Apoio ao Abel e elenco na reta final

Tamojunto

Desde o início do ano, com a consultoria da Ernst & Young, foi deixado claro pela diretoria que teríamos uma temporada com restrições orçamentárias e fluxo de caixa comprometido por contratos longos, de elevado valor, mas ainda vigentes.

Foi dada total transparência ao déficit projetado e explicada uma necessidade imediata de reduzir despesas e aumentar receitas em busca de um novo equilíbrio financeiro. Só assim a capacidade de investimento poderá retornar ao Fluminense no médio prazo. Trata-se do mesmo trabalho realizado no rival durante o primeiro ano da gestão Bandeira de Mello, empreitada também conduzida pela E&Y.

O orçamento foi aprovado por unanimidade. Nem os conselheiros da oposição votaram contra.

Na parte de redução de despesas, foi realizada uma ampla reforma administrativa com readequação de cargos e salários e contratação de um CEO (Chief Executive Officer) e um CFO (Chief Financial Officer). Foi estabelecido ainda um novo organograma institucional, adequando o Flu ao modelo empresarial.

Na parte de custos patrimoniais, o Flu conseguiu renegociação de contratos com prestadores de serviços. Fechou ainda parcerias que reduziram custos administrativos de serviços com base em permutas.

No Departamento de Futebol, a gestão conseguiu-se uma redução de R$ 18,3 milhões anuais com empréstimos e dispensas de jogadores que estavam fora dos planos e infelizmente foi obrigada a retrair investimentos.

Na parte de busca por novas receitas, em meados de 2017 foi criada a nova Vice-Presidência Comercial e contratados novos recursos para turbinar o apetite por parceiros comerciais.

No início da temporada o clube tinha apenas a Frescatto como patrocinadora oficial, mas está chegando ao fim do ano com as marcas adicionais Under Armour, TIM e Thinkseg como patrocinadores fixos em sua camisa. Como patrocinadores temporários, chegaram também Universal Orlando Resort, Zoom, Lafe e Mackenzie, além dos parceiros comerciais Gatorade, Ambev, 99Taxis, NB Telecom, Bauerfind, Euro Colchões, Bioleve e Volkswagen.

Ainda na parte de busca por novas receitas, foi iniciada a campanha de engajamento #AbraceOFlu, criado o advento do e-ticket e estabelecido o compromisso de jogar no Maracanã durante o ano inteiro, mesmo com o elevado padrão de custos do estádio. Foi também relançado o Sócio-Futebol com 100% de desconto nos ingressos dos jogos, em condições elogiadas por todos.

O Flu encerrará o ano com apenas três atletas negociados pelo Flu: Richarlison, Eduardo e Ailton. Nos três casos, o Flu manteve percentuais de sell on, que remuneram o Tricolor em caso de lucro em possíveis revendas por parte dos clubes compradores.

Mas na parte esportiva, a temporada ainda não acabou.

A fase aguda da temporada se aproxima e deixamos aqui todo nosso apoio às palavras do Presidente Abad sobre a manutenção do treinador Abel Braga, que foi um exemplo de dedicação ao Fluminense durante todo ano, superando a dor de uma irreparável perda familiar.

É hora de trabalhar internamente pela solução das pendências financeiras e dar todo apoio à comissão técnica e aos jogadores na reta final da competição.

  • Lucas L.

    Aluisio Silva
    um dia atrás
    Cavando, cavando…
    jogo no Maraca, prejuizo grande
    mês que vira, mais uma folha vencida
    processo do Levir, perdido por WO
    vamos aplaudir, gente!!!

    foram quantos anos de Peter??? nem sei, mas o mote era o mesmo: equilibrio das finanças!!! fake, fake…
    isso é incompetência? oras…

    renovar, contratar e vender como fizeram
    isso é incompetência? oras, oras…

    assume quem já tava lá e, óbvio, chancela tudo que foi feito!
    isso é incompetência? num dá, né?

    incompetência vem do erro, que vem da falta de competência, de experiência, etc.

    o buraco é muito mais embaixo… mas, quem quer saber? o negócio é apoiar, apoiar…

    vamos ver até onde vai, a corda está sendo esticada. uma hora…

  • Valentino

    O planejamento do futebol foi mal concebido, essa ideia de viver de reforços do Samorín e da base expôs o Fluminense a um risco desnecessário, além de queimar etapas dos jogadores da base que estão se formando. Contratar jogadores é uma NECESSIDADE do Fluminense.

    Cortar os custos no futebol é o que chamamos de “economia burra”, porque os gastos no futebol são investimento e não despesa. Investimento que gera resultado, que gera receita, que gera capacidade de investimento. Claro que dispensar jogadores ociosos é válido, mas não se reforçar só fragiliza o clube.

    Aliás, não adianta somente cortar gastos com futebol quando há desperdício de dinheiro em outras áreas. Deviam era acabar com o Samorín que só serve pra queimar o dinheiro do clube na Eslováquia; deviam parar de insistir de jogar no Maracanã que só dá prejuízo; cortar gastos com PJs, etc.

    O caso do patrocínios é um episódio a parte: depois de fracassar as negociações com a Huawei e Caixa, o vice-presidente de marketing disse que tinha “20 propostas de patrocínios” e não fecha contrato com nenhuma delas. Ele também promete que não desvalorizaria nossa camisa, mas agora entope a camisa do Fluminense com patrocínios pontuais, que desvaloriza (e muito) a nossa marca.

    Espero que a diretoria reveja seus erros para 2018, a gestão foi muito amadora ao longo desse ano.

  • Ricardo Ferreira

    Eu garanto que 99,99% dos Tricolores de todo o planeta estarão torcendo fervorosamente pelo nosso amado Fluminense nesta decisiva reta final do campeonato brasileiro. Posso admitir, com dificuldade, que 0,01% torcerá pelo nosso descenso, apenas para atingir a atual administração. Quem sabe até um percentual menor.

    Portanto o editorial é redundante, supérfluo.

    Todas as circunstâncias, as dificuldades encontradas, e os avanços conquistados relatados no texto, em nada atenuam, não se confundem com os sucessivos, crassos, inexplicáveis erros de escalação, com os patéticos equívocos nas substituições, com a flagrante ausência de jogadas ensaiadas eficazes, com a falta de comando, de pulso forte, de orientação em momentos decisivos de diversos confrontos, com teimosias indefensáveis, com entrevistas descabidas, desconexas, com a repetição nauseante de esquemas táticos falidos, que nos conduziram à ruína, a vexames históricos.

    Basta! Não há que se ter compromisso com o erro. Sobretudo quando estão em jogo superiores interesses do Fluminense Football Club.

    Escrevo de coração aberto. Se o atual técnico do nosso time, por mais incompetência, por mais inépcia, contrariando a lógica, o bom senso, nos levar para o cadafalso, para o laço fatal, não cobrarei um centavo deste senhor atordoado, não, definitivamente não. A conta terá outro endereço.

    Não se brinca com paixão.

    Avante Fluzão!

    Rumo à vitória!!

    • Vitor Hugo Ferreira

      O incompetente tem um titulo mundial no currículo, uma Libertadores e o principal: um titulo brasileiro pelo Fluminense. O torcedor brasileiro tem que respeitar mais a historia e entender que futebol exige tempo. Alex Ferguson levou anos para vencer no Manchester United e quem esteve em Old Trafford sabe que o sujeito é praticamente um semideus em Manchester. Abel é o nosso Ferguson. Deixa o homem trabalhar. Saudações tricolores!

      • Cesar Moreira

        Se o seu referencial é o currículo, poderíamos contratar o Zagallo ou o Luxemburgo.

  • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    Começando a incomodar a camisa poluída !!

    Camisa é para patrocínio, por grana no futebol. Parceria na camisa é sacanagem, principalmente por não ficar claro o “valor agregado”.

    E ainda temos a famosa “cláusula de confidencialidade”, que nada mais é, que uma forma de burlar a fiscalização e transparência.

    Abad “discursou” que não iria “desvalorizar” a camisa, mas ao liberar parceria na camisa, está fazendo exatamente o contrário.

    Já chega a Tim patrocinar o vólei feminino e tirar uma casquinha do futebol.

    Nada legal esta poluição, sem grana !! Precisamos faturar !!

  • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    Apoiar comissão técnica e jogadores, tudo na paz, o problema é a falta de competência e coerência com escalações esdruxulas do Jabel e falta de atitude destes jogadores.

    Abel fazendo muita “trapalhada” e ninguém cobra, ou não tem “peito” para “orientar” o “desatualizado”. E continuam as “cagadas” recorrentes.

    Jogadores numa baita zona de conforto, e ninguém paga uma “chamada” geral. E continuam a indolência e indolência e falta de comprometimento.

    O problema não é a torcida, mas arrumar a casa !! A torcida irá agradecer !! Não observamos nenhuma evolução ou reação, time morto.

    Que venha 2018 e uma baita reformulação no futebol.

    Sem risco, sem ganho !!

    • Vitor Hugo Ferreira

      O desatualizado está na mira do Palmeiras e do Inter. Pelo visto só tem desatualizado por lá. Os atualizados estão aqui no blog treinando seus times no FIFA 2018. Abel é o nosso Alex Ferguson. Deixa o homem trabalhar!

  • Armando Castanheira

    Abad prometeu futebol forte esse ano durante as eleições. Fato.
    Mentiu para vencer ou não sabia a real situação financeira, contratos, etc? Conheci Abad, conversei com ele algumas vezes. Até assisti uma partida com ele no Maraca. Prefiro a segunda hipótese. Não quero pensar que ele simplesmente jogou pra galera pra se eleger.
    Assim, gostaria de propor que o grupo Flusocio e a diretoria, mudassem o estatuto, criando travas à contratos nocivos ao clube, tirando parte do poder do presidente. Contratos de jogadores não formados em Xerém não deveriam ser tão longos, as vezes com duração até o término do mandato do presidente seguinte.
    A meu ver, esses contratos deveriam acabar no máximo no fim do primeiro ano de mandato do próximo presidente.
    Abad não reforçou o elenco esse ano. Quase todo o elenco com contratos longos impossibilitou. Poderia ter trazido um zagueiro ao menos? Sim, mas isso é outra conversa. O time desse ano é 90% do Peter. Não se esqueçam disso.
    Outro ponto é dar total transparência para os candidatos a presidente. Ponto para mudar o estatuto tambem. Queremos propostas condizentes com a realidade. E não é possível para candidatos sem conhecimento dos detalhes das receitas, despesas e contratos. De todas as unidades de negócios. Modificar esse modus operandi atual será pensar no Flu.
    Não fazer nada será desperdiçar uma grande chance de fazer o Flu mudar de patamar.

    • Willy H

      Concordo inteiramente. Os clubes de futebol têm que modernizar sua governança. Parar de tratar os clubes como feudos de pequenos grupos.
      Ao menos, estamos começando a ver isso no Fluminense, mesmo que timidamente.

  • Gilberto Cabral

    Bom, como não acredito na queda, quais os projetos (com ou sem o Abel) para o próximo ano? Teremos alguma grana para fortalecermos as posições carentes deste elenco? Teremos novos laterais? Um novo goleiro ? Um reserva para o Dourado? Mais algum zagueiro para titular ou reserva? Uma preparação física que suporte um ano inteiro (sem jogadores meia-bomba)? Um departamento médico com prognósticos mais precisos (sem titubear), salários sendo pagos sem atrasos? Se sim, certamente teremos um 2018 bem melhor, agora, se nada disso for feito, se continuarmos na mesma toada deste ano, vendermos alguns de xerem e comprarmos as revelações que o scout encontra na copa do brasil, serie B, C, etc, aí meus amigos vai ser um ano muito mais complicado que este. Espero que vocês da direção já estejam trabalhando para 2018, ou vão começar depois da Disney?

    • Cesar Moreira

      Estão anotando Flusócio??

  • Sergio Binda

    O ponto é que mesmo com este elenco deveríamos ter uma performance melhor. Basta ver a quantidade enorme de partidas que estávamos ganhando e sofremos o empate ou a virada devido ao condicionamento físico precário ou a falhas recorrentes de jogadores que já sabemos que irão entregar o ouro em campo em pelo menos três a cinco situações em campo.

    A permanência do Lucas em campo, a insistência com Renato Chaves, a inexistência de uma jogada de contra ataque, o condicionamento físico precário do time (vejam que no último Fla Flu da Sula o time deles voava até o final do jogo e o nosso estava com os pneus seriados desde os 20 minutos do segundo tempo) e contusões musculares inexplicáveis como a do Norton nada tem a ver com capacidade de investimento.

    O comando do futebol inteiro tem de ser respensado.

    ST

    • Cesar Moreira

      Exato. Seria bom a Flusócio fazer uma lista com assuntos que são massivamente colocados aqui, e tomar as devidas providências.
      Cobrança, postura não custam nada.

  • Flavio Chammas

    Senhores

    Está realmente difícil qualquer dialogo ou debate sadio por aqui.

    Cansei de ler criticas por não termos patrocínio.

    O presidente tentou conseguir alguma coisa, mais concreta e duradoura.

    Me parece não ter conseguido e mesmo dizendo não querer ter muitos pontuais, as contas continuam chegando todo mês, e devem ser pagas.

    Como fazer? ACEITANDO O QUE SE CONSEGUIR.

    E AÍ AS CRITICAS CHOVEM POR FAZER???????

    SEJA DE QUE FORMA, OU POR GRANA OU POR MERCADORIAS, ALGUMA RECEITA VAI ENTRAR.

    SE NÃO SE CONSEGUIR ALGO EM TROCA, PARA TERMOS TEREMOS QUE COMPRAR.

    SE NÃO HÁ DINHEIRO, MELHOR TROCAR.

    Em relação ao Abel, postei aqui sobre a Flusocio estar querendo e cobrando sua saída, e cobrei posicionamento.

    Sai post reafirmando apoio, o que torna obvio as fakes divulgadas, politicamente sempre insisto.

    Abel é o único tecnico com condições de nos levar a frente, pois nas condições atuais, sejam técnicas, mas principalmente financeiras ( a mudança de ano não transforma nosso caixa em positivo, as dificuldades continuarão), e se ele demonstrar que quer cumprir seu contrato, MESMO COM PROPOSTAS SUPERIORES , MERECE NOSSO RESPEITO E CONSIDERAÇÃO.

    Estou à vontade para assim colocar, pois tenho tecido criticas pelos erros dele, mas trabalho e vontade, nunca faltaram.

    ESPERAMOS QUE AS COLOCAÇÕES FEITAS NO POST EXPRIMAM A NOSSA REALIDADE ATUAL, E NÃO A QUE NOS FOI PASSADA NAS ELEIÇÕES.

    VOTEI ABAD, E DEPOSITO NELE CONFIANÇA PARA FAZERMOS DO MESMO MODO QUE A MULAMBADA FEZ, REORGANIZANDO O CLUBE E OS TORNADO MAIS FORTES.

