Enfim, lucidez!

lucidez

No meio do mar de asneiras, piadas e teses jurídicas mirabolantes disparados por muitos jornalistas esportivos sobre o episódio #flalusagate, destacamos uma ilha de lucidez na opinião do jornalista Emerson Gonçalves, responsável pelo blog “Olhar Crônico Esportivo”, publicado no site Globoesporte.com.

Além dos já conhecidos caras de pau que tentam defender o indefensável, há ainda aqueles que já perceberam com clareza a situação, mas se calam vergonhosamente por conveniência, afinal, existe Clube queridinho da mídia envolvido e a maioria tem medo de desagradar à massa.

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Em geral todos recebemos lições de honestidade e espiritualidade em nossas vidas.
    Parabéns ao Emerson e fico pensando em como a consciência deve incomodar os falsos profissionais do jornalismo que ficam fabricando versões em vez de investigarem e divulgarem a verdade.

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Há alguns tópicos atra´s dei a minha opinião de que taticamente o Fluminense jogava errado, com os setores muito distanciados uns dos outros, sobrecarregando a defesa e provocando as falhas individuais, tendo comparado o jeito do Flu jogar com o do Barcelona, que adiantava a defesa diminuindo o espaço do campo.

    Cristóvão, acertadamente, já trabalha com o time desta maneira.

    • Sergio Mota

      Pois é né Alexandre? Tão fácil de perceber …

      Em todo caso … para isto funcionar, para o time jogar compactado, alguns vão ter que correr mais um pouco …

      • Alexandre Magno Barreto Berwan

        Com Cristóvão vão correr, tenha certeza!
        Ele não está no Flu para brincadeiras.

  • Jefferson Alvares

    Prezados,

    Estamos perdendo, ou talvez já tenhamos perdido, uma oportunidade ímpar de desmascarar a máfia, principalmente o principal queridinho da Grobo!

    Se a gestão do clube não assumir esta bandeira formalmente, investigando e provocando debates na mídia, utilizando a representatividade do posto de presidente de um clube com a tradição do Flu, infelizmente não será aqui neste blog que teremos a amplitude necessária para cobrar a verdade e não permitir que fiquemos rotulados para a história!

    Se nem sequer a grande maioria da torcida tricolor tem a informação e o debate que nos proporciona a FluSocio, imaginem a opinião pública brasileira, que por manipulação da máfia nos rotulou como culpados…

    Parabéns ao jornalista Armando por se pautar em verdades!

    St,

    • breno zaraudi

      Emerson Gonçalves, na verdade.

  • WAGNERFLUZÃO

    Eu ontem citei no POST PASSADO , que armar o ataque do FLUMINENSE era muito fácil , pois era colocar o FRED OU O WALTER jogando com o RAFAEL SÓBIS.

    Hoje o nosso TÉCNICO fez exatamente o que EU e MILHÕES DE TRICOLORES sempre achamos , mas que o TREINEIRO que saiu TEIMAVA em NÃO FAZER.

    Abaixo segue o meu comentário , para não dizerem que eu estou mentindo :

    WAGNERFLUZÃO • 16 horas atrás

    Na minha opinião essa ideia da saída do jogador RAFAEL SÓBIS não é nada boa.
    Ele foi um jogador importantíssimo no ano passado , pois era o único que mostrava RAÇA e VONTADE DE JOGAR.
    O treineiro colocou ele na RESERVA , e os GAMBÁS PAULISTAS já ficaram de olho.
    Na minha opinião o ataque do FLUMINENSE é FRED OU WALTER com o RAFAEL SÓBIS.
    É fácil armar o time do FLUMINENSE ( pelo menos , no ataque ) , mas até mesmo nesse setor o treineiro quase que jogou tudo na MERD…
    Um abraço para todos.
    WAGNERFLUZÃO
    Portanto como eu já tinha colocado ontem , podemos chegar à conclusão que o TREINEIRO NÃO SABIA TREINAR E NEM ESCALAR.
    WAGNERFLUZÃO

  • Danilo Soares Félix

    Existe luz no fim do túnel em se tratando de imprensa esportiva brasileira.
    Parabéns Emerson! E para as autoridades, #nãoabafa. Aguardamos notícias!

