Futebol e cidadania estiveram juntos no Maraca

Uma grande vitória por 3 x 2 contra a ótima equipe do Santos, que entrou em campo com o que tinha de melhor à disposição, marcou a estreia do Flu no campeonato brasileiro de 2017. Como se não bastasse a importância do resultado, o ainda Flu terminou a rodada como o único time carioca a vencer.

Ainda no Maracanã, houve mais uma etapa do projeto Fluminense Joga Limpo, desenvolvido pela área de Desenvolvimento Sustentável do clube. A iniciativa, pioneira em aproveitamento de resíduos de um jogo de futebol em prol da geração de oportunidades para 160 famílias carentes, foi pauta de reportagens nos programas Bom Dia Rio e também no RJ TV, ambos da Rede Globo.

É importante que nosso torcedor se conscientize da importância de coletar seu lixo e depositá-lo nas lixeiras adequadas, separando plásticos e orgânicos. É algo que fortalece a marca Fluminense, cuida do planeta, gera renda para quem precisa e dá um bom exemplo para toda a sociedade.

A partir desta quarta, iniciam-se as oitavas de final da Copa do Brasil com o Flu encarando o Grêmio na Arena deles às 21:45h, um jogo duríssimo. O Guerreiros Sports Bar convida os sócios para assistir ao jogo na sede, numa corrente positiva regada a promoções de cerveja.

No embalo desta boa segunda-feira, convocamos novamente nosso torcedor para se aproximar do Fluminense. Nenhum time será vencedor sem o apoio apaixonado, intenso e fiel de sua torcida nos estádios. Vá aos jogos, seja sócio! Faça também a sua parte por um Fluminense vitorioso!

  • Danilo Soares Félix

    Essa pauta é muito bacana, um golaço! Fortalece nossa marca e dá um ótimo exemplo para todos. Flu sempre nos orgulha quando é pioneiro em boas ações. Parabéns ao Luiz Rodrigues pelo esforço.

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/convenio-entre-fluminense-e-cooperativa-de-coleta-de-lixo-produz-renda-para-160-familias-no-rio.ghtml

    Quanto ao jogo, não há o que falar: vitória maiúscula contra um time melhor que o nosso. Vitória pra se fazer respeitar daqui em diante, se bobearem essa garotada vai chegar lá em cima. Só falta mesmo a maior parte da nossa torcida acreditar.

  • Jefferson Alvares

    Prezados,

    Parabéns por mais esta excelente ação de sustentabilidade, no qual nosso amigo Luiz Carlos Rodriguez empenha toda uma dedicação e conhecimento impar ao desbravar estas fronteiras dentro do Fluminense.

    Que a gestão Abad incentive cada vez mais estes projetos, que mostram o quanto nosso clube é inovador e empreendedor.

    ST

  • Fabio DB

    Excelente iniciativa. Parabéns!!!!!!!!!!!!

    Poderiam ser distribuídos plásticos (com escudo e patrocinador da ação)para limpeza a ser feita pelos próprios torcedores como é costume dos torcedores japoneses.

    Antes deveria ter uma orientação geral sobre isso.

    Creio que até as organizadas apoiariam a ideia e seria também uma ótima forma de melhoria da imagem delas. Taí uma grande oportunidade.

    As limpezas poderiam ser no intervalo e ao final do jogo.

    ST

  • Ricardo Ferreira

    Mais uma vez o Fluminense na vanguarda.

    Parabéns para o nosso Luiz Rodrigues.

    Dois links com matérias sobre o projeto de Desenvolvimento Sustentável:

    http://observatoriodofluminense.com.br/noticias/2017/01/reuniao-sobre-sustentabilidade-no-flu-anima-alemaes-da-giz

    http://extra.globo.com/esporte/fluminense/em-meio-cartolas-atletas-ex-funcionario-do-bndes-tenta-fazer-do-fluminense-um-clube-sustentavel-18895177.html ( o site é do “sistema”…paciência. É pelo Fluzão ).

    A propósito, temos que bolar uma forma de reciclar o lixo da Gávea. Extremamente tóxico…hehehehehe.

  • Fabio DB

    Reportagem do globo.com:
    http://app.globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/guia/avaliacao-de-elencos-brasileirao-2017

    Analisa os elencos de acordo com as seguintes categorias: É craque (6 pontos) , Joga muito (4 pontos) , Agrega valor (3 pontos) , Compõe elenco (2 pontos) , Sujeito a vaias (1 ponto) , Irrita a torcida (não pontua)

    A avaliacao considera Cavalieri como jogador que “agrega valor”, em resumo, ajuda mas não é um destaque. Renato Chaves e Leo Pelé para composição do elenco e não para titulares.

    Os grandes jogadores do elenco foram: Scarpa Sornoza Orejuela Wellington e Richarlison. Nenhum deles tem mega salário por sinal.

    Eu achei a avaliação razoável (embora alguns garotos possam subir nesses ranking como Wendel) e coincidente com grande parte das opiniões aqui colocadas.

    ST

  • Valmir Carvalho da Silva

    Vitória maiúscula. Grande partida de Dourado, Wendell, Henrique e Leo. Mas o que ainda preocupa é a situação do patrocinador master. Até quando ficaremos sem essa importante fonte de receita? Por favor, uma resposta da direção em relação a esse assunto.

    • Fernando Ventura Jr.

      Acho que o jeito vai ser uma parceria que envolva os garotos de Xerém, o que pode ser perigoso, a não ser que muito bem amarrado, senão repete a Unimed e nos tornamos reféns..

  • Davi Carvalho

    Alguém sabe porque aquele estudo sobre Laranjeiras revitalizada não saiu do papel???
    Que ótimo seria ter o nosso estádio novinho e servindo ao time, assim não teríamos o déficit que temos, ainda teríamos nosso próprio caldeirão.
    Precisamos pensar nisso.

    • Marcelo Fontoura

      Essa questão hoje é mais que necessária… É de sobrevivência… E inexplicavelmente não é uma prioridade máxima.

    • Fernando Ventura Jr.

      Temos que usar o estádio do América, onde investimos dinheiro, e atenderia a uma parte da população que não a da zona sul que também tem acesso fácil ao Maracanã via metrô.

    • Danilo Soares Félix

      Srs, Laranjeiras não tem condições. Ali tem gabarito máximo de altura por conta de exigência do Palácio Guanabara (motivos de segurança), tem limitações por parte de Bombeiros e CETRIO, não há espaço. O subsolo é um maciço rochoso. Precisamos sim do nosso estádio próprio mas a solução não é Laranjeiras, esqueçam isso. Não há espaço.

      • Marcelo Fontoura

        Até hoje não me conformo de termos deixado a Ilha escapar para o Nada pode ser menor e depois para os Mulambos… Hoje tem um Estádio para 25 mil pessoas proximas do Campo e a Ilha no é tão longe… Ou seja, nos atenderia por 30 anos ou mais… Botafogo estava FALIDO quando pegou… Sinceramente isso eu nunca entendi.

  • Cesar Castello Branco Martins

    De fato, uma bola dentro! Que venham novas iniciativas como esta!

    ST

  • Fabio DB

    Frase que ouvi agora no BEM AMIGOS que se enquadra ao FFC dos últimos jogos:
    – “administração de jogo”.

    Nosso time não tem nem capacidade fisica e nem maturidade para “administrar jogo”. Isso é pra time cascudo e com ótimos defensores.

    Nosso time tem que jogar intensamente mas para frente.

    Assim foi montado o Palmeiras do Cuca contra o Vasco segundo análise comentada.

