Agora é decisão!

wellington-silva-fla-flu

Após escalar o time reserva no empate por 1 x 1 contra o Brasil-RS, resultado que classificou o Flu para as quartas de final da Copa da Primeira Liga, a equipe comandada por Abel Braga agora foca todas suas atenções para o Fla x Flu decisivo do próximo domingo.

Como se não bastasse o fato do campeonato carioca deste ano ser definido no clássico mais expressivo do futebol brasileiro, um jogo que paralisa o país, o Flu ainda vai para a primeira partida com o time titular menos desgastado que o adversário, que teve partida duríssima no meio de semana em Curitiba, pela Libertadores.

Informamos que os jogos da semana passada não tiveram nenhum incidente de violência, muito provavelmente por causa do grande contingente de policiais atuando nas partidas Flu 3 x 0 Vasco e Fla 2 x 1 Botafogo. A cada 50 metros nos arredores e ruas próximas via-se policiais postados, muitas vezes com cavalos. A circulação de torcedores foi muito tranquila no sábado para Flu x Vasco, antes e depois da partida.

A torcida tricolor precisa se fazer presente em ambas as partidas da finalíssima, pois o que acontecer nestes jogos será lembrado por toda a história. Nenhum torcedor de sofá ajudará o Flu a ser campeão, mas certamente ele será decisivo se for ao estádio.

Todos os tricolores precisam entender a importância do momento decisivo contra o rival, as premiações que estão em jogo no caso de título, e também a questão que envolve a gestão do Maracanã, onde os adversários tentam colar em nós, de forma oportunista, a pecha de “time sem público”.

Orientamos nosso torcedor a comprar seu ingresso no Setor Sul, onde ficará concentrada a nossa torcida, para que possamos todos juntos empurrar o Fluminense rumo à conquista de uma grande vitória.

A venda antecipada de ingressos para o Fla x Flu segue a todo vapor, bem como o checkin para sócios. Clique aqui para conferir todas as informações oficiais.

#VemProJogo

  • Flavio Henrique

    Abel, eu também me pergunto sempre sobre isso. O que aconteceu com a torcida do FLU?

    Tudo bem que ontem era uma noite chuvosa no RJ, em uma competição de pouca visibilidade. Mas a torcida, tão feroz contra o Abad nas redes sociais, não apoia o time.
    Nada contra criticar mas, tem que vir junto da presença em campo.

    Esse problema precisa ser estudado e solucionado. Na minha opinião é mais um legado da era UNIMED. O torcedor mais jovem se acostumou a jogador de nome e não se motiva com o time atual.

    É uma pena porque temos um elenco jovem e que necessita de apoio.

    http://explosaotricolor.com

    • Alexandre Said Delvaux

      Está reclamando de alguma coisa por aí! São anos de pauta negativa, especialistas reclamões, jornalistas tentando desconstruir etc. Basta acompanhar blogs e verificar que não basta o FLUMINENSE ganhar uma partida, tem sempre uma lamentação. O FLUMINENSE foi campeão brasileiro sob uma chuva de críticas e reclamações de seus torcedores. Além disto, os horários são péssimos, a torcida do FLUMINENSE está entre uma das que tenha a maior relação assinantes/número de torcedores… enfim muitas coisas explicam. Tenho a certeza que quando se resolver a questão do estádio (isto também prejudica) as coisas vão melhorar.

    • Fabio DB

      São mais de 10 anos sem o Maracanã de forma constante. Foram enfraquecendo a torcida.

      E agora os jogos são transmitidos direto na globo aberta. Mortal.

      ST

      • Alexandre Said Delvaux

        Verdade! Agora eu pergunto: – Quem, na Espanha, tem interesse em qualquer coisa sobre o futebol brasileiro?

  • Danilo Soares Félix

    Flu precisa muito do apoio de sua torcida NO ESTÁDIO neste momento decisivo, é algo crucial, imperioso, pois senão os atletas se sentirão como num jogo fora de casa. Se a torcida não remar junto nestes jogões, talvez a gente não mereça mesmo vencer.

    Checkin feito, como sempre!

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    A FLUBURGO tem reclamado muito em sua página do FACEBOOK, ao meu ver, com razão, sobre as dificuldades que vem encontrando para fazer caravana para o Fla-Flu, entre outros jogos, e julgo que o clube deva se aproximar desses abnegados e apresentar solução para casos como assim:

    Torcida Fluburgo
    7 h ·
    Negócio de caravana um dia vai acabar…
    Cada vez fica mais difícil montar caravana para jogos.Eles dificultam a venda de ingressos pra pessoas de bem e a farra dos cambistas continuam !
    Comprar ingressos pra quem é dá Região Serrana é um martírio!
    A resposta que tivemos do programa de sócio futebol foi que essa questão de vender 1 ingresso por sócio e do Fluminense não poder dar os descontos de 100% para os sócios que tem direito foi um acordo em comum entre Ferj , Flamengo e Fluminense.
    Parabéns por esvaziarem o estádio .. 👏👏
    Vai no jogo quem mora perto de uma bilheteria , quem mora longe leva um verdadeiro FODA-SE na cara !

    Quem viu o bloco carnavalesco que fazem no Carnaval, sabe que eles merecem ser apoiados, entre outras torcidas com o mesmo perfil.

    • http://www.historiazine.com Vinicius Cabral

      Não é só a Fluburgo não, morei em Barra do Piraí quase a vida toda, eu era da Dragões Tricolores (ainda sou, ninguém me desligou de lá, enfim… rsrs)… conseguir ingresso era um PARTO, imagino que ainda seja (mudei pro Rio em 2012). Perto lá também tinha uma galera de Valença e Piraí que também passava perrengue pra conseguir ingresso, normalmente era algum “bom de vida” que conseguia ir pra fila em Laranjeiras durante a semana comprar ingresso, ou então tentava chegar cedo pra comprar com cambista.

      Carregar o ingresso na carteirinha em todos os jogos e em todos os estádios do Rio talvez ajude a alavancar o sócio torcedor, aí o cara que mora “longe” vai animar a ser sócio (neste caso, esse “longe” é no interior onde 2 ou 3h de carro ele chega no Rio).

    • Alexandre Magno Barreto Berwan

      Torcida Fluburgo
      2 h ·
      Demos uma ideia aqui pelo Facebook da Caixa e olha a resposta deles..
      Já pensou? Ingressos pra jogos sendo vendidos em loterias em todo o Brasil..
      Uma ideia que não deve ser difícil de implementar..
      Que venda 1 ou 2 ingressos por cpf… já resolveria o problema de todos!
      O cara que quiser ir em um jogo do Fluminense poder comprar o ingresso em qualquer parte do Brasil, seria sensacional!
      Fluminense Football Club Abad Presidente Flusócio

    • Alexandre Magno Barreto Berwan

      Lembrando que habitualmente a primeira partida das decisões dá bem menos público do que a última, essa sim, decisiva, de modo que o excesso de zê-lo atenta contra a arrecadação da partida.

    • Danilo Soares Félix

      As modalidades de sócios de cada clube são diferentes, por isso as coisas precisam ser resolvidas no acordo, a cada clássico. Acho que dá pra entender.

      Quanto à venda avulsa, acho que a melhor opção para quem mora longe é comprar ingressos em http://www.futebolcard.com

      • Alexandre Magno Barreto Berwan

        Esse pessoal que faz caravana costumam fazer pacotes envolvendo ingresso e passagem; creio que estes casos tem que serem pensados para o futuro próximo, facilidades que estimulam pessoas sem tanta mobilidade dentro dos meios cibernéticos a comparecer aos jogos. A ideia que eles deram abaixo, a CEF para a venda de ingressos em lotéricas também é interessante.

  • Valmir Carvalho da Silva

    Opt-in feito. Estaremos no Maraca para apoiar esse time que encanta pelo futebol e pela entrega. Quanto essa situação de podermos reservar apenas um ingresso na carteirinha de sócio, foi tremenda bola fora. A diretoria deve rever isso, uma vez que essa situação afasta o torcedor que vem de longe. Os abnegados amigos da Fluburgo que o digam.

