Nossa posição sobre as contas de 2016

contas

A Flusócio se reuniu em 17/05/2017, a fim de deliberar sobre o posicionamento dos conselheiros do grupo em relação às contas de 2016. As demonstrações financeiras são públicas e foram disponibilizadas no dia 28/4/2017 no site oficial do Fluminense. Elas apontaram um superávit de pouco mais de R$ 8 milhões no exercício.

Os presentes decidiram que o grupo votará pela aprovação das contas. Essa aprovação significa basicamente que há confiança na fidedignidade dos números e informações e que não foram identificadas irregularidades na condução do clube ao longo de 2016 como, por exemplo, gastos não autorizados pelo Conselho Deliberativo. Além disso, levam em conta os ativos deixados pela gestão anterior no patrimônio, tais como o Centro de Treinamentos, o Flu Samorim e as melhorias estruturais em Xerém, além dos muitos jovens talentos que hoje integram o elenco principal, a maioria com potencial de revenda.

Os debates, no entanto, foram muito mais amplos e abordaram importantes reflexões sobre o resultado financeiro do clube. Como resumido, de forma bastante clara e objetiva, na “Carta da Administração” que precede as demonstrações propriamente ditas, os superávits obtidos em 2015 e 2016 foram devidos a eventos extraordinários. Basicamente, ao efeito da adesão ao Profut, em 2015. E às luvas da Globo no em 2016. Sem esses eventos, o clube acumularia um déficit superior a R$ 90 milhões nesses 2 anos.

É claro que questões conjunturais como a crise econômica, que dificulta a obtenção de receitas com patrocínios, e a indisponibilidade do Maracanã, com o qual temos contrato longo, contribuíram para esse resultado. Porém, o principal fator foi o custo do departamento de futebol. A filosofia que norteou o planejamento e a condução das temporadas de 2015 e 2016 não foi compatível com a realidade de receitas ordinárias que se apresentou após a súbita saída do antigo parceiro. Para piorar, o custo subiu ainda mais em 2016 em função principalmente de reajustes automáticos nos contratos de jogadores firmados em 2014 e 2015, a percentuais devidos aos intermediários na cessão de jogadores, às mudanças de comissões técnicas e também às novas contratações.

Mais importante que criticar o passado é olhar para frente. E, nesse sentido, a Flusócio se vê plenamente representada na filosofia que vem norteando o futebol nesta temporada de 2017. Se a atual gestão se mantiver firme nessa filosofia, independente das naturais oscilações dos resultados de campo, temos a convicção que, juntamente com outras medidas, o cenário para 2018 será bem mais tranquilo que o apresentado para 2017.

48 Comentários em Nossa posição sobre as contas de 2016

  1. Nerval Antonio Goulart
    29 de maio de 2017 at 20:18 (2 anos ago)

    Muito Boa notícia! Se as contas do Peter foram aprovadas pelos Conselheiros do Clube é sinal de que tudo o que foi dito era intriga e que realmente o Presidente Peter em seus dois mandatos fez uma ótima gestão financeira e que portanto não teremos tantas dificuldades financeiras em contratar ao menos um bom goleiro; um bom zagueiro; e um bom atacante.
    Com esses três reforços acredito que nós torcedores que comparecemos aos estádios de futebol para apoiar o time teremos menos chances de passar o que sofremos no último sábado em São Januário, com uma derrota humilhante frente ao Vasco.
    Assim sendo, fica apenas a necessidade de chegar um bom patrocinador para que haja contratações em outras posições.

  2. Davi Carvalho
    29 de maio de 2017 at 20:40 (2 anos ago)

    Sobre seu último parágrafo, acho que temos que ir de Caixa mesmo, não é o ideal mas é o que tem, o mercado tá retraído, então não dá pra gastar tempo esperando muito. Até times que vivem situação melhor que a nossa recentemente usam a Caixa.
    Eu creio que com esse patrocínio, pelo menos dois caras bons podem vir.

