Reformulação III – Comunicação Institucional

comunica

É bastante comum que as pessoas confundam marketing com comunicação, isso talvez se deva ao fato de que o marketing é uma atividade de gestão muito nova se comparada a outras.

Isso não quer dizer que marketing e comunicação sejam atividades separadas, muito pelo contrário, a comunicação é uma das ferramentas fundamentais para o marketing, assim como é a precificação, a distribuição, o desenvolvimento e o acompanhamento de produto.

Entretanto, pasmem tricolores, no nosso clube a área de marketing não tem a menor ingerência no que ocorre na comunicação.

Tal cenário se torna ainda mais grave em função da pouca disponibilidade de recursos do Fluminense, o que faz com que eventuais possibilidades de compra de mídia sejam descartadas, visto que o saneamento das finanças e a manutenção dos salários em dia são prioridades nesse momento.

Mas então, como conseguir uma comunicação efetiva que permita melhorar o engajamento do torcedor e estreitar o relacionamento sem a disponibilidade de verbas vultosas?

Até o mais “juvenil” do mercado responderia que uma boa gestão do site e das redes sociais conseguiria de alguma forma compensar a carência de investimentos.

Porém, reiteramos que os gerenciamentos dessas duas áreas são distintos.

Que fique bem claro que não temos como bandeira, que a área de marketing tenha total responsabilidade sobre a comunicação do clube, pois temos total ciência das diversas necessidades que a instituição possui.

Comunicação interna, assessoria de imprensa da gestão, assessoria de imprensa dos esportes olímpicos, por exemplo, estão dentro da estrutura de comunicação, mas não devem ser atribuições do marketing.

Isso também não significa que estamos satisfeitos com essas áreas que, evidentemente, podem melhorar, pois sentimos muita falta de uma defesa institucional mais veemente, de uma blindagem mais efetiva à instituição, de um trabalho mais proativo, com entrada nas redações e formadores de opinião, e de um controle maior de quem fala publicamente pelo clube sobre determinado assunto.

Não queremos olhar para o passado, se assim fizéssemos estaríamos escrevendo posts sobre um antigo assessor de imprensa do clube, torcedor de outro time, que constantemente ataca o Fluminense em redes sociais, não demonstrando o menor respeito pela instituição que durante algum tempo foi responsável por sua subsistência. O mesmo achincalhe aconteceu através de um dos sócios da FSB, empresa que até pouco tempo atrás cuidava da comunicação institucional do Clube de forma terceirizada.

Teremos um ano duro pela frente, onde a comunicação com nosso torcedor e defesa institucional serão tarefas essenciais. Queremos focar o futuro, mas para que esse seja do jeito que merecemos, as premissas que permeiam esse post precisam ser implantadas urgentemente.

128 Comentários em Reformulação III – Comunicação Institucional

  1. Thiago Costa
    17 de dezembro de 2013 at 15:42 (6 anos ago)

    O responsável pelas redes sociais do clube precisa ser trocado urgentemente.

  2. Nilson
    17 de dezembro de 2013 at 15:44 (6 anos ago)

    Vejam esse vídeo: http://www.espn.com.br/video/375694_regulamento-tem-que-ser-cumprido-afirma-trajano-sobre-possivel-rebaixamento-da-portuguesa
    e depois esse: http://www.espn.com.br/video/376943_trajano-nao-concorda-com-queda-da-portuguesa-e-diz-torcedores-dignos-do-fluminense-devem-se-calar

    Com que moral um mal caráter desse pode ser jornalista esportivo. Praticamente todos da ESPN que se manifestaram a favor do cumprimento da lei na segunda-feira mudaram de opinião.

  3. Edu
    17 de dezembro de 2013 at 15:45 (6 anos ago)

    O ‘maestro’ João Carlos Martins , elevado a categoria de paladino da justiça da Lusa pela mídia paulista, foi um ex-colaborador de campanha do sr. Paulo Maluf nos anos 80/90. Através de uma empresa sua ,milhões foram arrecadados para as campanhas do sr. Maulf.

    Para quem desconhece ,o “maestro” foi condenado há 3 anos de prisão por fraude tributária. E ainda não cumpriu

    Portanto , “maestro”,antes de dizer que o Flu tem que pagar a B , PAGUE A PRISÃO , hipócrita !

  4. Ricardo Braga
    17 de dezembro de 2013 at 15:47 (6 anos ago)

    Para ser ruim a comunicação institucional do FFC tem que melhorar muito. Hoje é um lixo. Um esgoto. Uma merda. Aliás, hoje não. Desde sempre. E a administração Peter não avançou um milímetro nesta área. Pelo contrário, recuou e muito. E a falta de dinheiro não justifica o descalabro que temos. Providências precisam ser tomadas de forma urgentíssima. Para ontem.

  5. Dedé
    17 de dezembro de 2013 at 15:48 (6 anos ago)

    Nada a acrescentar.

    Post perfeito.

    O torcedor sente falta de uma comunicação institucional e , nesse momento, de uma defsa institucional mais veemente.

    Dependendo do perfil do presidente, essa falha é minimizada.

    Mas não é o perfil do Peter.

    Aliás, até quando o Flamengo vai ficar sacaneando o Fluminense sem resposta?

  6. fabio d. b.
    17 de dezembro de 2013 at 15:54 (6 anos ago)

    É O PONTO MAIS IMPORTANTE HOJE E SERÁ EM 2014…. INFELIZMENTE. DEVERIA SER O FUTEBOL. MAS NÃO É…

    ESTAMOS SENDO MASSACRADOS FORA DE CAMPO DIARIAMENTE FAZ 1 SEMANA.

    A ESTRATÉGIA DE MARKETING-COMUNICAÇÃO-RELAÇÕES PÚBLICAS É URGENTE/ESSENCIAL/SOBREVIVÊNCIA.

    ESTAMOS PERDENDO DE 100 X 0 NESSE JOGO.

    E AGORA?

  7. Deiny
    17 de dezembro de 2013 at 16:01 (6 anos ago)

    Perfeito, Dedé!

    “ATÉ QUANDO O flamengo VAI FICAR SACANEANDO O FLUMINENSE SEM RESPOSTA?”

  8. marcelo lima DF
    17 de dezembro de 2013 at 16:09 (6 anos ago)

    concordo, nosso facebook por exemplo é frio e sem interatividade. muito fraco mesmo.

  9. Pedro Miranda
    17 de dezembro de 2013 at 16:10 (6 anos ago)

    A comunicação do clube é tão bizarramente fraca que nem parece ser tocada por tricolores. Não sou partidário a ter torcedores do Fluminense em todas as funções profissionais do clube, mas em uma área tão estratégica como a comunicação é preciso pulsar sangue tricolor, pois cada um que trabalha precisa entender a cabeça do torcedor.

  10. josé Carvalho
    17 de dezembro de 2013 at 16:14 (6 anos ago)

    Exatamente

    ST

  11. Marco Antonio Barroso
    17 de dezembro de 2013 at 16:16 (6 anos ago)

    E o vicê presidente de futebol? Esse cargo não vai existir mais?

  12. Ricardo Braga
    17 de dezembro de 2013 at 16:19 (6 anos ago)

    E não adianta contratar um engravatado conceituado do mercado. Comunicação institucional tem que ser tocada por quem tem o Fluminense nas veias e no fígado. Não é para ser ignorante, mas tem que ser alguém com perfil agressivo, rápido, objetivo e atuante. Pró-ativo e não reativo. E que saiba montar uma equipe com o mesmo perfil para atuar em todas as mídias existentes.

  13. Thiago Valente
    17 de dezembro de 2013 at 16:19 (6 anos ago)

    Falando nesse assunto (sou formado em jornalismo com especialização em marketing), realmente é triste a situação do Fluminense em certos aspectos. E isso fica evidente nessa novo caso. Felizmente, vários tricolores estão defendendo o clube dos achincalhes de todas as formas, em um trabalho que, ao final, está unindo mais ainda os verdadeiros tricolores.

    Agora falando de outro assunto (mas que também influi diretamente no setor de marketing, especialmente). Olhem esta matéria: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/12/tv-fla-esportes-olimpicos-mais-fortes-em-2014-com-maior-investimento.html#equipe-flamengo

    Há algumas semanas, pesquisando no site do Ministério dos Esportes, descubro vários projetos aprovados ou em andamento de clubes como SPFC e do framengo, entre outros. Claro, o Fluminense ainda não tinha as CNDs para começar a brincadeira, mas agora já pode tirá-las. Além disso, o projeto dos mulambos une comunicação e marketing em um sistema de engajamento que gostaria de utilizar nos meus projetos culturais incentivados futuramente, que é o crowdfunding aliado as leis de incentivo ao esporte.

    Visto o recente sucesso do Fluminense sobre o tema do crowdfunding, penso que seria uma grande oportunidade para investir em projetos culturais e esportivos (os benefícios de descontos no IR se acumulam). Gostaria muito que essas ideias chegassem ao clube.

    Agora, falando sobre a comunicação, o nobre colega que foi citado é amigo meu. Ele é um cara competente, mas, que não leia isso aqui, várias notícias pararam de vazar depois que ele saiu. Curioso, não? Enfim, até me desentendi com outro amigo hoje, em um post dele no face, ao entrar para defender o Fluminense.

  14. Ricardo Braga
    17 de dezembro de 2013 at 16:29 (6 anos ago)

    “A Portuguesa dentro do campo ganhou o direito de ficar na 1ª divisão, mas sua incrível incompetência jurídica e administrativa não deixou. E o Fluminense, que não tem nada a ver com a incompetência da Portuguesa, dentro da lei, continuará na primeira divisão”, afirmou Romário, via Twitter.

    “Olha como o futebol no Brasil é interessante: nunca se aplica a lei, e quando ela é aplicada dá essa m… que estamos presenciando”, disse Romário.

  15. josé Carvalho
    17 de dezembro de 2013 at 16:29 (6 anos ago)

    Uma coisa é certa.Os que jogarem no Flu em 2014 tem que HOMENS de verdade e comprar o barulho do Flu.Isso é essencial!

    Não poderemos errar.

    Celso não poderá ser a última palavra.

    Preparação física tem que ser de primeira.

    Já começamos bem o Anderson rico foi coerente e foi jogar a B.

    ST

  16. Diego
    17 de dezembro de 2013 at 16:31 (6 anos ago)

    Meu sonho é ver uma equipe de jornalistas tricolores 100% antenada em tudo o que é falado em TVs ou rádios e escrito em jornais ou sites sobre o Fluminense. Saiu alguma merda? Liguem para a redação na hora para defender o clube.

  17. Avellar
    17 de dezembro de 2013 at 16:35 (6 anos ago)

    Poizé. Bastaram 3/4 dias de pressão para mudarem radicalmente de opinião. Foda é: mentira contada tantas vezes vira verdade. Ou o Flu vem forte na defesa institucional, ou a próxima geração de tricolores vai conviver com outra inverdade maldosamente criada por essa imprensa vendida, fétida e irresponsável.

    Qtos da nossa torcida nunca ouviram falar de Ives Mendes ou Sandro Hiroshi??? Imaginem dos demais clubes.

    A gestão do Peter talvez seja a mais sortuda da história do futebol. Papai Noel presentou com uma nova chance para consertar as cagadas de 2013, além da oportunidade histórica de fazer justiça aos fatos.

    ST.

  18. Nerval Antonio Fialho Goulart
    17 de dezembro de 2013 at 16:44 (6 anos ago)

    Apesar de ter sido uma grande decepção o nosso quase rebaixamento, um detalhe importante foi verificado: tal imbróglio teve o fator positivo de unir os tricolores de todo o Brasil na defesa da instituição Fluminense. Espero que essa ligação seja bem explorada pelo clube, visando aumentar o número de associados ao Fluminense.
    Agora é partir para o planejamento, dispensando os jogadores inoperantes e contratando os substitutos de qualidade. Cristóvão Borges é um bom nome como treinador!
    ST.