    TEMOS TUDO PARA ASSIM O FAZER, RESTA QUE TODOS OS TRICOLORES SE UNAM EM PROL DO CLUBE , DA INSTITUIÇÃO, E DEIXEM DE LADO AS VAIDADES PESSOAIS E OS PROJETOS DE PODER A QUALQUER CUSTO.

    PERCEBO NITIDAMENTE TORCIDA CONTRA PARA QUE POSSAM COBRAR

    A BENÇÃO JOÃO DE DEUS

    • Aluisio Silva

      Inacreditável…
      Não é a toa que ninguém replica mais.

      • Flavio Chammas

        ????????????????????

    • Lucas L.

      Esse estilo de patrocínio me lembra o Brasiliense na época que disputava a série A. Se vai passar em TV aberta, apareciam vários…
      Se ELES pensam dessa forma ok. Palmas para a diretoria.
      Não sou especialista no assunto, mas parece que isso desvaloriza a marca. Se eu posso patrocinar um jogo só (do título) é muito melhor que fechar um contrato para o fraco e longo carioca.
      O erro não está aceitar esses atuais, mas sim em não ter fechado com a Caixa no início do ano.

    • Andre fz

      Ué…não quer receber críticas não vira vidraça simples assim…virou vidraça está sujeito a aplausos e críticas…todas as diretorias de grandes clubes sofrem pressão…todos

  • Valmir Carvalho da Silva

    O grande problema este ano não foi somente a falta de investimentos. Faltou uma preparação física melhor, nosso time morre após 15 minutos do segundo tempo, faltou cobrança aos atletas e comissão técnica, como também um scout de observação de jogadores acessível ao Fluminense. Se querem manter o Abel apesar de todos os erros crassos cometidos, tudo bem, mas que alguém leve números dos jogos para ele, a fim de não voltar a cometer erros injustificáveis, como a escalação do Orejuela no primeiro Fla x Flu da Sul Americana, apenas para citar um caso. Que alguém da comissão técnica ou departamento de futebol o auxilie nesta tarefa. Outra coisa importante, as correções para o ano que vem estão em curso? Precisamos de reforços em algumas posições que todos os tricolores sabemos. Alguma coisa está sendo planejada para suprir essas carências, não falo de craques caríssimos não, falo de jogadores acessíveis, mas que venham com grande possibilidade de ajudar, uma vez que não será com atletas do Ibis Samorim que resolveremos isso. Aliás, manter esse time na Eslováquia deve ser outra coisa a ser analisada.

    • Fernando Ventura Jr.

      E já começa mal ano que vem com o torneio em Orlando que, além de não ajudar em nada, ainda atrapalha a preparação física dos jogadores. São dias a menos na pré-temporada.

  • Jorge Henrique de Araújo Souza

    Eu gostaria de entender a venda do Richarlison recebendo de forma parcelada e ao invés de usar o dinheiro para manter os salários em dia, comprar o Robinho, o Richard e o Romarinho.

    • Fernando Ventura Jr.

      Bem colocado. Todo mundo sabe que quando entra dinheiro a prioridade deve ser pagar dívidas. E por que parcelar? Ah, já sei, o super-vice-de-futebol que o Abad espera que retorne futuramente falou que o clube estava quebrado e precisava vender a todo o custo um ou dois jogadores.

    • Flavio Chammas

      O Robinho foi comprado e os outros dois vieram de graça.

      Se não fosse a grana dele,os salários estariam mais atrasados ainda.

  • Rodrigo Costa

    Acho que vale uma postagem fazendo campanha para a ZOOM, nova patrocinadora.
    Acabei de baixar o aplicativo, mesmo sabendo que não vou usar, acho válido, os caras devem ter uma avaliação de retorno do investimento, provavelmente, o número de downloads do aplicativo pesa nessa avaliação.

  • Fernando Ventura Jr.

    Devemos aplaudir medidas como essas citadas. Coisas que não entendi foi a demissão do vice de assuntos especiais, a submissão aos interesses do Flamengo, a manutenção do representante do clube da federação e a contratação de Abel, que era o nome das duas chapas derrotadas. Se não conseguiu acertar com o Roger naquele momento, não deveria apostar justamente em sua antítese. Fui iludido pelo começo do Abel, mas está se mostrando mais do mesmo. Um teimoso incorrigível. Acho que devem mantê-lo até o fim do ano, mas se ele não aceitar mudança de postura ou intervenção no seu trabalho, quando se afasta da realidade, que se pense em um nome para 2018.

  • Sylvio Montenegro

    Os valores que a Caixa propôs, na casa de dois dígitos de milhões, não valorizava nossa camisa e nossa marca.

    Agora estampamos marcas na camisa em troca de colchões e hospedagem. Vai entender.

    • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

      Nosso manto se tornou um “abadá” vulgar e o pior, sequer sabemos o que entra de grana.

      Mistura de patrocínio x parceria e no balanço deve vir um valor geral de patrocínio, pois teremos a justificativa da tal cláusula de “confidencialidade”, que serve somente para “encobrir” e “camuflar” as receitas.

      Transparência zero !! Fato.

    • Aluisio Silva

      Sylvio, a Caixa só nao serviu prá nós… vá entender!
      agora, até a banca da Dona Maria tá na nossa camisa

    • Rodrigo Baroni

      Sinistro.

      Arriscaram por esperar algo melhor e nos ferramos.

      As exigências de leão da CEF foram cumpridas por TODOS.

      Até pelo Botafogo, o clube mais endividado do BR.

      Mais uma aposta bem errada, que nos custou muito caro, 11 ou 12 milhões.

      E hoje o site do Mario bittencourt (outro louco) diz que eles souberam, por exemplo, que a Thinkseg paga ao Flu 50 mil por mês.

      Tá feia a coisa.

    • Rodrigo Baroni

      Sem contar que alguns ali não querem patrocinar o Flu.

      Mas querem sim constar nas fotos eternas do quase certo título do COR.

      E estão torcendo pela vitória deles COM CERTEZA.

      E o mais triste: o Flu com certeza ofereceu este produto por aí.

  • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    Este é o time do Corinthians hoje em campo, quando deve confirmar o “campeão” do BR2017, reparem bem. É um timaço ? Longe disto, mas muito treinado, fisicamente bem e marcando muito, ou seja, tudo que eu gostaria de ver no FFC.

    Caíque
    Fagner, Pedro Henrique, Pablo e Guilherme Arana
    Gabriel
    Camacho, Romero, Rodriguinho e Clayson

    Tem hoje um aproveitamento 59% melhor que o FFC.

    O Abel teve 70 (SETENTA) jogos para dar um padrão tático coletivo, corrigir bola defensiva, conhecer o elenco, afastar os xepas (Lucas, RChaves, Rodriguinho, Maranhão e outros malas), preparar fisicamente, compactar o time, treinar contra ataque, jogar com intensidade e NADA.

    Vemos um time “morto”, indolente, sem forças e sem comprometimento.

    Tem tricolor que está feliz e aplaude, questão do nível de exigência !!

    • Aluisio Silva

      nível de exigência ou de conveniência, né Paulo?
      temos bagagem de vida suficiente para avaliar isso
      tabule e analise as críticas, tire uma média
      aqueles que estão muito fora da média (prá baixo ou prá cima) seguem suas próprias conveniências…
      perdoe por eu ser tão óbvio, mas tem gente que insiste em querer iludir os outros.
      estamos passando vergonha a anos… e temos de aplaudir???
      esquece…

  • Claudio Souza

    Não vão responder. É mais um do grupo com Síndrome de Estocolmo.

    ST

  • Claudio Souza

    Não vale a pena debater com gente que sofre de Síndrome de Estocolmo.

    ST

  • vivianne

    A tempos nao me sentia assim, jogo do Flu e eu totalmente desanimada, nem vontade de assistir eu tenho.
    Pode ser ate q ocorra uma zebra e por um milagre viemos a vencer, mas to sem tesão nenhum, nao vislumbro melhora em 2018 com essa equipe de futebol, totalmente desanimador, Abel, torres e demais membros do comitê gestor do futebol.

    • José Alberto Bernardes

      Tô igualzinho vc…lamentável!

  • luiz

    Espero que não se confirme o boato de que o Abad pretende contratar o Conca para 2018.

  • Davi Carvalho

    É bom a diretoria abrir os olhos, chamar o elenco e conversar com ele sobre a tabela, os adversários lá de baixo tão ganhando e a gente descendo a ladeira, isso é muito perigoso.
    Espero promoção de ingressos para os jogos com ponte e sport, 20 reais em todos os setores, momento delicado e que precisamos da torcida ao máximo no maracanã.
    Creio que uma vitória já bastaria pra matematicamente não cair.

    • Luiz Fernando De Oliveira Juni

      É verdade…temos confrontos diretos, jogos de 6 pontos e aí que mora o perigo! Os adversários parecem ter mais tesão pela vitória que nós…a depressão do time tá envolvendo a torcida! Momento muito perigoso! Nada confortável! Um pontinho hoje cairia bem demais, principalmente no aspecto emocional

  • Valmir Carvalho da Silva

    Seria bom Alguém da Flusocio nos dizer como anda a ação na justiça contra a Dry World. Seria bom também nos dizer se há um scout avaliando possíveis reforços. Se estão satisfeitos com o trabalho de Marcelo Teixeira e Alexandre Soneca Torres. Se a diretoria ainda acha suficiente reforçar a equipe com Xerém e Ibis Samorim?

    • Davi Carvalho

      A flusócio tá mais interessada em ficar em rede social respondendo aos ataques da turma do Mário.
      Não entenderam ainda que estamos perto de cair.

  • Davi Carvalho

    Verdade.
    Caras, acordem, façam promoção pros dois jogos amanhã mesmo, se não vencermos estamos fodidos, pois quem tá lá embaixo tá ganhando.
    Abad, tem que arrumar empréstimo e pagar essas porras desses salários, foda-se se vai ter que vender a,b ou c pra pagar essa porra, mas não podemos cair, nessa penúria financeira, um rebaixamento seria terrível.
    Mobilização total pra essas duas partidas, ACORDEM PORRA.

  • Fernando Ventura Jr.

    Hoje estamos bem. O time quer mostrar serviço. Não acho que tenha algo a ver com o Abel. Mas como ele que decide quem entra e quem sai. Vale a pena ele conversar com o Dourado porque parece que o juiz quer expulsar um nosso. Se for o caso entra com o Pedro no segundo tempo. Uma vitória nos colocaria na frente do São Paulo.

  • Rodrigo Baroni

    Algumas boas notícias extra futebol poderiam aparecer, mas nada de bom de verdade surge no Flu.

  • Gustavo

    Esse Wendel é inacreditável… por favor, o quanto antes venderem esse volante que não marca, melhor!

  • Gustavo

    E o “Pelé” começa a dar chutão agora….

  • Sergio Binda

    Alguém tinha dúvida que o Corinthians iria virar? Com Lucas na lateral vendo o cara do Corinthians cruza a três metros de distância?

  • Andr3cb

    O curintians nao virou nenhum jogo no campeonato.

  • Sergio Binda

    Pra variar entramos mole no segundo tempo. Será que ninguém percebe isto? Ninguém dá um choque no time?

  • vivianne

    Quando disse q todos nossos zagueiros e laterais são ruins e q nao adianta reclamar do Abel apenas q a culpa é de quem montou esse time horroroso, fui criticada, principalmente porque o Reginaldo era banco, esta ai o potente Reginaldo jogando, o cara parece uma girafa de salto alto, nao temos o Renato chaves e ai, mudou o q?
    Vou repetir:
    TEMOS OS PIORES ZAGUEIROS E LATERAIS DA SERIE A.
    parabéns ao competente comitê gestor q ira continuar em 2018

    • LuizCarlos De Souza Junior

      Trocamos a zebra de Madagascar pela girafa…

  • José Alberto Bernardes

    Olha…é triste constatar…Mas esse elenco escapa 1 ou 2….dos 34,35….E o mais incrível…me perguntem quem são esses 2 ou quem é esse 1….Não sei dizer!Na verdade falei 1 ou 2 pela juventude de alguns…Porque acho na real que não aproveita nenhum!

  • Gustavo

    Cara… o único meia de armação do time… incompreensível!!! Esse cara é muito burro!!!

  • Gustavo

    Por favor, Palmeiras/Crefisa!!!! Levem essa mula das Laranjeiras! O nosso Alex Ferguson…. kkkkkk
    É cada uma…

  • Lucas Antunes

    Senhores, boa noite!
    Reconheçamos, no fundo acreditamos nas promessas do Abad e da Flusócio. Sabemos que um futebol verdadeiramente profissional se faz com inteligência e com competência.
    Quem não acredita no Abad tem seus motivos e temos que entender. O senhor Peter Siemsen, apoiado no mesmo grupo político, dizia que estava fazendo as mesmas coisas que o senhor Abad está fazendo. Depois de 6 anos, soubemos que o Peter era um grande mentiroso e nos fez de trouxas. Entretanto, não podemos perder a fé. Somos torcida. Independente de nossas crenças devemos sempre querer o melhor para o NOSSO Fluminense, e sei que todos aqui queremos isso.
    Tenhamos mais um pouco de paciência. Não tenho informações internas, mas aparentemente o trabalho correto começou a ser feito e tenho fé nisso. Acredito que vocês também pensam o mesmo que eu.
    E por fim, que Deus ajude nosso Fluminense, que Nossa Senhora da Gloria esteja conosco e que João de Deus nos abençoe e ajude nossos gestores.
    Até 2018!

    • andre fahr

      Você é bem otimista.

      • Sylvio Montenegro

        Muuuuiiiiiiiitoooooooo otimista! Até porque acreditávamos que o trabalho correto correto tinha começado na gestão do Peter.

  • Gustavo

    Acho que teremos aí uma folga de 100 mil reais na folha de pagamento, na virada do ano. Não se preocupem… Serão usados para aumentar o salário do treineiro. Ele está muito valorizado.
    Façam-me o favor!
    Venha, 2019!

  • José Alberto Bernardes

    Esse time na série B esse ano NÃO SUBIA!Com toda certeza….Que lamentável….Esse Peu é bizarro!

  • Mário RJ

    Mais uma vez, a Flusócio fala de gestão, consultoria, patrocínios, custos, negociação de atletas e afins…

    Questões pertinentes, sim, mas…

    … (i) faltou dizer isso na campanha!!! Na campanha, o mundo era maravilhoso: havia conclusão de CT, contratações de ‘peso’ e estádio próprio. O candidato da situação e a Flusócio precisavam da E&Y para conhecer a distância galática entre promessas e realidade? Não acredito… Mentira eleitoral eu não tolero!!! Estão nos dizendo agora que o trabalho é similar ao do flamengo no início da gestão do Bandeira??? Sério??? Por que não declararam antes???

