Balanço 2017

RETROSPEC 2017

A temporada 2017 chegou ao fim.

Num ano com capacidade de investimento reduzida por conta de problemas orçamentários, e contusões que minaram a competitividade da equipe para vôos mais altos, o Flu acabou conquistando apenas a vaga na Copa Sulamericana 2018.

Lembramos que em outros anos, tais como 2003, 2006, 2008, 2009 e 2013, o Flu também passou por dificuldades no campeonato brasileiro, muitas vezes se livrando do abismo de uma Série B na última rodada. Infelizmente, anos esportivos ruins já aconteceram em clubes gigantes como o nosso, mesmo em épocas em que tivemos orçamentos bem maiores para investir no futebol. Acontece o mesmo também em nossos rivais.

Sim, 2017 foi um ano duro e de sofrimento. A conquista da Taça GB foi o único momento de alegria e nenhum tricolor pode estar satisfeito com isso, pois nosso clube merece mais. O torcedor do Flu merece mais.

Entretanto, a opção por um time jovem e com elenco enxuto não foi uma mera escolha dos gestores atuais, mas sim uma imposição das circunstâncias.

Com o fluxo de caixa comprometido por uma série de contratos longos e já em andamento, o Flu só conseguiu se reforçar com Lucas (aproveitando a exata sobra de folha de pagamento oriunda do empréstimo de Wellington Silva ao Bahia), Robinho (única ousadia do ano, utilizando parte da venda do Richarlison para pagar a 1a parcela), Marlon (por empréstimo), Richard e Romarinho, estes últimos com salários muito baixos, apostas para compor elenco.

É sempre bom lembrar como funciona a Lei Pelé em relação ao distrato de atletas. Este artigo explica em detalhes: “…a cláusula compensatória foi limitada ao máximo de 400 vezes o salário do atleta na rescisão contratual, sendo o mínimo correspondente à soma dos salários devidos até o término do contrato”. Para quem tiver curiosidade, recomendamos a leitura.

Mesmo assim, com muito esforço, a diretoria atual conseguiu realocar jogadores, entrar em acordo para dispensa de outros que tinham propostas de outros clubes, e com isso a folha de pagamento foi reduzida em cerca de 18 milhões anuais. Também foi feito um esforço de renegociação de contratos com prestadores de serviços, reduzindo despesas administrativas importantes.

Na parte de novas receitas, o Flu luta para conseguir patrocinador master num mercado recessivo, com o país ainda mergulhado na maior crise econômica de sua história, e com o estado do Rio de Janeiro em situação ainda pior. Mas o clube conseguiu neste ano um bom contrato com a Under Armour para material esportivo, além de patrocínios novos, alguns fixos e outros experimentais, bem como várias permutas.

Na parte de despesas imprevistas, o Flu foi impactado por uma revisão do contrato com o Maracanã imposta pelo TJ a favor da Obebrecht, obrigando o Tricolor a literalmente pagar para jogar em várias partidas, mesmo com boa média de público.

Sobre a Flusócio, talvez os mais jovens não conheçam, mas esse grupo tem história de quase 15 anos de luta pelo Fluminense. Antes de vencermos três eleições, perdemos duas  como oposição. Chegamos ao poder de maneira democrática, em 3 campanhas onde a marca foi muita militância e poucos recursos financeiros.

Sempre lutamos pelo investimento em Xerém para que tivéssemos divisões de base de excelência, reveladora anual de talentos, e não o “Carandiru” que existia antes. Brigamos para que nossa história tivesse um memorial digno de nossas tradições, com produtos institucionais que reforçassem a trajetória do Flu ao longo dos seus 115 anos de glórias. Lutamos para que a construção de um Centro de Treinamentos se tornasse realidade.

As gestões que elegemos entregaram todos esses itens.

A Flusócio como base das últimas chapas eleitas viu o Flu conquistar o Campeonato Brasileiro em 2012, o Campeonato Carioca de 2012 e a Primeira Liga 2016, além de inúmeros títulos relevantes na base, tais como o campeonato brasileiro Sub20, em 2015, e o Al Kass Cup, equivalente ao mundial de clubes Sub17, conquistado em 2013. Nosso time disputou Libertadores em 2011, 2012 e 2013.

Quando éramos oposição, criamos a campanha pela Cidadania Tricolor, iniciativa que trouxe mais de 1500 novos sócios proprietários e/ou contribuintes, uma vez que o clube não tinha modalidade de Sócio Futebol nem sequer adesão online. Uma vez eleitos, ajudamos a criar o Sócio Futebol com direito a voto para que nosso torcedor decida os rumos de sua paixão para sempre.

Houve erros nos últimos anos, principalmente na execução orçamentária, com muitos investimentos realizados simultaneamente. E também na celebração de contratos com alguns atletas. Mas mesmo se não tivesse havido erro algum, os gastos do futebol teriam que aumentar de qualquer maneira a partir de 2015, pois a Unimed saiu em dezembro de 2014 deixando o Fluminense com vários contratos em andamento, sem lastro para pagá-los, e tendo que montar um novo time de uma hora pra outra.

A patrocinadora que arcava com cerca de 70% da folha de pagamento dos jogadores se foi de repente, obrigando o Flu a assumir 100% do seu Depto de Futebol de uma hora pra outra, sem qualquer transição. Lembramos que o primeiro ano do Palmeiras sem a Parmalat terminou num rebaixamento (2002) e o mesmo aconteceu com o Corinthians após a saída da MSI (2007).

Neste encerramento de temporada, queremos pedir uma reflexão: é possível que a gestão atual tenha errado na condução de algumas questões, mas se o fez, foi de boa fé, pensando no melhor para o Fluminense. É preciso um esforço contínuo para melhorar cada vez mais e assim lutaremos para que aconteça.

Mas a campanha de ódio criada neste ano em alguns sites tricolores e redes sociais não pode atingir o Fluminense com pregações de abandono aos estádios, saída de sócios e chacota com patrocinadores.

Faz bem ao Fluminense uma oposição vigilante, construtiva e responsável. As críticas bem fundamentadas fazem o Flu melhorar, ajudam a evoluir, mas destilar o ódio não.

Antes de repetir críticas meramente destrutivas ou notícias falsas, cabe ao torcedor refletir sobre os reais interesses de quem as propaga.

#SomosFluminense

192 Comentários em Balanço 2017

  1. Danilo Soares Félix
    8 de dezembro de 2017 at 12:44 (10 meses ago)

    Ano difícil, mas com muito esforço e trabalho para recolocar o Flu entre os protagonistas de qualquer competição nacional.
    A contratação da E&Y, a posterior alocação de executivos de mercado, ações estruturantes e o ajuste orçamentário em curso vão mudar o Flu rapidamente.
    É o mesmo trabalho que foi feito no CRF nos primeiros anos da gestão Bandeira de Mello, tarefa elogiada por toda mídia.
    Se mantivermos a seriedade no trabalho e recuperarmos o equilíbrio econômico da instituição, o céu será o limite. Dias melhores virão.

  2. Thiago Resende
    8 de dezembro de 2017 at 14:14 (10 meses ago)

    O post descreve muito bem o caminho que vem sendo trilhado! Entre erros e acertos, estamos no caminho certo.

    Algumas medidas drásticas precisavam ser tomadas para garantir o futuro do Fluminense, a sua existência como gigante. Essa campanha de ódio ao Abad e a Flusócio só um lado tem a perder com isso. O Fluminense.

    Vamos em frente, ainda temos muito trabalho! O ano de 2018 já começou e tenho certeza que será melhor, com o Fluminense forte no futebol! Essa molecada que sofreu esse ano, com certeza amadureceu, com a chegada de alguns reforços, podemos sim ter um time muito competitivo.ST

  3. Alexandre Said Delvaux
    8 de dezembro de 2017 at 14:52 (10 meses ago)

    Danilo
    Concordo com você, mas é importante levar a efeito medidas de controle interno para evitar que o FLUMINENSE seja tomado por ineptos, inconsequentes, alguns deles por trás da campanha de ódio movida nas redes sociais. Quanto aos que se deixam manipular, provavelmente mudarão de opinião ao sabor dos resultados.

  4. Flavio Chammas
    8 de dezembro de 2017 at 15:43 (10 meses ago)

    SENHORES

    EU MESMO FALO QUE É FALTA DE NOTICIA, QUE É INVENÇÃO DE MÍDIA, POIS O NETO CRAVA QUE DÁ SÃO PAULO, MAS???

    SE FOR VERDADE E MAIS UMA GRANA (OS PORCOS PAULISTAS ESTÃO NADANDO EM GRANA) FECHA NA HORA:

    “Palmeiras oferece três jogadores por Scarpa, informa radialistas
    Erick, Roger Guedes e Juninho são os nomes”.

    É só ver os salários se não estão inflacionados.

  5. Flavio Chammas
    8 de dezembro de 2017 at 15:49 (10 meses ago)

    SENHORES

    ME IMPRESSIONA MUITO A QUANTIDADE DE TORCIDAS ORGANIZADAS E DE “GRUPOS POLÍTICOS”, E TODOS FALANDO MUITO, MAS AJUDAM?SÃO SÓCIOS?

    SOBRE O POST, ÓTIMA REFLEXÃO E CONTINUEM CONTANDO COM MEU MODESTO APOIO.

    SOU SÓCIO, PAGO EM DIA E PRESTIGIO TUDO OFICIAL.

    OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA, DIZIA UM FAMOSO CRONISTA SOCIAL EM ANOS PASSADOS.

    O BLOG MAIS ATIVO NOS PERMITE MELHOR OPINIÃO E AJUDA.

    TEMOS QUE FAZER O QUE A MULAMBADA FEZ, MAS COM MUITO MAIS INTELIGENCIA, POIS ELES RECEBEM RIOS DE GRANA, E FELIZMENTE USAM MAL.

    VAMOS EM FRENTE E A BENÇÃO JOÃO DE DEUS

  6. Danilo Soares Félix
    8 de dezembro de 2017 at 16:34 (10 meses ago)

    Agora virou moda na política do Flu pegarem frases soltas para marretarem o interlocutor, principalmente o Presidente Abad. Tudo muito triste. A ótima entrevista que ele deu à Época Negócios, que descreve a rotina de trabalho da diretoria, o esforço contínuo em busca do reequilíbrio financeiro, tudo isso ficou em 2o plano.

    Se o problema fosse só mentalidade como dizem alguns seria mole. Isso infelizmente virou um mantra de oportunistas. Mas cabe ao torcedor acreditar nisso ou não.

    Nosso problema raiz é despesa mensal ser maior que a receita mensal. Abad e equipe estão suando sangue para resolver, reduzindo despesas e tentando elevar receitas. É o único caminho.

    Infelizmente o que se prega como alternativa a isso chama-se mágica.

  7. Simplício Santos
    8 de dezembro de 2017 at 16:57 (10 meses ago)

    Minhas Círitcas: 1-Contratar jogadores ruins sem analise tecnica adequada, baseada na opiniao do treinador
    2-Vender jogadores valorizados barato ou ate antecipadamente…
    3-Pegar jogadores emprestados sem comprometimento
    4-Pagar jogadores encostados sem jogar e nem emprestar
    5-Queimar jovens no time titular, qdo o certo seria empresta-los pra serie B ou C e adquirir rodagem.
    6-Ter algum plano de construcao de Estadio mesmo que o plano durante 10 anos.
    7-Nao ter absolutamente nada sobre o patrimonio das Laranjeiras
    8-Ter vices de futebol que nao dao uma entrevista sobre futebol
    9-Financiar torcida organizada fazendo de palhaco o socio torcedor
    10-Nao promover nenhuma acao para que o torcedor conheca o CT e peca sua contribuicao.

  8. Flavio Almeida
    8 de dezembro de 2017 at 16:59 (10 meses ago)

    Eu também sou sócio, não sou político e não fui a favor da farra dos ingressos. Discurso de vocês é ótimo, gestão péssima. Parece até um partido vermelho conhecido. Vender Richarlison com preço de Leo Pelé foi demais.

  9. Guilherme K.
    8 de dezembro de 2017 at 17:56 (10 meses ago)

    Só tem um problema nesse discurso: Bandeira era oposição; vocês eram situação…

    Aproveitando, vender/trocar o Scarpa (líder de assistências no Brasileiro) será péssimo!

  10. Daniel Bastos
    8 de dezembro de 2017 at 18:02 (10 meses ago)

    Vcs não falar que mentiram com relação à saúde financeira do clube para se reelegerem?

  11. Cesar Castello Branco Martins
    8 de dezembro de 2017 at 18:06 (10 meses ago)

    A Chapecoense foi CAMPEÃ do segundo turno e o FLUMINENSE foi o DÉCIMO SÉTIMO! E eles ainda foram pra Libertadores!!!

