E os Sócios Contribuintes/Proprietários?

duvidaTivemos informações de que o Departamento de Marketing do Fluminense apresentou alguns dos novos planos de Sócio Futebol para apreciação da Diretoria.

Dentre a proposta de criação de categorias novas e oportunas, como o sócio para crianças até 12 anos, ou o sócio bem mais barato (que atenderá também os tricolores de fora do estado do Rio de Janeiro), nos chamou a atenção algumas possibilidades que podem significar retrocesso político e econômico.

Está prevista uma nova categoria Sócio Futebol (que chamaremos SF-X), com direito a ingresso grátis nos jogos com mando de campo do Fluminense, mas sem direito de frequentar o Clube. Haverá também outras categorias Sócio Futebol com valores maiores de mensalidade (chamaremos estas duas categorias adicionais de SF-Y e SF-Z, respectivamente) e mais benefícios.

Além disso, os SF-Y e SF-Z não precisarão fazer opt-in: o carregamento do ingresso será automático. Neste caso, temos dúvidas sobre o bom funcionamento, pois o opt-in é o momento mais oportuno para a checagem de adimplência.

A questão que percebemos é a seguinte: não foram consideradas na proposta do Departamento de Marketing as categorias estatutárias já existentes, tais como o Sócio Proprietário e o Sócio Contribuinte.

Como a mensalidade do SF-X é menor que a do Sócio Contribuinte, não precisa ser expert em finanças para perceber que, nestes moldes, haverá uma migração natural do plano atual para o plano novo, gerando perda de arrecadação mensal num primeiro momento, que só poderia ser coberta futuramente através de ampliação do quadro associativo na categoria.

Recentemente o Fluminense assinou contrato de terceirização do Sócio Futebol com a CSM, onde um percentual da arrecadação de toda a base de Sócios Futebol será usado mensalmente para remunerar a contratada, que assume os serviços de Call Center, entrega de carteirinhas, além de disponibilizar algumas ferramentas tecnológicas (dashboards e relatórios analíticos) que tem por objetivo apoiar o investimento do Clube no trato com esses tricolores (ações de CRM).

Ficaram de fora da negociação com a CSM todas as demais categorias de sócios. Desta forma, ela receberá apenas em cima do arrecadado com os sócios futebol, desde o momento inicial da assinatura.

A nosso ver, não faz sentido algum criar novos planos da categoria Sócio Futebol e não permitir que as categorias Sócio Contribuinte e Sócio Proprietário possam usufruir dos benefícios dos planos SF-X, SF-Y ou SF-Z, pagando, se for o caso algum valor que faltar para a equiparação. Tal discriminação poderá até mesmo gerar ações judiciais contra o Clube.

Além disso, a provável migração dos Sócio Contribuintes para planos da categoria Sócio Futebol, fará com que o prazo estatutário para estar apto a exercer seus direitos políticos (votar e ser votado, bem como ser conselheiro) sejam alterados, afinal, estatutariamente qualquer sócio futebol tem carência de 2 anos para adquirir direitos políticos.

Com o advento do Pacote Futebol, as categorias Proprietário e Contribuinte tornaram possível multiplicar o número de associados e trazer boa parte dos heavy users da arquibancada para decidir os rumos políticos do Fluminense por dentro.

Assim sendo, esperamos que não haja retrocesso nos aspectos financeiro e político.

133 Comentários em E os Sócios Contribuintes/Proprietários?

  1. Ana
    13 de março de 2015 at 13:05 (5 anos ago)

    Fred estará hoje no Arena Sportv, às 14:00.

  2. Ana
    13 de março de 2015 at 13:09 (5 anos ago)

    O sócio poder entrar sem fazer opt in tem um problema além da questão da inadimplência.
    No Grêmio é assim, e já vi jogo da Libertadores em que acabaram os ingressos mas a arquibancada estava vazia. Tem que reservar os ingressos do sócios, mas nem todos comparecem. Acho a idéia péssima, não custa o sócio reservar pela internet, e evita que isso aconteça.

  3. Luciano Nóbrega
    13 de março de 2015 at 13:15 (5 anos ago)

    Sem q contar, com a estimulo da migração do sócio contribuinte para o SF, q o clube deixará de receber uma mensalidade integral em troca de uma mensalidade com um % a menos devido a remuneração da Contratada.

  4. Danilo Soares Félix
    13 de março de 2015 at 13:24 (5 anos ago)

    Caros,

    Existem 3 falhas básicas nas propostas que foram apresentadas na prévia:

    1) Falha técnica: eliminar o optin é uma estupidez, pois é o ponto crucial para verificar adimplência: se o sócio não estiver adimplente, não pode ir ao jogo de graça. Simples! Além disso, sem este checkpoint, como estimar a disponibilização de ingressos corretamente? Os ingressos dessa categoria estariam sempre reservados e não colocados à venda, independente da presença do associado no estádio? Seria outra burrice, pois em grandes jogos qualquer 1000 lugares a mais para venda avulsa fazem a diferença financeiramente e também para a presença da torcida.

    2) Falha política e jurídica: não se pode relegar as categorias já existentes, proprietário e contribuinte, ao esquecimento. Elas devem ser equiparadas em benefícios aos planos SF-X, SF-Y ou SF-Z mais próximos financeiramente. Renegar este aspecto me parece coisa de quem não conhece bem o ambiente de negócios que cerca um clube de futebol;

    3) Falha econômica: da forma como a proposta está estruturada, certamente haverá migração em massa dos Sócios-Contribuintes que usam Pacote Futebol, basicamente heavy users de arquibancada, para a categoria SF-X, pois a diferença de preço será grande. É um erro argumentar que a maioria dos Sócios Contribuintes são pessoas interessadas no lazer da sede social;

    Proposta: para mitigar o problema, bastaria igualar em benefícios o contribuinte atual ao SF-Y e também igualar os benefícios do proprietário atual ao SF-X.

    Como o assunto ainda não está aprovado, dá tempo de consertar estas imperfeições antes do lançamento dos planos, por isso nos antecipamos aqui.

    Espero de todo coração que esta proposta não tenha sido pensada para eliminar da carteira de planos de associação aqueles que não remuneram a CSM por contrato.

  5. Armando Castanheira
    13 de março de 2015 at 13:26 (5 anos ago)

    Se o pacote futebol do sócio contribuinte acabar e este precisar migrar, terá que continuar com o benefício do voto. Vamos aguardar o que vem por aí.
    Li que a Globo não vai mudar as cotas fixas de TV e que só aceitaria alterar o PPV, mesmo assim alguns ajustes. É por isso que os clubes estão discutindo isso, porque foi a única coisa que a Globo aceitou discutir.
    As torcidas precisam fazer algum movimento e os clubes prejudicados precisam conversar e tentar uma saída para essa distância diminuir bastante. A Record ou SBT não gostariam de conversar?

  6. Alexandre Said Delvaux
    13 de março de 2015 at 14:14 (5 anos ago)

    Deixa eu entender: apresentar uma proposta é o mesmo que executar uma ação? Com todos os defeitos que o setor ou o responsável pelo setor tenha, talvez fosse oportuno sugerir, criticar, rejeitar…Não tenho qualquer familiaridade com o assunto, mas a forma como alguns dos nossos especialistas conduzem debates chega ser um primor em termos de estratégia de relacionamento dentro de uma organização: “Ah se fosse o Horcades!” “…os ‘jênios’ do marketing”…Realmente é uma maneira muito inteligente de discutir um assunto, propor melhorias ou coisa semelhante.
    Não acredito que esta seja uma forma razoável de discutir problemas e suas prováveis soluções.
    Enfim, cada um tem seu estilo…

  7. Vagner Marcolino
    13 de março de 2015 at 14:30 (5 anos ago)

    Apesar de ser apenas uma proposta e como tal pode ser modificada, o principal ponto é criar um programa que seja progressivo. Sendo o Sócio Futebol a entrada e o proprietário e contribuinte o último. Acredito que não haja discussão sobre isso. Mas eliminar o opt-in seja para qual categoria for é um erro gravíssimo, porque se o sócio não for? Prejudicará os outros torcedores que não são sócios ou visitantes a irem ao estádio e principalmente a receita do clube. É mais fácil ele confirmar que deseja ir do que clube presumir que ele irá.
    Outro ponto extremamente importante é permitir que o sócio exerça o seu direito de desconto, seja ele parcial ou total, no dia do jogo. Não faz sentido ele ter que pagar o preço normal só porque não manifestou interesse antes. É possível discutir, ao meu ver o direito de preferência no dia, mas o desconto não.

  8. Ernesto Azevedo
    13 de março de 2015 at 14:37 (5 anos ago)

    Apesar do Sr. não citar meu nome, como eu que fiz a menção ao “jênio” responderei sua mensagem.
    De fato trata-se de uma proposta pelo que entendi, mas até como proposta denota algo estranho.
    É inconcebível que o representante do Fluminense não consiga visualizar uma migração das nossas receitas para a empresa terceirizada.
    Uma sugestão desse tipo deveria ser abortada de imediato.

  9. Rodrigo
    13 de março de 2015 at 14:40 (5 anos ago)

    O Pearl Jam anunciou hj que toca no Maracanã no dia 22 de novembro. Nesse fim de semana está previsto um jogo do Flu no Maraca contra o Avaí….