  • Leonardo Cantarino

    Desculpe levantar outro assunto: vejo na mídia interativa uma disposição dos nossos torcedores em ir ao jogo para pressionar fulano, vaiar ciclano… Minha opinião de 36 anos de arquibancada: estamos no meio de um tiroteio da imprensa e outras torcidas. está na hora de vestir a camisa do FLUZÃO e incentivar incondicionalmente. Só saímos do buraco em 2009 pq abraçamos o time. Já não basta ser esculaxado pela imprensa e outras torcidas, tem gente falando que vai pressionar alguns jogadores na 5*. Queria ver esse pessoal, na década de 90, ir para arquibancada para berrar e incentivar o FLUMINENSE, só pq era FLUMINENSE. Quem foi torcedor naquela lembrar como era horroroso nossos times. Mas estávamos sempre ali. Agora vejo e leio muito mimimi. Vamos ajudar ou atrapalhar?

    • Ana

      Concordo. Acho que 99 foi um dos anos em que mais frequentei o Maracanã, e os horários eram horríveis! Lembro de um Fluminense x Americano em dezembro, calor de derreter e o Maracanã bem cheio.
      Hoje acho que não teria cinco mil…

    • Wagner S. Ferreira

      Concordo em termos. Deveríamos cobrar SIM nos treinos para que elas saiam dessa zona de conforto e saibam que nossa torcida exige uma melhor postura do time sem essa de “Arroz com feijão” e que eles jogadores tem o dever de honra nossa camisa e durante os jogos apoiá-los incondicionalmente…
      Forte abraço…

  • araujo

    Queria saber sobre um time americano de divisoes inferiores que o peter prometeu comprar….. alguem sabe de algo..

    • Eric Menezes

      Lá não existem divisões inferiores. As ligas não se comunicam. Se quiser vaga em uma, tem que comprar. E é caríssimos. Mas se tivéssemos a grana, acho que valeria a pena.

  • WAGNERFLUZÃO

    O nosso TÉCNICO rapidamente percebeu o que eu e milhões de TRICOLORES já sabíamos.
    O ATAQUE do FLUMINENSE tem que ser :
    FRED OU WALTER COM O RAFAEL SÓBIS.
    Hoje no treino ele já fez essa modificação.
    O TREINEIRO não via ou não queria ver isso.
    Na minha opinião o TÉCNICO CRISTOVÃO BORGES vai DAR LIGA no nosso FLUMINENSE.
    WAGNERFLUZÃO.

  • Marcel Mota

    Este assunto é muito sério e precisa ser apurado. O Fluminense não deve nada, está de acordo com a lei. Precisamos continuar atentos, essa situação da escalação do jogador da Portuguesa precisa ser plenamente esclarecida. ST.

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Bem que o Fluminense poderia (e seria uma maneira de mobilizar e alegrar a Torcida Tricolor) transferir a segunda partida da final do Carioca de Juniores contra o Nova Iguaçu para LARANJEIRAS!

    Também seria mais uma oportunidade para valorizar a associação ao sócio futebol!

  • Valmir Carvalho da Silva

    Li esse post e o autor, assim como todo cidadão idôneo, detectou a cara de pau desses “viradores de mesa” apoiados por parte da imprensa suja. Parabéns ao Blogueiro.

  • Diogão

    Na lata!!

  • Caique Maciel

    O mérito do Emerson está em dizer que a Portuguesa não tem legitimidade para entrar na justiça comum devido ao erro primário que cometeu.

    Agora, o que levou a lusa a cometê-lo, ninguém sabe e nem vai saber. Eu particularmente acho que pode ser qualquer coisa, inclusive alguém do Flu ter comprado os caras. POR QUE NÃO???