    Alguém pode explicar isso? Só isso!

    Causas => Soluções!

    ST

  12. Luiz Fernando De Oliveira Juni
    8 de dezembro de 2017 at 18:32 (10 meses ago)

    Troca com excelente ganho esportivo…todos os três jovens e promissores jogadores! É fechar logo e nem pensar em trocar qualquer um deles pelo ex-jogador em atividade Michel Bastos, um baita desagregador

  13. Wladimir
    8 de dezembro de 2017 at 19:00 (10 meses ago)

    Danilo, amigo, todo o nosso apoio sempre para que as mudanças organizacionais, estruturais e financeiras se materializem como queremos.

    Sabemos que estes trabalhos levam tempo e necessitam de pessoas muito competentes para gerar bons frutos.

    Observei nas demonstrações financeiras que não existe equilíbrio de receita e despesa nos esportes olímpicos. Isto também é meta, não é? Como o Flamengo, deveríamos ter feito cortes mais radicais nos EOs pois estas despesas estão pesando muito.

    De minha parte, apesar do apoio, gostaria de saber mais do que tem sido tentado para gerar novas fontes de receita. Por exemplo, ter uma loja virtual poderia render bons frutos. O que tem sido trabalhado com relação ao estádio de laranjeiras ? Aquele patrimônio poderia estar rendendo milhões se houvesse ali um espaço em forma de pequeno estádio ou um grande ginásio onde fossem realizados shows e grandes eventos. Por mim poderia ser um shopping ou outro empreendimento qualquer que gerasse receita. Não dá pra competir com os clubes de maiores torcida somente com as receitas tradicionais, pois estas eles também tem e é maior. Sabemos que quem tem maior receita, geralmente consegue melhores times e ganha mais campeonatos.

    Gerar receitas e ter despesas bem dimensionadas é a chave para que tudo funcione cada vez melhor!

    ST’s

  14. Pedro Henrique
    8 de dezembro de 2017 at 19:06 (10 meses ago)

    Danilo, eu li a entrevista inteira, mas não tem necessidade de o Abad dizer que o Fluminense é um clube vendedor. Isso não ajuda em nada, só desvaloriza nossos jogadores e o próprio clube

  15. Alexandre Said Delvaux
    8 de dezembro de 2017 at 20:30 (10 meses ago)

    Procura no site oficial, não dá trabalho.

  16. Alexandre Said Delvaux
    8 de dezembro de 2017 at 20:43 (10 meses ago)

    E não esquecer de contratar um estudo bem robusto sobre o melhor aproveitamento do espaço subutilizado nas Laranjeiras. Uma grande oportunidade que enxergo é a possível legalização de cassinos no Rio de Janeiro, outra é a avaliação da viabilidade de aproveitamento de áreas para implantação de lojas, construção de arena de eventos, arena para futebol, academia, enfim o valor do ativo é muito grande e precisa gerar recursos compatíveis com o valor. Não descarto nem mesmo a alienação, dação em pagamento de dívida com o Estado…Não tenho opinião formada, apenas a certeza que alguma coisa deve ser feita. O FLUMINENSE, livre da dívida, com a expertise que tem na formação de atletas, tem possibilidade de se manter no topo do futebol brasileiro.
    Tudo isto sem prejuízo do empenho por outras receitas correntes. O fato é que o FLUMINENSE não se sustenta, por muito tempo, com resultados medíocres no futebol, acho que há unanimidade neste ponto. Algumas forças internas se aproveitam disto para criar cizânia. Os representantes de tais forças retrógadas, interessadas em utilizar o FLUMINENSE para projetos pessoais não estão interessados em ver um FLUMINENSE vencedor. Isto está muito claro. Eles não querem, também, regras muito rígidas de controle interno. Só não vê quem não quer!

  17. Mauro Carvalho - SP
    8 de dezembro de 2017 at 21:31 (10 meses ago)

    CORREÇÃO NECESSÁRIA:
    ONDE SE LÊ: “o Flu acabou conquistando apenas a vaga na Copa Sulamericana 2018.”
    LEIA-SE: ” apesar de todo o esforço contrário, caiu no colo do Flu a vaga na Sula”

    CONQUISTAR FOI O QUE FEZ A CHAPECOENSE – UM TIME IMPROVISADO.

    HUMILDADE !!

  18. Alexandre Said Delvaux
    9 de dezembro de 2017 at 10:46 (10 meses ago)

    Os caras perderam a noção do ridículo. Pregam o profissionalismo e pedem a cabeça de um gestor, sem saber exatamente o motivo. A expertise adquirida pelo FLUMINENSE na captação e formação de jogadores é reconhecida pelo mundo do futebol, no entanto, meia dúzia de curiosos resolveu apontar o dedo para um dos principais responsáveis pela reconhecida competência do FLUMINENSE e elegê-lo o principal culpado pelos problemas que aconteceram em 2017, leia-se, pela mediocridade dos resultados do futebol. O pior é que alguns dos seus “seguidores” nas redes sociais compartilham, repercutem e fazem eco, sabendo menos ainda os motivos.
    Creio que algumas pessoas envolvidas diretamente com a política do FLUMINENSE, entre elas o presidente do Clube, precisam trabalhar mais e falar menos.

  19. Fernando Ventura Jr.
    9 de dezembro de 2017 at 12:26 (10 meses ago)

    Louvável o esforço de sanear as contas do clube, mas na medida em que o Abad e o vice de futebol apresentam o Fluminense como clube fornecedor de matéria-prima, o que estão fazendo é com uma mão melhorar as finança do clube e com a outra apequená-lo.

  20. Fernando Ventura Jr.
    9 de dezembro de 2017 at 12:33 (10 meses ago)

    Tem que ver os salários deles, quanto de participação estamos adquirindo e se o novo gerente de futebol, que entende mais que o Abel, aprova. Acho, entretanto, que no pacote poderia vir um goleiro de lá para colocar o Cavalieri na reserva.

  21. Fernando Ventura Jr.
    9 de dezembro de 2017 at 12:35 (10 meses ago)

    Gostaria de saber como andam os processos contra a Viton, a Unimed e a Dryworld e também se estamos processando a Oderbrecht por termos ficado sem o Maraanã após o comitê olímpico tê-los devolvido.

  22. Mauro Carvalho - SP
    9 de dezembro de 2017 at 12:36 (10 meses ago)

    Fernando, eu, depois daquele episódio de perderem a audiência e mandarem embora a advogada mantendo a diretora jurídica, amiga do Peter, tenho ESPERANÇA ZERO que venha qualquer dinheiro daí.
    ST

  23. Alexandre Said Delvaux
    9 de dezembro de 2017 at 15:44 (10 meses ago)

    Companheiro, não faço parte da Flusócio peço, no entanto, que me responda uma pergunta:
    O que eles estão causando ao Clube?

    Vou passar a minha visão sobre as questões apresentadas por você;

    As “contas do Peter” foram divulgadas, “certas ou erradas”, não é esse o caso, mas qualquer pessoa minimamente informada sabe que um Clube que acumulou uma dívida de mais de R$ 400 milhões, que tem parte considerável de suas receitas comprometidas com dívidas, parcelamentos e renegociações, teria dificuldades para ajustar suas contas contas e equilibrar o seu fluxo de caixa. Notadamente depois de passar quase uma década com um patrocinador responsável pelo aporte indireto de recursos ao formar equipes, mas que pouco alocava em investimentos.
    Foi a gestão Peter Siemsen que entregou um Centro de Treinamento para os profissionais, necessidade antiga do FLUMINENSE; qualificou e aparelhou o CTVL etc. Desesperados alguns dirão que o trabalho foi do Pedro Antônio, cá entre nós, esse tipo de discurso não cola.

    Um clube vendedor consegue conquistar títulos sim, pois todos os clubes brasileiros são vendedores, especialmente um que produz muito mais atletas do que necessita, pelo menos em quantidade. Eu também questiono a inconveniência da declaração, mas não é preciso ser muito realista para perceber que todos os clubes brasileiros são vendedores.

    Fazer parcerias com empresas não desvaloriza marca alguma, ao contrário, mostra agressividade comercial. Ademais, tanto o “laboratório” quanto a fábrica de colchões são grandes do ramo. A estratégia é um esforço para aumentar receitas num momento de retração a atividade econômica.

    Quem entente de futebol? Eu? Você? Abel Braga? Marcelo Teixeira? Torres? Autuori? Renato Gaúcho?

    Não sou maluco, não posso achar que as coisas estão indo bem, mas fico muito longe de ser massa de manobras e aceitar ser manipulado por gente pouco comprometida com o FLUMINENSE.
    E mais, se eu me sentisse um otário, lutaria para juntar centenas de sócios, formar um grupo de pessoas engajadas e comprometidas com o FLUMINENSE, participaria efetivamente de mudanças e transformações no Clube. Sairia do bate boca virtual ou real para o concreto. Os caras tiveram competência para isto. E muitos do que os atacam, disseminam o ódio contra a Flusócio, o fazem porque não foram capazes de fazer o que eles fizeram. E eles o fizeram porque o FLUMINENSE caminhava para a inviabilidade.
    Se muita gente é contra a Flusócio, deveria se unir, se associar e ganhar no voto, não no grito, na marra, na base da conversa fiada, pois nenhum desses que agora critica se mostrou capaz de fazer qualquer coisa diferente e efetiva. Eles são bons mesmo é de fazer futrica na internet. O ato mais efetivo de algumas dessas pessoas é ficar gritando “Ei, Flusócio, vai tomar no cu! É pouco, é ridículo, é patético.
    Se eles têm algo a oferecer, devem fazer mais do que esse papel.

  24. cydar60
    9 de dezembro de 2017 at 16:18 (10 meses ago)

    Excelente comentário!
    Permita-me assinar embaixo.
    ST

  25. Sandro Pereira
    9 de dezembro de 2017 at 16:58 (10 meses ago)

    Desculpe, mas mesmo com toda essa ajuda não dá para engolir eles na LA e nós próximos ao Z4.
    ST4!

  26. luiz
    9 de dezembro de 2017 at 16:59 (10 meses ago)

    Davi, vc trocaria, no início do ano, os jogadores do Flu pelos da Chape ?
    A questão é a forma como o futebol foi gerido, aqui e lá ….

  27. luiz
    9 de dezembro de 2017 at 17:05 (10 meses ago)

    Qualquer semelhança é mera coincidência….

  28. Alexandre Said Delvaux
    9 de dezembro de 2017 at 18:53 (10 meses ago)

    Obrigado!

  29. Alexandre Said Delvaux
    9 de dezembro de 2017 at 19:03 (10 meses ago)

    E o Marcelo Teixeira estava lá, coordenando a captação, com seriedade, rigor e competência, sempre tentando fazer o melhor. Acho que você fala sobre o que não conhece.

  30. Davi Carvalho
    9 de dezembro de 2017 at 19:33 (10 meses ago)

    Chape é um clube pequeno, não tem a cobrança do Flu, é mais fácil um jogador rodar lá do que aqui e nem oficial de justiça batendo na porta pra fazer penhoras eles têm.
    Comparação entre os clubes é esdrúxula.

  31. Davi Carvalho
    9 de dezembro de 2017 at 19:36 (10 meses ago)

    Realmente é chato, mas eles foram ajudados, tiveram problemas amenizados por terceiros, nós ficamos sozinhos na tempestade e tivemos que correr dentro dela sem ninguém.
    É muito mais fácil um Apodi e um W. Paulista rodar numa Chape do que num Flu, pois somos grandes, temos cobrança, camisa pesa, já eles são pequenos, se não der certo, não deu.
    Ademais, trocaram de treinador umas 2 ou 3 vezes, não vejo como bom planejamento deles, ainda cometeram o desatino de escalar irregularmente um atleta na LA, isso é profissionalismo e gestão???
    Ah se fosse o Abad….
    Repito, exemplo da Chapecoense é outro, não serve de parâmetro para nós. Botafogo com uma campanha sem sustos e vasco na LA talvez fosse um parâmetro mais realista pra nós.

  32. cydar60
    9 de dezembro de 2017 at 19:43 (10 meses ago)

    Olha aí a inspiração de onde veio o projeto Samorin.
    A internacionalização da marca.
    Isso é pensar grande coisa que os críticos não sabem fazer:

    ” Historicamente ligado à comunidade de Manchester, enquanto o rival sempre se caracterizou pela expansão global, o City tenta se relacionar com o mundo. Ao olhar de um visitante, hoje ele é mais visível na cidade do que o adversário.

    — O United deu o passo na direção de uma marca global nos anos 1990. Hoje, mais do que construir um time, estamos forjando uma organização mundial — explicou ao jornal inglês “The Telegraph” Ferran Soriano, diretor executivo do clube.

