Por uma mini reforma estatutária

Governança

Dificuldades na gestão orçamentária são comuns na grande maioria dos clubes, muitas vezes tendo períodos de grande aperto financeiro seguidos por épocas em que uma aparente disponibilidade de recursos pode levar a gastos desproporcionais, que geram novamente necessidade de restrição rigorosa em despesas mais adiante.

Temos acompanhado o debate sobre a atual situação financeira do clube, porém as queixas têm se concentrado na consequência (falta de dinheiro) e não na causa (processo de gestão orçamentária).

A Flusócio, desde a sua fundação, tem procurado se propor a atacar as causas que podem comprometer o desempenho esportivo e financeiro, e não apenas os sintomas.

Podemos citar como exemplos:

– Implantação do Serviço de Apoio ao Torcedor Tricolor (SATT, o 1o grande movimento de cidadania tricolor, implantado ainda como oposição);

– Implantação do Sócio Futebol com direito a voto (2o grande movimento de cidadania tricolor, implantado em 2012);

– Suporte político para investimento massivo na base (antes de 2011, Xerém era chamado de Carandiru pelos próprios atletas);

– Suporte político para investimento em infraestrutura (até 2015, os profissionais treinavam na mesma estrutura da década de 50. Hoje tem um centro de treinamentos.);

Doação do grupo para ajudar o Fluminense a pagar a consultoria da Ernst & Young, com objetivo de promover reestruturação organizacional e administrativa;

– Suporte político para a valorização e divulgação da história do Fluminense, antes de 2011 restrita a acervo local;

Após pouco mais de um ano como gestão de fato do Fluminense, com maior acesso ao processo decisório e as falhas/riscos que o modelo atual proporciona, a Flusócio gostaria de tornar público seu diagnóstico e fazer um posicionamento propositivo para melhoria da gestão e governança do Fluminense.

O momento atual deve-se, em parte, ao excessivo personalismo nas decisões à frente do futebol do clube, onde o(s) responsável(is) pela gestão do futebol detinha(m) grande autonomia para decidir jogadores a serem contratados, valores e prazos de contratos.

Importante frisar que a atual situação é fruto de decisões que vêm sendo tomadas há anos no Fluminense, não só na gestão Peter (quando erradamente tentou manter investimentos no futebol no patamar próximo da Unimed, mesmo após a saída da mesma), como na gestão Horcades (que terminou com o clube fora do Ato Trabalhista, penhoras diárias de caixa e resultado realizado de -R$ 52 milhões em 2010, mesmo com a Unimed pagando na época cerca de 80% da folha do futebol). Em proporções parecidas, o mesmo ocorreu na maioria das gestões anteriores, em maior ou menor grau. Ou seja, a atual dívida do Fluminense, que gira em torno de R$ 500 milhões, foi sendo construída ao longo de diversos mandatos, incluindo os anteriores a esses 2 presidentes.

Na nossa visão, torna-se urgente uma mini-reforma que empodere órgãos de governança e controle. Por exemplo, se estivesse definido em Estatuto que o Conselho Fiscal tem a prerrogativa de avalizar contratos que onerem o clube em mais de X% do orçamento anual, provavelmente algumas despesas contratadas em condições ruins para a instituição poderiam ter sido evitadas.

Para nós, hoje está muito claro que é necessário ter algum processo de controle institucional que acompanhe a execução orçamentária in loco.

Esse processo deve ser formado por algum órgão de controle que conte com profissionais da área, com capacitações e perfil técnico adequados para controlar a execução orçamentária.

Se a opção for o empoderamento do Conselho Fiscal, hoje formado por 3 titulares e 3 suplentes eleitos pelo Conselho Deliberativo, então seriam no mínimo mais 3 pessoas aprovando em conjunto com os integrantes do Conselho Diretor os contratos que ultrapassassem determinado patamar de prazo e custo a ser definidos. Certamente essa estratégia poderia mitigar os riscos do Fluminense assumir contratos prejudiciais à saúde financeira do clube no futuro.

Hoje, os “esqueletos” deixados sufocam a capacidade de investimento do Fluminense. Atualmente, a gestão é obrigada a conduzir o clube num cenário de inúmeras dificuldades, sem fluxo de caixa e com muitas dívidas de curto prazo. Entretanto, por desconhecimento sobre a estrutura de poderes do clube, um grupo reduzido de torcedores entende como foi construído o histórico que fez o clube chegar à condição atual.

Na estrutura decisória em vigor do Fluminense Football Club, o Conselho Fiscal infelizmente atua apenas a posteriori, ou seja, quando os contratos já estão assinados, e não toma as decisões de execução orçamentária do ano corrente. Cabe ao Conselho Fiscal dar parecer sobre o orçamento do exercício, que é votado no início do ano, e depois do exercício comparar o realizado versus o orçado, emitindo outro parecer, que serve de subsídio para reunião de avaliação de contas por parte do Conselho Deliberativo.

Importante frisar que, do ponto de vista estatutário, o Conselho Fiscal não tem poder para aprovar ou não esses documentos, mas apenas emitir pareceres. As votações propriamente ditas cabem sempre ao Conselho Deliberativo. Ou seja, hoje o Conselho Fiscal não atua durante a execução orçamentária. Não funciona como um controle contínuo do poder executivo, como seria mais razoável.

Na gestão Abad, o Presidente do Conselho Fiscal tem participado das reuniões do Conselho Diretor como convidado, apesar de não ser uma obrigação estatutária.

Mas nós reforçamos que o acompanhamento dos órgãos de controle durante a execução da gestão precisa ser uma imposição estatutária. Não pode depender da boa vontade do gestor da vez. De dentro do Conselho Deliberativo, infelizmente não se consegue detectar que contratos nocivos ao clube estão sendo assinados, compromissos que podem significar dificuldades imensas nos anos seguintes.

Grupos políticos que hoje apenas apontam o dedo e se colocam como oposição, como o Tricolor de Coração e a antiga Vanguarda Tricolor, um dos principais subgrupos que compõem o Fluminense Unido e Forte, também ocupavam cargos importantes nas diretorias e conselhos das gestões Peter e Horcades. Para eles também vale esta reflexão, pois também estavam dentro da estrutura de poderes do clube, mas assim como a Flusócio, não conseguiram detectar ou impedir que contratos ruins fossem assumidos pelos gestores da vez.

Onde queremos chegar com este texto? Na seguinte constatação: mesmo se as pessoas tivessem percebido os contratos nocivos às finanças do clube, provavelmente só teriam conseguido detectá-los com os compromissos já assinados, ou seja, tardiamente. Para a instituição, isso infelizmente não adianta muita coisa, pois nestas condições os valores já seriam devidos.

Infelizmente, o sistema de poder no Fluminense é muito centralizado e isso precisa mudar, para o bem da instituição. Em 2016, o São Paulo FC atualizou seu Estatuto exatamente nesta direção, promovendo a descentralização de decisões e maior controle sobre as mesmas.

Precisamos unir as lideranças do Conselho Deliberativo para, junto ao Conselho Diretor, elaborar uma minuta de consenso e encaminhar uma mini-reforma estatutária à Assembleia Geral, algo que empodere algum órgão de controle institucional para acompanhar de perto a execução orçamentária. O candidato natural seria o Conselho Fiscal, mas pode ser um Conselho de Administração ou qualquer outra estrutura de poder que venha a ser criada.

Deixamos essas contribuições propositivas à Mesa Diretora e aos demais grupos do Conselho Deliberativo. Temos ainda 1 ano e 8 meses de legislatura, portanto, ainda há tempo de deixar este legado positivo para o Fluminense.

  • Hygino Schueler Vieira

    O texto é positivo, há muito tempo que eu cobro a descentralização do poder no futebol. Cheguei a escrever para dois ex presidentes sugerindo um pouco mais do que isso , eu não concordo que dispensa de jogador (acontece na calada da noite ) tem que ter a assinatura inclusive do presidente. No mínimo três assinaturas para que um jogador seja liberado. Não é só o controle de gastos, é necessário evitar também o desvio de atletas.

    • Helvio Lins

      O Mascarenhas se encaixa neste argumento: jogou no time principal, deu conta e até marcou gol, e está sendo liberado pra a vinda do Marlon, que não é essa brastemp toda não… vamos acabar perdendo um bom jogador de graça, pois veio da base, e gastar com um mais ou menos ….

  • Mauro Carvalho – SP

    Galera, Ibañes teve estiramento muscular – não joga contra o Cruzeiro e sabe-se lá quando teremos previsão de volta.

    Não se preocupem – vamos de Gum, Renato Chaves e Frazan – Reginaldo fora.

    O negócio é retranca para perder de pouco.

    • Sergio Binda

      Puta que o pariu!! Desculpe o meu francês…

      ST

      • ALEXX

        Ahahahaha

    • COSTA

      A gestão achou que o campeonato e sem contusões, suspensões, expulsões.
      A pergunta é , mas Rolando Lero nao sabia que precisariamos de reforcos para compor o elenco, vamos de Frazan e seja o que Deus quiser.

    • Davi Carvalho

      Tem que entrar Reginaldo.

    • Fábio Pitman

      Vai ser igual ao ano passado… contusões e mais contusões, só q esse ano o elenco é AINDA MAIS FRACO.

      Mas parece q eles não aprendem, depois irão dizer q o problema foram as contusões.

      • COSTA

        Mas os defensores vivem dizendo que foram as contusões que prejudicaram a campanha de 2017, será que eles acham que só nós temos jogadores contundidos, os outros não.
        Não, é que os outros tem PLANEJAMENTO, palavra que os gestores do Fluminense desconhecem, eles entendem muito e de palavras para enrolar a torcida, e os eleitores

  • NandoTonho

    Pertinente.
    Nós, conselheiros, devemos tentar fazer isso acontecer.

    Saudações Tricolores!

    Seja sócio!

    • André Pereira

      Vocês, conselheiros, não deveriam era ter aprovado as contas do Peter.
      Você e todos os que votaram a favor, cometeram um crime de lesa pátria.
      Vocês fazem sim mal a instituição.
      Ao invés de se vangloriarem, deveriam ter vergonha pelo mal que fazem e vem fazendo ao nosso amado clube.

  • Jorge Eduardo

    Várias dessas despesas que sucatearam o nosso clube são de autoria de Flusócio e dos grandes presidentes e gestores Peter e Abad. Seguindo os conceitos mais modernos de governança e primando pela transparência e coesão das decisões, essas sempre tomadas com o objetivo de transformar o Fluminense numa verdadeira potência esportiva e econômica. Hoje, com abundância de recursos financeiros, pudemos demonstrar toda a nossa fidalguia e filantropia, ao liberamos alguns de nossos melhores jogadores quase que de graça, pois não precisamos de dinheiro, que é muito mais importante se parar na mão dos pobres empresários e parceiros comerciais que temos. Exemplos não faltam e todos nós sabemos que a filantropia é sempre mais importante… o que adianta o Fluminense ganhar dinheiro se os nossos muy amigos dirigentes de clubes pobres europeus tiverem que pagar o valor justo pelos nossos jogadores.

    Conta outra… essa desgovernança que vemos num clube que até as eleições estava saneado é uma afronta, como foram diversas decisões erradas tomadas por membros dessa mesma governança. Gostaria muito que Abad e os atuais dirigentes acertassem em todas as decisões e levassem o Fluminense de volta a ser um dos maiores clubes do Brasil e do mundo, mas não confio nem um pouco no que será feito por esses senhores que abusam o direito de errar e na maior cara de pau ainda esconderam o que se passava. Os casos Scarpa e DS são de total responsabilidade dessa gestão… fora as dispensas que geraram uma dívida muito alta e contratações pra lá de estranhas e arriscadas, como foi o caso do Robinho que por ser uma aposta jamais poderia ter custado tão caro e foi o culpado pelo não pagamento de salários, que nos custou muito caro pois ninguém queria vir jogar no Flu e o Scrápula disso se aproveitou para tentar obter passe livre.

    • Ricardo Ferreira

      Sua intervenção merece reflexão.
      Se ficar sem nenhuma resposta dos responsáveis…

      • Jorge Eduardo

        Ricardo, as ideias até são válidas, mas se a engrenagem estiver corrompida o motor não vai funcionar. Esse mesmo grupo e o Abad que era o presidente do conselho diziam não saber da situação do clube, mas depois que ficaram sabendo se apressaram em aprovar essas contas.

        Fiscalização é importante e uma constante auditoria também, isso é necessário em qualquer empresa séria para que pessoas de dentro não tentem achar uma brecha e tirar proveito próprio… a gente nem viu esse relatório da E&Y e não vê nada sendo feito e os erros vão acontecendo, incompetência, coincidência ou propositais? Ninguém sabe, o que sabemos é que de todos da os times da série A fomos os que menos nos reforçamos… e hoje, devido a nossa situação financeira, não conseguimos brigar nem com os times menores para contratar alguém.

        Aliás, nem podemos falar em formar um bom time com os jogadores da base porque vendemos nossos melhores jogadores sempre por bagatelas na primeira oportunidade, demonstrando que não temos intenção de formar um time forte e que se qq um chegar com uma proposta bem abaixo do valor da multa terá uma grande oportunidade de conseguir a contratação, hoje autorizamos por e-mail que empresários inescrupulosos reduzam o valor da venda em benefício de seus clientes e dos nossos adversários.

        Sobre a administração atual, um monte de cacife pra pouco índio e pra muitas decisões erradas.

        • Valmir Carvalho da Silva

          Jorge, falou por mim. Com a sua permissão assino o texto.
          Só não deixarei de apoiar a minha paixão nos gramados do Brasil.

          • Jorge Eduardo

            Perfeito a gente tem que apoiar o time que entrar em campo e cobrar mais atitudes dos que administram a nossa paixão.