    … (ii) e o futebol? O que está sendo pensado para corrigir, alterar, aprimorar ou aperfeiçoar o modelo de gestão para o futebol? Não sou contra utilização da base, mas resta claro que não basta para Fluminense a fórmula “base + apostas + atletas experientes em fase descendente na carreira + time mal treinado”… O que está sendo feito para aprimorar o modelo?

    Antes que venham escrever que preciso “apontar soluções”, respondo: não, não preciso porra nenhuma. Se eu tivesse soluções teria me candidatado a presidente do clube…

    Há muita distância entre os posts e a torcida…

    • Davi Carvalho

      Que nada, a flusócio tá mais interessada em ficar respondendo a turma do Mário no twitter, se reunir todos com o elenco e pedir pra lutarem pra caralho pra não cair eles não fazem. Ficar em rede social respondendo as amebas da oposição parece mais divertido pra eles.

    • Sylvio Montenegro

      “Estão nos dizendo agora que o trabalho é similar ao do flamengo no início da gestão do Bandeira??? Sério??? Por que não declararam antes???”

      Pensei que o trabalho do Peter, há seis anos atrás, é que seria igual ao início da gestão do Bandeira. Meu Deus, quanto tempo perdido!

  • Rafael Dambros

    Estamos em Novembro e a única jogada desse time é arremessar lateral pra área.

  • Victor –

    Alguém avisa ao Casagrande que ele tem que comentar sobre o fluminense tbm. O cara é comentarista exclusivo do corinthians.

    • LuizCarlos De Souza Junior

      O cara pediu Jô na seleção e disse que era o craque do campeonato, Você quer o quê de um comentarista desses

  • Gustavo

    Vamos de dois centroavantes agora… cara… o time não tem esquema de jogo, variação tática, criatividade…
    Podem até dizer que a diretoria é muito culpada pelo plantel, no que concordo. Mas a falta de opção tática é culpa de quem?! Da minha vó?!
    É de uma pobreza conceitual monstra esse técnico. Não é possível que ninguém veja isso.
    Não precisa nem ser profissional de futebol para fazer essa constatação… Mas vamos lá, ele é o nosso Alex Ferguson!

    • LuizCarlos De Souza Junior

      “a culpa é da torcida que não comparece ao jogos e não se associa”
      Não sou eu que estou dizendo isso não, ok?

  • Sergio Binda

    É um time tão patético que fica mais tempo deitado do que em pé!!

    Que entrem comendo grama contra a Ponte!!

    Eu promoveria a volta do Pierre…

    ST

    • José Alberto Bernardes

      Ponte cresceu muito nos últimos jogos Sérgio….Melhor torcemos para a Chapecoense ganhar do Vitória amanhã pois Ponte enfrenta o Vitória na penúltima rodada…Torcer pro Palmeiras ganhar do Sport amanhã….E todo cuidado é pouco….Vitória x Flamengo e Vasco x Ponte Preta na última rodada….alguém tem dúvidas que as torcidas desses times vão exigir a derrota se for pra nos rebaixar?

      • Sergio Binda

        Concordo contigo José Alberto, mas foi o Richard sair e nossa cabeça de área virar festa de novo. Se o Pierre tem condição de jogo, coloquem ele pois Marlon Freitas não é jogador. Tirem o Lucas e botem qualquer jogador que tenha condições físicas. Veja como foi o primeiro gol do Corinthians!!!

        A Ponte realmente vem subindo de produção, mas pertence ao nosso escalão, de qualquer maneira vai ser duro. Com esta corrida malemolente do Wendel, do Douglas e do Freitas não vai dar.

        Só que o Abel, nossa diretoria de futebol e nosso presidente acham que está tudo normal.

        Sempre voltamos mole pro segundo tempo, continuamos marcando a bola e nosso time deve ser o que mais escorrega no campeonato!!!

        Não dispensem um empate contra a Ponte. Pelo menos mantemos a distância de 4 pontos contra eles.

        ST

      • Davi Carvalho

        Se eles chegarem lutando por libertadores não devem entregar.

    • Sylvio Montenegro

      Sergio, quando você falou em comer a grama, eu logo ri aqui, pensei logo no sentido literal, estes animais tão mais pra pastar e comer grama do que comer comida de gente.

      • Sergio Binda

        Verdade Sylvio… vivem escorregando e estão sempre muito próximos do gramado. Dai a começar a pastar e um pulo.

        ST

    • LuizCarlos De Souza Junior

      Alguma desses jogadores vão adorar essa história de comer grama… Só que literalmente

  • Gustavo

    Terceiro gol… olhem a distância do Wendel para a bola. Exportem essa mala para a França, antes que desistam!

  • José Alberto Bernardes

    3 centro avantes….Loucura total!Que vergonha!Ainda bem que segunda vou estar viajando na hora do jogo com a Ponte….A gente acaba assistindo quando tá em casa….tô envergonhado com tudo…..Triste demais!

    • Sergio Binda

      O professor Abel é mestre em desarmar o meio de campo.

      Pra ele botar três atacantes deixa o time super ofensivo.

      Nos dois primeiros gols do Corinthians nossos defensores marcavam a bola. Isto é falta de treinamento e de orientação. O terceiro gol nem falo nada. Depois a culpa é do Cava.

      Marlon Freitas e Leo não dá. Não podem ser titulares de jeito nenhum. Nem falo nada de Peu.

      Bom foquem na Ponte, pois contra ela podemos fazer jogo duro. Contra Cruzeiro e Corinthians a diferença é brutal.

      ST

      • Marcelo Teixeira

        Sempre isso Sergio! Foda!

    • LuizCarlos De Souza Junior

      Chamar o peu de centroavante é um insulto aos centroavantes

  • Igor Carvalho

    Incrível como o time não tem combate. O Lucas olha o cara cruzar, nem tenta encurtar a distância, o Léo deixa o jadson vir, olhar e bater… assim fica difícil

  • Luiz Eduardo

    Merece cair . Isso não é futebol de time de série A Obrigado Flusocio. Só decepções

  • José Carlos Nascimento

    Derrota previsível. Com um time composto por jogador sem técnica e sem fibra, a derrota é o resultado que mais acontece.
    Mesmo sendo em casa, temo pelos próximos jogos pois precisamos pontuar.

  • Rodrigo Costa

    Jogar contra esse time é como jogar um jogo de videogame viciado. O macete é cruzar na área. Os laterais deixam cruzar, os zagueiros não acompanham os atacantes e o goleiro não pega uma sequer. Time viciado em tomar gol de bola aérea.
    Contra a Ponte é jogo da vida.
    VENCER OU VENCER!!!

    • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

      Mas você não é fã do Jabel !! Não vale mais o #abel2018 !!

      • Rodrigo Costa

        Acredito que nem tudo é culpa do Abel. Principalmente a falta de atenção e a ruindade de alguns jogadores.

  • Flavio Henrique

    Olhem esse lance do terceiro gol…

    O Jadson domina, olha, pensa, pensa mais um pouco… e a porra do Leo fica olhando. Ele não diminui. Cacete isso é o básico.

    Não dá. Se faz isso na minha pelada é substituído na hora kkkkkk
    Muito fraquinho esse Léo . Lateral de série B pra baixo.

    Precisamos de ao menos uma vitória nos próximos jogos.

    Flusocio, foi pra isso que vocês brigaram tanto???

    • LuizCarlos De Souza Junior

      E no primeiro gol deles o Lucas fez a mesma coisa na lateral direita

  • Eduardo Assunção

    Eu desisto. Chega. A maior perda de tempo e dinheiro da minha vida esse ano foi esse time.

    Ninguém vai ao estadio por isso. Ninguem confia. Não tem retorno em campo e MUITO MENOS fora dele.

    É um nível de incompetência nunca antes visto. É um nível de covardia nunca antes visto. O Abel, horroroso, é o menor dos nossos problemas.

    E já foi anunciado de antemão que ano que vem é tudo igual. Pra mim, porém, vai ser diferente. Não gasto mais um centavo com vocês no comando.

    Uma vergonha.

  • Davi Carvalho

    Triste tudo isso.
    O time tem a pior defesa que já vi, erra tudo, esse terceiro gol vem de uma bobeada monstra do Reginaldo, esse Peu é LAMENTÁVEL, como pode existir alguém tão insípido como esse cara???
    Errou tudo, escorregou toda hora, nada acerta, ridículo.
    Esse Abad montou esse time patético, acreditou que samorin e Xerém dariam conta, aí está essa decisão PATÉTICA desse departamento de futebol,um LIXO.
    Espero que os membros da flusócio parem de PERDER seu tempo no twitter respondendo a turma do Mário e passem a fazer algo em relação a situação medonha que passamos nesse brasileirão, ou faz algo ou a gente CAI.

  • Rodrigo Costa

    Vibrei com a volta do Reginaldo.
    Daí o cara faz o pior jogo pelo Fluminense.
    Que fase a nossa!!!

    • Davi Carvalho

      Falhou muito no terceiro gol, ele praticamente deixa os caras tirarem a bola dele.

  • Valmir Carvalho da Silva

    Esse time do Abad/ Flusocio capitaneado pelo Abelanta merece a segundona.
    Quem não merece somos nós abnegados torcedores.

  • Davi Carvalho

    Por favor tirem Peu do fluminense, não dá pra contar com alguém tão ruim como esse cara, não acerta nada.
    Hoje isento o Abel, ele pelo menos escalou certo e substituiu na hora certa visando ganhar. Sem elenco fica quase impossível.

    • Marcelo Teixeira

      Vc ta ironizando ou é serio?

      • Davi Carvalho

        Cara, Abel fez o que podia, a equipe tava perdendo e ele tentou botar o time pra cima, mas com esse elenco horroroso, fica difícil.

  • Fábio Pitman

    Eu achei q já tinha visto de tudo, mas um time terminar o jogo com 3 centroavantes… é pra chorar.

  • Davi Carvalho

    Eu só espero que amanhã mesmo tenha promoção pra compra de ingressos e chame o time pros 2 jogos em casa, ainda por cima alertando a torcida da necessidade de apoio, porque a coisa tá feia.

  • Gustavo

    E fiquemos com a sensação de torcedor do Guarani. Foi o que restou para nós.
    Obrigado!!!

  • Rodrigo Baroni

    Temos muitas deficiências.

    Muitas,

    milhares.

    Mas quando entramos em campo com LUCAS e MARLON FREITAS, o menino SAMORIN Eslováquia, entramos em campo com menos 2 jogadores.

  • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    Nosso Alex Ferguson terminou o jogo com três centro avantes, Pedro, Peu Horroroso e H Caneludo Faltoso Dourado.

    Triste e patético ver o FFC numa penúria futebolística !!

    • Davi Carvalho

      Peu é uma vergonha, escorregou toda hora e matou contra ataques, tem uma hora que Wendel dá a bola a ele e ele não consegue alcançar, e olha que dava.

    • LuizCarlos De Souza Junior

      Horroroso até elogio para este jogador

    • André Pereira

      Paulo segue defendendo o Pedro…..
      Rsrsrsrs.
      Aquele ali em 2 anos estará encerrando a carreira no Boavista, Paulão.
      Garoto fraco, sem jeito e indolente.

      • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

        Grande André, tá sumido ! Bom te ver por aqui !

        Pedro jogando uns 8 jogos na sai mais deste time !! Atualmente tento acreditar até em Papai Noel.

        Abraço !!

  • Gustavo

    Largando um pouco a revolta de lado…
    Parabéns Corinthians! Título muito merecido. Estão de parabéns. Num cenário nacional no qual alguns times injetaram milhões no plantel, o clube conseguiu o título do campeonato mais difícil do país, sem fazer investimentos expressivos. Prova de que competência Tb é necessária para o sucesso desportivo,
    PARABÉNS!

  • José Alberto Bernardes

    Vou REPETIR…VITÓRIA X FLAMENGO e VASCO X PONTE PRETA na ÚLTIMA RODADA!Prestem ATENÇÃO!

  • Luiz Fernando De Oliveira Juni

    Só Rivotril pra dar jeito na minha raiva…pqp que ano horroroso esse de 2017 pra nós tricolores!

  • Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    Amanhã abnegado tem a obrigação de secar o Coritiba, Vitória e Sport.

    É o que nos resta, porque a vaca voltou a se aproximar do brejo e do inferno!!

    • felipe soares

      Q se danem Coxa e Vitória…
      Torçamos para o Palmeiras ganhar do Spó hj em SP.
      Acontecendo isso, q é possível, basta ganhar da Ponte na 2a e está resolvido…
      (o problema é esse “basta”)
      Quero o 16o lugar e nada mais… É o máximo q eles merecem

  • LuizCarlos De Souza Junior

    Meu Deus do céu! Os meninos do Samorim são absolutamente horrorosos…
    O Peu e o Marlon Freitas escorregam toda hora. Que jogador fraquíssimo esse Peu…
    Deve ser por isso que o Abel nem leva o tal de Luquinhas pro banco…ele era reserva do Samorim, imagina o nível, se os titulares do Samorim são assim..
    E que falta de vontade no início do segundo tempo…Lucas e Léo assistem os caras cruzarem, chutarem em gol… No máximo levantam uma perna…
    Decisão segunda contra a Ponte Preta… Vai ser duríssimo… Estamos no nível de Ponte Preta, Vitória, Coritiba, Avaí, Sport, etc… Deus nos ajude, por se depender de alguns jogadores…
    Na série B não dá pra sanear as finanças…abram o olho..

  • LuizCarlos De Souza Junior

    Respeitem o Olaria… Pelo menos o Olaria tem raça e corre e marca..

    • Rafael tricolor

      Com certeza ! Não tenho a menor dúvida disso. Usei da ironia ao usar Olaria que, não é time da série A, assim como esse medíocre Fluminense versão 2017 tb não é.

      • LuizCarlos De Souza Junior

        Também estava brincando mas duvido que um time do Olaria fosse tão passivo em campo…

        • Rafael tricolor

          O Olaria daria uma sonora goleada nesse patético Fluminense prezado tricolor. Atingimos um ponto de mediocridade difícil de reverter. Com essa galera que tomou conta do clube a única “conquista” que teremos será um novo rebaixamento. Lamentável !

  • LuizCarlos De Souza Junior

    E a coisa tá tão feia que olhando o Marlon Freitas parece que o Pierre faz falta…vade retro

  • Davi Carvalho

    A essa hora, rede social dos flusócios on fire, só na briguinha pessoal com a turma do Mário.
    Enquanto isso o Fluminense afunda.

    • Gustavo

      Mario tem muita responsabilidade pela situação atual do Flu. Só o fato de estarmos pagando salário de Wellington Paulista, já comprova o que digo…
      Minha revolta não me cega a este ponto.