    Com ele, além do diretor esportivo Txiki Begiristain e Guardiola, boa parte da execução do projeto do xeque Mansour foi entregue a uma cúpula espanhola. O trabalho envolveu a criação do City Football Group, dos novos donos árabes. A empresa, gerida em modernos escritórios localizados em uma das joias do CT, um estádio de sete mil lugares que sedia partidas da base e do time feminino, partiu para a aquisição ou fundação de clubes pelo mundo, alguns trazendo para o futebol o conceito da franquia. Na Austrália, a aquisição do Melbourne Heat criou o Melbourne City.

    Nos Estados Unidos, o Yankee Stadium, templo do beisebol, logo passou a receber jogos do New York City. E não parou por aí: no Uruguai, foi comprado o Atletico Torque e, no Japão, o Yokohama Marinos. Mais recentemente, foi a vez da aquisição do catalão Girona — que tem Pere Guardiola, irmão de Pep, como sócio — e a transformação do River Plate, do Equador, em Guayaquil City. Com mudança de escudos e de cor.

    — O objetivo é ser global e local. Ser relevante na Austrália tendo um clube que mantém características do original — resumiu Soriano.”

  33. Helvio Lins
    9 de dezembro de 2017 at 20:32 (10 meses ago)

    Se dependesse de minha opinião, o Flu daria uma coletiva informando o valor da multa rescisória de seus principais jogadores, ou seja, quem quisesse teria que abrir o bolso, sem um centavo de desconto… afinal, quem era Scarpa antes do Flu? Um ilustre desconhecido, agora vai sair a preço de banana, ou trocado por meia dúzia de peladeiros? Ninguém dá mole pra nós, o Robinho, que não mostrou nada ainda custou 7 milhoes e vamos liberar um jogador como Scarpa de qualquer maneira? Ou algúem tá levando algo aí ou não estou entendendo mais nada…

  34. Alexandre Said Delvaux
    9 de dezembro de 2017 at 21:07 (10 meses ago)

    Deve ser um burro. Inteligente é você.
    Seria legal se você se apresentasse no fórum. Com um raciocínio tão bem construído, com base em análises consistentes e bem elaboradas dos relatórios e demonstrativos, você deveria se apresentar para outros participantes do fórum.
    Sucesso! Pode ser que eu mude os meus conceitos a partir de agora, com uma construção de ideias tão brilhante.

  35. Alexandre Said Delvaux
    9 de dezembro de 2017 at 21:29 (10 meses ago)

    Entre as estratégias para manipular as massas, uma delas é:

    Dirigir-se ao público como crianças

    O discurso utilizado é repetitivo, se baseia na demonização de alguns personagens, em chamá-los de mentirosos, como se o espectador fosse uma criança de pouca idade ou alguém com dificuldades de raciocínio. Quanto mais se tenta enganar ao espectador, maior é o uso do tom infantilizante. Por que?
    Crianças tentem a uma reação desprovida de sentido crítico. Talvez isso explique o “Ei, Flusócio, vai tomar no cu”, exaltado por alguns neste espaço, paradoxalmente mantido pela própria Flusócio. Papel patético, pois se os ventos mudarem, o oba-oba perde o sentido.

  36. Alexandre Magno Barreto Berwan
    10 de dezembro de 2017 at 9:06 (10 meses ago)

    1- O Flamengo tem um plano para dominar o futebol brasileiro (em grana e taças) até 2020 (obs.: nos apitos já está tudo dominado?):

    http://epoca.globo.com/esporte/epoca-esporte-clube/noticia/2017/12/o-flamengo-tem-um-plano-para-dominar-o-futebol-brasileiro-em-grana-e-tacas-ate-2020.html

    2- Entre glórias recentes e finanças desastrosas, o Fluminense tenta se reerguer:

    http://epoca.globo.com/esporte/epoca-esporte-clube/noticia/2017/12/entre-glorias-recentes-e-financas-desastrosas-o-fluminense-tenta-se-reerguer.html

  37. Juliano F Pacheco
    10 de dezembro de 2017 at 9:58 (10 meses ago)

    Faço este comentário sem ter lido as opiniões dos colegas tricolores, entendo todos os pontos citados na postagem mas a mesma não indica uma mudança de atitude do grupo que em momento algum fez um mea-culpa e um pedido de desculpas ao torcedor pela sequência de equívocos das gestões que participaram como principal grupo no que tange a tomada de decisões.

    O grupo Flusocio não admite seus erros, colocando desculpas em todos os fracassos, culpa-se sempre o outro, os imprevistos, etc. Ao atender o chamado da Cidadania Tricolor esperava que em 7 anos o clube já tivesse encaminhado todos os projetos propostos nas reuniões abertas e que realmente o clube estivesse perto de seus torcedores, hoje o Fluminense está afastado de sua torcida e muito se deve a forma como a mesma foi tratada nos últimos 7 anos.

    O que ainda espera-se da Flusocio é um pedido de desculpas ao torcedor, uma atitude de humildade, onde admitam-se e exponham seus erros, ao mesmo tempo que indiquem soluções e aceitem opiniões e projetos de fora do grupo. Caso contrário a “campanha de ódio” irá se acirrar, afinal, a Flusocio somente colhe os frutos de suas ações e reações.

    OFF: PARABÉNS AOS RESPONSÁVEIS PELAS AÇÕES QUE IRÃO PROPORCIONAR A VOTAÇÃO ONLINE NO PLEITO DE 2019. ISSO DEVE SER MUITO APLAUDIDO.

  38. Alexandre Said Delvaux
    10 de dezembro de 2017 at 14:01 (10 meses ago)

    Deixou mesmo: o CTPA, o CTVL reconstruído investimento superior a $ 40 milhões de reais), o Sócio-Futebol com direito a voto, a contratação do Richsrlyson, que produziu um ganho espetacular em termos de financeiros, a contratação do Wendel, que vai agregar mais de R$ 30 milhões ao caixa no início do ano de 2018, a contratação do Sornoza, boa parte da dívida alongada e negociada… Agora você pode listar a “herança maldita” e deduzir daquilo que foi feito, apenas por uma questão de justiça. É fácil demais jogar para a galera, tentar demonizar quando os resultados são ruins, difícil é apresentar argumentos coerentes.

  39. Alexandre Said Delvaux
    10 de dezembro de 2017 at 14:16 (10 meses ago)

    Na realidade o consórcio ameaçou denunciar o contrato por onerosidade excessiva.

  40. Alexandre Said Delvaux
    10 de dezembro de 2017 at 14:20 (10 meses ago)

    O dia que revelar um jogador, este pagará por todo o periodo anterior e muitos anos à frente. É assim que funciona em qualquer agremiação, mas no FLUMINENSE, com tanta coisa para a gente reclamar, um grupo quer reclamar do FLU-Samorin, do CTVL…

  41. Alexandre Said Delvaux
    10 de dezembro de 2017 at 14:26 (10 meses ago)

    É o fim do futebol brasileiro, pois todos os clubes fazem a mesma coisa. Ele poderia ter omitido, mentido ou ficado calado para agradar a torcida, mas falou a verdade. Todos os Clubes brasileiros são vendedores. De fato, ele deveria falar menos e trabalhar mais, ainda assim, qualquer merda que saísse da cabeça de um jornalista ou radialista serviria de motivo para as críticas. Quando o resuluado no campo é bom, os críticos somem.

  42. Fernando Ventura Jr.
    10 de dezembro de 2017 at 15:21 (10 meses ago)

    A manter a postura atual o Abel cai no fim do carioca. Teremos perdido o tempo da pré-temporada e de contratações/dispensas mal feitas. Vamos torcer para que ele seja humilde, veja o quanto errou e passe a acertar mais.
    PS: Pela sua postura de colocar que o time tem que ser reforçado para que ele fique, assumindo que não tem culpa alguma pelo desastroso ano de 2017, além de passar por cima de um contrato que o obriga, exceto se pagasse a rescisão, e uma postura que diz ter de cumprir contratos, nos leva a crer que vive no mundo da Lua.

  43. Fernando Ventura Jr.
    10 de dezembro de 2017 at 15:26 (10 meses ago)

    Sim. Até os reporteres parecem ser orientados a, sempre que possível, mencionar o nome do Flamengo. E colocam o tamanho de torcida como se fosse mais um título do coisa ruim. Uma coisa chama a outra. Boas notícias deles são aumentadas. Notícias ruins, como a do diretor pedófilo, são apagadas, escondidas. Os adversários tem tratamento oposto. Só faltaram colocar o Abad como mais um corrupto a ser investigado pela Lava Jato.

  44. Alexandre Magno Barreto Berwan
    10 de dezembro de 2017 at 17:23 (10 meses ago)

    Ana Rosa Amorim@anartam

    O coisa ruim está mais avançado q o Flu. Possui perfis oficiais em inglês e em espanhol. Flu vai visitar o Pateta em janeiro e não tem perfil oficial em inglês.

  45. Fernando Ventura Jr.
    11 de dezembro de 2017 at 8:20 (10 meses ago)

    Me chamou a atenção a notícia de que o coisa ruim vai fazer uma rescisão amigável com o peruano Guerrero, suspenso pela Fifa por um ano e me lembrei do episódio em que o Felipe em 2005 também foi suspenso absurdamente por um ano por uma agressão. O Fluminense poderia ter rescindido com ele, mas a pedido de Abel continuou pagando até conseguir diminuir a punição. Jogou mais um ou dois jogos, brigou e largou o clube. Um clube com a postura prática e profissional pensa que se não vai poder contar com o jogador por falha desse, rescinde o contrato. O Fluminense, com a fidalguia, prefere tomar prejuízo e pensar que ficou bem na fita.

  46. Valmir Carvalho da Silva
    11 de dezembro de 2017 at 9:50 (10 meses ago)

    Sinceramente prefiro que o Scarpa permaneça no Flu. Bom jogador tem que ficar no Fluminense. Entretanto, caso aconteça uma troca com Palmeiras, dos jogadores especulados, só vejo Roger Guedes e Guerra como boas opções. Espero que não me venham com o desagregador e preguiçoso do Michel Bastos e outras barangas citadas.

  47. Alexandre Said Delvaux
    11 de dezembro de 2017 at 10:40 (10 meses ago)

    Só acho que a crítica pela crítica não leva a lugar algum.

  48. Flavio Chammas
    11 de dezembro de 2017 at 10:59 (10 meses ago)

    Senhores

    Sobre os ingressos/policia/delegada/promotor.

    Nada como uma midia maldosa para que se arranjem os “15 minutos de fama”.

    PERGUNTAS SIMPLES E OBJETIVAS:

    INGRESSOS NA MÃO DE CAMBISTAS EM JOGO DO FLU?

    APRENDI DESDE CEDO QUE CAMBISTA AGE QUANDO O ESPETÁCULO LOTA, VENDEU TUDO E SE VALORIZA QUEM TEM INGRESSO.

    ENTÃO NÃO SE JUSTIFICA ESTA ALEGAÇÃO, POIS NÃO LOTAMOS NEM EDSON PASSOS.

    SE O ABAD COMBINOU DE DAR OS INGRESSOS PARA ALGUMAS ORGANIZADAS, NO SENTIDO DE AJUDAREM O TIME, MESMO DISCORDANDO,
    SE ACEITARIA COMO UMA TENTATIVA.

    AGORA SE OS CARAS PEGAM E VENDEM, CERTAMENTE NÃO PODE SER PELO MESMO PREÇO DE VENDA NORMAL.

    ENTÃO PEGARAM MAIS BARATO, OU CONSIGNAÇÃO, PARA VER O QUE VENDIAM E REPASSAR A GRANA PARA OS “CHEFES DAS ORGANIZADAS”.

    QUE PELAS GRAVAÇÕES QUERIAM E PRECISAVAM DE GRANA.

    SIMPLES ASSIM.

    INSISTO EM SABER, DESTAS ORGANIZADAS SE TEM LEVANTAMENTO DE QUANTOS SÃO SÓCIOS?

    O ANO QUE NÃO ACABA.

    A BENÇÃO JOÃO DE DEUS

  49. Danilo Soares Félix
    11 de dezembro de 2017 at 11:55 (10 meses ago)

    Respondido.

  50. Milton Baptista
    11 de dezembro de 2017 at 12:09 (10 meses ago)

    Eles devem ter recebido ingressos de gratuidade, custo zero. Assim conseguem vender mais barato que as bilheterias, obtendo lucro. O ser humano não é perfeito.

  51. ALEXX
    11 de dezembro de 2017 at 12:26 (10 meses ago)

    Concordo plenamente! E não basta só estar nesses locais. Tem de se fazer presente com qualidade, campanhas realmente engajadas para que o Fluminense se expanda, para que essas crianças/jovens se tornem realmente tricolores.