    • COSTA

      O caso DS é uma vergonha, , assim como a contratação do ROBINHO, para um clube que não contratava ninguém é altamente suspeita, infelizmente , não há como não desconfiar.

  • Vitor Perez – Resende – RJ

    Mini reforma??? Um estatuto completamente ultrapasado, engessado, e vocês querem apenas uma mini reforma?? Dando ênfase ao ”empoderamento do presidente do conselho fiscal. Isso me parece apenas uma tentativa de passada de pano nos anos que vocês ficaram colado com o Peter.

    E aí, Já criaram um centro de custo para cada segmento no Fluminense? Ou o dinheiro ainda está caindo no mesmo balaio?

    Desculpa, mas enquanto não houver transparência vocês estarão caminhando a passos largos para o fracasso..

    Vocês pensam mais no grupo e no poder, do que no próprio Fluminense.

    • luiz

      Assino embaixo

    • Aluisio Silva

      será que eles sabem o que é Centro de Custo, DRE gerencial, etc?
      acho que nem isso…

    • Francisco Fraga

      Outra reforma já mexeram no estatuto.

  • Ricardo Ferreira

    Abel Braga “tira leite de pedra” ( cascata monumental ) é o elemento grave
    que só traz instabilidade, estagnação. O lançamento do neófito jogador
    João Carlos na partida contra o “curintia” foi mais uma das tantas e tantas
    sandices do Abeloide. Neste caso houve interesse pessoal? Até quando
    nosso futebol será propriedade de Abel Braga? Só creio pq estou vendo.
    Deplorável, vergonhoso.

    • José Alberto Bernardes

      O tempo mostrou que vc tinha razão…Abel ñ dá mais!Infelizmente, é duro dizer e digo com muita tristeza,a tragédia pessoal piorou muito a capacidade de avaliação e de tomadas de decisão do Abel…Ele Se apega em determinados jogadores,projetando neles semelhanças com seu filho que partiu…Ñ sei…Reparem que Júlio César, Renato Chaves,e alguns outros,falham sistematicamente mas ñ perdem a posição…Acabou com a moral do goleiro uruguaio,dizendo que o time ñ precisava…E do Romarinho, do João Carlos(absurda a escalação desse rapaz domingo),precisava?Uma sequência lamentável de substituições malucas,que foram decisivas para eliminações e perdas de campeonato…Até quando?

    • COSTA

      É lógico que houve interesse pessoal no caso Joao Carlos, mas aonde estão os gestores que autorizaram tal contratação. e o que faz Rolando Lero no Fluminense ( preferia o Torres não falava, não enrolava, pelo menos ganhava menos).
      Mas no caso Abel , desculpe discordar em alguns pontos, comete erros, concordo, mas também com um elenco desses , quem não cometeria, mas o que me preocupa realmente é, se eles finalmente mandarem ele embora, quem vira ?? duvido que seja alguém do nível do Guardiola, provavelmente, com certeza, será alguém do nível do Drubscky (com todo respeito a sua pessoa) para baixo, e ai se o rebaixamento esse ano está dificil de escapar, ai teremos certeza do mesmo graças a essa gestão.

      • Aluisio Silva

        Costa
        O elenco foi montado por ele, principalmente.
        Ele prefere Gum e Renato C., ao invés de Reginaldo. Ele trouxe Romarinho, Maranhão e outros. Louco…
        E, quanto a novo técnico, sugiro um Zé Ricardo, Jair Ventura, Carille… explicando: formar alguém nesse perfil (ou buscar, será que não temos um no clube?)

        Mas, enfim, o problema vai bel além disso, né?

    • Aluisio Silva

      ele “tira leite de pedra”??
      isso ofende a gente, mais uma!
      o cara entregou um punhado de jogos decisivos calcado nas barangas que ele mesmo escolhe! domingo fez isso de novo! o pobre do rapaz que entrou nem sabia onde estava!
      somos otários mesmo…

  • Daniel o retorno

    Ainda bem que vc entende de futebol, assim como entende de contratação de jogadores

  • Claudio

    acho essa questão muito complicada, mas alguma reforma é necessária sim!

    A gestão anterior tinha que ter sido transparente com a torcida e sido prudente com a grana em 2015 e 2016.

    bastava ser sincero e admitir que o dinheiro acabou.

    A torcia ia ficar p., xingar o Peter, xingar o Mario, pedir impeachment, mas o Fluminense estaria preservado.

    claro que foi muito mais fácil fingir que estava tudo bem, prometer títulos, gastar, gastar, e deixar a conta pro Abad.

    • Aluisio Silva

      Sim, Cláudio.
      Queria (mas sei que jamais vou conseguir) saber o real motivo para aprovarem as contas do Peter. Claro que entendo a necessidade de manter a paz. Mas ali, logo no início, jogou fora a credibilidade. E demonstrou o modus operandi: zero de transparência, concentração do poder e, pior de tudo, total falta de conhecimento do meio.
      Tenho sérias dúvidas se isso tudo não é orquestrado… extrapolou e muito!

  • COSTA

    Corroboro com toda sua análise, além de ter rido muito, esqueceu de outros nomes melhores, Flavio minuano, Samarone, Rivelino, Washington, esse já morreu.

  • COSTA

    Concordo, mas com o mínimo de condições é MUITO MELHOR que os que estão lá.
    Portanto eu estou triste pela não contratação do Gladiador, pois agora depois desse tempo todo, para pensar no Gladiador, quanto tempo mais será necessário para o Rolando Lero pensar em outro nome a altura de disputar a vaga com nossos poderosos atacantes.

    • Davi Carvalho

      Eu também acho ele bom, mas imagina ele atuar um jogo e ficar uns 2 meses parado.
      Essa tem sido a tônica dele nos últimos anos, machuca mais que joga, não precisamos disso atualmente, precisamos de gente que chegue e assuma a titularidade e que tenha constância em campo.

      • COSTA

        O problema Davi e que não chega ninguém, Rolando Lero e lerdo que nem uma tartaruga

  • Davi Carvalho

    Sobre a consultoria da E&Y, conselheiros já disseram que pouco dela foi implantado, que ao invés de colocarem as práticas corporativas em atuação, engavetaram e estão preferindo um “patrimonialismo”.

  • Aluisio Silva

    Costumo dar consultorias adm-financeira, apesar de não ser minha principal atividade. Contratar fora do organograma é piada!
    Mas, prá quem contratou a E&Y e arquivou o trabalho deles… é normal.

    Estão só jogando prá galera, buscando a sobrevivência após os 3 anos de Abad.
    Tá na cara!

  • Aluisio Silva

    vai prá Macaca… por 45 dias de salário do zagueiraço Luan Peres (quem???)

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Que tal fazermos um movimento para encher o Maracanã no domingo?

    • Davi Carvalho

      Eu vou, tô puto com muita coisa mas vou.

  • Raul Fernandes

    Viviane:
    O voto do Flu no candidato Caboclo, q puxou após seu discurso uma salva de palmas para Marco Polo del Nero (da gang Teixeira/Marin) – elemento procurado pela INTERPOL – é uma vergonha para o FFC.

    Quando pensávamos já haver visto quase tudo do sr. Pedro Abad, surge mais esse vexame.
    (Volto ao assunto).

  • Flavio Chammas

    Senhores.

    Fica difícil caminhar, seguir adiante, se internamente não há um minimo entendimento.

    Continuo impressionado com o numero de “partidos/facções/grupos” e todos eles se dizendo o melhor, que tem a solução(só não dizem qual nem como aplicariam,só tem a “mágica”).

    Agora surge mais um, dissidência da Flusocio, e realmente continuo sem entender porque não conseguem se entender, se articular de algum modo.

    NÓS SÓ TEREMOS ELEIÇÕES EM 2019, ESTE É UM FATO INCONTROVERSO, UMA REALIDADE.

    Antes que digam que defendo alguém, sou FLUMINENSE, e penso por cabeça própria, mas penso, e como digo aqui, não dói.

    Atualmente sou o único(ou um de poucos) que se permite contestar os “especialistas”, donos da verdade absoluta, pois não aceitam a menor critica ou contra ponto, mas não me intimido.

    Fora uns fakes(que já sumiram) temos os pautadores(é só ler o blog e se constata), que não suportam ser contrariados, e fazem o blog se distanciar do que deveria debater, restando só “fora os já conhecidos”, sem levar em conta que não vai haver renuncia, não vão haver demissões, não há dinheiro para contratar, e o pouco que há vai ser do que vem por aí, apostas que devemos torcer para dar certo.

    Mas os “especialistas “sequer aceitam ou gostam do que temos, aí mais difícil fica.

    Então, o que resolve aqui falar mal do Abad e seus diretores ou PJs, das contas do Peter?

    Sou das “antigas”, meu centro avante no time de botão era o Waldo, e já vi nos superarmos com “timinhos”, como chamavam alguns dos times de Zezé Moreira, e era a nossa realidade, o que podíamos ter, não o que gostaríamos de ter.

    Os tempos Unimed não voltam mais, temos que aprender a ser o que somos, time de poucas posses, já que não há mais “mecenas”, e alguns não acordaram para a realidade.

    A diretoria atual, neófita e inexperiente, errou e muito, mas tem que consertar, e trabalhando muito.

    Nossas brigas internas repercutem muito mal, e ainda não somos os queridinhos da mídia, o que só nos traz mais problemas.

    Tenho criticas ao Abel, mas é uma constatação, se não fosse ele , o caos já teria se instalado no futebol, e agora acrescemos o Autuori, que calado vem trabalhando, e temos que lembrar, dentro de orçamento apertadíssimo.

    Insisto que nosso melhor reforço é PAGAR EM DIA, E TRANSPIRAR MUITO.

    Aceitem, incomoda menos.

    A BENÇÃO JOÃO DE DEUS

    • luiz

      Aceitar essa enxurrada se equívocos cometidos por esse grupo que tanto criticava até chegar ao Poder?

      O Sr. tem alguma esperança de que essa Diretoria trabalhando muito, como destacou, vai consertar alguma coisa ?

      Não vão não !

      Simplesmente porque acham que estão no caminho certo.

      Não se iluda. Particularmente me deixei levar pela ilusão diante das promessas de campanha desse Abad, em quem votei, acreditando que o Sr. tenha votado nele, como se afigura óbvio.

      As vitórias e conquistas do Fluminense vêm de há muito, e não são exclusivas da era Unimed.

      O que falar da administração do Manoel Schwartz e dos jogadores então contratados ?

      O que falar de 1975/1976 ?

      E o tricampeonato 83/84/85, além do BR 1984 ?

      Os títulos entre 69 e 73 ?

      Não eram timinhos como rotulado o de 1951, muito menos eram patrocinados pela Unimed.

      Com todo o respeito entendo que seu comportamento é contraditório, ao passo que acompanha futebol há tanto tempo, vibrando com diversas conquistas do time então “tantas vezes campeão” e, no entanto, preconiza que devemos aceitar o estado de coisas pois “dói menos”.

      • COSTA

        Voce ainda perde tempo falando com esse, ele so enxerga o que ele quer ver, mesmo com todos os desmandos, não consegue ver nada de errado ou não tem interesse

        • luiz

          Realmente não deveria ter dado Ibope….

        • José Alberto Bernardes

          Por isso o chamei de VELHINHA de TAUBATÉ

  • Davi Carvalho

    Realmente essa do Conca me deu uma desanimada. Gostaria dele.
    Do jeito que estão as coisas, se o encrenqueiro Roger Guedes e o Conca voltando de lesão chegasse, eu nem reclamaria, já que NINGUÉM chega pra encorpar esse elenco.

  • Paulo Dore Fernandes

    Só para se ter uma ideia do nível do Flu atual, o Avai acaba de ser eliminado pelo Goiás. Antes disso, perdeu para o possante Vila Nova, no final de semana. Mas tem gente que acha que o Flu está no caminho certo. Fazer o quê ?

    • COSTA

      O FAKE principal acha que está tudo bem , que temos que aceitar tudo como está que doi menos.
      Que não temos dinheiro , mas tem.para contratar técnico caro, para contratar Rolando Lero caro, CEO caro, Emanuel caro, criar cargo para o Simoni, Samorin inútil , etc…, só não tem para jogador qualificado.

      • Paulo Dore Fernandes

        Pois é, Costa. Quem tem poucos recursos tem que ser muito criterioso. O que vemos no Flu é exatamente o contrário. Contratações sem critério ou com critério duvidoso. Erros crassos são cometidos quase que diariamente. E ainda acham que estamos errados em reclamar.

    • luiz

      E ainda somos rotulados de “especialistas”.

      • Paulo Dore Fernandes

        Luiz, acho que os que comandam o Flu são menos especialistas do que nós. Haja vista os erros primários que vemos quase que todo dia. Sds.

        • luiz

          E dizem que vieram da arquibancada.
          Deve ser do parque aquático

    • Claudio Souza

      Até parece que futebol se analisa desse jeito…

    • Flavio Henrique

      Paulo, não escreva isso…

      O “mantra” a ser repetido por aqui é que “estamos no caminho certo…” ou que “não adianta reclamar porque não temos dinheiro…”.

      Mesmo com o Fluminense sendo eliminado pelo fraquissimo Avaí, não se pode reclamar.

      Cuidado, você será rotulado de “especialista”. Ou de “Scoutista”. Ou de qualquer outra bobagem. Não leve a sério.

      • Paulo Dore Fernandes

        Pois é, Flavio. Enquanto isso, o comando do Flu continua destruindo o clube. No ano passado, quando eu escrevia aqui que nossa briga era pra não cair para a segundona, eu era chamado de “fake” e de “flamenguista”. Infelizmente, existe uma defesa cega da atual administração do Flu. Estão fazendo um estrago no clube que vai custar anos para se consertar.

