Nada acontece por acaso

treinamento-comunicacao

Durante o feriado de Carnaval, a página oficial do Botafogo no Facebook ultrapassou a do Fluminense em número de likes (curtidas). O resultado deixa o Flu como último colocado entre os grandes clubes do Brasil neste aspecto.

A estratégia de comunicação pautada na pouca interação com a torcida levou o canal oficial do Fluminense a esta situação. Só a título de comparação, a página oficial do alvinegro chega a ter 6 ou 7 posts por dia, inclusive nos domingos e feriados. É algo feito de botafoguense para botafoguense, que mantém a torcida conectada e atrai o internauta. Os demais clubes seguem o mesmo roteiro.

No Fluminense, de fato a comunicação digital melhorou um pouco nos últimos meses, com mais conteúdo estatístico e histórico, prestigiando grandes ícones do passado tricolor. Mas a falta de prestígio ao programa de associação, a falta de promoções para os internautas e o baixo número de interações diárias tornam o canal pouco atraente ao torcedor: a média da comunicação tricolor é apenas 1 postagem por dia.

Desde o encerramento do contrato com a FSB, o responsável por toda a estratégia de comunicação tricolor é o atual assessor executivo da Presidência, Sr. Jackson Vasconcelos.

105 Comentários em Nada acontece por acaso

  1. Ricardo Ramos
    3 de março de 2014 at 16:35 (5 anos ago)

    O último parágrafo diz tudo.

  2. jongaflu
    3 de março de 2014 at 16:46 (5 anos ago)

    Porrameu! Esse tal de jakson entende de tudo…vai sê bão assim lá…

    ST

  3. Felipe
    3 de março de 2014 at 17:02 (5 anos ago)

    Contenção de despesas nítidamente…

    Não acho que o clube vá evoluir sem buscar referências no marketing e na comunicação, está fazendo o caminho inverso ao que deveria

  4. Caique Berto
    3 de março de 2014 at 17:03 (5 anos ago)

    Hoje, o blog da Flusócio preenche essa lacuna da falta de comunicação de tricolores para tricolores.
    Mas isto não nos permitirá o salto requerido para atingir outro patamar de sócios.
    Vamos Peter! Não é fácil arrumar anos de descaso mas a comunicação é essencial.
    E mesmo sem ser da área, creio poder afirmar que nem tão caro deve ser em tempos de internet.
    Vamos em frente, sempre em frente Fluminense!
    ST

  5. Sergio Mota
    3 de março de 2014 at 17:05 (5 anos ago)

    K K K

    Queriam que o 02 utilizasse a comunicação do Flu em prol do clube?

    Todas as ações do 02 desde a reeleição do Peter só apontam para um objetivo:

    Controlar politicamente o clube.

    O que ele realmente pretende com isso, não podemos afirmar. Podemos imaginar, e até nem é tão difícil, porque só interesses financeiros ou um doentio apego ao poder explicariam o foco atual de suas ações, já que quem o trouxe para a gestão, encerrará seu ciclo de poder no clube em 2016, e a ordem natural das coisas, como homem de confiança, seria o seu afastamento da vida política do clube.

    Qual destas é a real motivação dele, só o mesmo pode explicar.

    A grande questão é:

    Qual o problema do Presidente Peter Siemsen em relação ao 02?

    Rabo preso?

    Dependência financeira? Psicológica?

    Que interesses estão guiando as ações do 02 nesta atual gestão?

    Que tipo de relação criou-se entre este senhor e o Presidente Peter Siemsen?

    Só em adolescentes(de qualquer idade, pois falta de maturidade não tem idade) apaixonadas vemos tamanha falta de bom senso.

    Afastando os tricolores apaixonados de perto do Presidente, distribuindo cargos e afagos financeiros a lideranças políticas do clube, e das organizadas.

    Agindo sem um mínimo planejamento, ou interesse outro, senão o de angariar poderosos “supostos” apoios políticos para 2016 … e com o dinheiro do clube?

    Pede pra sair 02.

    Pede pra sair.

    O torcedor tricolor não é otário.

    AAahhhh … antes de sair: Qual o remédio que voce deu para o Presidente Peter Siemsen?

    Meu filho mais velho está na adolescência e acredito que ele possa me ser bastante útil. Seus efeitos parecem ser fantásticos.

  6. Alexandre Magno Barreto Berwanger
    3 de março de 2014 at 17:08 (5 anos ago)

    Que vergonha: eles estavam com mais de 100.000 curtidas a menos há poucos meses.
    Naturalmente, o fato do time dele estar na Libertadores, algo tão pouco comum, também influencia no resultado.
    O nosso time também precisa voltar a empolgar, além do que nos falta em termos de comunicação com o torcedor.

  7. Rogério Felix
    3 de março de 2014 at 17:24 (5 anos ago)

    Para o Mkt acabaram de contratar um diretor executivo sênior! Devemos diferenciar essas duas coisas, toda hora colocam no mesmo saco Mkt e Comunicação. Na comunicação sim, falta investir nesse profissional da área.

  8. Rafael Quintana
    3 de março de 2014 at 17:27 (5 anos ago)

    Ou seja, está largado. Mas isso nao deveria ser assunto sob gestão do Marketing?

  9. Rogério Felix
    3 de março de 2014 at 17:32 (5 anos ago)

    Maketing CRIA PRODUTOS objetivando maiores receitas, e tem dentro a publicidade, divulgação desses produtos. Reds Sociais, veículos para comunicação com o torcedor, é claramente da área de Comunicação!

  10. Andrei Flu
    3 de março de 2014 at 17:32 (5 anos ago)

    Essa é mais uma das vergonhas que temos que engolir durante a atual gestão: ser ultrapassado -mesmo que virtualmente- pela torcida de um time que não ganha nada de relevante há anos. Me pergunto se o Botafogo ganhasse uma Libertadores, como ficaria?? Será que nossa torcida é realmente fraca, ou falta um incentivo maior do clube? Sinceramente, não sei o que dizer, visto que ganhamos 3 títulos nacionais em 07 anos e, mesmo assim, parece que não crescemos nada…

  11. José Carlos F. da Costa
    3 de março de 2014 at 17:45 (5 anos ago)

    Fazendo a justiça de reconhecer que muita coisa importante foi e vem sendo feita na gestão Peter que indiscutivelmente é benéfica para o Flu, mas…

    Esse problema já vem sendo alertado há meses, talvez anos, por colegas aqui. Eu não sou ligado em facebook, tweeter e similares e não dou palpite, mas ser ultrapassado pelo Botafogo foi a cereja do bolo.

    Da mesma forma, falamos aqui diuturnamente do quanto é esquisito o trabalho do nosso departamento médico. E eu não vejo mudança nenhuma.

    O meu teclado já até digita sozinho que precisamos de 2 zagueiros, sendo pelo menos um pra tomar conta da posição e um bom reserva, de 2 laterais, um titular na direita (Mariano ou um dos gêmeos, por exemplo) e um bom reserva na esquerda, mais um bom volante e um bom meia (99% pedem o Cícero, afinal toda unanimidade é burra). Muitos querem ainda um atacante de velocidade, embora eu particularmente apostaria no Biro e no Marcos Jr. Neste quesito “reforços” eu dou um desconto por causa das eleições da Unimed, então vamos ver.

    No episódio urubulusagate reclamamos, imploramos, suplicamos, exigimos uma defesa institucional convincente, e o que foi feito tinha que ser muito melhor ao que foi pra merecer a classificação de pífia.

    Enfim, apontamos uma porção de coisas aqui, dia e noite, todo dia. Acho que fazemos o nosso papel.

    Gosto muito de um ditado que diz que não se dá cavalo-de-pau num transatlântico. As coisas erradas no Flu antes do Peter eram incontáveis. Só que a impressão que eu tenho é que pra outro monte de coisas nosso transatlântico está demorando muito pra tomar o rumo certo.

  12. marcio c
    3 de março de 2014 at 17:48 (5 anos ago)

    astorcidas sempre foram parecidas em número e características sociais.a conquista da libertadores seria a real ultrapassagem.

  13. Eric Menezes
    3 de março de 2014 at 17:50 (5 anos ago)

    Temos que levar em conta tambem que os botafoguenses estao super motivados, enquanto os tricolores, nao soh sofreram a desmotivacao com o rebaixamento, como depois com o linchamento midiatico que, se por um lado colocou os heavy users ( como nos do blog ) mais engajados que nunca, afastou uma boa parte de torcedores que se sentiram constrangidos, como vimos pelos discursos de gente como Nelson Motta, Joao Maximo, etc… Muitos anonimos seguiram o raciocinio deles.