    • Danilo Soares Félix

      Lembro que todo clássico tem acordo entre os clubes para preços de sócios. Certamente esta mudança foi uma exigência do rival, que não deve ter o mesmo sistema em suas carteirinhas.

      • Claudio Souza

        É possível carregar mais de um ingresso numa carteirinha, mesmo que o outro não seja com o desconto do sócio?

  • Paulo Cavalheiro

    Pedro Martino sobre Cabrera, Trejo e Noboa é informação ventilada num site tricolor com bom índice de confiabilidade.

    Por isto suponho que já seja uma busca por reposição, visto não haver despesas de aquisição.

  • Ricardo Ferreira

    Ingresso na mão.

    Deixo aqui uma sugestão.

    Quem não se sentir seguro em ir ao Maraca, uma alternativa é comparecer à paisana.

    Ocupa teu espaço, torce pelo Fluzão.

    Sua presença é fundamental.

    Com algumas cautelas é possível evitar eventuais conflitos.

    Não se deixe derrotar pelo medo, pela intimidação.

    Esse é o jogo deles.

  • Alexandre Said Delvaux

    Três babacas flamerdistas fizeram das suas no vôo em que estava o Mário, que foi elegante. Outros passageiros condenaram a grosseria e a babaquice. Leitura: eles se sufocam nos seus próprios dejetos.

  • Ricardo Ferreira
  • Alexandre Magno Barreto Berwan
  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    VERGONHA!

    Anon #Aindamaisforte retweetou Igor Siqueira

    Ta foda, a comissão de arbitragem é dirigida por um Flamenguista , o juiz baixinho escalado é Flamenguista agora esse q nem punido foi

    Assistente que deu gol irregular do Botafogo volta à escala no Fla x Flu

    http://blogs.lance.com.br/deprima/2017/04/28/assistente-que-deu-gol-irregular-do-botafogo-volta-escala-no-fla-x-flu/

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Laranjeiras poderia ficar assim (Selhurst Park, do Crystal Palace Football Club):

    https://uploads.disquscdn.com/images/fcca02cc4a931829b19d2d82d4e9b405a325e5e8dfbc17113630bf1e3024278b.jpg

  • Alexandre Said Delvaux

    Um pedido aos Tricolores: no sábado o jogo do FLUMINENSE STK será transmitido ao vivo no site oficial. Peço a todos que divulguem, assistam, acessem, pois é muito importante e nós, que lutamos tanto contra o “sistema”, temos a oportunidade de mostrar a força do FLUMINENSE. Não custa nada ou quase nada. Divulgem, por favor!

    • Danilo Soares Félix

      Boa! Tem mais uma coisa bacana a fazer: inscrevam-se no canal do Flu no Youtube e prestigiem os vídeos. O clube recebe uma pequena remuneração a cada visualização.

      • Marcel

        Já sou inscrito, mas não sabia que o nosso clube recebia remuneração por cada visualização…

        Passarei agora compartilharei no zap, com todos os meus amigos tricolores…

    • Trapizomba

      Qual o horario?

      • Alexandre Said Delvaux

        Às 11:30, no site oficial do FLUMINENSE. Acho que é muito importante criar o hábito de visitar regularmente o site oficial do Clube.

        • Trapizomba

          Valeu Alex. O Peu meteu um no final e ganhamos. Subir para a 1ra divisao e’ importantissimo por causa da grana. Se subirmos, ano que vem o Samorin so’ vai dar lucro, e bastante

    • Claudio Souza

      Que site oficial?

      • Alexandre Said Delvaux

        Site oficial do FLUMINENSE, às 11:30. Acho que é muito importante criar o hábito de visitar regularmente o site oficial do Clube.

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Já que nossas novas camisas ainda não foram lançadas, segue um grande exemplo de bom gosto e criatividade:

    Capricharam na nova camisa em comemoração aos 125 anos do Liverpool

    http://trivela.uol.com.br/capricharam-na-nova-camisa-em-comemoracao-aos-125-anos-do-liverpool/#

  • Claudio Souza

    É possível carregar mais de um ingresso numa carteirinha, mesmo que o outro não seja com o desconto do sócio?

    Obrigado

    ST

    • Paulo Cavalheiro

      Em acordo com o Clube de Regatas do Flamengo, os membros do programa Sócio Futebol e sócios do Fluminense que possuem Pacote Futebol, terão descontos de 50% aplicado no valor dos ingressos, independente da categoria, nos setores Sul, Leste e Maracanã Mais.

      Será carregado apenas o ingresso do sócio na carteirinha.

      A venda ocorrerá através do Portal do Sócio e o ingresso carregará automaticamente na carteira. Caso o sócio não tenha carteirinha, deverá trocar o voucher pelo ingresso físico em qualquer ponto de venda apresentando documento oficial com foto e CPF. Evite filas, troque seu voucher de forma antecipada.

  • Alexandre Said Delvaux

    Rogério, o jogo do sub 20 com o Avaí foi transmitido no site oficial. Excelente a qualidade e pode melhorar. Estava trabalhando, não pude assistir durante o jogo inteiro, mas num determinado momento contavam 1.000 pessoas assistindo. É pouco, diante da grandeza da nossa torcida. Pelo horário e pela falta de apelo do jogo eu entendo, mas acho que nós Tricolores podemos ajudar muito mais e sem gastar.

  • Valmir Carvalho da Silva

    Escalaram para o Fla x Flu aquele bandeira que validou o gol do buátafogo, com cinco jogadores impedidos, no jogo contra nossos reservas na semifinal da taça rio.
    Olho neles……Abad e Flusocio. Esse cara era para está na geladeira.

    • Jorge Eduardo

      Um absurdo isso e nas 2 semifinais que jogamos aconteceram o mesmo erro (?), com certeza lances premeditados e a pedido dos manda-chuvas da Fuderj.

    • Paulo Cavalheiro

      Mas o Abel após o jogo amenizou o erro e endossou o bandeira. Afirmou que ele é sério, diferente de outros que “bandeiram” contra o FFC.

      E alguns jogadores alegaram que ele se desculpou pelo erro no intervalo do jogo.

      • Jorge Eduardo

        Esses roubos são premeditados, os que comandam essa federação devem mandar o trio de arbitragem favorecer alguns e se não fizerem o que pedem vão pra geladeira e não apitam mais. Espero que contra o Flamengo não haja roubo, já que Wascu e Bosta estão fora.

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Histórico Fut Melhor‏ @HistFutMelhor 12 hHá 12 horas
    Mais
    Torcedômetro 28/04/17 23h

    9. SPT 43990
    10. FLU 34683
    11. BOT 28187
    12. SAN 28040
    13. CHA 24113
    14. CFC 21519
    15. PON 19466
    16. REM 16988

  • Sylvio Montenegro

    Ótimo! Também adquiri meu ingresso com 50% de desconto via portal do sócio. Nada dessas modernidades frescas de opt-in…

    Quero os torcedores de verdade no Maracanã de novo.

  • https://www.facebook.com/gabrielvreboredo Gabriel Reboredo

    Não sei o que é pior.. A visibilidade e o sensacionalismo que a Globo faz com essa matéria ou com esse imbecil de ir com a camisa do Flu pra uma manifestação dessas, que depredaram patrimônio público e estabelecimentos privados como restaurantes, etc, que não tinham nada a ver com a parada.

    http://m.oglobo.globo.com/rio/conselheiro-do-fluminense-acusado-de-agredir-comediante-marcelo-madureira-21276667

  • Paulo Cavalheiro

    Demonstrações Financeiras 2016 no site do FFC.

    Uma espiadinha é de bom tom, detalhes importantes sobre a posição financeira do FFC.