  • Luiz

    O poderoso Avaí ,perdeu para o Goiás e foi eliminado da copa do Brasil ,e ainda tem gente que defende essa gestão de futebol

  • COSTA

    Parece que já criaram um grupo com os dissidentes , ou seja vem ao o NEW FLUSOCIO.

  • luiz

    Diante do noticiário, cabe a indagação: Qual a vantagem de cedermos Reginaldo em troca da antecipação de aproximadamente 40 dias para a vinda do Luan Peres, que estará livre da Ponte Preta.
    E até lá vamos de Frazan ?
    O que passa na cabeça dessa gestão? São infindáveis os equívocos!!!!
    Gostaria que opinassem sobre isso.

    • Davi Carvalho

      Por que não mandaram o Mascarenhas, que é bom e vai jogar a mesma série B que a Ponte???

      • luiz

        Pois é

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Estou pedindo isso ao Fluminense FC para fazer isso há MUITOS anos!
    32 anos sendo prejudicados sem nem fazer beicinho…

    O Palmeiras não mede esforços nem dinheiro para tentar provar que houve interferência externa na arbitragem da final do Campeonato Paulista, vencida pelo Corinthians. A começar pela contratação dos serviços de uma das maiores empresas de investigação privada no mundo. Com auxílio da Kroll, …

    https://www.correiodoestado.com.br/esportes/para-tentar-provar-interferencia-em-final-palmeiras-contrata/326107/

  • COSTA

    Esse é um dos defensores ferrenhos, não se cansa

    • luiz

      Flusocianos

  • Valmir Carvalho da Silva

    Ontem, o Goiás se classificou com facilidade as oitavas de final da Copa do Brasil, passando pelo Avaí, que nos eliminou com duas vitórias.
    Gostaria de saber a opinião do tesoureiro do clube e da Flusocio que, neste espaço, exaltaram a resiliência e o trabalho da gestão após a conquista simbólica da Taça Rio. Gostaria de saber também como anda o imbroglio da venda do Diego Souza, a ação contra a Dryword e o projeto da reforma das Laranjeiras ou construção do estádio. Afinal, falaram que havia um projeto quando mandaram o Pedro Antônio embora.

    • WagnerTijuca

      Assino embaixo.
      ST.

  • luiz

    Novembro de 2019 que não chega…

  • Flavio Chammas

    Senhores.

    Falando do que gosto, que é futebol.

    Dois bons reforços(dentro do que podemos, que fique claro), um zagueiro canhoto, e um meia(falaram em volante mas acho que é mais meia de chegada, ou volante moderno , que chega de trás).

    João de Deus deu uma boa mão no caso Gladiador.

    Eu me permito fazer um questionamento: vejo falarem em escalar fulano, beltrano ou ciclano, e porque não o fazem.

    Qualquer técnico que não fosse burro (Abel não é, no minimo teimoso, como muitos técnicos que tem suas preferencias) escalaria um jogador que acham bom, que agradasse a torcida?

    Porque não escalam?

    Quem fica no dia a dia com os jogadores?

    Quem vê os treinamentos?

    Porque o jogador não reclama?

    Porque a mídia não força a escalação como fazem com outros?

    Perguntas a serem respondidas pelos “especialistas técnicos”

    Em tempo, o “craque”Ramon nem ficou por lá, o que é uma pena pois podíamos faturar algum.

    Em tempo dois, escalaram até um fake sumido para tentar algo, mas vão cansar.

    A BENÇÃO JOÃO DE DEUS.

    • luiz

      Sócio Futebol 002634
      Aguardo sua manifestação sobre minha postagem ao Sr. dirigida.

    • Gilberto Cabral

      Porque o Abel escalou o João Carlos?
      Recém chegado. Não teve dia a dia com o treinador e quase não treinou
      , e aí como fica neste caso?

  • COSTA

    Patético, ja estipularam preço para vender Ayrton , realmente agora somos apenas um clube vendedor.
    mas compramos par fazer negocios estranhos, suspeitos, casos do Richard , Robinho, etc… Diego Souza.
    O FAKE defensor voltou a se manifestar ele está ativo, espero que ele tenha razão sobre as sandices que ele fala

    • Aluisio Silva

      que credibilidade tem uma pessoa que anos a fio se posiciona sempre da mesma forma, chova ou faça sol.???
      tá tudo bom, tá tudo bem!
      vamos apoiar! seja sócio.!!
      barra de rolagem nele, por ser cansativo e dar enjoo

  • Rodolfo Oliveira

    Quer dizer que quem chegar com 17.000.000,00 leva o Ayrton Lucas nosso melhor jogador promissor de 20 anos apenas. Com um futuro enorme.
    Deve ser pra pagar Henrique, Cavalieri e outros.
    Fora Abad!!!!

  • Rodrigo

    Fixaram o preço do Ayrton Lucas e o Flu já avisou: é só pagar R$ 17 mi q leva!
    O patrão ficou maluco!

    O Flu tem 50%.
    Ou seja: o valor da venda de um jovem e promissor jogador vale quase o q a Flusócio pagou pelo Robinho. Q maravilha.

    Mas como diz o Abad, “o Flu é um clube vendedor” e não vencedor.

    O q importa é vender barato pra gastar mal o dinheiro!

    Isso q é reestruturação financeira!

  • Francisco Fraga

    A Flusocio nos transformou em time pequeno q revela jogador pra vender e danese os torcedores e os resultados proceso de Liquidação de time e clube.

  • WagnerTijuca

    Amigos,
    É até difícil de acreditar , mas se tratando da nossa ” brilhante ” Diretoria nós somos forçados a tal.
    Se aparecer alguém com 17 mi. leva o nosso melhor jogador , o lateral esquerdo AYRTON LUCAS , isso infelizmente parece uma piada de péssimo gosto mas é.
    Essa Diretoria está LOUCA , pois fazer isso é uma insanidade , além do mais acabaram de emprestar o jovem MASCARANHAS que é um bom lateral esquerdo .
    O mínimo que a nossa Diretoria pode fazer para não ser mais uma vez taxada de AMADORA é chamar o garoto , fazer um novo contrato com uma muita de 100 mi. aí sim pelo menos se ganhará alguma coisa , porque posso apostar que a BURRICE de vende-lo será feita.
    É uma pena , pois depois a Diretoria pergunta porque a torcida está abandonando o time.
    ST.

  • WagnerTijuca

    Amigos,
    É até difícil de acreditar , mas se tratando da nossa ” brilhante ” Diretoria nós somos forçados a tal.
    Se aparecer alguém com 17 mi. leva o nosso melhor jogador , o lateral esquerdo AYRTON LUCAS , isso infelizmente parece uma piada de péssimo gosto mas é.
    Essa Diretoria está LOUCA , pois fazer isso é uma insanidade , além do mais acabaram de emprestar o jovem MASCARANHAS que é um bom lateral esquerdo .
    O mínimo que a nossa Diretoria pode fazer para não ser mais uma vez taxada de AMADORA é chamar o garoto , fazer um novo contrato com uma muita de 100 mi. aí sim pelo menos se ganhará alguma coisa , porque posso apostar que a BURRICE de vende-lo será feita.
    É uma pena , pois depois a Diretoria pergunta porque a torcida está abandonando o time e vaiando o time nos jogos.
    ST.

  • Valmir Carvalho da Silva

    Recuso-me a acreditar que o Flu fixou o valor do Airton Lucas, hoje melhor jogador do time, em míseros 17 milhões, sendo que só possui 50% dos direitos federativos. Isso não pode ser verdade. Seria mais um crime contra o Fluminense Futebol Clube. Vou preferir pensar que seja notícia inventada. Esse menino, além de está jogando muito em uma posição carente no futebol mundial atualmente, tem apenas 20 anos. Abad e Flusócio não cometam mais esse crime contra a instituição. Dessa maneira jamais teremos time competitivo, como também dinheiro.

  • Aluisio Silva

    não entendi “estipular preço de passe”…
    prá que? prá atrair compradores, é claro!
    parece boteco…

    clube decente negocia
    clube sério só perde jogador desse nível/potencial se pagarem a multa

    uma vergonha ser tricolor nos últimos anos… boteco…

    mas, vamos aplaudir!! seja sócio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    • Jorge Eduardo

      Concordo, mas a vergonha não é ser Tricolor a vergonha é termos esses gestores no comando. Parecem jogar contra. Além de mostrarem que não tem intenção em manter os melhores e formar um time forte, ainda desvalorizam os nossos jogadores ao divulgar preços muito baixos, um prejuízo imenso na nossa imagem e nas nossas finanças… será que o objetivo é esse, desvalorizar e facilitar todas as vendas, verdadeira liquidação? O que o Fluminense vai ganhar com isso?

      Um clube com gestores sérios e preocupados com o futuro do clube, reformularia o contrato e aumentaria muito a multa… ao invés de ter aumentado salários de jogadores sem mercado ou de mais de 30 anos como fizemos recentemente.

  • vivianne

    Amigos tricolores acho realmente incrível como tem pessoas q ainda se espantam com o fato do clube mais uma vez errar em colocar o preço do Ayrton tão baixo.
    Vou repetir o q já disse e normalmente quando falo assim sou bloqueada mas não desisto.
    “nada do q está acontecendo no flu é por erro ou por acaso, tudo isso é proposital, o objetivo é acabar com o futebol do flu” essas pessoas não gostam de futebol, não pensem q isso tudo é por acaso, como Tb não se assustem com elogios da mídia esportiva a essa gestão, é muito fácil de explicar isso, antes o flu era protagonista, ofuscava o queridinho da mídia, agora graças a Peter – Flusócio – Abad, o fluminense não passa de um time medíocre, é isso q eles querem, para essa mídia Abad pode ficar eternamente no flu.
    O grande wasco tomou um chocolate na Argentina, e ontem o avai eliminado pelo fabuloso Goiás, plano de acabar com o futebol do flu a todo vapor, o q pode nos salvar é a grandeza da nossa camisa, única esperança!

    • Jorge Eduardo

      Propositais e ninguém faz nada. Cadê a nossa torcida para protestar contra esse absurdo?

    • Aldo L C Monteiro

      É exatamente o que penso, esses “gestores” não são burros e incompetentes estão realmente querendo acabar com o Fluminense essa é a meta desse grupo.
      Por isso que não desisto de torcer para o FLUZÃO, sempre que posso vou aos jogos apoiar o time que entra em campo mesmo reconhecendo as limitações.

    • Marcelo Fontoura

      Sinceramente sou sócio torcedor e como vivemos em um país democrático , espero não ser censurado. Minha esperança é o Pedro Antônio.

      • Jorge Eduardo

        A minha também, alguém que seja competente, honesto e que não tenha nada a ver com grupos políticos que são o verdadeiro cancer da nossa sociedade, pois esses caras que são eleitos em todas as esferas se esquecem de fazer as coisas para as quais foram eleitos.

  • FFC

    Querem descentralizar pq vão perder a presidência né ?

  • Ricardo Ferreira

    Domingo estarei lá. Como sempre. Repugnante é ver o futebol profissional
    do Fluminense nas mãos, sob o tacão de Abel Braga. Faz muito tempo que
    não vejo, neste particular, nosso amado Fluzão tão apequenado, em
    posição humilhante, submissa frente a um insano, incompetente,
    trapalhão, arrogante, incoerente, boquirroto, e que nos desrespeitou,
    mais uma vez, inclusive o próprio elenco, com a estapafúrdia entrada em
    campo, contra o “curintia”, do atleta João Carlos, um desconhecido que
    chegou ontem às Laranjeiras. Inimaginável, inaceitável este estado de
    coisas. Levante a cabeça Fluminense!

    • Helvio Lins

      Teve sua estreia muito rápido, afinal, é agenciado pelo Fábio Braga, ou será apenas coincidência ??!

      • Sylvio Montenegro

        Diga-se de passagem, Pedro saiu com cara de poucos amigos, frente a substituição tão estranha. Daqui a pouco perde o vestiário e aí vamos assistir a um filme conhecido de todos nós.

    • COSTA

      oncordo com algumas considerações sobre o }Abel, mas porque só ele quando o principal responsável chama-se ABAD , nem que seja até por mante-lo como técnico, e o que falar do Rolando lero, do MT, o CEO, o Dentista.
      Ou seja porque só ó Abel , menos, acho que de todos é o menos culpado, os outros são bem piores, são omissos, porque se escondem atrás dele.

  • Claudio Souza

    Puta que pariu! Alguém por um acaso se deu ao trabalho de ao menos ler a fonte dessa “notícia” de que o Fluminense fixou o preço dos direitos econômicos do Ayrton ?

    Porra, do blog “Ora Bolas”, hospedado no site português “Goal” ! Me poupem ! Até entendo a reação porque todos nós estamos escaldados por conta dos valores baixos que o Flu aceita para vender suas revelações, mas dar repercussão a qualquer notinha que saia em blog vagabundo de internet, é demais, né?

    ST

    • Luiz

      Ser a gestão e tão competente e moderna renova o contrato e estipula o passe no valor certo ,seria o certo

    • Felipe

      Vc realmente quer q alguém duvide de alguma, qquer msm, notícia ruim vinda sobre o Fluminense????
      Vcs só fazem é jogar o time, o elenco e, por consequência, o Clube pra baixo.
      Seja de onde vier a notícia, pelo q vcs estão fazendo com o FFC, é mto fácil de acreditar!!!!
      Notícia e decisão ruim é o padrão de vcs

    • luiz

      Vc tem razão.
      Não só em afirmar que não deve ser repercutida qualquer nota se qualquer blog, como também ao reconhecer que estamos escaldados em razão dos valores irrisórios recebidos na venda das revelações.

      Mas o que pensar de uma administração em que seu Presidente afirma categoricamente que o Fluminense outrora vencedor, é um clube vendedor ????

      Péssimo vendedor, diga-se de passagem.

