha ridícula, como se tivessem jogando uma pelada de domingo a tarde.

    • Aluisio Silva

      rapaz
      se eu sou presidente chamava nos dois na chincha
      que ridículo!

    • andre fahr

      Esses moleques se acham.
      O Nogueira só faz merda e mesmo assim se sente o xerifão da zaga.

  • Mauro Carvalho – SP

    Imprensa GLOBurro-Negra CALADA!
    Molecada de Xerém calou vocês!

    Abel, Abel, Abel, vc fez tudo errado. Mas Deus te ajudou com o Pedro.

    • Marcelo Tricolor

      É.
      O cara foi campeão do mundo na sorte.
      Menos…

      • Davi Carvalho

        Não, ele ganhou porque tinha um time melhor e escalava melhor.
        Hoje a equipe é pior e ele contribui escalando quem tá em má fase, em detrimento de jogadores melhores, como Robinho e Sornoza.

  • Cesar Moreira

    Se pegar o Flamengo com:
    .Nogueira em campo
    .Wellington em campo
    .Sornoza no banco
    Vamos ser massacrados!!!

    Desde que o Rueda assumiu o Flamengo o time ficou muito mais incisivo. Se o time ficar atrás, com o Sornoza no banco ficamos sem meio-campo e sem ligação. Ficamos depositando as esperanças nas arrancadas do WS que já não acontecem mais. E tomar pressão com Nogueira…
    Não to nem preocupado com eliminação, to preocupado com um esculacho.
    E outra coisa: Postura!!!

    Coloca o Reginaldo em campo, Léo (apesar do que jogou hj ainda prefiro ele ao Marlon, que foi mais uma brilhante contratação dessa diretoria) e o Sornoza no lugar do WS. Joga no 4-3-2-1, com as linhas do meio sendo Douglas-Orejuela-Wendel, Scarpa-Sornoza na transição e Henrique no ataque. O time fica muito mais equilibrado. Com o meio fechado e povoado, e com alternativas pra saída.

    Sei que estou escrevendo à toa, que o Abel não vai fazer nada disso, mas…

  • Mauro Carvalho – SP

    Flapress…enfiem os memes que o Globoesporte já estava preparando nos seus LDUs…

    • Aluisio Silva

      KKKKKKKKKK
      vc é f.

  • Marcelo Tricolor

    T Rex
    Lucas
    Nogueira ???
    Frazan👍
    Léo Pelé ???
    Douglas 👍👎🏻
    Orejuela ???
    Wendel 👍
    Scarpa👻
    WS👎🏻
    Peu👍👎🏻

    Esse é o time que eliminou a LDU e acabou com um fantasma.

    E vcs querem cornetar o Abel?

    PQP.

    Como eu avisei.

    SOMOS O FLUMINENSE!

    Obs: DEIXA EU BEBER EM PAZ!

    • Davi Carvalho

      Eles se escalaram ou o Abel que escalou???
      Culpa do treinador sim que mais uma vez colocou os piores.

  • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    Obrigado Gravatinha !!

    • Marcelo Tricolor

      São Gabiru!

    • Deise Fayer

      Boa, Paulo! 😬 Só o sobrenatural de Almeida pra ajudar esse time… Jesus

      • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

        Deise, o Sobrenatural de Almeida é a assombração, o Gravatinha é o camarada e do bem !!

        São “antagônicos” !!

        • Deise Fayer

          Aff, falha nossa!

  • Marcelo Tricolor

    Pqp!
    Vamos beber!
    Comemorar!
    Vão transar com suas mulheres!

    LDU, VTNC!
    Urubu, VTNC!

  • Sergio Binda

    Caro tricolor… na realidade já fomos longe. Era pra termos saído hoje.

    ST

  • andre fahr

    O que mais me irrita é a demora na hora de substituir, o Léo e o Wellington foram patéticos hoje, ridículos. Na minha visão pelo menos um deveria sair no intervalo.

  • Alexandre Said Delvaux

    Não estou comemorando nada, até porque não há o que comemorar, mas para quem estava “virtualmente” eliminado…começaram a anunciar a derrota para o crf…Falar o quê!?!

    • Marcelo Tricolor

      Sacanagem.

    • Cesar Moreira

      Alexandre, a LDU está brigando pra não cair no equatoriano, e mesmo assim entrou como quis na área do Fluminense.
      No domingo passado Nogueira entregou dois gols.
      Sou tão Tricolor quanto todos aqui, e quero muito voltar a comemorar títulos, mas precisamos enxergar as coisas.
      O Rueda arrumou o time do Flamengo e se não mudarmos nada acho que seremos massacrados.
      Mas existe a possibilidade de alguém chegar no Abel, mostrar o que a maioria da torcida está falando. Não precisa muito. Troca o Nogueira pelo Reginaldo. Coloca o Sornoza no lugar do WS e volta com o Dourado, já anima bastante. Pode colocar o Robinho no lugar do WS e colocar o Sornoza no meio? Pode.
      O que não pode é jogar todo atrás com uma defesa tendo Lucas-Nogueira-Frazan-Léo.

  • Fabio DB

    Pelo amor de Deus….. deixar Robinho, Sornoza e Reginaldo no Banco é loucura múltipla.

    ST

  • Sergio Binda

    Abel meu querido, apesar de você cagar para o que se fala por aqui, gostaria de dar algumas dicas, apesar de não ganhar um décimo do que você fatura no Flu, a saber:

    – Tire o Nogueira e coloque o Reginaldo. O Nogueira conseguiu tomar um gol do Barcos penetrando pelas suas costas.

    – Monte o meio com Douglas, Wendel, Sornoza e Scarpa.

    – Na frente é Robinho e Dourado.

    Quando o Henrique voltar, sai o Frazan.

    Contra o clube de remo você pode pensar em retirar o Robinho e colocar o Marlon Freitas plantado, o Douglas e o Wendel indo e voltando pelos lados com Scarpa e Sornoza flutuando atras do Dourado. Por sinal foi uma brilhante sugestão dada por um nobre tricolor logo abaixo. Quem não povoa o meio e joga compacto se finde no futebol de hoje.

    Você tem time pra fazer muito melhor do que está fazendo. É um escárnio 33% de aproveitamento no segundo turno do Brasileiro e muito da responsabilidade é sua.

    Se entrar do jeito que entramos hoje contra o Palmeiras tomaremos um pau histórico pois os caras voltaram a jogar com intensidade e não vamos aguentar a pressão.

    ST

    • Fabio DB

      Coincidentemente falei quase a mesma coisa acima….rsrsr
      ST

    • Mauro Carvalho – SP

      Clap, clap, clap, clap, clap.
      100 % contigo, Binda.
      SE O ABEL OUVIR 70% DISSO, A MELHORA É DA ÁGUA PARA O VINHO.
      Abraço, meu amigo !!

      • Sergio Binda

        Abraço Milton!!!

        St

    • Davi Carvalho

      Se for com Robinho, Reginaldo e Sornoza, ganharemos.

  • José Alberto Bernardes

    Essa Vitória foi como ir pra cama com mulher feia….Sem tesão….O que foi a dança do Pedro e Nogueira?Uma das coisas mais bizarras que já vi….Pelo menos vou encher o saco de flamenguistas até o dia do jogo….

    • Claudio Souza

      Pensei que apenas eu tinha achado aquilo ridículo.

      Um dos piores zagueiros que já vi o Fluminense formar e um centroavante sem velocidade, que não sabe cabecear e que não tem a menor garra, fazendo uma dançazinha escrota.

      Principalmente o primeiro, deveria ter fugido das câmeras e se escondido, pra gente não ter que lembrar das merdas que ele fez em campo.

      ST

  • Paulo Dore Fernandes

    Volto a perguntar, já que censuraram minha primeira mensagem : o que houve com Wellington Silva ? Esse rapaz tem se arrastado em campo.

  • Daniel Bastos

    E não é que a sorte voltou a acompanhar o burro….
    Que milagre.

  • cydar60

    Eliminar a LDU em plena cidade de Quito não tem preço.
    Livramo-nos de humilhações e azares do passado e acredito que agora o time vai recuperar a confiança e voltar a jogar bem.
    Que venha a mulambada!

    ST

  • Fabio DB

    A verdade é que foi uma vitória que pode dar novo rumo ao ano.
    Importantíssima.

    ——-

    Abel meu querido: coloque Robinho, Sornoza e Reginaldo para jogar.
    Você é um cara fantástico, correto, vencedor…. então seja justo novamente… bote os melhores para jogar. Só isso. No mínimo 2 dos 3 acima tem que jogar.

    ST

  • LuizCarlos De Souza Junior

    É mascarado…

  • Willy H

    Boa Fluzão!Obrigado! Sai do trabalho e, no busão, comecei a seguir o segundo tempo do jogo, no Twitter do Flu, que agonia que dá.Depois do de um lance do Wendell, aos 39, desliguei o cel. Fechei os olhos e fiz uma prece pra João de Deus! Um gol! Um só! Não liguei mais o cel, só quando cheguei em casa e quando vi aquele gol no twitter quase chorei. Estou aqui comemorando com uma gelada. Façam o mesmo.

  • Mauro Carvalho – SP

    COMO UM TIME GRANDE DEVE FAZER:

    RIVER PLATE 8 X 0 WILSTERMANN….

    • Sylvio Montenegro

      Que é o que deveríamos ter feito em 2008. Mas o churrasqueiro achou que não devíamos forçar porque já estávamos garantidos nos pênaltis.

  • Sergio Binda

    Queria falar mais uma coisa. Entendo as criticas e restrições ao Pedro, mas um jogador com a idade dele e pouquíssimos jogos no profissional já ter balançado as redes 6 vezes deve ser observado com carinho.

    O Marlon apesar de ser um zagueiro técnico, jogou muitíssimas vezes em nosso time e não fez um gol sequer nos profissionais.

    O Robinho quer vencer. Está soltando fogo pelas narinas. Só isto justifica ele barrar o Wellington Silva.

    ST

    • Fabio DB

      Wellington Silva está “pedindo” para ser barrado. Nem ele acredita como ainda está no time titular. A maior decepção atual do elenco, Eu considero esse jogador com potencial de craque. Mas a realidade precisa ser encarada. BANCO!
      ST

      • Ciro Guilherme Brandão

        A inoperância de W. Silva no setor ofensivo, mas na defesa ele tá ajudando muito mais, reparei que o Abel inverteu tirou o Scarpa mais da marcação e colocou W. Silva para suprir o que talvez pode refletir no baixo rendimento ofensivo dele.
        Saudações Tricolores.

  • Ricardo Ferreira

    As mesmas trapalhadas, a confusão tática costumeira, a
    fragilidade defensiva escancarada, escalação que eu, na
    minha santa ignorância, não compreendo, um bando que pouco
    agride o adversário, carências individuais…mas,

    NNEEEEEE E EEEENNNNNNNNNNNSSSSSSSSSSSSEEE EEEEEEEEEE!!!!

    Eliminamos a perebada de lá! Lá!

    Dane-se o mundo que eu não me chamo Raimundo!

    Vamos fatiar o porco!

  • Ricardo Ferreira

    Foi isso aí. Perdemos, mas vencemos!

    https://www.youtube.com/watch?v=ZvTu9oMpo6I

  • Ricardo Ferreira

    A cada jogo do Fluminense firmo uma convicção.

    Nas mãos do louco Abel fica difícil analisar os jogadores. Ele impõe uma
    tal confusão, um caos, uma desordem, com suas incoerências, com suas
    teimosias estúpidas, com decisões obscuras, que eu imagino que os
    jogadores ficam até perdidos, alguns insatisfeitos. Eu penso que Abel
    Braga potencializa possíveis carências, e impede que determinados
    atletas produzam mais.

    São Gabiru! Olhai por nós!

  • Danilo Soares Félix

    Abad é um grande amigo de arquibancada. Sempre esteve presente conosco na saúde e na doença. A emoção dele ontem me representa, pois esses malditos da LDU estavam engasgados na alma tricolor.

    https://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/emocao-de-abad-leo-carregado-e-uniao-reforcada-os-bastidores-da-festa-do-flu.ghtml

    Mas temos hoje uma parte da oposição que passa recibo se rasgando de ódio nas redes mesmo após as grandes alegrias do Flu. Isso é muito triste.

    Torcedor que por politicagem se incomoda com uma classificação na bacia das almas contra um time odiado não merece respeito.

    • Claudio Souza

      Tenho sentimentos contraditórios em relação a essa classificação. Um misto de alegria e decepção. Alegria por ter despachado a nojenta da LDU na casa dela, da forma como foi, com a torcida já cantando vitória. Decepção pela bagunça que vi em campo, pelo desperdício de um bom grupo de jogadores nas mãos de um boleiro teimoso e limitado.

      Sinceramente, não estou nem um pouco animado com as nossas possibilidades no enfrentamento com a Carniça. Podemos vencer ? Claro, clássico é clássico, o futebol é um esporte imprevisível e em torneio mata-mata o imponderável costuma ter um papel decisivo, mas nosso time é um bando, escalado com alguns jogadores-chave fora das posições onde rendem melhor e com outros que, ou não estão querendo nada com a hora do Brasil, ou não têm condições de vestir a nossa camisa. Tudo isso, com opções melhores no banco.