  14. Renato
    3 de março de 2014 at 17:53 (5 anos ago)

    Estamos no limbo mesmo … já reclamei milhares de vezes aqui sobre o tema … cansei!

    Qual o problema de colocar a comunicação sobre os cuidados do VP de MKT, agora remunerado e que dizem ser muito bom??? Seria algum pecado proibido? Imcompativel?

    ST

  15. José Carlos F. da Costa
    3 de março de 2014 at 18:04 (5 anos ago)

    À parte a culpa que cabe ao Peter, ao 02 como diz o colega Sérgio Mota, etc, não podemos tirar grande parte da culpa da própria torcida tricolor.

    Quer vergonha maior que esse papo de “…os 15 mil de sempre…” nos estádios?

    A baixa associação ao Sócio Futebol é culpa só do clube? NÂO! Mais poderia ser feito pela instituição, é verdade, mas eu informei, insisti, gastei saliva até ser chato tentando convencer 4 tricolores, muito próximos a mim, que acompanham futebol e com excelente poder aquisitivo a aderirem ao programa, e quantos entraram? NENHUM!!!!!

    A minha mulher é gaúcha e gremista. A impressão que eu tenho é que eles dão um banho na gente no aspecto de abraçarem as causas do time, embora não admita isso perante ela. Exemplo recente é o episódio Flávio Gomes. Nós não conseguimos nada nem parecido contra o Mauro Cezar.

  16. Jefferson Alvares
    3 de março de 2014 at 19:01 (5 anos ago)

    Prezado Rogerio Felix,

    Vejo muitos aqui quererem diferenciar o marketing de comunicacao, como se nosso marketing não tivesse responsabilidade sob as ações de comunicação, no qual em parte não concordo, pois apesar de realmente serem temas distintos, entendo que a comunicação deriva ou deveria derivar, da estratégia de marketing, que define qual produto/serviço iremos oferecer; em quais condições; e para qual público.

    Até mesmo a comunicação corporativa, deve estar alinhada com a estratégia de marketing, pois se mal utilizada, pode ferar desgaste na nossa imagem e logicamente impacta diretamente nos produtos/serviços que queremos ofertar!

    Como muito bem diz alguns especialistas “Toda a comunicação gerada numa organização deve ser entendida com uma filosofia de uma comunicação integrada e, esta filosofia, é parte integrante do composto de marketing de uma organização.”.

    Assim sendo, o que quero chamar atenção é que diferentemente do que ocorre, o nosso marketing deveria estar definindo muitas das ações de comunicação, principalmente em tempos de redes sociais, pois são ações que possuem enorme capacidade de penetração, com custos muito baixos!

    O problema, é que durante três anos nosso marketing não fez nada, e agora da a desculpa que faltou tempo e investimento, quando acho que faltou mesmo foi criatividade e alguem que arregaçasse as mangas…

    St,

  17. Avellar
    3 de março de 2014 at 19:14 (5 anos ago)

    Amigo tricolor, o que a torcida mais queria era apoiar a causa de defesa do clube, porém o suporte institucional foi zero! Talvez porque a ESPN (e outras que não sabemos) seja cliente do escritório do Peter… Quando a ação oficial do clube, que tem acesso aos veículos de imprensa, fica entorpecida por conta do zelo do Presidente por sua carteira de clientes, e pela prospecção de tantos outros, fica muito complicado para a torcida fazer sozinha a defesa do clube.

    Abraços!

  18. DARCY
    3 de março de 2014 at 20:03 (5 anos ago)

    Será que o autor do artigo e os demais comentaristas não sabem que existe na web uma indústria de “likes”???
    Quem quiser colocar quantos “likes” quiser,em qualquer site,pode fazê-lo por preços bem módicos.
    Se quiser 500,paga X!1000,paga 2X!2000,paga 3X!!E assim por diante!!
    Não existe nada muito confiável na internet!!!É um mundo de ilusões e falsidades!!Essas redes sociais com os seus milhares de perfis falsos que o digam!!!
    Caiam na real,senhores!!!

  19. Alexandre Magno Barreto Berwanger
    3 de março de 2014 at 20:05 (5 anos ago)

    E o clube que ganhou roubado do Vasco, hein?
    Continua ganhando de formas estranhas…..

  20. Alexandre Magno Barreto Berwanger
    3 de março de 2014 at 20:09 (5 anos ago)

    José, eu sou filho, neto e sobrinho de gremistas: é verdade!
    Chega de engolirmos sapos, além de já ter passado a hora de processarmos uns e outros por calúnia, difamação, danos morais, danos financeiros e tudo o mais que couber contra esta máfia neo-FAF (Frente Ampla pelo Flamengo) que tem agido não só na imprensa, mas em todos os setores que possam tentar nos prejudicar.
    BASTA!

  21. Daniel Trindade
    3 de março de 2014 at 21:12 (5 anos ago)

    o último parágrafo diz tudo. 2

    Prezados

    Não consigo imaginar numa empresa séria a mesma situação ocorrendo por alguns meses.

    No Fluminense o descaso e a incompetência com a comunicação já ocorre há mais de 2 anos.

    Até quando Fluminense?

  22. Antonio Carlos
    3 de março de 2014 at 21:33 (5 anos ago)

    1) Aqui entre nós e que ninguém nos ouça:
    – O que são curtidas?

    Não sei bem do que se trata, mas tenho uma vaga ideia.
    E a minha vaga ideia me sopra que isso é uma tremenda palhaçada. O que mudaria na vida de um clube de futebol, essas tais curtidas?

    Isso me cheira a coisa parecida com o procedimento da grobu e de outras empresas de baixa qualidade moral, que mantém uma “equipe” de semianalfabetos, mal pagos e pés-rapados, que chamam de blogueiros, para “fazer comentários” e curtidas nas suas matérias de acordo com a sua linha editorial e em defesa dos seus “queridinhos”. E isso não é simples suposição.

    E, de mais a mais, esse bosta ladrão das coisas públicas está disputando a Libertadores por um aborto da natureza, assim como foi por uma aborto da arbitragem que não foi derrotado por aquele time pequeno do Chile, o que faria autoestima deles ir para o buraco alargado das suas parentes.
    Só no primeiro tempo o bandeirinha marcou cinco impedimentos do ataque chileno, sendo que três deles foi roubo descarado que impediu os chilenos de liquidarem a fatura ainda neste primeiro tempo.

    ***********************************************

    E Nada Acontece por Acaso, mesmo.

    Tanto que esta é uma frase sempre repetida pelo Tamanduá Bandeira, presidente do zurubu.
    Servia ele de capacho e moleque de recados da diretoria do zurubu em 1995, ano do centenário e da contratação do Romário, quando aconteceu um fato que por linhas tortas e um grande buraco reto (sem trocadilho), acabou levando-o anos depois à presidência daquela casa de tolerância.

    Feliz da vida por comprar cigarros, encomendar lanches e levar alguns cascudos da diretoria, além de ajudar a arrumar os uniformes dos jogadores nos vestiários, esse Tamanduá Bandeira não se importava nem mesmo quando o Luxemburgo e o Romário chutavam-lhe aquele enorme bundão por pura diversão.
    Era o bobo da corte, mas disso não fazia caso pois o que lhe importava é estar enfronhado naquele ambiente do time do seu coração.

    Mas deixando de divagações e indo para os finalmente, faltavam apenas cinco minutos para o término do fraXFLU decisivo de 1995 e, sentindo-se já como campeões como sói acontecer aos zurubus incentivados pela grobu, a sua diretoria em peso deixou os seus recintos no Maracanã e dirigiu-se para receber a Taça no gramado, carregando com ela as centenas de faixas e outros objetos que tinham mandado confeccionar antecipadamente para festejar a conquista do título que julgavam ganho.

    Foi quando ouviram um grito de gol no Maracanã.
    E pelos gritos serem de gente macha e alfabetizada, logo perceberam que o pior, para eles, tinha acontecido.
    E o que fazer com aquelas centenas de faixas, medalhas e bandeiras comemorando o título que lhe fugia entre os dedos?
    Não podiam levar aquelas coisas para o gramado e nem tampouco fugir ou deixa-las abandonadas pelos corredores, pois fatalmente algum jornalista não cooptado ou vendido descobriria e o mico da perda do título seria maior ainda.