  10. Fabio DB
    13 de março de 2015 at 15:43 (5 anos ago)

    Simplesmente espetacular a entrevista do Fred. Na verdade trata-se de um sujeito com uma capacidade de comunicação e inteligência como poucos jogadores que eu vi nesses mais de 40 anos acompanhando futebol de perto.

    O Fred acabou ficando cerca de uma hora (ou mais) no programa e pôde falar sobre várias questões que envolvem o futebol desde seleção e imprensa até a formação de jogadores na base e deixou claro o seu profundo agradecimento ao Fluminense. Até os participantes, Noriega e Casagrande, além do Marcelo Barreto ficaram claramente impressionados.

    Parabéns ao Fred.

    ST

  11. NandoTonho
    13 de março de 2015 at 15:52 (5 anos ago)

    O sócio ter o lugar garantido no estádio, sem a necessidade de registrar que vai ao jogo, é um completo absurdo, assim como os sócios proprietários e contribuintes que pagam o pacote futebol não terem direito a algum benefício do sócio futebol.
    A questão da possibilidade de perda de receita devido a um grande movimento migratório de sócio contribuinte com pacote futebol para sócio futebol não vejo como um problema tão grave. O programa de sócio futebol realmente carece de uma categoria com valor mais alto com 100% de desconto no ingresso. Que o marketing trabalhe com metas para angariar mais sócios futebol para compensar. A questão da remuneração da CSM, nesse caso, veio a reboque, paciência!

    Seja sócio!

    Saudações Tricolores, Fernando Antonio Bastos Möller, torcedor, sócio contribuinte e, atualmente, conselheiro.

  12. Carlos Maciel
    13 de março de 2015 at 16:14 (5 anos ago)

    Quer dizer que o vice presidente de marketing, Marcelo Gonçalves, depois de meses sem entregar nada de efetivo em termos de resultados, vai nos blindar com:

    1. Fim do opt-in para um determinado grupo de sócios futebol, ou seja, se por acaso 500 sócios não forem ao jogo, além do clube não vender o seu ingresso para outro, ainda terá prejuízo financeiro pelo custo do ingresso previamente reservado?

    2. Migração de parte dos sócios proprietários que não frequentam o clube (e portanto não remuneram nenhuma empresa terceirizada) para um novo plano sócio futebol com mensalidade menor e que irá remunerar mensalmente a empresa recém contratada CSM?.

    3. E havendo essa migração, perda de eleitores que estavam aptos a votar em 2016, já que ao migrarem de categoria ficarão impossibilitados de votarem ano que vem.

    4. E não entendi como ficarão os sócios que permanecerem como sócios proprietários ou contribuintes com pacote futebol? Perderão direitos adquiridos do ingresso com jogos com mando do clube? Pode isso Arnaldo?

    E ai presidente Peter. É sério que o senhor irá aprovar este mostrengo elaborado pelo seu vice presidente de marketing de ponta a cabeça e sem restrições?.

    Carlos Maciel
    Sócio Proprietário e Conselheiro Eleito.

  13. NandoTonho
    13 de março de 2015 at 16:27 (5 anos ago)

    É questão de ponto de vista. Não estou defendendo, apenas levantando dados para o debate.
    O Fluminense realmente criou sozinho o plano de sócios e colocou para funcionar.
    Entretanto, o atendimento ao sócio, por exemplo, é péssimo segundo várias reclamações.
    A CSM vai prover atendimento para todos os sócios futebol, novos ou antigos. Por isso a remuneração foi determinada dessa forma.
    Repito, não estou defendendo, não sei nem se concordo, mas está longe de ser um completo absurdo.
    Talvez a melhor solução fosse remunerar com um percentual menor do que o atual a base já existente e com um percentual maior os novos.

    Saudações Tricolores, Fernando Antonio Bastos Möller, torcedor, sócio contribuinte e, atualmente, conselheiro.

  14. Filipe Oliveira
    13 de março de 2015 at 17:01 (5 anos ago)

    Mas há incentivo pro sócio que avisa que não vai, não é? Algo como uma tem prioridade na presença de jogos futuros (uma vez que não tem lugar para todos os sócios no Beira Rio)

  15. Marco Antonio Barroso
    13 de março de 2015 at 17:13 (5 anos ago)

    O dep. de marketing do Fluminense é tão ruim, mas tão ruim que quando faz alguma coisa faz merda, pqp!

  16. edson orthegas
    13 de março de 2015 at 17:28 (5 anos ago)

    Quero parabenizar Mário Bittencourt na sua posição a respeito ao lado das torcidas no novo maracanã caracterizando e afirmando que não abre mão o lado direito da torcida do flu e ao mesmo tempo em forma de ironia em resposta ao homem do charuto que ¨nem em marte o wasco jogaria ¨ bela resposta ao repórter da tv bandeirantes de hoje á tarde quando foi perguntado sobre o caso. É assim que a torcida tricolor gosta que nossos dirigentes se posiciona quando é ameaçado, eu me senti orgulhoso que temos homens do bem lutando em prol ao nosso amado FLUMINENSE.

  17. NandoTonho
    13 de março de 2015 at 17:39 (5 anos ago)

    Valeu André!

  18. Armando Castanheira
    13 de março de 2015 at 18:16 (5 anos ago)

    Pois é. Coloquei para gravar e na hora em que Fred foi falar do carinho que recebeu do clube e torcida quando voltou da Copa…pimba! Acabou a gravação sei lá porquê. Aqui sempre tem uns gênios que conseguem esses links. Por favor, se alguém tiver como conseguir o link da entrevista, coloque aqui. Grato.

  19. Armando Castanheira
    13 de março de 2015 at 18:20 (5 anos ago)

    Não adianta. Venho falando há mais de um ano para copiarmos o produto do Inter, que tem o paixão premiada, que é algo como faz o Palmeiras (copiou do Inter) há menos tempo. Ambos já passaram dos 100 mil. O clube e seu marketing sempre acharam que nosso produto era imbatível, um dos melhores do mercado. Assim, nada se fez, enquanto outros clubes tiveram mais visão e saíram na frente.

  20. WAGNERFLUZÃO
    13 de março de 2015 at 18:42 (5 anos ago)

    Aos amigos do blog.

    A vitória de ontem já faz parte do passado , ainda bem que vencemos .

    A péssima notícia foi o terceiro cartão amarelo do jogador FRED , que com isso está fora do jogo de domingo contra o MACAÉ , jogo que posso garantir , não será fácil.
    Eu acho um absurdo começar com o PSEDO jogador WALTER , pois ontem ele entrou e provou mais uma vez que não tem condições de vestir o MANTO TRICOLOR , pois ele conseguiu ERRAR TUDO que tentou fazer.

    Eu faço uma pergunta aos amigos do blog:

    Por que não escalar o jogador MICHAEL no lugar do jogador FRED , com o jogador KENEDY , ao seu lado ?

    Eles já se conhecem e seria muito melhor do que começar com o GORDINHO e ter que queimar um substituição porque ele não tem NENHUMA CONDIÇÃO FÍSICA para jogar nem 45 minutos .

    Em tempo :

    O que está acontecendo com o jogador MICHAEL , que nem no BANCO está ficando ?

    Será que o nosso TREINEIRO está querendo fazer com ele , o que fez com o BIRO-BIRO ano passado ?

    Vamos ver se o nosso TREINEIRO , faz a coisa certa ou se ele vai voltar a INVENTAR escalações absurdas e prejudicar com isso o time.

    Ele já está querendo começar à INVENTAR pois no coletivo de hoje testou a dupla de ataque sendo WALTER E MARLONE .

    Isso só pode ser brincadeira desse INSANO pois mesmo que o jogador KENEDY não possa jogar , o nosso TREINEIRO vai ACABAR com o nosso ataque de uma vez só.

    Um abraço para todos,

    WAGNERFLUZÃO.

  21. Alexandre Magno Barreto Berwan
    13 de março de 2015 at 19:15 (5 anos ago)

    BOLA DENTRO!

    Após temer saída do Flu, Edson vê renovação perto: “Bem encaminhada” #globoesporte

    http://glo.bo/1Mz5bwg

  22. Maurício da Rocha Ribeiro
    13 de março de 2015 at 20:10 (5 anos ago)

    Perfeita a interpretação do post. Incrementar novas categorias de sócios-futebol sem estender nenhum benefício adicional às categorias de proprietário e contribuinte vai terminar esvaziando essas últimas.
    Eu, por exemplo, sou sócio-proprietário e mal frequento o clube. Meu negócio é futebol. Se for oferecida categoria de sócio-futebol melhor e mais barata que a de contribuinte ou proprietário, é óbvio que haverá migrações, com prejuízo para o clube.

  23. Rogério Barbieri
    13 de março de 2015 at 20:25 (5 anos ago)

    Do jeito que está os cidadãos fluminenses continuarão se transformando em flamenguistas.

    O Sócio Especial, estabelecido no Estatuto do clube, mais uma vez está sendo desconsiderado.

    Quem são os potenciais Sócios Especiais do Fluminense Football Club? Art. 97 – É Sócio Especial quem, residindo fora da Cidade do Rio de Janeiro ou dos municípios limítrofes, houver sido admitido nessa categoria, em caráter individual, tendo o direito a freqüência e ficando sujeito às normas disciplinares previstas neste Estatuto.

    Ou seja, o marketing do Fluminense Football Club decidiu mais uma vez excluir o cidadão fluminense, que, antigamente, era predominantemente tricolor.