    • Flavio Chammas

      Só reforçando, o que mostra o viés dos especialistas

      “Fluminense estipula preço para vender Ayrton Lucas
      Porto já fez sondagem pelo lateral-esquerdo

      Por Redação – 19 de Abril de 2018 15:14

      Foto: Mailson Santana – FFC
      Ayrton Lucas poderá ser a bola da vez para se transferir do Fluminense no meio do ano. O blog “Ora Bolas”, hospedado no site “Goal”, informou que o lateral-esquerdo está avaliado em 4 milhões de euros, cerca de R$ 17 milhões. O Tricolor topa liberá-lo se algum clube pagar este valor à vista.

      O Flu recebeu nos últimos dias pelo menos três sondagens de fora pelo lateral de 20 anos. A última delas foi feita pelo Porto, que já se prepara para negociar o ex-gremista Alex Tellex no meio do ano, possivelmente para o futebol inglês.

      Eleito o melhor lateral-esquerdo do último Campeonato Carioca, Ayrton Lucas tem contrato com o Fluminense até o fim de 2020.”

    • Valmir Carvalho da Silva

      Claudio, para desfazer isso é só alguém da gestão vir a público e dizer que não é verdade. Porquê não desmentem?

      • Claudio Souza

        Teria que ser criado mais um cargo, “Desmentidor Geral”, dada a quantidade de notícias improcedentes, principalmente para colocar o clube mais para baixo do que já está. Aí, iriam reclamar do excesso de gerentes remunerados.

        ST

        • Luiz

          Ai eu ter um clube dito pela própria diretoria ,pra que tantos diretores

      • COSTA

        Face a resposta abaixo que seja criado o cargo de “”Gerente Desmentidor Geral e que seja nomeado algum dos companheiros e com competência para o cargo

    • Aluisio Silva

      Tricolor, o que é mais absurdo: fixar o valor do passe do menino ou liberar Reginaldo em troca de 40 dias do Luan Peres?
      A segunda notícia é verídica…

      Ramon foi 0800 (já voltou). Wellington Silva foi 0800. Era titular em 2017.

      Tem mais nesse nível, vc sabe. Então, como duvidar?

      Fala sério agora: o que de fato esse pessoal tá querendo?
      1- grana
      2- poder
      3- quebrar o flu

      Porque, fortalecer o Flu com certeza nao é. Concorda?

      • Claudio Souza

        Aluísio,

        Não sabemos as condições reais do negócio envolvendo o Luan Peres. Há muito disse me disse e pouca informação.

        Eu também acho que o Ramon ao menos poderia ser testado, já tinha escrito isso aqui, mas também tenho que admitir que não sei o que se passa nos bastidores. Veja só, o jogador tinha problemas físicos e foi reprovado.

        Wellington Silva, infelizmente, tem uma grave lesão de difícil solução. Não estava jogando nada aqui e já não é mais titular no Inter. O empréstimo saiu de graça, certamente porque aliviou nossa folha de um jogador que seria pouco aproveitado. Então, não foi tão de graça assim.

        Todas essas situações aconteceram de fato. Apenas não temos informações suficientes para chegar a conclusões definitivas, mas esse chute envolvendo o Ayrton, vindo de onde veio, não merece toda essa celeuma. Estão sofrendo ou criando confusão por antecipação.

        ST

  • vivianne

    Quem leu a coluna do Gilmar Ferreira hoje vai ver aquilo q não somente eu mas muitos q aqui escrevem já falaram, os mulambos já estao articulados para ficar com o Maracanã e tudo passa pela candidatura do bandeira nas eleições desse ano.
    O futuro do flu muito nebuloso, sem time, sem estádio, com um presidente q tem por objetivo destruir o futebol profissional.
    Só vejo uma solução, a retirada do atual presidente pois o nosso maior problema não é falta de grana e sim ter um presidente q goste de futebol e assim não tenha como acabar com o futebol do clube, afastamento do Abad é a única solução, 2019 pode ser tarde demais para o flu voltar a ser grande.

    • COSTA

      Também acho que não aguentarrmos até o fim dec2p19 , são muitos desmandos

    • Alexandre Vianna

      Cansei de escrever aqui que o Fluminense tem que ter seus representantes em todas as esferas da política (federal, estadual e municipal) do RJ. Já estou achando que os semi-analfabetos da mulambada lêem os nossos conselhos aqui postados e os utilizam para eles.

      Abraços.

  • COSTA

    Todos se reforçando e o Fluminense com aquelas mediocres contratações do inicio do ano , Gilberto esforçado, Jadson reserva da Ponte, o mediocre Richard, o sem condições do Ayrton.
    E o pior e toda hora ler no NETFLU, que jogador que o Fluminense estaria interessado está indo para outro time, ou seja estamos ficando para trás de todos, hoje temos um dos piores times da série “A”, depois vem aquelas desculpas ridículas, tivemos varias contusões ( cuidado porque o elenco do ano passado era muito MELHOR), como se os outros clubes não as tivessem também , só que os outros tem PLANEJAMENTO,o Botafogo tão depreciado aqui acaba de anunciar Jean ex-Vasco, MUITO MELHOR que o possante Richard, e o gerente Anderson Barros deve ganhar bem menos que o Rolando Lero.
    Aliás salarios qualificados no Fluminense só para os gestores, Abel, Rolando Lero, etc……..

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Se tudo isso for verdade, nem sei mais o que dizer…

    Leo Carvalho ★★★★@LeoMC09
    Mais de 12 milhões só em imposto retido na fonte e não repassado, de maio de 2017 para cá (gestão do fiscal Abad). Daqui a uns 15 dias, Abad deve comparecer à Receita para reunião. Risco de o ato que incluiu o Fluminense no PROFUT ser considerado “sem efeito” é grande no momento.

    PC Filho ★★★★@pcfilho
    A gestão Flusócio está a ponto de falir o clube, com um agravante: já contabilizou os R$ 80 mi de luvas do contrato de TV de 2019-24! Isto é, já anteciparam receitas da era pós-Flusócio!

    E pensar naqueles posts antigos da Flusócio, acusando Horcades de fazer exatamente isso…

    • Marco Bhering

      As luvas normalmente são pagas na assinatura/renovação do contrato, logo isso não constitui antecipação de receitas, não é?

      • Alexandre Magno Barreto Berwan

        Nos clubes de futebol brasileiros é uma prática comum. Para a TV, significa colocar coleira com enforcadeira nos clubes.

    • Jorge Eduardo

      Estão acabando com o Fluminense economicamente e na parte esportiva. Temos um time que não deveria ser caro, só jogadores desconhecidos, como podemos caminhar tão mal na parte financeira? Quanto gastamos por cada setor? Quanto gastamos nos salários desses PJs que até agora não fizeram nada de bom pelo clube?

  • vivianne

    Juntando o q eu disse com as informações do Alexandre magno, é vital para a sobrevivência do flu a saída imediata do Pedro Abad, o flu não sobreviverá até 2019,ele quer destruir o futebol do clube, foi colocado lá com esse objetivo, infelizmente com meu voto Tb!
    Me arrependo de não ter votado no Celso Barros, entre as 3 opções agora vejo q era a menos pior, infelizmente errei, mas temos tempo de mudar isso, esse sujeito q hoje e presidente está mostrando seu caráter ou falta dele, tricolores precisamos salvar nosso flu, vamos nos unir, só assim salvarem os nosso time!

    • COSTA

      A pergunta , ele ainda não saiu ? Cara de pau

    • Aluisio Silva

      Pergunto outra coisa: se as barbaridades acontecem, porque ninguem se levanta para tirar esses caras?

    • Delley

      “…Ele quer destruir o futebol do clube, foi colocado lá com este objetivo..”
      Que fatos vc sabe ? por favor informe, quero e acho que todos aqui, querem e precisam saber !!!, aqui é o local certo para divulgação !!!
      também votei no Abad, não está fazendo nem 1% do que esperava, mas acredito que as outras opções, a minha segunda seria o Mário Bittencourt, fariam – 10, – 20, -,- … Infelizmente.
      ST.

  • Flavio Chammas

    Senhores

    Puxa saco ou poliana? Especialistas com a palavra

    “O Fluminense está fazendo futebol com lógica (Blog do Savioli – O’Tricolor)

    Amigos, amigas, quem me acompanha por aqui deve ter se fartado de ler minhas críticas à forma como se fazia futebol no Fluminense nos últimos anos.

    Contratações sem lógica, rodízio interminável de jogadores e trocas regulares de técnicos.

    É bem verdade que permanecemos fortemente condicionados pelas variáveis financeira e econômica, que nos impõem a venda de jogadores para gerar receitas e equilibrar o orçamento.

    Outrossim, vemos, no aspecto financeiro, o Fluminense adotando medidas de austeridade inadiáveis para obter o equilíbrio, dispensando jogadores caros e com relação custo-benefício duvidosa, além de estabelecer uma política realista de remuneração.

    É bem verdade que, no campo econômico, ainda vivemos um momento de quase paralisia, motivado, sobretudo, pela falta de um mix de arenas viável, que fortaleça nossas receitas com bilheteria, match day e sócio-torcedor.

    Por outro lado, no aspecto técnico, tenho visto surgir a tal da lógica. Iniciamos o ano com um esquema de jogo definido.

    Ao contrário do que muitos acreditam, não se trata de uma proposta defensiva.

    Na verdade, os próprios movimentos do Fluminense no mercado indicam o esforço para fortalecer uma conduta ofensiva, com forte ênfase na transição.

    Somos um dos poucos times com dois atacantes atuando, na fase ofensiva, à frente de uma linha de quatro a cinco homens.

    A constar: os dois alas, o meia avançado (Sornoza) e os dois volantes.

    Para que isso ganhe consistência, é necessário que haja peças em quantidade suficiente para suprir o conteúdo tático proposto.

    Dentro daquilo que se propõe, precisamos ter zagueiros qualificados na saída de bola e rápidos no combate, de modo a possibilitar posturas mais agressivas durante as partidas.

    O Fluminense não tinha a intenção de trocar Reginaldo por Luan Peres, isso me parece claro. Não obstante, diante da impossibilidade de ter de imediato o zagueiro pontepretano, abriu mão de Reginaldo.

    A opção se explica pelas características do jogador e pela lesão de Ibañez, que pode mantê-lo ausente por 20 ou 60 dias, dependendo do grau da mesma.

    Luan Peres, que tem características parecidas com as de Ibañez, se enquadra muito melhor na proposta tática de Abel, pois tem bom passe, técnica e boa saída de bola.

    Embora seja ótimo nas antecipações e jogadas pelo alto, Reginaldo é deficiente na saída de bola.

    É bem verdade que temos muitos volantes na equipe. Jadson e Douglas cumprem bem o papel de segundo volante.

    Douglas Moreira cumpre a mesma função, tendo características parecidas. Em se tratando de um setor em que os jogadores são mais vezes suspensos e a situação clínica de Douglas não é confiável, Douglas Moreira, sem dúvida, é um reforço de fat

    Não devemos, no entanto, deixar de considerar a possibilidade de termos dois homens com a mesma característica atuando como titulares, o que contribuiria para tornar o Fluminense mais homogêneo e melhor na transição ofensiva.

    É só uma hipótese, mas é bom poder contar com ela, sobretudo com Richard vivendo um grande momento e mostrando a cada dia que não é apenas uma brisa passageira.

    Ainda dentro da lógica, é bom perceber que o Fluminense pelo menos se esforça para contratar um jogador que faça a função de Sornoza e outro que cumpra a função de Pedro.

    Se o Fluminense vai melhorar sua performance no jogo a jogo, não há como afirmar, mas é possível prever o clube fazendo uma campanha homogênea, respaldada por um elenco homogêneo, que pode servir como base para voos mais altos no futuro, principalmente se o clube conseguir empreender uma recuperação econômica.

    Enfim, o que temos é que a lógica vem prevalecendo nas contratações.

    É óbvio que todos nós gostaríamos que essa lógica fosse respaldada por nomes de peso, mas não é essa a nossa realidade econômica atual.

    Sendo assim, acho que o trabalho feito pelo departamento de futebol profissional merece crédito.

    A atuação diante do Corinthians, apesar da derrota, é um ótimo indicador, sempre ressalvando que um indicador não define nada sozinho.

    A mensagem não é de otimismo, mas de esperança. Vamos aguardar e que Deus ilumine nossas cores.

    Saudações Tricolores!”

    • Filipe Seixas

      Tenho minhas críticas com base nos fatos negativos da gestão passada e atual. Porém o clube está montando um elenco de acordo com o que se pode gastar (e nosso elenco não é fraco). Isso é muito positivo. Caso o projeto do estádio das laranjeiras seja aprovado – agradecemos ao Caíque e colaboradores à frente desse projeto não partidário- teremos uma arma muito poderosa: a pressão da torcida e arrecadação monetária em todos os âmbitos (sócios, lojas, bares, eventos etc.) para o próprio clube, diferente dessas arenas que são administradas por empresas. Temos sim que continuar cobrando da atual diretoria as melhorias necessárias, mas o que acarretaria uma mudança prática importante seria a associação em massa para uma eleição cada vez mais representativa no clube.

      ST

      • Flavio Chammas

        Filipe, comungo de seus pensamentos,mas nosso maior problema para a associação é a falta de casa.
        Não sou capacitado para informar se há viabilidade nas Laranjeiras, mas só ali se conseguiria algo, pois campo novo, sem grana e devendo, é sonho.
        Se viabilizam, como fiz no CT, me proponho a cooperar com algo, e se juntarmos muitos, pode ser feito.
        A nossa realidade é esta, nos reerguermos dia a dia.

  • Aluisio Silva

    barra de rolagem!!!