  52. Flavio Chammas
    11 de dezembro de 2017 at 13:09 (10 meses ago)

    Senhores.

    A midia vende o Scarpa todo dia e me parece que ele quer ir, assim vale o raciocínio

    Seguindo no pensamento geral, de que o Scarpa vai sair,daqui, só os porcos paulistas tem grana para comprar.

    Se pagarem o valor , mais três jogadores com salários pagos por eles por um ano, desta lista, EU LEVO O SCARPA NO COLO PARA SÃO PAULO.

    “Repórter detalha nova proposta do Palmeiras por Gustavo Scarpa

    Por meio do seu perfil no Twitter, o repórter Felippe Rodrigues‏ , da Rádio Tupi, detalhou a nova proposta do Palmeiras pelo meia Gustavo Scarpa.

    De acordo com o jornalista, o Alviverde aceitou pagar os 40% dos direitos econômicos que o Fluminense detém do camisa 10.

    O valor da proposta não foi revelado, mas especula-se que chegaria a 15 milhões de reais.

    Ainda segundo Felippe Rodrigues, o Fluminense receberia três jogadores do Palmeiras por empréstimo de um ano.

    O clube paulista estaria disposto a bancar os salários dos três jogadores.

    Fabiano, Michel Bastos, Juninho, Hyoran, Roger Guedes, Erik e Lucas estão na lista oferecida pelo Alviverde, destaca Felippe Rodrigues.”

    JUNINHO ( zagueiro forte, canhoto)
    ROGER GUEDES (me parece meio porra louca, mas bom jogador)
    ERIK (Verificar porque não foi aproveitado, mas bom jogador)
    FABIANO (Lateral alto e forte, mas pesado)
    O restante nem de graça

  53. Alexandre Said Delvaux
    11 de dezembro de 2017 at 14:43 (10 meses ago)

    Valentino, não vou alongar com o tema aqui, se tiver oportunidade podemos conversar pessoalmente, mas vamos lá:
    Você disse que a dívida cresceu de R$ 350 milhões para R$ 434 milhões, uma variação nominal de 24%. Pois é, a inflação acumulada no período foi de aproximadamente 49,42%, sem contar os juros moratórios e multas de ofício para débitos com o fisco. Dá para perceber que houve considerável decréscimo do valor real da dívida. Quanto ao alongamento do perfil de parte da dívida, é inegável e constatado.
    Gosto de ser justo. Qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que leva tempo para amortizar uma dívida de mais de R$ 430 milhões, sobretudo nas condições em o FLUMINENSE se encontrava na gestão anterior e na atual. Na gestão anterior os dez anos de “desinvestimento” com crescimento da dívida, apesar dos pesados desembolsos da Unimed, o presidente teve coragem de investir mais de R$ 40 milhões em ativos como o CTVL e o CTPA, fez aquisições de risco como Richarlyson, Sornoza, Orejuela…não vou nem falar no Wendel, que foi uma contratação muito rentável (não estou tratando do retorno esportivo e sim do financeiro). Um pouco de equilíbrio, bom senso e inteligência permitem que as pessoas enxerguem isto.

  54. Alexandre Magno Barreto Berwan
    11 de dezembro de 2017 at 19:44 (10 meses ago)

    Eu só quero saber quando chegarão no esgoto da FERJ….

  55. Marcelo Teixeira
    11 de dezembro de 2017 at 21:28 (10 meses ago)

    O Flu só tem 40% dele. Faz 24 esse ano. Se os 15 milhoes forem pelos 40% que temos direito, não é mal negocio não. Só quero ver é conseguir repor. Eu tentariao ze rafael envolvendo em troca com o edson!

    St

  56. Marcelo Teixeira
    11 de dezembro de 2017 at 21:29 (10 meses ago)

    Hyoran é fraco. Pra trazer ele, traz o danielzinho de volta. Mas o Raphael Veiga é bom. E jovem. Esse valeria em definitivo.

    St

  57. Marcelo Teixeira
    11 de dezembro de 2017 at 21:36 (10 meses ago)

    Não é proibido ceder. O Clube é entidade privada. Porém, ceder pra torcidas proibidas de entrar no estadio por crimes e violência, é crime. E sabendo que esses caras repassam pros cambistas em frente a bilheteria…pegando ate pessoas na fila e fornecendo essa facilidade, é cambismo e lesa também o clube. Não podemos arrumar justificativas. Fizeram cagada e o melhor é encarar de frente sem mimimi.

    O Peter tinha acabado com isso com a ajuda do Fred que botou a cara. Foi macho. Agora regrediram.

    Situação vexatória pro clube. Imagina os potenciais patrocinadores imaginando sua imagem associada a isso? Imaginou? Pois é…

    St

  58. Marcelo Teixeira
    11 de dezembro de 2017 at 21:37 (10 meses ago)

    E o pior…dar ingresso pra torcida proibida de entrar no estadio.

    St

  59. Claudio Souza
    11 de dezembro de 2017 at 22:04 (10 meses ago)

    No jogo contra o Palmeiras, o time jogou fechadinho, esperando o erro do adversário.

    Como hoje precisava ganhar por dois gols de diferença, se abriu mais e aí as deficiências técnicas dos jogadores ofensivos ficou clara.

    Vai ser preciso muito trabalho pra formar um time decente no sub-20.

    ST

  60. Marcelo Teixeira
    12 de dezembro de 2017 at 10:16 (10 meses ago)

    Vc achou o Reginaldo ruim? E o Marquinhos Calazans? Tambem passaram por la.

    St

  61. Luiz Fernando De Oliveira Juni
    12 de dezembro de 2017 at 10:33 (10 meses ago)

    Impeachment do Abad, assessores do clube em presos, empréstimos de atletas ainda vigorando com pagamento de parte ou totalidade de seus vencimentos, volta de Wellington Silva, Scarpa em leilão…é tanta notícia ruim que só volto a frequentar sites ligados ao Flu depois que o time voltar a entrar em campo. Esse noticiário está fazendo mal a minha saúde…

  62. Guilherme K.
    12 de dezembro de 2017 at 11:13 (10 meses ago)

    O coitadismo exposto na mídia começa a reverberar: dirigente do Palmeiras diz textualmente que Scarpa tem interesse na transferência por conta do salário em dia… “Palmeiras tem casa cheia”.

    Como resposta, eu encerrava qualquer negociação – negociação, essa, que sequer deveria ter começado!

    Não custa lembrar que ele foi o líder de assistências no BR17, ou seja, melhor jogador nesse quesito. Não há motivo para sair do time (caso o interesse seja reforçar a equipe)!

    Saudações.

  63. COSTA
    12 de dezembro de 2017 at 11:37 (10 meses ago)

    O Fluminense acertou o empréstimo de Alan Fialho para o Volta
    Redonda. O empréstimo do zagueiro é válido durante o período do
    Campeonato Carioca de 2018.
    Alan Fialho estava no Fluminense Samorin, da Eslováquia, e tem contrato com o Tricolor até o fim de 2018.

    Materia do NETFLU acima

    Para que serve esse GENIAL projeto Samorin ? Para isso ? Abrigar um
    monte de cabeças de bagre ? Parabéns Gênio Marcelo Teixeira. É o famoso,
    “como perder dinheiro, sem fazer força”.

  64. COSTA
    12 de dezembro de 2017 at 11:46 (10 meses ago)

    Sinceramente acho Reginaldo razoavel, Marquinhos Calazans parece que vai ser bom jogador, mas nenhum deles podemos considerar como uma grande revelação, espero que o Calazans me desminta.
    Mas continuo achando muito pouco para o que dizem que se gasta la, note-se que na epoca do Fischel, também não sei o valor, mas talvez fosse menos , porque o FLU vinha da serie C, os nomes eram muito melhores ( Roger, Carlos Alberto, Arouca, D. Souza, Marcelo, etc..), vc também não acha ?
    Note-se que se fala muito da base do FLU mas há clubes no Brasil que revelam muito mais e de qualidade muito melhor, mas os resultados tem sido péssimos, aguardemos a Copa São Paulo, para ver se aparecem jogadores melhores e que possam vir a servir ao time principal, porque esses que estão la atualmente, parece dinheiro jogado fora,

  65. Paulo Cavalheiro
    12 de dezembro de 2017 at 11:56 (10 meses ago)

    Reginaldo jogou na Finlândia (FF Jaro) e MCalazans na Republica Tcheca ( Slovan Liberec).

  66. LuizCarlos De Souza Junior
    12 de dezembro de 2017 at 14:28 (10 meses ago)

    Caro colega Tricolor, desculpe contestar, mas,
    Marcos Calazans nunca esteve no Samorin, Ele esteve emprestado ao FC Slovan Liberec da primeira divisão da Republica Tcheca em 2015. Na Republica Tcheca sim, mas em um clube da primeira divisão, diferente do Samorin.
    https://www.transfermarkt.pt/marcos-calazans/profil/spieler/341120
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2015/07/flu-renova-com-marquinhos-calazans-que-estava-na-republica-tcheca.html
    Já o Reginaldo, também nunca esteva no Samorin. Na Europa ele esteve emprestado ao FF Jaro da Finlândia em 2015, assim como esteve emprestado a vários clubes no Brasil (Vila Nova-GO, Metropolitano-SC, Esportivo Bento Gonçalves-RS, PSTC-PR e Resende)

    http://www.ogol.com.br/player.php?id=319406&epoca_id=142
    https://www.transfermarkt.pt/reginaldo/profil/spieler/361597
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2016/12/seis-emprestimos-depois-reginaldo-volta-ao-flu-e-se-apresenta-torcida.html

  67. Marcelo Teixeira
    12 de dezembro de 2017 at 15:42 (10 meses ago)

    Então eu li errado em algum lugar. Vou procurar novamente. De toda forma, pelo que entendi do projeto, a idéia é exatamente essa de jogarem na europa e ganharem experiencia, mas ao invés de ficarem espalhados nesses clubes em diversos paises, ficam no Samorin com mais facil observação.

    Não com isso digo qye concordo totalmente com o projeto, pois esse ano por exemplo estão fernando neto e igor julião por la. Pra mim , nada a ver com o projeto proposto de desenvolver os jovens. Acho a idéia boa, nas não acho que esteja sendo na prática o que foi proposto e divulgado.

    St

  68. Marcelo Teixeira
    12 de dezembro de 2017 at 15:44 (10 meses ago)

    Escrevi acima o que acho.

    St

  69. Paulo Cavalheiro
    12 de dezembro de 2017 at 15:50 (10 meses ago)

    O conceito do projeto Samorin é muito bacana, mas a escolha dos jogadores é muito fraca.

  70. Claudio Souza
    12 de dezembro de 2017 at 15:50 (10 meses ago)

    É o que tenho dito sobre a forma como o trabalho em Xerém está sendo avaliado.

    Quem quer meter o pau, usa resultados, de forma isolada, e analisa os jogadores formados pelo clube como se as divisões de base dos rivais formassem dezenas de grandes jogadores a cada geração, tudo isso pra meter o cacete.

    A análise precisa ser sistêmica e no tempo (não pontual). Acho o trabalho bom, só considero que a propaganda que fazem dele é que está exagerada.

    ST

  71. Paulo Cavalheiro
    12 de dezembro de 2017 at 15:54 (10 meses ago)

    ” O torcedor do Fluminense vai ter a oportunidade de eleger a seleção Tricolor de todos os tempos. A partir desta terça-feira, às 14 horas, a votação estará aberta por meio das redes sociais oficias do clube – Twitter, Facebook e Instagram.

    Os onze escolhidos, mais o técnico, estamparão as paredes do vestiário do futebol nas Laranjeiras, em uma parceria do clube com a Panini. O local, posteriormente, será aberto a visitação e fará parte do Flu Tour. “

  72. Waldomiro J. Silva Filho
    12 de dezembro de 2017 at 16:04 (10 meses ago)

    Prezado Guilherme, ainda tem outro detalhe: nenhum time grande faz transações para REFORÇAR os adversários. O Palmeiras estaria nos enviando (bons) jogadores que estão encostados e nós estaríamos dando um craque, como você lembra, líder de assistências em 2017 e há dois anos o jogador que mais cria situações de gol.

  73. Waldomiro J. Silva Filho
    12 de dezembro de 2017 at 16:05 (10 meses ago)

    E ainda falta o número 6: Patrocinador Master.

  74. Valmir Carvalho da Silva
    12 de dezembro de 2017 at 16:09 (10 meses ago)

    Já falei isso aqui várias vezes, Costa. Para que gastar dinheiro com um projeto que traz zero retorno ao Fluminense? Com o clube de pires na mão, todo dinheiro bem economizado ajuda na formação do time.Mas parece que o pessoal da gestão se fechou no orgulho e não escuta ninguém

  75. Carlos
    12 de dezembro de 2017 at 16:18 (10 meses ago)

    Luiz,

    Faz um favor pra gente, volta pro Netflu que la so tem coisa boa.