    Ainda existe um forte resquício de cidadãos fluminenses tricolores, mas o esforço para tratá-los de maneira diferenciada é nulo, quando na verdade deveria ser fomentado.

    Espero que o marketing atual do Fluminense olhe para o NOME que o Oscar Alfredo Cox deu para o clube que ele fundou e entenda a inteligência e a perspicácia que este nome oferece.

    E que unido a inteligência e força do nome Fluminense saiba fazer uso perante aos cidadãos fluminenses do estado do Rio de Janeiro, bem como, do Brasil inteiro.

    Afinal, quantos milhões de brasileiros nasceram no rio?

  24. Ricardo Ferreira
    13 de março de 2015 at 21:00 (5 anos ago)

    Gostei do editorial.

    Bem didático. Ataca pontos sensíveis.

    Nos termos que se apresenta a proposta, a meu juízo, há prejuízo financeiro e político, pelos argumentos explícitados pelo texto.

    Oportuno também. A Flusócio, através deste seu canal de comunicação, posiciona-se com clareza quanto ao tema. Legitimamente, até obrigatoriamente, antes da decisão final.

    Quem negocia o contrato é o Fluminense, capitaneado, obviamente, por seu presidente.

    Se nossa Flusócio não estabelece agora sua opinião, estaria sendo omissa.

    Vence o Fluminense!

  25. Fabio DB
    13 de março de 2015 at 21:16 (5 anos ago)

    Prezado Dedé,

    Seria possível explicar quais os direitos e deveres da CSM e do Fluminense nesse contrato? Em que bases exatas ele funciona?

    Dessa forma seria mais fácil para um leigo (como eu e outros tricolores) entender e quem sabe poder somar ao debate.

    Falo isso pois o seu texto não esclarece de forma objetiva as condições que levaram você a sugerir uma falta de lisura na condução desse processo por parte da diretoria do FFC.

    Se há algo “estranho” seria bom esclarecer. Como sócio tenho esse interesse pessoal e creio que outros aqui compartilhem da minha preocupação.

    Desde já agradeço a gentileza.

    ST.

  26. Fabio DB
    13 de março de 2015 at 21:19 (5 anos ago)

    Notei que no globo.com tem partes da entrevista.
    ST.

  27. Marco Antonio Barroso
    13 de março de 2015 at 23:22 (5 anos ago)

    Falta inteligência ao CB.

  28. Jefferson Alvares
    14 de março de 2015 at 0:17 (5 anos ago)

    Prezados FluSocios,

    Fico muito feliz de ver como a Flusocio vem lutando pelo certo, sem defender por defender, mesmo sendo a sustentação política da atual gestão.

    Parabéns nesmo!!!

    Sou sócio proprietário, e apesar de agir como alguns colegas, como por exemplo, o Flavio Chammas, ou seja, pagamos adiantado sem sequer usufruir do desconto somente para ajudar o clube, no qual no meu caso, sequer utilizo e usufruo do clube, quero uma atenção mais justa e condizente com meu esforço!

    Assim sendo, acho um desrespeito se forem estes os novos planos, no qual lhes pergunto se agindo de forma racional e em tempos difíceis da economia nacional, não deveria então migrar meu titulo!?!

    Enfim, marketing é feito para ser criativo e gerar vantagens que façam o cliente ficar cada vez mais fiel a marca, principalmente quando é um produto de apelo emocional

    Assim sendo, querem dar uma vantagem interessante para o sócio contribuinte, e ou proprietário, que permitam entâo a esta classe comprar o 2o ingresso com 50% de desconto, algo que vai facilitar a vida de muitos!

    Por outro lado, vantagens como carga automatica, è algo que se for dado a esta nova classe de sócios futebol, naturalmente tem de ser obrigatoriamente incorporadas aos sócios proprietários e contribuintes com pacote futebol!

    Isto é algo básico em marketing, ou seja, quem paga mais tem todos benefícios da faixa anterior e ganha algo a mais, que justifique pagar mais!

    Enfim, para variar mais uma ação de marketing mal planejada!

    Em tempo… Uma “crítica” antecipada, porque já vi movimentos na FluSocio defendendo a gestão Idel, que independente da sua competência profissional em outras empresas, também não fez nada que realmente merecesse elogios!

    St.,

  29. Jefferson Alvares
    14 de março de 2015 at 0:25 (5 anos ago)

    Prezado Danilo,

    Perfeito!

    St,

  30. Armando Castanheira
    14 de março de 2015 at 9:10 (5 anos ago)

    Vamos dar atenção à revitalização das Laranjeiras para jogos contra os pequenos no estadual, pelo menos enquanto perdurar esse modelo falido dessa FFERJ. O Maracanã não irá mais abrir para jogos com menos de 20 mil pessoas. Menos de 5 mil foram ao Maraca para o jogo contra o Bonsucesso. Isso é jogo para Laranjeiras.

    Mas deveríamos pensar seriamente num estádio para 25 mil pessoas. Jogos com apelo para mais de 30 mil seria no Maracanã. Isso precisa estar na pauta das pessoas que dirigem o clube hoje.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2015/03/diretor-da-maracana-s-quer-so-jogos-grandes-e-se-espelha-no-camp-nou.html

  31. Nerval Antonio Goulart
    14 de março de 2015 at 10:19 (5 anos ago)

    Essa falida e injusta FFERJ, está causando um mal irreparável ao futebol carioca e, dando muito maus exemplos, aos demais entes federativos pelo Brasil afora!
    Não é só o torcedor do Fluminense que está desanimado com esse tipo de gestão que favorece um clube de futebol em detrimento dos demais. Muitos torcedores fanáticos pelo Flamengo que eu conheço, que eram assíduos ao Maraca, não estão indo mais aos estádios, e alguns, nem pela TV assistem mais aos jogos! Esse Roubinho e cia, estão fazendo todos os esforços possíveis para afastar os torcedores dos estádios!
    É evidente, tanto é que a FFERJ nem tenta dissimular, que estão preparando nos bastidores dessa Federação de Futebol, o campeonato para o Vasco sagrar-se campeão esse ano do Estadual! E, quando os torcedores e dirigentes do Botafogo acordarem, será tarde de mais. Além de disputarem a Segunda Divisão do Brasileirão, verão suas esperanças de ganhar o Carioca, irem por água abaixo. O Vasco de Eurico é o escolhido!
    Os muitos cartões amarelos dados ao jogadores do Fluminense no jogo contra o velho Bonsucesso, pelo soprador de apito, sem nenhuma necessidade, disfarçando ao final da partida, a expulsão do veterano do adversário, foi apenas mais um ato de covardia do árbitro para justificar os vários cartões amarelos dados aos nossos atletas. Cumprindo-se, assim, a meta da dupla Roubinho & Eurico!
    Só espero que esse plano dê errado, e o Fluminense, por uma ironia do destino, vença o Estadual!
    ST.

  32. Jorge Eduardo
    14 de março de 2015 at 12:55 (5 anos ago)

    OFF: Muito contente com as atuações do Gérson e do Kennedy e bastante preocupado com a possível venda desses dois jovens valores, que somados ao Marlon, ao Robert e a outros que poucas oportunidades tiveram e os que ainda vão subir; precisam ter um plano de carreira e permanecer no clube por pelo menos uns 5 anos para que nos ajudem a conquistar mais títulos e além das muitas alegrias ajudem a aumentar a nossa torcida, já que os mais novos precisam de vitórias e de ídolos e é isso que liga mais o torcedor ao clube.

    Que a nossa diretoria faça de tudo para mantê-los e coloquem o preço bem alto, para que se um dia forem vendidos, seja numa transação milionária e que enriqueça o nosso clube e não os bolsos de empresários e que isso só aconteça depois de vários anos de excelentes serviços prestados ao clube.

    Que o Dept de Marketing crie planos de sócios torcedores que ajudem a manter esses atletas e que arrumem patrocínios para isso. Ainda é cedo pra soltar foguetes, mas ver o Gérson jogando é um alento.

    Que alguns jogadores pouco produtivos e caros sejam os primeiros a sair e que abram espaço a outros. Não sei o que acontece com o Michael, mas ele deveria ser o primeiro reserva do Fred… se estiver com problemas é melhor emprestar a algum clube no exterior e dar uma oportunidade ao Euler, que acredito ter sido emprestado já que não vem jogando no sub-20, ou a outro da base.

    Até o Michael Carvalho muito criticado pela nossa torcida, tem ido bem lá fora, além do Biro-Biro que está indo bem na Ponte, e do Eduardo que foi bem no Ceará. Que esses jogadores sejam melhores aproveitados pois podem servir pro time principal (como tutular ou reservas) ou pra enriquecer o clube numa boa venda, caso não sejam as primeiras opções entre os jovens valores da nossa base.

    Quanto ao nosso técnico, espero que corrija os erros da nossa defesa e que pare de errar nas substituições e finalmente não seja mais influenciado e escale somente os melhores, independente de salário. O Cristóvão ainda não tem a minha confiança, mas serei mais paciente antes de cobrar caso continue escalando os melhores e tente corrigir os erros.

  33. Jorge Eduardo
    14 de março de 2015 at 13:57 (5 anos ago)

    Do Blog Flupress:

    “Que o Fluminense estruture um projeto sério, analítico, concreto, para que possamos mantê-lo muitos anos no clube. As propostas chegarão cada vez mais agressivas. Vai ter uma hora na qual o moleque vai dar adeus. Mas que antes disso nos dê títulos e tenha tempo de virar ídolo de nossa torcida.