    É PERFEITO para nós como ja vimos antes !!!!!

    ST

  • Fabio DB

    Tottenhan é um Botafogo inglês.
    ST

    • Davi Carvalho

      Mas tem um estádio bom que vai melhorar.
      O Espanyol tem um melhor e é bem menor que o Tottenham como clube.
      O negócio é ter onde jogar, América/MG é menor que a gente e tem o estádio independência que é muito bom.

      • Fabio DB

        Concordo com ambos. Laranjeiras transformada para 15 mil seria boa opção.

        Um estadio estilo PARQUE Com uma parte turística, museu.. restaurantes.. . Música.. lazer esportivo infantil. Vira ponto turístico, arrecada uma $ e alavanca a imagem do clube.

        Sou terminantemente contra a venda da area para predios ou shopping(formato comercial já obsoleto segundo estudos que li devido as compras serem quase todas online no futuro).

        ST

        • Alexandre Said Delvaux

          Se existem ideias contrárias e a favor, entre sócios, torcedores e dirigentes, vizinhos, políticos, empresas, enfim, stakeholders envolvidos com o tema, por que não dar início a um estudo de viabilidade (ou inviabilidade) e dos usos do Estádio?

      • Alexandre Said Delvaux

        Davi, o Estádio do América, salvo engano, pertence ao Estado de Minas Gerais, tem uso compartilhado com o Atlético Mineiro e está localizado em condições análogas ao Estádio das Laranjeiras. Segundo informações, a estratégia de movimentação de parte do público (capacidade em torno de 20.000) é bem controlada, sendo usado um grande estacionamento, relativamente distante, nos dias de jogos com o propósito de minimizar impactos ou problemas para a vizinhança.
        Eventos em horários que não comprometem a movimentação no entorno, uso de alternativas de transporte coletivo (no caso do FLUMINENSE, o metrô pode ser usado), ações específicas de orientação do tráfego podem ser usadas no caso do Estádio das Laranjeiras, eventos marcados em datas e horários que não conflitam com o fluxo, aproveitamento dos espaços internos, enfim, muita coisa pode ser feita para viabilizar o uso do Estádio do FLUMINENSE. Um bom exemplo é o Independência. Um estudo técnico-econômico bem feito elucida a questão.
        Tenho informações que um dos maiores especialistas no tema é o Dr Afonso Celso Raso, que tem escritório em Belo Horizonte e, coincidentemente, torcedor do América. Poderia ser consultado.

  • Fabio DB

    Parte dos atletas é fraca.
    Processo de seleção em Xerem não está legal o que é comprovado pelo futebol visto durante todo esse ano.
    ST

    • Danilo Soares Félix

      Trocou o técnico nesta semana. Mas sua análise me parece equivocada. O nosso time Sub20 deste ano é quase todo 1o ano. Subiram Pedro, Wendel, Nogueira, Frazan, Matheus Alessandro, etc. É normal ir mal com tantas mexidas.

      • Fabio DB

        Danilo… na base todo o elenco é 100% dependente do nosso trabalho. Então, não podemos admitir “desvios de qualidade ou de conformidade com requisitos” como as vezes vemos … como você é profissional de TI (como eu já fui no passado TI/telecom) falamos a mesma língua e sabemos desses objetivos rigorosos.
        ST

      • Sergio Binda

        Danilo,

        Me permita descordar. Nosso sub 20 é fraco!! Não posso falar das demais categorias, mas no sub 20 o nível caiu desde o ano passado. Frazan, Paulinho, Patrick etc tem um nível muito aquém de gerações anteriores. Fora a qualidade de nossos goleiros, fracos desde o Marcos Felipe. A Copa RS do ano passado, quando caímos na semi, foi o canto do cisne da geração campeã brasileira.

        Talvez estas saídas anunciadas pela imprensa em nossa base sejam o reinício de um trabalho que estava muito bem feito.

        ST

  • Mauro Carvalho – SP

    Parabéns pela iniciativa DIFERENCIADA !!!

  • Mauro Carvalho – SP
    • Danilo Soares Félix

      Flapress ridícula, perdendo a linha para valorizar um ativo do time da massa. Vergonha alheia.

  • Mauro Carvalho – SP

    DO BLOG TRICOLOR “PIOR PARA OS FATOS”…

    Sábado foi a estréia de Zidane Ronaldinho Gaúcho Van Basten Romário da Silva, mais conhecido como Vinicius Júnior. Pelos comentários psicóticos da Flapress, tratou-se um momento histórico pro futebol, que só rivaliza com o milésimo gol de Pelé e o gol de mão de Maradona.

    Vejam os melhores momentos…VINICIUS JUNIOR BEST SKILLS

    https://twitter.com/diegp77/status/863525954244804609

    • Fernando Ventura Jr.

      Sensacional a desafinada do “My heart will go on”. Hahhaha! Deve ser o Toró deles. Vai terminar como volante.

    • Danilo Soares Félix

      A bajulação em cima deste garoto, que ainda não é ninguém no futebol, pra mim tem como motivo inflar seu preço de mercado para o CRF ganhar mais dinheiro. Ele está muito mais pra Gerson que pra Neymar, basta ver ele jogando.

    • Alexandre Magno Barreto Berwan

      Quem quer esse pereba deve ser o Real Santander, tirando uns 3 dígitos do valor apresentado pela frapress…

  • Marcelo Fontoura

    Muito provavelmente pela situação financeira, no meio do ano teremos que vender um jogador, parece que o mais próximo da venda é o Richarlison. Vi que o Maicon Bolt está pedindo 450 mil para voltar ao Brasil. Creio que seja negociável sendo possível um ajuste mais baixo. Tem 27 anos e inegável identificação com a torcida e ao que consta não tem problemas de contusão. Claro que a conta não é simples. Mas bastava economizar um Maranhão é um Marquinho que sobrava dinheiro. Além disso proposta se negocia. Conversei com vários tricolores que vêem o Maicon Bolt como ideal em uma saída do Richarlison.

    • Fabio DB

      Fazendo trabalho sério se acha um Maicon Bolt por menos de 100mil na América Latina…… até de 50mil.

      Hoje se sabe que os salários praticados no futebol são astronômicos pelo mesmo motivo que q reforma do Maracanã custou 2 bilhões mas deveria ter sido 500 milhões.

      ST

      • Ricardo Ferreira

        É necessário avaliar com muito critério sua condição ATUAL.
        Envelheceu, não se destacou tanto.

        Não deve ser descartado de pronto.

        Mas não vale nenhum desatino financeiro.
        Aprendamos com os erros da administração anterior.

      • Marcelo Fontoura

        Nisso você tem razão… Mas que não seja um Berrio… Cirino versão Piorada!!! Hahahaah… Correr ele corre , mas na hora de pensar e chutar é uma desgraça.

    • Danilo Soares Félix

      Por favor esqueçam patamar salarial de 450 mil no Flu. Não há dinheiro para isso no momento.

      • Marcelo Fontoura

        Eu sei Danilo… Mas isso foi o que ele “pediu”… Diego pediu 1 milhão para o Flamengo e veio por 600 mais produtividade . Sei que hoje ele é caro para nossa realidade, pois esse gestão está tendo que fazer um trabalho hercúleo para sustentar péssimos jogadores com contratos irreais e tentando se livrar deles. O fato de termos ao menos “um bom time titular” já é um grande feito, pois com todo respeito aqueles que gostam, o estrago promovido pela segunda gestão Peter, que muitos atribuem a ter dado super poderes ao Mário foi muito , mas muito maior que eu imaginava. Coisas como o caso do Zagueiro “Arthur” e sua renovação são indefensáveis.