    Por que vcs acham que os mulambos podem ter comprado a queda da Portuguesa e o Flu não? O Celso Barros é absolutamente capaz de fazer isso, assim como todos os de sua estirpe.

    Um cara que é amigão do Horcades, admirado pelo Alcides Antunes, pagava o Sandrão por debaixo dos panos, … pode fazer coisas inimagináveis. O CB não difere em nada desses caras que estão se aproveitando do futebol há anos.

    Eu fico bobo como alguns tricolores falam disso como se tivessem certeza da culpa de alguém. A descoberta do culpado, se é que ele existe, pode trazer desconforto pra muita gente, inclusive para nós.

    As vezes é necessário fazer o papel de advogado do diabo.

    ST

    • Jefferson Alvares

      Cara,

      Você tem raiva mesmo do CB, hein…

      Por acaso era funcionário da Unimed e foi demitido por ele?

      Ou será que era cliente ou funcionário da Golden Cross e ficou desamparado? :)

      Você não gosta do CB; não gosta do Peter; critica a torcida; etc…

      Será que gosta é do Horcades? :)

      Relaxa cara, menos rancor no coração que a vida é bela!

      St,

      • Caique Maciel

        Jefferson, vc é daqueles que acham que está tudo bem? Se é eu respeito sua opinião, mas discordo muito dela.

        Fomos rebaixados em 2013 pela incompetência do Peter e pelo egoísmo e intransigência do Celso Barros.

        Pra sua informação, eu votei no Peter e por isso tenho o direito de cobrá-lo. E vc votou? Está feliz?

        E tem mais, sou cliente Unimed-Rio há 15 anos e não tenho nada do que reclamar do plano de saúde.

        Meu problema é com o presidente da patrocinadora e não com o presidente do meu plano de saúde.

        • Fernando Ventura Jr.

          Até concordo que, hipoteticamente, o Fluminense, na figura do Celso Barros poderia ter comprado a Portuguesa e que também não teria percebido que o Flamengo já fizera a bobagem 24 horas antes, mas se fosse isso a Portuguesa apenas lamentaria o ocorrido e não ficaria acusando o Fluminense. Se você se vende não fica acusando quem te comprou.

      • Fabio DB

        Não pode dizer nada sobre o Celso em relação ao tema Portuguesa ….. mas saindo desse aspecto, o Celso Barros é fraquíssimo como dirigente….isso já está na cara de todos……… Seu ego mostra sua falta de conhecimento e de sabedoria. Precisamos de outros patrocinadores normais, sem ingerência no clube além da unimed (se é que é possível mantê-la como um patrocinador normal)…. O BARCO DO FLU TEM QUE AVANÇAR… E O CELSO Ó O MAIOR REMADOR PARA TRÁS.

    • Wagner S. Ferreira

      Vou ser mais resumido possível.
      Pra quê que compraria a portuguesa se o flamengo já tinha feito a merda no sábado?

    • Marcos Gomes

      Caique,
      Em onze anos de brasileirão de pontos corridos (4606 jogos), somenge em 5 ocasiões jogadores suspensos entraram em campo. Sendo assim, a chance dos erros simltâneos de portuguesa e Fla serem mera coincidência é de uma em cinco milhões. Quer prova mais contundente que essa?

  • Diogo Cavalcanti

    Só de curiosidade, vocês já deram uma olhada na página do Flu na Wikipedia?

    Não sei como funciona a atualização do conteúdo, mas lá já consta o Cristóvão como técnico, mas por outro lado tem uma foto da sala de troféus estilo “armarinho”.

    Tem como atualizar pelo menos a foto? Um espaço tão bonito e numa “enciclopédia” uma foto mal batida não combina com o clube.

    Lá também diz que a TIM é parceira desde 2011. Verdade? Até o momento eu ignorava essa parceria. Parceira em que?