      • Davi Carvalho

        Mas ele está no flu hoje??? Não né, então não adianta chorar o leite derramado e ficar PERDENDO TEMPO respondendo a turminha dele.

      • Leandro

        Não gosto dessas conversas sobre a política interna. Acho que o Mário errou, sim.
        Mas, para fazer justiça. vale lembrar foi ele quem bancou a contratação do Richarlison (com o apoio do Peter). Na época, achei o valor muito alto, mas o fato é que, em 2107, o valor da venda se tornou a maior fonte de receita do clube.
        ST

  • José Alberto Bernardes

    Perfeito sua observação sobre essa do Romarinho!

    • luiz

      Essa é uma das inúmeras demonstrações da falta de critério do Abel !

  • Sergio Binda

    Pois e tricolor, chegamos a este ponto. Luta pela sobrevivência.

    ST

  • Jose Cláudio Melo

    Gosto muito do Abel como ser humano, mas como treinador tem errado muito. só resta torcer para não ser rebaixado, e que acabe logo, pois este ano tá difícil assistir jogos do Fluminense.

  • Jorge Coutinho

    Texto correto.
    Teoria bacana.
    Só faltou dar nome aos bois Sandor e Diogo bueno.
    Agora o restante deus nos livre.

    Precisamos de time… com urgência…
    Com ou sem auditoria..
    Com ou sem E&Y
    Com ou sem controle de custos…
    Eh certo fazer o q estão fazendo ?corretíssimo!!!

    Mas sem time não adianta
    Vamos perder tudo.. torcida , investidores, premiações,sócio, figurantes de torneios..

    A bola não entra por acaso.. o time eh a cara do seu depto de futebol, lixo e casa da mãe Joana!!

    Manda embora esse depto inteiro… MT, Torres, Abel, analistas de desempenho!!! Manda tudo pro casa do carvalho!!!

    Xerem consumir 20 M e samorim 4 M por ano??? Pra isso????

    Sr MT não entrega nada!!! 13 anos no clube!!!

    Acorda!!!!

    Chega de tapinha no ombro e amigogramas!!!

    O trabalho acima exaltado veio de pessoas qualificadas !!! Sigam o exemplo pro futebol carro chefe do clube!!!

    Não eh estágio, eh trabalho!!!!

    E por Deus que está no céu, análise de desempenho na mão de estagiários pra desenvolver trabalho???? Isso aqui eh FFC, sabem o que isso quer dizer??

    ST

  • Sylvio Montenegro

    Mais uma vez não quis ver o jogo, ainda bem. Estava no carro e nem liguei o rádio, só uma espiadinha de vez em quando na internet pra ver quanto estava… e, no final, o sentimento é como aqueles cartazes que às vezes vemos nos estádios: eu já sabia.

    Pela tabela e do jeito que as coisas estão quem fizer 46 pontos não cai, ou seja, apenas uma vitória ou três empates nos jogos que restam. É o mínimo que se pode esperar ao enfrentar três times que estão abaixo de nós na tabela, sendo que um deles já rebaixado.

    Coloquem o ingresso bem baratinho nos dois jogos que faltam e chamem a torcida para apoiar, apresar de ser uma cara de pau convocar a torcida para ver esse lixo jogar, mas não é pelo time nem pela diretoria, é pelo Fluminense, que é muito maior que tudo isso.

    • Gustavo

      Sylvio, desconfio que a torcida está cansada e decepcionada. Infelizmente, se dependermos de número para fugir da série B, sucumbiremos.
      Ainda que coloquem o ingresso a R$10,00, não colocaremos mais de 15000 pessoas no Maraca. E eu não culpo meus irmãos tricolores por isto.
      Fomos traídos e estamos MUITO ressentidos. Parabéns a todos os envolvidos.

      • LuizCarlos De Souza Junior

        Cara eu tô tão aborrecido com esse time que se a entrada for de graça e me pagarem a passagem e derem um lanche, nem assim eu tenho vontade de ver o jogo.

      • Valmir Carvalho da Silva

        Exatamente o que penso. Sentimos a dor da traição, fomos enganados. Acho que se a entrada para o próximo jogo for Franca o público não passará de 15 mil

    • Davi Carvalho

      Mas quem deveria fazer isso a essas horas tá lá se digladiando com os Mario boys, parece que defender grupo político tá acima do bem estar do clube.
      Por que não se caga pra oposicionista que nada tem a acrescentar e não passa a se concentrar só no time??? Estamos precisando de união, ingresso barato e chamadas na internet.
      Dá pra empatar os dois próximos jogos e ganhar o goianiense, 48 pontos e primeira divisão garantida.

      • Raphael Logrippo

        Eu acho melhor ganhar o próximo. Esse negócio de ganhar o último jogo, não parece nada bom.
        ST

      • Claudio Souza

        O mais preocupante é a mera existência de um grupo do Marimed !

        ST

        • Davi Carvalho

          Dinheiro e cargo faz milagre.

        • Matheus Pedersolli

          nao, o mais preocupante é o estado em que deixaram o clube.

  • Claudio Souza

    Mesmo com Wendell avançando e batendo cabeça com Sornoza no ataque e com Lucas e Léo deixando os jogadores do Gambá cruzarem todas as bolas que queriam na área, ainda fizemos um primeiro tempo razoável.

    Depois, bastou o time da casa apertar um pouquinho pra nosso time, que não consegue se impor nunca, entregar a paçoca.

    Aí, a anta-mor começou a mexer na sua caixa de ferramentas pra fazer o de sempre. Despovoou o meio de campo, colocou 4 atacantes e terminou de entregar o jogo.

    Henrique e Reginaldo fizeram as suas piores partidas do ano. Léo, que no início do ano pecava nos cruzamentos, mas marcava bem, hoje é uma avenida.

    Esse Peu, ainda que tenha jogado pouco e sido muito pouco testado, não mostrou o mínimo necessário pra merecer estar no elenco principal do Fluminense.

    Marlon Freitas não pode continuar no ano que vem. Junto com Nojeira, é jogador pra ser emprestado e não voltar mais. Muito ruim.

    É tanta coisa que precisa ser feita pra começarmos a ter um time, que gastaria horas escrevendo aqui. Que Abelanta e seus “eleitos” ao menos consigam os 4 pontos que nos faltam para fugir da vergonha maior.

    O ano, que começou alvissareiro, termina melancólico e preocupante…

    ST

  • Sergio Binda

    A ultima vez que vi o Fluminense com padrão de jogo e com preparo físico foi em 2010 com o Muricy. Nem em 2011 / 2012 havia padrão de jogo. Ganhamos no talento do elenco.

    Vendam o Wendel, negociem o Orejuela, não renovem com o Lucas, cheguem a um acordo com o Gum (que na minha opinião poderia se aposentar e trabalhar como supervisor de futebol), se desfaçam do Leo. Tentem trazer jogadores razoáveis que tenham gana de aparecer e se adaptem ao futebol de marcação exigido nos dias de hoje.

    Pagam 500 mil pro Abel????? Paguem isto ao Cuca e deixem o Abel vir para o Palmeiras. Garanto que aqui em Sao Paulo, com este apego a boa vida que ele tem, não
    dura dois meses.

    ST

  • José Alberto Bernardes

    Time contra a Ponte….Cavalieri,Lucas,Renato Chaves,Henrique e Marlon;Pierre,Wendell ,Scarpa e Sornoza;Dourado e Marco Júnior.Com Marquinho talvez de lateral esquerdo…Empate já é lucro!

    • Davi Carvalho

      Empata esse e contra o sport, ganha do goianiense e se livra.
      Ainda dá.

      • Eric Mesquita

        Se formos para a última rodada precisando de um mísero empate, fudeu!!!! Será o Brasil inteiro contra nós.
        ST!

    • LuizCarlos De Souza Junior

      Lucas! Renato Chaves! tira o tubo! A que ponto chegamos… E o pior é que até acho que o Pierre tem que jogar mesmo…

      • COSTA

        Você tem dúvida.
        Eu nao

  • LuizCarlos De Souza Junior

    O certo é Nojeira..

  • Carlos Laport

    Flu = Saco de pancada série A

    • Gustavo

      Sem maiores esclarecimentos.

    • luiz

      Primeira Vitória do Campeão de virada em todo o campeonato só poderia ser contra esse time ridículo, vergonhoso.

    • Matheus Pedersolli

      Eu sabia que perderíamos pro cruzeiro e pro corinthians e sabia que ainda viria humilhação de lambuja. nao sobrou nem a artilharia do dourado, ainda me deixaram o jo fazer dois gols. escroto ! escrooooooooooooto.. timinho pequeno!

  • Davi Carvalho

    Cara, vai por mim, se empatar os dois próximos jogos e vencer o goianiense a gente não cai. Ainda dá.
    Mas pra isso é preciso concentração no momento do time e esquecer oposicionista que nada tem a acrescentar.

  • Daniel Bastos

    Só depende da gente. Mas com este futebol/técnico/elenco, invoco deus para nos anos ajudar.
    Podemos colocar 100 cabeças de área q o time não tem pegada. Deixa o adversário jogar. Vide 1 gol do Corinthians. Lucas marcou a 3 metros e deixou cruzar.

    O q mais me admira e deixarem certas pessoas no flu até a antepenúltima rodada.

  • Davi Carvalho

    Galera, eu sei que tá uma merda, mas sem discurso derrotista.
    Vamos nos unir pra segunda, todos juntos, vamos lutar pra vencer a ponte num maraca cheio e vibrante, o time precisa.
    Tem que apoiar até se eles errarem, o clube precisa, o Flu, nessa penúria financeira que vive, não pode cair, seira lamentável e terrível para o futuro do clube.

  • Gustavo

    O que me incomoda é essa mania que existe no Fluminense de classificar jogadores feitos em Xerem como craques.
    Sinceramente, qual foi o último jogador formado em Xerem que é craque?! Respondo: Marcelo.
    Peço que me desmintam. Mas acho difícil.
    Neste contexto, tenho muita tranquilidade em falar que Scarpa, na década de 70, seria um aceitável reserva do Gerson. Mas nos dias de hj, o cara não é craque, não merece a deturpação de categoria que fazem em Laranjeiras, tampouco plano de carreira para ser ídolo do Fluminense.
    Que os critérios em Laranjeiras sejam aproximados da realidade, e que paremos de endeusar jogadores medíocres.
    Essa camisa é muito importante para ir se perdendo pelo entorpecimento de alguns!

    • Fernando Ventura Jr.

      E olha que não acho o Marcelo craque. Gerson foi um grande jogador, mas na época em que o futebol se jogava em câmera lenta, como a máquina de 75 jogava e quando pegou um time que juntava técnica com garra como o Internacional foi derrotada.

      • Flavio Henrique

        Gerson, foi um dos maiores jogadores de meio campo que já existiu.

        O futebol era muito mais técnico naquela época. Hoje é tático.

        Pega o Gerson e dá o condicionamento físico de qualquer jogador de hoje em dia e ele estaria no Real ou Barcelona. A preparação física mudou MUITO. Hoje em dia existe suplementação alimentar. Fisioterapia…

        Agora pega um bom jogador de hoje em dia, qualquer um, pode escolher, tira dele o condicionamento fisico e coloca pra jogar em 70. Não dava nem pro começo !!!!

        Sobre 75, lembro que o Gerson já tinha 34 anos nesta época. Em 1975, a maioria dos jogadores de 34 anos já estavam aposentados. 31, 32 anos já era considerado velho…

      • DANIEL

        Gerson não fazia parte daquele time

  • Mauro Carvalho – SP

    Triste ver um bando de garotos, nenhum cascudo, nenhuma referência mais experiente conduzindo o time em campo. De fora Abel perdido e teimoso, não consegue transformar o que tem nas mãos em um time de futebol. Nossa diferença para o modesto time dos Gambás é que lá não estão brincando. A comissão técnica é séria e competente.

    FLUSOCIO, VOCÊS TEM MUITA RESPONSABILIDADE PELA SITUAÇÃO ATUAL. CORRIJAM E NOS DEVOLVAM UM CLUBE DE FUTEBOL.

    ESTÁ FAZENDO MAL A SAÚDE ASSISTIR ESSES ENGANADORES EM CAMPO.

  • Marcelo Teixeira

    Num momento que se fala tanto em gestão , profissionalismo, etc. Vejo uma relação nada profissional de cobrança ao Abel. Se mistura o fato dele ser tricolor, de nos defender, trabalhar com prazer no clube , a tristeza pessoal que passou, etc…com a análise do seu trabalho. O trabalho é péssimo! Péssimo! Horroroso! Vergonhoso!

    Começamos bem o ano. Mas ele insistiu com o Renato Chaves. O mesmo entregou no primeiro jogo da final do carioca. No segundo jogo foi a porra do Maranhão. Na copa do Brasil nem cobro. Pegamos um grande time. Na sulamericana? Bom…o clube ferrado de grana. A torcida ansiando pelo titulo. Cenario pronto pro sucesso. E ele estraga td com substituiçoes idiotas. Porra. Olhem o nosso elenco e comparem com outros do Brasileiro. Olhem o corinthians…vasco…botafogo…santos…e olhem a colocação desses times. Sera que nosso tecnico nao tem culpa? Perdemos uns 15 pontos no minimo.por conta da insistencia idiota com 3 volantes. Hj foi melhor. Eram 3 camisas 9 em campo. E sem meio campo. Dourado, Pedro e Peu. E ai dele que venha falar q o peu é jogador de lado. Pra fechar…mesmo que esteja atrasado, o abel ganha um otimo salario. Nao cabe mais isso.

    O elenco é sim deficiente. Mas nao justifica essa campanha pífia.

    Dito isso, é triste pra cacete ver esse post…e depois de 6 anos de gestao peter da Flusocio, apoiada por grande parte da torcida, que estamos num primeiro ano de ajustes como foi feito no rival. So podem estar brincando com o torcedor ne? 6 anos de gestao. Pediram nosso voto na reeleição e tb na eleiçao do abad. Ganharam. E esse papo que nao sabiam de nada? Parecem essa porrada de politico que nunca fez e nao sabe nada.

    É muito melhor botar a cara, assumir as porcarias dos erros, pedirem desculpas sinceras e solicitarem apoio. Nunca vi um so fazer isso. Nenhum.

    Estou envergonhado de ver esse time jogar. Espero que ganhemos da ponte, mas to temendo pelo pior. Foi exatamente assim em 2013. Arrancamos…estavamos confortaveis…e paramos. E deu no que deu. Ja com o Abel em 2005, precisavamos de 1 ponto em 15 nas ultimas 5 rodadas pra voltarmos a liberta. Perdemos todos os jogos de forma ridicula. No mesmo 2005 perdemos uma copa do brasil pro paulista. E por muito pouco nao perdemos um carioca pro Volta redonda. Ninguem lembra disso? Abel é um otimo gestor de grupo. Mas um pessimo tecnico. E quando ele perde a mao do elenco, acabou. Pq os caras param de correr por ele. Vejam o que aconteceu apos o titulo de 2012.