    Foi aí que apareceu em cena a figura do bobo da corte Tamanduá Bandeira, que mostrou-se mais útil do que nunca, pavimentando o seu caminho para a futura presidência, ao oferecer o seu enorme rabão para esconder toda aquela parafernália carregada pela diretoria do zurubu.

    E dizem à boca pequena que eram mais de quarenta quilos de material, além de uma réplica da Taça de Campeão Carioca de um metro e meio de altura, tudo devidamente acomodado e escondido no rabo do atual presidente deles.

  23. José Carlos F. da Costa
    3 de março de 2014 at 22:27 (5 anos ago)

    Fora o gol irregular, fiquei cismado com o último lance do jogo, a falta a favor do Nova Iguaçu. Nada me tira da cabeça que o cara que foi bater aquela falta é um urubu que bateu daquele de jeito de propósito.

  24. José Carlos F. da Costa
    3 de março de 2014 at 22:30 (5 anos ago)

    Colega Avellar, concordo com você no que se refere ao nosso mundinho de abnegados daqui e mais um ou outro, que fizemos e fazemos das tripas coração para defender nosso clube. Mas pensando no aspecto mais “macro” da coisa a nossa torcida, a meu ver, deixa muito a desejar. Abração.

  25. Luiz Gottschall
    3 de março de 2014 at 23:02 (5 anos ago)

    Ótimo post!! O prazo para funcionar bem já acabou a muito tempo.
    Se agora continua deste jeito é pura incompetência!!
    Bolinha

  26. Eduardo Mitke
    3 de março de 2014 at 23:16 (5 anos ago)

    A comunicação do Fluminense é vergonhosa.
    Que fique claro..profissionalização sempre.
    Político faz política ..comunicação deixemos para os profissionais.

  27. Sergio Mota
    4 de março de 2014 at 0:05 (5 anos ago)

    Ainda bem que o cara que cuida da comunicação do Fluminense, não é o mesmo que cuida da relação do clube com as organizadas, nem é o mesmo que traçou a estratégia de negociação do clube com a PGFN, nem é o mesmo que administra o clube social, não aconselha o Presidente, em relação a sua política de relacionamento com o CB, muito menos define o salários e funções dos novos contratados, senão … estaríamos Fud…os.

    IIIhhh ….

    Informação mais recente:

    Estamos fud ..os

    É um pássaro?

    É um avião?

    Não! É o super 02!

    Faça-nos um favor:

    Pede pra sair 02, pede pra sair!

  28. AlexandreFlu
    4 de março de 2014 at 2:46 (5 anos ago)

    A Comunicação precisa ser usada como ferramenta de marketing, isso é elementar.

    Que vergonha o dado levantado pelo post. Ainda resta alguma coisa em que estamos à frente do Bostinha ?

    O Botafogo precisou de um aninho só de boa campanha do seu time de futebol para isso, enquanto o Fluminense viveu uma maré favorável de títulos, craques e bom rendimento por 6 anos não conseguiu avançar significativamente neste aspecto. Eis mais um dos nefastos legados de Peter.

    Nosso objetivo era a retomada do posto de segundo clube do RJ em preferência ao Vasco, perdido nos anos Eurico de marketing agressivo impiedoso do ex-dirigente vascaíno, mas Peter está, muito pelo contrário, por seu monte de lambanças, omissões, fraquezas, desleixo com a autoestima da torcida e com a conquista de títulos que tragam mais adeptos para as hostes tricolores, fazendo o Flu perder torcedores e se consolidar como a quarta força do estado atrás até do anão Botafogo. Que desgosto.

    Peter está desmoronando a grandeza do Fluminense. Vamos virar uma Portuguesa. E quem tem poder para evitar este odioso processo, o conselho deliberativo, está na inércia contemplando placidamente o desastre.

  29. AlexandreFlu
    4 de março de 2014 at 2:55 (5 anos ago)

    Os botafoguenses estão super motivados com um mísero ano de boa campanha com um único título de carioquinha. O Flu teve 6 anos seguidos de títulos importantes, craques e boas campanhas. Seis anos para motivar sua torcida. A discrepância dos resultados obtidos por Flu e Bota é enorme e vergonhosa pro Fluminense. O marketing do Flu precisa ser muito ruim ou o deles excelente para que se justifique tamanha diferença.

  30. Rogério Felix
    4 de março de 2014 at 8:13 (5 anos ago)

    Antônio Carlos, não é palhaçada. É canal direto de comunicação espontânea com o seu cliente, no nosso caso, o torcedor tricolor. Quando se curte uma página institucional, seu perfil fica associado a ela, você passa a ter acesso e avisos de novas publicações. Essas publicações podem ser informações, convocações, avisos, promoções, etc. Não à toa clubes de futebol, assim como diversas empresas, buscam esses likes. A quantidade deles pode servir de termômetro do sucesso ou insucesso de suas campanhas junto aos seus clientes. E uma maior quantidade lhe permite acessar (como nas antigas malas diretas, só que nesse caso é espontâneo, pois o cliente indica o desejo) esse grupo de clientes diretamente e rapidamente. Bem trabalhada, é uma grande ferramenta de comunicação. Abs.

  31. Thales Treiger
    4 de março de 2014 at 8:37 (5 anos ago)

    Claro que não achamos isso válido, Darcy. Mas ao menos me parece que o Fluminense tem potencial para ter mais seguidores no Facebook. Vc há de convir que uma maior interação, um. Maior número de posts sobre a história do clube, uma série de promoções com brindes e coisas do gênero, tudo isso poderia fazer com que a página fosse mais acessada.

  32. Rogério Felix
    4 de março de 2014 at 8:42 (5 anos ago)

    A questão não é o número frio de likes, é o número de tricolores que podemos acessar para comunicações institucionais e promoções, assim como um grupo grande de potenciais sócios-futebol a prospectar. Enfim, não pensamos em likes falsos ou perfis fakes, existe também um mundo real associado às redes sociais, pessoas sérias, torcedores, consumidores. São, aliás, maioria em relação à parte mentirosa. Basta lembrar dos movimentos de protesto nas ruas de todo o pais ano passado, organizadas através do Facebook.

  33. Thiago Costa
    4 de março de 2014 at 9:19 (5 anos ago)

    Incompreensível não ter propagandas para a associação no principal veículo de comunicação do clube.

  34. Alexandre Magno Barreto Berwanger
    4 de março de 2014 at 9:26 (5 anos ago)

    O Fluminense SEMPRE esteve a frente do BFR em vendas de produtos, participação em redes sociais e vendas de produtos.

    Empatadas tecnicamente em pesquisas de torcidas, isso se deve mais ao fato da TT ser difícil de detectar pelo perfil sócio econômico de nossa torcida, trancadas em condomínios de classe média e motorizada, onde os pesquisadores tem mais dificuldades de acesso.

    O único lugar que a torcida do Bota nos supera é no Centro Oeste (efeito Túlio?).

  35. ed tricolor
    4 de março de 2014 at 9:30 (5 anos ago)

    MAIS UM LEGADO NA CONTA DO PETER, ATÉ QUANDO VAMOS TER QUE ATURAR TANTA INCOMPETÊNCIA TANTA OMISSÃO TANTO DESCASO COM O CLUBE. NESTE MOMENTO FALTA UMA OPOSIÇÃO FORTE PRA UMA DEVIDA COBRANÇA. ATÉ QUE PONTO CHEGAMOS SER ULTRAPASSADO PELO BOSTINHA SEJA EM QUE FOR, SEMPRE PERDERAM EM TODOS QUESITOS.
    AGORA SÓ FALTA SER ULTRAPASSADO PELO BANGU. FORA PETER.

  36. Mauro
    4 de março de 2014 at 9:51 (5 anos ago)

    Dizem que o JV foi o agente financiador da campanha para a presidência. Os nossos colegas das internas podem esclarecer se é ou não um factóide.

  37. JOAO PAULO TONINI
    4 de março de 2014 at 10:12 (5 anos ago)

    Caique Berto,

    O Blog da Flusócio não preenche lacuna alguma. O número de torcedores que acompanha o blog é irrisório comparado ao tamanho de nossa torcida.

    O clube está abandonado. Enquanto as pessoas não aceitarem isso e tiverem humildade pra aceitar que a gestão está matando a nossa torcida continuaremos sendo ultrapassados por times nanicos.

    ST

  38. PEDRÃO
    4 de março de 2014 at 10:17 (5 anos ago)

    Então é feito de botafoguense pra botafoguense e no Flu é de vascaíno pra tricolor ? Precisa falar mais alguma coisa .