  3. Davi Carvalho
    29 de maio de 2017 at 20:42 (2 anos ago)

    Pois é, a única alternativa no horizonte é a Caixa, então temos que aproveitar a oportunidade, se fechar com eles dá pra contratar pelo menos uns dois atletas bons, aí traz os 3 do Samorin que já qualifica mais o banco.

  4. Bruno Daumas
    29 de maio de 2017 at 21:36 (2 anos ago)

    E reforma das Laranjeiras com ampliação do estádio para 15 a 18 mil pessoas? Através de um crowfunding com a torcida que dependesse do valor o torcedor viria a ter isenção por um ano, ou um período maior ou até cadeira cativa. Não é nada tão caro que o FLU não possa construir. 300 mil de prejuízo por jogo em público de quase 30 mil é um ABSURDO com as finanças do fluminense.
    A torcida quer fidelizar em sócio mas precisa ter um projeto real. A reforma do berço do futebol brasileiro, estádio histórico onde o Brasil jogou e fez seus primeiros jogos, gols e títulos resgata a tradição do coliseu tricolor, triplica o número de sócios adimplentes, reduz em 50% os custos dos jogos, torna um alçapão e pode ser incluído no roteiro turístico do Rio de Janeiro.Existem milhões de fanáticos pelo futebol que gostaria de ver o estádio na forma que era , ver a primeira bola jogada pela seleção, comprar souveniers, e várias outras coisas que infelizmente o FLU ainda não se convenceu que precisamos de jogos nas Laranjeiras.

  5. Fabio DB
    29 de maio de 2017 at 21:48 (2 anos ago)

    Só agora li o texto do Gustavo Albuquerque.
    Antes de mais nada, para que não paire qualquer dúvida com relação ao meu posicionamento, quero deixar uma coisa sublinhada: O Gustavo é um cara inteligente.

    Mas é muito cheio de mi-mi-mi. Adora um piti. Garoto que adora dar de rebelde “sem causa”.

    ST

  6. Felipe
    29 de maio de 2017 at 22:28 (2 anos ago)

    Como você explica o rombo de 125 milhões de reais que a Ernest Young descobriu? Ou a E&Y também mentiu e fez intriga?

  7. Fabio DB
    29 de maio de 2017 at 22:41 (2 anos ago)

    Eu só questionei a forma. Não o conteúdo.

    Estou meio de saco cheio dessa postura cheia de faniquito, gritinho, “rodando baiana”… adolescente… é muita frescura pro meu gosto… tô velho.

    ST

  8. Davi Carvalho
    29 de maio de 2017 at 22:42 (2 anos ago)

    É fogo, vez por outra ele escreve como um molecão de 16 anos mesmo.kkkkkkk…

  9. Adriano
    29 de maio de 2017 at 22:49 (2 anos ago)

    “É claro que questões conjunturais como a crise econômica, que dificulta a obtenção de receitas com patrocínios”…me expliquem por favor como o São Paulo e outros clubes conseguem patrocínio….e o São Paulo em curto espaço de tempo conseguiu dois… falta vontade e um bom dpto de mkting

  10. Rafael Coimbra
    29 de maio de 2017 at 22:54 (2 anos ago)

    Alguém pode me explicar por que no início do ano QUASE trouxemos o Barcos, e agora não podemos trazer pelo menos UM ZAGUEIRO e UM LATERAL ESQUERDO???

    Temos que fazer uma força, uma dividazinha qualquer, esse time dá pra brigar lá em cima no Brasileiro e pelo título da Sula!! Contratem um ZAGUEIRO TITULAR E UM LATERAL ESQUERDO TITULAR!!

  11. Marcelo Soares de Barros
    29 de maio de 2017 at 23:57 (2 anos ago)

    Interessante que desde 2012 leio a Flusócio, ao analisar balanços de anos anteriores da gestão Peter, frisar: “Mais importante que criticar o passado é olhar para frente.”….último parágrafo é sempre assim ao final das análises.