    ST

  76. Flavio Ferreira
    12 de dezembro de 2017 at 17:05 (10 meses ago)

    O post lembra que o primeiro ano do Palmeiras sem a Parmalat terminou num rebaixamento (2002) e o mesmo aconteceu com o Corinthians após a saída da MSI (2007).
    O Fluminense em 2013, com a Unimed já saindo, só não foi rebaixado pelo erro do Flamengo; o Corinthians foi rebaixado em 2007 mas 4 anos depois foi campeão brasileiro enquanto nós 4 anos depois novamente quase fomos rebaixados.

  77. Andre fz
    12 de dezembro de 2017 at 17:26 (10 meses ago)

    Assino embaixo

  78. Andre fz
    12 de dezembro de 2017 at 17:30 (10 meses ago)

    Essa é a prova que a torcida do Corinthians é maior que a do Flamengo…

  79. Claudio Rodrigues
    12 de dezembro de 2017 at 17:30 (10 meses ago)

    Depois dessa declaração do Scarpa (Palmeiras tem casa cheia) desconfio que ele tenha feito um certo corpo mole depois da vaia (mesmo com a liderança de assistências ele deixou a desejar algumas vezes). Não foi a primeira vez que o “corpo mole” aconteceu no clube. Infelizmente, falta profissionalismo e cobrança no Fluminense.

    Os “moleques de Xerém” deveriam ser mais gratos ao clube.

    Saudações Tricolores!

  80. COSTA
    12 de dezembro de 2017 at 18:24 (10 meses ago)

    Voce tem certeza que se gasta 20M para ter esses jogadores que nós temos na base, se isso for verdade é um acinte,
    Ridiculo gastar essa fortuna e em 07 anos desde que o PETER mentiroso assumiu foram muito poucas revelações ( Gerson , Kennedy, Marlon ),
    Portanto não concordo nem quando vc fala em quantidade , isso não é verdade, quanto mais em qualidade, aí então…..

  81. Sylvio Cordeiro
    12 de dezembro de 2017 at 19:08 (10 meses ago)

    Pra viajar para a Europa de graca, as custas do FFC, para “gerenciar” o troco; “prospectar” atletas…. Bom para uma meia duzia. Para o FFC tenho minhas duvidas.

  82. Sylvio Cordeiro
    12 de dezembro de 2017 at 19:09 (10 meses ago)

    Se nao tem cobranca, vira bagunca. Ha muito nao existe cobranca no FFC. Um time “treinar” 1.5 hora por dia e ridiculo.

  83. COSTA
    12 de dezembro de 2017 at 22:01 (10 meses ago)

    Exatamente isso tem varios beneficiados menos o FLUMINENSE, pior que ainda existem alguns que vem aqui defender o projeto que seria para internacionalizar marca.
    So se for para mostrar como se cai oara a terceira divisao, fato que quase aconteceu , nem sei se ja esta livre, isso seria um fato para ridicularizar ainda mais a marca do FLU

  84. Luiz Fernando De Oliveira Juni
    12 de dezembro de 2017 at 22:38 (10 meses ago)

    Caro tricolor, não entendi onde vc quis chegar com esta colocação?

  85. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 14:20 (10 meses ago)

    Recurso de campanha abjeto, nojento, indigno, que vem sendo usado em larga escala por parte da oposição no contexto político do FFC, invariavelmente para difamar gente de bem.

    Importante reparar no início da reportagem que o artifício foi comprovadamente usado na última eleição do CRF, que a empresa acusada é carioca e que é muito barato recrutar o serviço sujo realizado por uma avalanche de perfis falsos.

    Identificar perfil falso é muito simples: sem rosto e/ou sem nome, pouquíssimos seguidores e sempre muito agressivo e leviano nas críticas. Confira esses itens antes de curtir e compartilhar, pois você pode estar sendo feito de otário a serviço do interesses de terceiros.

    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/especialistas-discutem-como-combater-fake-news-durante-campanha-eleitoral-no-brasil/6353639/

  86. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 15:51 (10 meses ago)

    Segue um exemplo da campanha de difamação realizada por fakes diariamente nas redes sociais.

    Esses prints são do post oficial do Flu no Facebook, que divulgou a última nota oficial sobre a questão dos ingressos. Não tinha escrito nada neste tópico.

    Joel Lanzzini é um perfil sem rosto que tem 1 único amigo no Facebook. Ele existe? Deixo para reflexão.

    A Flusócio como oposição fazia campanha pela cidadania tricolor, pela entrada massiva de novos sócios. Quanta diferença… https://uploads.disquscdn.com/images/2b209327079643057ef088d9610dfebf61b58896107e57b62a582c904986f20c.jpg

  87. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 15:56 (10 meses ago)

    Unimed saiu em dez/2014. Até este período, o futebol do Flu era praticamente terceirizado para o comando do Celso Barros. É justo envolver a gestão da época nos ônus e bônus do período. Mas é injusto envolver apenas no ônus (2013), sem dar créditos pelo bônus (2012). Isso tira a credibilidade de quem critica. Fica a dica.

  88. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 16:00 (10 meses ago)

    Eu não deveria comentar nada vindo de sites de oposição, mas o custo Samorim é basicamente de folha de pagto dos jogadores que já estão sob contrato, que estouraram ou estão próximos de estourar a idade, mas ainda sem chances de serem aproveitados no time principal do Flu. Você pode acabar com o Samorim e terá basicamente o mesmo custo, a não ser que consiga emprestar estes jogadores para um clube destino pagando seus salários.

  89. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 16:04 (10 meses ago)

    A assessoria do Scarpa hoje desmentiu completamente o que o diretor do Palmeiras falou. Aliás, algo que seria bastante conveniente ao lado dele se houver negociação em curso. Seria muito legal se as pessoas refletissem antes de tomar tudo que sai na mídia esportivas / blogs como verdade.

    https://globoesporte.globo.com/sp/futebol/noticia/estafe-de-scarpa-nega-contato-do-meia-e-diz-que-procura-partiu-apenas-do-palmeiras.ghtml

  90. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 16:08 (10 meses ago)

    Não desista, Tricolor. Mas reflita.

    Por ex, oposição vai fazer impeachment como? Com 15 conselheiros?

    A prisão dos funcionários foi uma completa arbitrariedade, revertida no dia seguinte por outro juiz. Enquanto isso, o clube querido da imprensa tinha até contrato com as TOs para prover seu subsídio, mas ninguém da diretoria foi chamado a depor. Isso é justo?

    https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/contrato-entre-organizada-e-fla-preve-reserva-de-ate-500-ingressos-por-jogo.ghtml

    Sobre Wellington Silva, você viu alguém do FFC falar sobre o retorno dele? Reflita.

  91. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 16:17 (10 meses ago)

    O Presidente errou em ceder os ingressos. É um ponto pacífico. Nossa opinião sobre o assunto está nos posts anteriores.

    Mas a “gestão administrativa amadora” que você acusa vai reduzir o déficit orçado em mais de R$ 25 milhões no 1o ano, mesmo tendo vendido apenas 1 jogador expressivo. Acho que você confunde a frustração pelo ano esportivo ruim com a parte administrativa. E isso eu entendo.

    Entretanto, sua comparação do Abad com Temer é descabida, pois Abad foi eleito pela maioria dos sócios. Se houvessem dois turnos, teria vendido no 1o turno. Está no cargo de forma legítima. Já Temer herdou a vaga de Presidente sem votos.

    Se não gosta da administração é um direito seu, mas entre de sócio e vote em outro em 2019. Venha decidir no voto, não no grito. Nós ajudamos a criar a categoria SF com direito a voto para que a torcida possa participar.

  92. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 16:18 (10 meses ago)

    Essa ansiedade é compreensível, mas época de intertemporada é assim mesmo. Atletas recebem propostas e fecham seus destinos no limite.

  93. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 16:22 (10 meses ago)

    Ganho financeiro está em ter a melhor estrutura do planeta à disposição para a pré-temporada de graça, fincar sua bandeira no mercado americano, que é crescente. Abrir portas.

    Ganho técnico é medir forças com clubes europeus.

    Nos últimos 3 anos o Corinthians disputou a Florida Cup em janeiro e em dois deles terminou campeão do Brasil.

    Será que são amadores, como você insinuou? Ou os supostos prejuízos técnicos e financeiros só atingem o Fluminense, e não seus rivais que tem o mesmo calendário?

  94. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 16:24 (10 meses ago)

    É nossa expectativa para construção de futuro. Mas a torcida precisa remar junto sendo sócio e indo aos jogos. Ajuda muito. Se não for assim, será mais difícil.

  95. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 16:29 (10 meses ago)

    100% de acordo.

  96. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 16:36 (10 meses ago)

    Mas não investiu R$ 7,5 milhões. Foi a metade (1a parcela que foi paga em 2017). É a única ousadia do ano.

    Veio pra repor o Richarlison que saiu e o Calazans tinha acabado de se lesionar gravemente. Jogador jovem e muito bem recomendado por trabalho de scout, disputado pelo Flu com Palmeiras e Cruzeiro.

    Ouvi de muitos a mesma reclamação na vinda do Richarlison, jogador que o flu conseguiu vender pelo triplo em apenas 1 ano e meio.

  97. Danilo Soares Félix
    13 de dezembro de 2017 at 16:42 (10 meses ago)

    Lucas,

    Neste ano o Flu avançou bastante neste tópico. Os projetos são:

    – Tricolor na Comunidade
    – Doação de camisas (Adidas, estoque antigo) em escolas públicas;
    – Ações na Cidade de Deus;
    – Flu Tour em Laranjeiras para escolas públicas

    É uma meta da gestão Abad aproximar o Flu dos jovens, principalmente das camadas mais pobres.

  98. Lucas Antunes
    13 de dezembro de 2017 at 16:52 (10 meses ago)

    Muito bom!!
    O Fluminense deve se fazer presente em todos os lugares! Aonde quer que se esteja no RJ é necessario vermos as nossas cores e o nosso escudo.

  99. Luiz Fernando De Oliveira Juni
    13 de dezembro de 2017 at 17:42 (10 meses ago)

    Obrigado pela resposta, Danilo! Saudações tricolores

  100. COSTA
    13 de dezembro de 2017 at 17:46 (10 meses ago)

    . Obrigado pela atencao, mas descobri na internet que fizeram um contrato com ele em 2016 ate 2018.
    Escrito na repirtagem que era para ganhar ecperiencia , com 22 anos, ????.
    Pergunto, ate quando ele vai ganhar experiencia para aprender a jogar futebol.e ser util ao clube, digo eu nunca, opiniao minha
    Me parece mais um claro desperdicio de dinheiiro que ranto faz falta ao clube, na gestao teneraria do irreslonsavel PETER, e a minha opiniao sobre ele e note-se que eu achava que ele estava fazendo uma bua administração, ate aparecerem as belas coisas que ele fez
    Quantos maus ALAN FIALHIO temos na mesma situacao ., jogadores com mais de 20 anos sendo sustentados pelo clube e sem a menor perspectiva.
    Creio que trmos modificar a base para que ela realmente municie o time titular, em que ha nuito gasto para pouco beneficio, muito poucos jogadores de qualidade revelados nis ultimos 7 anos

  101. Paulo Cavalheiro - Santos - SP
    13 de dezembro de 2017 at 18:10 (10 meses ago)

    * Apresenta dia 03, viaja dia 09, jogos dias 12 e 15 e retorno dia 16, vou aproveitar o quê de melhor estrutura do planeta ?

    * Nossas duas “participações” foram vexatórias.

    * Não conseguimos nem “expandir” marca no mercado brasileiro e quer fincar bandeira nos EUA ?? Muito menos !!

    * Primeiro temos que colocar a tendinha no Maraca, pois ficam “ventilando” que falta dinheiro, mas para “excursão nos EUA, temos “cash”.

    * Antes de abrir portas, temos que solidificar a atuação no Brasil, que é sofrível e “tormentosa” para o torcedor tricolor.

    * Medir forças com europeus, somente uma pelada com o PSV que sequer disputou Liga Europa, brincadeira. FFC sequer treinará com eficiência para este “grande clássico.

    * Corinthians tem time e elenco para aguentar o “tranco”, FFC com ameaça de boicote dos jogadores, por estarem sem receber, inclusive 13º e férias de 2016.

    * FFC precisa focar em fazer uma super pré-temporada no CT da Barra, evitando jogos deficitários, nos EUA, porque nosso elenco é fraco e nosso treineiro é preguiçoso.