  39. Antonio Carlos
    4 de março de 2014 at 10:17 (5 anos ago)

    Rogério, talvez seja isso que você falou, mas eu que nunca “curti” nada, sou Fluminense pacas…

    E mudando de assunto, além de comprar a Portuguesa, arbitragens e jogadores adversários, será que o consórcio entre a grobu, zurubu e caixa agora deu para comprar até escola de samba?

    Paguem o BNDES e devolvam o dinheiro dos meus impostos, cambada de safados¹

  40. Breno
    4 de março de 2014 at 10:49 (5 anos ago)

    Seria bom se todos os tricolores além de curtir a página oficial, convidassem todos os seus amigos tricolores a curtirem também.

  41. JOAO PAULO TONINI
    4 de março de 2014 at 10:53 (5 anos ago)

    Realmente nada é por acaso.

    Sabemos que o Peter vem batalhando na redução das dívidas do clube. Isso e a implantação do Sócio Futebol serão o legado positivo da gestão.

    Em contrapartida, o descaso do clube com seu torcedor em todos os aspectos terá efeitos a médio e longo prazo. O caso FlaLusagate e a omissão na comunicação institucional estão afastando de vez o torcedor do clube.

    Conquistamos 4 títulos nacionais nos últimos anos, várias participações na Libertadores, jogadores de seleção no elenco e o retorno do ídolo Conca…

    Se levarmos em consideração todos esses fatores somados à imensa maioria de pesquisas sobre tamanho de torcidas, que colocam o Flu na frente do Bota, temos a certeza q a comunicação institucional do clube NÃO EXISTE.

    A tristeza maior é saber que vários tricolores do blog há muito alertaram sobre esse e outros aspectos que deixam a desejar no clube e não foram ouvidos.

    Até a FluSócio modificou o teor das postagens e perdeu a paciência com o rumo que está sendo dado ao clube.

    Ainda temos 3 anos de Peter no poder e pelo andar na carruagem a tendência é que as coisas piorem.

    Pede pra sair 02.

    ST

  42. Marcel Mota
    4 de março de 2014 at 10:58 (5 anos ago)

    Esta informação é relevante e preocupante. Mais um fiasco que se desenhou primeiro internamente. O Fluminense não precisa dessas mancadas, poderíamos estar em uma situação bem melhor.
    ST.

  43. Marcus Vinícius Pires
    4 de março de 2014 at 12:07 (5 anos ago)

    Prezado Jefferson. Vc tem inteira razão quanto ao organograma administrativo traçado. De fato a comunicação deveria ficar submetida a gerencia de marketing. É assim em toda grande empresa. Há anos se tenta convencer o Jackson disso, mas este mostra-se irredutível, mantendo essa forma catastrófica de comunicação que temos hoje.

  44. Luciano Ferreira
    4 de março de 2014 at 12:58 (5 anos ago)

    Rogério:

    Primeiro, parabéns por definir, há dias, a palavra certa para qualificar o meio do atual futebol brasileiro: LAMAÇAL.

    Sobre Comunicação – a primeira página de ontem do site oficial do clube indica q o setor não vai bem. Colocaram uma foto enorme do Chiquinho com o título: “Bom de bola”.

    Só pode ser sacanagem do cara q escreveu ou de quem ordenou tal disparate. Será q foi o 02? É esse, para eles, o nível técnico ideal de um jogador tricolor?

    Pois o Chiquinho pode ser ótima pessoa, esforçado e corredor, mas bom de bola – só na cabeça dessas peças q criam um título desses.
    Esses caras não são tricolores.

  45. Guto Andrade
    4 de março de 2014 at 13:20 (5 anos ago)

    Vergonha!!!

    Enquanto isso, temos o dobro de sócios do Botafogo…

    É o retrato perfeito de um trabalho bom comparado a um trabalho péssimo.

  46. Rodrigo Svizzera
    4 de março de 2014 at 14:11 (5 anos ago)

    Prezados,

    Apos ganhar 2 titulos Brasileiros em 4 anos era o grande momento de “tirar o atraso” de nossa torcida em tamanho causado pela decada negra de 90. Agora ficar olhando a oportunidade passar eh lamentavel.

    Eh vergonhoso o Foguinho, time regional que eh um mero coadjuvante a nivel nacional ha 2 decadas ter mais torcida que a gente ate em general serveriano.

    Como eles sao espertos em algo tao simples. Nao precisa de bilhoes da unimed, nao precisa ter elencos carissimos… eh soh direcionar bem a massa. Olha o PT ai ha anos vivendo disso!

    Nao estou com dor de cotovelo do foguinho nao,coitado deles. Mas se eles como meros “completadores de tabela” do Brasil conseguem crescer via marketing, IMAGINA O POTENCIAL QUE O FLU DESPERDICA DEPOIS DE CONQUISTAS TAO EXPRESSIVAS!!!

    Uma vergonha…

  47. Alexandre Magno Barreto Berwanger
    4 de março de 2014 at 16:40 (5 anos ago)

    NÃO CUSTA LEMBRAR: QUARTA FEIRA DE CINZAS, ÀS 19HS:30MINS., TEM JOGO DECISIVO NO MARACANÃ!

  48. Alcides
    4 de março de 2014 at 16:49 (5 anos ago)

    O que no início era apenas um tumor, agora virou metástase.

  49. Dedé
    4 de março de 2014 at 17:05 (5 anos ago)

    Passando rapidinho.

    Sobre o post: Acho que é impossível não associar o péssimo (pro flu) trabalho da nossa comunicação com a informação que tivemos através da mídia de que a ESPN é cliente do escritório do Peter.

    Isso gera um conflito de interesse absurdo.

    Afinal o que é pior ferir os interesses do Fluminense ou prejudicar a carteira de clientes do escritório.Pelo jeito a resposta foi dada em forma de um silêncio que envergonhou todos os nossos torcedores.

    Fato é que até semana passada o Peter gozava de credibilidade, pelo menos na questão ética, junto à torcida.

    Sua imagem está cada vez mais arranhada, o presidente está completamente isolado e quem responde pelo clube é o Jackson.

    E ninguém o elegeu o Jackson.

  50. Humberto Seixas
    4 de março de 2014 at 18:25 (5 anos ago)

    É tão fácil turbinar o facebook do Flu que até dói de tão óbvio. Só deixar na mão de um tricolor alucinado, competente e comprometido. Pronto. Não vai ter erro. Posso apostar que vai bombar.

  51. Thiago Reis
    4 de março de 2014 at 19:48 (5 anos ago)

    Tonini,

    Peter e Jackson ignoram e desprezam completamente a torcida e os sócios.

    Para eles somos todos GADO.

    Como bom profissional da política o Jackson nos trata como o povo ignorante em época de eleição…

    Imagina que somos facilmente manipuláveis e só se interessa pelo nosso dinheiro e pelo nosso voto.

    Vamos aceitar esse papel de gado, de massa de manobra??????

    Pede pra sair 02!!!!!!!!

  52. AlexandreFlu
    4 de março de 2014 at 20:02 (5 anos ago)

    Cadê o conselho deliberativo e a Flusócio para darem um basta na destruição do Fluminense como clube grande que Peter está implementando ?

  53. Marco Antonio Barroso
    4 de março de 2014 at 20:03 (5 anos ago)

    A relação Fluminense x torcedor é um bela porcaria, na maioria dos aspectos. Em se tratando da parte relativa à comunicação digital ai pirou. Mas o ultimo parágrafo do post explica tudo. Qual quer coisa que esteja nas mão do “presidente de fato”, J. W., só pode ser um MERDA!