    Como é bom ver o Gérson jogar.”

    Concordo 100%. Assino aonde?

  34. Alexandre Magno Barreto Berwan
    14 de março de 2015 at 15:37 (5 anos ago)

    O que representa a classificação para Libertadores? Uma comparação
    entre as médias de público entre Grêmio e Inter em 2015 (atual
    até 10/03):

    https://perspectivabr.wordpress.com/

    As arbitragens a favor do SCCP e contra nós ano passado, fizeram a diferença.
    Temos que nos preparar contra isso também, já que os amigos dos árbitros são outros.

    Em jogo, dinheiro e prestígio.

  35. Joao Paulo Tonini
    14 de março de 2015 at 16:12 (5 anos ago)

    Espero que haja mais debates sobre o tema e que a terceirização e a ampliação das modalidades de sócio tragam resultados positivos ao clube.

    O Fluminense precisa, antes de tudo, arrecadar mais dinheiro com o Sócio Futebol. A forma de arrecadar mais é ampliando o número de associados. Estes, por sua vez, precisam frequentar regularmente e o maracanã e atrair novos sócios com sua experiência.

    Espero que essa proposta do marketing não seja definitiva, pois como foi posto no blog, irá gerar conflitos políticos e jurídicos.

    Que as divergências sejam logo discutidas e que o clube lance logo os novos programas. O numero de sócios está há quase um ano estagnado. Com a proximidade do Brasileirão e do entusiasmo com os jogadores da base, é o momento oportuno de se lançar esse novo programa.

    Espero que o marketing acerte uma.

    ST

  36. Ana
    14 de março de 2015 at 17:05 (5 anos ago)

    Eu vi a entrevista, o texto distorce totalmente o que o Mario falou. Ele disse, resumidamente, que queria manter os meninos, mas não sabe se será possivel. Considerando que tem o poderio financeiro do Barcelona interessado, seria irresponsável garantir que não venderia ninguém.
    Achei a mesma coisa que você, foi transparente e não prometeu o que sabe que não pode cumprir. Falar em prioridade de vender os garotos foi um absurdo, em momento algum ele disse isso, ainda que implicitamente.

  37. Bruno Mota
    14 de março de 2015 at 17:39 (5 anos ago)

    Esse marketing do Fluminense é uma vergonha! Tanto tecnicamente quanto defendendo os interesses do flu, interna e externamente. Fora Marcello Gonçalves!

    Obs.: Boa postura da flusócio! Sendo dura na defesa dos interessos do flu, mesmo sendo “situação”.

  38. Fabio DB
    14 de março de 2015 at 19:08 (5 anos ago)

    Correta a posição do FFC.

    Como o antigo provérbio hebreu diz: “Não se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um idiota por qualquer dos lados”.

    ST

  39. Ana
    14 de março de 2015 at 19:37 (5 anos ago)

    Também adorei. É impressionante como ele se expressa bem e como entende de futebol. Não à toa se tornou o líder que é, e quando encerrar a carreira poderia muito bem seguir como comentarista. Na hora que ele fala sobre a base dá para perceber bem isso.
    O que mais gostei foi a forma como ele se refere ao Fluminense, a volta da Copa realmente foi muito importante para ele. Já o vi dizendo isso em várias entrevistas. Pela postura dele em relação ao clube e torcida será cada vez mais ídolo.

  40. Ana
    14 de março de 2015 at 19:41 (5 anos ago)

    Disse que se jogasse em outro clube entraria em uma queda livre, mas o Flu lhe deu forças para se reerguer. Ainda disse que a família queria que ele fosse embora, mas o clube e a torcida que ficaram firmes com ele nesse momento. Falou muito bonito.

  41. Claudio
    14 de março de 2015 at 20:12 (5 anos ago)

    Edson tem 7 gols em 29 jogos (1 em 4 jogos), além de ser um tanque na defesa.

    aquele Paulinho em seu 1o ano no corinthians, 2010, fez 4 gols em 28 jogos.
    Até o meio de 2013 o Paulinho tinha 34 gols em 160 jogos, menos de 1/4.
    Isso jogando como 2o volante, saindo pro jogo.

    o Ralf, da mesma posição do Edson, tinha 5 gols em quase 200 jogos
    (ok, mais que o Valencia)

    falta ver o Edson vencer títulos com o Flu, mas é raro ver um 1o volante com tanta capacidade para atacar e fazer gols.

    mesmo o Elias, jogando mais avançado, não fez gols como nosso Edson.

    Esse cara defende que nem o Ralf e ainda ataca como o Paulinho.

    grande aquisição!

  42. Mauro Carvalho - SP
    14 de março de 2015 at 20:38 (5 anos ago)

    Excelente a Carta – Resposta do Peter à FFERJ.

    É isso que esperamos de vc, Peter.

    ST SEMPRE

  43. Flavio Chammas
    14 de março de 2015 at 20:44 (5 anos ago)

    Senhores

    “Com apenas 147 sócios em 2015, Flu tem pior desempenho do Rio

    Botafogo lidera a lista na temporada, seguido pelo Flamengo”

    A culpa não é só do marketing, nossa torcida ´muito descansada.

  44. Fabio DB
    14 de março de 2015 at 20:54 (5 anos ago)

    Deprimente!

  45. Jefferson Alvares
    14 de março de 2015 at 21:49 (5 anos ago)

    Será?! Olha a criatividade dos demais e compara cm a nossa…

    Não existe cliente acomodado, existe cliente mal trabalhado!

    St

  46. PEDRÃO
    14 de março de 2015 at 22:01 (5 anos ago)

    Permitam-me uma opinião simplória . Eu me tornei sócio contribuinte , aliás voltei a me associar , pois moro próximo ao clube e gosto de frequentar a sede independente de ter vantagens na compra de ingressos . Pra ficar melhor agora tenho direito à voto direto e ainda pago apenas mais dez reais na mensalidade para ter o direito a assistir aos jogos em que somos mandantes marcando pela internet . Tirando os desmandos da Ferj que age de forma nociva e arbitrária no que diz respeito ao exercício do sócio tricolor exercer seus direitos , acho que estaria sendo injusto ao formatar alguma crítica pois me considero satisfeito na minha modalidade . Acho que cada um deve pensar bem e ver em que plano terá suas necessidades atendidas . Se um associado contribuinte que raramente ou nunca frequenta à sede migrar para outro plano acho justíssimo .

  47. bianka zaraudi
    14 de março de 2015 at 22:52 (5 anos ago)

    Por Aqipossa Aqipossa​:

    Para se ter uma ideia mais clara do quão importante era, manter sigilo absoluto sobre a irregularidade do Flamengo, basta se fazer uma simples pergunta para a situação abaixo descrita, caso a notícia sobre André Santos não fosse escondida pela Imprensa.

    1 – O Brasil sabe que o Flamengo pode perder 4 pontos, após a notícia sobre André Santos ser dada na Imprensa.

    2 – Por saberem fazer contas, o Brasil fica sabendo que o Fluminense pode escapar do rebaixamento torcendo apenas contra Coritiba ou Vasco e não contra ambos, já que uma das duas posições que precisava subir na tabela, era o Flamengo punido pelo STJD.

    3 – Como a notícia sobre André Santos teria sido dada antes do STJD comunicar oficialmente, o Fluminense não poderia ser questionado sobre tapetão, ficando o resultado de campo, evidente como o que realmente salvou o Tricolor.

    4 – Se salvando, ou Vasco, ou Fluminense, o Flamengo seria rebaixado do mesmo jeito, causando um frenesi nos rivais do Rio de Janeiro.

    5 – O Vasco perdeu seu jogo e foi rebaixado. O Fluminense venceu o seu jogo, rebaixou o Vasco, tendo grandes chances de escapar do rebaixamento e afundar o segundo rival na Série B, o Flamengo. Para isto, bastaria esperar o STJD marcar o julgamento e aguardar o desfecho inevitável, segundo deixariam claro, especialistas em direito esportivo.

    A pergunta a ser feita:

    As suspeitas cairiam sobre qual clube quando descobrissem que a Portuguesa cometeu o mesmo erro que o Flamengo, usando um jogador irregular que foi julgado no mesmo dia e local, que o jogador irregular usado pelo Flamengo na fatídica partida da 38ª rodada de 2013?

  48. Armando Castanheira
    14 de março de 2015 at 23:32 (5 anos ago)

    Nosso plano é um lixo e mesmo assim conseguimos mais de 15 mil sócios. Se copiar o do Inter e fizer a propaganda, chegamos a 50 mil fácil.

  49. Ernesto Azevedo
    15 de março de 2015 at 7:19 (5 anos ago)

    Culpar a torcida pela baixa associação é querer defender o indefensável.
    Mesmo sendo crítico da área de marketing, não a culpo desse desempenho pífio, já que não possui a verba adequada para alavancarem as vendas do produto da forma que gostaríamos.
    Também não tenho como garantir se conseguiriam caso tivessem a verba.
    E antes que algum “pseuso entendido” diga que a criatividade substitui a falta de verba, sugiro que ele doe suas economias e salários e viva de criatividade.
    Li ainda nesse post um sujeito dizendo que a área de marketing quando tinha outro vice não merece elogios.