    Mas segue o jogo, rumo ao meio de tabela no BR2018.

  102. Paulo Dore Fernandes
    13 de dezembro de 2017 at 18:10 (10 meses ago)

    Meu time : Castilho, Carlos Alberto Torres, Ricardo Gomes, Edinho e Branco; Delei, Gerson, Dirceu e Rivelino; Gil e Doval.

  103. Wladimir
    13 de dezembro de 2017 at 18:15 (10 meses ago)

    Sem a montagem de um bom time estes projetos ficam prejudicados. Precisamos de um 2018 diferente !

    ST’s.

  104. Paulo Dore Fernandes
    13 de dezembro de 2017 at 18:18 (10 meses ago)

    Acho que a presença de alguém da Flusócio neste espaço, com informações corretas, ajuda muito o julgamento de quem, como eu, sempre passa por aqui para saber novidadades sobre o Fluminense. Normalmente, vejo muitos boatos que, também, acabam me desanimando. Independente disso, continuo muito insatisfeito com a situação do futebol do FLU. Eu não esperava um cenário tão ruim como tivemos em 2017.

  105. Mauro Carvalho - SP
    13 de dezembro de 2017 at 19:59 (10 meses ago)

    QUE A DIRETORIA REFLITA E NÃO VENDA NEM TROQUE O SCARPA COM AS REBARBAS DO PALMEIRAS !!!

    Gustavo Scarpa é um dos mais lúcidos e criativos jogadores já revelados pelo Fluminense nos últimos anos. Espécime rara no futebol brasileiro. E é curioso que não seja visto desta forma por muitos tricolores. Porque reforça a ideia dos dirigentes de usá-lo como moeda de troca…

    E isso é muito triste. Qualquer time que o Fluminense fosse montar para 2018 deveria ser a partir de Gustavo Scarpa. Achar que um punhado de dinheiro, mais as rebarbas do Palmeiras vai resolver seus problemas é de uma miopia de dar dó. Scarpa tem perfil e pontencial de ídolo…

    Que a diretoria do Fluminense reflita e tenha competência para resolver seus problemas internos sem sucatear o que há de melhor nas Laranjeiras. Scarpa é jogador para brilhar em clubes europeus. E, no Brasil, sua liberação deveria custar um preço que não se pode pagar. No mínimo!

    – GILMAR FERREIRA, FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS

  106. Paulo Cavalheiro - Santos - SP
    13 de dezembro de 2017 at 20:12 (10 meses ago)

    Investiu sim R$ 7,50M, pois teremos que pagar a 2 parcela em 2018 e o caixa está estourado.

    Pagamos caro, fato. Na época fiz um levantamento de várias contratações mais consistentes, que custaram + barato.

    Richarlison foi uma contratação de alto risco, na mesma situação, Graças a Deus vingou, e vendemos pelo dobro do preço. Mas não há computação de pagamento de comissões (compra e venta), custo de permanência no FFC (2016 jogou nada), impostos e taxas, spread do empréstimo, etc.. No frigir dos ovos, lucro foi bem pequeno, somente “matematizar” .

    Quando virou realidade e podíamos lucrar muito mais, tivemos que vender, face maravilhoso ajuste financeiro do Peter, endossado e endeusado com mote de campanha para eleição do Abad.

  107. João Tricolor
    13 de dezembro de 2017 at 20:15 (10 meses ago)

    Didi, Telê e Valdo no banco?

  108. Paulo Cavalheiro - Santos - SP
    13 de dezembro de 2017 at 20:55 (10 meses ago)

    Numa mesa de boteco, cerveja gelada, cachacinha de barril e tira gosto, podemos “discutir” numa boa, a noite inteira e não iríamos chegar a uma conclusão.

    Aldo, Pinheiro, Altair, Galhardo, Tiago Silva, Flávio Minuano, Romerito, Assis, Washington, Batatais, Píndaro, Marco Antonio, Marinho Chagas, Conca, Pintinho, Deco, Fred, Renato Gaúcho, PC Caju, etc., etc………

  109. Andr3cb
    13 de dezembro de 2017 at 21:05 (10 meses ago)

    olha amigo, o Scarpa está cagando para o Fluminense e está doido pra sair.
    Sua atitude de peitar a torcida, balançando a cabeça e fazendo beicinho foi uma das coisas mais absurdas que eu já vi no Fluminense. Tomara que dê certo a transação, mas não tenho muitas esperanças de que os encostados de repente joguem o suficiente.

  110. Lucas Antunes
    13 de dezembro de 2017 at 21:21 (10 meses ago)

    Verdade! Você já deu essa idéia varias e varias vezes, mas parece que não gostaram ou acham inviavel. É uma pena pq dá pra fazer!! O clube tem condições de fazer!

  111. Paulo Dore Fernandes
    13 de dezembro de 2017 at 21:21 (10 meses ago)

    Esses eu não vi jogar, infelizmente. Castilho, só por filme, mas era muito bom.

  112. Paulo Dore Fernandes
    13 de dezembro de 2017 at 21:25 (10 meses ago)

    Realmente. É muita gente boa. Bem diferente do que temos hoje. A idéia da discussão na mesa de bar, regada a cachacinha e tira gosto é tentadora. Sds.

  113. Flavio Chammas
    13 de dezembro de 2017 at 21:40 (10 meses ago)

    Senhores

    Agora vai teremos acesso direto ao Vice de futebol que será da Flusocio.

    Se ele ler o blog, tudo estará resolvido, basta seguis os “especialistas de plantão”

    Samorim é a bola da vez, e sem ninguém ter idéia do que é.

    Vai ser dificil aguentar até termos futebol.

    O que tem de “pseudos jornalistas” que compram e vendem jogadores, não tá no gibi.

    Haja matéria para encher linguiça.

  114. Leonardo Vieira
    13 de dezembro de 2017 at 21:40 (10 meses ago)

    Fluminense só pode vender jogador valorizado para o exterior.
    Não vamos aceitar esmola dos porcos e nem resto do chiqueiro.

  115. COSTA
    13 de dezembro de 2017 at 21:49 (10 meses ago)

    Burro e voce

  116. Claudio Souza
    13 de dezembro de 2017 at 21:52 (10 meses ago)

    Putz ! Parece que houve uma mutação genética radical e o sistema digestivo de milhares de idiotas foi invertido, pois só sai merda das suas bocas! PQP!

    ST

  117. Sylvio Montenegro
    14 de dezembro de 2017 at 9:55 (10 meses ago)

    Caros colegas do blog, não escrevo neste espaço há algum tempo. Confesso que estou desistindo. Não esperava que, depois de sete anos de gestões eleitas pela Flusócio, viraríamos o “Liquida-Flu”. E não podemos nem dizer que é a frapress, pois foi nosso próprio presidente que disse que o Fluminense é um clube vendedor, dando margem a este tipo de referência ao clube.

    Todo garoto quer sair do Fluminense porque não existe autoestima no clube. Fomos achincalhados e linchados nacionalmente sem uma defesa institucional consistente. Agora, mais uma vez nos diminuímos, com este pensamento pequeno da atual diretoria. Estamos moralmente rebaixados a uma categoria de clube que não figura entre os grandes do Brasil. Viramos capachos do clube da Gávea.

    É preciso sacudir a poeira e dar a volta por cima, resgatar o orgulho de ser tricolor. A nossa gente hoje anda falando de lado e olhando pro chão. Não vejo possibilidade de mudar esse estado de coisas com o direcionamento que estamos dando ao clube atualmente.

    E também não vejo a menor vontade de se fazer uma autocrítica ou de procurar corrigir os rumos. Falta humildade, como falta humildade a algumas pessoas aqui no blog que preferem desqualificar e ofender a quem tem opiniões diferentes das suas.

    Caminhei ao lado da Flusócio desde conheci o grupo. Bem antes de poder votar no Peter a primeira vez. Votei a primeira, a segunda e também no Abad. Infelizmente as expectativas não se confirmaram.

    Continuarei fazendo a minha parte, frequentando os estádios, torcendo, sendo sócio.

    Mas é chegada a hora de procurar outros caminhos, de respirar outros ares em busca do orgulho de ser tricolor, que se perdeu em algum lugar dessa caminhada.

  118. Sylvio Montenegro
    14 de dezembro de 2017 at 10:38 (10 meses ago)

    Só para finalizar, comentários de torcedores do coisa ruim que foram ontem ao jogo:

    “Não virei mais ao Maracanã com família. É um show de horrores, de falta de educação, violência, boçalidade. Estou trancado no estacionamento, como todos, com crianças no carro esperando a violência diminuir para tentar chegar inteiro em casa. Isto não é diversão.”

    “Foi aterrorizante. Não tinha policiamento ao redor do estádio. Muitas brigas e arrastões. Policiamento só numa barreira na Eurico Rabelo e o Choque jogando spray de pimenta na passarela do metrô.”

    “Infelizmente o malandro sempre se dá bem no Brasil. O que aconteceu no Maracanã foi absurdo. Centenas de pessoas invadindo e depredando o estádio, várias confusões antes e depois do jogo. Amigos com ingresso não conseguiram entrar graças aos quebra-quebra do lado de fora.”

    “Eu vi pai correndo de caveirão com criança no colo. Imagem que não só nunca vou esquecer, como vai me assombrar o suficiente pra eu nunca mais voltar ao Maracanã.”

    Nem eles mesmos aguentam a própria torcida. Muitos não voltarão mais ao Maracanã.

    E o nosso presidente dizendo que não entrava em campo na decisão da TG se não tivesse a torcida do Flamengo. Fazendo questão de torcida mista nos jogos com mando do Flu. Visão míope e lamentável.

    Será que é preciso desenhar o motivo pelo qual a torcida deles é sempre maioria nos clássicos? O motivo pelo qual a nossa torcida não vai em jogos contra a mulambada?

    Agora, quem vai ter coragem de falar que vai exercer o mando de campo porque a torcida deles é assim e não dá para ter uma convivência civilizada?

    Flui!!!

  119. Alexandre Said Delvaux
    14 de dezembro de 2017 at 11:08 (10 meses ago)

    Para os que gostam de chamar uma certa porcaria de “maior rival”: muita gente zoando, mas alguns ” deformadores” da opinião só destacam os vascaínos como rivais do crf. Por que fazem isto? Porque também são manipulados por aqueles interessados em polarizar as atenções no rio entre crf e crvg.

  120. Alexandre Said Delvaux
    14 de dezembro de 2017 at 13:08 (10 meses ago)

    Não houve mutação alguma. Nelson Rodrigues dizia: __”A maior desgraça da democracia, é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são a maioria da humanidade.” Substitua “democracia” por “internet” e, no seu post “bocas” por “dedos” e se certificará da sabedoria do Profeta Tricolor.

  121. Danilo Soares Félix
    14 de dezembro de 2017 at 13:20 (10 meses ago)

    Filipe Dias e Artur Mahmoud são do bem. São assalariados. Conheço ambos. A prisão deles foi uma arbitrariedade. A decisão que os prendeu não cita sequer o delito que cometeram, por isso ela foi revisada no dia seguinte por outro juiz.

    Enquanto isso, o MPRJ não faz nada sobre o que ocorreu ontem no Maraca. Um festival de vergonha para todos os cariocas.

    E nenhum dirigente CRF foi sequer depor sobre o vergonhoso contrato do clube com a torcida organizada Raça Rubro Negra, subsídio que fornece 500 ingressos por jogo ao custo de R$10,00 cada.

    https://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/imagens-mostram-violencia-no-maracana-e-roubo-a-motorista-apos-atropelamento.ghtml

  122. Danilo Soares Félix
    14 de dezembro de 2017 at 13:24 (10 meses ago)

    Alô moderação, este comentário que nada acrescenta e apenas ironiza deveria ter sido deletado. Se quer ser respeitado, respeite.

  123. Danilo Soares Félix
    14 de dezembro de 2017 at 13:29 (10 meses ago)

    Esse comentário de LiquidaFlu é injusto numa intertemporada em que nada ainda está definido e tudo que sai na mídia ainda é mera especulação.

    Mais injusto ainda se pararmos e refletirmos: o fato é que o Flu vendeu apenas 1 jogador titular em 2017, mesmo estando com fluxo de caixa comprometido.

    Também acho muito incoerente classificar o contraponto como falta de autocrítica ou falta de humildade. Fica parecendo o inverso.

  124. Danilo Soares Félix
    14 de dezembro de 2017 at 13:33 (10 meses ago)

    Ok, é uma opinião. Mas pelo seu raciocínio teríamos perdido o Gustavo Scarpa, pois quando ele era jovem teve seu contrato esticado às vésperas de empréstimos. Jogou por exemplo no RB Brasil. O mesmo com o Reginaldo, que tem 24 anos e ano passado foi emprestado ao Vila Nova para jogar a Série B.