      Por tudo isso, ainda vou mais longe : temo pelo nosso destino no que resta de campeonato brasileiro.

      Confio que a linha de trabalho adotada pela diretoria nas áreas administrativas é a correta, assim como estou certo de que se faz no futebol é o possível, mas com Abel não iremos longe.

      Não acho que ele deva ser defenestrado agora. Temos que ir com ele até o fim, até porque não acho que tenha acontecido ainda o pior, que seria a perda do grupo, mas 2018 precisa de um treinador com idéias arejadas, modernas e, principalmente, com capacidade de montar uma equipe organizada, com alternativas táticas e que jogue um futebol compacto e intenso.

      Temo que o clube possa se tornar refém dele por gratidão, pela identificação com o clube e pela coragem de assumir um trabalho de alto risco como esse que está em curso, mas até que ponto se conseguirá fazer vista grossa à incompetência ?

      ST

    • Jorge Coutinho

      Não tinha lido a materia.
      Sensacional.

  • Nerval Antonio Goulart

    Esse time da LDU é uma piada. Não dá para servir de parâmetro! Como todos já convencionamos, as entradas de Reginaldo, Sormoza e Robinho, são essenciais e urgentes para se ter alguma esperança de dias melhores. Todas as chances foram dadas a Wellington Silva, agora é banco. A fila anda e não se pode arriscar o futuro do Fluminense por gostos de um treinador teimoso e desatualizado. Se o Abel não quer ouvir a voz da razão que seja trocado por um treinador mais novo e que enxergue o óbvio ululante.
    ST

  • Sylvio Montenegro

    Valeu muito pela eliminação da LDU em casa com gol no finalzinho da partida. Fico feliz por isso!

    Mas como gostaria que o Fluminense tivesse feito um jogo minimamente razoável, a sensação seria muito melhor.

    Estava trabalhando e não vi a partida. Fui assistir aos melhores momentos e não vi o Fluminense. O que será que aconteceu do início do ano para cá?

    Em que momento e aonde perdemos aquele futebol que enchia os olhos do torcedor?

    • Claudio Souza

      Ainda bem que você não viu. Foi um show de horrores com um espasmo de alegria com o gol que a sorte imerecidamente nos concedeu.

      ST

    • Danilo Soares Félix

      O jogo foi deprimente porque as condições físicas lá são desiguais. Léo acabou o jogo sem conseguir respirar direito com balão de oxigênio. Outros jogadores idem. Conseguimos um gol na bacia das almas por conta da luta destes meninos e na força da nossa camisa. Concordo que houve falhas na escalação e substituição, mas o nosso treinador tem sim muita estrela. Ainda bem.

      A mesma sorte que nos brindou ontem faltou nos empates em cima da hora contra Vitória, Fla, Bahia e na derrota para o Vasco. Com estes pontos a mais estaríamos no G6.

  • Sylvio Montenegro

    Concordo plenamente, um jogo nosso o outro deles. Eles não são maioria porque a torcida deles é maior, como quer fazer crer a flapress, eles são maioria por conta da violência e da intimidação.

    Sem essa de tradição, se tradição tiver que ser considerada, tem que mudar de lado da arquibancada com o vasco.

  • Pedro Faerstein

    Abelanta forever!!

  • Jorge Eduardo

    Perfeito se não usarmos o CT para treinamento integral vai ficar difícil acertar todos esses erros com treinos de poucas horas.

  • Rodrigo

    Perfeito.

  • Jorge Eduardo

    Perdemos e nos classificamos num lance de sorte que finalmente soprou a nosso favor. Gostei muito da eliminação da LDU, mas não consigo me empolgar pois o futebol apresentado foi péssimo. Agora é virar a chave e focar no Brasileiro pois estamos numa situação bem complicada, o time no pior momento do ano e apenas a 4 pontos do Z4.

    Somos um time praticamente inofensivo no ataque e temos uma defesa muito fraca, fazemos poucas jogadas, chutamos pouco e os nossos últimos 3 gols vieram de bolas paradas. Para voltar a vencer e para ter alguma esperança de disputar o título temos que melhorar muito, fechar a nossa defesa e melhorar o nosso ataque… só com muito treino e mudança de algumas peças no time titular… o futebol prega muitas surpresas, saímos tristes e revoltados ao perder a LA 2008, que se não fosse aquele juiz ladrão era para estar com a gente, e nos classificamos agora quando não merecíamos… para os mais antigos, teve um dia que o Parraro pegou a bola e driblou uns 5 ou 6 e fez um golaço, depois nunca mais fez nada e sumiu do futebol… precisamos que esse espírito do Parraro naquele jogo incorpore no nosso time nos jogos que faltam para sermos campeões da Sula e terminarmos numa posição intermediária no Brasileiro e longe do Z4.

  • Sergio Binda

    Caro Tricolor,

    Se você verificar, a maior parte dos comentários neste espaço fazem cobranças a diretoria, muitas vezes de maneira extremamente dura. Veja que não estou dizendo tratarem – se de criticas injustas ou justas, pois, desde que com educação, as opiniões devem ser colocadas de maneira transparente e têm de ser respeitadas.

    Só recentemente que cobranças mais intensas e frequentes começaram a ocorrer contra os jogadores e o técnico.

    Até porquê, apesar das nossas limitações, o Abel poderia estar fazendo mais com este time. Nunca tive a ilusão de ser campeão brasileiro, mas se ele não coloca o bravo Maranhão em campo poderíamos ter ganho o campeonato carioca deste ano.

    Há algumas rodadas do Brasileiro ele tem a disposição os seguintes jogadores de meio: Douglas, Wendel, Orejuela, Scarpa, Marlon Freitas e Orejuela. Todos eles (exceção feita ao Marlon) teriam vaga em qualquer time do Brasil. Apesar disto nosso time é um bando desorganizado, provavelmente porque nosso treinador não considera o meio de campo a parte mais importante de qualquer time de futebol. Se nossos laterias são deficientes, ele teria de compensar isto com nossos jogadores de meio. Já ví o São Paulo ser campeão brasileiro com Bezerra e Antenor nas laterais.

    Ontem passamos porquê temos camisa e o Abel muita sorte. Só que esta combinação não nos garante consitência e perenidade.

    ST

  • Sergio Binda

    Marcelo,

    Concordo contigo, só que não sei como anda o Pierre e não sei qual é a deste Richard. Por esta razão falei no Marlon Freitas. Inclusive para o jogo contra o Palmeiras formaria a zaga com Marlon Freitas e Reginaldo. Será uma temeridade ecararmos o Palmeiras com Frazan e Nogueira.

    ST

  • Sergio Binda

    Concordo.

    ST

  • Leonardo Vieira

    A venda de ingresso tem que ser dividida 50% para cada lado.

    Ex: 65 ingressos – Flu 32.500 x 32.500 Fla – nos dois jogos

  • Danilo Soares Félix

    Quando o Flu recuperar sua capacidade de investimento e puder mesclar estes jovens com alguns jogadores mais cascudos, o céu será o limite. Mas Xerém é o caminho. #AbraceOFlu #SejaSocio

    22/09/2017, 14:37
    Nicola elogia base do Fluminense: ‘Hoje, ninguém oferece mais bons jogadores que Xerém’

    http://espn.uol.com.br/video/729218_nicola-elogia-base-do-fluminense-hoje-ninguem-oferece-mais-bons-jogadores-que-xerem

    • Sergio Binda

      Caro tricolor,

      Tivemos uma bela geração que hoje serve como base de nosso time, além de nos ter dado combustível financeiro atarvés de jogadores que já foram negociados. Entretanto nosso sub 20 me causa grande preocupação. Tomara que esteja errado…

      ST

      • Danilo Soares Félix

        Sub20 deste ano na verdade é Sub18. Os principais atletas Sub20 estão hoje no time profissional. Isso faz muita diferença.

        • Sergio Binda

          Tomara que você esteja certo tricolor…

          ST

    • Fabio DB

      Era assim.
      ST

  • Danilo Soares Félix

    Podem ter amor igual ao nosso pelo Fluminense. Superior jamais. Esteja certa disso. Abad e Veiga são grandes amigos de arquibancada, sempre estiveram presentes. Marcelo Teixeira tb, e o Abel é formado no clube. Toda essa diretoria atual tem o mesmo perfil. Flusócio é um movimento oriundo das arquibancadas.

  • Sergio Binda

    Caro tricolor… Bate – se muito na gestão neste espaço, que por sinal é de situação. Mas vejo todos os comentários críticos e embasados em fatos, como o seu, sendo publicados. Eu mesmo canso de criticar o trabalho da base, que ao meu ver se deteriorou. Como tricolor torço para que volte a melhorar.

    Entretanto, no futebol de hoje, times bem treinados fazem muita diferença no resultado obtido e vejo o Abel, que por sinal foi escolha da atual diretoria, deixar a desejar em diversos pontos. Deveríamos ter um padrão de jogo definido, mas somos um bando em campo. Coisa que a LDU, apesar de ser um arremedo do time que já foi, não é. Aqui e lá era possível entender a proposta do treinador deles e a maneira como o time se comportava no campo. Discurso e prática se alinhavam. Não me parece lógico o Abel reclamar que a bola não chegava no Peu, colocar o Pedro em campo e manter o Sornoza no banco. Como a bola chegaria no Pedro, se continuamos jogando sem meia armador?

    Todos nós somos cobrados diariamente em nosso trabalhos e com os profissionais de futebol, regiamente pagos, não pode ser diferente.

    ST

  • Danilo Soares Félix

    Jura que vc acha igual ao MB rivalizando com o Madureira? Que coisa, hein?

  • Danilo Soares Félix

    Contra o Fla teremos juiz CONMEBOL e não FERJ. Isso altera muita coisa. Em 2009 deu Flu.

  • Danilo Soares Félix

    As palavras do Presidente no vestiário pós-jogo são um desabafo em nome de todos os tricolores. Sinistro também ver vários jogadores usando o balão de oxigênio, imagens que explicam a dificuldade que é jogar a quase 3 mil metros de altitude. #AbraceOFlu #SejaSocio

    Bastidores da classificação do Fluzão na Sul-Americana. Confira o vídeo completo. >> http://bit.ly/2xzogBv

  • Jorge Eduardo

    Concordo 100% com o JC, espero que todos os nossos jogadores, a nossa CT e a nossa Diretoria tenham a mesma opinião pois precisamos muito ganhar do Palmeiras.

    https://www.netflu.com.br/julio-cesar-quer-flu-se-impondo-diante-do-palmeiras-para-se-afastar-da-zona-de-risco/

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Mais cedo escrevi isso em minha página do Facebook:

    A derrota do Fluminense por 2 a 1 para a LDU em 21 de setembro de 2017, classificando-o para as quartas de finais da Copa Sul-Americana foi uma das duas derrotas do Fluminense que mais me fizeram feliz, até pela carga emocional que eu carrego, de ao pisar na arquibancada do Maracanã naquela noite mágica e trágica de 2 de julho de 2008, receber a notícia do falecimento de meu pai no interior do RS. A outra foi a derrota por 1 a 0 para o Botafogo na final do Carioca de 1975, mas podendo perder por até 3 gols para ser campeão, o time do Fluminense ficou tocando a bola, cozinhando o jogo, vindo a tomar um gol em um chute de longe de um adversário inofensivo, com a quase totalidade dos torcedores presentes torcendo para o Fluzão, pois a torcida do Bota era uma pequena fileira em pé do lado direito da Tribuna de Honra. A de hoje à noite foi muito dramática!

  • Flavio Chammas

    Senhores
    Certamente o articulista tricolor deve ter passado por aqui:

    “”Pérolas” encontradas. Serão mesmo de Tricolores? (por Edgard Nascimento – “Testemunha da história”)

    Vários verdadeiros Tricolores, repassaram-me estas “pérolas”, a seguir, que foram enviadas ao Observatório do Fluminense, comentando os diversos assuntos em tela, antes dos confrontos contra o time equatoriano da LDU.

    Estas “pérolas” estão “ipsis litteris”, ou seja, fielmente reproduzidas, tal e qual foram “escritas”, total ou parcialmente. Se não são cômicas, são tristemente insanas e derrotistas. Algumas até fizeram “previsões”. Ei-las:

    “Lotar para ver mais um fracasso desse lixo de time?”

    “Mais uma vez vai dar LDU.”////”Tá fora lá vai levar de 3 ou 4.”

    “Vai ser outro fiasco.”////”…fatalmente o flu vai entregar a paçoca…”

    “Assisti o Fluminense treinando para ser desclassificado no Equador.”

    “Vai dar em nada infelizmente. Tá fora.”////”Tá fora 4 x 0 LDU”

    “…vamos ser eliminados!!”////”Com esse timeco vai levar goleada”

    “Com esse timeco não ganha lá nem com a LDU jogando de muleta.”

    “Não vai demorar cinco minutos e eles farão 1 x 0 eliminando essa vantagem. E depois é questão de tempo pra fazer outros gols…”

    “Só teríamos chance se tivéssemos metido 3 x 0 aqui. Ainda mais com Nogueira e Frazan na zaga, vai vendo o desastre.”