  • Rubem Deiana

    Boa tarde a todos. A vitória sobre o Santos me fez entrar no programa sócio torcedor porque acredito na força da torcida.

    • Alexandre Said Delvaux

      Excelente! O FLUMINENSE precisa de pessoas com a mesma disposição, interesse e engajamento. Assim, a mudança de patamar será antecipada. Se o Clube precisa, nas condições atuais, de algo em torno de 10 a 15 anos para recuperar a plena capacidade de investimento, este prazo pode ser reduzido consideravelmente com o comprometimento dos Tricolores.

    • Danilo Soares Félix

      É isso, guerreiro! Não apenas por causa da vitória, mas é importante fazer parte, o Flu precisa muito de sua torcida engajada, indo aos jogos e sendo sócia. Não temos como prosseguir como grande clube sem isso. Nossa grandeza depende disso, pois as torcidas de outros clubes já se engajaram.

  • Thiago España

    Quantos funcionários do Fluminense torcem pelo Fluminense?

    Destes, quantos além de torcedores são extremamente dedicados e competentes em suas áreas?

    Dos que restaram, quantos tem 17 anos de casa?

    Pois bem, acabaram de mandar embora Daniel Pinheiro, auxiliar técnico da base que dedicou mais da metade de sua vida ao tricolor.

    Não é só a tatuagem do Fluminense que sinaliza sua paixão, mas os sacrifícios que sempre fez por Xerém, mesmo nos piores momentos.

    Por suas mãos passaram grandes jogadores.

    Daniel também é um dos responsáveis pela garotada cantando músicas de arquibancada no vestiário depois de uma vitória, algo que todo torcedor sente orgulho quando vê.

    Formar atletas Tricolores é a sua praia.

    Duvido outro profissional da bola em atividade no Brasil com tantos títulos na carreira de auxiliar.

    Além disso, quando não está em Xerém, está na arquibancada tricolor. Não perde um jogo do profissional como torcedor.

    Então, se 2 derrotas é motivo pra demitir um técnico(?) recém chegado, certo que não é para dispensar o auxiliar técnico que chegou uma vida antes, um baita profissional do quilate do Daniel.

    Diga-se de passagem, as revelações que atuariam no sub-20 foram integradas ao time principal por incapacidade de contratação. Como exigir o mesmo nível?

    Espero que a diretoria reconsidere a decisão, pois gente desta estirpe não se pode abrir mão por mera conveniência.

  • Fernando Ventura Jr.

    Off: Fluminense ganha do Vasco por 3 a 0. Ah, mas é início de campeonato. O Luís Fabiano não jogou. Fluminense ganha de novo do Vasco por 3 x 0. Tá bom, mas o campeonato carioca não é parâmetro para nada. O Palmeiras ganha do Vasco uma única vez no início do campeonato por 4 x 0 e qual é a reação? Pintou o campeão. O Palmeiras é o favorito a conquista do brasileiro. Coerência zero.

    • Ricardo Ferreira

      Quem disse isso, Ventura?

      Realmente o WO não é parâmetro para nada.

      • Fernando Ventura Jr.

        Fernando Calazans na sua coluna fala do Palmeiras. Tá certo que antes mesmo do campeonato começar e embora o Palmeiras nem tenha ido às finais do paulista já era favorito, mas não se pode colocar que a vitória sobre o Vasco confirme essa “certeza”. Curiosamente, os campeonatos carioca e mineiro servem para os “especialistas” apontarem o Flamengo e o Atlético Mineiro como igualmente favoritos.

  • Ricardo Ferreira

    Falando sobre nosso atual treinador.

    Tenho restrições. Tecnicamente o situo ali na turma intermediária. Comete erros crassos, alguns em momentos cruciais, decisivos. Com o agravante de ser cascudão, velho de guerra. Fala demais, colocando seu patrão em situação incômoda em algumas ocasiões. Arrogante, teimoso, se aferra, fica engessado em posições, em decisões que claramente são equivocadas. Inventa soluções ridículas, querendo dar uma de gênio. Quem sabe da vida dele é o Maranhão…aquele que ele “pardalzou” no fla x Flu decisivo. Imperdoável. Abel ! Vai inventar na casa do Carvalho! Carvalho é um vizinho meu que tem paciência de Jó… Pelo bem do Fluminense, nossa paixão, torço muito para ele ter sucesso. É o tipo do cidadão que se colocar dez copos de geleia no seu armário, diante de uma visita põe todos na mesa. Se bem que parece ter obsessão por alguns…Eu torço é para o Fluzão.

    Menos fanfarronice e mais competência.

    • Fabio DB

      Havia um treinador chamado Dino Sani que disse frase simples mas direita:
      – jamais contrate um jogador ruim. Pois um dia você vai precisar dele.

      Se vc for escolher um time hoje aposto que 90% por cento será o do Abel. … se Marquinho etc estão lá como opções não é culpa dele.

      O mais difícil e raro para qualquer gerente técnico supervisor é ter o respeito do grupo.

      O Abel faz o mais importante e difícil.

      ST

  • Fabio DB

    Crise econômica sem solução prevista até 2019/20:
    – fundamental obter novas fontes receitas. E aumentar receitas atuais.
    – fundamental revolucionar a organização, as operações do clube. Desburocratização. Extinção de departamentos não criticos.. e redução de pessoal redundante ou parcialmente redundante.
    – redução ou corte de projetos não lucrativos.
    – revisão dos contratos com subcontratadas.
    – demissão de profissionais operacionais com salários acima do mercado.
    – término de contrato com jogadores com salários defasados ou redução/renegociação (Cavalieri, Gum, Marquinhos, … etc).
    – término de contrato com demais profissionais do futebol com salários defasados.
    – revisão e término de contratos com jogadores sub 20..17..etc .. não considerados de alto potencial..
    – ajustes/redução do projeto “Flu-Europa”
    – etc.. etc..

    São esses tipos de ações que a consultoria contratada para fazer revisão/auditoria orçamentária sugere para seus clientes em crise..

    • Julio Cossito Toldo

      Fabio, boa tarde. Como torcedor e não integrante de qualquer grupo político, faço a seguinte indagação: não discordo das suas colocações. Então, levando todas elas em consideração, pergunto: o que foi feito no clube durante gestão do Peter ? E, considerando todas essas ações emergenciais, por qual motivo o clube não aceitou fechar com patrocinadores que acabaram sendo aceitos por Santos e Galo, por exemplo. E olha que os valores ofertados foram os mesmos. Olha, a cada dia que passa percebo que o destino do Flu é virar um clube social (algo que sempre foi desejo de muito nas Laranjeiras). A continuar no passo que estamos, não chegaremos vivos em 2020. Saudações. Julio Toldo

  • Fabio DB

    Vocês sabem qto ganha o Borja… a nova estrela badalada do ataque do Palmeiras????.. 24 anos….

    85 mil dólares = 280 mil mês.!!!!
    (Não faz 2 anos ele ganhava 15mil).

    Menos que Gum, Cavalieri ou Marquinhos… velhos e ultrapassados mamando nas tetas já fragilizadas do tricolor.

    Uma INJUSTIÇA com o clube. PREJUÍZO MENSAL MONSTRO.
    Um absurdo administrativo e uma violência contra a meritocracia.

    E o Palmeiras ainda ficou com um jovem de 24 que tem potencial de venda de dezenas de milhões no futuro. E quanto vale um Gum? Cavaliere?… ZERO.