  • https://www.facebook.com/gabrielvreboredo Gabriel Reboredo

    Mais uma pra conta da Globo.. Depois de dizer que a última final de Fla x Flu foi a vitória do Flamengo de 91, agora o Washington é campeão brasileiro de 2012! Os caras são profissionais demais, meu deus!

    https://uploads.disquscdn.com/images/1e11f1e02f82718b4d59b35772f45b34946d04c92263798ca0677e0223ff4e09.png

  • Ricardo Pereira

    Que vergonha uma pessoa com a camisa do flu agredindo covardemente outra.
    Quer fazer isso, antes tira a camisa do flu, porra!

  • Jorge Eduardo

    Também espero, pois esse time e a nossa torcida merecem muito esse título pelo futebol que têm jogado e para que tenhamos a esperança de que parem de nos prejudicar. Gostaria muito de ver os responsáveis por esse esquema das Federações serem desmascarados e presos, e que novas regras sejam impostas para que os 4 maiores detentores dos títulos, tenham mais peso nas votações e não sejam derrotados por votos manipulados. ST

  • Alexandre Said Delvaux

    Sobre o resultado das operações referentes ao ano fiscal de 2016: – Notas e explicações estão detalhadas e são suficientes.

    Sobre as projeções para o ano corrente: – As providências (compromissos da gestão atual) estão descritas nos demonstrativos publicados.

    Minhas humildes impressões:
    Ou ingressam receitas extraordinárias, ou o final do ano vai ser problemático. Mesmo com receitas extraordinárias, é imprescindível o corte de gastos. .
    Por tudo isto, cabe a pergunta: – Por que não foram iniciados os estudos de viabilidade ou os esforços para encontrar um uso econômico para o Estádio das Laranjeiras????

  • Fabio DB

    Amanhã o desafio vai ser a marcação dos cruzamentos que o flamengo fará aos montes e sem falar nas ligações diretas para o ataque (Guerreiro).

    Se a zaga/goleiro fizerem um jogo médio, venceremos.

    ST

  • Jefferson Alvares

    Prezados,

    Mais uma decisão, que nos leva ao Maraca com fé e esperanças renovadas, no qual somente peço que:

    1)- O time entre com muita determinação, e que jogue assim os 90 minutos. Ganhar ou perder faz parte, mas jogando com raça a possibilidade de encaminharmos uma boa vitoria é grande;

    2)- Nossa torcida compareça (esta gestão e este time merecem muito), cantem e torçam dentro e fora do Maraca, mas em paz e com respeito aos torcedores adversários.

    Amanhã estarei lá com meu filhão, onde sempre estou, ou seja na sul superior logo abaixo dos garotos da Bravo52, cantando pelo nosso time.

    Abenção João de Deus!

    ST

  • Sergio Binda

    Teremos uma decisão muito dura contra o Urubu. Sem o Diego eles perdem categoria no meio e ataque, mas ganham em compactação e competitividade.

    Em qualquer esporte ganha – se e perde – se. Em qualquer situação o apoio da galera tricolor para o trabalho em curso deve continuar, pois este é o melhor caminho.

    Todos ao Maraca.

    ST

  • Fabio DB

    Novamente estou tendo o desprazer de assistir ao time sub20. A terceira ou quarta decepção no ano. Um jogo sem brilho,e raros jogadores de destaque.

    Já falei aqui e torno a falar com a maior certeza: há algum problema na seleção de jovens para as divisões de base. Lá no SUB15!!!!!!!!!!!!!!

    Dentre milhares de jovens na fila, se você não consegue achar um grupo que consiga dar 3 passes seguidos, há um problema.

    Notem que vários do nossos maiores jogadores vindos “da base” na verdade vieram de outros clubes com 17, 18 anos….. como o Wendel, Scarpa, etc.. até mesmo o Richarlisson, que já vem com pouco % dos direitos federativos para o FFC

    O sucesso futuro nas reposições no profissional está em risco pelo FRAQUÍSSIMO TRABALHO feito em algum momento atrás… imagino o nível dos reservas desse time.!?!?!?! Esse SUB20 em 2017 vive da fama dos anteriores.

    • Jorge Eduardo

      Concordo, os 3 últimos jogos que vi o time esteve mal. Não teve nenhum destaque, o nosso time sub-20 jogou muito atrás e pouco ameaçou o adversário. Depois do gol que sofremos numa bola defensável, partiu pro abafa, mas já era tarde.

      De qq forma, vários jogadores subiram e deve demorar até montar um novo time. Hoje, o que interessa é o jogo de logo mais, precisamos muito conquistar esse carioca, depois dá para repensar a base.

    • Sergio Binda

      Eu concordo Fábio. Entendo que o Pedro, o Wendel o Derlan e o próprio Douglas poderiam estar no Sub 20. O ponto é que vemos os jogos e não encontramos nenhum jogador com pinta de que vai vingar. Fora a qualidade dos goleiros, exceção feita ao Marcos Felipe, que ainda poderia estar no sub 20, sempre muito ruins.

      Tivemos um período muito próspero do sub 20 entre 2011 e 2015. De lá pra cá a mariola deu uma desandada. Não concordo que a base não precise ganhar títulos. Você sempre estar disputando título e ganha – los com alguma frequência cria o gosto de vitória e espírito vencedor nos jovens.

      Atenção em Xerem!!! Se for algo pontual que sinalize entre safra de gerações ok, mas não me parece que seja isto… se for melhor!!!

      ST

  • Jorge Eduardo

    Péssimo primeiro tempo, esquema errado de jogo, chamando o time dos Flavecos pro jpgo e demorado muito a sair no contra-ataque. Jogamos tão mal que sair perdendo de 1 a 0, numa falha clamorosa do Renato Chaves, ficou barato.

    Agora é botar a cabeça no lugar e mudar tudo… se jogarmos como fizemos nos outros jogos dá para reverter esse placar e buscar a vitória.

    • Jorge Eduardo

      No placar agregado, vamos meter 2 a 0 neles no 2nd jogo, é só repetirmos o esquema de jogo da TG e nos dedicarmos mais.

  • Sergio Binda

    Time entrou muito tranquilo para uma decisão. O Abel implantou uma estratégia de decidir no segundo jogo. Só esqueceu de combinar com o Flamengo.

    Quanto ao gol, quem conhece de bola já anteviu que ia dar merda. A bola subiu e desceu com efeito. Era para ele ter colocado o corpo na direção da bola, deixar ela bater nele e isolar. Jamais deveria ficar de lado para rechaçar de primeira (principalmente porque não tem categoria para isto).

    Enfim está enrolado hoje. O Flamengo veio bem…

    ST

    • Jorge Eduardo

      O esquema de jogo foi errado, no 1st tempo demos muita posse de bola pro Flamengo e abdicamos do ataque… levamos um gol ridículo, mas poderia ter sido bem pior, Ainda podemos ser campeões mas teremos que jogar com jogamos nos outros jogos, hoje tem que passar uma borracha. Talvez o Nogueira já mereça uma chance no lugar do Renato.

      • Fábio Roberto de Araujo

        Concordo contigo! Por mais que ache que o Nogueira cometa algumas falhas, zagueiro oor zagueiro, me parece um zagueiro mais técnico, o que aliás não é difícil, quando comparado com o Renato! Time ficou muito preso na marcação do Flamengo! Parecia que o Flamengo estava mais inteiro! Não tinha visto isto ocorrer com o Flu neste ano!! Também não entendi as mechidas do Abel!! Agora é concentrar para voltar a jogar o nosso bom futebol na partida decisiva! Seremos campeões!!! ST

      • Fabio DB

        Já falamos 100 vezes que o Nogueira tem que jogar.ST

  • Alexandre Said Delvaux

    Ainda não acabou!