  12. Sylvio Montenegro
    30 de maio de 2017 at 0:55 (2 anos ago)

    Torcedor da Ponte Preta foi ótimo! Precisamos de ousadia e criatividade.

  13. Jorge Eduardo
    30 de maio de 2017 at 1:36 (2 anos ago)

    Perfeito, assino embaixo. Tapar sol com peneira… estamos numa situação econômica muito ruim e vários erros administrativos pioraram o cenário, sobretudo nas contratações feitas no mandato anterior e em algumas vendas mal explicadas, por valores bem menores do que o que poderíamos ter arrecadado nas vendas de Biro-Biro e Marlon, e agora prestes a perder mais um jogador por 1/3 do que o Benfica vai pagar ao intermediário Estoril.

  14. Nerval Antonio Goulart
    30 de maio de 2017 at 9:17 (2 anos ago)

    Lamento que vc não tenha percebido o que o Davi Carvalho entendeu!
    O Peter só conseguiu segurar a administração do clube durante à época da Unimed em que o dinheiro fluía. Com a saída da Unimed os seus auxiliares com contratações inexplicáveis arrasaram com o futebol do clube. Então a sua administração foi também calamitosa.
    Você acha que se ele fosse um bom gestor financeiro depois de 8 anos estaríamos nessa situação deprimente? Impossível!
    O Fluminense é o futebol. Fora isso o nosso clube não sobrevive.
    Acompanho o Fluzão desde 1958, indo a maioria dos jogos aqui no Rio.
    Sou sócio proprietário desde 1973 e nunca vi um presidente tão ausente do clube como o Peter.
    Espero que consigamos superar a herança negativa por ele deixada e a propaganda enganosa que iludiu muitos sócios eleitores, inclusive eu que votei nele quando ele se elegeu em seu primeiro mandato. Mas já não renovei o voto em seu segundo mandato. Desiludido com os candidatos não compareci ao clube para votar.
    A meu ver o Peter enganou todos nós e ainda saiu como herói.
    ST.

  15. Jorge Eduardo
    30 de maio de 2017 at 9:20 (2 anos ago)

    Outra coisa não vamos contratar ninguém, mas poucos jogadores da nossa base atual, que vem mal no sub-17 e sub-20, tem potencial para subir e preencher essas lacunas. Teremos que rever essa política contratando jogadores baratos e com potencial e também melhorar a nossa captação para a base e os nossos times sub-17 e sub-20 ou ficaremos com o que temos.

    Podiam empurrar os 3M para qq time e trazer o Kennedy de volta sem custo.

  16. Alexandre Said Delvaux
    30 de maio de 2017 at 9:23 (2 anos ago)

    O déficit não pode ser compreendido como uma mera questão aritmética. Se o FLUMINENSE não tivesse investido no CTPA, no CTVL, adquirido parte dos direitos de alguns jogadores que hoje são destaques do time e selecionáveis, feito contratatações equivocadas, aderido ao Profut, feito melhorias na piscina, ginásio, teria um superávit em 2016 ou amortizado dívidas…enfim, há margem para debates acirrados. De qualquer maneira, algumas críticas, feitas por pessoas que NUNCA se preocuparam em olhar sequer um balancete, quando para ter uma noção do assunto tem que entender minimamente de contabilidade e analisar uma série histórica de demonstrativos, evidenciam como é fácil criticar, ou como tem gente sem o menor escrúpulo.

  17. Ricardo Ferreira
    30 de maio de 2017 at 9:26 (2 anos ago)

    Eu, particularmente, não acho que está tudo errado.
    Muito menos tudo certo.
    Estou fora desse comportamento binário.

    Apenas imploro, esse é o termo, que Abel Braga pare de cometer erros primários, indefensáveis. Sobretudo na escalação dos 3M. Mais ainda em jogos de suma importância, decisivos, emblemáticos.