    “Vamos perder feio porque esse bando não tem alma, não tem brios, não tem raça e não tem nada.”

    “…Resumindo: Adeus Sul Americana.”

    Será que é ESSA a torcida que comparece aos jogos? Certamente que não. Será que todos são Tricolores? Eu duvido.

    O Fluminense realmente não merece isso, pois SE são todos Tricolores, deveriam pensar, PELO MENOS, de modo POSITIVO. Nunca devemos esquecer: cada jogo, é uma história. Repetindo: cada jogo é uma história.

    Se vamos vencer e depois conquistar o título, é uma OUTRA história. Até o último apito. Querem que eu repita?

    Derrotistas, bobalhões, insanos, pseudo-tricolores, idiotas da objetividade e pândegos: UNI-VOS! Vão torcer por outros times. Já temos muitos adversários, quais sejam, a imprensa bairrista e inconformada, os clubes rivais e até o viciado sistema, entre outros.

    Ah, e ainda tem paspaquara continuando a falar em garotear e em transição do jogo…

    Saudações. Tricolores.”

    • Sylvio Montenegro

      Ainda bem que esse time da LDU é horroroso e perderam uma penca de gols. E ainda falharam bisonhamente no escanteio deixando a bola chegar no pé do songo-mongo do Pedro.

    • Jorge Eduardo

      Deixa se tapar o sol com peneira, jogamos muito mal, nos classificamos na sorte, torci muito pela classificação como te garanto que todos esses pessimistas devem ter torcido a favor, sei que alguns devem ter ficado dividido o Fluminense não pode deixar o Brasileiro em 2nd plano, senão correríamos um risco muito grande de entrar no Z4. Podemos até ser campeão da sula, gostaria muito, mas não vai ser nada fácil e se não melhorarmos muito as chances são mínimas, mas iremos torcer pelos resultados que precisamos, agora a prioridade é continuar na série A, a conquista do título seria e continuar na série A, seria o ideal, mas jogando dessa maneira, está mais para um sonho distante do que uma possibilidade real.

    • Alexandre Said Delvaux

      Reclamar faz parte. Todos querem ganhar, querem ser campeões…uns são mais pacientes, acreditam que é preciso plantar para colher, outros não. Alguns acham que é necessário comemorar, é possível ser feliz, outros não, parecem incomodados com a felicidade, mesmo que momentânea, tudo é válido, tudo pode. O que eu acho que não pode é o cara execrar por causa da contratação de um jogador, depois tripudiar porque o mesmo jogador foi transferido. E acreditar que ninguém percebe… Veja o caso do Richarlison!

      • Jorge Eduardo

        Tivemos 5 anos de paciência, achávamos que estávamos plantando para colher mais à frente, pagando dívidas e nos reorganizando financeiramente, mas depois nos surpreedemos com um monte de dívidas.

        Qto ao Richarlison, o que se criticou muito foi ter pago 10 milhões por 50% do passe de uma aposta. Esteve mal em 2016, afoito e se enrolando com a bola em alguns jogos, mas dava para ver que tinha algo diferente, sobretudo a vontade de acertar, que é o que mais falta à alguns jogadores que vem da nossa base… vide Robert e Michael, jogadores que poderiam ter um futuro promissor se se dedicassem.

        Em 2017 não era mais uma aposta e vinha sendo simplesmente o nosso melhor jogador, não é craque mas será um excelente jogador, bem acima da média pela vontade que tem de acertar. E ainda vai se valorizar bastante, não deveria ter sido vendido agora, poderia ter ficado mais uns 3 anos e depois sim sair por um valor muito superior, mas a gestão anterior nos deixou numa situação financeira muito precária e a diretoria atual não conseguiu segurá-lo… teria vendido qq um menos o Richarlison e o Sornoza, dois dos poucos acertos da gestão Peter… o Dourado tbm vem muito bem, nos surpreendendo, mas é um jogador de 27 anos e desperta menos interesse.

        Enquanto isso temos 3 jogadores muito caros que não vão a campo e que não deveriam ter tido os contratos renovados.

        • Alexandre Said Delvaux

          Eu não penso assim! Em relação ao Richarlison posso dizer que a rentabilidade do investimento foi espetacular, do ponto de vista estritamente financeiro, logo, as críticas estavam erradas. Tudo bem, errar é normal, quando quem erra admite a possibilidade de errar, o que não acontece na arquibancada virtual. Infelizmente, eu sou levado a concluir que o pior que pode acontecer com um clube de futebol é ser gerido por torcedores.A gestão tem que ser profissional.

          • Jorge Eduardo

            Em relação a gestão ter que ser profissional concordo 100% e tem que ter uma auditoria séria, como em qq empresa para evitar deslizes ou concentração de poder sem prestação de contas para que se evite ficar na situação financeira que nos encontramos.

            Entretanto a razão de ser do Fluminense é o futebol e formar um time forte e conquistar títulos uma das principais prioridades, lógico que tem que se pensar financeiramente, pois sem dinheiro não se consegue gerir um clube de futebol.

            Então, deveríamos fazer o possível para manter os melhores jogadores, com salários dentro da nossa realidade financeira e nos livrarmos dos que não estão rendendo e custam muito ao clube. Difícil qdo se tratam de jogadores com certa idade… esse foi sem dúvida o maior erro do Peter, ter renovado com esses jogadores, que agora estão encostados e custam muito caro, desequlibrando as nossas finanças e nos fazendo vender jogadores que poderiam ser a base para se montar um time forte.

  • Flavio Chammas

    Senhores

    “Coloquem a política de lado (por Antonio Carlos Monteiro – Facebook)

    Ninguém usa 12 jogadores formados na base num jogo a quase três mil metros de altura do nível do mar porque quer.

    O certo seria que esses garotos amadurecessem, ganhassem corpo, experiência, mas a necessidade faz a hora. Porque estamos falando de meninos, se são fracos ou não só o tempo dirá, porque há dez meses estavam jogando torneios sub 20 ou na longínqua Eslováquia no Projeto Samorin.

    Está tudo perfeito? Não, claro que não. Abel precisa rever conceitos. A titularidade de Wellington Silva é altamente questionável, não pelo jogo do morro ontem, mas pelo vem fazendo após sua frustrada ida pra Europa. Mas é preciso que a política do clube seja posta de lado, é necessário cessar esses ataques infames, esse ódio desmedido de quem através de redes sociais e blogs TORCE DESCARADAMENTE a favor do fracasso.

    Não tem o que escrever? Não escreve merda!

    Pior que me chegam de postagens de amigos porque nem tenho qualquer relação com essa gente recalcada.

    Agora, queira essa meia dúzia ou não, seja a LDU hoje um time horroroso, os garotos correram de se matar os 90 minutos, diferente de times montados pela antiga patrocinadora que foram pra lá passar vergonha contra uma LDU apenas competitiva.

    O paizão Abel tem que cobrar mais e colocar no banco alguns que se acham intocáveis. As atuações de Douglas não justifica Sornoza no banco, e o chilique de Wellington Silva chutando tudo após uma atuação péssima deve ser visto de perto.”

    • Valmir Carvalho da Silva

      Concordo em gênero, número e grau. E acrescento: se o Abel escalar o time corretamente e não perdemos mais jogadores por contusão, a Sul Americana é um sonho possível.

      • gilson junior

        ok. Mas temos que levar em consideração que em TODOS OS JOGOS que o Flu fez na altitude de Quito, foi derrotado, INCLUSIVE NESSE ULTIMO; a diferença é que nos classificamos por conta de um gol no fim num dos poucos ataques do time. E como nos jogos anteriores, fomos amplamente dominados e nó não tomamos uma goleada porque o time da LDU realmente é fraquissimo. e Abel parece que perdeu um pouco a noção de armação da equipe. Insistir com tres volantes e deixar Sornoza no banco só se justifica se este estivem em condições fisicas muito ruins. W. Silva parou de jogar. a defesa segue sendo uma peneira e o ataque? bom, ao menos naquela época tinhamos Fred, Conca, Thiago Neves, R. Moura, Nem…hoje temos que ver PEU…Mas isso é futebol e não descartemos a vitória contra o Flamengo e até a conquista da Sul Americana…

      • Davi Carvalho

        Também acho.
        JC, Reginaldo, Henrique, Lucas, qualquer um dos dois, Wendel, Douglas, Scarpa, Sornoza, Henrique Dourado e Robinho.
        Com esse time dá terminar o ano e bem.

  • eduardo garcia lopes

    Para quem assistiu os jogos do FLU na LA em que fomos massacrados pela tal altitude/
    Nesses 2 jogos que fizemos lá não vi o tal efeito nos moleques/ correram 90 minutos como se estivessem ao nível do mar

    Alguém notou isso?

    • Davi Carvalho

      O time sentiu sim, menos que as outras vezes, mas sentiu. No fim do vídeo oficial do clube sobre a partida você vê o Lucas e o Wendel com os cilindros de ar.
      Acho que o CT ajudou nessa, com ele parece que a preparação física é melhor.

  • Sergio Binda

    Kkkkkkkk

  • Sergio Binda

    Concordo, mas como fala o Danilo o nosso sub 20 de hoje é sub 18 e infelizmente não percebo talento por ali. Tomara que esteja errado.

    ST

  • Fábio Pitman

    Perfeito.

    Não espero nada diferente.

  • Sylvio Montenegro

    Perfeito!

  • Sylvio Montenegro

    Concordo integralmente. Não podemos ser visitantes nos dois jogos.

  • Sylvio Montenegro

    Se o Abad alegar “tradição” é melhor ir devolvendo o lado direito da arquibancada do Maracanã para o vasco.

  • Jorge Eduardo

    Espero que sim Valmir, mas fico preocupado com a teimosia do Abel.

  • Jorge Eduardo

    Bem possível.🍹🥃🍻misturando com álcool até eu compro… principalmente qdo tiver jogo do Flu. Kkkk

  • Fabio DB

    Vou mandar 3 abraços.

    Pro Abad… valeu.. bacana a emoção tricolor… não é fácil ser presidente… mas desliga o celular Abad se não você vai enlouquecer….rsrs

    Outro abraco pro Scarpa: finalmente jogou e liderou o time embora ainda um pouco precipitado. Valeu garoto!

    O terceiro vai pra galera do EXPLOSÃOTRICOLOR…. bela cobertura tricolor de verdade… parabéns.

    ST

  • Jorge Eduardo
    • Mauro Carvalho – SP

      Savioli sempre coerente.
      Abs

  • Fabio DB

    Exatamente.
    ST

  • Fabio DB

    90 x 10 …. 50 x 50 não dá pois nossa torcida não vai por questão de segurança.
    FATO!
    ST

    • Rodrigo Baroni

      Pois é!!!!!

      Por favor, sem esta de “que lotemos o nosso lado”!!!

      Nossa torcida irá em 7 ou 8 mil pessoas no 1o jogo, sendo mandante, se for mantida a divisão “meio a meio”, que de meio a meio nao tem nada!! Nao vamos lotar nosso lado no 1o jogo. Seremos 10 mil no maximo x 40 mil deles.

      Vamos jogar a primeira partida como mandantes, sendo visitantes?????

      Não, por favor!!!!!!

  • Mauro Carvalho – SP

    ABEL, BOM DIA:

    REGINALDO, ROBINHO, SORNOZA

    ENTENDEU OU QUER QUE DESENHE???

  • Jorge Eduardo
  • Rodrigo Baroni

    Aí é suicídio.

    Seriamos os unicos a jogar 2 partidas fora em mata mata decisivo de competicao internacional importante.

    Vamos la ABAD!!!!

  • Valmir Carvalho da Silva

    Todos ao Maraca amanhã. Só espero que o Abel coloque o Sornoza e Reginaldo como titular. Não dá para aguentar o Sornoza fora desse time.

  • Claudio Souza

    No atual time sub-20 enxergo somente um talento em potencial: o zagueiro Ibanez. É tão técnico que chega a exagerar nas tentativas de sair jogando. Amadurecendo, será titular absoluto do profissional.

    ST

    • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

      Entendo que há mais molekes, o que se precisa é uma cobrança mais pesada.

      O individualismo presente hoje neste time é um absurdo, não temos censo de “equipe”.

      Vamos aguardar o Leo Percovich, e ver o que ele com sua experiência na Inglaterra tem a agregar e melhorar o nosso modelo.

  • Claudio Souza

    Há várias questões envolvendo a escolha de técnicos nos times grandes do Brasil.

    Pra começar, existe o resultadismo, a aversão ao médio e longo prazos e o medo dos dirigentes de assumir riscos. Tudo isso se traduz na máxima idiota de que clube grande não deve ser treinado por apostas.

    Como normalmente não entendem nada de futebol, os dirigentes são incapazes de estruturar o clube de forma a definir que tipo de jogo desejam para a equipe, qual a linha de trabalho que desejam seguir e, por consequência, o perfil de treinador mais adequado àquilo que pretendem alcançar.

    Os treinadores, então, são escolhidos pela oportunidade do momento, pelo currículo ou pela identificação com o clube. Isso, convenhamos, é muito pouco para uma atividade que se diz profissional.