    Discordo, acho que poderia ter feito muito mais e sobre isso fui e sou crítico ferrenho, mas negar as realizações é injusto e só pode ter por trás alguma razão pessoal.
    Já escrevi outras vezes e repetirei aqui, acho que as críticas e elogios só têm valor quando isentas de interesses pessoais e fanatismo.
    Eu, por exemplo, nunca tive admiração pelo atual presidente nem por seu jeito mentiroso e pouco corajoso, mas votei nele duas vezes e reconheço seus grandes feitos pelo Fluminense.
    Aqueles que nunca enxergam motivos de elogios ou só enxergam razões para aplausos, deveriam refletir o que os levam a agir dessa forma.
    Talvez umas boas sessões de psicanálise ajudem.

  50. Alexandre Magno Barreto Berwan
    15 de março de 2015 at 8:45 (5 anos ago)

    Mais um jogo domingo à noite (e longe de casa) para a Torcida Tricolor não poder comparecer aos estádios.
    PARABÉNS, FERJ, DESTRUIDORA DE SEUS PRÓPRIOS CAMPEONATOS!

  51. Mauro Carvalho - SP
    15 de março de 2015 at 9:21 (5 anos ago)

    Amigos,
    já faz alguns ANOS que eu e outros daqui do blog cansamos de postar o link do Plano do Inter para ser COPIADO.Sera que agora vai?

    Por que nosso Marketing insiste em INVENTAR?

    SERA QUE A SINDROME DE CRISTÓVÃO ACOMETE O CLUBE?

    ST SEMPRE

  52. Mauro Carvalho - SP
    15 de março de 2015 at 9:24 (5 anos ago)

    Alexandre, vai ser dai para pior.
    O clube devia encaixar amistosos contra equipes de fora do pais usando o Maracana para gerar a receita que estao nos tirando…

    Abraço

  53. Sergio BindaB
    15 de março de 2015 at 9:48 (5 anos ago)

    Concordo quanto a acomodação de nossa torcida. Não vejo grandes diferenças na divulgação ente o Botafogo e Fluminense é uma equipe de segunda divisão com uma torcida menor consegue nos bater. Infelizmente é historico, são raros o momento de engajamento tricolor junto ao Fluminense, apesar de sermos críticos ao extremos. Reclamamos de tudo. Elogiamos muito pouco. Estamos sempre insatisfeitos. Algumas vezes após lermos sites tricolores (o melhorzinho e o panorama tricolor) precisamos tomar Prosac para não cair em depressão.

    ST e ta na hora de mudar de post, pois hoje é guerra para nos mantermos no G4 e darmos uma bela resposta a esta federação viciada …

  54. Flavio Chammas
    15 de março de 2015 at 10:08 (5 anos ago)

    Senhores
    “Cartola do Maraca explica pouco público nos jogos do Estadual
    Diretor de marketing do “Maior do Mundo” diz que espetáculo vem sendo banalizado”

    Este também é um fato HÁ UMA OVERDOSE DE FUTEBOL, não só o nosso, mas só falta agora mostrarem as divisóes inferiores dos europeus.
    FUTEBOL ESTÁ FICANDO MUITO CHATO, COM ESTA OVERDOSE E PRINCIPALMENTE COM OS NOSSO ANALISTAS E PSEUDO JORNALISTAS QUE NADA VEEM DE BOM

  55. Flavio Chammas
    15 de março de 2015 at 10:12 (5 anos ago)

    Os amigos Armando e Jefferson me permitam uma pergunta:

    VOCES COMO EU , ALGUM DIA PRECISARAM DO MARKETING PARA FAZER ALGO PELO CLUBE?

    Dai eu ACHAR QUE FICA FACIL BOTAR A CULPA NO MARKETING(QUE É RUIM DIGA-SE POR JUSTIÇA).

  56. Damião Mello
    15 de março de 2015 at 10:51 (5 anos ago)

    O problema é que, por exemplo, quinta passada tivemos um jogo no Maracanã, depois de uma vitória contra o bostinha e maioria não foi ao estádio. Temos um duelo contra a ferj/vascocô mas temos um bando de acomodados demais.

  57. Paulo Cavalheiro - Santos - SP
    15 de março de 2015 at 11:28 (5 anos ago)

    Grande Pedrão : Pearl Jam no Maracanã em 22 de novembro.

  58. Edson Aguiar
    15 de março de 2015 at 12:23 (5 anos ago)

    Bianka, sabe se o Roberto Senise continua cuidando do caso ou já está encerrado?
    São vários indícios e ele não conseguiu apontar nada de concreto… estranho…

  59. Edson Aguiar
    15 de março de 2015 at 12:31 (5 anos ago)

    O Mario tinha entrado com uma petição ao STJD solicitando que ele apurasse o caso, mas não é atribuição do tribunal, mas este poderia solicitar informações ao MP e parece que nem isso foi feito.

  60. Marcelo
    15 de março de 2015 at 12:49 (5 anos ago)

    O “nada pode ser menor” está tentando algo. Nós que recentemente vencemos 2 Brasileiros estamos inertes… Outra dica… Vamos abrir novas lojas do Flu em várias cidades? Que se torne possível ser sócio em uma destas lojas e que na compra de uma camisa oficial se de o primeiro mês de mensalidade grátis… Uma vez cadastrada a pessoa segue pagando, em regra.

  61. Marcelo
    15 de março de 2015 at 12:51 (5 anos ago)

    Prefiro chamar de “nada pode ser menor” do que de bostinha… É mais real. Kkkk

  62. Fabio DB
    15 de março de 2015 at 12:54 (5 anos ago)

    Assino embaixo. Só há engajamento para criticar. Até aí ainda daria para aplaudir se fossem criticas construtivas, mesmo que fossem diárias, mas o pior é que muitas vezes são criticas sem cuidado ou conteúdo. Visam tão somente o “vazio”. Por isso essa “Frupress” pode ser mais perigosa que a “Frapress”!
    ST.

  63. Marcelo
    15 de março de 2015 at 12:57 (5 anos ago)

    Isso deveria ser prioritário e com certeza alavancaria o ST

  64. Fabio DB
    15 de março de 2015 at 13:08 (5 anos ago)

    Caro Paulo,

    Eu acredito muito pouco na parte da torcida que poderia pagar, mas que não adere. De fato, eu não acredito muito na torcida tricolor pois criamos uma cultura “estranha”, negativa e arrogante ao longo desses anos. Sou um pessimista.

    Minha opinião é embasada no posicionamento que vi (ao longo de 5 anos participando de blogs, especialmente no do João Garcez) de vários torcedores tricolores que nunca perdem a oportunidade de rebaixar/destruir as nossas coisas quando podem, sem falar nos que não perdem a chance de diariamente desestimular quem poderia entrar como sócio.

    Como já falei aqui antes, nossa torcida se especializou em apenas “falar mal dos outros” e acha que isso é ser inteligente, participativo ou “critico construtivo para o bem do clube”. É o império da inversão de valores e, no fundo, de crasso desrespeito ao que interessa: o FFC.

    Impressionante. Eu não sei onde vamos parar no futuro.

    Como disse Charles Darwin, o pai da teoria da seleção natural e sobrevivência das espécies:
    “Na história da humanidade (e dos animais também) aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar foram os que prevaleceram”.

    ST

  65. Fabio DB
    15 de março de 2015 at 13:22 (5 anos ago)

    Concordo.

  66. Caique Maciel
    15 de março de 2015 at 13:29 (5 anos ago)

    Com todo respeito ao Josué, mas dizer que uma vitória sobre o Flu está dentro do planejamento do Macaé é muita pretensão. Esse caras tem que se contentar em perder de pouco e ficam falando merda.

    Deviam falar na preleção para os nossos jogadores que o poderoso Macaé está contando com uma vitória certa sobre nós.

    É cada uma que me aparece!!!

    http://netflu.com.br/tecnico-do-macae-diz-que-vencer-o-flu-esta-dentro-do-planejamento/

  67. Danilo Soares Félix
    15 de março de 2015 at 14:18 (5 anos ago)

    Sensacional! Enquanto isso, tem muito corneta que se amarra para ser sócio pagando R$35,00 ao mês. rs

    15/03/2015 13h50 – Atualizado em 15/03/2015 13h58
    Botafoguense deixa casa de R$ 20 milhões de herança para clube
    Antes de morrer, Dona Therezinha registrou em cartório a doação para o clube. Ela faleceu aos 87 anos em julho do ano passado.

    http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2015/03/velhinha-botafoguense-deixa-casa-de-r-20-milhoes-de-heranca-para-clube.html

  68. Ana
    15 de março de 2015 at 14:57 (5 anos ago)

    Nem fala. Na hora pensei, por que a criatura não nasceu tricolor? Deu uma inveja…rsrs

  69. Denilson
    15 de março de 2015 at 15:09 (5 anos ago)

    Palmeiras x XV de Piracicaba 10:00hs público de 36 mil torcedotes, menor público do Corinthians no seu estadio 23 mil torcedores.
    Enquanto no campeonato carioca!
    O que ta errado? É só preço dos ingressos acho que não.

  70. Sergio BindaB
    15 de março de 2015 at 16:51 (5 anos ago)

    Este comentário está perfeito. Fomos campeões do brasileiro, ganhamos copa do Brasil, estadual e taça Guanabara e nós achamos uma bosta. Em nenhum outro sure de torcedores vemos este negativismo do tricolor. Como falei, depois de ler sites tricolores preciso tomar Prosac para evitar a depressão.