    Que mostre que o time, este grupo de atletas, sabe manter resultados positivos nos minutos finais dos confrontos.
    Sr. Abel Braga, em determinadas circunstâncias, um empate é infinitamente mais conveniente, mais aceitável que uma derrota acachapante.

    Estou pedindo muito?

  18. Ricardo Ferreira
    30 de maio de 2017 at 9:36 (2 anos ago)

    Equilibrada sua análise.

    As contratações equivocadas, mas também renovações de contratos de alguns atletas, estão se mostrando, claramente, como as fontes da nossa situação pouco cômoda.

    Quase todas firmadas com valores altamente questionáveis.

    Temos que corrigir, compensar as consequências daquelas decisões.
    Quanto mais cedo melhor.

  19. Danilo Soares Félix
    30 de maio de 2017 at 11:01 (2 anos ago)

    Perfeito.

  20. Danilo Soares Félix
    30 de maio de 2017 at 11:02 (2 anos ago)

    Interessante tropa de choque da oposição visitando nossa página. Seja bem-vindo!

  21. Danilo Soares Félix
    30 de maio de 2017 at 11:03 (2 anos ago)

    Barcos seria contratado com a sobra de folha referente à possível saída do Henrique Dourado para o Bahia. Como não saiu, a transação foi abortada. Aliás, ainda bem. HD vem muito bem.

  22. Flavio Chammas
    30 de maio de 2017 at 13:00 (2 anos ago)

    SENHORES
    SE O MODERADOR ME PERMITE UM CONSELHO, VAMOS FALAR DE FUTEBOL

    OS NUMEROS SAÕ OS DO BALANÇO, DEBATER RESOLVE?

    TEM JOGO AMANHA?

  23. Danilo Soares Félix
    30 de maio de 2017 at 15:42 (2 anos ago)

    Primeiramente, é falsa a info que sou gerente de Arenas ou resp. pelo SF. Ambas as atividades são geridas hoje pelo funcionário Filipe Dias, do Mkt do Flu. Bom funcionário, aliás.

    Com relação às contas 2016, eu acho que houve sim gasto ruim, mas pra mim existem também boas atenuantes: foram deixados bons legados patrimoniais (CT, Samorim, melhorias Xerém) e esportivos (inúmeros atletas que podemos vender no futuro por muito dinheiro). Nem tudo foi gasto ruim em 2016, como tenta pregar a oposição. Houve muito deste gasto que foi investimento. Mas estão no direito deles, política é assim.

    Gostaria também de lembrar que a maior parte dos gastos de 2014 e 2015 e início de 2016, com inúmeros contratos longos e caros, de jogadores sem potencial de revenda, foram escolhas do principal candidato de oposição. Logicamente a responsabilidade do Presidente Peter não pode ser desconsiderada, ele era o mandatário, mas também é importante perceber as diferenças entre erros por delegação e erros de execução.

  24. Danilo Soares Félix
    30 de maio de 2017 at 15:50 (2 anos ago)

    Mas o Corinthians está sem master também, certo? Eu também acho que isso é prioridade e precisa ser resolvido no Flu, mas negar a dificuldade do momento na economia é contrariar os fatos, guerreiro.

  25. Danilo Soares Félix
    30 de maio de 2017 at 15:53 (2 anos ago)

    Caixa ofereceu R$11 mi anual por short, frente e costas, 3 espaços, sendo que haviam contrapartidas caríssimas, que custariam R$ 2 milhões por ano ao FFC. Além disso, Flu teria obrigação de só recorrer a empréstimo CEF, nas condições oferecidas por eles. Não poderíamos ter feito a operação recente que conseguimos juntos a outras instituições. Você acha que valia?

  26. Danilo Soares Félix
    30 de maio de 2017 at 15:56 (2 anos ago)

    Falar em “criatividade, ousadia e arrojo” sem apontar solução financeira e ter que pagar as contas deve ser fácil, rs. A capacidade de investimento/endividamento do Flu só pode ser percebida por quem tem essas responsabilidades.