  125. Danilo Soares Félix
    14 de dezembro de 2017 at 13:38 (10 meses ago)

    Quanto ao Samorim, expliquei em outra mensagem aqui no post.

    Sobre salários de funcionários, não é meu papel expor.

    Com relação aos EOs, a quase totalidade dos gastos deste ano vem de dinheiro carimbado de projetos incentivados. São contratos com a TIM (que abate o investimento do ICMS), Zinzane (loja de roupas femininas) e verba da CBC (Confederação Brasileira de Clubes). Essa grana só pode ser usada em EOs.

    As pessoas infelizmente não buscam a informação antes de criticar.

  126. Danilo Soares Félix
    14 de dezembro de 2017 at 13:39 (10 meses ago)

    Se continuar neste linguajar será bloqueado pela moderação. Não tem necessidade disso. Se quer ser respeitado, respeite.

  127. Danilo Soares Félix
    14 de dezembro de 2017 at 13:42 (10 meses ago)

    Muito triste você não ser sócio por rejeição política. Isso não é pensar no seu clube, em fazer parte. Caiu muito no meu conceito. Se tivéssemos pensado desta forma em 2003, a Flusócio sequer existiria e ficaríamos xingando na internet. Somos bastante diferentes.

  128. Danilo Soares Félix
    14 de dezembro de 2017 at 13:45 (10 meses ago)

    Se segura os gastos reclamam. Se ousa um pouquinho reclamam. Assim fica difícil entender.

  129. Danilo Soares Félix
    14 de dezembro de 2017 at 13:51 (10 meses ago)

    Sobre o Fabiano Camargo, novo VPFutebol. É conselheiro eleito há 3 mandatos, conhece o clube. Tem bom trânsito em todas as correntes e ótima visão sobre futebol moderno. Vai ajudar muito na parte institucional, no apoio aos profissionais no CT, viagens e concentrações.

    Mas quem vai tocar de fato o Depto Futebol é o gestor executivo a ser contratado. Infelizmente o Autuori pediu fora das possibilidades do Flu, praticamente um salário de treinador. Mas o clube tem outras possibilidades.

    https://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/apos-abad-acumular-o-cargo-por-dois-meses-flu-define-novo-vice-de-futebol.ghtml

  130. Alexandre Said Delvaux
    14 de dezembro de 2017 at 18:35 (10 meses ago)

    “Se comenta”, depois “nega”, “comenta” novamente…parabéns aos que percebem que 90% é chute.

  131. Flavio Chammas
    14 de dezembro de 2017 at 19:14 (10 meses ago)

    Danilo, quando delegada, promotor e até mesmo o Juiz do Juizado do Torcedor começam a dar entrevistas, e a mídia flapress repercute, eles atingiram o objetivo dos “minutos de fama”.

    Consistência mesmo nada, tanto que outro juiz mandou soltar todo mundo, tal a fragilidade da argumentação.

    Hoje para culminar, como a midia flapress não tinha como esconder a barbaridade e selvageria praticadas, roda o mundo o que aconteceu.

    E o presidente da mulambada solta nota culpando a PM, GM e como não poderia deixar de ser , a torcida.

    Mas e em providencias a serem tomadas, nada?.

  132. Flavio Chammas
    14 de dezembro de 2017 at 19:17 (10 meses ago)

    Danilo, o que nós esperamos é muito trabalho, e que o novo vice tenha capacidade e principalmente condições para assumir o cargo, com a responsabilidade que este tem.

    Ele poderá assumir integralmente , 24 horas por dia?.

    Não o conheço, mas sigo confiando, agora se não puder ser vice 24 horas por dia, melhor nem assumir.

    O ano que se aproxima só não pode ser pior do que este foi, mas para isso terá que se trabalhar muito mesmo.

    A BENÇÃO JOÃO DE DEUS

  133. Alexandre Said Delvaux
    14 de dezembro de 2017 at 19:18 (10 meses ago)

    Por que você não analisa os demonstrativos contábeis do FLUMINENSE? Eu não sei quantos Tricolores você vai atingir com o seu discurso. É certo que aqueles que procuram refletir um pouco, entendem que estamos tratando de pessoas, que existe a possilidade de estarmos errados nas conclusão, sabem a diferença entre valores nominais e valores reais, percebem que é quase impossível pagar em 5 anos uma dívida construída em 30 anos, enfim, alguém que tenha o mínimo de bom senso teria escrúpulo em repetir insistentemente certas bobagens, mesmo que um ou dois apoiem com o habitual “perfeito”.

  134. Valmir Carvalho da Silva
    14 de dezembro de 2017 at 19:19 (10 meses ago)

    Quanto as crescentes especulações da troca do Scarpa por atletas do Palmeiras, acho que o Scarpa não deveria sair. Entretanto, até pode ser bom para o Flu, caso os jogadores envolvidos sejam o Guerra, Hyoran e Roger Guedes. Não abriria mão da vinda do Guerra. Esse jogador supriria muito bem a ausência do Scarpa e Roger Guedes e Hyoran podem acrescentar muito ao time. Ainda mais com uma compensação financeira.

  135. Claudio Souza
    14 de dezembro de 2017 at 19:24 (10 meses ago)

    O que esperamos é competência e ousadia, além de comprometimento e capacidade de comunicação. É fundamental também que tome a frente da pasta, não se omitindo e deixando as bombas nas mãos do técnico.

    Quanto aos comentários nas redes sociais criticando o fato de ele ser dentista, pergunto : por acaso existe a profissão “vice-presidente de futebol”? Qualquer que fosse a escolha, seria alguém com alguma profissão.

    ST

  136. Claudio Souza
    14 de dezembro de 2017 at 19:25 (10 meses ago)

    Eu sei que tudo não passa de especulação, mas só por precaução : FERNANDO BOB NÃO!!!!

    ST

  137. Valmir Carvalho da Silva
    14 de dezembro de 2017 at 19:29 (10 meses ago)

    “Pagar parte do valor da aquisição do clube.”
    Salários de jovens como Igor Julião. Gasto zero.

  138. Mauro Carvalho - SP
    14 de dezembro de 2017 at 19:31 (10 meses ago)

    Sim, montagem da torcida palmeirense que está louca para que o Scarpa vista a camisa deles.

  139. Alexandre Said Delvaux
    14 de dezembro de 2017 at 19:38 (10 meses ago)

    Penso que esse papo de maior rival faz aumentar a violência e minimiza alguns rivais, supervalorizando outros. Por isso acho que nenhum clube , principalmente quando existem mais de dois em uma cidade, deveria ser chamado de maior rival por uma torcida.

  140. Marlon Tavares
    14 de dezembro de 2017 at 19:43 (10 meses ago)

    A nomeação do dentista Fábio Camargo para o cargo de VP de futebol é bastante questionável, nomear um amador para um cargo de suma importância vai contra o próprio trabalho de profissionalismo que vem sendo implementado, no mínimo incoerente.

  141. Paulo Dore Fernandes
    14 de dezembro de 2017 at 19:50 (10 meses ago)

    Puxa, achei que o cara já estivesse até posando com a camisa do Palmeiras. Seria o fim da picada.

  142. Daniel Bastos
    14 de dezembro de 2017 at 20:08 (10 meses ago)

    Existem coisas que podem ser explicadas. O caso do Palmeiras, por ex.
    Poderiam simplesmente vir e falar que estão conversando ou não.
    E a lista mostrada, se verdadeira, é uma merda.

  143. Francisco Fraga
    14 de dezembro de 2017 at 20:13 (10 meses ago)

    Esta dando nojo ler as redes sociais uns tricolores chatos que não estão satifesitos com nada sobre o VP a midia colocou logo que o FFC escolheu um Dentista para VPF o que tem haver um Dentista não pode conhecer futebol espero que tenha habilidade na hora de fechar contrato com jogador e conversar com dirigentes de outros clubes em negociações.

  144. Francisco Fraga
    14 de dezembro de 2017 at 20:16 (10 meses ago)

    E melhor ter W. Silva, Lucas msm mal e muito mais jogador do que w. Silva Lucas começou bem mais caiu como todo time mas não levam isso em consideração preferem a volta de um pereba que so vive contundido.

  145. Claudio Souza
    14 de dezembro de 2017 at 20:27 (10 meses ago)

    Respeito sua opinião, mas Roger Guedes é um garotão mais preocupado com curtição do que com a carreira. Passou a temporada inteira indo e voltando para o banco sem se firmar. Será que no Rio de Janeiro, num clube com problemas financeiros e que atrasa salários, vai virar profissional exemplar?

    Esse Hyoran também não disse ao que veio e também não tem futebol muito diferente de vários garotos que estão na nossa base.

    O veterano Guerra, embora seja um bom jogador, também não conquistou a posição num elenco que carecia de jogadores com suas características, por causa de deficiências físicas.

    Trocar o maior garçom do Brasil, com vinte e poucos anos e com identificação com o clube por refugos, reforçando adversários, será um erro brutal, se cometido.

    ST

  146. Francisco Fraga
    14 de dezembro de 2017 at 20:32 (10 meses ago)

    Mantenha Scarpa e sem grana pra reforçar este elenco ai em 2018 não escapa msm ainda com esse cracasso não querendo jogar o rei das assistencias e dos passes errados tb. acho bom jogador mas não e isso tudo que estão colocando ele.

  147. Claudio Souza
    14 de dezembro de 2017 at 20:34 (10 meses ago)

    O problema, Luiz, é que nomes “de peso” e com experiência no futebol são critérios que invariavelmente levariam a velhas raposas que já sentaram na cadeira e se locupletaram do clube de alguma forma.

    Acho válida a tentativa de formar novos quadros para o clube. Afinal, como não existe nem curso nem a profissão de vice de futebol, os que hoje são experientes um dia já foram neófitos. Vamos aguardar e cobrar quando for necessário.

    ST

  148. Claudio Souza
    14 de dezembro de 2017 at 20:42 (10 meses ago)

    Kkkkkkk. Abel foi um dos maiores responsáveis pela nossa eliminação para a Carniça!!!!

    O Independiente tem um bom time, muito melhor que o Lanús, finalista da Libertadores e tem um treinador absolutamente inovador. Se a nota direção tivesse um mínimo de ousadia e de coragem para fugir da mesmice, o contrataria em vez de manter um burro desatualizado e teimoso só porque se identifica com um clube que lhe paga 500k mensais (identificado com o clube somos nós que pagamos para sustentá-lo).

    ST

  149. Francisco Fraga
    14 de dezembro de 2017 at 21:00 (10 meses ago)

    acrecento Bob de maneira nenhuma esse cara ja foi nosso e nada jogava não pode ser verdade ser uma pedida de Abel.Gostaria de saber se o FFC tem direitos sobre Diego Souza.

  150. Claudio Souza
    14 de dezembro de 2017 at 21:02 (10 meses ago)

    Sem dinheiro, o mapa da mina é garimpar bons jogadores nos clubes de menor expressão ou tentar o empréstimo de algum bom jogador que esteja por alguma razão em segundo plano num rival. Assim o Nada Pode Ser Menor tem se virado.

    O problema é que esse malfadado setor de scout do Fluminense, se existe, não inspira confiança em ninguém.

    ST

  151. Francisco Fraga
    14 de dezembro de 2017 at 21:03 (10 meses ago)

    Robinho nas poucas vzs que entrou mostrou ser util.Essa é minha bronca com Abel demora muito em usar jogadores não aproveitou Lucas Fernandes q vinha de boa temporada no Atletico PR

  152. Francisco Fraga
    14 de dezembro de 2017 at 21:07 (10 meses ago)

    Juninho Roger Guedes e Hyoran + 15 Milhões por um jogador que não quer ficar e jogou de mã vontande os ultimos jogos de 2017, esta de bom grado, Erik já foi pro Galo MG.

  153. Francisco Fraga
    14 de dezembro de 2017 at 21:09 (10 meses ago)

    Luan é um Gum mais novo joga nada.

  154. Guilherme Sillero
    14 de dezembro de 2017 at 21:20 (10 meses ago)

    Acho, copiando um comentário que li sobre o assunto, que é para fazer a torcida voltar a sorrir.
    Só tendo muito senso de humor…

  155. Davi Carvalho
    14 de dezembro de 2017 at 21:25 (10 meses ago)

    Rapaz, esse scout do flu é bem fraquinho.

  156. luiz
    14 de dezembro de 2017 at 22:06 (10 meses ago)

    Danilo,
    Em uma postagem sua abaixo, afirmou que eram injustas críticas com base em informações da imprensa, que nessa época do ano precisam de notícia, aliada ao fato de que nada até então tinha sido confirmado, não justificando, assim, tais críticas. Ok.