  54. Armando Castanheira
    4 de março de 2014 at 21:48 (5 anos ago)

    Vejo muita gente reclamando do Peter, que nos trata como gado, etc,..
    E ele parece ser o típico cara interesseiro. Antes de ser eleito na primeira vez, eu era da Flusócio, conversávamos em algumas reuniões, rapidamente, mas conseguia trocar umas poucas idéias. Depois consegui marcar um almoço com ele e a presença do treinador de tiro, que traria votos dos EO. Conversamos por uma hora nesse dia. Depois, no clube, já eleito, ele já não me cumprimentava como antes, apenas um pequeno aceno. E pouco tempo depois, já não me reconhecia mais ou..o nariz em pé não permitia qualquer aceno mais…
    Este tipo de personalidade não me agrada, não fui criado assim.
    Mas tive que votar nele de novo, pois não me agradava pensar no Horcades circulando triunfante pelas Laranjeiras.
    Eu gostaria que o Peter pedisse para sair, junto com o 02 e deixasse o MB assumir o clube. Acho que o WV também seria um bom nome. Alguns engenheiros que conheço na CEDAE elogiam o trabalho dele.
    Acho até que com outro presidente possamos fazer o acordo com a PGFN.
    Do jeito que a coisa anda, temo pelo Flu nos próximos anos.
    Eu queria ver um mínimo de organização, mas diziam que Power Point não ganha jogo. Ora vejam vocês, achavam que eu estava falando de um PP..meu Deus…

  55. Danilo Soares Félix
    4 de março de 2014 at 21:50 (5 anos ago)

    “A Comunicação precisa ser usada como ferramenta de marketing, isso é elementar.”

    Todos nós também achamos isso, mas no Fluminense não é assim. Também não consigo entender.

  56. Danilo Soares Félix
    4 de março de 2014 at 21:54 (5 anos ago)

    Não tem o menor cabimento. Quem elegeu Peter duas vezes foi a Flusócio, a campanha de cidadania tricolor, o engajamento da torcida, a força deste blog e alguns grupos aliados.

    JV foi apenas empregado da campanha, como é hoje no FFC.

    Para as ações de campanha, os maiores financiadores foram tricolores da própria campanha, na base da “vaquinha”. Estes recursos permitiram fazer festa, churrasco, panfletos, folders, etc.

  57. Danilo Soares Félix
    4 de março de 2014 at 21:57 (5 anos ago)

    No Fluminense a comunicação institucional é confundida com assessoria presidencial pela própria gestão, infelizmente.

    Só no Fluminense a área de comunicação não é parceira da própria instituição na promoção de seus produtos!

    Queremos entender esta estratégia também.

  58. Danilo Soares Félix
    4 de março de 2014 at 22:03 (5 anos ago)

    Nos livros de marketing, explicam esta ciência como a união entre os 4 P’s: produto, praça, preço e promoção. No caso do Fluminense, ter 22 mil sócios é resultado de um bom produto e com bom preço, pois a comunicação é gelada, fria, preguiçosa, totalmente desconectada do sentimento da torcida. Ou seja, a promoção não consegue atingir a praça por problemas de divulgação. Com a estratégia atual de comunicação, não é à toa que estamos estacionados nos 22 mil sócios.

  59. Armando Castanheira
    4 de março de 2014 at 22:23 (5 anos ago)

    O post anterior foi sobre o baile infantil de carnaval que acontece no Flu. Bem, fiz uma reclamação na ouvidoria a respeito das grades que repartem o salão nobre em 3 partes. Estive no clube em anos anteriores e detesto essas grades que separam o público. Acho antidemocrático demais e atrapalha a circulação. A resposta da ouvidoria foi a seguinte: Em relação as grades, fomos informados pelo departamento social que são colocadas por determinação do Juizado de Menores. Saudações Tricolores
    Determinação do juizado de menores…vejam só vocês. Aqui em Niterói, o clube Naval em Charitas e o Praia Clube São Francisco em Niterói também fazem as matinês e jamais vi essas grades separando o público. MB, até onde essa exigência do juizado de menores é legal?
    Por que em nenhum outro clube eu vi esta separação?

  60. Montenense
    4 de março de 2014 at 22:42 (5 anos ago)

    Eu já fui entusiasta do PS, achava que seria um Presidente da estirpe do Laport, do Horta, Schwartz, até Guinle.

    Hoje, o que esse cara vem fazendo – e deixando de fazer – com o Fluminense, é revoltante.

    Terceirizou o mandato que lhe confiado em favor de um vascaíno.

    Terceirizou os serviços outrora prestados por empregados de décadas, sob pretexto de redução de custos, ao passo que a respectiva economia, pelo que se ouve no clube, é inferior aos ganhos de uma patota de amigos que sangram o clube.

    Terceirizou a ética, a hombridade e o “amor pelo clube”, sobretudo, deixando de exigir apuração do Lusagate e deixando de defender o clube contra os ataques de um cliente de seu escritório de advocacia…

    Tudo isso enoja.

    O FFC precisa de um Presidente e não do sócio do Danneman Siemsen Advogados!!!

    Considero o engodo Peter um ex-Presidente, o cara já fez sua opção num caso escancarado de conflito de interesse.

    Sinceramente, não sei como esse cara consegue botar a cabeça no travesseiro. Deixar de defender um “ente querido” por dinheiro? Ou o ente não é tão querido?

    Não seria venal priorizar o interesse do escritório que deve ter crescido pelo esforço, dedicação e competência próprios. Desde que renunciasse, simples assim.

    01, vá embora e leve o 02 para o seu escritório!

    Sócio-Contribuinte 88004816

  61. Marcus
    4 de março de 2014 at 23:10 (5 anos ago)

    22Mil menos 1… Eu estou fora!!!

  62. PEDRÃO
    4 de março de 2014 at 23:47 (5 anos ago)

    Peter poderia ter feito muita burrada nesse início de gestão para a qual foi reeleito que a torcida talvez não reclamasse tanto . A única coisa que jamais poderia ter acontecido era o rebaixamento , ocorrido por pura omissão dele e de quem comandava o futebol . Há mas o Flu não vai disputar a série B dirão , mas a torcida ficou desmoralizada e teve seu orgulho jogado no lixo justamente após comemorar dois brasileiros em tres anos . Tinha tudo para ser um triênio de prosperidade do clube como um todo mas não vai ser , ou pelo menos parece que não será . Teremos que remar tudo de novo como fizemos nesses dezessete anos tentando levantar a moral da torcida , ano após ano passando por diversas barreiras e que quase culminou com a conquista da libertadores que elevaria o nome do então presidente Horcades , gostemos ou não , a um patamar difícil de ser alcançado na história do Fluminense porque o que a massa realmente deseja é a glória dentro de campo . Só que agora temos um inimigo maior que é uma mídia que sempre nos desprezou mas que agora nos odeia e a remada vai ser mais dolorida . Hoje eu já não tenho os trinta e tres anos de dezessete anos atrás e tenho medo que após esse novo vexame a nova geração de tricolores não tenha a pegada necessária . O trabalho será árduo galera . ST .

  63. Avellar
    5 de março de 2014 at 5:45 (5 anos ago)

    Amigo tricolor,

    A despeito do ano repleto de erros e vexames, o torcedor ainda confiava na postura ética do presidente. Até em função disso, sobravam desculpas e mais desculpas para a irritante omissão na defesa institucional, para o tom chapa branca com aqueles que vilipendiavam nosso clube…. coisas do tipo: “não esperem agressividade e contundência do Peter, ele não tem esse perfil”. Não tem esse perfil, ao que parece, porque a defesa do clube não está no topo de suas preferências, ele precisa medir ações e palavras para não desagradar clientes, presentes e futuros, do seu escritório de advocacia.

    Senhores, não sobrou nada. O presidente precisa ser rigorosamente cobrado, instado a se manifestar pelo Conselho Deliberativo do clube a respeito desse evidente conflito de interesses.

    ST.

  64. Thiago Reis
    5 de março de 2014 at 8:46 (5 anos ago)

    Armando,

    As grades não separam nada… só atrapalham o deslocamento mesmo pois todos ficam misturados.

    Não dê tanta importância a elas.

  65. Denis Machado
    5 de março de 2014 at 8:58 (5 anos ago)

    Deveriam colocar a comunicação institucional (digo todo conteúdo trabalhado no site oficial e nas redes sociais do clube) embaixo do marketing. Assessoria é outra coisa, um universo diferente, mas comunicação precisa seguir a estratégia definida pelo marketing, pois se não for assim, os dois setores nunca vão funcionar.

  66. Flavio Henrique
    5 de março de 2014 at 11:00 (5 anos ago)

    Me desculpem pela pergunta, eu não entendo da política interna do clube.

    Quem tem a maioria dos votos no Conselho Deliberativo ? É a Flusócio ?
    Se sim, não poderia ser feito algo para ao menos tentar colocar o “trem de volta nos trilhos” ?

    Ou teremos que aguardar até o fim do mandato e, tentar reconstruir o clube, que provavelmente estará completamente destroçado ????