  • Eduardo Assunção

    O time deles anulou o nosso.
    Proposta de jogo errada, pouca movimentação facilitou a roubada de bola deles no meio. Muitos passes errados e muitas roubadas de bolas bobas, pareciam desligados do jogo.
    No geral, não funcionou.
    Porém o gol deles foi um baita de um presente nosso, se não fosse o Renato terminava zerado.
    Só uma cornetada, Dourado briga demais com a bola, tem que preparar o Pedro pra assumir. A diferença de categoria é gritante.

    Se semana que vem o time que conhecemos entrar em campo dá pra levar.

  • Sergio Binda

    O Abel vai ter de trabalhar alternativas durante a semana. Esta estratégia de levar a decisão pro segundo jogo foi uma bosta.

    Complicou ter de reverter vantagem no segundo jogo. A história mostra que em decisão Mata Mata é muito raro isto acontecer.

    Vamos torcer …

    A destacar a reação de nossa torcida, que compareceu em bom número e apoiou o time de uma maneira incrível. Eu que às vezes crítico nossa torcida, tenho de elogia – la.

    Outra coisa … juizinho salafrario…

    ST

  • Sergio Binda

    Bela atuação do Cava!!! Sornoza e Wendel foram mal na jornada de hoje. O Douglas é bom jogador, mas é um perigo a maneira como perde bolas e cede contra ataques para o adversário.

    Torcida nota 10!!!

    ST

    • Pedro Henrique

      Nota 9. Poderia ter lotado a nossa parte, mas, na TV, realmente dava para ouvir mais a nossa do que a deles.

  • Fabio DB

    E os reservas que estavam lá?

  • André Luiz

    Já era.

    Nítido que iriam amarelar em um jogo decisivo

    • André Barros

      Ainda tenho esperança. Alias, vamos manter a esperança, xará. Contra os molambos, sempre que eu acho que tá tudo perdido, uma janela se abre.

      Mas que a garotada amarelou, amarelou. Esse comentário corria solto no Maracanã.

      Por outro lado, o Gravatinha travou o contra-ataque dos molambos no fim do jogo. Lembrou, pelas circustâncias, a defesa do Wellerson, com os pés, no chute do Rodrigo Mendes, em 1995, quando o jogo estava 2 x 2. Logo depois, créu neles.

    • Pedro Henrique

      Nada disso. O time tem limitações, precisa de reforços para dar mais experiência para o Brasileirão, mas pode virar sim.

    • Fabio DB

      Ahhh …” quase chorei”..

  • Fabio DB

    Remontado, como? Os reservas não estavam lá? Não são esses?
    Ou reserva pode ser fraco?
    Isso é sub20 há 100.000 jovens querendo jogar por 10 reais na fila. O trabalho é uma continuidade e não um montar e remontar.
    ST

  • Fabio DB

    Seremos campeões. Eles perderam a chance de matar.

    O time entrou de salto alto.

    Mas a fraqueza física da nossa zaga é de chorar (ainda bem que o Cavalliere hoje foi muito bem)… todo mundo sabia que eles iam jogar na base da ligação direta pro Guerreiro (justamente pela incapacidade de marcação e falta de força) e nos cruzamentos…. Guerreiro saiu do jogo achando que era a zaga sub17 do FFC… todo jogo é assim.

    Mas repito: seremos campeões.

    ST

  • Paulo Ypyranga

    Nó tático no primeiro tempo.

    Time não conseguiu se impôr e nem sair no contra-ataque. Posse de bola chegou a bater 80% pro Flamengo. Só fomos conseguir um contra-ataque com Wellington e Leo Pelé já quase no final do primeiro tempo. Richarlison e Sornoza completamente perdidos em campo. Pecado termos tomado um baile daquele no primeiro tempo e o gol dos caras ter saído justo numa falha absurda nossa.

    Segundo tempo igualamos o jogo mas, pela característica dos nossos jogadores, fica sempre difícil correr atrás do placar. Não entendi a saída do Wellington e do Richarlison já que da metade pro final o Flamengo diminuiu o ritmo. Também não entendi a entrada do Douglas no lugar do Wendel. Não mudou em nada.

    Enfim, placar normal mas totalmente reversível. É entrar muito ligado e com coragem.

  • Rafael tricolor

    Infelizmente a molecada não deu conta do recado. Foi totalmente dominada pela mulambada. Corremos, e brigamos, com a bola os 90 minutos. Voltamos a ser o time lento, desorganizado e preguiçoso do ano passado. Para um time que foi poupado no meio da semana (enquanto a mulambada jogou a Libertadores) não corremos nada durante o jogo. Aceitamos a marcação feita por eles e, sem opção, saíamos na base dos chutões para frente.

    Não é preciso ser um gênio do futebol para notar que a defesa do Flu não inspira a menor confiança. Mesmo com Henrique tendo sobido de produção e o Cavalieri tendo melhorado um pouco, ainda está a anos luz de deixar o torcedor tricolor tranquilo. Falha bisonha e inaceitável numa final a do Ricardo Chaves. Para um zagueiro, que só faz issso isso na vida, é inadmissível errar dessa maneira, ainda mais diante do principal rival e valendo taça.

    Nossos principais jogadores sentiram o peso de uma final (Richarlison, Sornoza,Orejuela, Welington, Wendel). Ninguém jogou bem. O time entrou desligado, inseguro e aceitando demais a marcação da mulambada dentro do nosso campo. No 2 tempo até esboçou uma pequena melhora mas continuou errando demais. Se a mulambada tivesse um ataque melhor, com certeza teria feito mais gols.

    Por tudo que foi dito, Abel terá muito trabalho durante a semana. São muitos pontos a serem corrigidos. Antes de tudo é preciso lembrar essa garotada que eles estão jogando uma final de campeonato ! Não dá para começar o jogo nessa marcha lenta de hoje, aceitando facilmente a marcação do adversário e tentando resolver tudo na base de chutões a ermo e trocentas mil cruzamentos inúteis. Dá para tentar reverter no 2 jogo mas é necessário voltarmos a ser o Fluminense dinâmico, veloz e aguerrido que fomos contra o bacalhau. O Flu de hoje não representou o bom trabalho que o Abel vem fazendo até aqui. Reage Flu !!!!

    • José Carlos Nascimento

      Já notei que o time titular não rende bem – principalmente no primeiro tempo – quando é poupado.

      Preocupa-me o fato de esse time titular não jogar nessa quarta…

      De qualquer modo não vou condenar o bom trabalho que vem sendo desenvolvido, caso não sejamos campeões. Valerá como experiência para os mais novos.

  • Felipe Salvador Gil

    O Flamengo perdeu a chance de matar o confronto. Estamos vivos, graças ao Cavalieri. Aliás, o Fluminense costuma se dar muito bem quando entra em um decisão na condição de azarão. Continuo acreditando nesse time.
    Agora, duas cornetadas que servem de lição.
    1) Renato Chaves não dá. É um zagueiro fraquíssimo, quem acompanha cada jogo do Flu sabe disso. O lance do gol não foi a única falha dele no jogo. Guerrero ganhou todas. Prioridade para o Brasileirão deve ser contratar um parceiro de zaga para o Henrique.
    2) Abel foi muito mal nas substituições hoje. Colocar o Pedro ao lado do Dourado pra ficar cruzando bola na área é o fim da picada. Além de ser pouco produtivo, deixou o time exposto e quase que o Flamengo mata o jogo em três contra-ataques perigosos no fim.
    Apesar do mau jogo hoje e do Flamengo ter realmente melhor time, seremos campeões. A camisa fala mais alto.
    ST!

  • André Barros

    Pessoal, chegando agora do Maracanã.

    Escrevo ainda de cabeça inchada, antes mesmo de tomar banho.

    Chegou a hora de dividirmos as responsabilidades.

    O time é promissor, mas jovem. Sentiu o jogo, em especial o primeiro tempo. Ah, o Renato Chaves é ruim mesmo, mas W. Silva, Sornoza, Orejuela, Wendell e outros sentiram, claramente, o jogo.

    Caso esse jovem time se depare, no domingo que vem, com um Maracanã apinhado de urubus, VAI TREMER.