    ST

    Sergio Binda

  71. Flavio Chammas
    15 de março de 2015 at 16:54 (5 anos ago)

    Danilo o que eu mais vejo aqui é reclamação de que o clube não faz o clube deixa de fazer, e pedindo sempre vantagens em tudo o que fizer.

    Não vejo ninguém falar e oferecer algo ao clube sem nada pedir.

    E RECLAMA SE NÃO É FEITO COMO ELES ACHAM QUE DEVEM FAZER.

    NÃO VAI AQUI DEFESA DE NINGUÉM OU NENHUMA OUTRA ÁREA DO CLUBE, EXCETO O FUTEBOL QUE É NOSSO ASSUNTO PRINCIPAL.

    Fazendo uma analise baseada nas informações que leio e pesquiso, vendo as opiniões daqui, podemos chegar a aLgumas conclusões, SEM ESQUECER DAS NOSSAS FALHAS:

    AS COMPARAÇÕES SÃO INJUSTAS:

    OS PRINCIPAIS CLUBES TEM ARENAS NOVISSIMAS, A MAIORIA DELAS COM VERBAS PUBLICAS A FUNDO PERDIDO( duvido que os gambás vão pagar).

    AI FICA MAIS FACIL FAZER PROJETOS DE SOCIOS FUTEBOL.

    Só para confirmar vejam o que a nossa liga barbante do eurico e do roubinho fazem conosco, como incentivar o socio futebol?

    DE OUTRO LADO COMPARAR COM OS DO SUL, QUE DEVIDO À POLARIZAÇÃO E APOIO INTEGRAL É CASO DIFERENTE, VALENDO PARA OS DE MINAS NO MESMO MODO.

    ACRESCENTE -SE A ISTO TUDO NOSSA TORCIDA QUE É DESCANSADA E NÃO APOIA COMO DEVERIA.

    BASICAMENTE ESTE É O NOSSO QUADRO, E´A NOSSA REALIDADE E QUE ENTENDO SER DIFICIL DE MUDAR.

  72. PEDRÃO
    15 de março de 2015 at 17:47 (5 anos ago)

    Beleza , dependendo de quanto custar estarei lá . Os Shows andam caros de mais . Dia 24 irei no Robert Plant aqui no RJ , pena que o Jack White também não virá , só em Sampa . ST Paulão !

  73. Alcyr Borgonovo
    15 de março de 2015 at 17:59 (5 anos ago)

    Prezado Jefferson, muito boas
    as suas contribuições. No entanto, tenho que discordar com o seu julgamento da
    gestão do Idel. Será fruto de desinformação?Ou renovar com a Adidas com 200% de
    aumento, criar o Tricolor em toda a Terra, programa inédito no mundo pelo que
    eu sei, dobrar a receita vinda de licenciamentos de produtos não é nada??? O
    sócio futebol também é criação da gestaõ do Idel, é muito difícil criar as
    coisas do nada. Talvez não seja muito divulgado por que o Idel seja um cara
    “low profile”, não ficou se gabando do que faz. Finalizando….será
    que você tem algo pessoal contra ele, pra levantar do nada essa crítica
    “antecipada”?Não sei se é o caso dele, mas sempre digo aos meus
    amigos para não andar com mulher casada….é uma imprudência que atrai
    inimigos!

  74. Sergio BindaB
    15 de março de 2015 at 18:04 (5 anos ago)

    O campeonato carioca não tem credibilidade e os times pequenos são muito ruins. Além do que, não adianta comparar com São Paulo. É um outro país… Bem diferente da realidade média brasileira.

    ST

  75. Alexandre Magno Barreto Berwan
    15 de março de 2015 at 18:04 (5 anos ago)

    O problema é muito maior do que isso: há muitos anos nossos jogos estão sendo marcados para horários e dias escrotos, e isto sim, afastou a nossa torcida dos estádios.
    Faça um levantamento de médias de público e maiores públicos, e verá que a Torcida Tricolor tem um comparecimento histórico MUITO acima de outras tantas torcidas maiores e sem comparação com a torcida do BFR, nas pesquisas a mais próxima da nossa.
    Há vários anos eu escrevo sobre isso, mas entra ano sai ano, entra tabela, sai tabela e o comportamento da FERJ e da CBF continuam o mesmo, mostrando que suas direções não tem NENHUM comprometimento com sucesso financeiro de seus campeonatos, perseguindo um clube que historicamente leva públicos muito relevantes aos estádios.
    Tava na cara que o jogo do meio de semana não ia levar ninguém, pois o campeonato já foi desmoralizado antes de começar.
    Quem vai querer ver um campeonato no qual, além dos jogos marcados em dias e horários terríveis, todo mundo sabe de antemão o procedimento das arbitragens, contra nós e a favor daqueles?

    Maiores públicos do Brasil:

    http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/attendances.htm

    Maiores médias de públicos dos clubes em Brasileiros:

    http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/attendclbr.htm

    Total de ingressos vendidos em campeonatos brasileiros:

    http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/ingrclbr.htm

  76. Paulo Cavalheiro - Santos - SP
    15 de março de 2015 at 18:12 (5 anos ago)

    Fabio, há várias classes de consumidores/torcedores, temos os fanáticos, os abnegados, os comuns, os desinteressados, ou seja, uma imensa gama de segmentação.

    O que incomoda é depois de um período em que ganhamos vários títulos, efetivamente foi feito muito pouco para a captação de novos sócios, perdemos vários motes. Inclusive com a saída da Unimed, onde poderia ter sido criada uma campanha de “atmosfera de ressurreição” do clube.

    Ai vem a desculpa não tem dinheiro, mas para trazer xepas como João Filipe, Guilherme Santos, Walter, entre outros e ainda fazermos parceria com uma empresa, que recebe percentual da receita do sócio futebol e não faz nada, o culpado é a “torcida”!!

    Fica muito simples !!

    Nossa torcida é difícil, pode até ser, ai vem a criatividade do mkt em atingi-la, seja com criatividade ou trabalho, mas sobretudo com transpiração.

    Saudações tricolores!

  77. Alexandre Magno Barreto Berwan
    15 de março de 2015 at 18:12 (5 anos ago)

    Esse Senise está se comportando de maneira muito estranha neste caso.
    Está demorando tanto……

  78. Francisco Fraga
    15 de março de 2015 at 18:30 (5 anos ago)

    Flavio falou tudo essa desculpa de Marketing já deu pois em todos os sites Tricolores falam do ST infelizmente nossa torcida esta deixando a desejar é a arrumar culpados.

  79. Mauro Carvalho - SP
    15 de março de 2015 at 20:27 (5 anos ago)

    O cara tira o Gerson e o Wagner, que mesmo sem jogar muito são melhores do que Vinicius e Lucas Gomes….ah, e não pode sacar a baleia….

    Sem comentários.

    ST SEMPRE

  80. Mauro Carvalho - SP
    15 de março de 2015 at 20:28 (5 anos ago)

    Hoje foi o nó do Josué…

  81. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 20:30 (5 anos ago)

    E agora vamos comemorar o resultado contra o todo poderoso Macaé?
    Esse time é a cara do treineiro, pura inconstância. Tá arriscado a gente nem
    classificar para as quartas de final desse campeonato que nossa própria
    diretoria reconhece como deficiente tecnicamente. Esse time não consegue furar
    uma retranca!

    Esse Walter Baleia? Que piada é essa? É possível ver o total
    desinteresse dele durante o jogo. Só o genial Cristóvão Borges para escalar
    esse sujeito e no fim do jogo colocar um monte de atacante para ver se resolve
    alguma coisa, isso o Renigth faz também! Ou seja, são dois merdas de treineiro
    no mesmo nível. Josué Teixeira dando um banho tático no Queridinho do Mário!

    Se para o Brasileiro o técnico ainda for o Cristóvão, e o
    baleia do Walter ainda estiver no elenco, eu não vou fazer a menor questão de
    acompanhar, pois sei que boa coisa não vai dar.

    E não me venham falar que perdemos para o campeão da
    terceira divisão do brasileiro, que só perdeu em casa para o Asco! E também não
    me venham falar dos desfalque, pois se o problema for esse, só demonstra que
    não teve planejamento e os reforços não reforçaram nada, não salva UM! Ah, e
    também não tem como colocar a culpa no juiz de hoje.

  82. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 20:35 (5 anos ago)

    O pior é ver a cara de palerma do Cristóvão de que não sabe o que fazer.

  83. Caique Maciel
    15 de março de 2015 at 20:36 (5 anos ago)

    É muita humilhação para um fim de semana só. O técnico adversário diz que uma vitória contra nós está no planejamento deles.

    Perdemos para um time pequeno e terminamos o jogo ao som de ão, ão, ão, terceira divisão.

    Desse jeito fica difícil. Auto estima abaixo de zero.

    A escalação do Walter é de um amadorismo preocupante.

  84. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 20:37 (5 anos ago)

    Nem mísero “seja sócio” nas mangas os incompetentes do dep. de marketing conseguem colar! Dá para ver o silk por sobre a marca do antigo patrocinador, por que não colocar um Silk Screen com um “seja sócio” então?

  85. Alexandre Said Delvaux
    15 de março de 2015 at 20:39 (5 anos ago)

    Esse campeonato carioca é uma vergonha…a jogada do jogador do Macaé que entrou pela lateral, autorizado pelo juiz, foi uma vergonha para o futebol. Ali eu deixei de ver o jogo pois percebi que estava tudo arrumado. Sei que os que só aparecem nas derrotas para criticar vão aparecer com toda a força, mas esse tipo de torcedor eu trato como esse campeonato arrumado. Que o FLUMINENSE abandone esse torneio e dispute com o sub 20.