  19. Hamilton
    17 de dezembro de 2013 at 16:45 (6 anos ago)

    Amigos,
    Estou realmente indignado com a demonstração de inveja da imprensa esportiva brasileira e do festival de estupidez e imoralidade de dirigentes brasileiros. A globo está desesperada entrevistando as famosas figurinhas carimbadas: Ministro do Esporte Aldo Rabelo, Pres. da CBF Marins e o André Sanches, todos instigados por perguntas de seus jornalistas facciosos. Agora eu pergunto: como podem homens que tem o compromisso com a legalidade no esporte, dar resposta com o sentimento de torcedor acima do que è legal e moral. Imaginem se eles fossem julgar os “mensaleiros”. Com certeza eles iriam dizer “Coitados… eles roubaram mas são bonzinhos”.
    Portanto, chega de fidalguia… vamos partir para descobrir o que está por trás de tudo isto!

  20. Eric Menezes
    17 de dezembro de 2013 at 16:49 (6 anos ago)

    Este foi justamente meu último comentário no post passado. Precisamos de um departamento de propaganda. Todo ideólogo de partido político sabe disso. propaganda e contrapropaganda. Hoje, com as redes sociais, você faz um viral e, se for bom, não precisa de verba para veiculação. O viral é divulgado pelos próprios internautas. Um exemplo, se alguém aqui trabalhar com videografismo, computação gráfica, este seria um roteiro contra o coisa ruim:

    ( TAKE FECHADO: DETALHE DE UMA BANDEIRA. PELO ENQUADRAMENTO, VÊ-SE APENAS DUAS CORES, O VERMELHO E O PRETO, DIVIDINDO A TELA METADE A METADE, EM TEXTURA DE TECIDO. CÂMERA VAI SE AFASTANDO BEM LENTAMENTE. AO FUNDO, SOM DA MASSA SE MANIFESTANDO, SEM QUE SE CONSIGA PERCEBER DIREITO O QUE DIZEM )

    LOCUÇÃO ( TOM SOMBRIO. SÉRIO ):

    “ELES SE CONSIDERAVAM UMA NAÇÃO À PARTE DENTRO DE SUA PRÓPRIA NAÇÃO.

    SUAS CORES ERAM O VERMELHO E O PRETO.

    USAVAM COMO SÍMBOLO UM PÁSSARO CARNÍVORO, E ERAM APOIADOS PELA MASSA FANÁTICA, IGNORANTE… E CEGA.

    CONTROLAVAM A MÍDIA MANIPULANDO INFORMAÇÕES, POIS SABIAM QUE UMA MENTIRA REPETIDA MIL VEZES ACABA PASSANDO COMO VERDADE.

    PERSEGUIAM SEUS ADVERSÁRIOS COM TRAPAÇAS E CALÚNIAS, NUM ESFORÇO SISTEMÁTICO PARA DESTRUÍ-LOS.

    SEUS JUÍZES DESPREZAVAM AS LEIS E TRABALHAVAM PARA GARANTIR A VITÓRIA DE SEU PLANO NEFASTO.

    PROMOVIAM A DESMORALIZAÇÃO DE SEUS OPOSITORES, APOIADOS NA GRANDE FARSA DO TOTALITARISMO.

    PARTIDO NAZISTA ALEMÃO
    1920 – 1945

    ( A IMAGEM ABERTA REVELA QUE O TAKE INICIAL ERA UM DETALHE DA BANDEIRA NAZISTA, COM A ÁGUIA LEVANDO A SUÁSTICA EM SUAS GARRAS )

    É usar a reversão de expectativa para atacar o urubu, sem correr um risco de processo.

  21. Humberto Seixas
    17 de dezembro de 2013 at 16:55 (6 anos ago)

    A situação já fugiu de controle. O clube deveria se manifestar oficialmente com notas a todo tempo, mas parece que o pessoal gosta de tomar porrada e ficar calado. Todo mundo da comunicação deve estar de férias. Só pode ser.

  22. Jota
    17 de dezembro de 2013 at 16:59 (6 anos ago)

    É o terceiro post da Flusócio. O grupo pediu a cabeça do Rodrigo Caetano e ele caiu. Depois questionou o Departamento Médico e agora a Comunicação Institucional. Gostaria de saber o que podemos esperar desses dois setores em 2014, pois se for depender do trabalho deles em 2013, estamos ferrados no ano que vem.

  23. Ede Teixeira
    17 de dezembro de 2013 at 17:03 (6 anos ago)

    Post Perfeito

    Novamente temos a chegada de um grande ídolo. Talvez o maior q a minha geração viu jogar. E kd o marketing tricolor?

    Prometeram explorar a imagem do Fred. Nada!
    Prometeram explorar a imagem do Deco. Nada!

    Conca está chegando. Pelo amor de Deus, Diretoria de Marketing.

    Use o amor da torcida tricolor e o momento de orgulho ferido a favor do clube.

    Explore de todas as formas a chegada do Conca.

    Vamos ao aeroporto

    Vamos às Laranjeiras para sua apresentação

    Queremos ver produtos e propagandas com nossos ídolos!

    A torcida tricolor quer consumir, quer ajudar, mas o próprio clube não deixa.

    Querem 100 mil sócios??? A hora de é essa…

  24. Paulo Almeida
    17 de dezembro de 2013 at 17:06 (6 anos ago)

    Tudo isso que estamos passando vai se refletir em campo. Já prevejo torcidas adversárias fazendo campanha em jogos contra nós. Nosso planejamento obviamente tem que ser muito bem feito, mas nosso destino está (como sempre) nas mãos dos nossos jogadores. Se eles não comprarem a briga, vamos ser atropelados. Sugiro que o Dr. Mário Bittencourt faça uma palestra, explicando tudo o que aconteceu nos tribunais relativo ao Flu, desde 1996 até os dias de hoje. Temos que ter um trabalho psicológico fortíssimo com nossos jogadores! Precisamos inflamá-los e deixá-los mais do que cientes do que nos espera…

  25. Guto Andrade
    17 de dezembro de 2013 at 17:16 (6 anos ago)

    Discordo apenas de um ponto do post. A comunicação precisa ficar embaixo do marketing sim. Em vários clubes gigantes, de todo o mundo, o modelo é esse. No Fluminense, pelo o que vejo sair nos veículos oficiais, parece que acontece exatamente o contrário: a comunicação fica em cima do marketing. Desse modo, não tem jeito, não pode dar certo.

  26. Paulo Cavalheiro - Santos - SP
    17 de dezembro de 2013 at 17:19 (6 anos ago)

    Está se desenhando um cenário absurdo de oportunidades !

    Se o FFC acertar a mão no futebol, a torcida “emputecida” pode comprar esta briga e termos um fenômeno fantástico implantado desde o início de 2014, para incendiar o clube.

    Mas com Marcão, Ximenes e um técnico mal escolhido, podemos ter um 2014 ameaçado.

    DM, CTreinamento, “depuração do elenco”, CTPermanente, a hora é esta !

    Revolução no FFC !!

    A torcida compra o barulho.

    Peter a hora é agora, não pode deixar passar esta OPORTUNIDADE !!!!!!!!!!!

  27. Diogo Nunes
    17 de dezembro de 2013 at 17:21 (6 anos ago)

    Gênio!

  28. Oscar Castro
    17 de dezembro de 2013 at 17:24 (6 anos ago)

    A assessoria de comunicação do clube tem o dever e a obrigação de entrar em contato com alguns jornalistas para pedir direito de resposta pelos ataques gratuitos que a instituição está sofrendo.

    Segue a lista: Renato Maurício Prado, André Risek, André Lofredo, Ricardo Boechat, Fabio Sormani, Mauro Cezar Pereira, Milton Neves, Pedro Motta Gueiros…

    Estamos presenciando um insulto à violência. Daqui a pouco tricolor não vai poder sair com a camisa do seu time na rua que será agredido.

  29. Raphael Tricolor
    17 de dezembro de 2013 at 17:25 (6 anos ago)

    Moro na Bahia há 10 anos. Não posso mais acompanhar o meu Flusão no Maraca como sempre fiz, levado pelo meu pai, durante toda minha infância e adolescência. Mas assim como todo grande amor, a distância fortalece meu laço com o Fluminense e cada dia amo mais meu clube do coração. E, felizmente, meus filhos já ecoam seu amor pelas três cores que traduzem tradição.
    Hoje, o Fluminense possui mais três sócios: eu, meu filho e minha filha. Vou poder usufruir dos “benefícios” desta atitude? Teoricamente, muito pouco. Mas, como verdadeiro tricolor, meu maior benefício vai ser atingido: um Fluminense ainda mais forte. Que todos os irmãos tricolores, que possam, façam o mesmo. Vamos nos tornar o clube com maior número de sócios do Brasil!!!
    E bater no peito com orgulho de ser parte deste processo de elevação do Fluminense ao lugar que merece sua história!!!!!
    NEEEENNNNNSSSSEEEEEE

  30. Hugo Costa
    17 de dezembro de 2013 at 17:29 (6 anos ago)

    Para reforçar as palavras do post, coloco as palavras do Gustavo da Flupress:

    “Não quero ver repetidas todas as ações equivocadas e toda negligência que vivenciamos num ano que só não pode ser esquecido apenas porque deve servir de exemplo de como não fazer.

    Precisamos cobrar do presidente Peter e de todos o que seguram as rédeas do clube valores como ousadia, criatividade e principalmente conhecimento do que representa o Fluminense.”

  31. Edu Mendes
    17 de dezembro de 2013 at 17:42 (6 anos ago)

    Quem é o responsável pela comunicação do Fluminense atualmente?

    Pelo o que me parece, existe um vácuo e ninguém ocupa o cargo.

  32. Thiago Valente
    17 de dezembro de 2013 at 17:46 (6 anos ago)

    Muito bom.

  33. Paulo Ypyranga
    17 de dezembro de 2013 at 17:50 (6 anos ago)

    O blogueiro do GE, Gustavo Albuquerque, poderia assumir algum tipo de função oficial na comunicação.

    Acho que o cara tem sangue tricolor e o perfil exato pra isso, comunicativo, inteligente, corajoso e conhecedor da história do clube, resumindo, tricolor pra caralho.

  34. Raphael Tricolor
    17 de dezembro de 2013 at 18:01 (6 anos ago)

    Caros, Neto, na Band, defendendo o Fluminense. O idiota retardado do Ronaldo tentou ponderar, mas o meia (que particularmente não gosto) se manteve firme inocentando o Tricolor. Vale a pena assisitr…
    http://esporte.uol.com.br/futebol/times/fluminense/

    Ou seja, já tem gente virando a casaca de novo…daqui a pouco o vilão passa a ser herói…afinal, o Dr. Mario já mostrou na TV o real interessado. Agora, vão tirar o foco dos “salvos” e culpar os bigodudos…

  35. Rogerio ST
    17 de dezembro de 2013 at 18:03 (6 anos ago)

    A Lei prevaleceu, ótimo, mas não podemos esquecer do ano terrível que o Flu teve, é urgente que a direção – Peter, Flusocio, etc… – corrijam os muitos erros, façam um planejamento decente, montem um elenco, que se não for forte, pelo menos seja competitivo, estamos vendo todos os clubes articulando e reforçando o elenco, e até agora só conseguimos o Conca, que é um tremendo reforço, mas sozinho ele não vai resolver nada, não podemos prosseguir sem nem ao menos um técnico definido e um local decente para treinamento, acredito que a opinião seja unanime que o gramado de Laranjeiras é um campo minado, então vamos fazer um acordo para, pelo menos no Carioca, usarmos o campo e as instalações do Forte da Urca, com isso resolveremos uma série de pequenos problemas como: contusões frequentes; treinos só a tarde (o que deixa os jogadores com a noitada liberada), já que no terreno do exercito eles não permitem que o treino comece as 5 da tarde; os jogadores ficarão longe da politicagem de laranjeiras, e por vai…

    É preciso também que se renove o DM, que é uma piada, tem que se cobrar datas de retorno dos jogadores contundidos, se alguém tem uma unha encravada fica uns 3 meses de fora…..não dá.