    Desculpem o desabafo, mas creio que não tenha falado nenhuma mentira. E espero de verdade que a flusocio reflita.

    E so pra fechar. Citaram a gestao do rival. Os ajustes. So pra lembrar, o rival acabou com todos seus esportes olimpicos no primeiro ano. Todos. So manteve o basquete q tinha patrocinio proprio. Nao a toa ganhavam td. Nos estamos ferrados de grana e investindo cada vez mais em esporte olimpico sem nem resolver o problema do futebol. E somos Fluminense Football Club!

    St

    • Fernando Ventura Jr.

      Mas nesse último ponto há que se separar os futebol da parte social e dos esportes amadores. O Volei conseguiu uma verba à parte e vem fazendo bonito. Tem que se questionar se ainda é válido apostar no Samorim, que é um projeto de médio/longo prazo. Fazer um planejamento com pré-temporada, esquecer o torneio da Flórida, sair da Liga, adotar uma postura profissional de cobrança dos jogadores e da comissão técnica, fazer contratos dentro da realidade do clube, sem grandes jogadores, mas comprometidos, afastar na medida do possível a influência de empresários e procuradores. A Flusócio se perdeu em algum ponto.

      • Davi Carvalho

        A Flusocio se perdeu quando ao invés de se concentrar na gestão do clube, passou a defender o Abad em rede social 24 horas por dia.
        Basta um Mariominion escrever uma merda na internet para os centuriões da flusocio irem lá responder, enquanto isso foda-se o andamento do clube, do time.
        Falta concentração, norte, rumo.
        Tem gente que parece que só quer defender a gestão.

        • Jonas Rimmer

          Eles estão bem mais ativos online, com certeza!

      • luiz

        A Flusócio se perdeu em alguns pontos, para sermos mais precisos.
        ST

      • Daniel Bastos

        em algum? Em varios….

      • Claudio Rodrigues

        Eu ainda aposto no Samorim, mesmo reconhecendo que está sendo mal gerido pelo Fluminense. É necessário realizar ajustes.

        No mais, comentários mais que perfeitos.

      • andre fahr

        Na minha opinião a Flusócio se perdeu em vários pontos:

        . Postura lamentável nas eleições, principalmente o factóide do estádio na Barra e a ocultação da real situação financeira do clube;
        . Várias promessas eleitorais totalmente irrealistas, como a contratação de um ídolo e um Fluminense forte e protagonista no cenário brasileiro;
        . Apoio e elogios a péssima gestão do Peter, que com certeza está entre os piores presidentes da história do Fluminense;
        . Atitude infantil e belicosa quando recebem críticas, atacando quem as faz e sempre tentando arrumar desculpas, normalmente tentando culpar outros, para os inúmeros fracassos acumulados;
        . Planejamento irresponsável e fadado ao fracasso, apostando em um grupo de jogadores que já provaram nos anos anteriores que não têm condições de formar um time competitivo para a série A;
        . Postura covarde do Abad e Marcelo Teixeira, sempre se escondendo da imprensa e usando o Abel como escudo;
        . Investimento nesse projeto bizarro na Eslováquia, que só serve para humilhar o torcedor e expor a marca Fluminense ao ridículo.

        Esses são alguns dos pontos que eu destaquei, mas como estou com preguiça de continuar escrevendo vou parar por aqui.

        • Rodrigo Baroni

          O factoide do Estádio Barra, caso houvesse um pingo de verdade naquilo, seria, no meu ver, um grande tiro no pé, no local onde anunciaram !!!!!!!!!!!!

          Além de ser em terreno pântano, ali nas proximidades da Vila do Pan NÃO passa UM ÔNIBUS SEQUER, NÃO HÁ METRÔ, NEM TREM, NEM BRT, NEM NADA… Já para o CT, a localização é ótima. Mas para estádio…

          Ali só se chegaria de carro, e teriam q construir estacionamento, e o trânsito pra lá é péssimo, terrível, via linha amarela, e estádio lá só encorajaria moradores da Barra e região a ir ao jogo, e afugentaria o resto da cidade e afugentaria todo o Grande Rio, q levaria 1, ou 2 horas pra lá chegar, e o mesmo tempo para sair…

          ÀS vezes acho que tem uma turma no Flu q quer muito um estádio naquele bairro pois moram por ali, pois assim, esta galera, chegaria no estádio em 5 minutos. Tem uma galera q quer o estádio a 5 minutos de sua casa, e q se dane o Flu…

          Em tempo: pra mim, estádio do Flu na Barra seria ótimo, mas acho q pro Flu, no local q citaram, péssimo…

          Na Barra, só seria um pouco plausível haver estádio do Flu onde há centrais de BRT, como há no parque olímpico (onde tentou o Pedro Antônio), jardim oceânico (mas aqui, não há terreno), e teriam q construir estacionamento…

          Onde o Peter queria, e no entorno do nosso CT, acho PÉSSIMO…

          O Peter não estudou nada…Não fez um estudo…Precisam estudar…

          O Engenhão, bem perto dali, uns 10 km, , COM TREM E com mto mais ônibus q a vila do pan e CT, vive COMPLETAMENTE ÀS MOSCAS. Só enche em jogo decisivo. estádio para 40 mil, q recebe em média 6 mil pessoas, com trem e ônibus na porta…

          E não duvido que a atual administração, completamente perdida e tonta, tente ou esteja tentando algum terreno público por ali nos confins da Barra confidencialmente, onde só se chega de carro, e mesmo assim com grandes dificuldades…

        • DANIEL

          Concordo principalmente quanto item abaixo que eu colei da sua mensagem:

          . Apoio e elogios a péssima gestão do Peter, que com certeza está entre os piores presidentes da história do Fluminense;

      • DANIEL

        Pois e triste concordar que vc tem razão nas criticas ao Abel, porem , não coloca R Chaves quem entra , Reginaldo, Nogueira, Frazan, não sei se são melhores, para mim, são piores. Tambem acho terrivrel jogar com 3 volantes, mas quem entra, e convenhamos também que o Sornoza não esta com essas bola toda, quem colocar no lugar Luquinhas Samorim, Robert, etc…

        Romarinho horrivel, Maranhão idem, quem coloca no lugar, Peu, Pedto, W Silva ( o unico viavel pra mim infelizmente sem condiçoes fisicas, que o digam os medicos franceses ).
        Infelizmente o time titular ainda era razoavel quando tinha o Richarldson, depois nficou altamente deficiente, porque os reservas são deploráveis

      • Matheus Pedersolli

        Discordo totalmente no volei, fazendo bonito onde ? qual o teu conceito de “fazer bonito” ? ser figurante ? o volei feminino ja tá no terceiro ano e, tirando o primeiro que era de subida á superliga A, se mantém coadjuvante e saco de pancada dos favoritos. Uma vergonha, fla e vasco fizeram times no basquete pra vencer, o cruzeiro fez time no volei masculino pra vencer, só o flu fica nessa de timinho coadjuvante., melhor acabar o volei mesmo. Fazendo bonito, essa é boa.

      • Marcelo Teixeira

        Não acho que venha fazendo bonito, mas respeito sua opinião.

        A verba a parte é da tim? A tim está na camisa do futebol. Se entrou algo da mesma empresa no vôlei, esse algo mais deixou de entrar no futebol. Talvez pq quem negocia esteja com essa visão de fomentar os esportes olimpicos. Alias, nao sou contra isso. Mas não pode ser fomentado por um clube cheio de dividas e que nao consrgue arcar com suas despesas justamente no futebol.

        St

    • Sergio Binda

      Permita – me assinar seu excelente comentário.

      ST

    • Flavio Henrique

      Perfeito.

      Sinceramente, o que mais me irrita é a FLUSÓCIO esquecer o mundo maravilhoso que ela mostrou antes das eleições. Estádio, jogadores, time forte, conclusão do CT.

      Dias depois da eleição tudo mudou !!!! Pouco dias depois a realidade já era outra !!!!
      Soa como mentira. Parece história só pra ganhar eleição.

      Um outro ponto que nunca entendi é agora o Mário ser inimigo, desonesto, etc. Até pouco tempo atrás o cara era aliado, inclusive postando aqui no blog !!!!
      Fica parecendo a briga do Temer com o Lula…..

      Triste, muito triste. Torcedor do FLU não é bobo. Isso será lembrado e cobrado nas próximas eleições.

      Flusócio, a hora é de repensar, reformular. E assumir os erros !

    • Raphael Logrippo

      Marcelo, já pensei exatamente como você por muito tempo em relação ao time, ao treinador e até em relação à diretoria. Mas, hoje, vejo-me forçado a me render às evidências e mudei radicalmente de opinião.

      Em primeiro lugar, acho imprescindível reconhecer que os grandes e maiores culpados somos nós. Acreditamos, porque quisemos acreditar, num projeto que, apesar de nos ter sido apresentado falseando a realidade, carregava, desde o início, uma carga de risco enorme. Um funcionário público que nunca antes tínhamos visto administrar; um grupo gestor de decisões do futebol que claramente nos avisava que só serviria para pulverzar as cobranças e por aí vai. Temos nossa responsabilidade nessa história também.

      Em segundo lugar, esse time jogou alguma bolinha NO COMEÇO DO ANO por um simples fato: o grupo estava relativamente inteiro e os adversários ainda não haviam estudado as características daquele grupo de forma eficaz para neutralizar ou embaraçar as melhores jogadas. Além disso, mesmo naquela fase, o grupo já estava na conta do chá. O declínio vertiginoso e gradativo adveio das seguidas e imparáveis contusões: Scarpa; Sornoza; Wellington Silva etc. Nenhum deles retornou sequer perto do futebol que apresentavam quando pararam. A cajadada de misericórdia adveio da venda do Richarlison (quem diria?).

      Em terceiro lugar, atribuir ao Abel erro seguido de erro é muito fácil aqui do lado de fora. Lá dentro a coisa é BEM diferente. Nós já pedimos a entrada de todos os nossos promissores “inhos” e “nomes compostos” da vida. Quase todos, senão todos, entraram em algum momento e invariavelmente jogaram mal; afastado, por óbvio, algum lampejo de boas jogadas, as quais nos fizeram acreditar que jogariam melhor do que aqueles que estavam antes. Sim, aqui mesmo nós já pedimos Renato Chaves, já pedimos Reginaldo, já pedimos Marco Junior etc. e já defenestramos todos eles também.

      Em quarto lugar, eu não tenho mais coragem de atribuir essa culpa toda ao Abel quando vejo em campo que as jogadas planejadas só não resultam em sucesso, por absoluta ruindade dos jogadores. O Sacarpa sismou que vai conseguir fazer um gol no ângulo adversário chutando colocado de fora ou da entrada da área e, com isso, MATOU DEZENAS de ataques; pelo menos três a cada jogo. Esse Wendel, tão festejado aqui outrora, com o devido respeito, não joga absolutamente nada. Esse, sim, é que deveria ter sido vendido. O Wellington Silva entra em campo no segundo tempo e só aquela cena de ele dando uma corridinha para a posição revela-nos claramente a lesão pubiana (todo travadão, contando com o aquecimento do corpo para dar uma melhorada e quando consegue, o jogo acabou). Douglas? Esse eu acho que se sair do Flu, tal como vários outros, nunca mais joga futebol profissional. Os laterais. Que laterais? Nossos jogadores laterais não driblam, não defendem e não cruzam bem; aliás ninguém cruza bem nesse time. O meio-campo inteiro, titular e banco não só desarma mal, como passa muito mal a bola e não se posiciona bem para receber livre. O ataque é a voluntariedade do Dourado, que todos conseguem ver que dá o sangue em campo, e só; ainda assim a bola só chega nele quadrada. Quantos passes errados? Quantas perdas de bola para si mesmo? Quantos passes de seis metros que são verdadeiras porradas para o companheiro dominar? Quantos chutes a gol (longe) tendo um companheiro livre e cara-a-cara? Milhares de vezes tudo isso nessa temporada.

      Enfim, já pensei muito como você e outros colegas de blog; hoje não consigo mais. Abel tem culpa proporcional, apenas proporcional à nossa, à da diretoria e 1/30 à dos jogadores. Enquanto o viciado não assume sua condição, ele não consegue se livrar do vício. Enquanto nós acharmos que “nosso elenco não é muito pior que o dos outros times do Brasil” – consultando a escalação numa folha de papel – eu não vejo solução. Pode ser até que nossos jogadores venham a evoluir; mas, hoje, são péssimos em todos os fundamentos básicos.
      ST rumo a só mais três pontinhos.
      Depois disso, repensar geral.

      • Matheus Pedersolli

        acreditamos…

        Como vocês são enganados fácil né ?

        Quer comprar minha bic usada ? Dois milhões de dólares ! baratinho, de pai pra filho pra voce, sou profissional !

      • DANIEL

        Concordo, quando acreditamos que temos time semelhante aos outros participantes do Campeonato Brasileiro, penso que estamos nos iludindo, nosso time é bem fraco, principalmente depois da saida do Richarldson e total falta de condições de jogar futebol do W, Silva ( coisa que só os médicos franceses descobriram ).
        Prepara fisico deficiente, nossos jogadores vivem com contusões ( coisa estranha ) e demoram uma eternidade para voltar, vide o caso do Juan do Flamengo , 39 anos, se machucou no Fla x Flu, parece que ja esta pronto para voltar, no Flu todos se machucam em só voltam no proximo ano.
        Assim fica dificil. No final é muito facil, tudo culpa do Abel, não que ele não tenha, mas a culpa principal não é dele, isso eu tenho certeza.

    • Fábio Pitman

      Matou a pau.

    • Paulo R. Evaristo

      Eu falo isso há anos. Por melhor que seja o técnico é preciso que haja cobrança. Uma vez comentei isso com o Peter, e ele me disse que Abel, Muricy e Luxemburgo por exemplo não aceitam qualquer tipo de intromissão. Até na novela das 9 na Globo há reuniões semanais e dependendo da audiência, chegam a obrigar ao autor a fazer mudanças, inclusive na história. Antes de pensar no técnico é preciso ter uma uma diretoria no futebol atuante, com scout funcionando, com conhecimento de futebol e do mercado, entre outras virtudes, para que possa trabalhar em conjunto com a comissão técnica monitorando a mesma, ajudando e cobrando também. Só para dar um exemplo outro dia o Abel não sabia que o Dourado estava pendurado . Teve também aquela declaração do Abel minimizando a importância da Liga e consequentemente desvalorizando uma conquista nossa.

      • Marcelo Teixeira

        Exatamente!

  • Aluisio Silva

    Meio e ataque do Corinthians ontem, no 2ºtempo:
    Gabriel = volante que gosta de avançar quando pode
    Rodriguinho= meia habilidoso, sempre jogou do meio para frente
    Jádson= meia avançado
    Romero e Claison= atacantes de lado
    Jô= centroavante tipo pivô, paradão.