  67. Jose Eduardo
    5 de março de 2014 at 11:06 (5 anos ago)

    Está bem dificil de entender a posicao da Flusocio. Depois de ganharmos o titulo de 2012, quando assumimos a liderança do ranking da CBF, eramos os campeos cariocas, esavamos disputando a LA, o marketing que timha tudo para aproveiar a situação, a desperdiçou. Muitos criticavam aqui, e a Flusocio nao apoiava as.criticas. Agora que acabamos de escapar do rebaixamento por erros de terceiros, tomamos uma surra dos reservas do bostinha, tivemos uma passagem para esquecer nos EUA, momento muito dificil para reverter com marketing apenas, a Flusocio ataca?
    Porque nao ataca o porque o Diguinho ainda ser titular do Flu? Ele ainda sai na porrada em treino e continua no time? O que fazem no elenco jogadores responsaveis pelo quase rebaixamento? So deviam ficar para o proximo brasileiro: Cavalieri, Carlinhos, Valencia, Conca, Fred, Valter e Michael. O resto tem que esquecer. Jogador rebaixado no campo nao deve ficar.. Nao incluo na barca, ainda os garotos: Biro Biro, Rafinha, Robert e Kennedy, mas tiraria eles imediatamente do convivio do elenco rebaixado para nao contaminar.
    Foquem na melhoria do fuebol, e quando tivermos em cima, cobrem o marketing. Agora cheira a oportunismo.

  68. Eric Menezes
    5 de março de 2014 at 11:45 (5 anos ago)

    Montenense,

    Eu gostaria de saber quem sao os integrantes dessa “patota de amigos que sangram o clube”, e o que realmente quer dizer “sangram” o clube. Pode dizer? Ou falou da boca pra fora?

    Criticas e opinioes sao direitos de todos os socios e torcedores, mas acusacoes precisam de mais responsabilidade, mais embasamento. Sangram quer dizer “roubam”? Quem sao eles? Roubaram quanto e como? Voce confirma isso? Tem provas? Qual a fonte?

    Respondendo as perguntas, voce vai ajudar muito ao clube, porque ou vai elucidar um esquema que porventura descobriu, ou vai esta afirmacao especifica vai ficar parecendo caluniosa.

    Por enquanto, vejo as realizacoes muito maiores que os defeitos no mandato do Peter, embora possa concordar com uma critica ou outra, sabedor das imensas dificuldades que o clube enfrenta.

    Agora, o exagero nas criticas ultrapassam o status de chilique, e beiram a calunia. Eh preciso ter mais responsabilidade nas palavras, porque amanha, quando vc conseguir colocar o genio em que vc acredita na presidencia do clube, pode ser que ele nao aguente a enchecao de saco vinda dos que o elegeram.

    Por isso: como sangram? Quanto? Quem? Criticar eh coisa de tricolor, caluniar eh flapress.

  69. Andre
    5 de março de 2014 at 12:12 (5 anos ago)

    Diagnóstico do Pedrão acima é perfeito.

    Esse rebaixamento, fruto de uma omissão e inércia imperdoável foi um baque muito grande.

    A falta de pegada tricolor dessa administração fez com uma geração enorme de crianças tricolores pouco aproveitassem os dois títulos brasileiros e fortalesse o orgulho de ser tricolor, além de serem obrigado, agora,
    a conviver com piadinhas de tapetão, e com um time sofrível, que não empolga ninguém.

    E nem aimagem do Conca é aproveitada…

    Cconfesso que, eu, como vc, torcedor mais antigo, não tenho mais aquela força que a torcida mostrou quando estávamos nas trevas e que, ao contrário do que tentam fazer parecer, pra mim é motivo de orgulho e não de vergonha.

    Meus filhos ficam maravilhados quando conto a eles as agruras da série C, época que o amor ao Flu só cresceu, dado o desafio que era fazê-lo renascer das cinzas.

    E a flusocio, com todo respeito, é sim muito responsável por esse estado de coisas, pois nos incentivou a lutar para tirar orcades e cia do poder e agora discursa como se não pudesse ou devesse interferir em nada.

    Ora, parece básico que, ao dar sustentação política à eleição do presidente, deveria fazer valer sua posição, exigindo cargos estratégicos à vida do clube. Mas, não, elege e reelege o cara e depois vem dizer que não tem acesso a ele?? Sinceramente, devo ser muito inocente em política mesmo.

    No fim, nós que elegemos o Peter com o intuito de que nossos filhos tivessem um time para torcer no futuro, hj rezamos para que nós é que não fiquemos órfãos…

    Desculpe o pessimismo, mas confesso que, nos meus 45 anos, nunca estive tão desanimado com as perspectivas do Flu.

    Abço.

  70. Sergio Mota
    5 de março de 2014 at 12:33 (5 anos ago)

    Pois é tricolores …

    Nós aqui reclamando, da forma como é utilizada a comunicação do clube, para fins pessoais num projeto de poder, e começamos o dia com uma entrevista do Tenório no site oficial …

    http://www.fluminense.com.br/site/futebol/2014/03/04/ricardo-tenorio-conta-um-pouco-mais-sobre-o-trabalho-realizado-no-futebol-do-flu/

    Nada pode ser tão óbvio quanto o projeto pessoal de poder do 02.

    Quais serão as próximas matérias?

    Mário Bittencourt?

    Celso Barros?

    Não 02, nós não queremos ninguém promovendo-se as custas do clube.

    Temos o maior respeito pelo Tenório.

    Queremos sim, pessoas que lutem pelo clube como ele, e os outros 2 acima citados.

    Mas nem por isso achamos correto utilizar o espaço do clube para promover algum deles.

    Este espaço não lhe pertence 02.

    Nem a voce nem a nenhuma pessoa física.

    Este espaço pertence ao Fluminense F C e deveria ser utilizado sempre para engrandecê-lo, para enaltecê-lo, e não para massagear o ego de quem lhe interessa politicamente.

    Na torcida tricolor não tem otário.

    Pede pra sair 02 pede pra sair!

    To falando merda? Então veja aí:

    http://www.botafogo.com.br/

    http://www.flamengo.com.br/site/

    http://www.vasco.com.br/site/

    Em algum dos sites do outros clubes existe exaltação a dirigentes? Entrevista com dirigentes em exercício de cargos no clube, sem nenhum motivo institucional para tal?

    Por que será que só no Fluminense é assim?

    Interesse do clube?

    Ou interesse pessoal seu de perpetuar-se no poder do clube, mesmo após o fim da gestão Peter Siemsen?

    E nosso Presidente não percebe isto?

    Não percebe sua óbvia intenção de deter o poder político no clube?

    Não vai rolar 02!

    Não vai rolar!

    Abraham Lincoln:”Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar a todas por todo o tempo.”

  71. Armando Castanheira
    5 de março de 2014 at 13:04 (5 anos ago)

    Po Thiago, pior que essas grades me incomodam a ponto de não ir mais. Preferi o carnaval de rua aqui na Nobrega, em Niteroi. Nunca vi isso em nenhum clube que já estive. O salão tem que ser uma coisa só. Mas mesmo assim lota, acho que parte do público até deve gostar dessas grades.

  72. Carlos Tricolor
    5 de março de 2014 at 13:11 (5 anos ago)

    Com a saída do Dr. Victor Favilla da coordenação medica do Fluminense vai abrir espaço para reformulação do nosso departamento medico?

    Fico na torcida pelo retorno do Dr. Michael Simoni para coordenar uma profunda reformulação no Deptº Medico Tricolor.

    Segue link no Facebook aonde tem post com discussão sobre a estruturação e modernização do DM Tricolor, inclusive com a participação do Dr. Simoni.

    Se vc apoia esta ideia, curti e deixe sua opinião, pois temos que cobrar a Diretoria sobre estas mudanças pois DM não ganha jogos, mas faz perder jogos e campeonatos:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=814532271894169&set=a.178382888842447.50444.100000122127275&type=1&theater

  73. Diego Bessolato
    5 de março de 2014 at 13:33 (5 anos ago)

    É quase unanimidade na torcida que o face do Fluminense é muito mal gerenciado.

    Se o cliente não está gostando, o que falta para mudar?

  74. Rogério Felix
    5 de março de 2014 at 13:39 (5 anos ago)

    Futebol, escalações, preferências do treinador, são coisas subjetivas. Temos que ser responsáveis e cobrar o que é objetivo. Senão, seremos torcedores iguais a todos só que com maior entrada para cornetas nossas preferências pessoais. Sem falar que, obviamente, não há unidade sobre elas em um grupo de mais de 200 pessoas.