  27. Fabio DB
    30 de maio de 2017 at 17:29 (2 anos ago)

    Amanhã, firme e forte: Sul inferior.

    ST

  28. Alexandre Said Delvaux
    30 de maio de 2017 at 18:02 (2 anos ago)

    Marcos, existem erros e acertos. O oba-oba que está sendo feito por alguns não se justifica. Eu gostaria de uma gestão que acertasse todas. Claro que o assunto pode e deve ser debatido, mas em qualquer caso, não cabe a condenação prévia nem o linchamento. Tem gente que nunca teve o cuidado de dar uma olhada num balancete do FLUMINENSE e criticando com a autoridade de um expert. Claro que essas pessoas se amparam na catarse coletiva.

  29. Alexandre Said Delvaux
    30 de maio de 2017 at 20:44 (2 anos ago)

    Equivale, por acaso, à doentia forma de tratá- lo como demônio? Você consegue quantificar os danos e os ganhos relativos à gestão? Deu uma olhada rápida nos balancetes e demonstrativos? Ou está baseando nos abalizados pareces dos experts
    -em-finanças-que-não-viram-um-balancete?

  30. Alexandre Said Delvaux
    30 de maio de 2017 at 22:39 (2 anos ago)

    Tava demorando, mas num ponto ele tem razão: ficar reclamando não resolve nada. O negócio é botar a turma para capinar.

  31. Danilo Soares Félix
    31 de maio de 2017 at 10:07 (2 anos ago)

    Acho que você deve ser novo e não viveu o Flu na década de 90. Não há parâmetros nestas comparações, que apenas a emoção do momento pode explicar.

  32. Danilo Soares Félix
    31 de maio de 2017 at 10:08 (2 anos ago)

    Mais uma cavada de empresário. Esse jogador nunca foi cogitado no Flu, só nos NETFLU da vida. Dica: pare de ler fontes de desinformação.

  33. Danilo Soares Félix
    31 de maio de 2017 at 10:09 (2 anos ago)

    Investimento anual lá é menor que o salário de um jogador como Oswaldo, por exemplo.

  34. Danilo Soares Félix
    31 de maio de 2017 at 10:13 (2 anos ago)

    Por partes:

    1) O PA gastou cerca de R$25 mi, o que fez não tem preço. Flu já pagou aprox R$18 mi, deve o resto. Levantar CT custa caro, mas é pra sempre. Também foi gasto muito dinheiro para transformar Xerém numa fábrica de talentos, com produção constante. Já parou para imaginar como seria o nosso time atual sem Xerém?

    2) São ativos financeiros Sornoza, Orijuela, W11, Wendel, Léo, Douglas, Scarpa, Richarlison e até o Henrique Dourado, que hoje tem entrada em mercados secundários por conta da ótima temporada. Se ao longo do tempo o Flu negociar 3 ou 4 destes zera o déficit e ainda sobra dinheiro.

    3) Momento é de dificuldade e houve sim erros, mas há muito capex. Vamos rejeitar as contas porque uma oposição que vive de ódio e revanchismo assim quer? É isso que você propõe? Todos os clubes fazem contratações que não emplacam e se transformam em problemas. Conosco aconteceu também.

  35. Danilo Soares Félix
    31 de maio de 2017 at 10:17 (2 anos ago)

    Pouca grana, mas vou apurar.

  36. Danilo Soares Félix
    31 de maio de 2017 at 10:19 (2 anos ago)

    Mentira essa do aumento de preços. O preço da Sul é o mesmo do jogo contra o Santos (50,00), que teve um borderô de -R$ 360 mil. Pela diretoria atual o preço do ingresso seria 10,00, mas isso infelizmente não é possível com o modelo de custos atual do Maracanã, a não ser que você admita quebrar o Flu.