    Logo, como têm medo de arriscar, como não sabem o que querem e muito menos conhecem bem o mercado internacional de treinadores, os dirigentes brasileiros quase nunca cogitam contratar técnicos estrangeiros e, quando o fazem, é na base do desespero.

    ST

  • Jorge Eduardo
  • Jorge Eduardo

    Lembro… o do Parraro foi um golaço gerado pela falta de visão, baixou a cabeça e saiu driblando todo mundo, só parou quase dentro do gol.

    Lembro dos gols do Cristóvão e das jogadas do Gilberto, volante muito rápido e técnico… ainda lembro da máquina, apesar de não termos sido campeões brasileiros era um timaço, o melhor que vi jogar…e do limitado time de 1980, que hoje seria um dos melhores times do Brasil… Edinho, Robertinho jogavam muito… todos se esforçavam e o conjunto era muito bom. E do time de 1983 a 1985, muito bom ver aquele time jogar, saiam em bloco da defesa pro ataque numa velocidade e numa coordenação impressionante.

  • Fabio DB

    Abel escala qualquer um no ataque, mas o Wellington Silva NÃO…. pelo amor de Deus!!! Esse rapaz deve estar com algum problema. Lamentamos profundamente, mas é a realidade e o time/clube/torcida não merecem ser penalizados por causa disso.

    Não é possível termos jogadores como Sornoza (maestro) e Robinho 1000% empolgado (em 10 min fez mais que o W. Silva em 2 jogos) no banco……….. Que isso!!!!!!!!!!?????

    ST

    • Ricardo Ferreira

      Estarei lá torcendo.

      Mas, infelizmente, desconfiando sempre das opções de Abel Braga.

      Ruim, péssima esta perspectiva.

      Entretanto não possuo praticamente nenhum dado objetivo que me faça pensar diferente.

      A resposta pronta de alguns ( cada vez menos ), é que ele está lá dentro, “tem o elenco nas mãos”.

      Imaginem se não tivesse…

  • Fabio DB

    Essa situação afeta a credibilidade da nova gestão e isso é muito negativo.
    ST

  • Flavio Chammas

    Senhores
    Aos que sempre cobraram abertura de lojas, APROVEITEM A OPORTUNIDADE.

    Fluminense oferecerá grande oportunidade de negócio aos seus sócios-torcedores

    Tentando sair da crise financeira, o Fluminense resolveu dar uma grande oportunidade de negócio aos seus sócios-torcedores.
    De acordo com o jornal Extra, o clube oferecerá aos seus sócios-torcedores uma oportunidade para que os dois possam ganhar dinheiro juntos.
    Durante todo o mês de outubro, associados adimplentes terão desconto de 50% na taxa de franquia para se tornar dono de uma unidade da loja oficial do clube.
    Com isso, os valores cairiam para R$ 17,5 mil (no caso de quiosques) e R$ 30 mil.
    A expectativa é a de repetir o desempenho alcançado pelo Palmeiras, que lançou promoção parecida neste mês de setembro.
    Até o momento, o clube paulista recebeu 50 solicitações para abertura de franquias.

    • Alexandre Said Delvaux

      Companheiro Flávio, vale lembrar que o sucesso de um empreendimento deste tipo depende fundamentalmente de times fortes, vencedores e de jogadores que empolguem a torcida (ídolos).
      Expandir a rede de lojas é uma grande ideia, mas o sucesso delas depende da formação de equipes vencedoras. Se eu fosse do ramo do comércio, encararia a oferta como uma boa oportunidade, principalmente se o quiosque pudesse ser instalado dentro do meu estabelecimento, reduzindo os custos fixos. Mesmo sendo uma boa oportunidade e uma excelente ideia, espero que a formação de um time forte para o próximo ano, a despeito das dificuldades, faça parte dos planos.

  • Jorge Eduardo

    PQP, por quê insistir em não escalar o Sornoza e o Reginaldo. Vamos que vamos, que conquistemos os 3 pontos e o Abel prove que está certo e quase todos nós errados.

  • Jorge Eduardo

    VTNC 42 min jogados sem 1 chute a gol.

    • Mauro Carvalho – SP

      Jorge, não são 42 minutos, tem que somar as últimas 3 partidas.
      Pelo menos achei melhor organizado defensivamente, apesar do Nogueira e do Orejuela dando seus furos.

      • Jorge Eduardo

        Concordo, mas não dá para continuar aceitando isso. O Fluminense pela história que tem não é para ficar brigando na parte de baixo da tabela para não entrar no Z4… os últimos 5 anos tem sido quase sempre assim, um pesadelo.

  • Mauro Carvalho – SP

    Palmeiras muito fechado marcando em cima.
    Como de hábito, o time não cria nada ofensivamente.
    Douglas melhora nossa saída de bola, mas dali pra frente falta aquele algo mais.
    Precisa colocar o Sornoza.

  • Sergio Binda

    Quem armou o ataque do gol do Palmeiras? Orejuela… ele mesmo.

    Qual time deixa o Fluminense chutar com a liberdade que demos ao Egidio e ao Ramon do Vasco?

    Cansaço é a puta que o pariu!!! Estamos na beirada do rebaixamento!!! E o Abel insiste no Wendel como meia deixando o Sornoza no banco.

    Será um final de ano de merda para nós!! O primeiro semestre me enganou!!

    • Mauro Carvalho – SP

      Mas o Abel não tira ele nem o Nogueira, AMBOS foram os pontos fracos da defesa no primeiro tempo….

  • Mauro Carvalho – SP

    ABEL, ABEL…..Como faz falta um 10 que chame a responsa.

    Você tem ele no banco e não coloca para jogar.

  • Jorge Eduardo

    O foco é não ser rebaixado… o time é muito fraco individualmente e coletivamente. Não tem nada parecido com esquema tático e os jogadores que estão em campo não são os melhores. Sornoza no banco é incompreensível.

  • Sergio Binda

    O Abel está esperando levarmos o segundo gol para mexer?

  • Jorge Eduardo

    Decepcionante, nada mais a falar.

  • Sergio Binda

    Perdemos porque o Scarpa pensa que joga muito, porque nosso técnico é uma bosta (o Cuca é infinitamente melhor), o Abel tirou o Douglas ao invés do Wendel e porque jogamos contra um time de homens. Graças a Deus o Bosta ganho o jogo.

    ST

  • Jorge Eduardo

    Time fraco não dá Ibope, não arruma patrocínio e não gera dinheiro para pagar as contas, só espero que não sejamos rebaixados e que o Abad se conscientize que precisa investir no time… ou perderá mais torcedores e verá o patrocínio cair pela metade, série B é um inferno, principalmente para a nossa torcida que teve que amargar as quedas nos anos de 97 e 98.

  • Fabio DB

    Impressionante um treinador manter um time com 3 volantes sem o menor perfil criativo ofensivo….. Esse time nunca mais vai marcar gol salvo em corner ou falta.

    Todo mundo sabe…. precisa treinar o time com Sornoza ou ele nunca vai pegar ritmo e o time dar liga.

    Não entendo essa prioridade do Douglas que nunca jogou 50% do que o Sornoza jogou até se machucar. Se precisar barrar até o Wendel pra melhorar a marcação que faça isso.

    O que não pode é esse VAZIO OFENSIVO.

    FUTEBOL É GOL POR#@$RA.

    ST

    • Sergio Binda

      E o pior é que com três volantes deixamos o lateral deles chutar ao nosso gol sem ser incomodado.

      Ninguém nos dá este mole.

      ST

    • Fernando Ventura Jr.

      O Abel tinha que ser chamado para uma rescisão amigável. Se ele ama o Fluminense deve deixar-lo. Qualquer outro técnico vai fazer mexidas benéficas ao time.

    • Jorge Eduardo

      Fábio a venda do Richarlison foi um tiro de misericórdia no nosso ataque, acabou com ele… uma das piores decisões que vi… entendo que precisávamos do dinheiro, mas essa venda pode causar o nosso rebaixamento… de um time que marcava muitos gols e levava muitos gols por ter uma defesa muito fraca, hoje somos um time inofensivo no ataque, que quase não faz gols, mas que continua com a defesa muito fraca levando muitos gols.

      Resultado, perdemos a maioria dos jogos, as vitórias se tornaram muito raras e no máximo conseguimos um empate ou uma derrota por poucos gols… em campeonato de pontos corridos essa é a fórmula do fracasso.

      Estamos a 3 pontos do Z4, 3 dos 4 times no Z4 tem o mesmo número de vitórias que o nosso, se ganharem no próximo jogo e nós perdermos eles passam a gente pelo critério de vitórias.

    • Fernando Ventura Jr.

      Leo e Nogueira têm que ser barrados…e emprestados. É preciso improvisar alguém na lateral direita já que o Lucas acabou. Orejuela tem que ir para o banco. Wendel e Scarpa não podem jogar ao mesmo tempo. Ambos querem resolver tudo sozinho.

      Eu tentaria:
      Cavalieri(quem sabe a sua liderança ajude),
      Zagueiro, Zagueiro, Frazan, Marlon,
      Douglas, Marlon Freitas, Sonorza, Scarpa
      Dourado e Robinho

      No segundo tempo, conforme necessário, entraria com WS ou Peu no lugar do Robinho e Wendel no lugar do Scarpa.

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Resumo do domingo: não se faz omelete sem ovos!

    • Alexandre Magno Barreto Berwan

      A garotada é boa, mas está faltando tarimba, a necessidade que tínhamos em ter pelo menos uns 3 reforços que chegassem para jogar e se impor antes do Campeonato Brasileiro.
      Ano que vem a garotada vai crescer ainda mais, mas continua faltando jogadores que possam liderar o time rumo às vitórias.

    • Fernando Ventura Jr.

      Ok, mas com um bom cozinheiro, mesmo faltando ingredientes dá para sair um prato decente. O Abel é um técnico com tendência a depressão e ao desespero nessas horas.

      • Alexandre Magno Barreto Berwan

        Cabeça fria, pois é um dos melhores técnicos em atividade no futebol brasileiro, com todos os poréns. Veja o que tem nos outros clube se a maioria são aqueles de sempre ou apostas, embora algumas estejam dando certo, sabe-se lá até quando, pois carecem de análise a um prazo maior. O CRF parece que escolheu bem o seu novo técnico, mas o foi buscar no exterior.

        • Davi Carvalho

          Eu gostaria do Fernando Diniz, pode ser pouco rodado, mas é um cara que daria padrão tático ao time, que bota moral na galera, mostra quem manda, é muito instruído e não faz panelinhas. Sem contar que já jogou no clube.
          Se ano que vem contratassem ele eu gostaria.

          • Fernando Ventura Jr.

            Ele ainda não provou em time grande. Só no interior de SP, mas é uma aposta válida. Gostaria de Mano Menezes, Jorginho ou Roger Machado.
            PS: Ricardo Gomes foi dispensado.

          • Davi Carvalho

            Soube que o Alexandre Gama tá bem nas arábias.
            Foi ele quem nos salvou em 2004. Estávamos em uma situação parecida, ele chegou e ergueu a equipe deixando classificada pra sulamericana.

  • Sergio Binda

    Sinceramente, desde o início do ano sabia que seria difícil. Não discuto os limites deste time. Porém existem elencos piores do que o nosso. A diferença está no treinador e na formação tática do time.

    O Palmeiras joga de forma intensa a primeira parte do jogo. Depois cansa e reduz o ritmo. O que o adversário tem de fazer? Não tomar gol no primeiro tempo. O que nós fazemos? Tomamos o gol. Esta é uma característica dos times do Cuca, ou alguém se esquece daquele Fla Flu que viramos o primeiro tempo ganhando de 3 a 1 e perdemos de 5 a 3 porque nosso pneu arriou no segundo tempo. O Abel vê isto? O Leomir vê isto? O Torres? Claro que não, pois não há estratégia nem inteligência.

    O Cuca sabe que temos dificuldades na bola aérea. O centro avante deles, sem ser muito alto, ganhou todas as raspadas de bola na nossa intermediária. O Cuca sabe que temos um lateral direito capenga, lugar onde o “craque” Egidio fez a festa. Será que nosso treinador não consegue prever isto?

    Dava pra estarmos jogando melhor e numa colocação mais confortável.

    ST

  • Sergio Binda

    Tirar o Douglas e manter o Wendel é sacanagem!!!

    O meio hoje é Marlon, Douglas, Scarpa e Sornoza.

    ST

    • Mauro Carvalho – SP

      100% de acordo, o Sornoza tinha que entrar no lugar do Wendel.
      O meio que você escalou é o que temos de melhor.
      Na frente, Robinho e Ceifador.
      Para trás, com esse meio, onde Marlon e Douglas se impõem mais, o Reginaldo e Frazan, mantendo o Léo e o Norton no lugar do Lucas.

      Pelo menos fecha a casinha e sai com objetividade ao ataque.

      ESSE É O TIME PARA NÃO CAIR.
      Abraço

  • Sergio Binda

    Pelo menos o Abel deu uma entrevista com mais nexo.