    O Peter prometeu, já na eleição passada o CT, temos que cobrar isso também, aparentemente o problema financeiro foi resolvido com o acordo com a procuradoria, somando isso com o que foi divulgado de que o acordo com o consórcio continha uma clausula que iria pagar parte da obra para construir o CT fica a pergunta….Porque não começou ainda?

    O Mario Bittencourt parece que fez um bom trabalho, mas precisa ficar de sobreaviso, quem viveu os anos de 96 e 97, sabe como fomos bombardeados dentro e fora de campo, o departamento jurídico tem que fazer um trabalho perfeito ano que vem, não pode deixar nenhuma brecha, os torcedores já sabem que 2014 vai ser contra tudo e contra todos.

    Temos que perguntar também se existe vida no departamento de marketing e na assessoria de imprensa, somos avacalhados em todos os meios de comunicação e não aparece ninguém pra rebater essas acusações absurdas, ninguém fala sobre aquele time de mulambos que foram os maiores beneficiados nesse rolo todo do STJD.

    Me desculpem o texto meio longo, normalmente só leio e tento analisar os fatos para formar a minha opinião, não tenho costume de conntribuir, mas achei e acredito que muita coisa que eu escrevi é consenso entre os torcedores.

    ST

  36. Renato Martins
    17 de dezembro de 2013 at 18:05 (6 anos ago)

    Eu só queria entender o motivo de a comunicação do clube nunca divulgar o sócio-futebol.

  37. Simone
    17 de dezembro de 2013 at 18:06 (6 anos ago)

    Hoje vi mais camisas do flamengo nas ruas do que após a conquista da CB. Estão se auto proclamando os defensores da ética e moral. Não podemos nos esconder por medo de constrangimento. Façamos valer nossa marca de guerreiros, que eles tanto odeiam. Orgulho de ser tricolor! Como seria bom pra eles se vacilássemos nesse momento.

  38. Celo
    17 de dezembro de 2013 at 18:22 (6 anos ago)

    A propósito, estou sendo duramente atacado como antiético, quase como ladrão, por torcer para o Fluminense.

    Vejam o que acham desse lixo ??

    http://quatrotrestres.com.br/o-pior-dia-da-historia-do-fluminense/

    Nossa torcida ganhou a pecha de antiética… engraçado que TODO MUNDO acredita na coincidência do Capiroto !!!

    Queria entender o amor dos torcedores dos outros grandes pelo time do Satanás

  39. Paulo
    17 de dezembro de 2013 at 18:23 (6 anos ago)

    Há uns 2 anos conversei com o Idel do marketing e falava sobre a idéia do FLu designar alguém para fazer o papel de defesa da instituição, um porta voz. Um porta voz disfarçado de diretor de futebol. Como o presidente não tem tempo suficiente pra fazer esse papel, além de não gostar muito dessas discussões, seria melhor então que o clube designasse alguém para essa função. Como disse um porta voz disfarçado de diretor de futebol. ALguém evidentemente muito bem escolhido, que tivesse disponibilidade de tempo para ir nos programas de TV por exemplo (ou participasse pelo telefone), que a mídia gostasse de ouvir, que divulgasse nossos jogos, que enaltecesse nossas vitórias, e principalmente alguém para defender a instituição. Alguém pra fazer somente essa função.
    E além disso acho também interessante que o clube contratasse alguns funcionários para fazer esse papel na internet.

  40. Ricardo Sá
    17 de dezembro de 2013 at 18:25 (6 anos ago)

    Cavalheiro:

    Vale tapetão no cumprimento de promessa? ha,ha,ha,ha

    Digo e repito:

    Títulos em 2014. Estes vagabundos vão remoer o fiofó até não poder mais, e pior, vão acabar gostando!

  41. Celo
    17 de dezembro de 2013 at 18:25 (6 anos ago)

    Mais um factóide

    De Costas Para O Fluminense

    Então quer dizer que a Lusa foi punida com perda de pontos por escalar jogador suspenso? Que tal essa então? Na rodada 28, durante a partida Fluminense x Grêmio, o jogador Diego Gama Santos Camilo (mais conhecido como Biro Biro) levou um cartão amarelo (o terceiro cartão acumulado) e, no mesmo jogo, levou o segundo cartão amarelo e, consequentemente o vermelho. Diante disso, podemos analisar o artigo 57, parágrafo 2, do Regulamento Geral das Competições de 2013 da CBF que diz: 1) Quando um atleta for advertido com o cartão amarelo e posteriormente for expulso de campo pela exibição direta do cartão vermelho, aquele cartão amarelo anteriormente exibido permanecerá em vigor para o cômputo dos três cartões que resultarão em impedimento automático; 2) Quando o cartão amarelo a que se refere o item anterior for o terceiro da série, o atleta será penalizado com dois impedimentos automáticos, sendo um pela sequência dos três cartões amarelos, e outro pelo recebimento do cartão vermelho; Entretanto, ao verificarmos a sumula do jogo Fluminense x Ponte Preta, pela rodada de número 30 (segundo jogo após a expulsão do Biro Biro), é possível notar que o mesmo foi relacionado e jogou esta partida de maneira irregular, visto que o mesmo estava suspenso por 2 jogos… E ai??? O FLUMINENSE VAI PERDER PONTOS TAMBÉM??? Seriam 4, já que o jogo acabou empatado Por curiosidade, o jogador levou os 2 primeiros amarelos nas rodadas 19 e 21. Não acredita? Quer checar? http://www.cbf.com.br/Competições/Série%20A/Tabela/2013 Só ver as súmulas dos jogos e o regulamento das competições. COMPARTILHEM ISSO! Confederação Brasileira de Futebol http://www.cbf.com.br

  42. Ricardo Sá
    17 de dezembro de 2013 at 18:28 (6 anos ago)

    E tem gente que defende o Abel! Quer levar a tartaruga 5 para o Inter. Pior pra eles. Menos 1 candidato ao título.

  43. Carlos Henrique
    17 de dezembro de 2013 at 18:39 (6 anos ago)

    O inescrupuloso Mauro Cezar Pereira continua destilando ódio contra a instituição…Não podem processar esse cara antes que algum torcedor perca a razão e dê uns cascudos nele?

  44. Sergio Mota
    17 de dezembro de 2013 at 18:47 (6 anos ago)

    Bem … vou pedir desculpas aos mais sensíveis, pois quem me conhece sabe como sou, mas não dá mais, então …

    Lá vai:

    QUE PORRA É ESSA?

    TEM TRICOLOR ASSUSTADO E OUTORS CAINDO NA CONVERSA MOLE DESSA MÍDIA VENAL, JABAZEIRA E TENDENCIOSA.

    ALGUM TRICOLOR ESPERAVA BOA VONTADE?

    NÃO ACREDITO!

    SALVO RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, NOS MEUS POUCOS MAIS DE 50 ANOS COMO TRICOLOR NUNCA FOMOS BEM TRATADOS PRO ESTES ESCROTOS.

    ENTÃO VEIO A DÉCADA DE 80, E O “MELHOR TIME DA HISTÓRIA” DO TIME DA GLOBO, SÓ TOMOU PORRADA DO FLU AQUI NO RJ.

    DÉCADA DE 90 E MESMO EM FRANGALHOS ESTRAGAMOS A FESTA PREPARADA PARA O CENTENÁRIO DELES.

    SE NÃO BASTASSE , VEIO 2010, UM CAMPEONATO ARMADO PARA O NOVO QUERIDINHO DELES.

    QUEM ESTRAGOU A FESTA? O FLUMINENSE.

    VEIO 2012, E TUDO PRONTO PARA FINALMENTE DAREM UMA FORÇA PARA O TIME MAIS ROUBADO DA HISTÓRIA DA LIBERTADORES. FINALMENTE, DEPOIS DE 40 ANOS IAM TER NOVAMENTE SUA VEZ NO CENÁRIO NACIONAL.

    QUEM MELOU TUDO? O FLUMINENSE!

    TUDO FIZERAM PARA NOS DESTRUIR.

    NÃO CONTAMOS COM AJUDA DE ARBITRAGEM, FEDERAÇÃO, PATROCÍNIO GOVERNAMENTAL, ESTÁDIO OU SEDE DOADA.

    ELES NOS ODEIAM COMO SEMPRE ODIARAM.

    NADA MUDARÁ ISSO.

    SOMOS O HE-MAN, EVITANDO QUE O ESQUELETO TOME CONTA DE ETÉRNIA.

    SOMOS O BATMAN, EVITANDO QUE O CURINGA, O CHARADA E OUTROS MALFEITORES, TOMEM CONTA DE GOTHAM.

    SOMOS ROCKY BALBOA, TEIMANDO EM DESISTIR DE NOSSAS LUTAS.

    SOMOS A FORÇA EVITANDO QUE O LADO NEGRO APODERE-SE DO UNIVERSO.

    SEMPRE FOI ASSIM.

    QUAL A NOVIDADE?

    QUERIAM BOA VONTADE? HONESTIDADE? JUSTIÇA?

    K K K

    ESCOLHAM OUTRO TIME PARA TORCER!

    Fodam-se os jabazeiros e safados de todos os setores da nossa sociedade!

    Nunca seremos elogiados por essa corja.

    Somos o Fluminense F C.

    A pedra no sapato de tudo que é podre no Futebol Brasileiro.

    Vamos pra cima Fluzão!

    Com garra e com raça!

  45. Paulo Cavalheiro - Santos - SP
    17 de dezembro de 2013 at 19:01 (6 anos ago)

    Este Guardiola é phoda !

    Apesar da diferença técnica, o Bayer não deixou o time do Conca jogar, marcação pressão, saídas rápidas, recomposição fantástica, ou seja, matam o adversário.

    Impõem sua superioridade técnica e sufocam, durante os 90 minutos, não relaxam jamais. Uma lição de como jogar uma partida de futebol!

    Muito diferente dos treineiros brasileiros, cheios de desculpas, que igualam o jogo e tentam decidir numa bola aparada.

    E depois nas entrevistas ficam repetindo a hiena Hardy : Oh vida, oh azar !!

    FFC sua hora é esta, hora de mudanças radicais, revolução no futebol !!

    Esqueci baralho, contrataram o Marcão ! Oh vida, Oh azar !!

  46. Caludio Rodrigues
    17 de dezembro de 2013 at 19:05 (6 anos ago)

    Rafael Sóbis foi hostilizado por torcedores do Atlético Mineiro no aeroporto…

    A falta de defesa institucional do Flu gera isso, constrangimento, perda de receita etc

    Talvez seria hora de tirar o futebol do Rio, melhor mudar pro Espirito Santo… sei lá, devaneio…

    Falta muita coisa.

  47. Carlos Fin
    17 de dezembro de 2013 at 19:09 (6 anos ago)

    Até quando vamos ficar olhando para o que estes pseudo jornalistas estão fazendo com a imagem do Fluminense e seus torcedores. Incitando o ódio e a violência, tem torcedor agredido em copa, criança sem jeito de dizer que é tricolor em programa, vamos aturar isso até quando? Ninguem vai se pronunciar e defender a imagem, honra e a sua torcida? Já não chega o que passamos esse ano.
    Vamos mudar, mas mais na pratica do que na teoria.

    ST

  48. Antonio Carlos
    17 de dezembro de 2013 at 19:14 (6 anos ago)

    Comunicação e Defesa Institucional.