  75. Rogério Felix
    5 de março de 2014 at 13:42 (5 anos ago)

    Temos 80 cadeiras em 300. Somos o maior grupo organizado do CDel, mas não necessariamente maioria absoluta, como pode ver pelos números. O que o amigo sugere, dentro da legalidade do Estatuto e do modelo político do clube, que seja feito pelo Conselho Deliberativo, órgão fiscalizador, para colocar o trem de volta nos trilhos? Vamos tentar sugerir melhorias com certeza. Já estamos fazendo isso.

  76. Rodrigo
    5 de março de 2014 at 13:56 (5 anos ago)

    Rebaixamento + achincalhamento da instituição + omissão da diretoria + defesa institucional inexistente + comunicação pífia = apequenamento do clube e da torcida.

    Equação simples e óbvia.

    Só encontro uma explicação: tem gente dentro do clube que trabalha para o fim do Fluminense, seja por incompetência ou por má fé.

    Aguardemos o momento em que seremos superados por Bahia, Sport e Coritiba no facebook.

  77. DANILO HERINGER
    5 de março de 2014 at 14:16 (5 anos ago)

    tbm queria o dr michael simoni no porem com o fred no fluminense isso sera impossivel de acontecer … michael simoni nao vai voltar pro fluminense uma pena + essa e a verdade

  78. PEDRÃO
    5 de março de 2014 at 14:59 (5 anos ago)

    Por tudo que você mencionou eu pergunto : Ainda não sabem porque o sócio futebol não decola ? Qual clube resiste a uma porrada dessas ? É o que eu disse , vamos ter que remar tudo denovo . ST irmão .

  79. carlos eduardo
    5 de março de 2014 at 16:02 (5 anos ago)

    OFF.

    É engraçado, até no carnaval os mulambos encontram facilidades com suas artimanhas. Compraram o CNPJ da Império da Praça Seca criando a Império Burro-Negro, já começando a desfilar no grupo B do Carnaval carioca, ao invés de vir lá debaixo como todas as agremiações fazem.

  80. Joao Paulo Tonini
    5 de março de 2014 at 16:07 (5 anos ago)

    Concordo com o amigo André,

    A FluSócio não pode eleger e reeleger o Peter e simplesmente dizer que não tem acesso ao Presidente ou não “interfere” em qualquer assunto no Dep de Futebol, Marketing e Comunicação Institucional.

    Para que apoiaram o Peter então? Não é possível que o maior grupo político do clube não exigiu as principais funções do clube, principalmente as ligadas ao futebol. Não podemos aceitar que o Peter delegou funções chaves a terceiros, não tricolores, e ficamos todos a ver navios.

    Sei das boas intenções do grupo, mas é muito cômodo fazer as críticas aqui no blog, reduto de meia dúzia de tricolores.

    O Peter e suas ações são de responsabilidade da Flusócio. Tenho certeza que a esmagadora maioria dos tricolores que votaram e reelegeram nosso presidente o fizeram por influência e promessas da fluSócio.

    É normal que agora as cobranças sejam direcionadas ao grupo.

    E torcemos para que A Flusócio seja mais contundente em suas críticas e reivindicações, pois o cenário que se apresenta não é nada animador, pelo contrário.

    ST

  81. ed tricolor
    5 de março de 2014 at 16:08 (5 anos ago)

    COMO VEEM OS VÁRIOS COMENTÁRIOS REFERENTE AS ADMINISTRAÇÕES DO MANDADO DO PETER É SÓ LAMENTOS E DISCÓRDIA EM TODA SUA GESTÃO. É POR CAUSA DE OMISSÃO, DESFEITA COM A TORCIDA, POUCO CASO OU NENHUM COM O CLUBE O QUE ESTÃO ESPERANDO PRA PEDIR A SUA RENÚNCIA. O CONSELHO , OU O GRUPO FLU SÓCIO FOI QUE REELEGEU MAS INFELIZMENTE ESSE SR NÃO RESPEITOU O CLUBE QUANDO FOI ATINGIDO MORALMENTE. TEMOS QUE PEDIR OU IMPLORAR OU A FORÇA PARA QUE SAIA DO CLUBE ANTES QUE O FLUMINENSE DESAPAREÇA ENTRE OS GRANDES. O INIMIGO NÃO ESTÁ FORA DO CLUBE ESTÁ NAS ENTRANHAS.

  82. Armando Castanheira
    5 de março de 2014 at 16:46 (5 anos ago)

    Viram os dois zagueiros da seleção hoje? Quando a bola gira e passa por eles, acertam quase todos os passes. Quando eles tem espaço para seguir com a bola, o fazem. Sabem dar um “tapa” na bola, enfim, sabem jogar bola. É um zagueiro com esse perfil que precisamos.
    E o Fred? Se puder jogar dando até dois toques na bola, é bom jogador, sabe finalizar. Mas se precisar dar 4 toques ou mais, conduzir um pouco mais a bola para depois passar, aí a jogada não sai precisa. Foi o pior em campo hoje.
    Fred é apenas um bom jogador, mas o melhor em sua posição hoje no Brasil. E essa posição não costuma fazer grandes jogadores não. Os melhores que vi foram Careca, Reinaldo, Romário e Ronaldo. Todos muito melhores que ele. Mas esses 4 eram craques, aí é sacanagem comparar.
    Mas outros jogadores finalizavam melhor que ele: Dinamite, Túlio, Dario, Waldo (do Flu)…
    O objetivo aqui é..não sei. Bom, talvez dizer ao Fred que ele não é craque e muito menos um dos grandes finalizadores que o futebol brasileiro produziu. Portanto ele tem é que treinar com afinco, ser o primeiro a chegar, o último a sair (de preferência treinando mais pênaltis se quiser continuar a ser o batedor – coisa que eu não concordo – pois não gosto do jeito dele bater) e por fim, ter uma vida mais regrada, dormindo mais cedo e bebendo menos.
    Assim ele pode conseguir jogar melhor nos próximos anos, ganhar mais alguns títulos pelo Flu e vir a ser, realmente, um grande ídolo.

  83. Valmir Veloso
    5 de março de 2014 at 18:25 (5 anos ago)

    Uma pena este coro com os mulambos! Uma pena não valorizar o nosso artilheiro. É fó da até aqui ler estes comentários. Já não chega ter que aturar todo sistema globo. Chega a ser falta de respeito com as milhares de crianças que o idolatram. Uma tremenda bola fora AC.

    ST.

  84. Carlos Tricolor
    5 de março de 2014 at 18:27 (5 anos ago)

    O Dr. Simoni neste projeto para o DM será coordenador não remunerado e quanto ao Fred, o próprio Dr. Simoni no post no FB, respondeu sobre este assunto que a seu ver não terá nenhum problema, da uma lida lá….e deixe sua opinião nos comentários.

  85. Diogo Cavalcanti
    5 de março de 2014 at 18:48 (5 anos ago)

    Carlos,

    conheço o Simoni, ótima pessoa. Eu não sou da área e to muito longe de poder avaliar ele profissionalmente. Só lembro que mesmo com ele no comando o DM funcionava da mesma forma. Muitas lesões e muitos jogadores tempo de mais parados.

    Como você disse talvez tenha que ser repensado o DM inteiro.

    Nada contra o Simoni, até pelo contrário, mas se eu opinasse não apostaria no que não deu certo (independente das condições da época). Certamente optaria por uma opção diferente.

    Sou contra tentar sempre a mesma coisa e esperar um resultado diferente.

  86. Paulo Carvalho
    5 de março de 2014 at 18:55 (5 anos ago)

    Daqui a pouco o MEU Fluminense enfrenta o meu tricolor da serra, o Friburguense.

    Meu saudoso pai, torcedor do América, representante do time da Tijuca para o interior do estado, era Conselheiro Nato do Friburguense e fanático por este último.

    Acho que só o vi na dúvida entre seus times, num amistoso aqui, em Nova Friburgo, que o America venceu por 2 a 1.

    Mas, como santo homem que foi e é, hoje vai ficar e cima do muro por minha causa, tenho certeza.

    Só espero que o Fluminense não invente de dar mole pro time da serra, que não é bobo!

    Quanto aos “intestinos” do clube, só posso dizer: A COISA TÁ FEIA MESMO!!

  87. Fábio Pitman
    5 de março de 2014 at 19:35 (5 anos ago)

    Isso que eu tb não entendo… fizeram 2 campanhas a favor do cara, a última recentemente, e dizem não ter influência nas decisões dele?