  37. Marcos Rodrigues
    31 de maio de 2017 at 12:15 (2 anos ago)

    Perfeito. Eu Estou gostando muito do Abad até aqui, e da Flusocio sempre gostei. Troxeram muitas melhorias para o Clube e continuam trazendo. Gostava do Peter também. Acho até que acertou muito mais do que errou. Só reclamo que daqui para frente não se deve contratar tantos jogadores de uma vez e somente com o Aval do Presidente. Aprendemos com os erros do passado!

  38. Davi Carvalho
    31 de maio de 2017 at 12:44 (2 anos ago)

    Sylvio e Jorge, eles querem que laranjeiras sirva apenas para jogos da base.
    Mas concordo com vocês, pelo menos uma discussão eles poderiam abrir com o torcedor e sócio, via internet.
    Assim pode-se até a começar a atrair pessoas pra investir.

  39. Davi Carvalho
    31 de maio de 2017 at 12:47 (2 anos ago)

    Não é bem assim, eles foram pra pegar experiência internacional.
    Cara, tenho certeza que Marlon, Luquinha e Peu são melhores que o trio MMM.

  40. Leandro
    31 de maio de 2017 at 13:06 (2 anos ago)

    Perdoe-me, Havia esquecido da regra segundo a qual criticar a gestão do PS é igual a ser contra Flu.

  41. Alexandre Said Delvaux
    31 de maio de 2017 at 13:07 (2 anos ago)

    Fala-se na possível exclusão Inter da série b, por fraude. Boa hora de ressuscitar o assunto ” papeletas amarelas”, fazer uma pesquisa detalhada na internet, nos acervos dos jornais, na ALERJ e compartilhar…

  42. Alexandre Said Delvaux
    31 de maio de 2017 at 13:47 (2 anos ago)

    Concordo e digo mais: é compromisso da atual gestão, a completa profissionalização de futebol do FFC.

  43. Alexandre Said Delvaux
    31 de maio de 2017 at 14:06 (2 anos ago)

    Saída pela tangente…

  44. Alexandre Said Delvaux
    31 de maio de 2017 at 16:01 (2 anos ago)

    A diretoria entende com base em quê? Realizou algum estudo, ouviu os Tricolores, consultou especialistas no tema? Só depois de uma análise criteriosa é possível fazer um diagnóstico consistente.

  45. Jorge Coutinho
    31 de maio de 2017 at 21:52 (2 anos ago)

    Danilo não eh mentira..
    Você está com visão errada..
    Mais uma vez.
    Flu x Goiás ingresso sul foi de 40… e não 50..

    Jogo de hoje era pra ter colocado venda casada.. 3 jogos com time aos frangalhos.. chances enormes de não se classificar.. e esvaziar os próximos 2 jogos..

    Uma pena,
    Conseguiram jogar fora o ano..

  46. Jorge Coutinho
    31 de maio de 2017 at 22:00 (2 anos ago)

    1) então o clube ainda deve 7 M fora o valor do restante da obra…
    2) desses q você citou somente 4 foram contratados, e somente 3 tem valores de mercado.. mas lembre se que o clube contratou 2 dezenas.. a conta fecha??
    3) você vive mto política, viva mais o clube.. o clube padece , está mto mal das pernas, e agradeça mto ao PS e ao MB. A chance de colocar pra fora e bloquear bens como maus gestores eh agora. O que fazem? Política, pra n respingar vão aprovar. E o clube com DE atrasados início do ano todo, sem pagar 7 M ao PÁ, com time na conta do chá, e proibido em falar gastar.

    Não eh possível que não entendam que antes de ser de um grupo político vocês são fluminense. E como fluminense não tem como aprovar essas contas.

  47. Bernardo Bastos
    23 de junho de 2017 at 17:24 (2 anos ago)

    Danilo, apurou? E o Eduardo foi vendido ao Estoril por quanto?

Deixe um Comentário