    Para mim que não entendo disso na teoria, Comunicação e Defesa Institucional devem ser coisas quase equivalentes.

    Dito isso, tenho a impressão que a primeira incursão do Peter nestes assuntos foi quando ele, algum tempo depois de eleito, apareceu dando uma entrevista exclusiva para o RMP.
    E nem sei se ele foi convidado ou “se convidou” para passar a imagem de fidalguia tricolor, “boa gente e sou da paz”.

    Fiquei imaginando que ele, depois de ler e ouvir mil reclamações dos tricolores sobre a perseguição sistemática da imprensa contra o Fluminense, quis mostrar o jeito de ser da sua administração fidalga, isto é, tentando amansar as feras fazendo-lhes afagos.
    Ele deve ter pensado: – Vou mostrar como se faz.

    E até o blog da Flusócio passou a seguir essa linha, podando todos os comentários que ousassem fazer qualquer crítica contra jornalistas ou contra os cu-irmãos. E eu que o diga, já que chegaram, no modo de dizer, quase a me expulsar do blog e só voltei agora com gás total porque o Fluminense precisa da união de todos os tricolores,

    Mas, infelizmente, a vida não é assim.
    Quem já foi moleque e teve que conviver com aqueles tipinhos de valentões que davam tapas, pontapés e colocavam apelidos naqueles que consideravam mais fracos ou mais educados?

    Eu convivi com vários, até que um dia aprendi que bastava reagir e mostrar-se disposto a sair na porrada, para os valentes tremerem e passarem a lhe puxar saco, até tirando o seu pau para mijar se você assim o exigisse.

    E assim tem que ser o convívio com essa imprensa esportiva suja e parcial, e até com certos cu-irmãos.

    Mario Bittencourt e Tenório pra cima deles!

  49. Roberto Junior
    17 de dezembro de 2013 at 19:25 (6 anos ago)

    Meu sonho é ver uma equipe de jornalistas tricolores 100% antenada em tudo o que é falado em TVs ou rádios e escrito em jornais ou sites sobre o Fluminense. Saiu alguma merda? Liguem para a redação na hora para defender o clube. É MEU SONHO TAMBÉM!!!!!

  50. Jairo Gomes
    17 de dezembro de 2013 at 19:37 (6 anos ago)

    Estou preocupado com está onda de fascismo contra o Flu, precisamos fazer uma investigação via polícia federal, a hostilidade que o sóbis passou no galeão é preocupante. Senão cassados tal como os judeus. Isso me preocupa por conta da integridade dos jogadores e torcedores. Sem falar do bullyng nas crianças.

  51. Carlos Nascimento
    17 de dezembro de 2013 at 19:43 (6 anos ago)

    A Globo declarou guerra ao Fluminense. É urgente a interferência da Justiça!

  52. Iarê Lucas Andrade
    17 de dezembro de 2013 at 19:52 (6 anos ago)

    Hola a todos;

    Pois bem, concordo com o post. Nessa mesma linha e entendendo que 2014 será deveras um ano difícil para todos nós tricolores, por isso que devemos nos unir mais ainda, estarei na semana vindoura fazendo minha inscrição como sócio. Desde essa condição terei muito mais respaldo para exigir que não se cometam os mesmos erros e agravantes situações desse ruim 203. A cobrança interna, junto a comunicação interna será pois uma importante ferramenta para reestruturação do FLU.
    ST

  53. Valmir Veloso
    17 de dezembro de 2013 at 20:10 (6 anos ago)

    Isso mesmo!!!!!Um líder com uma boa equipe para cuidar muito bem desta área abandonada e com a pressão que o time sofre e burrice e suicídio de imagem. Viram que sacanagem sofreu o Sobis? E isto que estão pregando : a violência, a agressão , entra com uma ação, estas sacanagens são caso de polícia e cana ou uma batia multa, no mínimo. Palhaçada insuflada! Como deixar desprotegido assim atleta, torcedor e instituição tricolor? Comunicação institucional competente , a frente dos fatos e articulado a um bom marketing, agora, e o seguinte, terceirizar e deixar nas mãos de traíras e fdps e muita cegueira de gestão .

  54. Renato
    17 de dezembro de 2013 at 20:13 (6 anos ago)

    URGENTE: Acabo de ver no face relatos de possíveis agressões físicas a tricolor na rua pelo clima de gerra criado!

    Alô diretoria quanto tempo mais vocês vão assistir o massacre na midia. Acabou o tempo de fidalguia!

    Alguém tem q conseguir q se inicie a investigação do possível esquema Urubus x Lusa pela PF.

    Qdo o presidente Peter que me fez tornar sócio vai soltar o verbo em resposta ao mulambada ….

    ST

  55. Simone
    17 de dezembro de 2013 at 20:20 (6 anos ago)

    A espn não tem ouvidoria? Absurdo esses boçais ficarem sem resposta. Entre as coisas mais amorais que conheço estão mudar de opinião ao sabor das simpatias e antipatias do momento e aplaudir que se jogue as responsabilidades das próprias ações em cima de terceiros, exatamente como essa mídia tem se comportado. Detesto ver o escudo do flu aparecer naquele site só pra ser enxovalhado.

  56. Mauro Carvalho - SP
    17 de dezembro de 2013 at 20:23 (6 anos ago)

    Amigos,

    usem isso onde quiserem. Me dei ao trabalho de checar todas as súmulas e montar essa cronologia macabra – vejam que não pode ser coincidência a hora em que o Heverton foi mandado à campo, era para blindar o Fla, jogando com a sorte possível de Flu e Vasco não vencerem seus jogos – observem os eventos 3 e 4, que antecedem a entrada do jogador.

    Alguém deve ter telefonado e dito: “Entra agora, que o Flu empatou e o outro jogo recomeçou”.

    1 Interrupção do jogo do Vasco ( Atlético vencia por 1X0 ) 17:17
    2 Gol do Coritiba sobre o São Paulo 17:29
    3 Gol de Empate do Fluminense na Bahia 18:22
    4 Retomada do jogo do Vasco após 1h13min de interrupção 18:30
    5 Entrada do Heverton no jogo da Portuguesa 18:33
    6 Término do Jogo da Portuguesa (ação preventiva feita) 18:47
    7 Segundo Gol do Fluminense (estraga prazeres) 18:49
    8 Fim do jogo do Coritiba – por enquanto, Flu rebaixado 18:50
    9 Empate do Vasco, mas depois foi atropelado 18:53

    Diretoria, pesquisem mais, entrevistem o técnico da Lusa, etc. tem muita coisa errada nisso aí.

    Com o gol do Samuel, eles tiveram que arquitetar a manobra “opinião pública” contra o nosso clube que tanto foi acusado no passado SEM RESPOSTA À ALTURA, de virador de mesa.

    Prato cheio para a FRAPRESS.

    Peter, vc vai deixar isso barato??

    Flusócio, quando vamos fazer o crowdfunding de defesa institucional??

    Copiem e colem onde quiserem.

    Minha contribuição. Abraços.

    ST SEMPRE

  57. Marco Antonio Barroso
    17 de dezembro de 2013 at 20:24 (6 anos ago)

    O dia que o Mario Bittencourt quiser ser presidente do Fluminense meu voto é dele. Além da competência no jurídico, vemos nele a defesa institucional que o Peter não faz.
    Na verdade, o Mário aparenta ter todas as qualidades que faltam no Peter.

  58. Fabio D.B.
    17 de dezembro de 2013 at 20:24 (6 anos ago)

    E porque não dissemos nada…

    Na primeira noite, eles se aproximam
    e colhem uma flor de nosso jardim.
    E não dizemos nada.

    Na segunda noite, já não se escondem,
    pisam as flores, matam nosso cão.
    E não dizemos nada.

    Até que um dia, o mais frágil deles, entra
    sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua,
    e, conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.

    E porque não dissemos nada,
    já não podemos dizer nada.

    Maiakovski

    —————

    Estamos pagando por 16 anos de silêncio.

  59. Gabriel Valente
    17 de dezembro de 2013 at 20:33 (6 anos ago)

    Ta na hora de bater de frente.

    Querem que o Fluminense seja o vilão? Vamos ser o vilão então.

    Mas ficar calado não dá!

  60. Mauro Carvalho - SP
    17 de dezembro de 2013 at 20:34 (6 anos ago)

    GENIAL !!!!!!!! – COLOCA NO CROWDFUNDING QUE NÓS PAGAMOS !!!!

    ST SEMPRE

  61. Claudio Paleólogo
    17 de dezembro de 2013 at 20:35 (6 anos ago)

    Pra mim nossa comunicação institucional tem que melhorar muito.

    Achar que o Mario Bittencourt sozinho é capaz de formar opiniões, acho que nem na época do Horta devia ser assim.

    Nessa semana nossa comunicação não teve sensibilidade para levar em conta o momento do Flu, do país, a malandragem que a imprensa fez para desviar o foco do rival, a tendência fascista de nosso povo e da imprensa, sei lá, eu não sou Sociólogo nem Comunicador profissional, falo apenas pelo que vi na internet, na tv, no noticiário.

    Tem pseudo-jornalista que merece um processo na cabeça para aprender.

    se o Flu não se pronunciar sobre o sigilo telefônico do avogado, para sabermos o que ele disse e para quem entre 6a e domingo, pra mim vai ficar esquisito. Parece que a gente está satisfeito com a versão oficial de que o Flu venceu a pobre coitada da Lusa no tapetão de modo injusto.

    ninguém questionou por exemplo se havia mala branca para a Lusa vencer o gremio e o atletico-pr conseguir sua vaga direta.

  62. wagner barbosa
    17 de dezembro de 2013 at 20:35 (6 anos ago)

    Alguém da Flusócio já sugeriu ao Peter um organograma com essa estrutura ?! Tipo Diretoria ou VP de Marketing e abaixo especialistas (não falo em gerentes que tem um salário maior) em vendas, comunicação interna, Assessoria de imprensa, Mídias Sociais, programa de sócios etc ?!
    Trabalhando com profissionalismo, seriedade e pagando os salários em dia seria fácil encontrar verdadeiros tricolores dispostos a trabalhar no clube de coração!
    Quanto a responder aos críticos…a imprensa…os clubes rivais…acho isso pura vaidade! A Presidência e o Patrocinador devem responder com a montagem de um elenco (ELENCO) forte e campeão em todas (TODAS) as competições que viermos a disputar!
    Por um Flu Forte e Unido !!!

  63. Carlos Maciel
    17 de dezembro de 2013 at 20:36 (6 anos ago)

    Reformulação iii – Comunicação Institucional.

    PRA ONTEM PRESIDENTE PETER. REPETIINDO: PRA ONTEM PETER.

    Se já era uma área estratégica para o Fluminense, agora então virou ESSENCIAL.

    Foi criada uma cruzada Anti Fluminense de forma covarde, irresponsável, leviana, mentirosa, caluniosa e clube precisa agir de forma rápida e contundente.

    Não se pode jogar a história centenária do clube na lama e ficar por isso mesmo.

    E que a solução não passe por uma nova FSB e tampouco pelo seu novo assessor especial.

  64. Amanda Nogueira
    17 de dezembro de 2013 at 20:36 (6 anos ago)

    Gostei bastante da idéia associando o Urubu ao Nazismo, afinal de contas, a estratégia de repetir uma mentira reiteradamente com intuito de torná-la verdade usada por Joseph Goebbels do Partido Nazista, é exatamente o que temos presenciado por parte dos torcedores flamenguistas travestidos de jornalistas…

  65. ed tricolor
    17 de dezembro de 2013 at 20:41 (6 anos ago)

    QUEREM CALAR A BOCA DESSES IMBECIS É SÓ MONTAR UM TIME COMPETITIVO E VENCEDOR, GANHANDO CLÁSSICOS E SENDO CAMPEÃO EM TUDO QUE DISPUTAR QUE VOLTAREMOS A SER RESPEITADO SIMPLES ASSIM. 2014 JÁ COMEÇOU NÃO VAMOS REPETIR O PLANEJAMENTO DE 2013. ARREGAÇAR AS MANGAS E TRABALHO DURO DAQUI EM DIANTE. QUE 2013 NÃO SE REPITA NUNCA MAI, QUE SIRVA DE LIÇÃO.