    ST

  • Jorge Henrique de Araújo Souza

    Se não colocar o Sornoza desde o início ele nunca vai pegar ritmo. Tem que tirar o Lucas. Por que não tentar um 3-5-2 sem lateral direito?
    Em 2009, o Cuca acertou a defesa quando passou a jogar com 3 zagueiros,
    Cavalieri
    Reginaldo – Mafran- Henrique
    Douglas – Wendell-Scarpa – Sornoza – Leo
    Robinho – Douado

  • Rafael tricolor

    Venho falando aqui que o nosso ataque tornou-se inofensivel diante das defesas adversárias. Temos uma enorme dificuldade em criar situações claras de gol e, para piorar, o nosso sistema defensivo SEMPRE falha lá atrás.

    Essa combinação catastrófica de fatores, somada a venda do Richarlison (único jogador do elenco que partia para dentro dos adversários), estacionou o time na casa dos 30 e poucos pontos e, desde então, nunca mais conseguimos vencer uma partida no brasileirão.

    O alerta vermelho precisa ser ligado urgentemente nas Laranjeiras. A classificação na sul-americana foi muito legal e emblemática, por termos eliminado o “fantasma” LDU, mas, nesse momento, estamos a apenas 3 pontos da zona do rebaixamento. Precisamos voltar a vencer imediatamente !

    Acho pouco provável que o atual elenco tricolor tenha forças para superar a mulambada. Além de serem o time do sistema, apresentam jogadores melhores e mais tarimbados. Portanto, na minha modestíssima opinião, o foco deve ser obter os pontos necessários a permanência na 1 divisão.

    A essa altura do ano parece-me bem claro que o elenco não tem fôlego para chegar no G6 e, como dito acima, ganhar a sul-americana parece um sonho bem distante da realidade, se levarmos em conta o péssimo futebol que temos apresentado.

    Disputar Libertadores requer planejamento e dinheiro, duas coisas ausentes em 2017 nas laranjeiras. Não podemos nem imaginar um novo rebaixamento. Isso seria totalmente danoso a nossa imagem e a auto-estima da torcida. Acorda Flu !

  • Davi Carvalho

    Pelo menos Nogueira tá suspenso, Soronoza deve entrar segundo o técnico.
    O time deve melhorar.

  • Davi Carvalho

    Cara, até hoje não entendo porque não se fez troca trocas, poderia ser uma saída pela falta e dinheiro.

  • Davi Carvalho

    Cara, até hoje não entendo porque não se fez troca trocas, poderia ser uma saída pela falta e dinheiro.

  • Mauro Carvalho – SP
  • Mauro Carvalho – SP

    OLHA A M@RDA FEITA:

    BAHIA 1 x 0 GRÊMIO, ATLÉTICO-MG 1 X 3 VITÓRIA

    OS DEBAIXO SUBINDO DE PRODUÇÃO

  • Ricardo Ferreira

    Cada um aqui neste espaço tricolor tem suas motivações, suas
    razões.

    Acredito que todos querem o melhor para o Fluminense, dentro
    de sua ótica. Perfeito.

    Todavia nunca vi torcida alguma, muito menos nós próprios,
    demonstrar tamanha tolerância com um técnico de futebol como
    vejo atualmente com Abel Braga. Após quase um ano de
    trabalho, sendo ele um cascudão velho de guerra, e não um
    iniciante inexperiente.

    Jamais presenciei fenômeno tão bizarro. Fora o maior
    esquadrão da Terra, ou o Três Coquinhos FC.

    Sinceramente, estamos acovardados, paralisados pelo medo.
    Não somos nem tão piores, nem tão melhores que ninguém.
    Porém agindo desta forma caminhamos para o abismo, guiados
    por um cego.

    • Claudio Souza

      Micale demitido. Campanha da Garnizé quase igual à nossa.

      Claro, gastaram milhões comprando vários vovôs que eram sonhos de consumo de muitos aqui.

      Quanto maiores as expectativas, maiores as decepções e maiores são as cobranças.

      A diretoria deles agiu certo? Só saberemos ao final do campeonato.

      ST

    • Trapizomba

      Precisamos de um tecnico “iniciante e inexperiente” pq o “cascudão velho de guerra” e’, nos padroes atuais, ultrapassado. Essa e’ a verdade. O Abel e’ “bom” tecnico para um tempo que ja’ passou. Nosso time e’ muito jovem e o Abel nao sabe como montar e incentivar um time de garotos com grande potencial. Nao acho que devemos despedir o Abel no momento mas temos que comecar a busca desse novo tecnico agora. O scout tecnico tem que comecar a pensar nisso hoje porque nao ha como driblar isso. Vemos tecnicos jovens montando times decentes com menos jogadores de talento do que temos. Esta’ ficando obvio demais.

  • Fabio DB

    Últimos 5 jogos:
    – 1V, 1E e 3D.

    5 gols pró SENDO 4 DE BOLA PARADA( 1 penal, 1 falta e 2 corners). O time não consegue construir jogadas.

    Mas infelizmente o Abel está empacado com certos jogadores e esquema de jogo. Abel demora demais para aceitar que precisa mudar.

    Onde está a avaliação de desempenho e a reunião de analise de alternativas?

    A SITUAÇÃO OFENSIVA DA EQUIPE É GRAVÍSSIMA e começa pelo meio campo.

    ST

    • Sylvio Montenegro

      Será que aquele comitê gestor do futebol era só uma ideia que não foi pra frente?

  • Jorge Eduardo

    Não acho, era o jogador mais importante e com a saída perdemos muito… é só ver o rendimento do nosso ataque sem ele. Agora não temos mais nenhum jogador com as mesmas características e parecem todos entregues… faltam peças, mas falta tbm um melhor esquema tático e escalar/substituir melhor.

  • Jorge Eduardo

    Fecharam, mas se continuar com essa mentalidade ano que vem teremos mais dor de cabeça.

    Agora a única opção é trocar de comando técnico e não acho que será feito, vamos sofrer até o final.

  • Jorge Eduardo

    Concordo 100%, mas tem que tentar mudar algo, nem que seja o técnico…. e treinamento integral sempre que possível. Pagar os atrasados e afastar quem não estiver comprometido em suar sangue dentro de campo.

  • Sergio Binda

    Também… não é porque ele tenta e não se esconde que temos de aceitar os erros constantes dele. Veja o que ele acertou hoje… quase nada!!

    Entretanto acho que ele vem jogando em posição errada. Meu time seria Cava, Norton, Reginaldo, Henrique e Léo. Marlon, Douglas, Sornoza e Scarpa (flutuando e não jogando encaixotado de ponta direita) Robinho (jogando mais adiantado e não armando???!!! como hoje – o cara tem drible fácil, deveria jogar próximo da área) e Dourado.

    Temos a semana livre pra treinar, mas o time está cansado, então vamos treinar meio período a partir de Quinta Feira e viajamos Sábado. Sexta tem racha pois ninguém é de ferro.

    ST

  • Davi Carvalho

    Leia o comentário do Claudio Souza e você vai ver a realidade desse time.
    Palmeiras é melhor que a gente, mas tá longe de ser um timaço, é uma equipe sem identidade, que o treinador já no fim do ano mal sabe quem é titular. Até outro dia tava muito mal no brasileirão.
    Pra quem gastou 150 milhas nesse time, realmente não é isso tudo.
    Se estivéssemos mais acertados taticamente com uma escalação correta, eu acho que a gente teria vencido.

  • Davi Carvalho

    Até o Edinho, agora no sportv, disse que Wendel tá mal escalado, ficando muito a frente e por isso não conseguindo mais render nem na frente e nem marcando.

  • Claudio Souza

    Quem viu a entrevista do Léo ao final do jogo e tem um mínimo de sensibilidade percebeu que pode estar faltando muita coisa, menos vontade de vencer. O rapaz estava transtornado.

    ST

    • Fabio DB

      Existe união. O elemento essencial.

      Falta melhorar a marcação e criatividade/ataque. Isso só mudando a equipe.

      ST

      • Davi Carvalho

        Verdade.
        Os caras correm, mas com um time mal armado e mal escalado não vai dar em nada.

  • Andre fz

    7 vitorias em 25 jogos…saldo negativo de 1 gol….

  • Fabio DB

    Então, vamos apoiar.
    Criticar mas com o objetivo de melhoria. Temos total condições de evolução.
    Nosso elenco é menos experiente que a média porém tecnicamente fica devendo há poucos.
    ST

  • Flavio Chammas

    Senhores
    Vou me limitar aqui a repercutir opiniões extra blog.

    Ser situação agora está sendo complicado.

    Fazer como avestruz e esconder só a cabeça não vai resolver.

    A vida continua, a direção precisa de apoio, tem eleição depois, mas calar e esperar nunca foi solução.

    “Devolvam o nosso Fluminense!

    Iniciamos a semana com o seguinte pensamento: “O Z-4 é logo ali!”

    Vejo parte da torcida já gritando “FORA ABEL!”.
    Se está certa ou não, só o tempo dirá, mas a verdade é que o nosso treinador tem vacilado bastante.
    Tudo bem que o elenco é limitado, mas sejamos sinceros: dá para escalar melhor. Outra coisa que não pode passar batida com relação ao trabalho do Abelão é a questão tática.
    Como pode um time atuar com três volantes e levar tantos gols de adversários totalmente livres na entrada da nossa área para fuzilar o Júlio César?
    Foi assim contra o Vasco, LDU e Palmeiras.
    Além de não marcarem ninguém, não ajudam em nada na criação ofensiva.

    A preparação física também tem que ser cobrada.
    Como pode um time tão jovem não correr durante os jogos?
    Os moleques estão mortos dentro de campo, dificilmente acompanham os adversários, no máximo cercam como arames lisos, uma vergonha!

    Mais do que a comissão técnica e jogadores, o presidente Pedro Abad e todos os seus gestores de futebol também devem ser cobrados.

    Desde janeiro, o torcedor tricolor teve que engolir que o clube está praticamente falido, que não tem dinheiro para contratar jogador, que isso, que aquilo… A galera aceitou, mesmo sabendo que boa parte da atual gestão, incluindo o presidente Pedro Abad, foi a principal base de sustentação da última gestão e que eles não tiveram dúvida alguma na hora de aprovar as contas que arrebentaram violentamente os cofres do Fluminense por tempo indeterminado.

    Sem dinheiro e sem credibilidade alguma com grande parte da torcida, o mínimo que se espera é que a gestão consiga extrair o máximo da comissão técnica e elenco. Será que nem isso a diretoria consegue fazer? Mais uma vez pergunto: O que fazem Alexandre Torres e Fernando Veiga no Fluminense?

    Na última segunda, questionei até o Marcelo Teixeira, conhecido como “guru de futebol da Flusócio”. No texto da semana passada, perguntei sobre o Samorin, já que a filial tricolor do poderoso futebol eslovaco corre o sério risco de cair para a Terceira Divisão. No mesmo dia, o Fluminense publicou uma postagem em sua rede social para que os torcedores tirassem todas as dúvidas sobre o projeto. Bastava o torcedor deixar uma pergunta no comentário da publicação para alguém com o perfil da página oficial do Fluminense responder. Coincidentemente, depois da minha cobrança, começou a aparecer notícias da equipe sub-20 do STK Flu Samorin, que está fazendo uma excelente campanha por lá, mas que nunca havia tido nada divulgado. Surgiram até informações sobre estatísticas dos garotos de Xerém que fazem parte da equipe da divisão de base do Tricolor eslovaco. Estou até pensando seriamente em ir até à Eslováquia para conhecer todos os detalhes do projeto Samorin. Será que o Fluminense abriria as portas para o Explosão Tricolor? Vou tentar!

    Comento tudo isso com muita tristeza. Na semana passada, fui à Quito para acompanhar o duelo do Fluminense contra a LDU. Mesmo com o clube ignorando por completo a presença do Explosão Tricolor no Equador, fizemos a nossa parte. Entrei em contato com pessoas ligadas ao presidente para obter informações sobre a venda de ingressos, mas recebi o seguinte retorno: “Terá que comprar na hora lá no estádio”. Só esqueceram de me informar que eu teria que comprar na bilheteria localizada no ponto de encontro da barra brava da LDU. Total descaso com quem honra as cores do Fluminense, ajuda mensalmente como sócio e ainda adquire produtos oficiais do clube. Será que é pedir muito uma facilidade na hora de comprar um ingresso para assistir a um jogo do Fluminense no exterior?

    Apesar de tudo, torci muito lá no Casa Blanca e me emocionei bastante com a classificação. Posso garantir que foi um dos melhores momentos que vivi na minha vida de torcedor. Mesmo com todos os obstáculos criados pela diretoria, o sentimento pelo Fluminense jamais será destruído.

    Sobre a derrota para o Palmeiras, vi apenas o Henrique Dourado lutando sozinho. No restante, alguns jogadores se arrastando em campo, outros errando tudo… Uma zona!!! De positivo, apenas a união que rolou entre as torcidas ainda durante a primeira etapa. Foi bonito de se ver!

    Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos, mas de uma coisa eu tenho certeza absoluta: a diretoria terá que mudar muito a sua forma de cuidar do futebol, caso contrário, a situação ficará feia. Outra coisa: bater de frente ou ignorar a arquibancada é tiro no pé… Humildade não faz mal a ninguém. O Fluminense não pode ser administrado para agradar somente a alguns grupos políticos compostos por lideranças que acham que estão acima do bem e do mal. Já passou da hora de colocar em prática o slogan tão exaltado na última campanha: “SOMOS TODOS FLUMINENSE”.