    Ou seja: UM ÚNICO JOGADOR COM VOCAÇÃO PARA MARCAR.

    E foi um baile no 2º tempo…
    E nosso time tem entrado com 3 volantes, meias que não entram na área, atacantes de lado que servem mais para marcar o lateral adversário.

    Eu acho que Henrique Dourado deveria pedir insalubridade, tá difícil jogar ali, sozinho, implorando por uma das bolas cruzadas aparecer na frente dele.

    Enfim: nosso time em campo é o mais puro reflexo do que ocorre fora de campo.
    Todos nós sabemos disso, apesar de alguns que preferem ver outra coisa.

    Qualquer funcionário percebe quando a empresa onde trabalha está sem rumo, sem comando. Certo?
    Agora imaginem os jogadores, com seus empresários sempre buscando informações e brechas! Claro que eles sabem o vazio que existe no comando. Isso reflete em campo, no vestiário, em tudo.
    Explica derrotas vexaminosas, com jogadores desinteressados. Correr prá que, devem pensar… quero é ir pro Parmeira, pro Cruzeiro, pro PSG… ou Benfica mesmo.

    O pior de tudo, o que realmente me desanima é ver que, entra ano, sai ano, o cenário continua. Isso porque ninguém fez o diagnóstico correto – problemas na direção, este é o diagnóstico! O clube não sabe onde ir, muito menos como ir. Dá nisso que tá aí… sem rumo. E quem anda sem rumo geralmente cai no buraco.

    Vamos brigar com Sport e Ponte. Resta torcer. Nosso passado recente apavora. Me apontem um tricolor que não esteja tendo pesadelos…

  • Leonardo Vieira

    Secar Vitória e Sport hoje – Derrotas
    Ganha da Ponte na próxima rodada. – Acaba o sofrimento.

    • Carlos

      A que ponto a gente chegou? Em 2012 a gente secava o ATLÉTICO-MG numa partida com o Vasco para a gente conquistar o TETRACAMPEONATO. Hoje a gente tem que secar os pequenos SPORT e VITÓRIA para escaparmos do rebaixamento.
      E ainda tentam mostrar que fizeram tudo direitinho..

  • Marlon Tavares

    Nota típica de quem quer se isentar de responsabilidade, culpando a gestão anterior, sendo que fazia parte da mesma, inclusive aprovou as contas da mesma!
    Derrota mais que previsível, nossas finais começam agora, ponte, sport e atlético GO, por mais que erros tenham sido cometidos nossa torcida tem que apoiar nessa reta final, ser rebaixado seria péssimo em todos os sentidos.

    Lista de técnicos demitidos em 2017. Será que o Abel é pior que eles?

    https://noticias.bol.uol.com.br/bol-listas/conheca-os-21-tecnicos-demitidos-no-brasileirao-2017.htm

  • Davi Carvalho

    Volto a dizer, se empatar com a ponte e com o sport, ganhamos do goianiense e não caímos.

  • André Pereira

    Se chamarem, aí mesmo é que nego não vai.

  • Angelo Costa

    Falam tanto em ” parceiros” , cadê o dinheiro ? ou será que esse ” parceiros” entram com colchões, exames de sangue, seguro e estadia em Orlando? coloca a marca no uniforme por isso ? lembro que no começo do ano não acertaram com a Caixa por acharem o valor ( R$ 12 milhões) baixo e queriam valorizar a instituição Fluminense, agora essa tal valorização não existe mais ? Estão fazendo do nosso Fluminense um time pequeno, estão fazendo vergonha encima de vergonha esse ano de 2017, essa administração não tem força pra nada, como será 2018? já deram a entender que não terá investimentos no time … vai ser essa agonia ?

  • Claudio Rodrigues

    O sofrimento ontem começou com a vitória da Ponte, essa definitivamente não estava nos meus planos… A coisa ficou muito feia.

    Em 2018 Abel só de vice de futebol, e olhe lá, vai que ele serve pra isso.

    Atlético PR e São Paulo não caem mais, a Chape se livra hoje. Triste, muito triste… Ontem nem vi o jogo, já sabia que íamos perder…

    O Avaí jogou muito melhor com o Cruzeiro que a gente, coisa horrorosa. Temos que torcer pra derrota de Vitória, Coritiba e Sport…

    Duas paradas duríssimas no Rio e ainda acho que não escaparemos com três empates, então temos que ganhar de alguém e não é bom deixar essa tarefa pro último jogo.

    Saudações Tricolores!

  • Léo Jr.

    O problema não é de gestão operacional do clube. É de gestão de pessoas. O descompromisso de alguns vários jogadores deveria ser motivo de punição, afastamento, sei lá…

    É muito foda assistir o time se arrastar em campo. Dá raiva demais. Falta de respeito total com o torcedor e com a instituição.

    Na minha visão, o clube deve mudar essa cultura boleira que impera nas laranjeiras. Isso tira a competitividade, tira chance de título, tira o tesão do torcedor.

    Como raios um clube como a Chapecoense, que perdeu um time inteiro no ano passado, pode estar à frente do Fluminense?

    • Matheus Pedersolli

      A culpa não é dos jogadores nem do técnico, mas de quem os botou lá. E vendeu jogadores importantes. E não contratou nenhum. Vamos parar de desviar o foco!

      • DANIEL

        Concordo ibnteiramente

  • Daniel Bastos

    Ainda muito puto com a falta de compromisso ontem em campo. O time parou de jogar, se entregou…

    Porra, Lutem ate o fim

    • Cesar Moreira

      Reflexo de tudo que acontece no Fluminense. Vc vê sangue nos olhos do Abad? Do Torres? Vc viu nesse ano todo algum dirigente se mostrando puto com as derrotas?
      Desde a era Peter o Fluminense vem se apequenando como nunca antes, nem mesmo na queda pra série C eu me vi tão pequeno. Não há indignação, não há postura nem cobrança.
      O que vc esperaria dentro de campo?

      • luiz

        Assino seu comentário !

  • Alexandre Torres

    Bom dia !!! Abel tem que ser visto por 2 prismas : 1 – Tricolor , dedicado e extremamente profissional
    2— Pessimo em substituicoes ( alias como 90% dos tecnicos brasileiros ) , Insistencia com R.CHAVES e outros ja citados aqui . Em 11 meses nao conseguiu montar uma defesa !!!! Tomamos 50 gols !!
    Sugiro aos ” bravos ” Executivos da FLUSOCIO que parem de administrar o Clube como uma ASSET . 2018 seremos treinados por GUTO FERREIRA , KLEINA E ETC !!!

  • luiz

    Empate não pode ser descartado contra a Ponte. Manteríamos a vantagem, com menos uma rodada.
    E com a esperada derrota do Sport hoje, vale o mesmo pensamento para o jogo contra o Sport, pois Ponte e Vitória se enfrentam na penúltima rodada.
    E torcer para Vitória não ganhar da Chapecoense hoje, ideal que perca.
    Vamos ver o que fará o Abel.
    Se sair para o jogo sem cautela tomaremos um gol, e diante da pressão pelo resultado não será fácil sequer empatar.
    A que ponto chegamos !!! Torcendo não por resultados que nos garantam na Sulamericana, mas para chegarmos em 15o, 16o.
    Obrigado Abad
    Obrigado Flusócio
    Vocês estão acabando com o futebol do Fluminense

    • felipe soares

      Se o Sport perder hj, o Flu se livra matematicamente se ganhar da Ponte.

      • luiz

        ok
        Sport deve perder, aliás mais provável que ele perca do que vitória nossa….
        É a triste realidade.
        O que quero dizer é que não vale à pena partir sem cautela contra a Ponte, desmerecendo o empate, dependendo das circunstâncias da partida.
        Destaco que há algumas rodadas atrás em todas as projeções contava-se com vitórias em casa contra Bahia e Coritiba…..

  • Carlos

    Ou seja, pelas palavras postas aqui, está tudo feito corretamente. Não erraram em nada e o fato de estarmos afundando sem perspectiva alguma é culpa de todos, menos de quem assumiu o Fluminense.

    • felipe soares

      Exatamente…
      E o pior é q tem quem engula isso.

    • luiz

      Esses caras são uns brincalhões

  • Igor Carvalho

    Ta foda esse time. Mas temos que pensar somente no jogo contra a ponte agora. É jogos pra torcida cantar o tempo inteiro. Se ganhar acaba com esse papo de rebaixamento.

    Não esperava vencer cruzeiro e curintia, dois times que venceram os dois campeonatos nacionais. Não iríamos vencer de jeito nenhum. Agora o foco é no próximo jogo.

  • felipe soares

    Hoje tem Palmeiras e Sport, em São Paulo…
    Uma derrota do Sport hoje e BASTARÁ GANHAR DA PONTE PRETA pra ganatir Série A em 2018…
    Só isso, Deus… Só isso q te peço…

    Digamos que o Palmeiras ganhe do Sport hj msm… Qual a chamce de esse… ESSE FLUMINENSE… ganhar da Ponte??? Sempre q precisa, mais frouxos e bundões são eles… A começar pelo Abel!

  • felipe soares

    Uma derrota do Sport para o Palmeiras hoje e uma vitória do Flu na 2a contra a Ponte, garantem a manutenção do Flu na Série A

    • Matheus Pedersolli

      Nao conte. Só acontecem resultados ruins para gente. A maré está braba.

  • Valmir Carvalho da Silva

    Se esses caras que hoje “dirigem” o clube amassem de fato o Fluminense, viriam a público, pediriam desculpas a torcida e aos sócios por todas as mentiras prometidas durante o processo eleitoral e entregaria o Fluminense a quem entende o clube como Gigante. Patético gastar nosso pouco e sofrido dinheiro com Ibis Samorim, Alexandre Soneca Torres, natação, vôlei , peteca, enquanto o futebol profissional afunda na lama. Nada justifica também o Abel continuar à frente desse elenco. Triste.. ….A torcida não merece mais um rebaixamento.

  • https://www.facebook.com/gabrielvreboredo Gabriel Reboredo

    Ano que vem eu quero o CUCA! Reformulação para formar um time campeão!

    • Claudio Souza

      Vade retro!

    • Cesar Moreira

      Trocar Abel por Cuca é seis por meia-dúzia.

  • Davi Carvalho

    Checkin aberto, já fiz o meu, foda-se tudo, só vale o nense.
    20 reais todos os setores, paguei 11 pratas, vou lá apoiar mesmo que eles errem passe.
    Não quero ver meu clube rebaixado, vou ajudar até o fim.

  • Jorge Henrique de Araújo Souza

    Cada sócio que ajudou a eleger esta gestão é tão culpado quanto. Uma temporada para esquecer.

    • Marlon Tavares

      Não acho que estaríamos melhor com o Mário ou Celso Barros, o último ano do Peter foi ruim, gastou o que não devia e praticamente inviabilizou 2017, omitiram a real situação do clube para ganhar a eleição e agora dizem que não sabiam de nada, sendo que o Abad era o fiscal da era Peter, inclusive aprovaram a contas de 2016, politicagem suja.

  • Rogério Barbieri

    Ontem, foi um dia simbólico. Dia 15/11….dia em que a Rede Globo, há 41 anos atrás, em 1976, através das eleições do Flamengo, venceu as eleições presidenciais do clube e passou a invadir nas entranhas do futebol brasileiro para dominá-lo e mudar o destino dos clubes de futebol do Brasil.

    No mesmo dia 15/11/2017, na disputa do seu 40o. campeonato brasileiro, a Rede Globo consolida uma marca importantíssima do seu projeto de dominação. Um dos seus 2 clubes, o Corinthians, conquista pela 7a. vez o campeonato brasileiro de futebol.

    Com isso, somado aos 5 títulos conquistado pelo seu outro clube, o Flamengo, a Rede Globo passa a ter em seu currículo 12 títulos dos 40 disputados. Sem esquecer a inesgotável tentativa da Rede Globo garantir o reconhecimento do título do Flamengo de 1987 e acrescer mais um título a sua galeria de conquistas, não deixa de ser uma marca muito significativa, afinal, são 30% dos títulos disputados.

    Desde 1902, o acesso ao dinheiro sempre foi o principal motor do futebol. Por muitas décadas fomos favorecidos por ser o clube mais rico do Estado e um dos mais ricos do País.

    No fatídico ano de 1976, os excelentes resultados conquistados pela gestão dos presidentes Francisco Leitão Cardoso Laport e de Jorge Frias de Paula, através do espetaculoso presidente Francisco Horta, apresentamos para o Brasil e para o mundo o primeiro time formado por galáticos. Nunca, no futebol brasileiro, em tão pouco tempo, um time de futebol teve tantos jogadores de Copa do Mundo num mesmo time.
    Era Félix, Toninho Baiano, Edinho,Rivelino, Dirceu, Abel, Rodrigues Neto, Gil, Carlos Alberto Torres, Marco Antônio, Paulo César Caju, Renato.

    Mas, com a vitória da Rede Globo no Flamengo nosso mundo começa a cair.

    A partir de 1977, clubes populares, mas sem costume de conquistas de grandes dimensões começam a surgir com o direcionamento de recursos financeiros da emissora para estes. E clubes conquistadores do passado passam a deixar de ter a sua natureza vitoriosa.

    Hoje, o que reclamamos é a falta daquilo que voltamos a ter até 2012. Reclamamos da falta de dinheiro.

    Pelos idealizadores, o Fluminense projetado para existir sem Unimed, foi o Fluminense com o dinheiro da Unimed mais o novo dinheiro da Rede Globo (a nova cota). Só que um conjunto de fatores mudou essa ideia. O primeiro fator foi a ausência do montante da Unimed. O fracasso de 2013, a ida ao tribunal do STJD para assumir a culpa do Flamengo e tirar do grande público o olhar de que o conflito daquele tribunal era entre Flamengo e Portuguesa, mas não entre Fluminense e Portuguesa foram enormes. No julgamento popular, o Fluminense foi o culpado, foi o corruptor, foi aquilo que há de pior no Brasil. Além disso, para agravar, a forma como a Rede Globo e a mídia esportiva cobriu os acontecimentos da Unimed-Rio, associando o Fluminense ao mal momento econômico da cooperativa, desgataram profundamente a imagem do Fluminense perante as potenciais empresas patrocinadoras.

    Sonho com um mea culpa do Mário Bittencourt e daí o esclarecimento do caso #Flalusagate.

    Se hoje, o Fluminense deixou o patamar de um dos 3 melhores clubes do Brasil do período de 2010 a 2012 e passou para o 13o., isso se deve as escolhas erradas que tivemos. Uma delas passou pela crença na parceria com a Rede Globo. Na aparente independência financeira que ela ia dar ao clube com o aumento da cota de televisão.