    ST

    • Danilo Soares Félix

      Fabio, o caminho é esse. Sornoza e Orijuela ganham menos da metade do Borja, e em reais. A| dificuldade para trazer estes jogadores é o custo de aquisição. Por ex, nos casos dos equatorianos ainda temos parcelas a pagar. Compramos 50% de cada um por cerca de R$ 11 milhões (total somado).

      Quanto aos nossos problemas de elenco, está provado que fazer contrato longo com jogador acima de 30 anos, que naturalmente já tem um patamar salarial mais elevado, é suicídio. Flu errou muito nisso recentemente.

    • Jorge Eduardo

      Perfeita colocação.

    • José Alberto Bernardes

      Foi perfeito Fábio…Muito triste isso….Somando o salário desses 3 deve dar 1.200.000,00 por mês….É vergonhoso….Everton Ribeiro vem para o Flamengo pra ganhar na faixa de 700 a 800 mil por mês…O que seria melhor?Os três acima citados ou um craque como Everton Ribeiro….Essas coisas sangram demais o clube financeiramente,tecnicamente e MORALMENTE!

  • Flavio Chammas

    Senhores

    Ola Danilo é bom ve-lo de volta.

    Esperamos melhorar nossas postagens, com o bom debate.

  • Flavio Chammas

    Senhores

    “Flu quita parte dos direitos de imagem atrasados do elenco”

    Pensei que ia falir, segundo a mídia flapress

  • Davi Carvalho

    Andei lendo que Abad teria deixado a entender que pode negociar o Mascarenhas.
    Se for verdade seria ruim, eu acho que devemos esperar antes de negociá-lo, o menino nem jogou no profissional ainda. Não podemos deixar o rapaz ir embora tão cedp assim.

    • José Alberto Bernardes

      Mascarenhas?Esse não conheço..É do Juniores?

    • Marcelo Teixeira

      Vende pra ontem! Boa tecnica! Chuta bem! Sem qualquer velocidade pro profissional! Se for pra poupar a venda de um dos nossos bons jogadores, vende.

      • Davi Carvalho

        Se ele fosse ruim assim, os Europeus não estariam monitorando.
        O garoto nem foi ao profissional e já cornetam???

  • Claudio Souza

    Certos torcedores, muitas das vezes, não conseguem perceber o alcance negativo de certas pressões que fazem mundo afora.

    Essa grita pelo Calazans pode vir a prejudicar o clube e/ou o jogador. Também achava (e acho) estranho esse seu sumiço do banco.

    Já acreditei que fosse decisão técnica, ao meu ver equivocada, do Abel, mas acho que pode estar acontecendo algo sério nos bastidores.

    Abel voltou a relacioná-lo para o jogo de amanhã, mas isso não significa que será utilizado, mesmo se necessário.

    ST

  • Fabio DB

    Exato….. sao 2 coisas diferentes.
    ST

  • Fabio DB

    Eles foram campeões 1/2 década atrás.
    ST

  • Valmir Carvalho da Silva

    Isso aí, Thiago. Acho que a diretoria poderia repensar o assunto.

  • José Alberto Bernardes

    Amigos fico imaginando a cabeça desses equatorianos com esse monte de competições…Carioca,Primeira Liga,Copa do Brasil,Brasileiro….É complicado….Mudando de assunto,é deprimente pagarmos 1.200.000,00 por mês para Gum,Cavalieri e Marquinho….E o Flamengo vai trazer o Everton Ribeiro por 750 mil/mês….Que desperdício de dinheiro….Pra mim é como pegar 1.200.000,00 todo mês e queimar….Como erraram feio nos contratos longos ,caros e nas prorrogações injustificáveis de contrato….Multiplicamos por 13(décimo terceiro)….São quase 16 milhões por ano!!!!De doer….16 milhões em 3 jogadores que hj não fazem diferença nenhuma….É praticamente um patrocínio MASTER com esses 3….Me baseio no que leio e ouço falar….600 Cavalieri….300 Marquinho….300 Gum…Se estou falando bobagem,alguém me desminta que ficarei feliz….

  • José Alberto Bernardes

    Ainda bem que essa nova direção,capitaneada pelo Abad,está trabalhando de maneira sensata,com os pés no chão,tentando desarmar essas verdadeiras bombas relógio deixados pela direção anterior….Maicon Bolt 450 mil?Nunca!É isso aí Abad e diretoria…Nada de loucuras….Pés no chão….Vamos tentar arrumar as estruturas da casa pra pensar em decoração depois!!!Senão a casa cai!

  • José Alberto Bernardes

    E antes que alguém diga sobre dispensar o Fred e ficar com esses 3 penso que foi correto dispensar o Fred….Era um ídolo,nos deu muitas alegrias mas infelizmente deixaram ele ser um manda chuva nas Laranjeiras…Isso não pode acontecer….Jogador é JOGADOR!Vejam que no Atlético ele é jogador!Não deixam ele cantar de galo lá….No Fluminense ele mandava prender e mandava soltar…Isso foi um grande erro das administrações passadas….É passado mas serve de aprendizado para que nunca mais se repita….Nem se um dia o Messi for jogar no Flu….

  • Fabio DB

    Justiça dá três dias para Corinthians quitar R$ 3 milhões de três calotes ocorridos em menos de 24 horas

    http://espn.uol.com.br/noticia/695086_justica-da-tres-dias-para-corinthians-quitar-r-3-milhoes-de-tres-calotes-ocorridos-em-menos-de-24-horas

  • Filipe

    Qual o motivo dado pela diretoria? Marcelo Teixeira se pronunciou?

    • Thiago España

      Abad e Marcelo Teixeira estão na Europa. Motivo teoricamente foram os maus resultados do sub-20 nos últimos jogos… até entendo pro técnico que chegou ontem no clube, mas pra um cara que tá lá há 17 anos, complicado.

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Essa omissão por fraqueza do Fluminense há 31 anos é o que me incomoda mais no clube:

    Árbitro do confronto contra o Grêmio já prejudicou o Fluminense

    http://explosaotricolor.com.br/v2/arbitro-confronto-contra-o-gremio-ja-prejudicou-o-fluminense/

  • Sylvio Montenegro

    Vale um esclarecimento da Flusócio.

  • Claudio Souza

    Senhores, sinceramente não entendo tantas críticas que estão sendo feitas ao trabalho do sub-20. A quantidade de jogadores que subiu para o profissional e/ou estourou a idade foi enorme. Só em termos de comparação, do time campeão brasileiro sub-20, se não me engano, só o Paulinho é remanescente.

    A divisão da base em categorias por faixa etária não é à toa. Garotos entre 15 e 17 anos têm, no geral, desenvolvimento físico muito inferior a um entre 18 e 20 anos.

    Por conta disso, sendo o nosso atual time sub-20 formado basicamente por jogadores que vieram do sub-17, não dá pra se cobrar um rendimento compatível com o que se tinha recentemente com os garotos mais velhos, isso sem contar com o amadurecimento técnico e tático.

    Vamos com mais calma. O técnico da categoria foi demitido, o que indica que algo no seu trabalho não estava a contento. Acho que os profissionais que cuidam de Xerém merecem o nosso crédito, considerando os bons valores que a base tem nos fornecido nos últimos anos.