    • Alexandre Magno Barreto Berwan

      Recentemente eu tirei fotos novas para colocar lá, Diego, mas tem que dar um tempo, pois estou muito atrapalhado e há um caminho de licenciamento a percorrer antes de colocar alguma foto por lá.

      Aquela foto foi tirada antes da construção da atual Sala de Troféus, quando esta ainda estava em reformas.

      • Diogo Cavalcanti

        Alexandre, ótima notícia. Aquela foto incomoda qualquer torcedor que soube dos custos daquela reforma e já conheceu a nova sala de troféus que não é mais nova, mas é linda.

        • Alexandre Magno Barreto Berwan

          Só peço paciência, pois por estar super assoberbado, talvez só veja isso daqui há alguma semanas. Qualquer um pode também contribuir com suas fotos (e talvez a maior carência dos MUITOS artigos (clássicos, jogadores, etc…) sobre o Flu seja esta (que eu diminuí muito nas últimas semanas, acrescentando fotos nos principais artigos).

          Como fazê-lo consta nas instruções com links na página principal da Wikipédia (estou sem tempo para me alongar).

          • Fabio DB

            Essa página deveria ter prioridade máxima…. afinal é a página “oficial” do clube, na prática, para o mundo. Deveria ser espetacular. Obrigado por seu trabalho!

          • Alexandre Magno Barreto Berwan

            Obrigado, Fábio!

          • Diogo Cavalcanti

            Tranquilo Alexandre, qualuer trabalho voluntário não pode ter exigências. Fico feliz que alguém se preocupe com isso.

            Sobre a Wikipedia, nunca tinha visto como funciona. Entrei lá, criei uma conta e até editei algumas coisas simples, pra ver como funciona e realmente é bem fácil. Da pra melhorar o conteúdo de muita coisa relacionada ao clube, principalmente nas páginas dos ídolos.

            Até me proponho a ajudar, só fiquei na dúvida mesmo em relação as imagens, vi que é um pouco mais complexo, tem toda uma parte de licenciamento autoral. Fiquei meio ressabiado de colocar alguma foto lá.

            Entendi que se for uma foto que eu tirei não tem problema, mas e uma foto da internet? Exemplo, entrei na página do Assis e não tem nenhuma foto. Vi na internet diversas fotos que marcaram época. Abraçado com o Washinton e também da comemoração na final do carioca.

            Posso mandar essas fotos pra lá e dizer que é domínio público? Tem alguma dica sobre isso?

            Não tem pressa pra responder, se alguém souber e puder esclarescer agradeço.

          • Alexandre Magno Barreto Berwan

            Domínio público, só se respaldado por lei, o que se aplica com mais facilidade há fotos, se não me engano, com mais de 80 anos. Fotos suas tem que serem licenciadas e sempre estão sujeitas a investigação posterior.

  • Luiz Eduardo

    Não pode é abafar !
    ST sempre

  • Amir Holanda

    É verdade amigos, o Cristóvão Borges está no caminho certo. O esquema é esse mesmo: avançando a marcação, todos os setores ficam próximos, com isso o grupo joga compactado. Agora precisamos, com urgência, de um zagueiro pela esquerda. ST.

  • Amir Holanda

    Hoje os esquemas são armados com a cobertura dos laterais feita pelos zagueiros. Acho um erro muito grande. Zagueiros são altos, pesados, eles não conseguem acompanhar os atacantes que geralmente são rápidos. A cobertura tem que ser feita a moda antiga, pelos volantes. ST.

  • araujo

    m entrevista à revista Forbes, o presidente do Fluminense revelou que pretende comprar um clube local para estabelecer a ligação direta com o clube carioca.

    “Nosso objetivo é encontrar um time de futebol nos Estados Unidos e trazer o nome do Fluminense, da marca e excelência na gestão de futebol. Pode ser muito positivo, pois aqui nos EUA há um sentido de comunidade em torno de clubes de futebol locais. Estamos com o objetivo de adquirir uma equipe de futebol americano jogando não na Major League Soccer, mas em uma das duas ligas secundárias”, disse Simesen, que admitiu que o ideal é mais uma vertente do projeto de internacionalização do Flu.