  66. rogerio luis
    17 de dezembro de 2013 at 20:45 (6 anos ago)

    Independente de qualquer coisa que aconteça em 2014, a primeira coisa a ser
    feita é desmantelar todo esquema que montaram contra o fluminense devemos gastar todo
    o dinheiro do mundo numa investigação particular contra a portuguesa, se for necessario con-
    sultar até alguns advogados criminalista, acompanhar todos os passos dos seus dirigentes
    em 2014, a portuguesa devia muito a jogadores, fornecedores, e ficar atento se no balanço
    deles vai aparecer algum movimento estranho de dinheiro. só isso vai mudar a opinião dessas
    pessoas mal informadas.

  67. Rafael
    17 de dezembro de 2013 at 20:47 (6 anos ago)

    Estou muito preocupado com os desdobramentos desse julgamento judicial a favor e midiatico contra nos!
    Parece que somos o inimigo número 1 dos outros times do Brasil inteiro!!!!
    Alguém tem que ser responsabilizado por isso e deve ser conversado com a mídia, leia-se rede Globo, para melhorar a imagem do clube! Sejamos francos…esse e o ponto.
    Iremos sofrer com isso noa jogos e nas ruas…paixão e razão nao andam juntas e a agressão pode acontecer!

  68. Valmir Veloso
    17 de dezembro de 2013 at 20:49 (6 anos ago)

    TRANSCREVO AQUI UM EXCELENTE TEXTO

    Presidente Peter Siemsen, Conselho Deliberativo, sócios do
    clube e toda a torcida do Fluminense em todo o Brasil,

    Não importa que seja confirmada a permanência do nosso time
    na primeira divisão do campeonato brasileiro por conta da
    incrível coincidência de trapalhadas envolvendo CRF e
    Portuguesa de Desportos numa mesma rodada de campeonato, por
    mais evidente que seja devido a tudo o que já foi amplamente
    divulgado.

    Não importa onde vamos jogar, série A ou série B, por mais
    que os fatos estejam a olhos nus.

    Renato Maurício Prado, André Rizek, Ricardo Boechat, Fabio
    Sormani, Mauro Cezar Pereira, Milton Neves e dezenas outros
    integrantes da camarilha da #ética e moral# do jornalismo
    brasileiro cometeram CRIMES CONTRA O FLUMINENSE EM CADEIA
    NACIONAL DE RÁDIO, TELEVISÃO E INTERNET, previstos nos
    artigos 138, 139, 140 e 286 do Código Penal Brasileiro.
    Malversaram, sabotaram, caluniaram, injuriaram, incitaram a
    outros crimes e o pior, amparados na mofada nuvem de fumaça
    da liberdade de expressão # ora, expressar-se não pode
    significar desrespeito ao Código Penal, menos ainda a
    impunidade. Desnecessário dizer que, dentro deste grupo,
    quem tem diploma de jornalista o rasgou moralmente e cuspiu
    no próprio juramento feito na obtenção do título. Por conta
    deste comportamento insano e descabido, milhares de
    crianças, jovens e adultos tricolores estão sofrendo
    bullying, ameaças e constrangimento.

    Por conta disso, o Fluminense tem a OBRIGAÇÃO de exigir
    reparação judicial de acordo com os termos da lei, afora
    outros ajuizamentos aos que, de forma covarde, mesquinha e
    irresponsável, expuseram milhões de torcedores do nosso time
    a riscos incalculáveis de integridade física e moral,
    através de uma campanha sórdida, patife e bastante similar
    às que o Brasil viu em redações e estúdios em momentos
    pavorosos como 1964 e 1989. Ou, mais atrás no tempo, em ecos
    dos jornalistas que defenderam a #New Order# de Adolf Hitler
    na Alemanha dos anos 30.

    É imprescindível que o Fluminense utilize todos os aspectos
    que a lei permite no sentido de reparar a sua imagem, a de
    sua torcida e não deixe passar mais um rol de acontecimentos
    criminosos contra si.

    TORCEDOR DO FLUMINENSE: MOBILIZE-SE!

    DIGA NÃO AO CONLUIO DA CORRUPÇÃO JORNALÍSTICA MAIS EVIDENTE
    DO BRASIL!

    DIGA NÃO À FLAPRE$$!

    REPARAÇÃO JÁ!

    ST.

  69. Wagner
    17 de dezembro de 2013 at 20:51 (6 anos ago)

    Tem razão!!!

  70. Breno
    17 de dezembro de 2013 at 20:51 (6 anos ago)

    O Abel é meio louco, ele adora o Edinho, poderemos liberar o Edinho em troca de um bom jogador do Inter, quem sabe?

  71. Cesar Moreira
    17 de dezembro de 2013 at 20:58 (6 anos ago)

    SENSACIONAL!

  72. Marcelo Xavier
    17 de dezembro de 2013 at 20:58 (6 anos ago)

    Eu concordo que está na hora de mexer com os brios dos verdadeiros tricolores “CONTRA TUDO E CONTRA TODOS”! Vi alguns dizendo que vão ser sócio torcedores só para poderem reforçar ainda mais o clube em 2014, pois estão cientes de que provavelmente seremos sim perseguidos, e que nos FLA-FLU, NO MINIMO, metade, metade e para isso muitos sócios confirmando suas compras antecipadas! Eles querem “no campo” vamos dar de 4 para cima no campo! De preferencia com a torcida tricolor EM MASSA! PS- Eles estão com muito medo do Celso Barros “se enfurecer” se alinhar com o Peter e nos montar uma Seleção no ano deles na Libertadores. É o que devemos fazer! Alguém por favor, revigore o SÓCIO TORCEDOR, O MOMENTO É ESSE!!!!!!! A TORCIDA ESTÁ ACUADA E UNIDA PELO CLUBE!!! Nunca vi tanto tricolor em “trocação franca” diante deste linchamento imoral e irresponsável fruto de um mídia nojenta e corrompida! Nossa mensagem é FLUMINENSE É QUE NEM MASSA DE PÃO QUANTO MAIS VOCÊS BATEREM NA GENTE MAIS A GENTE VAI CRESCER!!!! E claro, sem deixar de aplicar contragolpes bem doloridos, títulos em campo ações FIRMES fora dele!! ESTAMOS JUNTOS, MARCHAMOS JUNTOS, MAIS FLUMINENSE DO QUE NUNCA!!!

  73. Cesar Moreira
    17 de dezembro de 2013 at 21:00 (6 anos ago)

    Concordo plenamente!!
    Hora de falar algo do tipo: Vc tá sofrendo com tudo isso? Quer mudar o panorama e tornar o Flu mais forte do que nunca? Seja Sócio!!”

  74. Gustavo do Nascimento
    17 de dezembro de 2013 at 21:05 (6 anos ago)

    Caros,

    Venho expor minha revolta com um texto por aqui porque trata-se do blog do grupo político mais influente dentro do clube e base de sustentação do presidente.

    Eis o link: http://quatrotrestres.com.br/o-pior-dia-da-historia-do-fluminense/

    Este foi o texto mais canalha que vi circula esta semana nesta imprensa esportiva escrota que procurou tira o foco do erro absurdo da portuguesa e da responsabilidade parcial da cbf e jogar a responsabilidade no Flu, cirando uma teoria falsa de manobra de bastidores, julgamento de exceção etc.

    Alguns trechos:

    “o Fluminense vai se firmando como um clube mais vitorioso fora do que dentro dos gramados. O Fluminense vai se firmando como um clube que muda o passado em vez de construir um presente”

    “A partir das viradas de mesa do final dos 1990, outra face do Fluminense emergiu”

    “Na metade dos anos 2000, o time conseguiu ganhar musculatura, voltou a disputar títulos […] O Fluminense estava conseguindo, aos poucos, retomar a sua história: o time dos tapetes caríssimos dos tribunais esportivos voltava a ser um time de futebol encantador. Até que veio a tarde desta segunda-feira, 16 de dezembro de 2013”

    “É um rebaixamento moral, uma falta de compostura que envergonha todos os títulos conquistados heroicamente”

    “A imagem de ontem é mais poderosa do que a imagem da champagne porque ela mostra que o problema não está restrito a uma pessoa ou a uma administração, mas a um jeito de torcer pelo Fluminense que, aos poucos, foi se tornando majoritário no clube: se não dá para vencer em campo, vencemos fora do campo”

    “Quando um time de futebol perde sua história, ele perde tudo.”

    “Há esperanças para o Fluminense? Sempre há. Mas ela passa por mais jogos difíceis e heroicos contra o time de bombeiros pela série C do que pelas arguições dos seus advogados no STJD”

    ESSE CARA JOGA O REBAIXAMENTO DA LUSA NAS COSTAS DO FLUMINENSE… ISSO É INADMISSÍVEL, O CLUBE PRECISA BOTAR AS COISAS NO SEU DEVIDO LUGAR, ESSA MENTIRAS UM DIA SERÃO VERDADES IRREFUTÁVEIS E AÍ SERÁ TARDE, O FLU PRECISA SER DEFENDIDO PELA SUA DIRETORIA, NADA DE FIDALGUIA COM ESTES CANALHAS QUE QUEREM DESTRUIR A IMAGEM DO CLUBE, ESTOU REVOLTADO…

  75. Cesar Moreira
    17 de dezembro de 2013 at 21:07 (6 anos ago)

    Começou!!
    O episódio com o Sóbis hj é só o começo.

    Precisamos analisar com muito cuidado todas as declarações dos jornalistas esportivos nos últimos dias e ver se dá pra enquadrar em “incitar a violência”. Não entendo nada de direito, mas quem for advogado veja a possibilidade.

    Sugiro que em 2014 TODOS os jogos fora de casa tenham a chegada da delegação e da torcida filmados. Qualquer atitude hostil e violenta tem de ser registrada.

    Já somos odiados, isso é fato. Então pelo menos, que sejamos frios e calculistas e batamos de frente com todo mundo. Não somos os reis do tapetão? Então vamos levar todos os casos de violência, física e moral pra justiça. Vamos calar (ou pelo menos intimidar) a imprensa, vamos intimidar as torcidas que vierem com violência, punição com perda de mando de campo… Vamos bater de frente. E forte!!

  76. Valmir Veloso
    17 de dezembro de 2013 at 21:12 (6 anos ago)

    DESCULPEM O ESQUECIMENTO DO AUTOR DO TEXTO. QUE É: O
    Paulo-Roberto Andel
    NADA MUDOU: RETRATAÇÃO JÁ!
    CHEGA DE BANDITISMO NA IMPRENSA ESPORTIVA!

    Presidente Peter Siemsen, Conselho Deliberativo, sócios do
    clube e toda a torcida do Fluminense em todo o Brasil,

    Não importa que seja confirmada a permanência do nosso time
    na primeira divisão do campeonato brasileiro por conta da
    incrível coincidência de trapalhadas envolvendo CRF e
    Portuguesa de Desportos numa mesma rodada de campeonato, por
    mais evidente que seja devido a tudo o que já foi amplamente
    divulgado.

    Não importa onde vamos jogar, série A ou série B, por mais
    que os fatos estejam a olhos nus.