    ST

    • Fabio DB

      A critica existe pela seguinte razão (pelo menos a minha):

      1- os elencos da base são formados integralmente por jogadores selecionados por peneiras e outros processos similares sob responsabilidade integral do FFC;
      2- ao ser selecionado um jovem jogador, deveria ser obrigatório (ou será reprovado) que esse jogador atenda INTEGRALMENTE certos requisitos ou padrão.
      Vamos chamar de “PADRÃO DE QUALIDADE XERÉM”.
      Por exemplo, tal velocidade, tal habilidade, alta capacidade de passe, chute, lançamentos, marcação, etc…etc… isso precisa ser mapeado/planilha, da mesma forma que se julga UMA COMISSÃO DE FRENTE no carnaval ou a bateria ou mestre sala e porta bandeira. Um conjunto de avaliadores dando notas para o jovem em vários requisitos.
      3- TODOS os jogadores selecionado, independentemente de serem reservas ou não, devem OBRIGATORIAMENTE atender a esse alto padrão de qualidade.
      4- NÃO EXISTE NA BASE O CONCEITO DE “JOGADOR QUE COMPÕE ELENCO”. Afinal, todos vem (ou deveriam) vir sem custo ou custo irrisório.
      5- Então TODOS deveriam ser excelentes. Afinal, qual o motivo de um jogador “esforçado” ou regular ser selecionado na base se há milhares ofertados?
      6- INFELIZMENTE PORÉM, nota-se que alguns jogadores “esforçados” que assumiram a titularidade.

      Isso indica um problema sério, pois dependemos demais dessas “jóias” por questões técnicas e financeiras.

      O problema pode estar sendo causado porque:
      – não existe um padrão de qualidade claro e/ou divulgado para os que selecionam possam realmente avaliar e comparar “cientificamente” e com JUSTIÇA os potenciais selecionados e não na base do “achômetro” de algum dono da verdade.
      – se existe, alguém pode não estar seguindo (por algum motivo desconhecido) os requisitos mínimos desse padrão de qualidade;
      – pode haver falta de capacidade de quem seleciona;
      – pode haver um processo de seleção frágil, sem verificação ou sem discussão de um grupo.

      Se a coisa for feita profissionalmente TODOS OS ATLETAS DE XERÉM serão excelentes (SEM EXCEÇÃO). Afinal, há milhões de jovens sonhando com uma mera oportunidade no futebol.

      ST

    • Sergio Binda

      Claudio,

      Perdemos a final da Taça GB para o Vasco reforçados por jogadores que estavam com os profissionais (Mateus Norton, Frasan etc…)

      Vi alguns jogos do sub 20 este ano e não há ninguém que pareça que vá vingar. Time fraco e desorganizado.

      ST

  • Pedro Faerstein

    Alguém sabe se tem um point tricolor em saquarema. To precisando ver o jogo hj e com o jogo dos mulambos na mesma hora, vai ser difícil achar um bar passando…

  • Feliciano Lins

    Boa Noite
    Off
    O que o Douglas fez para perder a vaga para o Pierre meu Deus aos poucos eles voltam essas assombrações.

  • José Alberto Bernardes

    Renato Chaves 100 %….Fez um e entregou outro….

    • Sergio Binda

      Neste caso acho que ele não teve culpa. Nós temos um problema sério de deixar nossa cabeça de área despovoada… os caras vieram no 3 contra 2 e mano a mano contra nossos zagueiros.

      Pelo menos estamos jogando futebol, sem acovardamento… pelo menos até agora!!

  • Ricardo Pereira

    Richarlson horroroso

  • Ricardo Pereira

    Marcos Júnior não acerta um passe.
    É impossível manter a posse de bola com ele no meio campo.

  • Ricardo Pereira

    Flu sem meio campo

  • Ricardo Pereira

    Aí fica difícil

  • Ricardo Pereira

    Tava na cara que levaria o gol.
    Time não consegue manter a bola.
    Abel muito fraco.

  • Ricardo Pereira

    Richarlson visivelmente de sacanagem.
    Duvida alguma.
    Abel não tem desculpa.
    Vendo p time apanhar inerte.

  • Daniel Bastos

    28 do seg e Abel matem o mesmo time.
    Abel dando uma de anta…. impossível não ver isso.
    Covarde

  • Ricardo Pereira

    Como que pode manter o richarlson e o mj o jogo inteiro?

  • Ricardo Pereira

    Abel horrível.
    Inaceitável
    Sentimento de revolta

  • http://www.tjes.jus.br FÁBIO DA COSTA RIBEIRO

    VOCÊS ACABARAM COM O FLUMINENSE!!!! NOS TORNAMOS MENORES QUE O BOTAFOGO E A CHAPECOENSE!!!!! PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS.

    • Sergio Binda

      Que isso cara? Tá maluco???!!!!

    • Fabio DB

      Esse tipo de comentário qualitativo, mas sem conteúdo ou argumentação deve vingar em blogs com participantes idiotas. Aqui não.

      ST

    • Thiago Resende

      Politicagem aqui não, meu amigo! Se vc acha que somos menores que chapecoense e botafogo, realmente não conhece nossa história!

      Mais fácil remar a favor, propor ideias, ter um debate sadio e contribuir de alguma forma para o Fluminense.

      Esse tipo de comentário não agrega em nada! Pense nisso. ST

  • Ricardo Pereira

    O Abel é maluco.
    Espera o adversário Meter três gols e poe no fim um jogador sem qq ritmo de jogo.
    Vtnc

    • Davi Carvalho

      Isso não é novidade, contra o Nacional na libertadores ele só mudou o time lá pro final.

  • Mauro Carvalho – SP

    O resultado elástico tem apenas um nome: ABEL

    Impossível jogar com menos 3 jogadores em campo:

    Richarlison, Marcos Junio e Dourado.

    E o cara só mexe no banco aos 35 do 2T.

    O QUE PASSOU NA SUA CABEÇA, ABEL ??????????

    • Fabio DB

      4 com Renato Chaves.

    • Filipe

      Ele é um treinador mediano, limitado. É de grupo, mas taticamente muito fraco. Levar nó tático do anônimo Zé Ricardo e, não bastasse, do estudioso Renato Gaucho…é pra desanimar qualquer torcedor. Meio de tabela nos espera e nada mais!

    • Jorge Eduardo

      Revoltante… pior de tudo foi ver o Maranhão entrando como uma das primeiras opções para mudar o jogo… o Scarpa ainda está bem fora de forma… tem que dar um desconto… ir colocando aos poucos.

  • Fabio DB

    Achei o resultado exagerado. O jogo foi equilibrado.

    Mas nosso nobre Renato Chaves é muito fraco…. e jogamos sem Richarlison novamente. Ficamos sem ataque.

    Chance para fazer mudanças. Pena que só após derrota.

    ST

  • Sergio Binda

    Kkkkkkk o Flanengo vai ter de enfiar o Conca, Berio e Diego no cu!!!

    Com relação ao Flu, saímos com ferimentos leves. O meio de campo do Fluminense é pouco povoado!! O Grêmio esbanjou preparo físico e como tinha superioridade numérica na meia cancha, nos engoliu a medida que nosso gás foi acabando.

    Richarlison está visivelmente com a cabeça na Europa e time que entra com Pierre, Maranhão e Marco Júnior não vai ganhar de ninguém na primeira divisão.

    Temos como nos classificar no Rio, mas a atitude também terá de mudar. Alguns jogadores entraram com o freio de mão puchado, fugindo das divididas e o Abel terá de rever seus conceitos e começar a povoar este meio de campo.

    ST

    • Eduardo Assunção

      O 4-3-3 já tem dado sinais que não funciona em todo jogo, ainda mais com a queda brusca de qualidade quando sai Welington e entra Marco Jr

      O Luan jogando solto flutuando pelo meio sempre achava espaço pra jogar. Dependendo do adversário tem que povoar o meio como tu disse, agora vai explicar pro Abel…

      • Sergio Binda

        Nem adianta… o Abel não vão mudar…

        ST

        • Fábio Pitman

          Não vai mudar pq é preguiçoso!