    Muita bagunça, numa boa… e pra essa bagunça EU NÃO DOU MAIS O MEU DINHEIRO!

  88. Armando Castanheira
    5 de março de 2014 at 19:40 (5 anos ago)

    Aproveitando esse tiro de meta, rapidinho, para dizer o seguinte:
    O Elivelton tentou correr em linha reta, uns 4 passos, e se enrolou todo, entregando a bola para o adversário. NÃO TEMOS ZAGUEIROS. CELSO BARROS, NÃO TEMOS ZAGUEIROS. JÁ SABE QUEM PRECISA CONTRATAR, CORRETO?
    Só mais uma: O Aílton entrou nervoso novamente ou não joga nada?

  89. Eric Menezes
    5 de março de 2014 at 19:59 (5 anos ago)

    Vendo o jogo e pensando:

    1) O comercial do sócio-futebol é de boa qualidade, mas eu tiraria a imagem do idoso (nada contra, estou quase lá ). Imagino que seja pra lembrar a nós, os mais velhos, a importancia de nos tornarmos sócios, mas a torcida precisa rejuvenescer, nossa marca tem que se identificar com o jovem. Entre os jovens e crianças o coisa ruim tem sua maior vantagem, nossa torcida está um pouco envelhecida, certo? E o jovem é o aspiracional tanto do velho quanto da criança.

    2) Jogar para essa torcida em pequeno número, no Maracanã, é ridículo. Prejudicial a nossa imagem. Esse público seria pequeno até para as Laranjeiras. Mas lá tem mais poesia, espírito, mais “experiencia” para o torcedor. Além disso, o novo Maracutã, assim como Laranjeiras, não tem estacionamento, mas para o estádio em Laranjeiras muito mais gente iria a pé, e a estação do metrô é igualmente perto.

    3) Pra mim não é o estadual que é ruim, mas sua fórmula e tamanho que são horrorosos. Prefiro um estadual enxuto e charmoso que um RJ-SP, que vai ficar muito parecido com o Brasileirão. E teríamos mais tempo para excursionar pela Europa, EUA, China…internacionalizar a marca e vender amistosos pela internet e TV.

  90. Flavio Henrique
    5 de março de 2014 at 20:31 (5 anos ago)

    Rogério, obrigado pelos esclarecimentos.

    Acredito nas boas intenções do grupo, até por isso que acesso o blog quase que diariamente.

    A decepção fica por conta que acredito que a eleição do Peter deve se em grande parte ao apoio dos Flusocio.
    Agora, ele vira as costas, e nada pode ser feito? Triste, decepcionante….

  91. Rogério Felix
    5 de março de 2014 at 20:44 (5 anos ago)

    Boa solução. Aí, quem paga o pato da indignação é o clube, excelente para o Fluminense.

    Os sócios têm direito a voto para isso: votar a favor ou contra se desejado, dependendo de se apoiar ou ser contra uma administração.

    Deixar de contribuir e participar politicamente é construtivo? Certamente não.

  92. DANILO HERINGER
    5 de março de 2014 at 21:56 (5 anos ago)

    torço por isso !

    perdoar o fred e uma coisa ,voltar a trabalhar com ele e outra e ele sabe q o fred vai voltar a dar os migues dele ai q mora o problema

  93. Armando Castanheira
    5 de março de 2014 at 22:10 (5 anos ago)

    Valmir, fiz algumas constatações sobre o Fred, é uma opinião. Mas não chega a ser falta de respeito com as crianças. Olha, eu disse também:
    1) Ele é o melhor atacante do Brasil.
    2) É bom jogador e sabe finalizar.
    3) Acho que ele hoje é ídolo, das crianças (mais o Conca), das mulheres e de bastante homens também, mas que pode vir a ser um grande ídolo se seguir as minhas humildes recomendações. Ele precisa entender que não é craque, longe disso e precisa melhorar o jogo quando tiver recebendo as bolas. O Walter hoje “segurou” mais o jogo lá na frente, foi mais eficiente que ele. Fred erra pênaltis porque não treina. Quer ser o batedor oficial, mas não treina. Treinar não é bater duas vezes e ir embora pra casa, é ficar uma hora depois do treino, repetindo cobranças, como fazia os grandes batedores de falta (Dicá, Zenon, Zico, Dinamite, etc).
    Eu torço muito para que ele tenha essa percepção e passe a fazer melhor as coisas, dentro e fora de campo.
    ST

  94. Paulo Carvalho
    5 de março de 2014 at 22:32 (5 anos ago)

    Eric,

    inegavelmente o FRED vende (ainda) a imagem do Fluminense.

    MAS… tá na hora de colocar o CONCA como “garoto propaganda”!

    Seria legal ainda, chamar o ASSIS, o WASHINGTON, o SAMARONE e tantos outros ex-jogadores e ainda ídolos de várias gerações anteriores à maioria do povo daqui, da Flusócio.

    Ou será que só querem SF jovens??

    Além do mais, aposto que estes que citei e outros, fariam isso de graça!!

  95. gilberto romero
    5 de março de 2014 at 23:30 (5 anos ago)

    Não joga nada. Muito fraquinho esse Ailton. Renato deve ter interesse na escalação do cara.

  96. Rogério
    5 de março de 2014 at 23:36 (5 anos ago)

    Concordo e também lamento. Parte da mídia malévola vem fazendo de tudo para dar uma queimada no Fred, torcem para que se lesione ( como são caras de pau!) e jogá-lo CONTRA A TORCIDA e mesmo vice-versa,indispor o atleta que tantas alegrias nos deu, ainda que inconscientemente, a estar conosco sem motivação, carinho ao clube e ao RJ , o que sempre demonstrou.É lógico que a mídia, leia-se Globo e clube do Galvão Bueno, e outros bobalhões com microfone na boca, querendo um representante paulista ( ou até a vovozinha, desde que não seja um Fred DO FLUMINENSE.Ffico a imaginar se o Cavalieri fosse convocado também: 02 representantes do Flu, a raiva, a inveja e a carga negativa seria duplicada, bem como são torcedores travestidos de jornalistas só posso lamentar este trabalho de sacanear o Flu, seus atletas, e tudo que possam fazer para nos tornar uma torcida hostil, raivosa e indiferenciada como as demais são.
    S.T.

  97. Juliano Pacheco
    5 de março de 2014 at 23:38 (5 anos ago)

    Prezados,

    o Jackson “entende de tudo” Vasconcelos manda e desmanda, é triste perceber que nosso presidente é figura decorativa.

    O marketing falou, falou e não disse nada, a mesma pessoa que era o responsável pelo departamento agora é diretor-executivo, remunerado, e já sai com a pérola de não gostar de trabalhar com a imagem do jogador, preferindo o mascote.

    Ora, então os maiores clubes do mundo não sabem nada do riscado, ou vcs conhecem o mascote do Barcelona e Real Madrid? Por aqui o Internacional explora muito seus maiores jogadores e o Flu? O Conca é ídolo, o Fred na seleção e nada!!!

    Olhem a quantidade de produtos Internacional-Nike!!
    http://www.lojadointer.com.br/

    ST! E que a UNIMED nunca saia, pois se depender de competência administrativa estaremos ferrados.

  98. Geraldo Figueiras
    6 de março de 2014 at 9:51 (5 anos ago)

    Não há cobrança interna para melhorar?

    Será que alguém considera o trabalho bom?

  99. Paulo Muniz
    6 de março de 2014 at 13:41 (5 anos ago)

    Será que vale gastar dinheiro só pra ter mais likes ?

    De que adianta, se pra promover posts precisamos gastar mais ainda ?

  100. Gabriel Valente
    6 de março de 2014 at 19:30 (5 anos ago)

    Promoções. Enche de promoções de camisas e produtos oficiais, ingressos pros jogos, um pacote de 6 meses grátis de SF, coisas assim, pra mobilizar novas pessoas a seguirem a página, nem que criem uma conta no Facebook só pra isso. Simples. Falta vontade.

  101. Fábio Pitman
    6 de março de 2014 at 22:28 (5 anos ago)

    Pois é, no momento o clube tá pagando não um pato, mas um MICO com essa administração atual.

  102. Jefferson Alvares
    7 de março de 2014 at 3:01 (5 anos ago)

    Prezado Marcus,

    Incrível algumas coisas que passaram a ocorrer nesta gestão!

    Como um presidente que caminhava a passos largos para ser um dos melhores da história se deixa ser destruído desta forma…

    St,

Deixe um Comentário