    Por favor, devolvam o nosso Fluminense! Será que é pedir muito?

    Vinicius Toledo “

  • Ricardo Ferreira

    Cheguei a uma conclusão. Quero dividir com vocês.

    Temos o pior elenco da competição, a pior diretoria do planeta, nossos atletas passam fome, nossa sede é um lixo, aliás o bairro das Laranjeiras é um lixo, nossa camisa é feia pra caralho, torcida então…nunca deu nenhum show no Maracanã, cá pra nós uma merda de estádio, não temos CT para treinar. Vou encurtar o papo. O mundo está errado. O certo é manter o ungido, o iluminado, o consagrado, o eleito, o santificado, o bento, o abençoado em seu altar.

    Apesar de não ter havido coro exigindo a cabeça do grande
    mestre do futebol mundial, a torcida pediu o Sornoza.

    Mas nas conversas no estádio, ouvi muita gente, um grande
    número de tricolores questionando duramente o “trabalho” do
    Abel.

    Claramente a paciência com ele vai se esgotando.

    Bizarrices, esquisitices, aberrações, Abel Braga comete desde sempre. Genialidades, grandes soluções nenhuma. Não que eu me lembre. Sim, desculpem, teve o Gabiru. Todavia já são muitas vozes contestando com veemência a manutenção no cargo do grande estrategista do futebol universal ( quem sabe com ET’s, Braga não se faria compreender? ). Na minha opinião o maior erro é deixar tudo como está, na direção da calamidade.

  • Jorge Eduardo

    Acredito que nem os mais otimistas e os defensores de tudo que as últimas gestões fizeram até agora, não estejam preocupados. Futebol não é matemática, já provamos isso em 2009, mas se continuar assim em mais 1-2 rodadas estaremos no Z4 e muito dificilmente sairemos de lá.

    Algo tem que mudar, se não podem contratar mais, a única alternativa é mudar o comando técnico e administrativo do futebol, para ver se com novos métodos de treinamento e novas ideias saímos dessa.

  • Fabio DB

    Não se mexe em treinador que tem o grupo na mão e tem vínculos com o clube quase no final do brasileiro. Só se faz isso em caso de perda de comando.

    A última vez que fizeram isso foi em 2013. O “chefe” chutou o mesmo Abel. Pelo Luxemburgo. Caos. E Dorival não salvou um time que era campeão Brasileiro.

    A anterior foi em 2009. O chefe chutou o Parreira. Pelo Renato e praticamente já tínhamos caído. Colocaram o Cuca já pensando na segundona e deu-se o milagre.

    Trocar um técnico como um Abel, para fazer aventuras ou apostas é como saltar do avião com um guarda chuva na mão.

    Precisamos melhorar e não começar do ZERO.

    ST

    • Davi Carvalho

      Mas os gestores precisam se reunir com ele e COBRAR.
      Não dá pra ver a equipe se afundar com 3 volantes em campo, com os piores sendo escalados.
      Por que Sornoza não joga??? Por que Reginaldo, que sempre se mostrou melhor que os dois que estão aí está sendo preterido??? Por que 3 volantes, se esse esquema já se mostrou pior que os outros???
      Isso o comitê gestor tem que perguntar.

      • Fabio DB

        Exato!
        ST

    • Claudio Souza

      Também acho. Agora, ano que vem temos que colocar outro.

      ST

  • Sylvio Montenegro

    O último jogo que assisti do Fluminense foi contra a LDU, no Maracanã, não pelo time ou pela diretoria, mas pela torcida.

    Quando a torcida se mobiliza, bate aquele sentimento de comunhão, de que o Fluminense somos todos nós. E aquele jogo contra a LDU era especial para nós torcedores.

    Não sei o que acontece, mas este time parou de correr faz tempo. Tem faltado com o respeito ao clube e à torcida. Podem ser os DIs atrasados? Quem sabe?

    Um time que não corre, não ganha divididas, onde ninguém marca e ninguém se desloca pra receber, um time estático que só toca bolas para os lados. Uma caricatura do que esse mesmo time foi no início do ano.

    Sinceramente não tenho opinião formada sobre trocar o Abel. Qual professor viria no lugar dele? Onde está a comissão de futebol? Onde estão os novos métodos de trabalho? Quem discute e cobra resultados? Tem alguém em casa?

    Pago minha mensalidade e compro produtos oficiais, que são ações estruturantes, mas não pago para ver esse bando em campo e me aborrecer.

    • Danilo Soares Félix

      Salários e DIs foram colocados em dia antes do 1o jogo da LDU. Por favor tirem esse item da lista.

  • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    Já foi instalado um comitê emergencial de crise ??

    Ou vamos esperar a vaca entrar no brejo.

    Se entrar no brejo, sei não !! Série B é o Inferno !!

    • Jorge Eduardo

      Esse Comitê de Futebol não fez nada ainda em relação a isso, se já estivessem debatendo soluções talvez tivéssemos conquistado mais alguns pontos.

      Por que a nossa defesa é uma peneira? Quem tem falhado mais?

      Por quê o nosso ataque não funciona? Esquema, jogadores, o que pode ser feito?

      Não podemos mais contratar jogadores pro Brasileiro. Nosso sub-20 hoje é um sub-18 e não tem muitas opções para subir… poderíamos reforçar o sub-20 trazendo jogadores mais velhos do último ano e de repente usar esses jogadores no time principal? Se puder ser feito, poderíamos trazer os melhores jogadores do sub-20 por empréstimo e passe fixado.

  • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    Nada contra o Abel, mas este comitê de futebol é muito fraco.

    Entramos numa descida vertiginosa e efetivamente não “percebemos” nenhuma atitude ou processo de correção, simplesmente nada.

    Comemorar como vitória “histórica” uma quarta de final da Série B Sulamericana, é querer “observar” um cenário ilusório.

    • Sylvio Montenegro

      Isso aí Paulo, até porque o futebol apresentado foi sofrível e tivemos que contar com a falha da defesa adversária, que deixou a bola cair no pé do songo-mongo na cara do gol.

      Vitória histórica é quando o time faz por merecer. O que não foi o caso. A postura desse time em campo tem sido nojenta.

  • Davi Carvalho

    Diretoria precisa entender que ingresso mais caro agora não ajuda.
    Faça como o São Paulo, que baixou o preço e colocou mais gente dentro do estádio.
    Precisamos da força da torcida agora, com ingresso a preço baixo vamos ter mais gente ajudando.

  • LuizCarlos De Souza Junior

    Provavelmente até 11h30

  • vivianne

    Ja falei esse time nao tem alma, nada haver com questão financeira, e time sem alma mesmo, tanto faz pra eles ganharem ou perderem, esse comportamento em um time qualificado já compromete, imagine em um time regular com elenco fraco.
    Juntando -se a isso um departamento de futebol acéfalo, a coisa pode nao acabar bem.
    Espero q o presidente tome o controle dessa situação e ano q vem faça os investimentos necessário para q possamos pelo menos conquistar uma vaga na libertadores.
    Demitir o Abel agora é loucura, ainda mais sem treinador de porte no mercado e sendo escolhido por esse departamento de futebol horroroso q nós temos.
    E só pra nao perder a oportunidade e ainda na esperança q alguém me responda, O Q FAZ ALEXANDRE TORRES NO FLUMINENSE?

  • Claudio Souza

    O “time de garotos” a que você se refere, tem Júlio César, Lucas, Renato Chaves, Henrique, Orejuela, Sornoza, Scarpa, Wellington e Henrique Dourado. Quem dessa lista é “garoto” ? Garotos são Douglas, Wendell, Léo e Marlon, três jogadores com 20 anos, que completariam esse time titular do intocável Abel.

    Henrique, Sornoza, Scarpa e Henrique Dourado, seriam titulares da esmagadora maioria dos demais grandes. Douglas, Wendell, Wellington e até Orejuela, jogando o que jogou logo que chegou, disputariam posição em todos os 11 rivais.

    Esse discurso não se sustenta, porque basta ter um mínimo de conhecimento e vivência de futebol pra perceber que o time não tem nenhuma organização, nenhum plano de jogo, nenhuma jogada ensaiada e, pra piorar, muitas das vezes são escolhidos os piores pra entrar em campo. Quem é o responsável por isso ? O Abad ?

    Se o Abel foi capaz de montar um time que nos chamou a atenção no início do ano e que enfrentou com brilho a Carniça nos turnos do Estadual, com elenco cheio de contratações estelares, e o Botafogo, o time mais bem armado do Rio, parece estar sendo incapaz de reorganizá-lo depois que a coisa foi se desmantelando com as contusões de jogadores importantes.

    Pra terminar, nem vou perder tempo tentando reparar sua visão limitada e preconceituosa a respeito do que é o trabalho de um servidor público. Só te lembro que a esmagadora maioria da diretoria e das pessoas que estão gerindo o clube, inclusive o vice-presidente, é da iniciativa privada.

  • Claudio Souza

    O que tem a ver o time do ano passado com esse ? Comparaste alhos com bugalhos…

    ST

  • Claudio Souza

    Nosso histórico recente depois dessas longas paradas é o pior possível. O time sempre volta sonolento e a gente perde. Já reparou ?

    ST

  • Flavio Henrique

    Meses atrás escrevi aqui que, se esse elenco oscilasse pra baixo seria briga pra não cair.
    O time oscilou pra baixo e ainda perdemos o nosso melhor atacante, vendido para o Campeonato mais rico do mundo (inglês) e de forma parcelada !!!!! Sensacional.

    Enquanto isso o Richarlison esta voando baixo por lá. Os ingleses devem estar rindo até agora.

    Sobre essa atual gestão, tenho alguns amigos em comum com membros da direção. Minha impressão (que já havia registrado aqui) é que são bem intencionados mas
    estão completamente perdidos.

    Entramos pelo segundo ano consecutivo sem ao menos um bom lateral. E isso, em um campeonato disputado é suicidio. Quem já jogou bola ao menos uma vez na vida sabe, boa parte dos gols que sofremos nascem da fraqueza dos nossos laterais. Todos muito fracos.

    Oque eu faria ? Fechava a casinha. Nosso time precisa parar de sofrer gols.
    Qualquer time é armado da defesa para o ataque, e não ao contrário.

    Colocava tres zagueiros, tirava o Lucas e o Renato (da ferias pro dois) e colocava o Marlon Freitas por ali. Isso mesmo, fixo.
    Scarpa e Sornoza soltos. E Dourado na frente.

    Porque o time cansa ?
    1-) Porque corre errado. Bateu o desespero. Pode ter o melhor CT, o melhor preparador fisico ou ter um time sub-21. Se correr no desespero, vai cansar.
    O futebol é um esporte físico, cada vez mais físico. Mas ainda é um esporte de malandro.
    Neste ponto eu culpo o Abel e o Torres. Precisa cobrar e dar tranquilidade na medida certa. Ou o time parece frouxo demais ou desesperado demais.
    2-) Sempre estamos atrás no marcador. O desgaste de quem tem que empatar o jogo é muito maior do que o time que esta fechado atrás para sair só na boa.

    Na boa, cade o Alexandre Torres ???
    Essa é a hora dele blindar o elenco e comissão técnica. Mas o cara sumiu !
    Pobre Fluminense.

  • Flavio Henrique

    Já vi por aqui e, em outros espaços, criticas pelo fato do Abad ser funcionário público.

    Concordo que deve ser muito complicado para quem viveu toda a carreira no funcionalismo, entender as nuancias e velocidade do meio privado. É bem diferente.

    Mas não podemos cair na armadilha do perconceito. Não sei, mas quero crer que o Abad tenha se cercado de profissionais do meio privado, executivos de grandes empresas, para se aconselhar e orientar na tomada de decisões.

    Acho que a contratação do tal CEO já foi nesse sentido.

    Meu sonho ? Meu sonho é ver um excutivo de uma multinacional ou mesmo um self made man (como me parece ser o Pedro Antonio) na presidencia do FLU.

  • Sylvio Montenegro

    Vendo a programação semanal do Fluminense reparei que as atividades de treinamento acontecem em parte de um período do dia.

    Se treinar mais pode ser desgastante fisicamente, será que não seria interessante, no outro período do dia, reunir a “o comitê gestor de futebol”, a comissão técnica e os jogadores para analisar a última partida disputada pelo time e o próximo adversário? Estudar, debater, verificar e corrigir as falhas, traçar estratégias, definir posturas e posicionamentos. Esse tipo de trabalho é realizado?

    Poderíamos também começar a mudar nossa política salarial. Definir um teto fixo e trabalhar com parcelas variáveis de acordo com a produtividade, desempenho e cumprimento de metas.

    Os jogadores não conseguem fazer um link entre boas campanhas e salários melhores e em dia. Como disse a Viviane, tanto faz ganhar ou perder, afinal, o salário vai entrar na conta do mesmo jeito.