  • COSTA

    A pergunta abaixo sobre o Savióli, puxa saco ou Poliana quem tem que responder são os defensores e ele mesmo que faça seu próprio julgamento.
    Só me lembro da 1a vez em que um dos defensores, talvez o mais criterioso, elogiou a coluna do SAVIOLI sobre o caso das dispensas dos 8 indesejáveis (nao vou emitir opinião sobre o caso, porque cada um tem a sua ) em que ele ficou tão animado que chegou a propor mais 100 anos de poder para a FLUSOCIO, imaginem se o FLU vai resistir tanto tempo, do jeito que vai estou rezando para continuarmos até as próximas eleições, quem sabe para corrigir os erros.
    Portanto se os defensores e outros são puxa sacos ou polianas, quem tem que responder sao vocez mesmos , mas antes de responder pensem se realmente voces estao srndo sonceros ao achar que a gestso esta indo por um bom caminho, se temos um time realmente competitivo, se não temos PJs demais, se o MT pode continuar fazendo os seus e-mails, , se todas as noticias ruins que surgem nao sao culpa da propia gestao.
    Portanto façam a pergunta vocês mesmos, se são puxa sacos ou polianas, não transfiao a responsabilidade para outro como faz a gestão que vocês tanto elogiam.

    • Luiz

      Fato

    • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

      Perde tempo não !!

      Barra de rolagem.

  • Flavio Chammas

    Senhores

    Assim se faz, com critérios:

    “Abad visita Samorin e clube estabelece prazo para definir sobrevivência ou não do projeto
    Cinco de maio é o “Dia D”

    O presidente do Fluminense, Pedro Abad, fez uma visita ao STK Flu Samorin na Eslováquia no fim de semana passado e gostou do que viu. Ainda assim, o projeto corre sério risco de ser encerrado.
    Em meio a essa indefinição, o clube estabeleceu um prazo para resolver se o Flu Samorin continua ou não na próxima temporada: até 4 de maio.

    Foi a segunda vez que Abad visitou o projeto – a primeira tinha sido em maio do ano passado. Desde então, houve evolução estrutural.
    O presidente sempre gostou do Flu Samorin, mas a pressão para encerrá-lo está sendo muito grande, por conta da difícil situação de caixa vivida pelo Tricolor.

    Enquanto isso, o Flu Samorin busca patrocínios para reduzir os custos do Rio de Janeiro. O diretor esportivo da filial, Marco Manso, tem se reunido com empresas eslovacas para conseguir parceiros.

    O projeto custa cerca de 60 mil euros por mês (R$ 251 mil, na cotação atual) ao Tricolor, e a ideia é simples: quanto maior for a redução, melhor. O sucesso nessas negociações pode selar de vez a continuidade do Fluminense Samorin.”

    Ainda bem que começamos a ver tricolores “raiz”, que pensam a instituição, sem querer poderes ou meros “cargos”.

    Amanha tem jogo, com reforços inscritos, já seria uma boa para testar.

    Apesar dos “especialistas”, a coisa começa a andar.

    Aceitem, dói menos, assim como pensar.

    A BENÇÃO JOÃO DE DEUS

    • Luiz

      Reforços de série b vc quer dizer ,assim a coisa começa a andar pra segundona ,está ficando feio pra vc defender essa gestão amadora e incompetente

  • vivianne

    Porque o presidente visitou a Eslováquia isso é sinal de q tudo está dando certo.
    Realmente a falta de argumentos pata defender essa gestão pífia é capaz de produzir cada pérola
    Agora seremos campeões brasileiros, rumo a Tóquio, deprimente!
    Agora falando sério, temos que vencer amanhã o cruzeiro é freguês do flu, precisamos dos 3 pontos!

    • COSTA

      Gostaria de saber quem pagou pelo turismo e quantadbPJs foram.
      Isso que é clube rico.

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Galera, a torcida da Coisa Ruim vai lotar o Maracanã contra o América-MG.
    Vamos fazer uma força para irmos ao Maracanã para não ficar muito feio, né?

    • Davi Carvalho

      Infelizmente vc está falando com o vento.
      Nossa torcida está anestesiada e só vai ao estádio quando há um fato importante, exemplos:
      Jogo com Liverpool, time sem jogar contra sulamericanos em competições oficiais desde 2013.
      Jogo com o atlético Goianiense, morte do filho do Abel, galera foi pra dar uma força.
      Jogo com a LDU, um rival que queríamos reencontrar depois de 9 anos.

      Jogos com bom público por causa de fatos que levaram público, se não for por isso, a torcida não vai.

    • COSTA

      Com esse time ridículo o que esperar da torcida ir lá para passar vergonha

  • Flavio Chammas

    Filipe , vou me informar e acompanhar, e ajudar se puder.

    Cabe a nós reerguermos o gigante, dá tempo ainda, apesar dos “pesares”

    • Rafael Pottes

      Boa discussão
      Sera um sonho voltar as Laranjas!!!

  • Flavio Chammas

    Perda de tempo, eles não querem ver.

  • WagnerTijuca

    Amigos,
    É melhor que esse paneleiro escale amanhã o novo reforço do que esse tal de Frazan.
    Esse Frazan é horrível.
    Vai depender do paneleiro.
    OBS : Eu várias vezes escrevi nesse espaço que o técnico para o Fluminense seria o Fernando Diniz.
    Muitos amigos me apoiaram mas a nossa brilhante Diretoria preferiu ficar com esse dinossauro do Abel.
    Agora os amigos podem ver o excelente trabalho que o Fernando Diniz está fazendo no Atlético ( PR ) .
    Enquanto isso nós temos que sofrer com as burrices e com a panelinha do Sr. Abel Paneleiro Braga.
    ST.

    • Davi Carvalho

      Também sempre falei sobre o Diniz, mas aqui mesmo havia os do contra, dizendo que não serviria pra gente.
      Hoje começa em um time de maior expressão, mostrar suas qualidades, valorizado dificilmente vai vir pra cá, pois tem muito time que pode levá-lo quando precisar também.

    • COSTA

      Cuidado , não é só isso, o time do Atlético e bem melhor que as porcarias que estão no FLU atualmente.

    • Alexandre MPS

      A maior parte dos que eram contra alegavam falta de experiência para dirigir times grandes e com torcida exigente. Se esse pensamento sempre fosse seguido, Tite e Mano Menezes jamais teriam saído do Caxias diretamente para o Grêmio e José Mourinho não teria saído do União de Leiria até hoje.
      Não quer dizer, por óbvio, que este tipo de aposta deva ser feita sem critério (Drubsckys e Cristóvãos da vida, com poucos resultados interessantes) ou que a contratação vai dar certo mas, em meu ponto de vista, Fernando Diniz tinha tudo para se destacar como bom treinador no Fluminense.

    • Eduardo

      Quando o Frazan entrou no BR 17 foi muito bem.

      Alias deveria ser mantido no time titular em 2018 pelo simples fato que ele foi bem melhor que o Chaves…

      E mandar o Reginaldo pra Ponte Preta? Nao entendo. No minimo esse novo zagueiro eh jogador de selecao brasileira.

      Se fosse pra alguem sair deveria ser o Chaves, que nao eh ruim, mas o Frazan e o Reginaldo mostraram ser superiores a ele, pelo menos nos jogos que atuaram.

  • Davi Carvalho

    Torcida dos mulambos enchendo o Maracanã, público grande.
    Amanhã provavelmente uns 5 ou 6 mil.
    Triste.

    • Gilberto Cabral

      Além do fator tamanho da torcida compare os elencos e veja se o nosso é atrativo. Nos últimos anos vitoriosos, gostem ou não, quem levava a torcida era o Fred, Deco, Conca e outros Se começarmos a ganhar e tivermos boas apresentações (acho difícil com esta zaga e goleiro) atitudes corretas da direção e comissão técnica, mesmo com um elenco sem estrelas, a torcida volta.

      • Davi Carvalho

        Em 10 e 12, timaços da unimed e público pífio, 15 mil de média.
        Meu caro, torcida do fRamengo sempre foi maior e isso nunca impediu de enchermos o maracanã, temos que parar de dar desculpas e apoiar também, nem sempre dá pra ir, mas nossa torcida parece que sumiu ou só quer ir na boa.

        • Gilberto Cabral

          Nestes anos ficamos boa parte sem Maracanã. O que enche estádios são ídolos, bom futebol e vitórias convincentes e isto nós não temos atualmente. Mas, se jogarmos bem e vencermos, mesmo sem ídolos, com toda certeza a torcida retorna. ST

    • COSTA

      Com esse presidente e esse pensamento ainda e muito infelizmente

  • Jorge Eduardo

    Querem continuar contratando jogadores de times pequenos e vendendo os melhores que tivermos por bem menos que valem e se tudo der certo até o término do mandato acabar com o nosso time de futebol.

    Estamos cada vez mais endividados e ninguém entende como depois de 7 anos de “saneamento financeiro” e utilizando as práticas mais modernas de “governança” continuam nos levando pro fundo do poço.

    • Leonardo Barbosa

      “Compliance”.

      • Jorge Eduardo

        Acho que é exatamente o contrário… not compliant com o que prometeram.

  • Aluisio Silva

    Cláudio… não é por aí.
    Quem acompanha futebol sabe como as coisas funcionam. Pessoal planta notícias com segundas intenções. Coisa de empresário ou até do jogador.
    O ponto não é esse, mas a credibilidade desta administração.
    O caso de Ayrton pode ser mentira, plantado. Mas analise o histórico recente e verá que tivemos situações mais absurdas ainda.
    Não vou listar, porque você sabe.

    A questão é cristalina: para onde esta administração pretende levar o clube?
    Face aos absurdos cometidos e a total falta de transparência, eu, da minha parte, não consigo concluir por incompetência.
    Não consigo conceber tanta ingenuidade. Tanta tolice.

    Me espanta o silêncio do torcedor. Sim. Silêncio. Porque essa meia dúzia que vem piar aqui não consegue mover nada. Não estou falando da “oposição”, mas do torcedor que deveria zelar pelo clube, aqueles que acompanham de perto e têm condições de gritar e serem ouvidos. Entendeu? Eles estão em silêncio. Passivos? Ou participantes?

    Temo pelo Flu. Sinceramente. Tenho motivos para isso.

    Parece que vai voltar a ser um clube para a elite. Só.

    • COSTA

      Interessante ele só falou do que interessava a visão dele, não falou do restante da snslisecwue ele fez dobrebo nosso momento, patético.

  • COSTA

    So sobrarsm 2, cada vez falando mais bobagens.

    • Rafael Pottes

      Me dou ao direito de discordar d vcs, mas quem quer discutir sendo massacrado?
      Sou defensor de varias decisões da diretoria atual é crítico de outras…
      adoraria um papo sem essa polarização bem x mal q vivemos aqui…

      ST e partindo pro maraca

      • COSTA

        Rafael até 2015 eu achava que o PETER, o MITO estava fazendo uma boa administração e qual não foi minha surpresa com os desmandos por ele praticados e “”ESTRANHIOS””” a saber:
        Consorcio Maracanã , contrato era bom, alterou porque.
        Rebaixado em 2014, não fosse a lambança da Portuguesa.
        Doação do Biro Biro para a China.
        Contratação de D Souza e doação ao Sport
        Contratações por valores super faturados de Henrique, Marquinhis, etc..
        Salários de 1a para jogadores de 3a qualidade arrebentando com as finanças do clube, e pior teve as contas aprovadas , inclusive por indicação do Pres do Conselho Fiscal que é o atual presidente do FLU , ABAD.
        E pior eu achava que administração dele era boa tanto que torci pela Vitória do ABAD, apesar da admiração pelo Celso Barros (UNIMED , bons tempos) mas achando que ele Celso iria nos levar a falência como fez com a UNIMED.
        Quando o ABAD ganhou graças ao estelionato eleitoral feito pelo PETER dizendo que as contas estavam saneadas, grande MENTIRA como se viu, esperava tempos melhores e o que vimos promessas feitas e não cumpridas, venda do Richarldson por preço irrisório e a contratação duvidosa e r “””estranha””” do ROBINHO 7M, note que o clube não contratou .mais ninguém, vc não acha estranho, porque só o ROBINHO (parceria com o ATIBAIA ou o que???), com isso não pagou salários e perdeu Scarpa, e as dispensas , desgaste moral muito grande, o caso D. Souza foi outra vergonha, , a demissão do P Antonio, e acho que contrataram um gerente para administrar o Centro Treinamento, logicamente pago.
        Varias contratacoes de PJs caras e só ler o que comentsm, quanto ao time , esta ate melhor do que as minhas expectativas, ainda bem, mas esorro que ate o fnal de 2019 eles melhorem a sua administracao
        Saudações , mas respeito as opiniões em contrário e espero que eles acertem

  • Alexandre MPS

    A venda do Biro-Biro para a China, nos moldes que era anunciada, parecia um tremendo “fake news”. Vimos no que deu. Por isso sempre fico atrás com as notícias de venda de jogadores do Flu, apesar de sempre filtrar o que é publicado.

  • Eduardo

    Abel, no jogo contra o Corinthians voce matou o time quando tirou o Pedro e colocou o novo centroavante, agenciado pelo Fabio. Infelizmente a bola puniu.

    O Pedro, que demorou 1 ano pra aprender a jogar no profissional, nao estava mal. Tenho certeza que o seu Centefo querido deve ser excelente jogador. Mas veio da Praia do Forte. Deixa ele se acostumar primeiro.

    FOCO NAS SUBSTITUICOES ABEL!
    PRECISAMOS EVOLUIR NESSE ASPECTO!

  • vivianne

    A solução agora é esquecer q Abad existe, o q não é muito difícil pela nulidade q ele representa, temos q pensar no time, apoiar porque acima de toda essa sujeira q existe internamente, somos tricolores, e somente apoiando podemos salvar nosso time, então hoje será uma ótima oportunidade para vencermos, poderia dizer q a vitória era certa, mas como temos gum e Renato chaves tudo pode acontecer.
    Mas vamos lá fluzão, dá pra ganhar, não vejo a hora dos 46 pontos.