  86. Gabriel Valente
    15 de março de 2015 at 20:39 (5 anos ago)

    Caiu a ficha de que não temos reposição e que com esse elenco será uma sofrida luta contra o rebaixamento? Os reforços são fraquissimos. Atualmente só o Giovani vem sendo útil.

  87. Alexandre Said Delvaux
    15 de março de 2015 at 20:40 (5 anos ago)

    Cristóvão, convida o Rubinho para um jantar…

  88. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 20:40 (5 anos ago)

    Estava planejada e se realizou, com a ajuda do CB e do Mário, que dá 8 para ele.

  89. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 20:42 (5 anos ago)

    8 para o Cristóvão, segundo o Mário.

  90. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 20:44 (5 anos ago)

    Deixem o Cristóvão trabalhar! E vamos ficar fora das quartas desse campeonato roubado e pegar um elevador direto para segundona no Brasileiro!
    8, nota 8 para o Cristóvão, queridinho do Mário!

  91. Gabriel Valente
    15 de março de 2015 at 20:45 (5 anos ago)

    Discordo.

    Quando o Fluminense se movimentou, conseguiu milhares de sócios em 1 ano, até a Flusócio ainda na época do Horcades trouxe um monte de gente.

    Mas se o clube tem 2 anos que parou de fazer qualquer esforço, como que os sócios vão aumentar? Por mágica? Recebendo muito pouco em troca, ou apenas a satisfação irreal de achar que ser sócio do FFC é algum titulo de nobreza? Não se faz mágica.

  92. Alexandre Said Delvaux
    15 de março de 2015 at 20:46 (5 anos ago)

    O alvo tem que ser esta federação e a quadrilha … ou o FLUMINENSE quebra a mesa, se manifesta formalmente contra a pilantragem que virou este campeonato…ou é melhor desistir. Um cara quase quebrou a perna do Edson e não levou nem amarelo, faltas na entrada da área a cada minuto, controle do tempo do jogo para o resultado desejado, faltas invertidas, inventadas…O time jogou mal? Talvez. Mas time algum do mudo tem sucesso quando a arbitragem desequilibra.

  93. Alexandre Said Delvaux
    15 de março de 2015 at 20:48 (5 anos ago)

    Campanha contra o Cristóvão…putz! É fácil, é só demitir o Cristóvão. Será que os perseguidores vão esperar quantos jogos para atacar o novo treinador?

  94. Alexandre Said Delvaux
    15 de março de 2015 at 20:50 (5 anos ago)

    Cristóvão errou ao escalar o Walter, ao tirar o Gerson… Mas os perseguidores terão paciência com o novo treinador?

  95. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 20:50 (5 anos ago)

    É isso aí, a culpa é só da federão e do juiz, ele anulou 4 gols do Fluminense e deu 2 pênaltis para o Macaé.
    O Cristóvão é muito bom, não mandem ele embora.

  96. edson orthegas
    15 de março de 2015 at 20:50 (5 anos ago)

    depois vem gente aqui defendendo o elenco que algumas peças bem encaixadas vai dar caldo, se deixar o técnico trabalhar vai fazer o time funcionar. chega! de tanto bla bla bla e papinho furado a VERDADE NÃO TEMOS TIME, NÃO TEMOS TÉCNICO E MUITO MENOS DIRIGENTES QUE COBRAM DESSES VERMES QUE VESTEM A NOSSA CAMISA PARA TER UM POUCA DE VERGONHA NA CARA.

  97. Alexandre Said Delvaux
    15 de março de 2015 at 20:52 (5 anos ago)

    Por que será que quando o time ganha, os perseguidores desaparecem? Eu posso escrever, porque não apareço para exaltar uma ou outra vitória. Acho uma enorme palhaçada aparecer quando o time perde para tripudiar.

  98. Mauro Carvalho - SP
    15 de março de 2015 at 20:52 (5 anos ago)

    Marco, temos que ter paciência. Afinal ele está no cargo há 1 ano e meio, mais ou menos, tempo insuficiente para mostrar que é um bom técnico.

    É inaceitável tomar nó de retranqueiros por TANTO tempo.

  99. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 20:54 (5 anos ago)

    É verdade, o coitado só ganha R$200.000,00 por mês e está a pouco tempo no clube.

  100. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 20:57 (5 anos ago)

    Ainda bem que eu não soltei fogos quando o time ganhou do bostinha, pena que por está trabalhando não pude ver o jogo para emitir mais a minha opinião.
    Fora que, como torcedor, o que eu quero é ver meu time ganhando, principalmente de times menores, com menor investimento.

  101. Alexandre Said Delvaux
    15 de março de 2015 at 20:58 (5 anos ago)

    O time perdeu, eles estão com a corda toda…

  102. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 20:59 (5 anos ago)

    A patrulha ideológica tá a toda! Daqui a pouco vão me acusar de racista…

  103. Armando Castanheira
    15 de março de 2015 at 21:00 (5 anos ago)

    1) Cristóvão escalou mal.
    2) Cristóvão conseguiu tomar outro nó tático de treinador de time pequeno.
    3) Acho que o nosso time titular é o melhor do Rio e podemos vencer o estadual. Mas temos que dar sorte de jogar com ele nos jogos decisivos. Se precisar do elenco, ferrou…
    4) Acho que já deu com esse Fernando, não? É hora de ver o Guilherme Santos.

  104. Mauro Carvalho - SP
    15 de março de 2015 at 21:00 (5 anos ago)

    Marco, contra o Botafogo o time jogou bem e o Fred fez um partidaço, desequilibrou e o nosso treinador fez o básico, por isso vencemos.

    E todos ficamos felizes e viemos aqui no blog manifestar nossa alegria e elogios a quem de direito.

    Me sinto a vontade para criticar esse técnico e o farei sempre que ele influenciar direto na humilhação de meu clube.

    Perdi a noite do meu domingo para ver essa palhaçada.

  105. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 21:01 (5 anos ago)

    É isso aí a culpa nunca é nossa, é sempre provocada por forças externas.. já diriam certos presidentes venezuelanos e argentinos…

  106. Alexandre Said Delvaux
    15 de março de 2015 at 21:01 (5 anos ago)

    Não sei por que tanta preocupação, afinal de contas essa turma tem orgasmo quando o time perde. Quando o time ganha, ficam caladinhos, desaparecem…aí o time perde, partem pra cima, batem no peito…são oportunistas, sim; não adianta reclamar.

  107. Alexandre Said Delvaux
    15 de março de 2015 at 21:02 (5 anos ago)

    Se sentem incomodados quando o time ganha ou quando são retrucados.

  108. Felipe Salvador Gil
    15 de março de 2015 at 21:03 (5 anos ago)

    O Fluminense está jogando muito mal e muito aquém da capacidade desse elenco desde o ano passado.
    O Campeonato é um lixo? É. Mas o juiz hoje passou longe de desequilibrar contra o Fluminense.
    O Campeonato Carioca precisa ser visto como preparatório para o resto do ano (Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sulamericana). E fato é que perdemos para um time da Série B e outro da Série C e jogando pior.
    Já defendi muito o Cristóvão aqui, mas confesso que estou ficando sem argumentos. Jogamos descompactados. O time não tem agressividade, intensidade. Não cria nada. Hoje, o Berna não fez uma única defesa difícil durante o jogo, ao contrário do Cavalieri.
    Não me restam alternativas a não ser pedir o Impeachment do Cristóvão, que tem um elenco superior aos três times para quem perdemos esse ano (Vasco, Volta Redonda e Macaé).
    O que me dá medo em pedir a demissão do Cristóvão é saber que Enderson Moreira e Abel Braga estão desempregados…

  109. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 21:03 (5 anos ago)

    Eu vou criticar o Cristóvão enquanto eu achar certo, pois ano passado quando ele chegou e o time jogava bem, eu cansei de vir aqui fazer elogios. Assim como vou fazer o dia que time jogar bem.
    Eu só não me faço de cego para as coisas fingindo racionalidade.

  110. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 21:04 (5 anos ago)

    É isso aí, vamos defender o CB, eu prefiro defender o Fluminense do que Cristóvão.

  111. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 21:06 (5 anos ago)

    Agora temos o discurso de que “eu” sou mais torcedor do que fulano que torce contra o time.. piada mesmo.

  112. Alexandre Said Delvaux
    15 de março de 2015 at 21:08 (5 anos ago)

    Tem que aparecer aqui para mostrar os defeitos quando o time ganha também, não é só quando o time perde, pois assim é fácil demais. Se o Cristóvão for demitido, os problemas estarão resolvidos? Os perseguidores vão atacar o novo treinador, ou vão escolher outro alvo?

  113. Mauro Carvalho - SP
    15 de março de 2015 at 21:08 (5 anos ago)

    Alexandre, vou entender que vc deve estar brincando conosco. Até o momento apenas EU, Caique Maciel e o Marco Antonio Barroso nos manifestamos, então creio que qdo vc diz “essa turma”, sem citar nomes, está me incluindo.

    Você não é dono do blog, nenhum de nós é palhaço, masoquista ou oportunista.

    Um pouquinho de respeito às opiniões alheias.

    Se vc acompanha o blog, nós somos PRESENTES sempre, na alegria e na derrota.