    Por outro lado, caso se sinta apoiado pela nossa torcida, o time VAI CRESCER.

    Trocando em miúdos, é hora de nos mobilizarmos, galera!!

    Cada tricolor tem que arrastar um outro consigo ao estádio no domingo. Como disse em post anterior, não poderei ir, pois terei de ficar com meus pais, que estão idosos e doentes. Mas vou “encher o saco” de meus companheiros de arquibancada dos anos 80 para que compareçam.

    Se abrirmos o placar, os urubus amarelam.

    Mobilizemo-nos. Reclamar é fácil!!!

    “Recordar é viver, Assis acabou com vocês”.

  • Daniel Bastos

    Abel não mexeu bem desta fez. O Flamengo correu mais que a gente e anulou nossos melhores jogadores.

    Achei o wendel muito bem. Ele era o único q aparecia. Leo tb

    Deixamos guerreiro dominar todas as bolas.

    Enfim, seremos campeões

  • João Tricolor

    Após o jogo, minha dúvida maior era a seguinte: o que aconteceu foi algo ocasional, ou mostra aspectos permanentes (positivos e negativos) deste time? Nesse período de formação (digamos assim, considerando como referência o Brasileirão), o time teve vários primeiros tempos ruins, mudando de qualidade no segundo tempo (pode ser coincidência, mas nos últimos casos ele passou a atacar para o lado da torcida).
    O time encontrou especial dificuldade contra defesas fechadas e jogadores mais pesados, faltando, no meu entender, chutes de fora da área e ataques pelo chão, forçando o confronto direto e obtendo faltas. Outra falha constante, nessas situações, é a ânsia do ataque fragilizar demais a defesa, deixando zagueiros no mano a mano. E, claro, a dificuldade maior: o time está conhecido e temido.
    O esquema do Abel depende fortemente da concentração de todos o tempo todo, única forma de perceber e se adaptar aos movimentos táticos do adversário, sem perder o impulso do ataque. A audácia (e risco) do Abel é fazer esse tipo de aposta com um time muito jovem (a frase anterior aponta para a necessidade de experiência), que tem respondido excepcionalmente, mas sujeito a oscilações e vaciladas. E vejam só: o Flamengo foi mais consistente, mas venceu num lance ocasional; e, na verdade, corremos mais riscos, pela fragilidade do sistema defensivo, no segundo do que no primeiro tempo. O campeonato está aberto, mas o time terá que saber como jogar para vencer desde o início. ST

  • Leonardo Vieira

    Nós temos Rafael Vaz! Semana que vem, ele decidirá para a gente.
    Domingo, minha família e eu estaremos lá para gritar Campeão Fluzão!

  • Claudio Souza

    Pareceu-me que o Abel achou que o jogo se iniciaria com as duas equipes se estudando.

    O problema é que a Carniça marcou forte e, facilitada pela pouca movimentação dos nossos jogadores do meio pra frente, fechou os caminhos através dos quais colocamos velocidade, dificultou nossa saída de bola e com isso nos anulou.

    Apesar desse domínio territorial, não teve chances cristalinas e só chegou ao gol devido à pixotada do Renato Chaves que, a bem que se diga, foi bem em todo o jogo. Sinceramente, achei que depois dessa falha fosse entregar a paçoca, mas se superou com muita garra.

    Talvez não deva ser o titular, mas acho que não temos no banco ninguém pedindo passagem. Nogueira ainda não inspira total confiança, embora veja nele qualidades que o qualificam perfeitamente para jogar ali, no mesmo nível.

    Agora, havendo oportunidade e recursos, acho que valeria a pena contratar um zagueiro titular melhor.

    No segundo tempo veio a melhora, apenas com uma maior movimentação e uma atitude mais agressiva de toda a equipe. Tivemos mais volume de jogo mas não criamos muitos lances de real perigo, com exceção da bola que foi na trave.

    Venho fazendo ressalvas à insistência com esse esquema de dois pontas. Esse vazio no meio-campo me incomoda e se os jogadores de frente não trocarem de posição constantemente e um deles não aparecer com frequência por dentro, ajudando na armação de jogadas, fica muito mais fácil para os adversários anularem Sornoza e Wendell.

    Outra insistência que se mostra a cada dia mais sem sentido é a titularidade do Henrique Dourado. De nada adianta experiência sem futebol. O cara briga muito, mas o problema é que briga com a bola também.

    O pior é que o time, quando em apuros, começa a jogar bola na área para um centroavante que não cabeceia bem. Hoje, a defesa do Flamengo ganhou todas dele. Que valia teve sua “experiência ” ?

    O Pedro não está pronto, mas o jogo de hoje era melhor para ele, que poderia sair da área e abrir espaço para a penetração de alguém pelo meio. Abel só o colocou em campo faltando 15 minutos, mas sem tirar o Dourado.

    Não gostei da saída do Wendell para a entrada do Douglas. Apesar de o primeiro ter feito sua partida recente mais fraca, ainda sim a comparação entre ambos foi desfavorável ao último, que ainda por cima perdeu umas bolas perigosas com o time saindo para o ataque.

    Na minha opinião, Abel deveria ter relacionado o Calazans e o utilizado no jogo de hoje. Pra quê Marquinho “O Nada Que Atrapalha” 500K no banco ? Um animador de vestiário que custa os olhos da cara e ainda reduz as opções de substituição !

    Acho que não tem nada perdido. Temos condições de jogar mais e levar o título no próximo jogo. Eu levo fé.

    Parabéns à nossa torcida ! A raça fedorenta só tem tamanho mesmo. Nem com o time ganhando fez o barulho que a nossa galera fez. Sensacional !

    ST

  • PEDRÃO

    Se é pra achar um culpado pela derrota esse culpado é o Abel . Será que Abel achou que o treinador deles não ia preparar um contra veneno ao nosso modo de jogar ? Estratégia perfeita do mulambo ao marcar em cima e congestionar o meio tirando nossa velocidade . Por pouco não abriram vantagem o suficiente para jogar sem se desgastar no próximo jogo . Agora não resta outra alternativa que não seja atacar pra tentar aproveitar o desgaste deles , aliás isso tinha que ter sido feito hoje , ficou nítido que o time deles pregou mas nosso treinador não percebeu e deixou o time jogar no irritante e inútil chuveirinho durante quase todo o segundo tempo . Bom , está aberto e torço para que Abel reflita sobre o que foi esse desastre de atuação hoje . ST à todos !

    • Sergio Binda

      100% de acordo!!

      ST

      • Aldo L C Monteiro

        Também estou de acordo e hoje ficou mais evidente que precisamos de um xerife dentro de campo, um líder, um cara pra fazer o time jogar

  • Sergio Binda

    O Abel errou ao tirar Wellington Silva e Richarlison. Além disto, do jeito que o Flamengo estava fechado, deveríamos ter chutado mais de fora da area.

    Sornoza tem de treinar muita falta e córner esta semana. Tem categoria para fazer muito melhor.

    ST

    • Sylvio Montenegro

      Sergio, antes do jogo você comentou que sem o Diego, eles perderiam em categoria, mas ganhariam em compactação e competitividade. Perfeito!

      Você anteviu o que Abel talvez não tenha visto. Jamais eles dariam a liberdade que nos deram na final da Taça GB.

      Entraram com três volantes, adiantaram a marcação, anularam a nossa saída de bola. Quando éramos obrigados a recorrer à ligação direta eles rapidamente recompunham a defesa e o meio.

      O nosso time não soube sair dessa armadilha. Acho que não amarelaram e nem houve falta de vontade. Simplesmente não sabiam o que fazer em campo para sair da situação.

      Já o segundo tempo foi parecido com a partida contra o Goiás. Posse de bola, pressão e muito cruzamento para a área. No entanto, não temos exímios cabeceadores.

      Só criamos uma chance real e tivemos sorte deles não matarem a partida nos contra-ataques.