    Se não há comprometimento com o clube e com o sentimento da torcida, se não há motivação pelo gosto da vitória ou de ser campeão, que haja, pelo menos, motivação pela perspectiva de engordar a conta bancária.

    É difícil gerir o futebol, essa estranha mistura de negócio e paixão.

  • Fabio DB

    Melhores times de 2017:
    – Campeão TAÇA GUANABARA (3×3) X Final do Carioca (1×2 roubado) x surra de 3×0 no Vasco

    Júlio César GOL x Diego Cavalieri GOL x Diego Cavalieri GOL
    Lucas LAD x Lucas LAD x Lucas LAD
    Renato Chaves ZAD x Renato Chaves ZAD x Renato Chaves ZAD
    Henrique ZAE x Henrique ZAE x Henrique ZAE
    Léo LAE x Léo LAE x Léo LAE
    Pierre VOL x Orejuela VOL x Orejuela VOL
    Orejuela VOL x WendelVOL x WendelVOL
    Sornoza MEC x Sornoza MEC x Sornoza MEC
    Richarlison ATA x Richarlison ATA x Richarlison ATA
    Henrique Dourado ATA x Henrique Dourado ATA x Pedro ATA
    Wellington Silva ATA x Wellington Silva ATA x Wellington Silva ATA

    Reparem que os times são similares. Todos no 4x3x3 que parece ser mais adequado para esse elenco.

    As maiores diferenças do que vemos hoje:
    – Sornoza era titular absoluto;
    – Scarpa não jogou nos melhores jogos (machucado);
    – Saída do Richarlison
    – Queda brutal do W. Silva.

    É SÓ SE BASEAR NESSES TRÊS JOGOS E MONTAR O NOVO TIME POMBAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Com base nesse histórico o time poderia ser (Exemplo). Eu começava a treinar esse time baixo.

    – JC ou Cavallieri

    – Lucas ou alternativa de maior marcação.
    – Reginaldo
    – Henrique
    – Léo

    – Melhor volante marcador do elenco (quem seria? o Orejuela originariamente é 2o volante)
    – Orejuela ou Douglas ou Wendell (os 3 juntos é inviável, muita mobilidade e pouca efetividade)
    – Sornoza

    – Scarpa (seria W. Silva, mas não dá mais … uma perda terrível para nós)
    – Dourado
    – Robinho

    Mas todo mundo tem que marcar mais próximo do adversário!!!!!!!!!!!!!!

    ST

    • Marcelo Tricolor

      Tricolor,
      Futebol se ganha no meio campo.

      Esse esquema funcionou porque Richarlison e WS estavam voando, iam e voltavam o jogo td e Lucas dava o último suspiro.

      Hj, não sei se funciona.

      E nossa zaga é uma piada, ontem foi um passeio.

      Futebol não é receita, é momento.
      E o momento é desespero.

      Meu time?
      Cava,
      Renato,
      Reginaldo,
      Henrique,
      A vaca fazendo a curva (LP)
      Pierre, (ainda está entre nós?)
      Douglas,
      Sornoza,
      Scarpa,
      WS (Ressuscita!!!!)
      Ceifador

      Wendel e Robinho se a vaca paquerar o brejo no primeiro tempo.

      • Davi Carvalho

        Renato???
        Bem, como você diz que eu digo…. TÁ DE SACANAGEM???KKKKK….

  • Danilo Soares Félix

    Abel não é o problema, pelo contrário, faz parte da solução. Temos que dar apoio a ele para barrar quem for preciso. Alguns estão muito mal.

    Time de jovens tem que sair de campo exausto. Jogar no limite porque ainda não são nada no futebol. Mas não é isso que estamos vendo.

    • F. Malamace

      “Time de jovens tem que sair de campo exausto. Jogar no limite porque ainda não são nada no futebol. Mas não é isso que estamos vendo.”

      Se o Abel não esta vendo isso a culpa é dele sim. Se esta vendo e não esta afastando a laranja podre também tem culpa.

      E vcs da diretoria também tem culpa em ambos os casos.

    • Aldo L C Monteiro

      A mentalidade desses jovens que estão despontando agora para o futebol, é jogar bem alguns jogos no time de cima ser badalado na mídia, dizer que vai ser craque pra ser vendido pra Europa por uma boa grana e ficar rico cedo. Acredito que seja isso a meta na cabeça desses jogadores, não vejo como objetivo servir o Fluminense e almejar uma seleção brasileira. Como alguns desanimaram porque não foram vendidos, acham que não precisam mais se empenhar, exercer sua profiçao com dignidade, não vão correr risco de se machucar e perderem a chance de serem vendios não querem jogar mais esse ano, vão deixar para aprecer na época certa. Com a bagagem que o Abel tem ele precisa de apoio pra barrar alguém nesse elenco ??? Estamos falando de quem ???

      • Claudio Souza

        Pois é. Também não entendi.

        ST

    • Ricardo Ferreira

      Temos que dar apoio a Abel Braga?!

      Nós quem?!

      Ele não tem o grupo nas mãos?
      Não é craque em lidar com os garotos?
      Não é o fodão do vestiário?

      Um treinador com 65 anos e décadas de futebol precisa do apoio de alguém para sacar do time jogadores supostamente fazendo corpo mole, ou insatisfeitos?

      Vamos ajudá-lo a escalar, a treinar, a substituir, a fazer leitura de jogo, a obrigar aquilo que ele acha certo? A dar um padrão tático minimamente razoável ao time?

      E ele escuta alguém? Desde quando? Persiste sim em erros crassos, gritantes, evidentes. Comete insanidades como colocar em campo Maranhão e Romarinho em jogos cruciais, emblemáticos, plenos de rivalidade. Fora a já famosa teimosia estúpida, bizarra, em impor jogadores fora de posição, ou ainda com baixo desempenho em diversas partidas. Além de persistir com formações malsucedidas.

      Danilo, não me leve a mal, mas isto é um verdadeiro absurdo, uma total inversão de valores, é confundir causa com consequência.

      Esse discurso faria sentido se estivéssemos diante de um técnico que chegou agora para arrumar a casa ( por exemplo o Cuca em 2009 ).

      No entanto Abel Braga já dirige o Fluminense faz praticamente um ano!

      Sinceramente, não estou entendendo.

    • Fabio DB

      Se o Abel sair a casa cai.
      ST

  • Nerval Antonio Goulart

    Ao sair do Maraca ontem, tive a sensação de que estamos a caminho do Z4, só que, dessa vez, sem o Cuca para nos salvar. Se o grupo da Flusócio não tomar uma atitude de pelo menos trazer alguém que ajude o perdido Abel a escapar do rebaixamento, vejo o filme de 97/98 com grandes possibilidades de entrar outra vez em cartaz.
    Ao sair do estádio ontem, peguei uma Van cheia de torcedores tricolores. Os adjetivos dirigidos contra o Abel e sua comissão técnica foram bem recheados. O atual Presidente também não escapou da desilusão desses torcedores e, porque não dizer, de todos nós sócios do clube.
    Espero que os torcedores da Flusócio que compareceram ao Maraca ontem, levem ao Abad a revolta dos torcedores do Fluminense na arquibancada e o inconformismo com as seguidas escalações do time idealizadas pelo Abel., que têm propiciado todas essas derrotas nessa competição nacional. Eu, como todos nós, desejo que o Fluminense continue a atuar na elite do futebol brasileiro. Mas com o Abel e sua teimosia, dificilmente escaparemos da luta pelo não rebaixamento, esse ano..
    Acredito que depois de 2013, foi um erro contratar o atual treinador outra vez; ademais, com conhecimento da diretoria atual das dificuldades que teríamos em manter um time competitivo e sem possibilidades de se investir em contratações de bons jogadores. Abel é treinador de time com bons valores e com reservas aptos a substituir titulares. O treinador não consegue entrosamento com jogadores como os atuais, salvando-se, apenas o Ceifador. Não sabe ensaiar jogadas e o time parece um bando a lançar bolas perdidas ao campo do adversário, como ocorreu ontem.. A sua insistência em manter a bola em nosso campo de defesa é perigosa e chama o time adversário para o nosso meio de campo objetivando o roubo da bola e a finalização ao gol. Inexiste um sistema técnico de finalização do ataque à frente do gol adversário. E o deslocamento ofensivo para o recebimento da bola é sofrível.
    A meu ver a venda de Richarlisson foi a gora dágua para chegarmos nessa situação embaraçosa em que estamos. A três pontos do Z4.
    . Aconteça o que acontecer ao final desse brasileirão, espero um adeus ao Abel e que ele não mais retorne a dirigir o elenco do Fluminense.
    ST

    • Claudio Souza

      Currículo de Abel no Fluminense : um estadual em 2005, na bacia das almas, contra o Volta Redonda; um estadual em 2012, com um time infinitamente melhor que os demais; um Brasileiro no mesmo ano, nas mesmas condições. Ainda assim, terminamos essa última competição caindo pelas tabelas e com medo de o time entregar a rapadura no final.

      Em termos de derrotas : a perda vexaminosa da Copa do Brasil, em casa, para o possante Paulista de Jundiaí; as quedas nas Libertadores de 2012 e 2013; e a campanha ridícula no Brasileiro de 2013, na qual insistia com os canalhas do sindicato e que culminou com sua demissão e encaminhou o nosso rebaixamento pelos resultados de campo. Tudo isso, com os milhões da UNIMED à disposição.

      Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça.

      ST

      • Fabio DB

        Imagina a ruindade dos outros no bilionário período Unimed.

        Mais da metade dos títulos foram ganhos por ele. Em dois períodos de trabalho.

        ST

        • Claudio Souza

          A ruindade dos outros não diminui a dele.

          ST

          • Fabio DB

            Exato … da mesma forma que “o pior inimigo do bom é o ótimo” com diz a sabedoria popular.
            ST

          • Claudio Souza

            Não quero o Abel fora, agora. Quero outro em 2018.

            ST

  • Jorge Eduardo

    Muito coerente, algo tem que ser feito para melhorar ou seremos rebaixados. Triste falar isso, mas concordo 100% com o Savioli, hoje somos o time que joga o pior futebol na série A.

  • Fernando Ventura Jr.

    Se não temos laterais que se coloquem quatro zagueiros e os volantes passem a ter liberdade de ajudar o meio campo e o ataque. Laterais não precisam ser atacantes se não sabem cruzar e ainda deixam corredores para serem explorados.

  • Marcelo Tricolor

    Será que é difícil enxergar que Leo Pelé, Frazan, Nogueira, Douglas, Renato Chaves, Orejuela, Lucas, etc… São muito fracos?

    Semana passada Robinho era a solução, agora é o Sornoza…

    Parceiro, não temos elenco.
    Achar que Reginaldo e Robinho são solução….

    Parafraseando vc….
    Só pode estar de sacanagem.

    • Davi Carvalho

      Não estou de sacanagem.
      No futebol vc tem que escalar quem tá melhor, Reginaldo não é um craque mas sempre se mostrou melhor que Nogueira, Robinho no lugar do Wellington que tá muito mal, talvez até com problema físico.
      Se os piores saírem e entrar quem tá/é melhor, a tendência é a subida de produção da equipe.
      Veja o post do Fábio DB, com Sornoza, Scarpa, Wendel, Orejuela, Dourado, o time se saiu melhor.
      O que temos que fazer é voltar com o que nos dava resultado. Ou você acha que a formação atual com gente que não rende, com 3 volantes é a tal “solução”???

  • Claudio Souza

    Às vezes, tento me imaginar jogador profissional e o que sentiria se meu técnico me obrigasse a jogar numa posição onde fico encaixotado ou onde não rendo o que posso.

    Se me colocasse no banco em favor de um perna de pau.

    Se desse para o time um monte de orientações que soassem absurdas pra mim e para o grupo.

    Jogando minha pelada de velhos barrigudos o que mais acontece é os jogadores desanimem quando percebem que o time está uma bagunça.

    Será que nada disso pode estar acontecendo no nosso elenco?

    ST

  • Claudio Souza

    Vale lembrar que, enquanto estava à disposição, Marquinho “O Nada Que Atrapalha” era uma das opções preferenciais de Abel no banco de reservas.

    ST

  • Claudio Souza

    Abel parece detestar jogadores de meio-campo.

    Às vezes tenho a impressão de que ele os escala só para não parecer por demais excêntrico.

    Quando precisa virar um resultado adverso a primeira coisa que faz é tirar quantos puder do meio-campo e encher o time de atacantes.

    ST

    • Gilberto Cabral

      Pois é, quando isto acontece, despovoar o meio em prol do ataque ( atualmente isto é habitual) aí fica os nossos “excepcionais zagueiros”, com a grande missão de fazer a bola chegar na frente, o que vemos ? Aquele joguinho brochante de toques para os lados e para trás que todos nós já sabemos que quase sempre não vai mudar nada.

  • Claudio Souza

    Como já escrevi aqui “n” vezes o Botafogo há poucos meses estava com 12 jogadores no estaleiro e continuou competitivo.

    Jair Ventura reinventou o time com os refugos dos refugos que tinha e hoje está aí, com um time individualmente limitado em termos técnicos fazendo uma campanha brilhante.

    ST

  • Claudio Souza

    Kkkkkkkk. Não exagere.