    Renato Maurício Prado, André Rizek, Ricardo Boechat, Fabio
    Sormani, Mauro Cezar Pereira, Milton Neves e dezenas outros
    integrantes da camarilha da #ética e moral# do jornalismo
    brasileiro cometeram CRIMES CONTRA O FLUMINENSE EM CADEIA
    NACIONAL DE RÁDIO, TELEVISÃO E INTERNET, previstos nos
    artigos 138, 139, 140 e 286 do Código Penal Brasileiro.
    Malversaram, sabotaram, caluniaram, injuriaram, incitaram a
    outros crimes e o pior, amparados na mofada nuvem de fumaça
    da liberdade de expressão # ora, expressar-se não pode
    significar desrespeito ao Código Penal, menos ainda a
    impunidade. Desnecessário dizer que, dentro deste grupo,
    quem tem diploma de jornalista o rasgou moralmente e cuspiu
    no próprio juramento feito na obtenção do título. Por conta
    deste comportamento insano e descabido, milhares de
    crianças, jovens e adultos tricolores estão sofrendo
    bullying, ameaças e constrangimento.

    Por conta disso, o Fluminense tem a OBRIGAÇÃO de exigir
    reparação judicial de acordo com os termos da lei, afora
    outros ajuizamentos aos que, de forma covarde, mesquinha e
    irresponsável, expuseram milhões de torcedores do nosso time
    a riscos incalculáveis de integridade física e moral,
    através de uma campanha sórdida, patife e bastante similar
    às que o Brasil viu em redações e estúdios em momentos
    pavorosos como 1964 e 1989. Ou, mais atrás no tempo, em ecos
    dos jornalistas que defenderam a #New Order# de Adolf Hitler
    na Alemanha dos anos 30.

    É imprescindível que o Fluminense utilize todos os aspectos
    que a lei permite no sentido de reparar a sua imagem, a de
    sua torcida e não deixe passar mais um rol de acontecimentos
    criminosos contra si.

    TORCEDOR DO FLUMINENSE: MOBILIZE-SE!

    DIGA NÃO AO CONLUIO DA CORRUPÇÃO JORNALÍSTICA MAIS EVIDENTE
    DO BRASIL!

    DIGA NÃO À FLAPRE$$!

    REPARAÇÃO JÁ!

    ST.

  77. fabricio
    17 de dezembro de 2013 at 21:27 (6 anos ago)

    Exatamente, ou fazemos isto ou então o Fluminense irá assumir a culpa de tudo…. Investiguem!!! Estamos sendo massacrados… já tive que sair do Facebook pois já estava arrumando briga até com amigos de infância… tá foda!!! Eu tenho certeza que a Lusa foi corrupta e tenho a esperança de comprovarem o Flamengo nesta história… Só assim para disputarmos a Serie A em paz, caso contrário vamos para a B que vai ser a melhor coisa… Não irá valer a pena ficamos desta maneira e o planejamento 2013 foi digno de Serie B.

  78. Flavio Chammas
    17 de dezembro de 2013 at 21:31 (6 anos ago)

    Sergio é impressionante como os caras procuram até encontrar alguém falando do Fluminense.

    Ate um arquiteto acharam, e por ai vai.

    Eles aqui nunca ouviram falar dos “15 minutos de fama”?

    E quanto mais repercutirmos mais eles falam, pois dá ibope.

    Deixem gastar tudo e depois chegamos neles.

    OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA.

    O MARIO SOZINHO RESOLVE.

  79. Fábio Pestana de Castro
    17 de dezembro de 2013 at 21:36 (6 anos ago)

    Exatamente. Os nossos jogadores – os que ficarem e as contratações – serão instigados todo o tempo pelos repórteres com aquelas perguntinhas vis. A CT tem que ensaiar a resposta, todos temos que falar a mesma língua, dar a mesma versão. Responderemos com fatos e a altivez dos que não temos nada a temer!!!

    Contra tudo e contra todos! Avante, Fluminense!

  80. Alexandre Lins
    17 de dezembro de 2013 at 21:36 (6 anos ago)

    Cara, acabei de virar o seu maior fã.

  81. Marcelo
    17 de dezembro de 2013 at 21:52 (6 anos ago)

    2014 será um ano terrivelmente difícil para o Fluminense se não montarmos um time cascudo capaz de segurar o tranco no gramado e se não tivermos uma comunicação tricolor profissional e competente. Se pudesse faria uma equipe só de Marios Bittencouts. Precisamos muito de Tricolores com Fluminenses na veia. Deixar que os torcedores fiquem lutando sozinhos nas redes sociais e nas ruas é crueldade da diretoria. Tricolor é guerreiro, moldado no ferro e no aço, luta contra a massa estúpida, mas até isso tem limite. O Fluminense vive de seus torcedores tahto quanto vivemos para o Fluminense. Fazemos o que podemos, nos associamos, vamos aos jogos, consumimos, ,.. mas o Fluminense precisa fazer sua parte.

  82. Frederico
    17 de dezembro de 2013 at 21:57 (6 anos ago)

    Precisamos de alguém com a reputação e envergadura de um Parreira para VP de Relações Institucionais.

    Alguém com trânsito na Globo e na CBF.

  83. Léo Jr.
    17 de dezembro de 2013 at 21:59 (6 anos ago)

    Flameigo, um time repleto de episódios que orgulham seus torcedores:

    Anos 80:

    81: O caso do ladrilheiro – na partida final do campeonato estadual, o famoso Ladrilheiro – nome sugestivo, né? – invadiu o campo nos instantes finais da decisão contra o Vasco, que estava sufocando o time de zico em busca de mais um gol que daria o título ao bacalhau.

    81: Vergonha! – foi a capa da revista Placar após a “vitória” do meigo sobre o Galo com o apito amigo do José Roberto Wright – ou seria Wrong? – quando meio time do atlético foi expulso após um piti do soprador de apito –
    http://www.youtube.com/watch?v=PwwXKwHm6BI

    86: no famoso caso das papeletas amarelas, o diretor Léo Rabelo, na gestão do presidente George Helal, foi denunciado por um outro diretor do meigo em razão de oferecer suborno para juízes da federação do Rio.
    O caso foi abafado pela imprensa, depois de o famigerado diretor dizer que o dinheiro servia como doping positivo para equipes pequenas vencerem os rivais da capital. – http://www.apitonacional.com.br/noticias/noticiasantigas/papeletasamarelas.htm

    87: depois de assinar o regulamento da Copa União, o Flamengo se recusou a enfrentar o Sport, que havia vencido o Guarani, vice-campeão de 86. A burla ao regulamento deveria custar o rebaixamento do rubro-meigo, mas é claro que nada aconteceu.

    Anos 90: no ano do centenário do meigo, a ISL, empresa de lavagem de dinheiro, derrama milhões no Flamengo, a fim de montar uma super-equipe. Pra se ter uma idéia, contrataram o romário no auge da carreira. Algo comparável a trazer o messi nos dias de hoje.

    Os resultados de campo, contudo, não corresponderam à expectativa, sendo que o mais próximo de um título que o clube de remo chegou foi no estadual de 95, quando o melhor ataque do mundo sucumbiu diante da barriga de renato, aos 44 minutos do segundo tempo, perdendo o título para o Fluminense pela nona vez em sua história, qua àquela altura já atuava com dois jogadores a menos.

    ANOS 2000:

    Dois dos jogadores mais famosos do flamengo nesta década, Wagner Love e Adriano, postam fotos na internet ao lado de narcotraficantes do RJ. Adriano chegou a postar uma foto em que segura uma metralhadora em cima de uma moto esportiva, na favela do cruzeiro.

    2010:

    O selecionável goleiro Bruno, depois de se relacionar com uma garota de programa e engravidá-la, encomenda os eu assassinato a um serial killer do RJ.
    A moça teve o corpo esquartejado, e seus restos mortais, supostamente, foram dados como alimento para cães da raça rotweiler.
    O sujeito até hoje está cumprindo pena em um presídio de Minas.

    Caso de pedofilia no flameigo:
    Corre na justiça a investigação de um funcionário do rubro-meigo que tem a alcunha de pedófilo dentro do próprio clube de remo.

    http://noticias.r7.com/cidades/noticias/suspeito-de-pedofilia-no-flamengo-depoe-20100225.html

  84. FABRICIO
    17 de dezembro de 2013 at 22:01 (6 anos ago)

    Cara, eu moro em BH e aqui está insustentável falar que eu torço pro Fluminense… Como ja vinha falando bem antes, NÃO HÁ defesa institucional suficiente para sairmos limpos desta. Ou condenamos a Lusa e Fla com provas concretas ou irá ser muito melhor jogarmos a Serie B… Ficou insustentável… Não é possível que ninguém enxerga isto. Estou com receio das retaliações e não duvido de uma nova queda… O Flu é o grande vilão!!!

  85. Nilson
    17 de dezembro de 2013 at 22:02 (6 anos ago)

    Na boa, estou adornado isso. Quanto mais raiva esses caras tiverem da gente, melhor vai ser o gosto da vitória. Tenho certeza que os erros cometidos nesse ano em relação ao elenco serviram de lição e teremos muitas alegrias em 2014. Nosso primeiro reforço foi a saída do incompetente Rodrigo Caetano.

  86. Mauro Carvalho - SP
    17 de dezembro de 2013 at 22:13 (6 anos ago)

    PESSOAL,

    SABE QUAL É A GRANDE MERDA ???

    FALAMOS, FALAMOS, DAMOS IDÉIAS, PROPOMOS PAGAR, ENTRAMOS EM SITES PARA NOS DEFENDER..

    E O CLUBE, O QUE FAZ ???

    A DEFESA TEM QUE SER AGORA…DAQUI A UMA SEMANA NÃO SOBRA PEDRA SOBRE PEDRA.

    A PERSEGUIÇÃO NÃO VAI DIMINUIR.

  87. Alessandro Montuori
    17 de dezembro de 2013 at 22:16 (6 anos ago)

    Espero que esteja sendo avaliado o momento ímpar que o Fluminense está vivendo. Estamos sendo surrados pela mídia. Em tempos de mídia social e marketing institucional, isso pode ser desastroso para instituição até a longo prazo. O Fluminense precisa pra ”ontem de uma defesa contundente de sua marca. Pra 2014 um elenco fortíssimo, trabalhar o relacionamento com as instituições (CBF,Federação etc) e contratar a melhorar empresa de Market
    ing esportivo do mercado.

  88. Marco Antonio Barroso
    17 de dezembro de 2013 at 22:17 (6 anos ago)

    Campanha: DEFENDA O FLUMINENSE, SEJA SÓCIO!

  89. Ricardo Souza
    17 de dezembro de 2013 at 22:23 (6 anos ago)

    Menino de 12 anos com a camisa do Flu é agredido no Rio. Atacante do Flu passa aperto no aeroporto.

    É a chave para que acionemos o MP e a Polícia Federal.

    INVESTIGAÇÃO JÁ!

  90. Paulo Carvalho
    17 de dezembro de 2013 at 22:24 (6 anos ago)

    De nada adianta ter boa comunicação, excelente marketing se NÃO TIVERMOS UM ÓTIMO TIME!

    O Fluminense é FOOTBALL CLUB!!

    Se quisermos resposta temos que ter propostas e resultados…

  91. Paulo Carvalho
    17 de dezembro de 2013 at 22:29 (6 anos ago)

    Me perdoem…

    Mas, outra coisa que precisamos fazer, URGENTEMENTE, é parar de falar do flamengo aqui!!

    Esqueçam essa porra!

    Aposto que, nos blogues deles, cagam e andam pra gente.

    PAREM DE POLUIR O ESPAÇO TRICOLOR COM MENÇÕES CONSTANTES Á URUBUZADA.

    Desculpem, mas é o que penso e peço.

  92. kinkamelo
    17 de dezembro de 2013 at 22:48 (6 anos ago)

    O que penso a respeito dessa tristeza toda está no post anterior.