  114. Alexandre Said Delvaux
    15 de março de 2015 at 21:13 (5 anos ago)

    Piada é só aparecer somente nas derrotas para tripudiar, isso é piada, é oportunismo barato. Fácil demais, afinal o time perdeu, “eu vou trucidar…” Isto sim é piada, e de mal gosto. Por que isto não foi feito depois do jogo contra o botafogo? É mais fácil aparecer quando o time perde, afinal, depois de esperar ansiosamente a derrota para partir pra cima do Cristóvão (Cristóvão ou qualquer outro daria no mesmo, pois oportunismo é oportunismo).

  115. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 21:13 (5 anos ago)

    Ainda bem que do pouco que eu vi no dia que ganhamos o bostinha, eu disse que se salvava pouca coisa, que eu estava feliz pela vitória mas que podíamos ter perdido, pois a defesa continuava vacilando e que eles poderiam ter ganhado o jogo por erro nosso. Está escrito é só ir lá para ler…
    Mas deixa para lá, eu sou um cri-cri que não vai deixar 20 milhões de herança para o Fluminense e que não faz defesa cega de tudo mesmo. Ou seja, não sou um torcedor exemplar como outros por aqui.

  116. Alexandre Said Delvaux
    15 de março de 2015 at 21:19 (5 anos ago)

    Mauro, não sou dono de nada. Em que estou desrespeitando você ou qualquer outro? Discordo da postura oportunista, apenas isto. O time perdeu, cair de pau é fácil demais. Quero ver fazer isto depois de uma vitória. Você tem o direito de não concordar comigo, da mesma maneira que posso discordar de você. Estou convencido que é uma postura oportunista, pois quando o time ganha, as pessoas desaparecem; quando o time perde, uma avalanche de críticas. Não concordo com isto. Quem lê os posts já sabe a minha opinião, sabe a sua opinião, agora cada um faz o seu juízo de valor.

  117. Marco Antonio Barroso
    15 de março de 2015 at 21:21 (5 anos ago)

    Caro Mauro, não espere que o pessoal da patrulha ideológica aceite sua opinião, pois como eu, você deve ser “menos” tricolor do eles, que são exemplo de virtude.
    Na cabeça deles nós torcemos contra. Para eles esse tipo de gente a manifestação contrária é oportunismo. Eles não entende que por mais que apoiemos um situação, não precisamos concordar com tudo e que, como torcedores, queremos ver o time ganhar.

  118. Nerval Antonio Goulart
    15 de março de 2015 at 21:57 (5 anos ago)

    Esse campeonato é mesmo uma vergonha! Mas, perder para esses timinhos é uma vergonha maior ainda! Apesar de todos os erros da atual administração em permitir a contratação de tanto refugo junto, ainda soma-se aceitar que o MR. MAGOO continue a escalar o Walter e persista em fazer substituições erradas. O Gerson, hoje, era o único jogador em campo do Fluminense que poderia em uma oportunidade finalizar ao gol. Os outros em campo, pareciam desligados da partida, tal como Jean.
    O treinador, agora, ao invés de optar por treinar jogadas ensaiadas ou um padrão tático mais ofensivo, adiantando a marcação, insistindo com bolas baixas e com mais qualidade nos passes, parece ser adepto do chuveirinho constante de bolas altas na área adversária. Com o gordo e até com o Fred não tem dado certo esse sistema. Hoje, mais uma vez, a defesa do Macaé tirou todas as bolas altas lançadas em sua pequena área. O Berna, quase não trabalhou!
    Tudo bem que estávamos com alguns reservas em campo, que, diga-se de passagem, foram contratados com promessas de suprir as nossas deficiências no meio de campo, defesa e ataque. Todavia, não acredito que qualquer deles vão surpreender e nos auxiliar ganhar títulos.
    Uma coisa é cristalina. O atual treinador tem perdido para times pequenos e não há esperança de que esse perde e ganha desapareça no próximo Brasileirão. O técnico ganha 200 mil reais, e tem sido suplantado por treinadores que ganham salários bem mais baixos do que o dele. Acredito que, chegou a hora de contratarmos um treinador mais versátil e com mais conhecimento técnico. Os seus erros seguidos e que irão continuar, clamam pela chegada de treinador com outras qualidades técnicas, inexistentes no atual professor!
    ST.

  119. GiseleFelix
    15 de março de 2015 at 22:13 (5 anos ago)

    Uma das críticas que mais faço à administração do Peter é a ausência desses eventos como os mostrados na matéria…tão simples de serem realizados…e tão fidelizadores…uma vergonha! Se tivéssemos feito isso nas boas fases do clube, com certeza teríamos muito, mas muito mais sócios. O que falta para que isso comece a acontecer????

  120. Alexandre Said Delvaux
    16 de março de 2015 at 8:38 (5 anos ago)

    Da forma como os perseguidores do Cristóvão se manifestam parece que é mesmo um timaço; basta demitir o treinador que está tudo resolvido. E não é isso, alguns jogadores devem ser contratados para melhorar o seu “timaço”, aí sim, se conseguir superar os adversários, o Rubinho e os perseguidores do “novo” treinador, quem sabe o time ganhe o título. Se nada acontecer, que dispute com o sub-20 ou então, que o time que está jogando ganhe outros jogos como fez contra o botafogo, pois quando ganhou, teve muita gente calada, gente que disse que era um timaço e agora está criticando.

  121. Helio Rocha
    16 de março de 2015 at 16:44 (5 anos ago)

    Com Wagner (descompromissado e covarde, se esconde, Não deve treinar direito Não tem capacidade física de jogador de meio campo) e Fernando (´procura outra profissão, jogador Profissional do Flu Não vai dar). Além da postura de alguns de nossos jogadores, só porque ganharam 2 joguinhos, acham que vão ganhar quando quiser dos outros…;Não vai dar nem para o começo. O Macae nos atropelou da mesma forma que o wasquinho…. Tem que jogar serio e a vera sempre, Não é com postura de soberba que o Flu vai ganhar alguma coisa e ontem ,me desculpem, mas além de jogadores titulares, faltou postura no começo do jogo…o Wagner é um nojo, junto com seu Jean. A Cabeça ainda tá quente é melhor parar.

  122. Alexandre Said Delvaux
    16 de março de 2015 at 22:06 (5 anos ago)

    Ler o quê? Quando o time ganha, desaparecem os posts. Dois ou três que apostam no caos, reclamam de tudo e algumas vezes acertam, pois todos os times ganham e perdem. Não perco tempo lendo essas coisas. Ontem escrevi mais do que o normal, devo ter incomodado os oportunistas de plantão, que esperam a derrota para no exato minuto aparecer com o velho “eu não disse” ou “eu sabia”. Por que eles não aparecem quando o time ganha, com a mesma volúpia? Chutar cachorro morto é mole. Esses mesmos oportunistas querem a cabeça do Cristóvão, reclamam do Cristóvão (eu também acho o Cristóvao um treinador ruim), mas se ele for trocado por outro, mesmo que agrade aos oportunistas, na primeira derrota, eles aparecem para reclamar, porque são incoerentes.
    Prefiro usar meu tempo para fazer coisas úteis. Isto aqui muda o clima a cada resultado diferente, ou seja, parece uma arquibancada virtual e convenhamos, todos temos mais o que fazer. Transformar meus poucos minutos de lazer em bate-boca virtual por causa de oportunistas é exatamente o que não faço, nem farei. Vou postar a minha opinião quando achar conveniente, não temo agradar ou desagradar ninguém;.

  123. Jefferson Alvares
    17 de março de 2015 at 12:56 (5 anos ago)

    Prezado Alcyr,

    Com todo respeito a você e ao Idel que não conheço, discordo da performance da gestão dele no marketing, e se buscarmos debates aqui na época da gestão dele, verá que as críticas eram muitas.

    Quanto às ações que cita, sem dúvida que algunas foram boas. Porém, se não estou enganado, vejamos:

    1)- Renovação da ADIDAS, foi feita com bases de reajuste similares a maioria dos grandes clubes , sendo que a comparação dos percentuais da nossa renovação não deveria ser feita com o contrato anterior que era PÉSSIMO, mas com outros clubes e com o potencial nosso. Renovar com a ADIDAS foi inclusive na minha opinião um erro, pois sabíamos que eles iriam priorizar a Flavela, algo que de fato vem ocorrendo

    2)- Socio Futrbol, foi um avanço sim, mas com planos errados e precificação erradas, bem como se você se lembra bem, teve um início de operação neio desastroso. Já desde aquela época deveríamos ter copiado o modelo do Inter, como inclusive o palmeiras me parece ter feito;

    3)- A resistência da gestão dele em usar a cara imagem de jogadores, no qual entendo termos direito.

    Realmente não sou um especialista, mas a imagem que a gestão do Idel me passou foi esta, no qual inclusive na época achei que a Flusocio relevava muito os erros do marketing justamente por ser um FluSocio, algo natural.

    Enfim, posso estar enganado e volto a repetir não tenho nada pessoal contra ninguém que não conheço, mas acho que somos profissionais e quando se assume cargos como estes, a crítica deve ser encarada normalmente, principalmente quando bonda do consumidor.

    Se Deus quiser ainda terei oportunidade de participar dos encontros da Flusocio e se o Idel estiver por lá, vou conversar com ele, para que possa me dar argumentos e fatos de que estou enganado.

    St

Deixe um Comentário