    ST

  • Fabio DB

    O Abel comete erros o que é natural. Acerta bem mais que erra na sua funcao.

    Não há melhor, então creio que esse discussão sobre se o Abel fica ou saí é absurda e sem lógica alguma nesse momento.

    O Abel tem é que ser cobrado (como tem sido feito por vários tricolores) pelo desempenho do time que está abaixo do que pode por culpa dele. Mas tirar o cara para colocar o Ze das Couves a essa altura do campeonato é bastante estranho.

    ST

  • Jorge Coutinho

    2015 e 16 campeão mineiro
    2015 vice campeão brasileiro
    2016 foi 4 lugar
    Participações em libertadores desde 2013

    Em 2016 gastaram 130 milhões entre remunerações e prêmios, eh verdade.. só não vale esquecer que o flu gastou 120 milhões com contratações, remunerações e prêmios…

    Se existe um modelo fracassado eh o nosso…

    ST

  • Gilberto Cabral

    O único jogador que honra a nossa camisa atualmente, por incrível que possa parecer, é o Dourado. Se empenha em todos os lances, não tem bola perdida e faz gol. Poderia muito bem ser o capitão e cobrar geral desses molekes.

  • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    Futebol brasileiro está se tornando uma piada indigesta, difícil de “engolir ” !!!! Parece ação entre amigos !!

    Você repara que o modelo está estagnado, ai pensa, grande oportunidade para inovação e/ou uma ação moderna, ai ventila-se mais um “obsoleto” !!

    ” À procura de um treinador: Oswaldo de Oliveira entra em pauta no Atlético-MG.

    Após demissão de Rogério Micale, no domingo, diretoria do Galo já está no mercado, e Oswaldo, atualmente sem clube, é um dos nomes na mira. “

    • Sylvio Montenegro

      A roda viva dos professores demonstra a indigência do futebol que jogamos aqui na terra brasilis.

    • Fabio DB

      Há décadas nosso futebol se encaminha para o buraco.
      Ocorreu nos clubes o mesmo que no Congresso. Está aí o resultado.
      Quer maior indicador do que o Santos na Vila Berlmiro ser eliminado pelo poderoso Barcelona de Guayaquil e perder de 20 do Barcelona original???????
      ST

    • Claudio Souza

      Os dirigentes não entendem nada de futebol. Não sabem que futebol desejam que seus times joguem. Não conhecem o trabalho dos treinadores nacionais, quanto mais o dos estrangeiros. Como são medrosos e têm aversão ao risco, comodamente repetem as mesmas escolhas de sempre. Os velhos, ultrapassados, preguiçosos e corporativistas “professores”.

      ST

  • Flavio Chammas

    SENHORES

    FORA ABEL???????????????

    QUEM NO LUGAR??????????????????

    ABEL ERRA??????????????

    ESCALAR QUEM, VEJAM A ZAGA EM CONDIÇÕES DE JOGAR.

    COM O PLANTEL QUE TEMOS, SEM GRANA, APONTEM UM TÉCNICO QUE QUEIRA ASSUMIR.

    DUVIDO QUE ALGUM QUEIRA PEGAR.

    NÃO DEFENDO NINGUÉM, NEM ABEL NEM OS RESPONSÁVEIS, MAS A REALIDADE É ESTA.

    QUANDO O COBRADO E CRITICADO MUITAS VEZES AQUI VIRA A SOLUÇÃO, RICHARLISON É O MAIOR, REALMENTE ME PREOCUPO.

    PARA A SITUAÇÃO, FLUSOCIO INCLUSIVE, NÃO FALAR NADA, NÃO DAR A “CARA A TAPA” , FICAR FEITO AVESTRUZ, NÃO É O MELHOR CAMINHO.

    DEIXEM DE SER BURROS OMISSOS, JOGUEM PARA A GALERA, VENHAM, FALEM, MESMO QUE COMBINADO INTERNAMENTE, MAS APAREÇAM.

    DA BASTANTE TEMPO AINDA.

    A BENÇÃO JOÃO DE DEUS

    • Sergio Binda

      Flávio,

      Sou crítico ferrenho do Abel desde suas passagens antriores pelo Flu. Entretanto não clamo pela sua demissão, mas exijo que ele seja cobrado para dar soluções aos problemas táticos e estruturais do time.

      – Não é possível tomar dois gols idênticos de laterais esquerdos bem mais ou menos do mesmo lugar sem que um dos três volantes que temos faça uma cobertura.

      – Não dá para insistir com o Wendel como meia de criação.

      – Não dá para manter o Orejuela no time. Ele não marca e ainda arma os contra ataques adversários.

      – Como nosso time, tão jovem, ou como muitos gostam de chamar, de garotos, termina todos os jogos morto de cansaço, que na realidade se manifesta a partir do início do segundo tempo.

      O Abel e sua CT estão lá para dar estas soluções e têm de ser cobrados por isto. Só se mete o pau na diretoria, que tem sua parcela de culpa, mas chega de se passar a mão nestes profissionais de futebol. Vemos times que são verdadeiras bostas como Avai e o próprio Atlético Goianiense demonstrando mais organização e muito mais vontade do que o nosso. Não ganhamos uma dividida e não levamos um rebote de segunda bola.

      Fala – se muito do Wendel e criticou – se um monte a sua possível venda. Pode ser que ele esteja uma bosta porquê está fora de posição, mas pode ser que ele realmente seja uma bosta e tenha tido um lampejo em alguns jogos.

      Enfim devem ser cobrados geral e, na minha opinião, por este monte de gente que está na Diretoria de Futebol. Até agora não disseram ao que vieram… Até agora é só come e dorme!!

      ST

  • Nerval Antonio Goulart

    Parabéns Guerreiro! É uma loucura, uma bagunça infernal !!! Inexiste no Fluminense atual um esquema tático! Seu raciocínio está correto! Tomara que o Abad ou alguém na diretoria acorde em tempo e coloque um treinador em campo! Infelizmente, o Abel não vai mudar!! Mas o Fluminense não pode ficar refém da teimosia e da desatualização de um treinador! O Fluminense tem que ser a prioridade!

  • Fabio DB

    Corretíssimo. É necessário sacudir esse time e conceitos atuais.
    ST

  • Fabio DB

    Está aí o que todo mundo falava….. nossos volantes só cercam (e de longe)…. Wendell, Orejuela, Douglas….. que preguiça.. .. e não são criativos no ataque…INVIÁVEL JUNTOS… apesar da boa movimentação e técnica.

    Mudanças JÁ!!!! … Vejam os números no link..

    https://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/se-gritar-pega-ladrao-volantes-do-flu-roubam-poucas-bolas-no-brasileiro.ghtml

    • Claudio Souza

      O que faz o scout de Abel Braga com esses e outros números ?

      ST

      • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

        Ele não gosta de informação.
        Está muito “atrasado”!

      • Fabio DB

        Exato.. e o tal comitê?
        ST

    • Diogo Trindade

      Wendel tem sido uma enceradeira em campo. Alguma coisa mudou na cabeça do garoto, ele acha que é armador. Ele não marca ninguém, e quando pega a bola abaixa a cabeça e sai correndo que nem uma mula até perder ou tropeçar na bola.

      Orejuela também caiu demais. Hoje, meu meio campo ideal é: Cone, Douglas, Scarpa, Sornoza. No lugar do cone pode ser o Henrique, ou qualquer um que saiba marcar.

  • Claudio Souza

    Respondo por mim. Na minha opinião, temos que ir de Abel até o final do ano, E SÓ ATÉ O FINAL DO ANO.

    Comparar os jogadores em atividade atualmente no Brasil, mesmo os melhores, com os craques do passado é covardia. Outra realidade de mercado, outro tipo de futebol.

    A comparação tem de ser feita, tendo como referência, o nível atual dos jogadores dos rivais. Rodriguinho é peça-chave do líder Corinthians, só pra citar um exemplo da mediocridade atual do futebol brasileiro.

    Embora não concorde que o nosso time seja assim ruim, fica claro para quem conhece minimamente futebol que o nosso time não tem padrão de jogo e o Nada Pode Ser Menor é o melhor exemplo do que o trabalho de um técnico pode fazer com uma equipe limitada.

    Pra terminar, gostaria que você listasse ao menos uma meia-dúzia de “BONS JOGADORES, CONSAGRADOS” que estejam disponíveis e em valores acessíveis para um clube como o nosso, que tem sérios problemas de fluxo de caixa.

    ST

  • Jorge Eduardo

    O Abel é o menos culpado nessa estória, os grandes culpados são os gestores atuais e os que já saíram, mas a M já está feita e tem que arrumar alguma solução para sairmos dela. A principio a única coisa que pode mudar é o comando técnico e administrativo do nosso futebol… ou o rebaixamento é quase iminente. Não dá mais tempo para esperar, ou o time melhora da água pro vinho já no próximo jogo ou vai ter que mexer.

    Que os gestores se reúnam e tracem uma estratégia de treinamento e de jogo para ver se melhoramos, ou teremos que substituí-los. O Fluminense não sobrevive a mais um rebaixamento, não na situação financeira que nos encontramos e com a torcida tão afastada.

  • Sergio Binda

    Importante dizer que no Grêmio também não há jogadores consagrados. Mas há um time bem estruturado, apesar de limitado tecnicamente. O Abel deve ser cobrado sim, pois poderia estar fazendo um trabalho melhor. Ganha 500k por mês!!

    ST

  • vladimir costa silva

    Prezados,
    Peço humildemente que nossa DIRETORIA, que eu confio, monte um grupo de trabalho para pensar o futebol do fluminense em 2018, já prevendo o pior, vendo outros times, com situação financeira similar ao nosso, percebemos claramente que estamos fora da curva, o padrão de futebol atual, exige muito transpiração e um pouco de inteligencia e não temos nenhum dos dois quesitos.

    ___________________________________________________________________

    Sei que na maioria das vezes mudar o técnico não resolve, porém acho que nosso treinador perdeu o rumo, não sabe o que fazer mesmo, e além de tudo parece desanimado. Sei que o time é limitado, principalmente na defesa, mas as escolhas estão muito abaixo do razoável. Insistir no Wellington Silva, sem condições físicas, não colocar por mais tempo o Sornoza para pegar ritmo, insistir no improdutivo do Léo, são coisas que não entendo. Nosso time não consegue defender bem, nem atacar, fomos humilhados no maracanã pelo Palmeiras, que não fez mais gols por que não quis. Colocar o Scarpa como capitão também é de uma burrice sem tamanho, o cara já está totalmente sobrecarregado na criação, mesmo não sendo um craque é nosso jogador mais criativo. Acho que um fato novo para tentar acordar o time e a torcida podem ser positivos. Comentei aqui no grupo anteriormente, que o técnico precisava fechar o time, jogar na retranca mesmo, porque tomamos muitos gols, temos que jogar por uma bola e ver o que acontece.
    Se jogarmos o que temos jogado, perdemos fácil fácil para o time A ou B ou C do Grêmio, e aí terminaremos, dependendo dos outros resultados, com o mesmo numero de pontos do primeiro do Z4.

  • Sergio Binda

    100% de acordo!!

    ST

  • Alexandre Said Delvaux

    Falta de combatividade dos volantes: se as estatísticas são verdadeiras (e acho que são!), são necessárias e possíveis ações imediatas e que podem trazer resultados. Espero que a comissão técnica esteja atenta aos fatos.

  • Jorge Coutinho

    Não esquecer de Sornoza, orijuela, e partes das aquisições de Marquinhos e maranhao..todos com vencimentos neste ano.
    Lucas veio de graça…

    Galo gastou no Elias 8,5…

    ST

  • Mauro Carvalho – SP

    Alberto,
    o Abel tem dificuldades sim, é teimoso, sim, está meio cabeça baixa.

    Mas a CULPA MAIOR É DA DIRETORIA , que decidiu vender nossa única opção de ataque – RICHARLISON – era para ter saído no fim do ano e gastou mal a grana.

    Além disso o Departamento de Futebol não parece trabalhar em equipe.

    E NÃO CONTRATARAM 1 JOGADOR QUE PRESTE – 1 !!!!

  • Juliano F Pacheco

    Valeu pela info, só de não ter jogo durante a semana já ajuda.

  • Claudio Souza

    Aliás, um crime e uma burrice terem reconstruído o estádio em função dessas dimensões padrão FIFA.

    Podiam até ter reduzido o tamanho do gramado, mas deixado em volta área disponível para aumentá-lo quando se desejasse.

    O futebol está se tornando tão físico que em breve os jogos se tornarão verdadeiras peladas, pois ninguém vai conseguir mais ter tempo nem de pensar.

    Aí, alguma coisa vão fazer. Aumentar o campo, reduzir o número de jogadores, criar limites de faltas. Se adotarem a primeira alternativa, outra obra será necessária.

    ST

  • Rodrigo Baroni

    POR ISSO, A OBRIGAÇÃO DO ABAD É EXERCER SEU DIREITO, NOSSO DIREITO, DE TERMOS 90% DOS INGRESSOS NO JOGO DE IDA, E DAR 10% PRA ELES, SOB PENA DISTO VIRAR O CASO FRANCISCO HORTA 2, 1976/2017.