  • Flavio Chammas

    Senhores

    Temos agora um queridinho da mídia, que ganha dois, três jogos, e já virou uma mistura de Guardiola/Mourinho/Fergusson.

    Deve ser gênio o Fernando Diniz(diga alguma coisa que ele já ganhou, a não ser inventar em times pequenos, de empresários, SEM NENHUMA RESPONSABILIDADE , SEQUER COBRANÇA).

    Mais gênio ainda, pois conseguiu transformar a baba do AParanaense em time espetacular, em poucos meses, devia ir para o lugar do Tite.

    A mídia adora “inventar” gênios, vamos ver quanto dura.

    Engraçado que o esquema é 352(pelo menos na escalação), e o Abel é anta.

    Tem especialista aqui dizendo que é muito melhor que o nosso “timinho”, vejam os “craques”:

    Santos; Pavez, Paulo André e Thiago Heleno; Rossetto, Camacho, Lucho (Jonathan) e Carleto; Nikão, Guilherme e Pablo.

    Paulo André, Thiago Heleno, Carleto, Jonathan, Guilherme, Nikao, só para especialistas mesmo enxergarem alguma coisa.

    Hoje tem jogo, A BENÇÃO JOÃO DE DEUS.

  • Sergio Binda

    Está deprimente assistir jogos do Flu nos domingos a tarde.

    Este Gilberto deveria ser multado em 20 por cento de seus vencimentos pelo que fez hoje.

    Uma semana treinando (não sei se efetivamente fazemos isto, mas pelo menos em teoria deveríamos treinar) pra ver isto!!!

    Acho que a estratégia da Flusocio e do Abad é nos rebaixar este ano para equilibrar as finanças no ano que vem. Puta boa ideia hein ….

    ST

  • Flavio Chammas

    SENHORES

    PARA DESGOSTO DOS “ESPECIALISTAS”

    COM GARRA E COM RAÇA, COM MENOS UM DESDE 15M.

    IMAGINO SE OS NOSSOS “PEREBAS” MELHORAREM UM POUCO.

    NÃO FALTA VONTADE, PARABÉNS.

    OBRIGADO JOÃO DE DEUS

    • luiz

      Esse cara pensa que torcemos contra. Realmente o problema dele é muito sério.

  • vivianne

    Vitória fantástica, hoje o time se superou o Abel fez substituições certas e tenho q ser justa, partida fantástica do gum(o q não muda minha opinião dele), mas tenho q admitir quando faz o certo.
    Ao contrário dos ufanistas e bajuladores aqueles q fingem não ver as aberrações desta gestão q comemoram até viajem do presidente a Eslováquia, sei reconhecer quando a equipe vai bem, hoje foi heroico, faltam 43 pontos esse é objetivo, até 2020 é isso q temos!

  • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    Vitória heroica e na garra !! Espírito guerreiro !! Valeu Fluzão !!

  • Rodrigo Costa

    Hoje foi o verdadeiro time de guerreiros que entrou em campo. Jogadores bem limitados, mas dando a vida em campo. Até o omisso Sornoza resolveu correr hoje. Gum, soberano por cima e por baixo. Parece que estamos aprendendo com os erros. Hoje, não levamos gols nos minutos finais, e olha que foram uns 10 “minutos finais”.

  • José Alberto Bernardes

    Bela Vitória…Muita raça!Fiquei feliz hoje…Parabéns a garotada!Excelente resultado!

  • cydar60

    Vitória heróica do FLUZÃO!
    Hoje foi de arrebentar o coração(resistiu bem) e mostrar que o clube que eu aprendi a amar desde 1957 continua em fulgurante existência.
    Falaram mal,a semana inteira,do Gum ,do Frazan e do R.Chaves mas eles tiveram uma atuação impecável.Devem ter saido com dor de cabeça pela quantidade de cruzamentos do time do Cruzeiro(foi a única tática deles).Nesse quesito de tática o nosso treinador é muito melhor do que o deles.
    Se o Pablo Diego tivesse entrado menos afobado poderíamos ter feito o segundo em contra ataque desperdiçado.M.Junior também errou um passe crucial em outro contra ataque.
    Vencemos e mostramos para todos os abutres e cassandras que ESTAMOS VIVOS.
    Gostaria também de lembrar a heróica vitória sobre o Vasco,ontem, por 5X3,em pleno S.Jánuário, com também um jogador a menos desde o início do 2º tempo e com gozação no final muito mal recebida pelos jogadores e torcedores daquela porcaria da colina.
    FORÇA FLUZÃO!
    ST

    • Flavio Chammas

      “Especialistas tristes”, mas não ligue para eles.

      Mesmo tentando(mal) elogiar, só veem defeitos.

      • luiz

        A coisa é séria mesmo….

        • Aluisio Silva

          ele não consegue se conter… um porre, sempre foi assim
          barra de rolagem nesse copista!

        • COSTA

          Tá ficando doente

    • Filipe Seixas

      Time de guerreiro! Vamos caminhando com esse espírito que chegaremos longe! Se a torcida apoiar…
      Eu realmente acredito que iremos beliscar as fases finais da Sula; no brasileiro, tentaremos uma libertadores.

      ST

      • COSTA

        Otimismo fantastico

    • COSTA

      Porque não comemorar a Vitória do time sem s necessida de xingar e criar atrito com os demais partiplcipantes do blog

    • Mauro Carvalho – SP

      Porcaria da colina é uma ótima definição.
      Os caras não sabem perder para nós…melhor se acostumarem, um dia volta.

  • Aluisio Silva

    barra de rolagem nesse cara!
    insuportável! dá náuseas, se acha acima dos outros, dono da verdade!

  • Marco Bhering

    No sufoco e na raça, pelo menos temos um time comprometido.
    Tá começando a dar gosto de ver esse moleque Pedro, crescendo muito jogo a jogo.. hoje fazendo a parede e segurando a marcação de ninguém menos que Dedé.. o gol foi de queixo mas que dominada foi aquela depois no meio?
    Enquanto ao Gilberto, entrada criminosa, multa e que pegue um longo gancho, e quando voltar banco.. é o mínimo.

  • Sergio Binda

    Foi um grande resultado, mas não retiro meus comentários que fiz no intervalo. Hoje, diferentemente de outros jogos, a sorte sorriu para nós.

    Voltamos a dar mole nos minutos finais em nosso miolo de zaga, apesar da atuação soberba do Gum, que junto com Pedro, Richard e Júlio César nos proporcionaram o sucesso no jogo de hoje.

    Pablo Dyego entrou mal, Sornoza pode jogar melhor, Jadson caiu de produção enormemente e Ayrton Lucas talvez tenha feito sua pior partida. Provável efeito do noticiado no site portuga “ora bolas” e amplamente repercutido na nossa mídia tricolor. Famoso fogo amigo…

    Multa no Gilberto.

    ST

    • Davi Carvalho

      Culpa do Gilberto, com 11 em campo estávamos até melhor que eles, aí esse bucéfalo faz aquela merda e a gente acaba esmagado no nosso próprio campo, sorte que hoje acertamos na marcação.

  • Fernando Bastos

    Esperando divulgação da multa a ser aplicada ao Gilberto. Time compacto e hoje não desconcentrou. Vamos evoluindo. Sou otimista. ST

  • Rafael Pottes

    Tomara q a torcida compre a briga desse time q, hj, foi muito Guerreiro.
    JC, Os 3 da zaga, Richard, Sornoza e Pedro muito bem. Gum o melhor!!!
    Me impressiona como cai o futebol do Jadson com gramados um pouco piores como o atual do Maracanã. Acho q a concorrenciais posição será bem vinda.
    3 pontos fantásticos, contra td e todos
    Gilberto, punição interna, jogar p galera só faz perder o grupo. Q devolva a merda q fez hj com boas atuações.
    ST

    • COSTA

      Até que enfim uma boa Vitória faltam 43 pontos.

  • Sergio Binda

    Não é aceitável o que o Gilberto fez. Mesmo que haja problema entre os dois desde a época do Botafogo, que se acertem fora de campo.

    ST

  • Eduardo Gorges

    SENSACIONAL ganhar dos velhos fregueses! Não foi 6 como no Mineirão, mas foi com 1 a menos depois de trocentos minutos de acréscimo.

    Hoje, com a leiteria do Castilho, podia dar mais um 3o tempo inteiro que não entraria.

    Julio Cesar, quando não foi perfeito, a trave ou o Gum salvaram. Nota 9
    Gilberto, expulsão infantil, nota ZERO
    Renato Chaves, salvou 1.500 cruzamentos
    Gum, o guerreiro! Nota 9
    Frazan, ganhou as batalhas até com Dedé
    Ayrton, pior partida pelo Flu
    Richard, muito sozinho no miolo central
    Sornoza, muito novo para andar tanto em campo
    MJunior, correu
    Pablo Dyego, horrível. Fez o Abel se arrepender de colocá-lo em campo
    Pedro, brigou com todo mundo, inclusive com a bola, fechou o olho, levou uma bolada na cara e fez…o gol da bochecha

    Tinha mais um sumido. Ah, o Jadson de novo.

    Abel, Caracas, não dá para tentar fechar, não? Demos sorte com bola na trave e chute na pequena área. O time não protege a defesa.

  • Eduardo Gorges

    Será que poderiam publicar um post antes de cada jogo? É pedir muito?

  • Rodrigo

    Ninguém discute a raça desses caras, realmente o time corre e sua sangue. Mas isso é o mínimo.
    O q se cobra aqui é tática, planejamento, reforços.

    A vitória de hj se deve à raça e tbm à sorte.
    Tivesse aquela bola do Arrascaeta entrado aos 50 do seg tempo estaria todo mundo aqui lamentando.

    Logo, não é pq vencemos q vou achar q está tudo mil maravilhas.
    O Gilberto merece ser multado.
    O Abel mais uma vez mexeu mal
    E o time segue muito desprotegido, toma pressão em todo fim de jogo, a diferença é q hj a bola não entrou.

    Faltam 42 pontos.

    Ninguém torce aqui CONTRA o Fluminense. A diferença é q tem uns q pensam grande e outros q se contentam com migalhas.

    Cada um vê o tamanho do Fluminense q lhe convém.

    O MEU Fluminense é time grande, q enche estádio e disputa título. Enquanto não tive-lo de volta, vou cobrar e não estarei satisfeito.

    • Jorge Eduardo

      Perfeito. Assino embaixo. Apoiar o time a gente vai apoiar sempre, vestiu a camisa do Fluminense e entrou em campo e se esforçou… agora vamos cobrar da direção que forme um time para disputar títulos, esse por mais que corram dificilmente conseguirá, mas o time de 2009 começou desacreditado e mesmo com poucos recursos foi praticamente o mesmo time que se tornou multicampeão. Que a diretoria não atrapalhe, mantenha os melhores, reforce as posições carentes e mantenha os salários em dia… quer economizar pode começar a dispensar esse monte de PJ que até agora não fez nada de positivo, abandona o projeto Samorin e se livra de alguns desses mais de 130 jogadores que temos sob contrato.

  • Davi Carvalho

    Vitória fodaça, time venceu colocando a piroca em cima da mesa.
    Não dá pra fazer uma análise melhor por culpa da expulsão do Gilberto, que fez um merdaço em campo, o time até tava indo bem até esse bucéfalo fazer essa merda.
    Fechamos e dessa vez a defesa não falhou, estava no maracanã e torci pra caralho, os 10 mil guerreiros nas arquibancadas apoiaram o tempo todo, geral de parabéns.
    Uma pena que domingo vou estar de plantão e não poderei ir, mas se desse abriria uma brecha, principalmente porque o Abad já falou que pode fazer promoção.
    Domingo deve encher.

  • Mauro Carvalho – SP

    Gum hoje foi perfeito em campo. Chuveirinho na área é com ele.
    O Frazan queimou nossa língua, também esteve muito bem.
    Renato Chaves, bem.

    Abel – o Renato Chaves, quando muito é zagueiro , não inventa de colocar ele para a lateral que o baile é certo !!

    Pedro incomodou os caras e jogou bem, vem ganhando confiança.

    Gilberto – como pode fazer aquilo?

    O próximo é contra o SPFC. Vamos de Léo na lateral direita, porque o Gilberto resolveu fazer aquela cagada.

    Multa nele é pouco!

    • Flavio Chammas

      Ele só pode ser descerebrado para fazer o que fez.

      • Mauro Carvalho – SP

        Não é profissional mesmo!

  • Mauro Carvalho – SP
  • Claudio Souza

    É preciso ser babaca elevado à potência infinita pra ficar apontando defeitinhos depois de uma vitória espetacular como a de hoje.

    Se você, otário de marca maior, infeliz de carteirinha, não tem o mínimo de riqueza de espírito pra se permitir deixar levar por um momento mágico como foi a batalha heróica pela vitória de hoje (coisa rara nos últimos tristes anos) que ao menos feche essa matraca imunda e nos poupe do seu fel, pessoa nefasta.

    O FLUMINENSE VIVE, APESAR DOS MERDAS QUE O TENTAM DETONAR LÁ DENTRO E AQUI FORA!!!!

    ST

    • Flavio Chammas

      Especialistas, é o que eles acham que são.

    • Filipe Seixas

      Minhas reflexões no futebol, no papel de torcedor, são abstratas! Comemoro muito uma vitória como essa e, continuo achando, vamos beliscar as fases finais da SULA!

  • luiz

    São uns doentes

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    O esforço dos participantes do novo programa do Milton Neves (como era outro parei para ver se tinha alguma seriedade) para esconder a heroica e gigantesca vitória do Fluminense foi comovente: durante uns 15 minutos que seriam de e´paço para o que aconteceu na partida passaram o tempo falando do Palmeiras e que o Cruzeiro iria se reabilitar. Praticamente não tocaram no nome do Fluminense, no jogo e nem disseram que o time jogou com menos 1 desde os 15 minutos iniciais e quem fez o gol. Denilson, que papel desagradável você fez!