      Scarpa faz falta. Perdemos o meio-campo. Perdemos criativade, habilidade e um bom chutador de fora da área, que é fundamental para furar defesas bem montadas.

      Abel vai ter que quebrar a cabeça para sair dessa situação. Eu optaria por um 4-4-2 e abriria mão dos três atacantes.

      Espero que ele tenha feito uma boa leitura da situação. Nos faltam boas peças de reposição. Teremos que fazer omeletes com os poucos ovos que temos.

      • Claudio Souza

        Eu tiraria o Dourado pelo conjunto da obra, deixaria o Richarlison se movimentando por dentro, voltando pra tabelar e abrindo espaços para a penetração de quem vem detrás, e colocaria o Calazans no meio, fazendo um quarteto rápido.

        Entretanto, o Abel não fará nada disso e deve ir com o que entrou hoje, mas mesmo assim acredito.

        Nunca foi, não é, nem nunca será fácil pra gente. Pro Flu, conquista sem sofrimento e emoções radicais, não existe.

        ST

      • Sergio Binda

        De acordo Sylvio, mas o Abel deveria ter se preparado para isto. É muita soberba dele achar que o Ze Ricardo viria da mesma maneira que nos jogos anteriores.

        Muito do que o tricolor Cesar Motta fala no Sempre Flu de hoje é verdade. Inúmeras vezes, após uma bela partida, o Abel se perde no comando do time. Depois que toma uma cacetada se reencontra, mas poderia ser evitado.

        Vamos ter de tirar um coelho da cartola. Se o Scarpa estivesse em condições, sacaria o Dourado e faria variações de 433 e 442 durante o jogo. No desespero, durante o segundo tempo, colocaria um centro avante enfiado.

        Importante recordar que no 3×3 da Taça GB o Pierre jogou, o que num jogo como este deixa a defesa mais protegida.

        Nossa missão será difícil, mas possível.

        ST

  • Flavio Chammas

    Senhores

    Não vi o jogo, só o final.

    Segundo a mídia, Abel e os próprios jogadores, ninguém (exceto Cavaliere ) jogou nada no primeiro tempo.

    Segundo tempo um pouco melhor, mas nada excepcional.

    O gol deles foi bizarro, no mais se não tiveram competência para matar o jogo, azar da mulambada.

    Não jogaremos mal duas vezes, podem apostar.

    Culpar alguém é ser inconsequente, pois nada deu certo.

    Os especialistas estão impossíveis.

    OBRIGADO JOÃO DE DEUS

    • Claudio Souza

      Se nós tivéssemos saído na frente e a Carniça nos dado as oportunidades de contra-ataque que demos pra eles, teríamos liquidado a disputa.

      Ataque incompetente que vive do Guerreiro.

      Vamos virar essa merda !

      ST

  • Marcelo Tricolor

    Pior para os fatos.
    Pior para a Globo.
    Seremos campeões.
    Eu acredito no Abel.
    Hoje o Fluminense não entrou em campo.

    O preocupante é ver que precisamos de mais jogadores, principalmente pro banco. Não temos aquele jogador que quando vai para o aquecimento a galera vibra. Os que entraram hoje sepultaram a reação, que foi afobada, sem bola trabalhada, mas estava acontecendo…

    Abel errou ao sacar o WS, no meio da mediocridade do time hoje, ele era o único que poderia tirar um coelho da cartola.

    Douglas foi péssimo, errou duas bolas que só não viraram gol, porque o
    cara de espantalho cansou cedo, aliás, ele ganhou 99% das bolas na
    disputa com a nossa zaga.

    Na minha humilde análise, o fiel da balança foi Sornoza, errou quase tudo. Duas faltas na risca da área na barreira e 459 escanteios mal batidos.

    Na minha prancheta no Maraca, no intervalo:
    Eu tirei o Dourado, coloquei o Calazans, passei o Richarlison pra jogar flutuando.
    Puxei o WS pra direita, segurei mais o Leo.

    Aos 15, tirei o Sornoza e coloquei o Marcos Jr. O time do Inferno estava morto. Correria pra cima deles. Segurava o Leo, o Orejuela e os dois zagueiros.
    Velocidade com um quarteto driblador. Os caras estavam amarelados.

    Mas minha prancheta não é a do Abel, e ele entende e conhece futebol.
    Continuo confiando nele.

    Como já disse 25.356 vezes, o jogo de futebol se ganha no meio campo, Abel errou, eles dominaram completamente o meio, e faltou o Wendel, que não brilhou, mas vai brilhar.

    Se o Fluminense quer sonhar alto, precisamos de algumas coisas.
    Um LE pra ser titular.
    Um zagueiro pra ser titular.
    Dar oportunidade pro Danielzinho.
    Mais espaço pro Calazans.
    Um centro avante pra brigar pela vaga.
    Um reserva pro Cavalieri.

    Sem loucuras, sem desespero, com a inteligência e a serenidade que o presidente tem demonstrado.

    ST!

    • Claudio Souza

      Concordo quanto ao Wellington Silva, também gostaria de ter visto o Calazans em campo, mas ele nem no banco estava, mas discordo quanto à demanda de um LE titular.

      Não há no mercado um jogador conhecido melhor que o Léo, que foi muito bem hoje. O Berrillo não se criou no lado dele e ainda sobrou fôlego pra apoiar. Acho que é um jogador que ainda tem muito a crescer.

      Vamos pra cima !!

      ST

    • Valmir Carvalho da Silva

      Marcelo, só não concordo em oportunidade para o Danielzinho e reserva para o Cavalieri. Acho Danielzinho um jogador fraco física e tecnicamente e o Julio César um bom reserva.

  • Ricardo Ferreira

    Estive lá e participei do verdadeiro show da nossa Torcida.

    Quanto ao jogo a turma já esgotou o assunto. Com muita propriedade. Sem ironia.

    Quero apenas declarar que domingo estarei lá para comemorar o título.

    Boa semana a todos.

    Avante Fluzão!

  • Fabio DB

    Entramos de salto alto (incluindo o Abel). Time desconcentrado.

    E o técnico deles foi muito bem, explorando nossas fraquezas e matando virtudes como ele havia avisado na entrevista a TV, então mandou fazer:
    1- ligação direta em cima da nossa zaga;
    2- bloqueio defensivo pesado no meio e nas laterais para travar nosso toque de bola e contra ataque, pois ele posicionou a zaga na intermediária.

    Em nenhum momento o Flamengo se mandou para o ataque como no 3×3. Estudaram muito bem nosso time.

    Mas tem volta domingo.

    ST

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    1- Semana para falar muito pouco, trabalhar muito, lembrar aos jogadores como devem entrar ligados e motivados em um clássico, nunca a menos de 110%, da torcida se mobilizar para a partida (de verdade), se preparando para a guerra.
    2- Ontem o Scarpa fez muita falta, enquanto o perna de pau do Madureira arrumou um contrato com o CRVG. Coisas do futebol carioca, que afastam o público dos estádios desde 1986.

    • Alexandre Magno Barreto Berwan

      E que alguém passe essa orientação lá em Laranjeiras!

  • Ricardo Pereira

    É inaceitável que o jogador Douglas continue a entregar contra-ataque de bandeja.
    Ele tem alguma disritmia que precisa de tratamento específico.
    Não é possível continuar jogando assim.

  • Fabio DB

    Primeiro tempo apatico, segundo regular….Sem XORORÔ ….. aprendizado grande. É time jovem.

    Via whatsapp agora de manhã já estamos montando grupo grande de amigos tricolores que não vão ao Maraca ha anos… e aumentando.

    Vamos a luta.

    ST

  • Valmir Carvalho da Silva

    O importante é que seremos campeões. Quanto ao jogo de ontem, estranhei Calazans não ter sido utilizado. A substituições do Abel ontem foram infelizes. Mexeu mal, mas o cara tem muito crédito. Domingo que vem será um jogo completamente diferente.
    Estive no Maraca ontem e estarei lá domingo que vem.