    Meu voto se eu fosse auditor do STJD, com lágrimas nos olhos: eu tiraria os pontos do time que cometeu erro primário e bizarro como o da Portuguesa. Tão infantil quanto a CBF não informatizar decisões do tipo.

    O Fluminense é grande como outros tantos. E todos eles fariam o que foi feito. E todos seriam acusados por todas as teorias e práticas possíveis e inverossímeis.

    A Portuguesa deixou cair uma banana de dinamite no berçário. Não teve o cuidado necessário. É um absurdo.

    A punição do código ao caso é como se a pena fosse empalamento por roubar brigadeiro antes de cortar o bolo. É um exagero.

    Mas está escrito. Todos aceitaram. Acertaram. Acordaram (ou apenas um dormiu nos pontos perdidos). Ou não leram. Ou, como a Lusa, não prestaram a atenção devida.

  93. allan
    17 de dezembro de 2013 at 22:51 (6 anos ago)

    E inadmissivel a omissao do Peter neste momento. Ele esta se portanto a altura do alvaro barcelos. Todos os comentarios aqui de tricolores mordidos e com a faca nos dentes em defesa da honra, da dignidade e da historia do Fluminense e nosso presidente acuado, acovardado e em absurdo silencio.
    Parece concordar com o que nossos adversarios estao dizendo.
    Nao e possivel que nem mesmo um simples e-mail contando a verdade dos fatos tenha sido enviado aos socios do clube.
    Da forma como enviaram aquele covarde e ridiculo e-mail informando que iam fechar a sede no dia do jogo contra o Bahia (ali a flusocio conseguiu impedir um erro crasso, agora tem que cobrar de novo).
    Infelizmente a cada dia que passa apos as eleicoes vai crescendo para mim a impressao que o Peter nao esta a altura do cargo de presidente do FFC. Nao digo que seja desonesto ou que nao ame o Fluminense, mas nao possui o BRIO e a CORAGEM que um lider deve ter.
    Em cada entrevista dele sempre falta uma postura mais confiante, parece que vai gaguejar ou mesmo chorar…
    Vejam a diferenca de postura, por exemplo (nao estou defendendo nenhum dos exemplos que vou citar agora, apenas a postura em defesa de seus clubes) para um kalil, fabio koff, andres sanchez, fernando carvalho. O Peter – muito triste constatar isso – tem nessa comparacao uma postura mais parecida com o roberto dinamite.
    Esta tendo uma chance historica de colocar a verdade sobre todas essas mentiras de viradas de mesa que jogam no Flu e nao so esta deixando passar, como esta agregando mais uma na nossa conta por total OMISSAO.
    Na entrevista na Fonte Nova apos o jogo o que mais me entristeceu foi quando – tentando mostrar otimismo – comparou a queda do Flu com uma empresa… E muita falta de conhecimento da historia e da paixao despertada pelo Fluminense em seus torcedores.
    Discursinho frio, tecnocrata e muito mauricinho.
    Momentos de crise exigem liderancas a altura e, de novo ressalto que infelizmente, nosso presidente recem-reeleito decididamente nao possui esse porte, ao contrario da imensa maioria de torcedores que se manifestam aqui no blog.
    Ou seja: temos um puta exercito, formado pelos melhores GUERREIROS, mas nosso general e confuso, medroso e nao gosta de lutar.
    Quanto a comunicacao do FFC so uma pergunta: por que a flusocio nao assume efetivamente esse departamento ? O apoio da flusocio ao Peter e so para eleicao ou para ajudar na administracao ?
    ST

  94. Pablo Markwald
    17 de dezembro de 2013 at 22:54 (6 anos ago)

    Confesso estar estarrecido com a postura tomada por grande parte da imprensa esportiva brasileira no julgamento que determinou a perda de pontos da Portuguesa em decisão de primeira instância. Os argumentos apresentados para a permanência da agremiação paulista beiram ao ridículo. E, infelizmente, essa campanha difamatória que é conduzida contra o Fluminense acarretará em consequências gravíssimas. E os mesmos jornalistas que agora incentivam o ódio tal qual um fanático religioso serão os mesmos a mostrarem-se indignados com cenas de violência e barbárie que certamente assistiremos contra torcedores do Fluminense caso a decisão seja homologada pelo pleno do STJD. Verdadeiros hipócritas. Um jornalista precisa ter responsabilidade e imparcialidade. O argumento moral é altamente frágil e não possui qualquer embasamento jurídico. Não seria imoral um clube obter vantagem técnica de inscrever um jogador irregular enquanto que os demais cumpriram a regra estipulada e acertada por todos? Que critério de moralidade estão querendo impor? Lamentável. Os torcedores do Fluminense não se orgulham da permanência mas do cumprimento da regra. Por sorte a virada de mesa parece que não ocorrerá. Mas os defensores da ética querem impor de forma arbitrária suas opiniões sem qualquer justificativa jurídica ou moral. Querem rasgar a irretroatividade da lei; sequer leem o artigo no qual o caso está sendo julgado e pedem uma dosimetria quando a mesma só ocorre na pena pecuniária; querem reformular o regulamento com ideias mirabolantes como: o Fluminense também cai; a perda dos pontos se faz no ano posterior etc. Mencionam casos mentirosos como que o Fluminense teria se beneficiado em 2010 ou que o Cruzeiro só teve que pagar multa quando sabe-se que o mesmo foi absolvido visto que a responsabilidade não era do clube nesse caso particular. Poucos falam na jurisprudência que determinou a perda de pontos do Grêmio Prudente em 2010 ou que determinou que o Goycataz não pudesse subir à Primeira Divisão do Carioca por erro estritamente igual. E, cabe recordar, que o julgamento não se deu em decorrência de uma denúncia do Fluminense. Tratou-se de um expediente administrativo que a CBF realiza em todas as rodadas. Ainda que fosse não há razão dessa atitude claramente parcial. O Vasco que entrou no STJD com argumento frágil, no meu ponto de vista, não está sofrendo nenhuma recriminação da mesma imprensa. O Flamengo que entrou na SJD-RJ no Campeonato Carioca por considerar que houve interferência no jogo contra o Duque de Caxias não sofreu esse achincalhe. O argumento de que não houve má-fé ou dolo é completamente estéril. Por outro lado, alguns argumentam que o resultado não teve influência no campeonato. Como??? Pergunte ao Presidente do Internacional se não houve. O seu time deixou de ir para a Sul-americana. Quem irá quantificar o quanto o Internacional poderia ter deixado de ganhar? Podemos inferir que através da classificação o Internacional poderia se tornar campeão do torneio e no ano seguinte, por decorrência, ser campeão da Libertadores e do Mundial. Um jogo da primeira rodada tem exatamente o mesmo peso do jogo da última rodada. O fato do Fluminense permanecer na Primeira Divisão é fruto de um efeito colateral do erro cometido pela Portuguesa. Poderia ter sido qualquer outro clube ou, mesmo, sequer ter efeito na tabela de classificação final caso houvesse um intervalo igual ou maior que 4 pontos entre a Portuguesa e o time imediatamente abaixo. Anteriormente, o clube que incorria nesse erro perdia 6 pontos. Hoje, a pena vale 3-6 pontos dependendo do resultado obtido de modo irregular. E, pessoalmente, acho justo. A pena além de punir pelo erro deve servir como forma de evitar que outros incorram no mesmo. O famoso exemplo. Por fim, a justificativa de que deve ser mantido os resultados obtidos em campo beira ao absurdo!!! Quer dizer que se um time decide colocar um jogador que não está registrado (vamos dar de exemplo o Messi) e o mesmo faz 5 gols deveríamos manter o resultado ainda que ele não estivesse com sua inscrição regular???

    Absurdo essa perseguição e certamente esses jornalistas terão seu sono interrompido quando tivermos cenas lamentáveis de violência.

  95. Eloi
    17 de dezembro de 2013 at 23:12 (6 anos ago)

    Cesar, já postei essa incitação da violência lá na reportagem sobre o Sóbis…”que essa imprensa marrom, dirigentes e jogadores irresponsáveis estão fomentando a violência e que pode caber Reparação judicial…sobre punição tem que jogar de portões fechados e não em outro estádio, no caso da punição do Vasco, o Fluminense também foi punido teve que jogar em Florianópolis aumentando com o custos da viagem.

  96. George Randolph
    17 de dezembro de 2013 at 23:20 (6 anos ago)

    Depois da TV não se ganha mais guerras apenas no campo de batalha. Os EUA aprenderam isso no Vietnam. A batalha da informação é muitas vezes até mais importante.

    Vejo muitos comentários exigindo um super time para contrabalancear a perseguição que estamos sofrendo.

    Claro que é importante um bom time mas muito mais eficaz seria usar parte do suposto dinheiro para montar um super time e contratar uma super agência de PR.

  97. Zalu
    17 de dezembro de 2013 at 23:22 (6 anos ago)

    direito de resposta

  98. Zalu
    17 de dezembro de 2013 at 23:23 (6 anos ago)

    direito de resposta

  99. Bruno Leonardo
    17 de dezembro de 2013 at 23:25 (6 anos ago)

    É triste… Muito triste todo esse linchamento institucional que estamos sofrendo… Uma opressão que lembra tristes capítulos da história mundial…

    Mas não se esqueçam que td isto só está acontecendo por conta de todos os demandos que ocorreram na gestão do clube nesse ano e que culminaram com um rebaixamento ridículo e inpensável do clube num campeonato em que era o campeão vigente.

    Portanto, chega de omissão. Ajam, mas ajam certo e firme, pois a existência futura do Fluminense depende disso.

  100. Zalu
    17 de dezembro de 2013 at 23:33 (6 anos ago)

    direito de resposta é a solução mais simples, sobre o silêncio, quando será cobrado? daqui a três?!

  101. Sergio ?Mota
    17 de dezembro de 2013 at 23:57 (6 anos ago)

    Querem os fatos vistos por outro angulo(de dentro)?

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/inconformado-heverton-diz-que-nao-e-vilao-e-pretende-jogar-fora-do-brasil.html

    Destaque para este trecho da reportagem:

    Héverton não se sente culpado pelo episódio que rebaixou a Portuguesa e livrou o Fluminense da degola. Para ele, a diretoria da Lusa é a grande vilã.

    – A diretoria deixou muito a desejar o ano inteiro. Ela mandou muito mal em várias questões. Foram muitos atrasos de salários, direitos de imagem, auxílio-moradias e bichos por vitórias. Agora, foi esse erro de me escalar. Eu não fui avisado nem de que eu ia ser julgado.

    Precisa mais?

  102. Marcus Francisco
    18 de dezembro de 2013 at 0:09 (6 anos ago)

    Tricolores

    Alguem aqui falou em nazismo e nada mais correto para descrever o que os meios manipuladores de opiniao estao fazendo conosco . Nazismo puro !
    Sejamos fortes pois vao tentar marcar cada um de nos ate a terceira geracao , depois empurrar-nos para o matadouro . Hitler e Goebells teriam inveja do trabalho perfeito dessa midia esportiva brasileira !!
    Mas eles vao se f… pois vamos brigar ate o fim e sobreviver mais fortes do que nunca !!
    FORCA E UNIAO TRICOLORES , NOSSO CLUBE E GIGANTE E ETERNO E PRECISA DE NOSSA CORAGEM PARA DESAFIAR E VENCER ESSA CORJA .

    SAUDACOES (AINDA MAIS) TRICOLORES
    MARCUS FRANCISCO – CHINA

  103. Sylvio Montenegro
    18 de dezembro de 2013 at 0:14 (6 anos ago)

    Processo nele, o jurídico do Fluminense em que agir nesses casos!

  104. Sylvio Montenegro
    18 de dezembro de 2013 at 0:39 (6 anos ago)

    Ao passar em frente a uma banca de jornal hoje a minha vontade foi comprar todos os exemplares do meia-hora e do expresso e fazer uma fogueira no meio da rua. Fica uma sugestão. Seria interessante fazer isso como forma de protesto da torcida contra a sacanagem da imprensa.