          Não quer treinar variações táticas,,, dá muito trabalho.

    • Jorge Eduardo

      kkk O Flamengo conseguiu cair antes do Temer… de bom no futebol só isso mesmo…

      No mais, como tem político ladrão nesse nosso país… daqui a pouco não sobra mais ninguém para comandar o país… nada… nenhum partido é confiável… espero que prendam todos… e que consigam recuperar o dinheiro que roubaram do povo.

  • Gilberto Cabral

    Depois de alguns cruzamentos para o Marcos Júnior desisti de assistir o jogo e fui secar os mulambos, pelo menos aí tive alguma felicidade!

  • Davi Carvalho

    Richarlison já pode pegar um banco, ou melhor, nem ser escalado, porque não deve ser mais jogador do Flu.
    Agora é Scarpa entrar no meio e o Touro sair, volta ao 4-4-2.
    Fica assim: Cava, Chaves,Henrique, Lucas, Leo, Wendel, Orejuela, Sornoza, Scarpa, Dourado e Wellington.

  • Claudio Souza

    Só vou comentar o jogo amanhã. Vou comemorar a eliminação da Carniça Ladra e dormir. Antes de me despedir hoje, com todo o respeito e gratidão : ABEL, VTNC !!!!

    ST

  • Daniel Bastos

    Abel se perdeu. Fato.
    Dourado e pior que marco brito. Não dá continuidade a uma jogada.
    Os 4 gols tiveram a participação direta de chaves
    Maranhao novamente
    E segue o Flu

  • Jorge Eduardo

    O time até começou bem, mas depois a nossa defesa logo entregou… essa praga do Barrios, que sempre faz gols contra a gente e que estava encostado no Palmeiras, fez mais 2 gols e com isso vamos ter que ralar muito no jogo de volta para conseguir reverter esse placar.

    O que mais desanima são: as péssimas atuações do Richarlison nos últimos jogos, as constantes falhas da nossa defesa, o recuo excessivo mesmo quando precisamos fazer gols, a pouca mobilidade do Dourado e a teimosia do Abel (Maranhão e Pierre, entre outras)… e precisar fazer 2 gols sem sofrer gols… muito difícil… mas nada é fácil para a gente… quando menos se espera conquistamos grandes vitórias… então mudar o foco para o Brasileiro e depois… só nos resta torcer.

    • Fabio DB

      Richarlison está totalmente mudado…. poderia ser um dos assistentes do árbitro… só viu o jogo…. 4 jogos assim.
      ST

      • Jorge Eduardo

        Uma pena, pois é bom jogador… um pouco afobado e inexperiente, mas qdo joga com vontade é um dos melhores do time… parece totalmente desligado do jogo, sem parecer se importar com o que está acontecendo… antes ele mesmo se cobrava em campo qdo errava.

  • Fabio DB

    Inteligência não… respeito.

  • Fábio Pitman

    Abel é FRAQUÍSSIMO quando falamos de tática.

    Não sabe mudar um time.

  • Willy H

    Uma coisa que precisa mudar urgentemente, a posse de bola e a troca de passes.
    Erramos muito, um absurdo, se levar em conta a nossa posse de bola.
    E a tiradas de bola da area que sempre bate em alguém do Flu…hoje aconteceu umas três vezes, levando perigo.

  • Sergio Binda

    Ganhamos a Primeira Liga e uma Taça Guanabara!!!

    Minha preocupação é com o Fluminense… eleições só em 2019!

    ST

  • Paulo Ypyranga

    Quem foi o gênio que inventou essa jogada de contra-ataque com o Cavalieri socando todas as bolas pra qualquer direção? Vi um vídeo oficial do Fluminense onde os goleiros treinavam esse tipo de jogada e achei que era brincadeira de treino… Não é que implantaram no jogo essa bizarrice…

    Tem que avisar que só socar não adianta, a bola precisa ir em direção aos jogadores do Flu.

    Outra coisa, pra que o chutão do goleiro pro Dourado? Totalmente inútil… O Fluminense já tem enorme dificuldade de ganhar essa dividida com o centroavante e também não consegue pegar uma segunda bola.

  • Jorge Eduardo

    Só não pode inventar de colocar o Maranhão… em relação ao Richarlison acho que tem que dar uma dura nele e cobrar melhores atuações, avisar que enquanto estiver no Flu terá que honrar a nossa camisa e que se não corresponder será afastado…

    Concordo que o Scarpa é titular, mas acho que tem que ir entrando aos poucos, pois está sem tempo de jogo. Hoje poderia ter sido expulso, chegou atrasado e fez uma falta bem feia… no próximo jogo já poderia ficar de 30 a 45 min em campo.

  • Sergio Binda

    Que choradeira pela desclassificação do Flamengo…

    ST

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Sobre a questão do horário dos jogos, tinha presidentes de clubes por lá:

    Globo defende jogos às 21h45 e diz que ‘não é capricho’: ‘Mais valioso ter futebol esse horário’

    http://espn.uol.com.br/noticia/695596_globo-defende-jogos-as-21h45-e-diz-que-nao-e-capricho-mais-valioso-ter-futebol-esse-horario

    • Ricardo Ferreira

      Escárnio, deboche.

      Mas quem paga a orquestra, escolhe a música.

  • Ricardo Ferreira

    Uma sugestão.

    Merda.

  • Ricardo Ferreira

    Viva o Bonsucesso portenho!!

  • Ricardo Ferreira

    Trechos da entrevista de Abel Braga ontem. Entre aspas. E
    meus singelos comentários.

    “”Não temos um elenco grande e nem aquela qualidade de que
    quando um sai e outro entra.””

    Descobriu a pólvora!

    “”Hoje eu saio satisfeito.””

    Eu não. A única, e grande, e imensa, e incomensurável
    satisfação foi a vitória do Bonsucesso portenho.

    “”Vai ficar um tempo sem ganhar, um tempo sem perder.””

    Em mata-mata se ficar “um tempo” sem ganhar, tá fora.

    “”É esta a forma de jogar. Qualquer torcedor sabe a
    escalação.””

    Cláusula pétrea!

    “”Não tenho plantel 100% qualificado em todas as posições.
    Não tenho lateral pela esquerda reserva, por exemplo.””

    Mais uma descoberta!

    “”O nosso lema é verdade. Não há mentira entre a gente.””

    Então seja franco com alguns atletas nossos e, para o bem
    do Fluminense, manda eles procurarem outro clube. Ou outra
    profissão.

    • Fabio DB

      Ele está usando mal o elenco.
      ST.

  • Ricardo Ferreira

    Richarlison Pierre Chaves Dourado Braga Júnior.

    O nome do jogo!

  • Fabio DB

    Eu acredito que com uma escalação melhor possamos virar na copa do Brasil. Em vários momentos fomos melhores no jogo.

    Mas alguns jogadores erraram demais como Leo(nervoso), Marco Jr, Richarlison e Pierre em sua pior partida no Flu.

    Renato Chaves é transparente no chão. Não existe. Não pode um sistema defensivo tão ruim assim pois precisamos marcar gols e não tomar… mas com o Renato Chaves?? Lento, perdido qdo a bola vem no chão. Chega a ser bizarro. Pelo alto ele até é razoável. muito pouco.

    Abel previsa mudar o time e temos peças melhores como Nogueira ou Calazans para jogar..