  • Paulo Cavalheiro

    Que este jogo tenha sido um enorme aprendizado para este time em formação e para o nosso treinador.

    No BR2017 os jogos serão pegados e duros, bem diferente dos Bangus e Olarias da vida.

    O Urubu poderia ter matado o campeonato e não o fez, pior para o Lado do Mal.

    Agora, RChaves e Dourado são muito fracos, impensáveis como titulares do FFC e MCalazans que poderia “furar” um defesa fechada, que iniciou o primeiro gol contra o Mulato Véio, nem no banco. Acorda Abel, estava indo tão bem !!

    Domingo é para atropelar, temos time para isto !!

  • Claudio Souza

    piorparaosfatos.wordpress.com

    É isso aí !!!

    ST

  • Sergio Binda

    Alguém precisa falar ao Abel que o segundo tempo do Flu NÃO foi muito bom. Fizemos no segundo tempo o que o Flamengo planejou.

    ST

    • Sylvio Montenegro

      Isso. Contra o Goiás fizemos o mesmo. Só que o esmeraldino é bem mais fraco tecnicamente que o coisa ruim.

      Na entrevista após a partida contra o Goiás, Abel falou que uma hora a bola ia acabar entrando. Referindo-se às inúmeras bolas alçadas na área.

      No segundo tempo contra o CRF tentou a mesma coisa. Por aí pode até dar certo mais vai ser difícil.

      Vamos precisar de jogadas em velocidade, triangulações, ultrapassagens, dribles e chutes de fora da área. Ficar só jogando no abafa contra uma defesa qualificada vai ser difícil chegar ao gol.

  • Fabio DB

    Mais um comentário. Ja sendo chato …rsrs

    Além da atitude no primeiro tempo o framengo ganhou o jogo no meio campo.

    Ao contrário de nós eles foram humildes e reconheceram o poder do nosso meio e ataque. Colocaram 3 volantes e jogaram num “4-4-2”.

    Marcavam nossos pontas com 2 e isolaram o Dourado travando o jogo no meio campo defensivo deles.

    Então o criticado Sornoza ficou sem ter com quem jogar OFENSIVAMENTE. Ao mesmo tempo tinha que voltar para armar o jogo … para ninguém…

    Essa mesma tática foi parcialmente usada por outros clubes contra nós (alguns pequenos) e tivemos grandes dificuldades de furar o bloqueio.

    Creio que uma opção seria a colocação do Calazans de meia esquerda na vaga do Richarlison para povoar mais o meio ou do Dourado empurrando o Sornoza para frente aumentando o poder de finalização fora da area e triangulacoes.

    Mais isso é tudo teoria.

    ST

    • Sylvio Montenegro

      Ia sugerir a mesma coisa. Entrar com o Calazans na meia, reproduzindo o esquema que vinha sendo utilizado com o Scarpa.

    • Claudio Souza

      Eu acho que não adianta sugerir. A única chance de o Abel voltar a usar esse esquema é com a volta do Scarpa. Entraremos no próximo domingo com o mesmo time de ontem.

      Também acho que a postura será outra. Primeiro, porque o time sabe que não pode repetir o marasmo do da etapa inicial. Segundo, porque é o jogo que vai decidir tudo.

      Acho que ontem o Abel não quis fazer marcação alta com receio de tomar gols nas costas da defesa e não ter como se recuperar depois. Afinal, foi assim que entramos contra o Mulato Véio e o Abel deve ter achado que o Zé Ricardo poderia ter preparado o time para enfrentar isso.

      Já domingo que vem, creio que a marcação será por pressão na saída de bola, correria e muita movimentação. Se não for assim, perdemos o título.

      ST

    • Raul Fernandes

      Fábio:

      Perfeito, o Fla ganhou no meio campo. Onde também o nosso melhor jogador do momento, Wendell, ficou isolado e cercado. Deu pena.

      O Abel levou um nó no primeiro tempo e não conseguiu desamarrá-lo no segundo.
      O gol de escola primária também descontrolou o time.

      O treinador tem acertado no geral, e nas substituições. Conhece o jogo e seus segredos ; mas desta vez errou nas três.

      Douglas joga cada vez menos, com a máscara aumentando no proporção inversa. Pedro, cru ainda, e Marco Júnior atravessa péssima forma técnica e física.
      Jogador bom é – como diz Muricy Ramalho – o q está em forma.
      Acho q eles, os em forma, é q devem entrar.

  • Leonardo Vieira

    Precisamos de PDVs na Barra da Tijuca, Recreio, Campo Grande, Taquara, Friburgo.
    Nós temos que esgotar nossos ingressos no próximo Fla x Flu.

  • Paulo Ypyranga

    É difícil defender o RC nesse lance, foi infeliz demais mas, na minha opinião, ele se recuperou no segundo tempo, ganhou todas as bolas, muitas no mano a mano, em cima do melhor jogador dos caras.

    Os maiores na posição falam que a característica principal de um zagueiro é a confiança. É preciso passar confiança, apesar da limitação do cara.

    Ainda digo mais, o nosso goleiro prega-presa também não da aquela garantia pros zagueiros… Me dá uma inveja quando vejo os goleiros adversários indo quase la na risca da grande área buscar bola no alto enquanto o nosso as vezes não salta nem nas próximas da pequena área.

    • José Alberto Bernardes

      Paulo,ele se recuperou porque o Guerreiro cansou….Escalar ele no próximo domingo será um erro fatal!

      • Fabio DB

        A turma aqui do blog já alertava sobre a forma catastrófica do Renato Chavez faz tempo.

        A terrivel atuação dele não foi surpresa alguma. O ocorrido já estava anunciado faz tempo.

        Nos últimos 10 jogos foi mal ou regular em 7 ou 8.

        Então o Abel quis o que mantendo ele esse tempo todo? Mudar a lógica do universo?

        Não. Quis fazer uma arriscadissima gestão de vestiário.

        ST

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Que os ingressos comecem a ser vendidos logo: cada dia sem venda é menos gente no Maracanã.

    • Leonardo Vieira

      Verdade.

    • André Barros

      Tem que tomar muito cuidado para a molambada não comprar ingressos no nosso setor. Seria a suprema humilhação.

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    E olhe que o mando era do FFC!

  • Igor Carvalho

    E tem que mostrar mesmo… nossa torcida não aparece na porra do estádio!!!!

  • José Alberto Bernardes

    Domingo ,eu,que moro em Brasília,estarei no Maracana….só não entro se não achar ingresso…Passagem de avião já está comprada!

  • Fábio Pestana

    Abel, nada de passar escalação pra mulambada!

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    Ou essa subida do Botafogo no Ranking de Sócios Torcedores está muito estranha ou eles descobriram o mapa da mina!

  • Fabio DB

    Estão falando demais: que vão virar… etc.

    Boca fechada não entra mosca. Quem fala são os torcedores. E só.

    ST

  • Sergio Binda

    Temos a semana inteira pra TREINAR… Vi que não haverá horário integral, mas que se utilize uma ou duas manhãs para que a CT juntamente com os jogadores analisem onde o Flamengo nos pegou e, principalmente, que se treine exaustivamente pênaltis com a porta fechada. SE o Fluminense ganhar, a possibilidade de uma vitória por um gol será gigantesca.

    Não será fácil reverter esta vantagem. Para reverter o mole que demos ontem teremos de parir um porco espinho.

    ST

  • Luiz Fabiano

    Sobre o 4-4-2 proposto pelos colegas, do qual também compartilho, é incrível que, disputando trocentos campeonatos, ninguém tenha a menor ideia de como o time irá se portar dessa forma, ou ainda, um ataque formado por WS e Richarlison.

    Desde a Fla-Flu do 1º turno que o Abel firmou num trio de 3 atacantes e não abre mão. Nem quando teve um expulso em Goiás.