    ST

  105. Carlos Nascimento
    18 de dezembro de 2013 at 1:09 (6 anos ago)

    Como a comunicação institucional ainda não está implantada de forma efetiva, o Fluminense vem carregando toda carga dessa celeuma com a Lusa. É a vez do STJD. Ele que cumpra a Lei. O Fluminense deveria declarar “desinteressado” do caso da Portuguesa e focar apenas no caso do Flamengo ou nenhum dos dois. A não ser que a diretoria tenha convicções que desconheço. E se for assim que sigam estas que apoiarei como sócio e torcedor. Penso, ainda, que o Presidente Peter não deva se manifestar em relação à cobertura da imprensa, pois os mesmos editam e acabam denegrindo a imagem de nosso Presidente. Outra questão: Creio que o Fluminense deveria implantar, com o devido tempo, um Serviço de Inteligência onde uma parte da comunicação ficaria atrelada. Já não somos vistos como adversários e sim como concorrentes (até pela soma de dinheiro envolvida no futebol) e que de forma hipócrita e disfarçada desejam a nossa falência. O Serviço de Inteligência compreenderia coleta e análise de informações, implantação de políticas positivas e contenção de ações de inteligências nocivas adversas.

  106. Leonardo
    18 de dezembro de 2013 at 1:24 (6 anos ago)

    A falta de posiconamento do FFC frente a tudo o que esta acontecendo demonstra que nao temos comunicação.

    Quem é o responsável? Essa pessoa precisa ser afastada imediatamente e, em seu ligar, deve ser contratado o melhor profissional do mercado que seja torcedor do Fluminense.

  107. Renato
    18 de dezembro de 2013 at 1:43 (6 anos ago)

    Porfavor façam chegar meu pedido à diretoria, sou sócio, e estou preocupado com ódio que está plantado nas ruas contra nós, todo mundo falando e chacoteando livre …. Tive problemas hoje com um grupo que julgava de amigos, neguinho tá falando que vem a cabeça, a midia deu passe livre pra todos jogarem pedras e alguns presidentes de clube.

    Triste ver apenas Neto na Band e Dep. Romário rasgando o verbo em defesa do Flu. Será que alguém pode fazer chegar ao conhecimentodo Romário a susleita de esquema.

    E o Dep. Deley não queria ajudar? Porque não vira o portavoz e coloca a boca no mundo sobre este possível esquema.

    Tinha que colocar resposta oficial no site … ou algo parecido

    De 2013 virada de mesa é a PQP …. e daí explicando os fatos, apesar de todos saberem é o registro da posição do clube.

    Tem que falar do caso Ivens Mendes e Sandro Hiroshi …. de quem foi protegido e mostrando que tudo caiu em nossas costas.

    Tem que “bater o p… na mesa” …. Estamos sendo covardemente atacados!

    Porfavor …. alguém nos defenda publicamente … atacando e sendo duro nas palavras …..

    Hoje ouvi de um “amigo mulambo” …. “quem cala concente … Meu presidente mostrou que tem culhão como toda nossa torcida!!! …. E o seu engravatado engomadinho … tá com medinho …. O que vc está falando (estava se referindo a discussão comigo) eu já ouvi de outros tricolores esta semana”

    Tá f…. me descupem PQP … ou alguém começa rugir ou nossa torcida vai sofrer muito …

    ST

  108. Marcus Francisco
    18 de dezembro de 2013 at 1:46 (6 anos ago)

    Tricolores

    Recomendo muito a leitura das ultimas postagens do Rica Perrone no seu blog ( http://www.ricaperrone.com.br) : ele bem poderia ser contratado pelo Flu pois sua coragem , coerencia e , em consequencia , sua natural defesa do nosso Clube e bem melhor do que o que temos em casa !!

    Saudacoes ( ainda mais fortes ) Tricolores
    Marcus Francisco

  109. Rogério Barbieri
    18 de dezembro de 2013 at 2:15 (6 anos ago)

    Mauro,

    PERFEITO. É MACABRO E AO MESMO TEMPO CLARO O QUE OCORREU.

    EU JÁ HAVIA FEITO ESSE MESMO EXERCÍCIO NO SEMPREFLU.

    É ISSO MESMO.

    O que seria interessante identificar foi o horário pelo qual o jogador da POTUGUESA foi chamado para aquecer e assinar a súmula.

    POIS COMO PODEMOS PERCEBER, A DIFERENÇA DE TEMPO ENTRE O PRIMEIRO GOL DO FLU (sinal de alerta) e a entrada do HÉVERTON é de apenas 11 minutos.

    OU SEJA, alguém que estava no banco da PORTUGUESA recebeu uma ligação ou uma ordem para colocar o HÉVERTON em campo.

  110. Ricardo Souza
    18 de dezembro de 2013 at 2:28 (6 anos ago)

    Vocês procuraram tomar conhecimento da REAL situação de fragilidade da Portuguesa e de seu presidente Manoel da Lupa, que faria com que ambos se tornassem alvo fácil de quase todo tipo de sedução e/ou de chantagem?

    Problemas financeiros pessoais. Perda de autonomia. Risco de desfiliação…

    Algumas matérias esclarecedoras em ordem cronológica:

    http://lusanews.com.br/2013/01/14/presidente-da-lusa-vai-a-publico-e-desabafa-sobre-possivel-acao-do-banif-na-justica/

    http://globoesporte.globo.com/sp/torcedor-portuguesa/platb/2013/05/29/bomba-confissao-de-divida-pode-fazer-banif-assumir-a-portuguesa/

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/05/30/manoel-da-lupa-quer-entregar-a-portuguesa-para-o-banif/

    http://www.espn.com.br/noticia/334118_portuguesa-corre-risco-de-ser-desfiliada-pela-cbf

    http://www.espn.com.br/noticia/337519_conselho-fiscal-reprova-emprestimos-de-da-lupa-com-banif-e-presidente-pode-ser-punido

    http://jorgenicola.blogspot.jp/2013/08/manuel-da-lupa-pede-r-600-mil-federacao.html

  111. caio fabio
    18 de dezembro de 2013 at 2:34 (6 anos ago)

    ATENÇÃO DEPARAMENTO JURÍDICO DO FLUMINENSE, ATENÇÃO DR. MÁRIO BITTENCOURT!

    SEGUE CÓPIA DA MENSAGEM ENVIADA POR MIM A GLOBO NEWS E TAMBÉM PROTOCOLADA NO SITE OFICIAL DO CLUBE, PARA AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS.

    NÃO PODEMOS, EM HIPÓTESE NENHUMA, DEIXAR PASSAR O QUE SE SEGUE:

    “Maria Beltrão:

    primeiramente, gostaria de elogiá-la por sua postura correta e profissional. Ainda que discorde de alguma posição sua, respeito e admiro sua delicadeza e cortesia.

    Ao receber um retwitter de um amigo, vi-me na página de um jornalista de vosso programa, João Paulo Cuenca.

    Creio que, ainda que seja uma conta pessoal, grande parte do destaque que recebe advém de sua participação em um dos programas mais assistidos e conceituados da tv por assinatura brasileira.

    Como cidadão, espanta-me que um profissional atuando no jornalismo possa estimular ódios e ressentimentos de forma tão vil e inconsequente quanto o sr. João Paulo Cuenca.

    E como tricolor, paixões clubísticas de lado, não posso aceitar que o mesmo use de seu alcance midiático para vilipendiar de modo covarde e injusto uma instituição centenária do Rio e do Brasil.

    É possível discordar sem ofensas, sem baixeza e sem vilania.

    Entre outras, disse o sr. João Paulo Cuenca em sua página no twitter:

    “J.P. Cuenca ‏@jpcuenca 16 dez
    o flu, clube de caráter historicamente minúsculo, representa o que de pior existe nessa cidade: compadrio, conchavo, aulicismo, cleptocracia”

    Expandir Responder
    Retweetar

    São acusações levianas, gravíssimas e infundadas, feitas de forma gratuita e raivosa.

    Para quaisquer efeitos legais, informo que printei a dita página e comuniquei o departamento jurídico do Fluminense para as devidas providências.

    Espero que o Estúdio I e a Globo News, sempre zelosos pelo respeito às posições contrárias expressas de modo justo, condene tal atitude, atitude esta que apenas acirra os ânimos e que se encontra por completo infundada.

    Espero, e cobrarei isso diretamente do Fluminense, que seu departamento jurídico acione o jornalista em questão para que este confirme suas palavras ou se retrate de modo cabal.

    Ou que este o faça, de modo refletido, no próprio programa ou em sua página pessoal.

    Grato pela atenção, e certo de que as providências devidas serão tomadas, despeço-me.”

    Este sujeito ofendeu GRAVEMENTE a instituiçã Fluminense em sua honra e em sua história, sendo leviano e covarde.

    ATENÇÃO DEPARTAMENTO JURÍICO DO CLUBE, ESSE SUJEITO TEM VOZ NA GLOBO NEWS, É JORNALISTA DA CASA!

    VAMO COBRAR UMA RETRATAÇÃO CABAL OU PROCESSO NELE!

    VOU COBRAR ISSO AQUI E LÁ DIARIAMENTE.

    CHEGA!

    ST

  112. Mauro Carvalho - SP
    19 de dezembro de 2013 at 11:43 (6 anos ago)

    Rogério,

    o que mais me espanta é ninguém da Diretoria estar usando essas informações.
    Eu espero que estejam – eu ligaria para o técnico da Lusa, que está de férias em Miami e fazia ele abrir o coração…tem coelho grande nesse mato.

    Abraço.

    ST SEMPRE

  113. Paulo Muniz
    19 de dezembro de 2013 at 13:34 (6 anos ago)

    Discordo, o Fluminense não existia praticamente no mundo virtual na gestão anterior.
    Concordo que precisamos avançar, mas o orçamento é curto e os profissionais dessa área precisam ser remunerados. Se não seria amadorismo.

  114. Armando Castanheira
    19 de dezembro de 2013 at 13:57 (6 anos ago)

    O FLU precisa de reforço jurídico para dar conta de toda essa demanda. Como estão trabalhando isso?

  115. luciano
    19 de dezembro de 2013 at 19:11 (6 anos ago)

    meu caro,

    temo que um basta so sera dado (pelos patroes dos tais “jornalistas esportivos”) quando aparecer o primeiro tricolor for espancado ate a morte. dai, falsos editoriais de ‘mea culpa’ serao lidos – mas todo o imenso estrago ja tera sido feito.

    algo precisa ser feito com urgencia!!!!!

    ST

  116. Rafael
    19 de dezembro de 2013 at 19:43 (6 anos ago)

    Saiu uma nota do blog do Juca Kfouri que pode ocorrer reviravolta porque o Estatuto do Torcedor diz que se não tiver no site da CBF o julgamento é anulado.

    Eu gostaria de saber se alguém sabe qual desdobramento isso teria?

  117. Nome*
    19 de dezembro de 2013 at 19:45 (6 anos ago)

    o Dep.juridico do fluminense poderia nos dar uma posição em caso de injuria difamação
    referente a nossa honra e até em caso de agressão ou seja um passo de como proceder para defender a nossa instiutuiçlão já que os que estão la não defendem . faça isso por favor flusocio

  118. Breno
    20 de dezembro de 2013 at 14:57 (6 anos ago)

    O Fluminense precisa de um reformulação geral e espero que isso aconteça, só não sei se vai dar certo porque eles já estão pensando em negociar o SÓBIS o cara simplesmente foi o único que jogou como um guerreiro em 2013, ele é o único que representou a torcida do flu em campo, e se nós não cairmos é por causa dele que nos salvou em vários jogos do brasileirão, então gente por favor #FICASÓBIS