    Para voltar a se estabelecer, o Fluminense precisa ter acesso a mais 200 milhões de reais anuais.

    Por quê esse número? Porque é essa a diferença que o Flamengo tem a mais do que o Fluminense.

    • Matheus Pedersolli

      Você mesmo responde : crença na parceria com a Globo, a inimiga. Culpa da Globo ? Não, dos tricolores que dirigem o clube. É esta gente a culpada e que tem de ser cobrada.

      • Rogério Barbieri

        Para acabar com as baratas que pesteiam um ambiente não adianta tirar apenas os alimentos que a atraem, você tem que acabar com as matrizes que a multiplicam.

        Para acabar com a corrupção não adianta substituir os políticos atuais se não não combater o cerne da corrupção. Porque trocam-se os políticos e a corrupção continuará promovendo a destruição.

        Bato na Rede Globo porque enquanto ela determinar quem deve ser grande ou pequeno no futebol brasileiro, nós não seremos grandes.

        Desde 1977, só conseguimos mudar o nosso tamanho em 2 momentos da história. No período de 1983 a 1985, quando inesperadamente, com pouco investimento conseguimos fazer um super time, passando a ser intolerável suportar nossas conquistas. Vieram então as papeletas amarelas e logo depois o Clube dos 13 entre outras coisas para nos desmontar. E no período de 1999 a 2012, quando a Unimed foi aplicando cada vez mais recursos para montarmos um bom time independentemente da Rede Globo.

        Se trocarem os bonecos e colocarem outros mantendo a Rede Globo, o objetivo principal de sermos uma potência no futebol não será conquistado, pois este não é o papel que a Rede Globo quer para o Fluminense.

        • Deusimar Coelho

          A globo não só manda no futebol, como na politica também.

  • Guilherme Milone Silva

    Queridos tricolores da Flusocio. Será que vcs podem parar com essa propaganda política de gestão responsável e sobriedade nos gastos? A destruição que vcs promoveram nestes últimos sete anos não deixa dúvidas nem do mais inocente dos torcedores. Muito menos em mim, um sócio patrimonial de anos e acostumado com a terminologia corporativa.
    Por favor, entendam de uma vez por todas as lições de economistas famosos (desde Adam Smith até Milton Friedman): o que importa é investir bem! Corte de custos é coisa de mentalidade tacanha.
    Fecho com um apelo: SEJAM CORAJOSOS E INVISTAM NO FUTEBOL!!!!!
    Assistam aquele filme com o Brad Pitt (Moneyball) e aprendam a olhar o jogo como um investimento de mercado (desempenho => exposição => receita =< retorno sobre investimentos).
    O Fluminense é muito grande para merecer um tratamento tão pequeno.

    Saudações tricolores

    • felipe soares

      É o q resta a eles, depois de seis anos de Peter e mais esse de Abad…
      Defender o indefensável, por meio de algumas terminologias gerenciais.
      Como se quisessem confundir alguém…

    • Aluisio Silva

      ufa… é isso… tomara eles entendam esses fundamentos
      um clube desse tamanho lutando prá ser pequeno, que absurdo!!

    • Claudio Souza

      Isso é verdade, mas no futebol há algumas variáveis que são incontroláveis.

      Por exemplo, contratar jogadores de nome não necessariamente leva a resultados, ainda mais no panorama técnico atual do futebol brasileiro, cujo nível é sofrível.

      Outra coisa, de nada adianta ter ou gastar muito dinheiro se não há competência no direcionamento do gasto.

      O futebol do Fluminense está precisando de dinheiro, mas muito mais de competência na sua gestão.

      ST

      • Davi Carvalho

        Boa gestão, o que nos faltou entre 15 e 16 e nós pagamos caro hoje.

      • Aluisio Silva

        “O futebol do Fluminense está precisando de dinheiro, mas muito mais de competência na sua gestão.”
        Mais uma frase emblemática e certeira.
        Parece incrível que estamos nessa, por tanto tempo.
        Venda de jogador de futuro para pagar salário de alguns que não teriam espaço em nenhum clube médio no Brasil, quiçá grande (Gum, Pierre, Marquinho e outros).
        Tá difícil sair desse ciclo vicioso.

    • Mauro Carvalho – SP

      CLAP, CLAP, CLAP

  • Davi Carvalho

    Mas o atlético já vai estar rebaixado.

  • Davi Carvalho

    Contra cruzeiro e curintia era esperado perder, mas esses jogos com ponte, sport e goianiense dá pra ganhar, ainda acho que somos melhores que eles apesar da nossa defesa.

    • luiz

      Até o Avaí conseguiu empatar com o Cruzeiro….

  • Flavio Henrique

    A gestão é amadora e esta perdida.

    O treinador é desatualizado e esta perdido.

    Os jogadores são fracos e boa parte esta desinteressada.

    Só restam os torcedores. Vou sair daqui de SP pra ver esse jogo. Vocês que moram no RJ, vamos apoiar !!!!

    Não é apoiar essa gestão, não é apoiar esses jogadores, não é apoiar o Abel.

    O APOIO É AO FLUMINENSE !!!!

    • Sidney Silveia

      Todos no Maracanã segunda! É luta pela sobrevivência! Compartilhem com todos os amigos tricolores!!!!!!!!!!!!! Agora é hora de não deixar o barco afunda e os torcedores têm um papel. Depois, que venham todas as críticas (construtivas) do mundo!

    • Lucas L.

      Não é apoiar essa gestão, não é apoiar esses jogadores, não é apoiar o Abel.
      O APOIO É AO FLUMINENSE !!!!

    • Davi Carvalho

      Perfeito, quem jogará é o FFC, não a,b, ou c.

  • Davi Carvalho

    Flu x Ponte, arbitragem do Daronco.
    CBFPF pode estar querendo agir, abre o olho Fluminense.

    • Mauro Carvalho – SP

      Esse FDP é preparado para nos ferrar.

  • Davi Carvalho

    Vejam isso
    https://twitter.com/maurocezar/status/930970107358171143

    Ontem foi lamentável, o trio Caio, Casa e Cléber foram extremamente ridículos com o Flu.
    Sei que o coadjuvante era a gente, mas respeito é bom e a gente gosta, parecia que éramos um Sertãozinho da vida, ou um SINOP. Os caras tratavam a gente como nada.
    Precisamos voltar a crescer e calar eles como fizemos com o SP na libertadores, ou com o próprio curintia no centenário.
    Precisamos de gente que entenda nossa grandeza e monte equipes vencedoras.

    • Aluisio Silva

      putz… esse mau humorado do Mauro César surpreende com sua sinceridade
      e já não é a primeira vez! gostei de ver!

      • Fernando Ventura Jr.

        Você citou não apontou onde aparece o depoimento dele.

  • DANIEL

    No Fluminense ninguem consegue descobrir um bom jogador nos outros clubes, pelo menos nisso o Mario gastou melhor na c0ontratação do Richarldson ( registre-se que eu não sou apoiador da gestão do Mario ) , que logo aproveitado por essa gestão ´para fazer caixa e gastar com ROBINHO, pelo amor de Deus

  • Mauro Carvalho – SP

    NINGUÉM QUER UMA MARCA MANCHADA.

    Desde o horroroso ano de 2013, quando Peter e trupe conseguiram fazer pior do que o tiozinho sem noção estourando a champanhe em 1986, nossa MARCA vem descendo pelo ralo.

    O efeito daquela cagada onde o empombado Mario Bittencourt ganhou fama e o clube ganhou a lama, reverberou pelas redes sociais como uma bomba demitindo o William Wack (esse mereceu).

    Somos o mau exemplo escarrado no Brasil.

    Todos nos odeiam.

    Todos nos usam como modelo de sujeira, trapaça.

    Um clube grandioso com nossa história sendo pouco a pouco apagada por vaidades e amadorismo, num século viral onde não há tempo para perdão ou retratação.

    Desde 2013:

    1 – Qualquer jornalistazinho recém promovido à nada, caga nosso nome em matérias nas mídias de todo o tipo, em mesas redondas ou em segundos de fama – SEM SEREM ENQUADRADOS, SEM RESPOSTA MAIÚSCULA;

    2 -Qualquer juiz nos apequena nos jogos como fez o catarinense ontem contra os gambás, inverte faltas, critérios parciais, cartões para amedrontar o “time pequeno desonesto” – e nós, calados nas federações;

    3 – Colecionamos viradas vexaminosas até de goleada para Américas de Natais e uma freguesia – para um time que perdeu 100% dos titulares numa tragédia. NUNCA VENCEMOS A PODEROSA CHAPECOENSE;

    4 – Sementes de jogadores, que ainda não são nada, criados em casa, cagam para o clube – jogam para ir para a Europa ou qualquer outro clube que os pague melhor – o caso desse Wendel é para demissão por justa causa;

    5 – Escambo na nossa camisa até para pagar colchões de Xerém – estamos passando o pires, podem vir que a nossa camisa vale pouco.

    NÃO ME VENHAM COM ESSA HISTÓRIA DE ERNST YOUNG – QUANDO TIVERMOS AS CONTAS EM DIA, NÃO TEREMOS MAIS UM DOS PATRIMÔNIOS MAIS IMPORTANTES DE UMA EMPRESA – A SUA MARCA, SUA IDENTIDADE.

    EMPRESAS SÉRIAS INVESTEM TODA SUA COMPETÊNCIA PARA QUE NÃO HAJA 1 SÓ ARRANHÃO.

    AQUI NÃO, NA BUSCA DE ACERTAR AS CONTAS, POUCO SE IMPORTA COM O QUE ACONTECE COM A IMAGEM DO CLUBE E DE SEU TORCEDOR.

    O FUTEBOL ESTÁ LARGADO NAS COSTAS DO ABEL, QUE MAL SABE FAZER SEU OFICIO PRINCIPAL.

    E NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO – NOSSA MARCA E NOSSA TORCIDA – MINGUANDO

  • Sergio Binda

    Pois é guerreiro … luta pela sobrevivência. Infelizmente foi o que nos restou

    ST

  • Sergio Binda

    Os resultado de quinta, a exceção do Coritiba, foram bons para nós.

    Agora, como bem havia predito o Cesar Mota do Sempre Flu, foi o Richard sair pra tomarmos 8 gols em três jogos. Apesar de alguns dizerem que este rapaz é fraco, eu descordo. Acho – o um jogador bem interessante com bom porte físico, bom passe e acima de tudo vontade de crescer na profissão.

    Sem ele, ou Abel promove a volta do Pierre ou recupera o Norton. Caso contrário, teremos sérios problemas na nossa intermediária, pois nossas “joias” de Xerem, Douglas e Wendel, não conseguem dar a proteção e pegada devidas por ali, deixando a zags totalmente desprotegida.

    Idealmente, se o Norton se recuperasse, eu colocaria ele na lateral e o Pierre de primeiro volante. Se Norton não se recuperar, mete o tal de Diogo na lateral. O Lucas não tem a menor condição física de jogo e os adversários já perceberam isto.

    Será foda o jogo contra a Ponte. Vejo os jogos das equipes de baixo da tabela e não vejo nenhum time tão apático e banana quanto o nosso. Até o Sport que perdeu de 5 mostra mais vontade e garra do que nosso time.

    Na realidade, pelo que apresentamos, é um milagre estarmos com 43 pontos.

    ST

    • Fernando Ventura Jr.

      Sim, tem que colocar um primeiro volante pegador e um meio-campo improvisado na lateral direita, já que o Lucas ali é uma vulneralidade.

  • Sergio Binda

    Vejo alguns colegas reclamando da coadjuvancia do Fluminense no jogo contra o Corinthians, mas é o que éramos e o que nos tornamos, espero que temporariamente. Vejam o jogo do título de 2012. Trataram o Palmeiras da mesma forma e vejam como está o Palmeiras 5 anos mais tarde. Recuperou o protagonismo. Se o Flu fizer a mesma coisa e apresentar um futebol descente, voltará a ser tratado com o devido destaque.

    Futebol é igual a nossa vida profissional. Se você trouxer resultado você é elogiado e todos te admiram, se não apresentar o resultado esperado você é demitido ou fica encostado.

    ST

    • Ricardo Ferreira

      Entendo teus argumentos, Binda.

      Mas o que a grobofra fez foi asqueroso, desonesto, indefensável.

      Nenhuma surpresa.

      • Sergio Binda

        Felizmente não ví. Acompanhei o jogo pelo PFC com o Milton Leite e com o Noriega. Na minha opinião a melhor dupla para assistir jogos na atualidade.

        ST

  • Ricardo Ferreira

    Apoiar o Fluminense, estar presente no Maraca é o óbvio.

    Mas quem escala o time? Quem orienta? Quem substitui? Quem tem a obrigação, nesta altura do ano, de possuir um completo dossiê sobre cada atleta do elenco, no sentido de saber com quem efetivamente podemos contar neste capital confronto de segunda-feira? Não só na perspectiva técnica mas também no importantíssimo aspecto motivacional.

    Respondendo. O técnico em primeiro lugar, em seguida a cúpula do nosso futebol e, inapelavelmente, peremptoriamente o presidente do Fluminense.

    Já me expressei em outros momentos sobre isto.

    Absolutamente não confio em Abel Braga. Não vejo nenhum fator objetivo, nenhum exemplo ponderável durante este ano que me faça ter outra posição.
    Me apavora lembrar da sequência final de cinco jogos em 2005, além de decisões erradas nas finais da Copa do Brasil daquele ano, sobretudo no primeiro jogo contra o…Paulista ( ainda existe? ).

    Há seis meses eu culparia Braga por colocar em campo Maranhão, Romarinho, Marquinho. Por tomarmos viradas humilhantes, por sermos motivo de chacota nacionalmente. Falando em Marquinho, ele estava no banco no último fiasco…

    Agora não. A responsabilidade é de quem o manteve à frente do nosso destino.
    Nada a acrescentar.

    Que tenhamos MERECIMENTO de vencer.

    Em tempo. Se não houver nenhum trabalho urgente de bastidores, seremos prejudicados miseravelmente pelo apito. O último jogo foi de dar nojo.

    • Fernando Ventura Jr.

      Naqueles dois jogos da final da Copa do Brasil a diretoria da época, Horcades, falhou em dois pontos:
      1- Aceitar jogar a primeira partida em um lugar inaquedo para uma final, lembrando que o São Paulo foi atendido no plelto de não fazer a final da LIbertadores contra o Atlético-PR na arena deles;
      2- Não conseguir ou o adiamento da partida ou a cessão dos jogadores Diego(Souza) e Arouca para a seleção.

      • Leonardo Vieira

        Principalmente a número 2.- Arouca e Diego Souza
        Dois titulares do meio-campo

      • Juliano F Pacheco

        Não exigir liberação de nossos jogadores da seleção sub-20 foi ridículo, hoje até liberam jogadores do sub-17.
        A ausência desses dois foi cruicial para o vice campeonato, além dos gols perdidos em SJ.