    “É parte de nosso plano de expansão internacional. Vamos tentar fortalecer não só marca Fluminense, mas também a nossa imagem de excelência em gestão de futebol, ao mesmo tempo que desenvolvemos novos mercados consumidores. No início, não está necessariamente relacionado à compra e venda de jogadores de futebol. Nós já temos parcerias com outros clubes para fazer isso em todo o mundo”, concluiu.

    Alguem sabe de algo se esse projeto ta de pe ou se desistiu……….

  • Sergio Mota

    Seria uma luz no fim do túnel contra a tentativa da Globo de “Espanholização” do futebol Brasileiro

    Falta o que para o Fluminense embarcar nesta?

    http://espn.uol.com.br/post/401387_clubes-esbocam-plano-para-pressionar-globo-a-mudar-divisao-de-dinheiro

    • breno zaraudi

      O Fluminense precisa apoiar esse movimento, é pelo seu futuro.

    • Claudio Rodrigues

      Tenho evitado postar. Desilusão, mas não poderia deixar de te parabenizar pelo excelente comentário… Perfeito.

  • Fabio DB

    Excelente texto do jornalista Emerson Gonçalves. Comentou o óbvio, que os hipócritas não publicam… pena que o clube ainda não respondeu como deveria a certos jornalistas.

  • Ana

    O Emerson Gonçalves já tinha feito outro artigo contrário à Portuguesa e ao Flamengo, ainda em janeiro, quando todos criticavam o Fluminense. Segue o link:

    http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico-esportivo/9.html

  • Diogo Cavalcanti

    Gol do Flu. Flu 2×1 Bahia aos 40 do segundo tempo.

    • Diogo Cavalcanti

      Campeão nos penaltis. Levamos um gol de cabeça nos acréscimos. 2×2.

      Nos penaltis 4×2. Nosso goleiro pegou a 1a cobrança deles. Perdemos a 4a e eles também, ambas pra fora. O garoto Felipe fez o último.

      Parabéns!!

  • Diogo Cavalcanti

    O que houve com o Zé Lucas? Vi jogos da garotada e ele sempre marcando. Estilo de jogo lembra o Tuta. Grandão, muitos gols de cabeça. Posicionamento bom para a idade.

    O Netflu acabou de noticiar que acertou com o Botafogo.

    • Carlos Eduardo

      Lamentável.

  • Sergio Mota

    E a garotada de Xerém fez de novo.

    Mesmo sofrendo o gol de empate em flagrante impedimento de 4 atacantes do Bahia aos 46min do segundo tempo, o Fluminense sagrou-se nos penaltis, Bi-Campeão da Copa Rio sub17

    Parabéns a garotada de Xerém e a todos os responsáveis.

  • Jefferson Alvares

    Prezado Caique,

    Pelo contrario, quem me da o prazer de ler meus comentários no blog, sabe o quanto critico tenho sido a gestão do Flu e ao Patrocinador!

    Porém, mesmo sem nunca ter usufruído do clube, até mesmo porque moro em outra cidade, me associei em 2009 somente para eleger o Peter, no qual entendo que teve um 1o mandato excelente quase até o final, implementando medidas que sem duvida alguma serão a base para um crescimento sustentável e de menos dependência de patrocinadores.

    Por outro lado, apesar de no últimos 10 meses, ele ter nos decepcionado muito, principalmente ao se afastar da sua base e deixar pontos importantes largados, acho que não merece palavras desrespeitosas, pois tenho certeza ser tão tricolor como qualquer um de nós.

    Existem formas e formas de se questionar alguém e não necessariamente precisa ser com palavras pesadas, por mais verdadeiras que sejam!

    O mesmo digo em relação ao Celso Barros, que foi um baita parceiro, que sem duvida errou em alguns momentos, principalmente na postura mais recente, mas que acertou mais que errou e nos deu um nível de competitividade e títulos importantes que certamente não teriam ocorrido sem ele.