    ST

  • Fabio DB

    Só no segundo tempo. Todo Mundo. Menos o Abel.
    ST

  • Ricardo Ferreira

    Não é impossível levar a vaga aqui.

    Estarei lá torcendo.

  • Ricardo Ferreira

    Anotem aí.

    Com a entrada do urubu, enxotado da Libertadores na fase inicial, mais uma vez, a fragrobo vai eleger a Sula a maior competição do planeta, do universo!

  • Fernando Ventura Jr.

    Dá para vencer aqui gente. O Lucas Fernandes, nem sei se jogou bem, poderia ter entrado mais cedo. O Abel começou muito bem esse ano, mas tem que treinar mais opções de jogo para não cair na mesmice.

    Achei o Fluminense sensacional no início do jogo, mas não dava para jogar daquele jeito durante todo o jogo. Parecia o jogo quando sufocamos o Vasco. O Scarpa precisa de ritmo de jogo. Eu o colocaria no lugar do Sonorza contra o Galo, jogo em que um empate é excelente. E daria ritmo para outros jogadores.

    J. César,
    Lucas, Henrique, Reginaldo e Leo(ou Calazans),
    Orejuela, Douglas(ou Wellginton), Scarpa, Calazans(ou Daniel),
    Wellginton e Pedro

  • Flavio Chammas

    Senhores

    UM OFF MAS IMPORTANTE:

    SÓ UMA NOTICIA BOA, INCLUSIVE FORA DO FUTEBOL:

    A MULAMBADA SE PH#DEU

    CHUPA E CHORA A MÍDIA FLAPRESS E OS PATROCINADORE$$$$$$$$$$

  • Jorge Eduardo

    Uma das atitudes que o Abad poderia fazer para reforçar o elenco é se livrar de alguns jogadores caros e improdutivos: Marquinhos, Maranhão, Renato, Renato Chaves, Pierre, Gum.

    O Gum é melhor que o RC, mas não vem jogando e custa muito aos nossos cofres… de repente com a economia nos salários trazia algum jogador novo e com potencial para ser titular… mercado sul-americano ou os que se destacaram nos estaduais.

    • Flavio Chammas

      Sem polemizar, mas como fazer?

      Apresente sugestão ou possivel solução.

      Os jogadores tem contrato em vigor, e se vc não pagar só aumenta o valor , pois todo contrato tem multa.

      • Sylvio Montenegro

        Acho que o Jorge Eduardo não tem que apresentar solução. Quem se candidatou a dirigir o clube é que tem a responsabilidade de apresentar soluções. Estão lá para isso.

        Quando você se propõe a administrar um clube, um condomínio, uma associação, o que for, é natural que seja cobrado, faz parte do processo.

        Falo isso com a tranquilidade de quem apoia a Flusócio e votou no Abad.

      • Jorge Eduardo

        No início do ano fizeram isso com diversios jogadores, legado maldito do Peter, já devem estar craques nisso.

  • Fabio DB

    Eu estou criticando o Abel, mas para melhorar. Eu respeito demais o cara. Acho que comete erros, irrita as vezes, etc…. mas todos os técnicos são assim. Tem seus defeitos.
    Mas o caráter, o comando e a experiência do Abel tem um valor acima de qq coisa. É um vencedor também.

    A história já me ensinou que o Abel é intocável no comando do Flu. Repito: intocável.
    Pode errar 20 ou 30 vezes. Se mudar, desanda tudo e aí “haverá choro e ranger de dentes”.

    Meu apoio ao Abel é irrestrito, o que não significa que tenho que concordar com tudo que ele faz.

    ST

    • Sylvio Montenegro

      Concordo quanto ao Abel, quero que fique por bastante tempo. Mas está vacilando. No primeiro gol deles havia um clarão em frente à zaga, um verdadeiro deserto que permitiu aos jogadores do Grêmio fazerem o que fizeram com total liberdade.

      Desde que o Scarpa saiu e ficamos presos a esse sistema que não temos ido tão bem. Partidas de futebol começam a ser ganhas no meio de campo e nós estamos perdendo o meio com frequência.

      Fora isso, temos alguns pontos fracos que precisam ser corrigidos, seja com a escalação de jogadores em melhores condições técnicas, seja com a contratação pontual de alguns jogadores para assumirem a titularidade.

    • Valmir Carvalho da Silva

      Exatamente isso, Fábio. Também o critico quando erra,mas não quero sua saída de jeito algum. Quanto ao time, acho que está na hora da diretoria ter criatividade e ousadia para reforçar esse elenco.

  • Sylvio Montenegro

    Acredito que podemos vencer esse time do Grêmio por dois gols de diferença. Certamente estarei no Maracanã nesse dia.

    • Fabio DB

      Também vou ao Maraca.
      ST

  • Alexandre Said Delvaux

    Hora de o FLUMINENSE aproveitar o “vácuo”, no entanto, será que podemos confiar no time? Todos sabemos das limitações financeiras, mas não seria este o momento de um espasmo de ousadia, de uma contratação de impacto, para mobilizar a Torcida, atrair patrocinadores? Acho que vale a pena refletir. O FLUMINENSE (ou outra agremiação) não pode perder a oportunidade de ocupar espaços.
    Isto é tão importante para o futuro do FLUMINENSE como iniciar estudos sobre o uso do Estádio das Laranjeiras. E também de contratar um projeto de marketing para mostrar ao Brasil o que é, de verdade, o FLUMINENSE.

  • Davi Carvalho

    Ainda dá pra classificar, quase conseguimos um placar menos pior se o cara lá desse o pênalti.
    Se fizermos um gol de início põe pressão nos caras. Mas não pode recuar como foi contra o Flamídia.
    Ah, já que a torcida não tem ido, que se jogue mesmo em Edson Passos, pelo menos lá vão ser em torno de 10000 botando o time pra frente e sem prejuízo financeiro.
    Volta pro maraca só se a equipe engrenar.

  • Davi Carvalho

    Não sei se o Fluminense vai contratar mesmo o Aleman, mas se fizer será uma boa, o jogador é muito bom, percebi isso vendo o rapaz atuar com o Barcelona contra o Botafogo.
    Só espero que ele não venha por um salário tão alto.

    • Fernando Ventura Jr.

      Já foi desmentido. Será que o Ernando, zagueiro do Inter, vem? Ele deve ser melhor que os outros que temos. Eu tentaria o Reginaldo, é alto e pode ajudar a corrigir as nossas falhas em cruzamentos, ou recuar o Luis Fernando(volante).

  • José Carlos Nascimento

    OFF: Belo texto, que pode explicar um pouco a omissão da nossa torcida no que tange á associação em massa e comparecimento aos jogos: https://www.netflu.com.br/eles-estao-indo-pra-onde/

  • Paulo Fernandes

    Últimos 6 jogos do Flu : 4 derrotas, 1 empate e 1 vitória.
    A coisa não está nada boa. O time começa a mostrar as fragilidades que o fraco campeonato estadual escondeu.

  • Marcelo Tricolor

    O jogo de futebol se ganha ou se perde no meio campo.

    Acorda, Abel.

    Não se pode jogar com 3 atacantes, quando são: Dourado, MJ e Richarlison.

    Nosso melhor jogador (Wendel) falhou no primeiro gol. Ele era pra acompanhar o cara e parou.
    Renato Chaves, além de ruim é azarado.

    WS + 10.
    Sem conversa, sem mimimi.
    Esse pra mim foi o erro maior do Abel até aqui, tirar o cara td jogo. Desmotiva qualquer um, principalmente quando entra o Maranhão no time.