  • Danilo Soares Félix

    Infelizmente falta responsabilidade à oposição do Flu. Além de se incomodarem com novos patrocinadores, zombam das marcas nas redes sociais. Divulgaram valores de patrocínio chutados de forma leviana pra baixo, por politicagem. Não cabe a mim revelar valores de contratos que tem cláusula de confidencialidade, mas chutam muito mal. E não pensam na instituição.
    Mesmo se os contratos não fossem protegidos juridicamente, o que a instituição ganharia divulgando valores de receitas? Nenhum clube o faz. Quanto o CRF recebe da Kodilar? Foi divulgado? Não! Informar valores de patrocínios precifica para sempre seus espaços publicitários. É um pleito estúpido.
    Nos DREs trimestrais publicadas no site oficial tem info consolidada sobre os valores auferidos na rubrica de patrocínios. Nos balanços anuais também tem rubrica de patrocínios. Na verdade falta assunto, é a crítica pela crítica. E que se dane o Fluminense.
    Sobre a situação no campeonato, em 2003, 2006, 2008, 2009 e 2013 ela também aconteceu, mesmo quando o orçamento do futebol era muito maior. Em todas estas situações houve mobilização do torcedor para apoiar o Flu nas partidas decisivas. Tenho certeza que agora não será diferente.
    Na 2a feira a torcida estará no Maraca apoiando o Flu a sair desta situação incômoda. Ingressos custarão apenas 20 reais, jogo será no ótimo horário de 17h num feriado. #VemProJogo #SomosFluminense

    • Flavio Chammas

      Danilo, eu quase desisto mas a paixão é maior.

      SEI QUE É DIFÍCIL MAS VC PRECISA VIR MAIS POR AQUI.

      Vejo as incoerências, e se criticava por não ter patrocínio, e aí se arruma, desvalorizam.

      Em que pais estão? E em que estado?

      Não leem jornais, não se informam, tratam o futebol como um ser a parte?

      Contratar como, se nem pagamos os atuais contratados?

      Não cabe discutir quem é o culpado,se o Abad sabia, como se isso resolvesse, achei o culpado, e a solução?

      Não vejo ninguém da oposição se movimentando para nada, e no blog, os especialistas já elegeram os culpados(Abad e diretoria, Abel).

      Nossos jogadores são tecnicamente fracos, a subida de muitos garotos não dá consistência, e os melhores não conseguem produzir, além e muito importante , das contusões nos perseguiram o ano inteiro.

      Se vc tiver alguma ingerência, que o CT passe por um descarrego geral, com todas as crenças possíveis ajudando, e em off, sem divulgação, é preciso e possivel.

      Não debato mais porque ninguém quer, mais fácil malhar direto, e se vc opina contra é poliana e vai por ai.

      Sei que vcs são governo, e fica difícil colocar tudo, mas o trabalho a ser seguido é o da mulambada, que apesar de muita ajuda de mídia e Globo, fizeram um trabalho muito sério de reorganização.

      Espero que tenhamos começado, e sei que não se faz de um dia para outro, mas tem que se iniciar, e sem se deixar levar por oportunistas que querem a qualquer preço time, contratações, e depois a conta chega.

      SEGUNDA É DIA DE VENCER OU VENCER, DE APOIAR INCONDICIONALMENTE, SEM VAIAR , ATÉ PORQUE TEMOS MAIS JOGOS.

      INGRESSOS BARATOS, CHAMAMENTO DE MÍDIAS , VAMOS APOIAR .

      A BENÇÃO JOÃO DE DEUS.

      • luiz

        Nem todos que defendem a gestão são polianas, assim como nem todos que opinam contra são oposicionistas.

  • Flavio Chammas

    Senhores

    “Presidente do Flamengo sonha com governo do estado
    Ele também toparia disputar o Senado; Câmara, só em último caso”

    Perderam a noção.

    O poder embriaga realmente

  • Leonardo Vieira

    Contrata o meia-atacante Luiz Fernando do Atlético Goianiense.
    Esse é fácil contratar rápido.

    • Alexandre Magno Barreto Berwan

      De lá veio Gilberto, um de nossos craques no título de 1980, um dos dois únicos titulares que não foram formados em Laranjeiras naquele ano, embora sobre o LF eu não tenha opinião formada!

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Trabalhem para pacificar o clube, pois há vários anos o FFC é um clube dividido.
    Criem um PROJETO DE CLUBE, não DE GESTÃO.
    Chamem os outros grupos para participarem de um projeto de 10 ou 20 anos, que certamente também passa pelo estádio, que todos os candidatos prometeram e é uma questão chave para nossa permanência entre os grandes a médio prazo e é o que nos falta para voltarmos a ser um clube completo, já que nosso estádio está sem condições operacionais e o Maracanã virou um palco caro para grande parte dos jogos, quando a nossa campanha não estiver satisfatória, como acontece desde 2013, na maior parte do tempo, comprometendo as nossas finanças.
    Com adversários tão desonestos como nós temos, ainda temos que conviver com ENORMES divisões internas e patrulhamento o tempo todo?
    Tem MUITOS tricolores de bem se afastando, dizendo que não aguentam mais, como leio com frequência nas redes sociais.
    Não precisa ser assim.
    Quem escreve isso é só(?) Fluminense Football Club.

    • Mauro Carvalho – SP

      Alexandre, belas palavras !!!
      Humildade e União.
      Deus te ouça !!
      ST

  • Flavio Chammas

    Ola Luiz, debate sadio sempre foi o meu forte aqui, mas o nível baixou muito(não de pessoas ok, mas de conversa).

    Vou resumir para vc o futebol este ano: UMA MERDA TOTAL.

    AGORA NESTE MOMENTO, PREGO A UNIÃO, E SAINDO DELE, ganhando da PPreta, UM AMPLO DEBATE SOBRE O FUTEBOL.

    O que disse e repito é que agora, procurar culpado ajuda ou resolve?

    Malhar o Abad(mais dois anos) resolve?

    Promessas podem e devem ser cobradas, mas num outro momento e contexto, não o que a oposição vem fazendo(vc há de reconhecer as lambanças deles certo).

    A BENÇÃO JOÃO DE DEUS

  • Valmir Carvalho da Silva

    Espero e torço que para o ano que vem aja ousadia e competência na formação da equipe. Ibis Samorim e Xerém não vai resolver os problemas técnicos da equipe.
    Que esse ano tenebroso sirva de aprendizado.

    • Alexandre Magno Barreto Berwan

      Sugiro o mesmo que escrevi no início desse ano: 3 ou 4 reforços de peso para o Campeonato Brasileiro, desde que nas posições adequadas.
      Um grande time tem que ter uma “coluna dorsal”: um grande goleiro, um grande zagueiro, um grande meia (dois é o ideal) e um grande atacante, pelo menos. Esses jogadores tem que ter personalidade forte, de vencedores, quererem ser campeões de tudo o que disputarem, darem a vida nos clássicos! Em 1970 Samarone foi o condutor, em 1984 Romerito, em 2010 Conca foi o diferencial e em 2012 o diferencial foi Fred. Nenhum deles ganhou sozinho, mas foram eles que empurraram o time para os títulos.
      O Scarpa, como mostram as estatísticas, é um criador genial, talvez o melhor do Brasileiro, mesmo tendo sofrido uma contusão “estranha” no início do ano, que comprometeu um pouco do seu rendimento, é jovem e ainda tem muito a crescer. O Dourado mostrou-se um grande artilheiro, e é jovem.
      O Henrique é bom, mas talvez não valha tanto quanto ganhe. Opinião pessoal.
      Houve necessidade de vender o Richarlison e precisamos de um segundo atacante de peso; Wellington caiu de rendimento e a questão física preocupa.
      Sou muito grato ao Cavalieri e ao Gum: ídolos!
      Os reforços não precisam ser caros, nem brasileiros. Jogadores platinos trariam cultura de jogo tática ao time.
      Pode-se ter inteligência na formação do time, como mostram alguns clubes por aí e nós em grande parte de nossa grandiosa História.

  • Sergio Binda

    Perfeito e experimentamos isto por 15 anos. Só que poderíamos ter aproveitado melhor.

    Por outro lado existem clubes como Cruzeiro e Palmeiras, ou o próprio Santos, que conseguem ter campanhas excelentes e consistentes ano sim e outro também sem ter este derramamento de dinheiro.

    ST

  • Mauro Carvalho – SP

    É Juliano, depois da cagada de 2013, perdemos a voz.
    Como diz o ditado: ” Passarinho na merda não pia”.
    ST

  • Mauro Carvalho – SP

    Alberto, juro que eu queria estar errado.
    Essas são verdades difíceis ( não impossíveis) de se apagar.
    ST

  • Mauro Carvalho – SP

    ESSA SEQUÊNCIA NO SITE DO TERRA MOSTRA NOSSA INOPERÂNCIA EM DEFESA DA INSTITUIÇÃO – VEJAM QUAL É A NOSSA REFERÊNCIA NA MIDIA – ISSO NÃO TEM NADA DE “HUMOR” NEM DE “ENGRAÇADO” – É PURA E CONSISTENTE DIFAMAÇÃO E ÓDIO. ATÉ QUANDO FICAREMOS CALADOS?

    PARTE 1:
    HUMOR ESPORTIVO – 14 NOV 2017
    A classificação do Brasileirão com animais representando os clubes
    Cachorro de madame, morcego, macaco… como ficaria o Campeonato Brasileiro se comparássemos os times com alguns animais? Confira!

    https://www.terra.com.br/esportes/lance/humor-esportivo/a-classificacao-do-brasileirao-com-animais-representando-os-clubes,6db5c6fcac920cc443ab27e73756228fv274kh8z.html

    PARTE 2:
    HUMOR ESPORTIVO – 8 NOV2017
    A classificação do Brasileirão com nomes de filmes
    E se os nomes dos clubes do campeonato brasileiro fossem substituídos por filmes famosos, como ficaria a tabela? Veja essa brincadeira do Humor Esportivo!

    https://www.terra.com.br/esportes/lance/humor-esportivo/a-classificacao-do-brasileirao-com-nomes-de-filmes,42003dbaf3923d640603106220d4519bnga6o6er.html
    https://uploads.disquscdn.com/images/684905cf35f5587cc7815684cde27e48c433056a863cfef5a1322c3c881e7e50.png

  • Mauro Carvalho – SP

    ESSA SEQUÊNCIA NO SITE DO TERRA MOSTRA NOSSA INOPERÂNCIA EM DEFESA DA INSTITUIÇÃO – VEJAM QUAL É A NOSSA REFERÊNCIA NA MIDIA – ISSO NÃO TEM NADA DE “HUMOR” NEM DE “ENGRAÇADO” – É PURA E CONSISTENTE DIFAMAÇÃO E ÓDIO. ATÉ QUANDO FICAREMOS CALADOS?
    CADÊ NOSSO JURÍDICO?
    QUE TAL RECEBER UMA GRANA NOS TRIBUNAIS?
    https://uploads.disquscdn.com/images/d9410b95c87976d2e7f56a8283005c81e92baa4a4918a0172f1b58e323f31963.gif

    PARTE 1:
    HUMOR ESPORTIVO – 14 NOV 2017
    A classificação do Brasileirão com animais representando os clubes
    Cachorro de madame, morcego, macaco… como ficaria o Campeonato Brasileiro se comparássemos os times com alguns animais? Confira!

    https://www.terra.com.br/esportes/lance/humor-esportivo/a-classificacao-do-brasileirao-com-animais-representando-os-clubes,6db5c6fcac920cc443ab27e73756228fv274kh8z.html

    PARTE 2:
    HUMOR ESPORTIVO – 8 NOV2017
    A classificação do Brasileirão com nomes de filmes
    E se os nomes dos clubes do campeonato brasileiro fossem substituídos por filmes famosos, como ficaria a tabela? Veja essa brincadeira do Humor Esportivo!

    https://www.terra.com.br/esportes/lance/humor-esportivo/a-classificacao-do-brasileirao-com-nomes-de-filmes,42003dbaf3923d640603106220d4519bnga6o6er.html

  • Sylvio Montenegro

    Esse post tem um erro grave logo no seu segundo parágrafo. O primeiro ano do Peter foi vendido, e deveria ter sido, igual ao trabalho que o Bandeira de Melo fez no rival no primeiro ano do seu mandato.

    Estamos fazendo isso seis anos depois? E o pior é que o Peter ainda facilitou a vida do CRF, apoiando o fim do C-13 e a chamada “negociação” individual da Globo com os clubes.

  • Ricardo Ferreira

    https://uploads.disquscdn.com/images/dded467841def839d3c7235e70c70434de685ef645bd2f3e14e195a45eb1b315.jpg

    Jogador limitado, técnico trapalhão, ambos se sentem no direito de criticar o próprio elenco, de ditar planejamento para 2018!!!

    Total inversão de valores, tudo de cabeça para baixo!

    Um técnico que MATEMATICAMENTE AINDA NÃO GARANTIU NOSSA PERMANÊNCIA NA SÉRIE A DO FUTEBOL BRASILEIRO tem sim a obrigação de calar a matraca e, após quase um ano ( ! ) de trabalho, acertar 100% no jogo contra a macaca, coisa pouco provável diante de tudo que se viu até agora. Deus queira que o insano boquirroto com suas conhecidas invencionices, suas incoerências, sua incompetência, não nos conduza ao abismo.

    Só posso creditar à ausência de comando, a uma anomia completa esta flagrante quebra de hierarquia às vésperas de um confronto que pode nos livrar da vergonha maior.

    Pois é diante desse quadro de anarquia que torceremos fervorosamente pelo presente, pelo futuro do nosso amado Fluminense.

    Pelo menos a ilustração do texto está 100% perfeita, ainda que de cabeça para baixo…

    • Mauro Carvalho – SP

      Que perfeição

  • Marcelo Teixeira

    De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, a grave crise financeira do Fluminense pode ser atenuada em 2018. No mês de janeiro, deve ser lançado um produto financeiro inédito com cacife para inflar um pouco os cofres tricolores: um fundo de investimento ultraconservador que levará o nome do Fluminense, administrado pelo banco Brasil Plural, criador do projeto.

    É isso que esperamos. Trabalho, criatividade e coragem! Se vai dar certo, não sabemos! Mas tentar e ser pioneiro, é obrigação! Lembrando que trazer bons jogafores ajudaria muito.

    Ah…e como eu gostaria de uma proposta pro Dourado. Jogador que era descartado, custou caro, ja com 27 anos e tenho a sensação que esse ano Foi o famoso mal jogador em ótima fase. Tomara que seja artilheiro e venham boas propostas pro Flu. Agora que ta com moral, começou a se meter na gestão do clube.

    Vamos torcer!

    St e otimo domingo a todos!