    Enfim, prego reformulação com equilíbrio e em nenhum momento de minha vida pessoal e profissional vi decisões de rupturas radicais darem bom resultado…

    A relação tem de ser melhorada e sofrer menos interferência? Sim, sem duvida, mas dai a dizer que esta tudo errado, principalmente quando nós somos iludimos ao achar que conseguiremos patrocínio único, sem loteamento de camisa que nos traga um mínimo de R$ 30M, é não ter a mínima noção do que é o mercado publicitário no Brasil para o potencial de market share que temos!

    Vamos fazer uma conta simples, separem sem paixões e de forma racional, o que entendemos ser a “parte útil” de jogadores bancados quase integralmente pela Unimed, façam da contas e vejam se teríamos condições de mantê-los?!?!

    Por outro lado será que o marketing, desta gestão que há três anos vem brigando com o CB, nunca conseguiu um substituto para a Unimed (sem loteamento de camisa), foi por fraqueza (apesar de achá-los fracos), ou porque o teto para o nosso clube seria algo em cerca de R$ 20M, como é o Botafogo e ou como a Peugeot paga ao Fla?! Fico com a 2a opção…

    St,

    • Ricardo Guerreiro

      Concordo!

  • Gabriel V. Reboredo

    E as contratações? Mais um ano com esse elenco aí não dá..

  • Nerval Antonio

    Espero lucidez da diretoria no preparo ao próximo Campeonato Brasileiro. O Walter já demonstrou que é muito mais jogador do que o Sóbis, que, ao meu sentir, já deveria ter sido negociado, enquanto tem mercado. O seu futebol não rende e seus dias de glória no Fluminense estão no fim. No mesmo diapasão Gum e LE: se insistirem com ambos, nossa linha de defesa sofrerá um passeio na competição que se aproxima.
    A nossa diretoria está sendo contestada como omissa em reformar o futebol do clube, e até o CB duvida da possibilidade de acontecer contratações sem o seu patrocínio. Desde 2010 já havia por parte do então técnico Ratocy sugestão de se contratar zagueiros diferenciados. A atual administração ainda não se decidiu pela vinda de defensores aptos a mudar o terrível quadro que se abateu sobre nosso sistema defensivo.
    Por outro lado, Fred não tem desempenhado como se esperava o seu papel de artilheiro e referencial em campo. Seu futebol desandou. Cada vez mais a figura do centroavante fixo na área, com pouca movimentação, vem sendo diluída no futebol moderno.
    Mas o que me impressiona nesse time, que foi rebaixado de fato no ano que se findou, é a falta de garra e de determinação em lutar e modificar um escore negativo. É visível o desânimo em campo dos jogadores do Fluminense em enfrentar um adversário do mesmo nível, mormente quando está na frente do placar e o adversário reage. A nossa torcida já conhece a reação dos nossos atletas e já espera a virada do time contrário, diante da apatia do nosso time ao sofrer o ímpeto dos jogadores contrários. Parece que eles já entram na partida presumindo a derrota. Não há marcação na saída de bola e o recuo diante do ardor do time contrário é um fato incontestável.
    No última partida contra o Vasco, tive vergonha de ver a garra dos jogadores vascaínos em contraste com a morosidade do nosso time em enfrentar de igual para igual um time que de qualidade mesmo sobressaia apenas a garra de vencer o jogo a qualquer custo, visto que o empate seria desastroso, para um time já rebaixado no Brasileiro de 2013.
    Enquanto isso, os nossos jogadores não está nem aí pelo que ocorreu em 2013. Para eles continua tudo como d’antes, como se nada tivesse acontecido no ano que passou.
    Espero que o Peter e cia acordem e reformem este time, trazendo jogadores que com velocidade e movimentação possam ajudar o Cristovão Borges a superar o caótico futebol apresentado até o presento momento, por esse time, sem garra e sem coração.
    ST.