    Dá pra reverter.
    Vontade, 4-4-2 e os 15.000 de Esparta.

    Cava
    Lucas
    Gum
    Henrique
    Leo (Calazans)
    Orejuela (Pierre)
    Wendel
    Sornoza
    Scarpa
    WS
    Richarlison

    Banco:
    João de Deus
    Sobrenatural de Almeida
    Telê Santana
    Assis
    Washignton

    Eu acredito e estarei lá, junto com os 15.000 de Esparta.

    Antes que eu esqueça:
    Framengo, VTNC!

    Tricolores, boa noite!

  • Mello

    Chaves, Pierre, Marco Jr, Dourado e Maranhão = meio time de jogadores nível série B (ou C).
    E os baixinhos? São muitos! Desvantagem física.
    Abel, isso nunca vai dar certo!

  • Fabio DB

    Leo Pelé falou que levamos muitos gols porque o time é ofensivo.

    Não concordo. A marcação é que dá espaços. Frouxa. O Renato Chaves parece que fuma o cigarrinho do capeta antes do jogo. Sempre aéreo e sem pernas.

    O primeiro e terceiro gols do Grêmio mostraram um toque de bola adversário na maior facilidade do mundo. Não era contra ataque ou similar.

    ST

  • Fabio DB

    Reparem a “marcação” do Renato Chaves .. na imagem…. vejam o espaço dado. Terceiro gol.

    https://uploads.disquscdn.com/images/d913d5a0297712caf265eb8df2b7ee6d13357b10f8f00662ec2f85e8f3e3d37c.png

    • Ricardo Ferreira

      A probabilidade dele continuar sendo escalado é grande.

    • Fernando Ventura Jr.

      Ele tem medo de ser driblado.

      • Fabio DB

        Então tem que marcar em cima. Esse gol aí foi vergonhoso.
        ST

  • Fabio DB

    Foi apenas uma forma de dizer que o Abel tem muito crédito.
    ST

  • Ricardo Ferreira

    A explicação recorrente, que convence a muitos, é que o “professor” conhece os bastidores, está com os atletas diariamente, domina o vestiário.

    A questão é que nos 90 minutos de uma partida, existe do outro lado um “pequeno” detalhe. O adversário.

    E aí aqueles argumentos são inúteis. Prevalece o desempenho de cada atleta, o resultado do jogo.

    De que vale toda a “sabedoria”, a alegada experiência, se são tomadas decisões que conduzem ao fracasso?

    Na maioria das vzs são meras desculpas para justificar escolhas equivocadas.
    Para afrontar os fatos. Em outras palavras. Todos são cegos, corneteiros, só o mestre sabe das coisas.

    • Ricardo Ferreira

      Me lembrei do Edinho…o filhão.

      • Fernando Ventura Jr.

        Sim, ele insistia com o Edinho “roda presa” e ainda tinha aquele zagueiro que tinha vindo do rebaixado Atlético-GO. Isso motivou a demissão dele em 2013.

  • Ricardo Ferreira

    Nas outras passagens de Braga pelo Fluminense, inclusive quando fomos campeões em 2012, ele sempre teve esse comportamento.

    Insiste com jogadores que nada produzem, que puxam a equipe para baixo. Escalando inicialmente ou colocando durante os jogos.

    De momento me recordo da insistência com Diguinho.

    Também parece que não conhece a palavra equilíbrio.
    Por uma suposta ofensividade, deixa o time vulnerável no sistema defensivo, quando, a meu ver, é possível ser agudo no ataque sem se expor frequentemente na defesa.

    E se acorrenta a um esquema custe o que custar. Como se isto fosse uma virtude.

    Nós, simples mortais, temos que engolir sapos, e torcer muito.

    • Fernando Ventura Jr.

      Ou torcer para o imponderável e um jogador amado por ele se contundir e ser substituído. Agora, parece, não existe aquelas panelinhas do tempo do Fred. E mesmo se existissem, o bom gestor de pessoas sabe ganhar no papo.

  • Ricardo Ferreira

    E Abel foi zagueiro.
    Deve ser espírito de corpo, solidariedade.

    Por outro lado nossa direção tem que urgentemente sair à procura de beques.

    Frazan, Reginaldo e Nogueira são as opções de momento.
    Dá a um deles as mesmas chances que o pereba vem tendo, mesmo falhando seguidas vezes. A cereja do bolo foi no fla x Flu.

    O velho e caro Gum, que nunca foi topo de linha, acho que é carta fora do baralho. Aliás, como livrar nossa folha deste peso absurdo que é Gum? Mas tem que tentar dia e noite. No futebol TUDO é possível.

    • Fernando Ventura Jr.

      Acho que é mais falta de opção. Nogueira também falha muito. Frazan é novo. Gum tem o filme meio queimado e vem de operação. Sobraria colocar o Reginaldo…ou improvisar o Luís Fernando, aquele que veio do Samorim.

  • Fernando Ventura Jr.

    Também acho que o Abel, após um começo bom, onde deu rodagem a vários jogadores, embora tivesse a desculpa para jogar sempre com um mesmo time para criar uma identificação com a torcida, a tal de “a torcida conhece o time do goleiro ao ponta-esquerda”, passou a limitar o uso do banco e está começando a deixar para substituir muito tarde. É o velho medo de perder algum jogador por expulsão ou cansaço. Quanto ao Marquinho, ele deveria encaixar como aquele jogador que pode jogar na lateral e não opção para meio-campo criativo.

  • Flavio Chammas

    Senhores

    Quando a coisa independe do poder da mídia flapress e seus acólitos, eles não conseguem nada

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/fla-cai-pela-quinta-vez-na-fase-de-grupos-recorde-entre-brasileiros-relembre-todas.ghtml

    Aquele de 81 era sem expressão

  • Sylvio Montenegro

    Fluminense vai ter reunião de conciliação com o Consórcio Maracanã dia 26 de maio.

    De início tínhamos um ótimo contrato, ficávamos com as bilheterias dos setores Sul e Norte e não tínhamos despesas. Odebrecht reclamou. O clube fez acordo verbal no sentido de dividir receitas e despesas, alegava que tinha que ser uma relação ganha-ganha e que não poderia ser bom para um lado só (que no caso era o Fluminense).

    Daí, no final do ano passado, depois dos jogos olímpicos, ao que parece, o clube assinou um aditivo em que se compromete a pagar R$ 100 mil de aluguel. Pela primeira vez aceitamos pagar aluguel para jogar no estádio. Foi este aditivo, assinado pelo clube, que o juiz se baseou para liminarmente dar razão à Odebrecht em partidas realizadas este ano.

    De um contrato ótimo, agora, se não enchermos o estádio, temos que acabar pagando para jogar no Maracanã.

    Espero que o Abad e o Fluminense se posicionem firmemente na defesa dos seus interesses. Já cedemos excessivamente aos interesses dos atravessadores que administram o estádio que receberam de presente do Sérgio Cabral.

    O que foram essas negociações do Peter com o consórcio Maracanã? Só ferro para o Fluminense. Parece até que estamos em condições de fazer caridade com a Odebrecht. Uma empresa que gastou bilhões subornando políticos para que seus interesses fossem atendidos.

  • Fabio DB

    Foi gol. Ele tinha que estar mais próximo.
    ST

  • Daniel Bastos

    Como acreditar no time. ? Acredito que para o estudo, Abel cumpriu sua missão. Agora, para as demissões competições, precisamos de mais.
    Mais do Abel, mais do time, mais da diretoria e mais da torcida.

    Tenho dúvidas quanto a todos .