    Apesar de normalmente vc não responder minhas indagações educadamente lançadas, pergunto sua opinião, considerando-se como verídicas as informações de que Michel Bastos e Roger Guedes não aceitam vir para o Fluminense , sobre tais recusas.

    Não sei sua idade, muito menos há quanto tempo acompanha futebol, mas de minha parte possa afirmar que nunca imaginava que isso aconteceria !!!

    Tudo fruto da falta de defesa da instituição, das declarações do Abad de que o clube está com o “pires na mão “, complementada pela pérola de que o Fluminense é um clube vendedor.

    Você concorda com a postura do Abad em tais circunstâncias, principalmente quanto à questão do “clube vendedor ” ? Acha normal a recusa de MB e RG do Palmeiras ? Não considera fruto de apequenamento ?

    Todos aqui são tricolores Danilo, muitos deles não oposicionistas.

    Aguardo sua manifestação, desde logo agradecendo a atenção.

  157. Lucas Antunes
    14 de dezembro de 2017 at 22:14 (10 meses ago)

    Tbm penso isso!
    Quando eu falei que se fosse o abel daria porrada, é só o meu sentimento de torcedor. Sei que ele deve ter passado a mão na cabeça dos caras e “agradecido”.

  158. Claudio Souza
    14 de dezembro de 2017 at 22:15 (10 meses ago)

    O cargo é amador. Não remunerado. Como nomear um profissional?

    ST

  159. Lucas Antunes
    14 de dezembro de 2017 at 22:20 (10 meses ago)

    Na parte olimpica o clube caminha a passos largos para o sucesso! Ousadia e visão não parece faltar!
    Já no Football Club…

  160. Claudio Souza
    14 de dezembro de 2017 at 22:25 (10 meses ago)

    Meu caro, não deveria nem me dar ao trabalho de te responder, já que você tentou (só tentou) me ofender, sem a menor razão.

    Você parece não ter entendido o que escrevi, pois concordei com suas colocações e critiquei a parcela da torcida (na qual você não está incluído) que vaia o Scarpa, o maior garçom do Brasil, por que ele, apesar de acertar muito, também erra muito.

  161. COSTA
    14 de dezembro de 2017 at 22:27 (10 meses ago)

    Voce e que vestiu, é outro igual, não tem pensamento , só ve sempre o lado da gestao independente dos erros que a mesma comete.

  162. COSTA
    14 de dezembro de 2017 at 22:36 (10 meses ago)

    Também espero sinceramente que voce tenha razão.

  163. COSTA
    14 de dezembro de 2017 at 22:38 (10 meses ago)

    Seu raciionio também e valido, obrigado pela resposta

  164. João Tricolor
    14 de dezembro de 2017 at 22:45 (10 meses ago)

    Enfim, concordância. ST

  165. COSTA
    14 de dezembro de 2017 at 22:49 (10 meses ago)

    Eu realmente não analiso os demonstrativos do FLUMINENSE, se você analisar eu só me baseei na informação anterior do post do Rodrigo Baroni, e nem quero atingir ninguém com os meus discursos, só queria que alguém dissesse se é verdade ou não.
    Se esses dados não são verdadeiros então obrigado pelo esclarecimento , só que eu achei que ele tinha tirado esses dados dos demonstrativos, já que a postagem dele não foi contestada por ninguém, assim como você esta fazendo com a minha.
    Sinceramente voce deveria contestar o que ele escreveu , e não o meu questionamento, porque eu só perguntei se o que ele escreveu estava CORRETO OU ENTÃO ESCLAREÇAM OS VERDADEIROS NUMEROS.
    Saudações.

  166. COSTA
    14 de dezembro de 2017 at 22:50 (10 meses ago)

    Desculpe se me excedi no comentario

  167. Rafael Pottes
    14 de dezembro de 2017 at 23:07 (10 meses ago)

    Essa não é a função do VP e sim do Gerente de futebol, remunerado p tal. VP de futebol é um cargo político e estatutário assumido por alguém q, como todos nós, trabalha, tem família e amor ao clube.

  168. Alexandre Said Delvaux
    15 de dezembro de 2017 at 6:47 (10 meses ago)

    Quanto ao caso do Lucas, eu não sei; mas que todo ano sai um monte de merda na imprensa e muita gente passa o inicio da temporada lamentando e repercutindo, eu tenho certeza. Quanto tempo levarão para perceber que é perda de tempo?
    Por que quando a especulação é uma boa notícia, pouca gente comenta? A minha resposta é: – Dá mais ibope criticar, falar mal, rotular. Entender, ver além das aparência, se colocar no lugar de quem chamamos disso ou daquilo, admitir as nossas próprias limitações, é difícil.

  169. Alexandre Said Delvaux
    15 de dezembro de 2017 at 6:49 (10 meses ago)

    Esse é um grande problema: se basear na opinião, na especulacão….

  170. Alexandre Said Delvaux
    15 de dezembro de 2017 at 6:55 (10 meses ago)

    Scarpa agora vai para a Itália. Ou seria a Turquia?

  171. Alexandre Magno Barreto Berwan
    15 de dezembro de 2017 at 7:15 (10 meses ago)

    A mensalidade sempre pode sair como que de graça.
    SEJA SÓCIO DO @FluminenseFC !
    Alê Chagas@FLUsemmimimi

    Como é bom ser sócio do @FluminenseFC . Ajudo o time que amo, Decido o futuro do clube e ainda tenho descontos em Supermercado. Acabei de ter 36 reais de desconto em Brahma Extra. 50% de desconto em cada long neck
    Já tô no lucro esse mês. Pago 35, tive 36 de desconto.

  172. Sergio Binda
    15 de dezembro de 2017 at 9:24 (10 meses ago)

    Sinceramente… nem o Flu os quer. Um ex jogador em atividade que quando em forma foi apenas razoável e o outro totalmente porra louca que jogou o futuro fora.

    ST

  173. Alexandre Said Delvaux
    15 de dezembro de 2017 at 11:20 (10 meses ago)

    JORNALISMO(?) VAGABUNDO E CANALHA
    “Nação
    Flam….. x Indepndente, final da Copa Sul-Americana, deu à Globo 47 pontos no Rio, recorde do futebol em 2017. Um jogo não marcava tal média desse 2008. (…)”

    Estou me referindo à coluna da baba-ovo da Patrícia Kogut.

    Por que ela não foi clara ao dizer qual o último jogo que marcou tantos pontos? Uma pessoa nem tanto informada sobre o assunto, um empresário, a esposa ou filhos de um empresário quando leem algo assim pensam: nossa como o flam….. é forte, temos que anunciar o nosso produto, temos que ligar nossa marca a eles. Outros se impressionam e divulgam e alardeiam. É assim que se (de)forma a opinião.
    Esse é o jornalismo(sic) vagabundo que cria e alimenta mitos e farsas; “deixou chegar”, “cheirinho”. Que é, indiretamente, culpado por barbáries como vimos na quarta e quinta-feira, ao sugerir falsas expectativas, ao criar olhas. Enfim é o jornalismo global que se propaga. Oferece o circo e se excita quando o circo pega fogo. Profissionais (?) desqualificados, despreparados e inconsequentes. Ao promover acintosamente o desequilíbrio, o sistema globo está matando o futebol brasileiro. Ainda bem que isto está sendo revertido

    E para os nossos dirigentes, a notinha da bajuladora serve de alerta: todas as pessoas minimamente inteligentes sabem das dificuldades, mas todos sabem, também, que o FLUMINENSE precisa ser protagonista, precisa disputar títulos importantes e todos que amam este Clube estão obrigados a suar sangue para oferecer isto FLUMINENSE e aos seus Torcedores.

    De uma forma ou outra, estão muitos aqui. Muitas vezes debatemos, discutimos e até “brigamos”, mas temos um objetivo comum. Pensem nisto!

  174. Danilo Soares Félix
    15 de dezembro de 2017 at 11:54 (10 meses ago)

    Não comento sobre especulações de mídia sobre jogadores. Nenhum clube do RJ contratou ainda para 2018. Os atletas e agentes ouvem as propostas e tomam suas decisões no limite. No futebol profissional, que oferece mais para o atleta leva. O resto é pura bravata.

  175. Danilo Soares Félix
    15 de dezembro de 2017 at 11:57 (10 meses ago)

    Acho que te falta conhecimento mínimo sobre como funciona um clube de futebol. Todos nesta posição serão “amadores”, pois a posição é não-remunerada, voluntária, de representação institucional. É assim em todos os clubes do Brasil. Quem precisa de formação e currículo para tocar o Depto de Futebol é o gerente executivo que será contratado.

  176. Danilo Soares Félix
    15 de dezembro de 2017 at 11:59 (10 meses ago)

    Com regularidade fazemos encontros ao vivo, tais como churrascos, pré-jogo e afins. Entre em contato comigo inbox pelo Facebook ou Twitter que te mantenho informado. Se for do seu interesse, te indico para fazer parte do grupo. Mas tem que aparecer ao vivo, conversar e ser sócio com direito a voto em 2019, essa é a premissa básica.

  177. Alexandre Said Delvaux
    15 de dezembro de 2017 at 13:52 (10 meses ago)

    “Imprensa espanhola critica Vinícius Jr: ‘Um diamante sem brilho'”
    fonte: http://www.globo.com

    A Globo vendeu e agora detona. Quem comprou é que deveria se preocupar. Os responsáveis por este prejuízo ao Real Madrid é que deveriam se explicar. Quanto à rede globo, ajudou bastante o queridinho (“os rivais do flamerda são Real Madrid, Barcelona…), mas prejudicaram, e muito, os demais clubes brasileiros, pois a desconfiança aumentou.
    É bom ficar de olho, pois a sensação que eu tenho é que a globo vai afundar e levar junto o futebol brasileiro (apenas um palpite).

  178. Mauro Carvalho - SP
    15 de dezembro de 2017 at 17:16 (10 meses ago)

    A Globo já está afundando.

    O primogênito, foi “demitido para cima” , pro Conselho.

    Roberto Irineu Marinho, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, promoveu o Vice-Presidente Jorge Nóbrega ao cargo de Presidente Executivo do Grupo.

    No primeiro trimestre do ano que vem, a operação da Globo – produzir novelas e jornalismo e vender publicidade – passa a ser deficitária.

    Esse ano tiveram que enxugar forte seus quadros e consolidá-los em uma única casa.

  179. Fernando Ventura Jr.
    16 de dezembro de 2017 at 15:02 (10 meses ago)

    Achei muito estranho um jogador das categorias de base ter atraído a cobiça de um gigante da Europa. Imaginei que a Globo tinha entrado com essa grana e o negócio por bem menos.
    Gostaria muito que se investigassem as contas da Globo e do Flamengo para ver se não encontram muito dinheiro por debaixo dos planos.

  180. Fernando Ventura Jr.
    16 de dezembro de 2017 at 15:06 (10 meses ago)

    As novelas da Globo podem estar caindo em termos de roteiro e todas direcionadas para ideias progressistas de ideologia de gênero e defesa de minorias, mas estão com locações cada vez mais elaboradas. A próxima novela das 7 parece Game of Thrones.

  181. Lucas Antunes
    17 de dezembro de 2017 at 21:46 (10 meses ago)

    Mas o marcus vinicius é REMUNERADO. A vice presidencia nao.
    O Flu deveria trazer um GERENTE DE FUTEBOL FODA. Mas as cifras no futebol são muito altas. Completamente diferente dos esportes olimpicos.

  182. Jailson Jose Ferreira de Olive
    18 de dezembro de 2017 at 8:03 (10 meses ago)

    Muito bom. Difícil esses caras ficarem defendendo o indefensável

  183. Alexandre Said Delvaux
    19 de dezembro de 2017 at 8:48 (10 meses ago)

    Eu dialogava com o COSTA. Você tem o direito e talvez o dever de questinar o que bem entender.

  184. Thiago Francisco
    19 de dezembro de 2017 at 16:21 (10 meses ago)

    Obrigado, seria somente Danilo Felix no FB? Se sim, te mandei!

  185. gilson junior
    19 de dezembro de 2017 at 23:37 (10 meses ago)

    sim, porque o Flu é o UNICO clube grande no Brasil sem patrocinador master.
    Falta de dinheiro nao pode ser desculpa
    nenhum clube brasileiro nada em dinheiro atualmente
    mas como conseguem contratar?
    o maior erro dessa gestão foi acreditar que este time fraco que fez um brilhareco no FRAQUISSIMO campeonato carioca daria conta no Brasileirão
    e esse projeto de Flu-samorim, que não serve para ABSOLUTAMENTE NADA?
    PELO JEITO, SOFREREMOS EM 2018…

Deixe um Comentário