    • Flavio Chammas

      Paulistas capitaneados pelo babaca nominado, não pode dar coisa pior.

      O horário é dele , comprado, então só sai o que ele determina.

      • Alexandre Magno Barreto Berwan

        Programa vomitável!

        • Sergio Binda

          Não devemos dar audiência para um bosta destes. Mesmo em São Paulo é tido como um jornalista de quinta categoria. Audiência baixíssima. O mesmo em relação ao tal de Flávio Prado. Já morreram e não sabem.

          ST

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    O time do Fluminense mostrou (mais uma vez) que merece não apenas a nossa confiança, mas o nosso apoio.
    Já passou da hora da Torcida Tricolor voltar ao Maracanã.
    Não foi ainda?
    Vá domingo contra o São Paulo e leve um amigo!

    http://www.fimdejogo.com.br/blog/2018/04/22/brasileirao-2018-fluminense-1-x-0-cruzeiro/

    • Flavio Chammas

      É isso que eles não entendem, eu sou FLUMINENSE, NÃO TENHO ÍDOLOS NEM APOIO NINGUÉM, E ME PERMITO COBRAR QUANDO ACHO QUE TENHO QUE FAZER.

      SÓ NÃO ACEITO MANTRA, RECLAMAR DE TUDO O TEMPO TODO.

      • Daniel o retorno

        mas vc nao ve nunca nada de errado. Ai fica dificil

    • vladimir costa silva

      Isso. Este time mesmo não sendo badalado pela própria torcida, joga no limite. Vale a pena ir ver os jogos não falta esforço e comprometimento.

  • COSTA

    Lamentável certas postagens com ódio de parte a parte mesmo depois de uma Vitória importante como a de ontem , o time jogou maravilhosamente , logico que não , mas foi heroico ao suportar a pressão por 75 minutos , de um time melhor tecnicamente, devido a um erro lamentável do Gilberto.
    Mas também acho que os participantes devem respeitar as opiniões um do outro, que é o mínimo que se pede em uma democracia, mas o que se ve, alguns participantes não aceitam as posições contrárias , achando que a sua, e só a sua está correta, e não aceitam o contraditório de forma alguma.
    Pior ainda é que ao serem contrariados, fazem birrinha e partem para xingamentos e ofensas, criando um clima ruim no blog, pior é que parece que o moderador só censura nesse caso um dos lados.
    Vamos tentar melhorar o blog, respeitando a opinião do vizinho sem deboche.

    • Luiz

      Perfeito seu comentário

    • Rafael Pottes

      Só uma correção… foram 85 minutos por tivemos 10’ de acréscimo no total….
      Parabéns pelo texto, afinal, mesmo divergindo, estamos todos no mesmo barco.
      Q essa vitória nos aproxime

  • Claudio Souza

    Leia direitinho e você encontrará.

    ST

    • Luiz

      Parece que todo mundo esqueceu a humilhação diante do avai

    • Flavio Chammas

      Eles não sabem o que é “vestir a carapuça”, agora querem posar de “bonzinhos”.

      Sou poliana, puxa saco, e eles não podem ser “especialistas”?

      Debato com fatos, argumentos, não tenho ideologia, SOU FLUMINENSE, E ENTROU EM CAMPO COM A CAMISA TRICOLOR, PARA MIM VIRA CRAQUE.

      Eles tem que saber que eleição só em 2019, até lá é assim que vamos, e se para”curar a doença”( desmandos financeiros e não foi só do Peter), tem que “doer”(cortar na carne, ter time modesto mas pagando em dia), eu tomo o”remédio” junto.

      Apoio a luta de todos os dirigentes sérios, e até prova em contrário (caso Peter, que deixou “esqueleto enorme”) vou acreditar neles.

  • Flavio Chammas
  • COSTA

    Eu tambem , nao entenda como critica negativa, mas acho o time fraco, a nao ser que venham reforços de qualidade.
    Saudações tricolores

  • Valmir Carvalho da Silva

    Vitória com cara do Fluzão. Guerreira. Com um jogador a menos e contra uma arbitragem paulista totalmente parcial. A expulsão foi justa, mas as faltas do Dedé passavam despercebidas, além de inacreditáveis 8 minutos de acréscimos.
    Esse time, apesar das limitações, honra a nossa armadura.

  • Claudio Souza

    E o ponteiro do babacômetro continua lá no vermelho…

    ST

  • Sergio Binda

    Quero ver se quando nós estivermos precisando chegar em um resultado, a ratazana que estiver apitando nosso jogo acrescentará 8 ou 10 minutos no segundo tempo. Ontem foram 8 no segundo tempo e 2 no primeiro, totalizando 10 minutos de acréscimos…

    Indiscutível a expulsão do Gilberto. Foi o primeiro carrinho na cabeça de um adversário que vi na minha longa jornada de torcedor. Por outro lado houve uma total falta de critério daquele inseto de apito. O Dedé era pra ter sido expulso com dois amarelos, assim como aquele lateral esquerdo que só no primeiro tempo matou dois contra ataques nossos com puxões e gravatas após ter perdido a bola no campo de defesa do Flu.

    Como falei, estou muito feliz com a vitória, mas precisamos urgentemente trabalhar contra ataques pois desde o carioca desperdiçamos oportunidades de matar os jogos por não sabermos o que fazer com a bola de uma maneira estruturada quando a recuperamos e o adversário está aberto na defesa. Mas para Isto precisa – se de treinamento. Se o Abel quiser ter uma ideia de como fazer, basta ver o gol do Emerson contra o Goias no Serra Dourado – Brasileiro 2010.

    Não temos mais o Mariano (não entendo como não entra no radar do Tite), mas o Ayrton Lucas tem todas as condições de exercer o papel de levar a bola em velocidade, ou o Marcos Junior ou o Pablo Dyego…

    ST

    • Claudio Souza

      Não temos atacante de velocidade e nosso meio também não é veloz.

      Acho que o problema é menos de treinamento que de caracteristicas e qualidades dos nossos jogadores.

      Esse Dodi, se conseguir fazer no Fluminense o que mostra o vídeo de seus melhores momentos, pode melhorar muito esse aspecto.

      ST

      • Sergio Binda

        Claudio,

        Acho que é uma questão de posicionamento quando somos atacados. Vejo no Ayrton Lucas, no Marco Junior, no Jadson e no Pablo Dyego estas características, sendo que os três últimos seriam sprints de no máximo a partir da linha do meio de campo (veja o gol do MJ na final da primeira Liga 2016 ou o do Jadson contra o Botafogo).

        Precisamos agregar isto ao nosso jogo para sairmos de situações de sufoco.

        ST

    • Mauro Carvalho – SP

      Só para contrariar, o juiz do jogo Sport e Botafogo hoje deu 8 minutos de acréscimo e o Botafogo empatou aos 47…

      • Sergio Binda

        kkkkkkkkkkkk… vamos ver se vai ser sempre assim a partir de agora….

  • Mauro Carvalho – SP

    E aí diretoria, vai ficar por isso mesmo?

    No mínimo um afastamento desse imbecil do programa, que deve ser peixe de alguém.

    Somos a Geni do futebol……triste

    https://explosaotricolor.com.br/apresentador-do-sportv-provoca-o-fluminense-e-irrita-torcedores-tricolores/

    • Aluisio Silva

      essa falta de respeito não supera o microfone da globo no meio da torcida da chapecó, em edson passos
      aquilo foi insuperável
      a maior parte do jogo ouvindo os torcedores adversários, ao fundo

      • Rafael Pottes

        Questão tb de jogarmos juntos e quebrarmos essa m qdo fizerem
        Kkkkkk

    • Rafael Pottes

      Mauro, não percebe q é exatamente isso q eles querem? Afastar a união da torcida e equipe q surgiu ontem no estádio…
      Não acho q a direção deva exigir nada da Grobo, mas acho q deveria usar isso e uma puta promoção pro próximo jogo criticando ironicamente todo mundo q tb tem q pagar…
      Podia fazer uma campanha é citar pelo menos 1 time por dia q deva uma série B

      • Sergio Binda

        Concordo… até porquê a menina do programa já deu uma chamada nele e a reação dos tricolores foi imediata.

        Uma coisa que já está ficando de modê é este negócio de pagar a série B. Até porquê o que aconteceu em 2013 foi o cumprimento da lei, algo até então muito difícil no Brasil e que bem ou mal vem sendo potencializado pela lava jato.

        ST

  • Luiz

    O torcedor de gestão fala em time modesto com salários em dia,na série b tem times modestos com salário em dia ,mais estão na série b
    Ele fala em apoiar dirigentes sérios ,sérios como nosso presidente o time precisando de reforços e ele no shopping trocando figurinhas da copa

  • Rafael Pottes

    Eu tb não gosto do trabalho tático do Abel, inicialmente nem queria sua continuidade. No entanto tem o mérito de ter definido um esquema a ser utilizado e ajudado na formação de um elenco limitado porém homogêneo, coisa q não tínhamos há anos. Meu maior elogio a ele é a capacidade de distanciar o elenco das brigas políticas, junto ao Autuori e a um vice q, 🙏🏻🙏🏻, não tem vontade de aparecer pois provavelmente não tem aspirações futuras como tantos outros q vimos.
    Me irrita frequentemente suas teimosias e leituras erradas, mas num todo, não sei se estaríamos melhores com outro. Respeito a decisão da diretoria em mantê-lo, talvez eu tivesse feito o mesmo.
    ST

  • Mauro Carvalho – SP
    • Davi Carvalho

      Que réplica do Pedro!!!kkkkkkkkkkkkkkkk…

      • Mauro Carvalho – SP

        Devolveu bem !!! kkkk

  • COSTA

    Concordo eu já não assisto nada da REDE GLOBO, inclusive SORTV, só em último caso, qdo não há nenhuma emissora transmitindo um evento esportivo semelhante.

  • Paulo Cavalheiro

    André Pereira, o Pedro vai te pegar !! Hehehehhehehe !!

  • Paulo Cavalheiro

    E as DF_2017, nada !! Eita maquiagem sacana !! Vinte e três dias de atraso !!

    Transparência zero da gestão, as DF são simplesmente “demonstrar” o ano contábil do clube, nada mais do que isto !!

    E temos CEO, CFO, 11 VPs, diretor de pegar o pão na padaria, diretor do parquinho, diretor da piscina, e por ai vai !! Todos regiamente muito bem remunerados.

    E não conseguem publicar as DFs, simplesmente incompetência ou ……………….!!

    Salientando, que as DFs dos últimos anos foram consistentemente “mentirosas” !! Fato.

  • Paulo Cavalheiro

    Começa a mostrar resultado o excelente trabalho do Leo Percovich no Sub 20.

    Profissional jovem com experiência na Premier Ligue, é disto que precisamos, inovação.

    Pensar fora da caixinha, disrupção, quebrar paradigmas, se não der certo, tentar novamente, o que não podemos é continuar a trabalhar no modelo arcaico do futebol brasileiro.

    • Claudio Souza

      FORA MARCELO TEIXEIRA!!! KKKKKK

      ST

    • Marcelo Fontoura

      Mas o Macula joga demais e ele não tem escalado… Opta por 3 volantes e muitas vezes não deixa o rapaz bem no banco. É o melhor dos garotos.

      • Paulo Cavalheiro

        Marcelo, Macula é 2000, 17 anos, em formação, dos 17 jogos do FFC no Carioca, esteve em 12, e um suspenso.

        Na semi final contra o Resende entrou de titular e saiu no início do 2 tempo para a entrada do Leandro Spadacio. Não sei se saiu lesionado, pois da turma que está jogando, somente ele não esteve no jogo de sábado.

        Leo tem várias variáveis de sistema, joga de acordo com o adversário, e roda o time, e entramos contra o Mulato Véio num 4213, sendo que os dois volantes, Caio e Zé Ricardo, chegam constantemente no ataque e não são brucutus.

        Vejo hoje um sub 20 mais comprometido, taticamente e emocionalmente, lembrando que temos vários molekes com idade de sub 17.

  • Mauro Carvalho – SP

    BOA !!

  • Ricardo Ferreira

    NEEEEEEEEENNNNNNNNNNNNSSSSSSSS SSSSEEEEEEEEEE!!!

    Com um feriado de atraso…hehehe!

    Vitória heroica, sofrida, cardíaca. Que fase…

    Se nosso time não tivesse um baixíssimo aproveitamento em contra-ataques, poderia ter sido mais tranquilo.

    O Abeloide pançudo treina isto? Orienta os jogadores? Colocam tudo na
    conta do elenco. Mas e o Abelanta rodado pra karaio não tem nenhuma
    responsabilidade nisto?

    Ele é mestre em chamar os adversários pra cima da gente nos últimos 15 minutos dos jogos, com suas substituições equivocadas.

    O time não sabe até hoje segurar a bola no ataque. Acho que nem com 12 em campo.

    Vamulá contra os bambis!

    Esperança na garra do grupo. Confiança…pouquíssima.

  • Ricardo Ferreira

    Os inacreditáveis oito ( 8! ) minutos de prorrogação, dentro do Maracanã, inventados pelo soprador de apito, colocam bem em evidência nossa fragilidade institucional atual.

    Missão inadiável lutar contra este estado de coisas lamentável.

    Com todos os meios, de todos os modos possíveis.

    Levante a cabeça Fluminense!

  • COSTA

    Quem foi expulso ???

  • Rafael Pottes

    Perfeito
    Tem q trazer pro lado da brincadeira
    Bota uma tb c os escudos de quem não pagou a B

  • Valmir Carvalho da Silva

    Concordo contigo, Rogério. Todo ano é a mesma coisa Fla e Corinthians possuem uma tabela orquestrada. Enquanto o Flu, uma tabela para derrubar. Sem contar as arbitragens. Esse cara que deu inacreditáveis 8 minutos de acréscimo deixou bem claro a má fé.