    O time tem velocidade na frente, mas não tem movimentação. Não tem penetração diagonal. Fica aquele ataque de totó, previsível, o que em parte anula o talento do Sornoza, que se obriga a tocar de lado, sem poder lançar a bola no espaço vazio ou em profundidade. Em vários jogos ficamos dependentes das jogadas individuais do WS ou do Richarlison.

    Acho que essa formação com 3 atacantes serve para jogos contra adversários menos qualificados. Ainda assim, mesmo ciente de que o Abel não vai mudar, temos time e jogadores para a virada.

  • Flavio Chammas

    Senhores

    Nossos especialistas voltaram a todo vapor.

    Já vi muito aqui que o carioca devia ser disputado com o sub 20, mas agora virou importante.

    O Abel era bestial ate a semana passada e passou a besta depois de domingo.

    Será que é só perder uma e acabou tudo?

    O esquema /ataque é o que mais marcou até hoje, agora ficou ruim?

    Depois querem reclamar do foguinho.

    • Sylvio Montenegro

      Pô Flavio, ninguém falou que o Abel virou besta ou que o esquema/ataque é ruim.

      Só vejo aqui nas resenhas a preocupação de quem viu nosso time ser dominado na primeira partida da final. Mesmo quando “jogamos bem”, no segundo tempo, só tivemos uma chance de gol e eles tiveram vários contra-ataques para matar a decisão.

      Abel é um grande treinador e nosso time vem tendo excelentes atuações. Porém, em algumas partidas, teve dificuldades, como no último domingo.

      Nada mais natural o debate em busca de alternativas para superar a armadilha que o CRF aprontou na primeira partida da decisão.

      Mas vejo todos aqui animados e confiantes no Abel, no time e no título.

  • Leandro

    O pior de tudo, no domingo, foi presença pífia da torcida do Flu. Fiquei com vergonha, mais uma vez.
    Não moro no RJ, mas talvez uma parte de nossa torcida tenha medo de apanhar na rua, quando joga contra Fla e Vasco.
    No entanto, no fundo, acho que 80% de nossa torcida no RJ é formada por gente covarde. Só quer ir na boa. Bando de frouxos. Vergonha !
    ST

    • Sylvio Montenegro

      Leandro, fui Domingo passado e vou Domingo que vem, com camisa do Flu. Mas tenho absoluta convicção de que a violência é que afasta nossa torcida dos clássicos. Fosse torcida única isso não aconteceria.

    • Pedro Henrique

      Exato. Também não sou do Rio. É difícil de entender o que vem ocorrendo com nossa torcida.

  • Alexandre Magno Barreto Berwan

    A História do Fla-Flu é inigualável, tem o de 1912, o de 19, as surras de 1936 à 1941…1941? Lendária!

    Crônica de Mário Filho sobre o Fla-Flu da Lagoa, na Manchete Esportiva nº44, de 22/09/1956.

    https://uploads.disquscdn.com/images/d41a97c4d57e377f4658abb21daaeaf08450e0ead38984d5dc8c24d81453038e.jpg

  • Flavio Chammas

    Senhores

    Vale a pena ler ;

    http://www.ricaperrone.com.br/ai-jesus-3/

  • Armando Castanheira

    Alguem sabe sobre ingressos Liverpool x Flu?

  • Sylvio Montenegro

    Rodrigo, também acho que só é mau negócio para o Fla. Mas nossa diretoria, nesta questão específica, resolveu dar os braços para o CRF, em nome de uma suposta tradição.

    Ora! Acabaram com todas as tradições do futebol. Os times não entram mais separados em campo, com cada torcida fazendo sua festa no momento da entrada.

    Aqui no Maracanã, acabaram com geraldinos e arquibaldos e transformaram todos em cadeiraldos!

    Acabaram com os piscas, sinalizadores etc.

    Acabaram com os clássicos às 17 horas de Domingo.

    Nós achamos por bem trocar o lado da arquibancada com o CRVG, mesmo contrariando uma “tradição”.

    Tentaram até acabar com o nosso tradicional talco (conseguiram durante um bom tempo).

    Se as tradições foram todas jogadas no lixo em nome do negócio e do futebol moderno, esse papo de duas torcidas ser tradição não me convence.

    Se fosse torcida única, nós lotaríamos o Maracanã no nosso mando de campo, como fizemos em diversas partidas decisivas e finais seja no Brasileirão, Copa do Brasil, Sul-Americana ou Libertadores.

    É claro que grande parte de nossa torcida não gosta de ir em clássicos, especialmente contra o CRF. Infelizmente a violência no futebol fez chegar a esse ponto.

    Tínhamos mais tricolores no Maracanã nas partidas contra o Goiás e o Liverpool-URU do que na partida contra o CRF.

    Duas torcidas só é bom para eles.

  • Cesar Castello Branco Martins

    Depois de anos com boa gestão financeira, o Flu tem tido aumento de sua dívida. Éramos o terceiro clube mais endividado, fomos pra quinto por três anos, mas voltamos a aumentar nossa dívida e a ocupar a terceira posição.

    Fla reduz sua dívida desde 2012, o Vasco desde 2014, nós aumentamos a nossa desde 2013..

    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/clubes-tem-receitas-recorde-em-2016-mas-consultor-avisa-2017-sera-ano-da-verdade.ghtml

    ST

  • Vicente O La Ruina

    Venceremos domingo e seremos campeões.
    O foguinho, segundo um conhecido botafoguense,
    tem um plano sócio-torcedor que custa 35,00 e ingressos 100% gratuitos.

    O do Flu, custa 35,00 com 50% gratuito.

  • Rogério Barbieri

    Sem querer falar mal do Abel, acho que ele tinha que ter bagunçado a defesa do Flamengo ao invés de ter ido para confronto corpo a corpo (colocando o Marco Júnior e o Douglas).

    Ou seja, ao invés de ter tirado os jogadores mais versáteis e insinuantes do time (Wendel e Wellington Silva) entendo que o Abel deveria ter tirado apenas o Dourado e colocado o Marco Júnior.

    Com essa mudança, aceleraríamos a movimentação do ataque e com os espaços que seriam abertos poderíamos ter trazido o jogo Sornoza, que estava fora do contexto.

    Mas, são águas passadas.

    Temos que dar toda moral e todo crédito para o nosso plantel.

    Precisamos de cada torcedor dentro do estádio.

    Acho que a Diretoria poderia fazer uma ação promocional.

    A emissora dará todo o apoio estratégico para que o Flamengo não perca esse título.

    O Flamengo tem receita em função de rendimento. O título vale muitos prêmios da Adidas, da MRV, da Globo e de todos os patrocinadores.

    Todos esses ganharão muito com a imagem do Flamengo vencedora.

    Temos que nos preparar

  • Fabio DB

    Como tem jogador bom no excelente Barcelona de Guayaquil.!!!!!!.. Equador…. estão detonando o Botafogo…

    • Marcel

      Que venha mais dois jogadores do Equador para o nosso time!!!

    • Alexandre Magno Barreto Berwan

      Eles escolheram MUITO BEM o CT onde treinaram para esta partida!

  • Jorge Eduardo

    A vantagem é dos Flavecos, o nosso time jogará mais uma vez contra 14 e contra uma enorme massa de bajuladores (mídia esportiva e torcedores robotizados que sofreram verdadeira lavagem cerebral para torcer para esse time que não é e nem nunca será mais importante que o nosso).

    Podíamos ter perdido de muito mais e acabou que a derrota por 1 a 0 pode ser considerada benéfica pois o nosso time vai entrar ligado e vai correr muito atrás desse título.

    Vamos ser campeões, mas a nossa torcida terá que jogar junto, comparecendo em peso e apoiando o tempo todo.

    http://globoesporte.globo.com/rj/blogs/especial-blog/torcedor-do-fluminense/post/matheus-savio.html

  • Jorge Eduardo

    Concordo, arbitragem mal intencionada e reforçando a zaga e o ataque dos Flavecos, mais uma vergonha desse campeonato caricato.