    • Rogério Barbieri

      O mais incrível é o papel de “corno manso” que assumimos na novela da Rede Globo.

      A Rede Globo estabeleceu que quem reclama de juiz faz mimimi….

      Como o Flamengo não tem o que reclamar de juiz, o tal clube não precisa se preocupar em falar mal de juiz pois, quando um este comete um erro a própria Rede Globo, internamente e confidencialmente, manda a CBF interditar e sumir com o equivocado.

      Vivendo um mundo de farsas para fingir que está tudo bem, tudo tranquilo e sob controle.

      Puxa vida, o Fluminense deveria abrir um canal para capturar as indicações dos prejuízos em campo.

      Assim, eu, tu, ele, nós, vós e eles poderiam inserir uma reclamação, tipo:
      Jogo Fla x Flu 2017 – Final do Campeonato Carioca 2017

      Registro 1 – 38 minutos 2o. tempo – Rogério Barbieri – Rever fez falta clara sobre o Henrique. Juiz comemorou o gol do Flamengo. Absurdo.

      Registro 2 – 38 minutos 2o. tempo – Paulo Cavalheiro – Pelo amor de Deus, como pode isso. O Henrique foi empurrado pelo Rever.

      Registro 1.980 – 38 minutos 2o. tempo – Danilo Félix – O juiz deixou de marcar a falta e ainda comemorou o gol do Flamengo depois de uma clamorosa do Rever. Fica difícil ser campeão assim.

      Enfim, com os registros o clube faria a verificação do lance e criar uma base de dados para poder expor no site os lances em que fomos prejudicados pela arbitragem.

      O Fluminense vem sendo sistematicamente prejudicado. Em mais de 80% dos jogos o Fluminense é prejudicado.

      Temos que expor de forma organizada para não sermos oprimidos pela imprensa querendo nos chamar de mimimi….ao verem o levantamento eles terão que reconhecer os fatos.

  • Daniel o retorno

    O time esta com um bom padrao de jogo. Méritos ao Abel (burro com sorte). Jogadores desacreditados estão operados estão operando verdadeiros milagres

    Infelizmente, entramos no campeonato para ganharmos 46 ou 47 pontos.

  • Eric Mesquita

    Fico impressionado como fazem de tudo para afastar a torcida e principalmente as crianças (futuros torcedores engajados) do Maracanâ!!!!
    Primeiro tiram o acesso das crianças ao setor sul (local de tradicional concentração das TO’s, onde o verdadeiro torcedor vai para jogar junto, vibrar, xingar, sofrer, cantar, etc.. enfim onde se cria novos torcedores apaixonados).
    Agora inventaram que a gratuidade deve ser retirada um dia antes (ISSO MESMO, UM DIA ANTES?!!!!), cara que absurdo é esse? quem tem tempo para isso????
    Eu virei sócio futebol para além de ajudar o clube que amo, ter facilidade e evitar filas e deslocamentos antes dos jogos. Mas e meus filhos (2 com menos de 12 anos) que tem direitos a gratuidade???? Terei eu que me deslocar um dia antes do jogo para providenciar o acesso deles??? Mas aí não faz mais sentido em ser sócio futebol….
    Em resumo, pensando seriamente em cancelar o meu plano de sócio! Já o tenho mantido mais por querer ajudar o clube, não tenho ido mais aos jogos, mas quando penso em ir me deparo com essa NOVA situação. TRISTE, já não está fácil arrumar inventivo para ir aos jogos e ainda tentam te desanimar de vez.
    ST4!

    • Valmir Carvalho da Silva

      Realmente a sua reclamação procede, amigo. Mas conclamo a não sair de sócio. O Fluminense somos todos nós.

    • Delley

      Amigo, também acho um absurdo, porém esta “invenção” não partiu do Fluminense, veja:

      “Durante muito tempo a gratuidade no Maracanã era liberada no dia da partida, diretamente no acesso ao setor. Não era necessário fazer retirada de ingresso. No entanto, em 2018, desde a final do Campeonato Carioca, o processo de distribuição de gratuidade foi modificado.

      A alteração não foi determinada pelos clubes e sim pela Federação Carioca junto com os órgãos de segurança.

      Não haverá troca de ingressos para gratuidades no dia da partida. Eles serão nominais e intransferíveis.”

      http://www.fferj.com.br/Noticias

      ST

    • Rodrigo

      Ouvi isso qdo tava na fila do Maracanã e não acreditei. Q bizarro. Fazem tudo pra complicar a presença de crianças tricolores, que já não são muitas, no estádio.
      Mas isso eu quero acreditar q seja coisa do maldito consórcio e não de Abad e cia.

    • Delley

      Amigo, isto não é exigência do Fluminense, é uma determinação da Ferj, veja:

      “Durante muito tempo a gratuidade no Maracanã era liberada no dia da partida, diretamente no acesso ao setor. Não era necessário fazer retirada de ingresso. No entanto, em 2018, desde a final do Campeonato Carioca, o processo de distribuição de gratuidade foi modificado.
      A alteração não foi determinada pelos clubes e sim pela Federação Carioca junto com os órgãos de segurança.
      A alteração não foi determinada pelos clubes e sim pela Federação Carioca junto com os órgãos de segurança.”
      ST

      • Valmir Carvalho da Silva

        Caramba. Não sabia. Esses órgãos de segurança do Rio só inventam.

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    O que mais interessa:

    Fluminense x São Paulo: sócios com descontos de 20% a 100%
    Ingressos à venda com novidade para sócios do plano Guerreiro:

    http://www.fluminense.com.br/noticia/fluminense-x-sao-paulo-socios-com-descontos-de-20-a-100

    NÃO DEIXEM PARA COMPRAR OS INGRESSOS EM CIMA DA HORA: EVITEM FILAS!

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    ESSA RESPOSTA PARA O CARTOLOUCO FOI PERFEITA:

    https://twitter.com/twitter/statuses/988802372100075520

  • Claudio Souza

    Esse não joga nada, mesmo. Espero que seus salários, ainda que baixos, estejam sendo bancados pelos clubes aos quais tem sido emprestados.

    ST

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Através de texto, torcedor do Fluminense faz convite a Lucas Strabko.

    https://explosaotricolor.com.br/convite-a-sr-lucas-strabko/

    • Flavio Chammas

      Estamos dando ibope demais a um ilustre quem?

      Cartolouco? O apelido já diz, e na zoeira como ele disse, seu nome mostra que ele não enxerga: Strabko (lendo em portugues ESTRÁBICO, é só ver no Aurelio

  • Flavio Chammas

    Senhores

    Até a “paulistada” da ESPN acha babaquice a “patrulha”:

    “Jornalista critica “patrulheiros” por pegarem no pé de Pedro Abad em episódio de troca de figurinhas da Copa do Mundo

    No último sábado, uma imagem do presidente Pedro Abad trocando figurinhas da Copa do Mundo em um shopping da zona oeste do Rio de Janeiro viralizou nas redes sociais e causou diversas discussões entre os torcedores tricolores.

    Nesta terça-feira, o jornalista Mauro Cezar, da ESPN Brasil, utilizou sua conta pessoal do Twitter para criticar os torcedores tricolores.

    Segundo Mauro, o episódio sobre a troca de figurinhas não é o grande problema do Fluminense. Torcedor do Flamengo, o jornalista aproveitou a oportunidade para alfinetar a diretoria rubro-negra no final do seu comentário.

    Confira a íntegra do comentário e a imagem do presidente Pedro Abad trocando figurinha no shopping:
    Mauro Cezar

    @maurocezar
    Tricolores com raiva porque o @abadpresidente foi a um shopping trocar figurinhas do álbum da Copa do Mundo. Será que esses patrulheiros acreditam mesmo ser esse o problema do clube? Imagine se o Fluminense tivesse um dos maiores orçamentos do país e mesmo assim nada ganhasse…”

  • COSTA

    Robinho já vai embora do FLUMINENSE, verdade ou mentira , porque a diretoria não se manifesta quanto a veracidade das notícias publicadas, NA NOTFLU, de forma a evitar a um desgaste desnecessário.

  • Valmir Carvalho da Silva

    O vice da gama acaba de vender o Paulinho por 20 milhões de euros, cerca de 85 milhões de reais. Vale ressaltar que terão direito a cerca de 55 milhões, de acordo com percentual que possuem dos direitos federativos. O clube de São Januário vira e mexe tem sua água cortada por falta de pagamento, ou seja, está numa pindaíba igual o pior que a do Flu, mas nem por isso vende mal. A título de comparação o Richarlyson foi vendido por cerca de 40 milhões de reais e o Wendell por 30 milhões. Vamos esperar que o Flu não venda ninguém, a fim de não enfraquecer o time, entretanto caso seja estritamente necessário que pelo menos aprenda negociar decentemente. Abel inclusive mandou o recado.

  • Claudio Souza

    https://www.netflu.com.br/em-reuniao-do-conselho-teixeira-defende-samorin-e-expoe-dificuldades-da-base/

    Segundo o NotFlu, Marcelo Teixeira, “O Demônio de Xerém”, expôs o seguinte ao Conselho Deliberativo :

    – Por falta de recursos, os times de base do Fluminense não estão conseguindo participar de competições na Europa;

    – O Fluminense gasta 5 milhões a menos que o São Paulo, por ano, com as divisões de base;

    – Por ele, além do Samorim, teríamos um Fluminense B (o que pode acontecer quando a CBF criar o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, o que parece estar próximo de acontecer) e uma filial do Fluminense na Europa;

    – As divisões de base do Fluminense estão encolhendo.

    Deveríamos seguir logo o conselho dos “çábios” daqui :

    – Demitir Marcelo Teixeira e colocar alguém com pensamento bem pequenininho. Assim, não gastaríamos mais esse dinheiro “inútil” com divisões de base e Samorim;

    – Indo mais longe, acabar logo com essa “bobagem” de divisões de base, pegar os 23 milhões gastos anualmente com Samorim e Xerém, contratar uns dois veteranos despejados da Europa e finalmente dar à torcida os “ídolos de barro” que eles tanto anseiam (padrão Diego e Everton Ribeiro, na Carniça ou Conca manco);

    – Lançar o irresistível “Flu Caranguejo”, aquele que só anda pra trás.

    ST

    • Luiz

      Ter um dirigente como Marcelo Teixeira e andar pra trás meu caro

  • vivianne

    Não postaram o q eu escrevi só porque eu disse q o Abad poderia ficar no shopping trocando figurinha e renunciar a presidência do flu, com certeza lá ele seria mais útil.
    É disse Tb que o bacalhau vendeu um jogador por uma fortuna enquanto isso o Marcelo “manda email” Teixeira continua com seus papinhos de rolando lero, e até agora nenhuma explicação do caso Diego Souza.
    Reafirmo o q disse outro dia, o candidato q quiser o meu voto tem q primeiro se comprometer em demitir esse enrolador do flu.
    Dizer q investe menos q o São Paulo é mole, agora em relação aos nossos rivais locais?! Isso ele não fala!
    Esse aí é mais um padrão Flusócianos, só entende de planilha e projetor, porque provou q nem de e-mail ele entende!

    • COSTA

      Investe , mas também revela muito menos que o São Paulo, e atualmente a quantidade de revelaçoes da era MT é muito pouca , que eu saiba, Gerson e kennedy

    • Luiz

      Em torcedor de gestão que defende o Marcelo Teixeira com unhas e dentes

  • COSTA

    Contratação suspeita……… , time que não contrata ninguem na era ABAD, ( na era do MITO contratou vários ), não tinha dinheiro, porque contratou o ROBINHO 7M, parceria com o ATIBAIA

  • Claudio Souza

    Gerson

    Kennedy

    Marlon (zagueiro)

    Scarpa

    Wendell

    Douglas

    Ibanez

    Pedro

    Ayrton Lucas

    Calazans

    Matheus Alessandro

    Danielzinho

    Afora outros que estão a caminho e a gente nem sabe ainda…

    FORA MARCELO TEIXEIRA!!!!

    ST

    • Cezar Motta

      Ainda bem que o clube vai muito bem financeiramente, graças às vendas desses jogadores. Felizmente, também, todos permaneceram, tempo suficiente para dar bom retorno financeiro. O Fluminense é um modelo de administração, mas os inconformados de sempre não entendem isso! Ainda bem que o mês de março já foi pago!

  • Claudio Souza

    Me ajudem a montar a lista de jogadores de destaque revelados nas divisões de base pelos demais grandes do Brasil nos últimos 10 anos :

    Santos – Neymar

    Corinthians – Malcom (forçando a barra) e William

    São Paulo – Casemiro

    Palmeiras – Gabriel Jesus

    Carniça – Negueba Jr (kkkkkk)

    Botafogo – ?????

    Vasco – Felipe Coutinho (saiu com 16 anos, praticamente sem jogar) e agora a promessa Paulinho (sai com poucos jogos. A ver…)

    Cruzeiro – ?????

    Galinha Mineira – Bernard (forçando a barra)

    Grêmio – Douglas Costa, Luan e Arthur

    Internacional – ??????

    ST

  • Olimpio Muniz

    triste ver o Flu se “apequenando” ao tom de brigas políticas de grupos que querem a todo custo o poder.

    – Dirigentes com salários e dedicação EXCLUSIVA à administração do clube.

    – Profissionais com experiência em gestão, matriz de qualificação e grupo responsável por avaliação de cv(evitaria entrada do Diogo Bueno, que com todo respeito não tem aptidão para o cargo, ser filho de Julio Bueno não entraria na matriz de qualificação).

    Essas acima e tantas outras alterações simples que poderiam surtir tanto efeito em curto e médio prazo e parece que o tal poder está acima do Centenário Fluminense.